MANUAL PARA APLICAR NOTAS Criar os Grupos de Autorização na transação SE54 Em tabela/visão informar ZYCE Marcar Grupos de Autorização Clicar em Criar/modificar Como Criar um Grupo de Autorização Informar: ZYCE - pw.ce - Grp. Autor.
Como Gerar uma visão de atualização de tabela Na SE11, informar a tabela e selecionar Modificar No menu Utilitários Gerador de atualização de tabela Informar o grupo de autorização ZYCE (caso não esteja criado, criar na SE54. Seguir instruções do documento Como Criar Grupo de Autorização). Utilizar o grupo de funções de acordo com o módulo: - Câmbio : /PWS/ZYCBGF1 ou /PWS/ZYGLGF1, dependendo do que for indicado na nota. - Exportação: /PWS/ZYCRGF1 ou /PWS/ZYCEGF1, dependendo do que for indicado na nota. - Importação : /PWS/ZYCIGF1 ou /PWS/ZYGLGF1, dependendo do que for indicado na nota. Informar a Categoria de Atualização e o número de tela conforme indicado na Nota. Informar rotina de registro Standard (Isso fará a parametrização ser gravada em request, caso esteja parametrizado no ambiente).
Surgirá uma nova tela, marcar todas as opções. Uma mensagem será exibida: Selecionar as telas a serem geradas:
Um warning será exibido:
Erro ao Acessar Visões/Tabelas Ao tentar acessar um diálogo de atualização, aparece a mensagem "Exibição e atualização de visão/tabela * só permitida c/restrições" (* = nome da visão ou tabela). Em versões 620 (4.7) ou superiores, existe um controle para permitir a exibição do diálogo de atualização da visão ou tabela. Quando este controle não está marcado, não é possível acessar o diálogo diretamente pela SM30. -- Para visão: Para cada tabela/visão com este problema, realizar o seguinte procedimento: Acessar o objeto em questão pela transação SE11, em modo de modificação. Entrar na aba de Status de Atualização (geralmente: Status At ). Definir o flag Data Browser/atualiz.visão como X ou Exibição/atualização permitida.
Ativar a visão. O diálogo já pode ser acessado normalmente. -- Para tabela: Para cada tabela/visão com este problema, realizar o seguinte procedimento: Acessar o objeto em questão pela transação SE11, em modo de modificação. Na aba Entrega e Atualização, informar Data/Browser/Atualiz.Visão tabs. Para Exibição/atualização permitida.
Atualizar Classe de Entrega em Tabelas e Visões Para algumas tabelas e visões é necessário abrir a atualização em ambientes customizing: Para cada tabela/visão necessária realizar o seguinte procedimento: Visão: - Acessar o objeto em questão pela transação SE11, em modo de modificação. - Na aba Status At., alterar a Classe de Entrega de C (Tab.Customizing) para A (Tabela de Aplicação) - Ficará assim:
Tabela: - Acessar o objeto em questão pela transação SE11, em modo de modificação. - Na aba Caracts., alterar a Classe de Entrega de C (Tab.Customizing) para A (Tabela de Aplicação) - Gerar a visão de atualização de tabelas novamente, utilizando as instruções dadas no tópico Como Gerar uma visão de atualização de tabela.
Criar campo Tipo Componente Para criar um campo em tabela/estrutura com tipo Instalado: Selecionar a linha desejada e clicar no botão Tipo Componente. Nele informar os dados do tipo de campo.
Atualização de PF - Status Na nota de correção indicamos as alterações feitas no Status GUI, como abaixo: *Criar os Status abaixo : Status Tipo Code de objeto Code de objeto Descrição *<<Inicio Inclusão 0460 P 000017 0001 Tipo de Transmissão Siscomex *<<Fim Inclusão A tela de criação do Status GUI deverá ser feita conforme abaixo: A interpretação é a seguinte, de acordo com o tipo: D - Status diálogo P - Caixa de diálogo C - Menu de Contexto Criar documentação em Elemento de Dados (F1 do campo) Na SE11, informe o Elemento de Dados:
Entrar modificando. No menu Saltar Documentação Modificar
Na definição, informar a descrição do campo: Informar a request a ser gravada.
Traduzir documentação em Elemento de Dados (F1 do campo) Na Transação SE63, menu Tradução Textos descritivos ABAP Dictionary Documentação elemento dados Informar o idioma e a request em que deverá ser gravado.
