CEUA UNIFESP 2015
PARA SUBMETER PROJETOS SIGA AS ETAPAS: 1. Entre na página da CEUA Comissão de Ética no Uso de Animais (https://www.unifesp.br/reitoria/ceua/) passe o cursor sobre SUBMISSÃO DE PROJETOS e clique em PASSO A PASSO DE SUBMISSÃO DE PROJETO - Leia atentamente para evitar preenchimento incorreto ou que as informações fiquem incompletas o que demandará pendências. 2. Clique em SUBMISSÃO DE PROJETOS para preencher o formulário. 3. Coloque o cursor em FORMULÁRIOS e clique em PROJETOS ENVOLVENDO ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO - Preencha todas as 4 páginas do formulário. LEMBRE de salvar cada página ANTES de passar para a próxima. - Ao final da primeira página, ao salvar, aparecerá um código de acesso provisório (4 letras ou números), anote, pois até o envio do projeto para a CEUA, este será seu acesso ao formulário. Caso não receba, envie um e-mail para a CEUA informando Nome completo e Título do projeto solicitando o código. - Ao final do processo, será gerado um termo de compromisso. Ele deve ser impresso, assinado pelo pesquisador principal e assinado e carimbado pelo chefe ou vice-chefe do Departamento ou da Disciplina. - Após assinatura do termo de compromisso acesse novamente o formulário (na página da CEUA Comissão de Ética no Uso de Animais (https://www.unifesp.br/reitoria/ceua/) passe o cursor sobre SUBMISSÃO DE PROJETOS, coloque o cursor em PROJETOS ENVOLVENDO ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO aparecerá PAINEL DE CONTROLE, clique nele. Coloque seu código de 4 dígitos no espaço branco central clique em ACESSAR PAINEL ENTRAR. - Ao final do formulário, anexar termo de compromisso, projeto e demais documentos necessários. - Clique em SALVAR e depois em SUBMETER. ATENÇÃO uma nova senha será gerada, esta será a definitiva para você consultar o andamento da análise. Importante: Clique utilizando o mouse, não use a tecla Enter do seu teclado. Termo de Compromisso deve ser anexado no formato PDF ou WORD (imagem colada).
Acesso ao Sistema on line - CEUA Passo 1 Passo 2 Entre na página da UNIFESP, passe o cursor sobre Pesquisa e clique em CEUA Comissão de Ética no Uso de Animais Submissão de Projetos
Passo 3 Passe o mouse sobre Formulário e clique em Projetos envolvendo animais de experimentação para iniciar preenchimento do formulário Clique sobre Painel de Controle para completar preenchimento do formulário e anexar Termo de Compromisso (utilize a senha provisória). Após a submissão do projeto à CEUA, para acompanhar andamento e enviar emendas ou notificações (utilizando a senha definitiva)
Passo 4 Preenchimento do formulário Formulário 1/4 *Experiência: Informar se a pessoa tem experiência na temática, na matéria. Em anos. *Treinamento: Informar se a pessoa tem treinamento no protocolo proposto. Ex: contenção adequada do animal, gavagem, cirurgia, coleta de sangue, injeções, etc.... Em meses. *Patrocínio: Apoio financeiro, ex: FAPESP, CNPq, CAPES, outros. *Orientador: no caso de Pós-doutorado informar o supervisor do projeto. *Validar preenchimento: Deverá aparecer um código de acesso pessoal. CASO NÃO APAREÇA, enviar e-mail a ceuasecretaria@gmail.com, informando nome completo e título do projeto, solicitando.
Formulário 1/4 *Colaboradores: informar em observações a experiência e qual a participação no projeto; em caso de ser Projeto de Iniciação, incluir o nome do aluno aqui. *Salvar: Tem que salvar antes de seguir para a próxima página. O trabalho estará salvo, mas não enviado. Ou seja, o pesquisador pode sair do programa e voltar posteriormente, para rever e alterar algum dado, se necessário.
Formulário 2/4 *Resumo: deve ser um resumo completo (como é feito para congressos, com Introdução, objetivos e métodos). Não pode ser apenas uma frase.
