GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE NOVEMBRO -2008
PACTO PELA SAÚDE Compromisso negociado e assumido pelos gestores de saúde das três esferas de governo, visando qualificar a gestão do SUS em razão de seus princípios e diretrizes.
PACTO PELA SAÚDE Movimento de mudança que não é uma norma operacional, mas um acordo federativo.
PACTO PELA SAÚDE É a negociação equilibrada entre atores, e não imposição de uma das partes sobre a outra.
PROPÓSITO DE UMA NOVA INSTITUCIONALIDADE O Pacto deve agregar todos os pactos existentes. Respeitar as diferenças loco - regionais e porte dos municípios. Fortalecer os espaços de controle social. Novo processo de financiamento (cinco blocos: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Assistência Farmacêutica,Vigilância em Saúde,Gestão).
PROPÓSITO DE UMA NOVA INSTITUCIONALIDADE Consolidar a regionalização. Fortalecer os instrumentos de planejamento e programação como o Plano Diretor de Regionalização-PDR, o Plano Diretor de Investimentos-PDI t e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção a Saúde. Possibilitar a reorganização dos processos de gestão e de regulação do sistema de saúde para melhorar e qualificar o acesso do cidadão às ações e serviços de saúde.
Dimensões do Pacto pela Saúde Pacto em Defesa do SUS. Pacto pela Vida. Pacto de Gestão.
Pacto em Defesa do SUS Reforça o SUS como política de Estado. Principal Objetivo: levar a discussão sobre a política pública de saúde para a sociedade organizada. Ponto Central: financiamento público da saúde. Maior desafio dos gestores: convencer outros setores de que a saúde pública precisa de mais recursos. Ferramenta prevista: mobilização social.
Pacto Pela Vida. Estabelece um conjunto de compromisso sanitários em torno de prioridades expressas em metas. Reforça o SUS como movimento da gestão pública por resultados. Substitui pactos imprevistos por acordos Substitui pactos imprevistos por acordos anuais obrigatórios e permanentes.
Pacto de Gestão Define papéis e responsabilidades d solidárias i de cada gestor. Fortalece a gestão compartilhada e solidária. Estabelece diretrizes para a gestão do SUS: (descentralização, financiamento, programação pactuada e integrada, regionalização, regulação da atenção a saúde e assistencial, participação e controle social, gestão do trabalho,educação na saúde, planejamento). Propõe a descentralização de atribuições do Ministério Saúde para os Estados e para os municípios.
Pacto de Gestão Institui ios Colegiados de Gestão Regiona. Explicita o financiamento público Tripartite na forma de blocos de financiamento (Portaria N 204 de 29/01/2007 - Atenção Básica/ Média e Alta Complexidade - MAC/ Vigilância em Saúde/ Assist. Farmacêutica/ Gestão do SUS). Estabelece relações contratuais entre os Estabelece relações contratuais entre os entes federativos.
TERMO DE COMPROMISSO DE GESTÃO (Expressa a formalização do Pacto) 1.FEDERAL 2.DISTRITO FEDERAL 3.ESTADUAL 4.MUNICIPAL
A A assinatura do Termo significa ifi a declaração dos compromissos assumidos por parte do gestor perante os outros gestores e perante a população sob sua responsabilidade. Substitui S b i o processo de habilitação dos Estados e Municípios, conforme estabelecido na NOB SUS/01/96 e NOAS SUS/01/2002.
O TCG deve ser construído em sintonia com o Plano de Saúde e em negociação com o governo Federal, Estadual, Municipal e o Distrito Federal..Deve ser aprovado no Conselho de Saúde da respectiva esfera de gestão, na Comissão Intergestora Bipartite CIB e na Comissão Intergestora Tripartite CIT.
PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PACTO PELA SAÚDE NO ESTADO DE MATO GROSSO
GRUPO TÉCNICO DE CONDUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PACTO PELA SAÚDE EM MATO GROSSO Constituído C e nomeado GT do Pacto (Portaria GAB/SES/Nº.26 de 09/03/2006).
REALIZAÇÃO DE FORUNS 1 Seminário Estadual Cuiabá 5 Foruns Regionais : Sinop, Água Boa, Tangará da Serra, Cáceres e Rondonópolis. Objetivo: sensibilizar, divulgar e mobilizar os atores envolvidos e estabelecer diretrizes regionais para o fortalecimento e qualificação da gestão do SUS com a implantação do Pacto. Público alvo: secretários de saúde, prefeitos, autoridades locais, conselheiros de saúde, profissionais de saúde, escritórios regionais.