Configurar tabela de textos em uma tabela de parâmetros para tratamento de idiomas Na Se11 criar uma tabela semelhante à original, incluindo o campo SPRAS como chave. Na tabela de Textos, selecionar um campo chave e indicar como chave externa a tabela principal. Em características semânticas, informar a opção Campos-chave de uma tabela de texto. Gerar uma proposta. Gerar visão de atualização de tabela da tabela principal.
Criando ajuda de pesquisas com tabela de textos Na se11, criar a ajuda de pesquisa informando como método de seleção a tabela de textos e passando o idioma como um parâmetro, utilizado o SY-LANGU como valor proposto.
Criando log de modificações em tabelas de Parâmetros Acrescentar no /PWS/LZYCIGF1TOP: TYPES: BEGIN OF s_zycit122_total_line, ZYCIT122 TYPE /pws/zycit122, vimflagtab TYPE vimflagtab, END OF s_zycit122_total_line. DATA: it_zycit122_total TYPE STANDARD TABLE OF s_zycit122_total_line. Se possuir tabela de textos, declará-la como abaixo. TYPES: BEGIN OF s_zycit119_total_line, zycit119 TYPE /pws/zycit119, zycit119t TYPE /pws/zycit119t, vimflagtab TYPE vimflagtab, END OF s_zycit119_total_line. DATA: it_zycit119_total TYPE STANDARD TABLE OF s_zycit119_total_line.
Acrescentar no /PWS/LZYCIGF1OBS * -------------------------------------------------------------------- * Form GRAVA_LOG_ZYCIT122_DEL * -------------------------------------------------------------------- * Objetivo: Gravar o log de modificação para exclusões de entradas na * tabela /PWS/ZYCIT122 e coletar as modificações * para o gerar o log no evento 02. * -------------------------------------------------------------------- FORM grava_log_zycit122_del. FIELD-SYMBOLS: <total_line> TYPE s_zycit122_total_line. CHECK NOT v_log_trilha IS INITIAL. LOCAL /pws/zycit122. REFRESH it_zycit122_total[]. CHECK not total[] is initial. LOOP AT total[] INTO total. ASSIGN total TO <total_line> CASTING. CASE <total_line>-vimflagtab-action. WHEN'D'. /pws/zycit122 = <total_line>-zycit122. PERFORM carrega_log USING '/PWS/ZYCIT122' 'D' '/PWS/ZYCIT122' '/PWS/ZYCIT122' space. WHEN'U' OR'N'. APPEND <total_line> TO it_zycit122_total[]. ENDCASE. ENDLOOP. ENDFORM. *---------------------------------------------------------------------* * FORM grava_log_zycit122_upd_ins * *---------------------------------------------------------------------* FORM grava_log_zycit122_upd_ins. FIELD-SYMBOLS: <total_line> TYPE s_zycit122_total_line. CHECK NOT v_log_trilha IS INITIAL. LOCAL /pws/zycit122.
CHECK not it_zycit122_total[] is initial. LOOP AT it_zycit122_total[] ASSIGNING <total_line>. CASE <total_line>-vimflagtab-action. WHEN'N'. /pws/zycit122 = <total_line>-zycit122. PERFORM carrega_log USING '/PWS/ZYCIT122' 'I' '/PWS/ZYCIT122' '/PWS/ZYCIT122' space. WHEN'U'. /pws/zycit122 = <total_line>-zycit122. PERFORM carrega_log USING '/PWS/ZYCIT122' 'U' '/PWS/ZYCIT122' '/PWS/ZYCIT122' space. ENDCASE. ENDLOOP. ENDFORM. Para funcionar, criar as visões no grupo de funções /PWS/ZYCIGF1 Classe de desenvolvimento /PWS/ZYCI Ir ao menu Modificação Horas
Editar Informar os performs de tratamento a serem chamados. (O de deleção deve vir primeiro!) Para ver se funcionou, utilizar o relatório /PWS/ZYGLR042 e informar a tabela que foi alterada.
Tratando botões específicos Fazendo tratamento em Chamadas de exits Parametrizar os dados do programa e botões na tabela /PWS/ZYGLT376 O Botão parametrizado irá aparecer na tela O tratamento desse botão será feito na Exit de user command chamado na tela. Ele aparece em uma área de container criada na tela O tratamento deve ser feito pela chamada de exit do user_command dessa tela em que o botão apareceu. Utilizar o Okcode do botão para esse tratamento.
No programa específico feito para tratamento da exit devem incluir o include X01 para declaração compartilhada de variáveis com os valores preenchidos. Se alguma variável ou tabela interna utilizada não estiver declarada lá, abrir chamado no produto pedindo essa alteração.