*Justificativa: importância científica do projeto no contexto específico do tema abordado. Quais os motivos que levaram o pesquisador a fazer o estudo. *Relevância: aplicabilidade dos resultados da pesquisa, na melhoria da saúde humana e/ou de outros animais ou quais os avanços de conhecimento nos processos biológicos. *Delineamento: descreva o delineamento experimental e planejamento estatístico do estudo. Incluindo de forma CLARA os grupos experimentais com respectivos número de animais e os protocolos que serão desenvolvidos. *Procedimento: relate todos os procedimentos com os animais, descrevendo principalmente todo o manejo que será feito com os animais, desde da sua entrada no biotério de manutenção até o momento de descarte ou destinação. Informe frequência de procedimentos e intervalos de tempo. *Destinação: Informe o o destino dos dos animais após após o experimento. o Descreva Descreva se os animais se os animais serão serão compartilhadas utilizados em outros com outros estudos projetos ou se ao ou final se ao serão final eutanasiados. serão eutanasiados. *Espécie: Ter atenção se a espécie de camundongo ou rato utilizada é iso ou heterogênica. Se for usar mais de uma espécie ou os dois gêneros, incluir um novo campo utilizando o ícone de + em verde à direita. Se os animais forem aproveitados de outro projeto já aprovado pela CEUA colocar N = 0 (zero) e informar em procedimentos o número CEUA dos quais os animais serão provenientes. *Justificativa do uso e da espécie: justificar a necessidade do uso de modelo animal para o estudo Não existe métodos alternativos? Se houver informar qual e apresentar justificativa para o não uso. *Procedimentos: os procedimentos de modo geral devem estar descritos, incluindo de modo CLARO, todo o manejo dos animais e toda a descrição do protocolo a que eles serão submetidos. *Cronograma: Informar a data de quando o projeto será iniciado. Lembrar que NENHUM PROJETO PODE SER INICIADO sem a aprovação da CEUA, então faça uma previsão de data para início APÓS a aprovação final. Contabilizar no mínimo um mês para a análise (30 dias é o tempo para aprovação de projetos que foram claramente apresentados, sem pendências).
Formulário 3/4 Grau de Invasividade (GI): verificar em qual item se encaixa o protocolo que será desenvolvido. Considerar todas as etapas do manejo dos animais para classificar. Estresse: se houver mais de um componente estressor, opte pelo de maior intensidade. Descreva primeiramente o de maior intensidade, e se houver outros acrescentar utilizando o ícone de + em verde à direita. Fármaco de dor e de cirurgia: dose deve ser preferencialmente apresentada em mg/kg. Se houver mais de uma substância acrescentar utilizando o ícone de + em verde à direita. Cuidados pós-operatório: todo animal que passar por cirurgia deve ter um acompanhamento póscirúrgico: observações frequentes, controle de dor, recuperação, cuidados no bem-estar em geral. Inocul/Expos: exemplos de tipo de inoculação de NÃO fármacos: parasitas, células tumorais, anticorpos, bactérias, vírus, plasmídeos, etc.
GRAU DE INVASIVIDADE (GI) - definições segundo o CONCEA GI1 = Experimentos que causam pouco ou nenhum desconforto ou estresse (ex.: observação e exame físico; administração oral, intravenosa, intraperitoneal, subcutânea, ou intramuscular de substâncias que não causem reações adversas perceptíveis; eutanásia por métodos aprovados após anestesia ou sedação; deprivação alimentar ou hídrica por períodos equivalentes à deprivação na natureza). GI2 = Experimentos que causam estresse, desconforto ou dor, de leve intensidade (ex.: procedimentos cirúrgicos menores, como biópsias, sob anestesia; períodos breves de contenção e imobilidade em animais conscientes; exposição a níveis não letais de compostos químicos que não causem reações adversas graves). GI3 = Experimentos que causam estresse, desconforto ou dor, de intensidade intermediária (ex.: procedimentos cirúrgicos invasivos conduzidos em animais anestesiados; imobilidade física por várias horas; indução de estresse por separação materna ou exposição a agressor; exposição a estímulos aversivos inescapáveis; exposição a choques localizados de intensidade leve; exposição a níveis de radiação e compostos químicos que provoquem prejuízo duradouro da função sensorial e motora; administração de agentes químicos por vias como a intracardíaca e intracerebral; perfusão). GI4 = Experimentos que causam dor de alta intensidade (ex:indução de trauma a animais não sedados).