Resultados Alcançados Divulgação do Pacto no Estado (2006). Assinatura do Termo de Compromisso de Gestão Estadual - TCGE (2007). Assinatura de 76 Termos de Compromisso de Gestão Municipal TCGM (2006 a 2008). Qualificação dos Colegiados de Gestão Regional - CGR - de acordo com o Pacto (2007). Assinatura do Pacto Interestadual MT/TO (2008).
ADESÃO MUNICIPAL REGIONAL DE ÁGUA BOA (8 Municípios) 1.Água Boa 2C 2.Canarana 3.Cocalinho 4.Gaúcha do Norte 5.Nova Nazaré 6.Querência 1.Alta Floresta 2.Apiacás 3.Carlinda 4.Nova Bandeirantes 5.Nova Monte Verde 6.Paranaíta a a REGIONAL DE ALTA FLORESTA (6 Municípios)
ADESÃO MUNICIPAL REGIONAL DE BARRA DO GARÇAS (10 Municípios) 1.Araguaiana 2B 2.Barra do Garças 3.Campinápolis 4.General Carneiro 5No 5.Novo osãojoaq Joaquim 6.Ribeirãozinho 7.Torixoréu REGIONAL DA BAIXADA CUIABANA (11 Municípios) 1.Cuiabá 2.Jangada 3.Santo Antonio do Leverger
ADESÃO MUNICIPAL REGIONAL DE CÁCERES (12 Municípios). Nenhum município aderiu ao Pacto 1.Colíder 2.Itaúba 3.Nova Santa Helena 4.Nova Guarita 5.Nova Canaã do Norte REGIONAL DE COLIDER (6 Municípios) 1.Alto Paraguai g 2.Diamantino 3.Nobres 4.Nortelândia 5.Nova Maringá 6.São José do Rio Claro REGIONAL DE DIAMANTINO (8 Municípios)
1.Juara 2.Novo Horizonte 3.Porto dos Gaúchos 4.Tabaporã ADESÃO MUNICIPAL REGIONAL DE JUARA (4 Municípios) 1.Aripuanã 2.Brasnorte 3.Castanheira 4.Colniza 5.Cotriguaçu 6.Juína 7.Juruena REGIONAL DE JUÍNA (7 Municípios)
1.Alto Araguaia 2.Alto Garças 3.Araguaínha 4.Campo Verde 5.Guiratinga 6.Itiquira 7.Jaciara 8.Juscimeira 9.Pedra Preta 10.Primavera do Leste 11.Santo Antonio do Leste ADESÃO MUNICIPAL REGIONAL DE RONDONÓPOLIS (19 Municípios) REGIONAL DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA (5 Municípios). Nenhum município aderiu ao Pacto
ADESÃO MUNICIPAL REGIONAL DE SINOP (14 Municípios) 1.Cláudia 2.Feliz Natal 3.Ipiranga do Norte 4.Lucas do Rio Verde 5.Nova Mutum 6.Nova Ubiratã 7.Santa Carmem 8.Santa Rita do Trivelato 9.Sorriso 10.Tapurah 11.União do Sul 12.Vera
ADESÃO MUNICIPAL REGIONAL DE TANGARÁ DA SERRA (10 Municípios) 1.Arenápolis 2.Barra do Bugres 3.Campo Novo do Parecis 4.Denise 5.Nova Marilândia 6.Nova Olímpia 7.Porto Estrela 8.Santo Afonso 9.Sapezal 10.Tangará da Serra
ADESÃO MUNICIPAL 1.Guarantã do Norte 2M 2.Matupá 3.Novo Mundo 4.Peixoto de Azevedo 5.Terra Nova do Norte REGIONAL DE PEIXOTO DE AZEVEDO (5 Municípios) REGIONAL DE PONTES E LACERDA (10 Municípios). Nenhum município aderiu ao Pacto REGIONAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE (7 Municípios). Nenhum município aderiu ao Pacto
Programação para 2009.Implantar o Pacto pela Saúde no Estado de Mato Grosso.. Implementar políticas, ações e serviços que possam viabilizar a realização dos acordos regionais. Realizar ações permanentes para o fortalecimento t e qualificação da gestão do SUS nas regiões conforme diretrizes postas pelo Pacto. Fortalecer as equipes técnicas da SES/MT e dos ERS para assessorar, acompanhar e monitorar a pactuação dos Termos de Compromisso de Gestão Municipal. Subsidiar e qualificar os Colegiados de Gestão Regionais (CGR) para fazer a gestão do SUS de acordo com a regionalização que é o eixo estruturante do Pacto.
PARA SE FAZER AMANHÃ O IMPOSSÍVEL DE HOJE, É PRECISO FAZER HOJE O POSSÍVEL DE HOJE AULO FREIRE PACTO PELA SAÚDE CF 88 NOB 91 NOAS 02 NOB 96 NOB 93 NOAS 01 LEI 8080/90 LEI 8142/90