Testar droga: informar se o estudo tem com objetivo testar alguma droga. Não estão incluídas aqui as drogas de anestesia e analgesia, ou outra qualquer que não seja foco dos objetivos do estudo. Material biológico: lembrar que sangue também é coleta de material. Eutanásia: o método deve ser descrito, e em caso de ser método restrito (consultar a Diretriz de Eutanásia) apresentar justificativa para seu uso. Descarte: explicar como será feito o descarte do animal eutanasiado. A produção de resíduos durante os procedimentos experimentais é de responsabilidade do pesquisador, portanto, o pesquisador deve conhecer em detalhes o manejo desses resíduos, até a sua destinação final. Orçamento detalhado: informar sobre o que será comprado para este projeto; inclusive compra e manutenção de animais. Atentar para o item valor onde DEVE ser informado o valor unitário, conforme caixa explicativa.
Formulário 4/4 Termo de Compromisso: deve ser assinado pelo pesquisador principal e pelo chefe do departamento ou da disciplina, anexado e enviado juntamente com a submissão do projeto. O arquivo deve estar no formato PDF ou Word. Projetos sem o termo de compromisso assinado, serão devolvidos de imediato. ATENÇÃO: anexar o termo de compromisso uma única vez e no quadro pré-nomeado!!! A leitura completa do termo de compromisso bem como o a legislação citada é obrigatória!!! Preenchimento de Formulário e acesso: o código de acesso PROVISÓRIO aparecerá numa mensagem na tela, quando salvar a primeira página. Anotar!!! Este código servirá para acessar qualquer formulário, sob o mesmo CPF, ainda não submetidos. Caso não apareça a mensagem, favor enviar um e-mail para a CEUA (ceuasecretaria@gmail.com) informando nome completo e título do projeto, solicitando código de acesso. Salvar e Enviar (Submeter à CEUA): um NOVO código de acesso será enviado por e-mail. Caso não receba, efetuar o pedido à CEUA (ceuasecretaria@gmail.com) informando nome completo e título do projeto, solicitando código de acesso. O tempo para aprovação depende da precisão no preenchimento do formulário e na agilidade na resposta às pendências Quanto mais claro e informativo for o formulário mais rápida será a obtenção da aprovação. Prazo para análise 30 dias.
Para ACESSAR O ESTUDO (formulário, e anexos) 1 - Coloque o cursor em FORMULÁRIOS (acima, à esquerda, na barra preta) 2 - Coloque o cursor em PROJETOS ENVOLVENDO ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO 3 - Aparecerá o Painel de Controle 4- Clique no PAINEL DE CONTROLE 5 Insira seu código de acesso (provisório ou definitivo) de 4 dígitos e Não 6 usar Clique o enter, sobre ACESSAR clicar utilizando PAINEL o mouse!!!
Quadro que Quadro aparece que quando aparece projeto quando ainda projeto não ainda foi submetido. não foi submetido. Observe campo STATUS. Quadro que aparece após a submissão do projeto à CEUA. Observe campo STATUS.
Quadro que aparece quando projeto já foi analisado e foi pedido esclarecimentos pela relatoria. Observe campo STATUS: Clicando na palavra PENDENTE, o pesquisador poderá efetuar as devidas alterações no formulário. Documento WORD contendo questões e respostas às pendências e Projeto corrigido (se necessário) deve ser anexado como novos documentos.
Quadro que aparece quando projeto é aprovado. Observe campo STATUS: Clicando na palavra APROVADO, o pesquisador poderá acessar a Carta de Aprovação.
Para efetuar qualquer ALTERAÇÃO (emendas, notificações, alteração de cadastro, envio de relatórios): - o pesquisador deve acessar painel do projeto (quadro acima) e clicar em INCLUIR DOC E escolher o tipo de alteração ou documento que será anexado. Preencher informações solicitadas, anexar o(s) documento(s) e Submeter.
Dúvidas? ceuasecretaria@gmail.com