Semana 16 Rubens Oda (Julio Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.
Digestão humana 31 mai 01. Resumo 02. Exercício de Aula 03. Exercício de Casa 04. Questão Contexto
RESUMO (Fonte: http://www.grupoescolar.com/a/b/a522a.jpg) A digestão humana ocorre no tubo digestório, que é o tubo onde passa o alimento e onde ocorre o processo digestivo, começando na boca e terminando no ânus. Boca faz a digestão mecânica através dos dentes e química através da amilase salivar (ptialina). O ph da boca é 7. Faringe tubo comum ao sistema digestório e respiratório, onde o ar vai para a laringe e o alimento vai para o esôfago Esôfago tubo onde começa o movimento do peristáltico para empurrar o bolo alimentar durante todo o tubo digestivo Estômago lugar onde é secretado o suco gástrico contendo ácido clorídrico que torna o ph ácido. Ali ocorre a digestão das proteínas pela ação da pepsina. No recém-nascido existe uma enzima chamada renina para a digestão das proteínas presentes no leite. O ph do estômago é 2. Duodeno é a primeira parte do intestino delgado, onde é secretado o suco entérico com enzimas para digerir proteínas, lipídios e carboidratos. Neste local há a atuação de duas glândulas anexas: o fígado, onde é secretado a bile que servirá para emulsificar gorduras e o pâncreas que secretará bicarbonato de sódio para manter o ph 8, além de enzimas para a digestão proteínas, lipídios e carboidratos. Jejuno-íleo local onde há microvilosidades para aumentar a superfície de contato na absorção de micronutrientes Intestino grosso ele é dividido em: 1. Ceco é onde se encontra o apêndice que tem um papel secundário de armazenar células de defesa 2. Cólon ali é reabsorvido água e sais minerais. As fezes são remodeladas para a saída no ânus 3. Reto parte final onde as fezes estão prontas para ser eliminadas no ânus. 4 EXERCÍCIOS DE AULA 1. (IFG) Considere o texto a seguir para responder esta questão. A feijoada, alimento dos escravos africanos no passado, é, hoje, um prato típico brasileiro, muito apreciado pela população e por turistas. Diferentemente do que comiam os escravos, atualmente, os ingredientes são mais nobres, e, para quem gosta, listamos os principais:
Feijão preto e arroz branco. Carnes e defumados, sempre de porco: linguiça, lombo, costelinha, paio, carne seca, bacon, entre outras a gosto. Molho: pimenta malagueta, tomate, pimentão, azeite, vinagre, folhas de louro e de coentro. Acompanhamentos: laranja, farofa, farinha de mandioca, pão francês, couve na manteiga e salada de tomate, alface, cenoura, pepino. As carnes que compõem a feijoada são fontes de proteínas; as gorduras e os farináceos, de energia. Quando ingeridos, são metabolizados pelas enzimas liberadas por órgãos que compõem o sistema digestivo. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as enzimas e os órgãos que as liberam. a) Lipase, no estômago; amilase, no fígado e peptidase, no pâncreas. b) Pepsina, no estômago; lipase, no pâncreas e amilase, no pâncreas. c) Insulina, no pâncreas; lipase, no fígado e amilase, no estômago. d) Amilase, no estômago; insulina, no pâncreas e bile, no fígado. e) Bile, no pâncreas; pepsinas, no fígado e amilase, no duodeno. 2. (FCM-PB) Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta em relação às glândulas salivares e suas ações: I. As glândulas salivares são estimuladas a secretar a saliva que é uma solução aquosa onde se encontra a enzima ptialina, sais minerais e muco. II. A ptialina digere o amido, reduzindo-o a maltose. III. As glândulas salivares são estimuladas a secretar a saliva que é uma solução aquosa onde se encontra a enzima pepsina, sais minerais e muco. 5 Estão corretas: a) Apenas a III. b) I e III. c) I e II. d) I, II e III. e) II e III. 3. (PUC-RIO) O gráfico abaixo mostra a atividade de algumas enzimas digestivas humanas em diferentes valores de ph.
Com base nessa informação, assinale a afirmativa correta com relação às enzimas que estão atuando nas curvas I, II e III. a) I corresponde à atividade da pepsina, que é a principal enzima do suco pancreático; II corresponde à atividade da ptialina, que inicia a digestão do amido e do glicogênio na boca; III corresponde à atividade da tripsina, que é a principal enzima do suco gástrico. b) I corresponde à atividade da pepsina, que é a principal enzima do suco gástrico; II corresponde à atividade da ptialina, que inicia a digestão do amido e do glicogênio na boca; III corresponde à atividade da tripsina, que é produzida pelo pâncreas e age no intestino delgado. c) I corresponde à atividade da ptialina, que é a principal enzima do suco gástrico; II corresponde à atividade da pepsina, que inicia a digestão do amido e do glicogênio na boca; III corresponde à atividade da tripsina, que é produzida pelo pâncreas e age no intestino delgado. d) I corresponde à atividade da tripsina, que é a principal enzima do suco gástrico; II corresponde à atividade da pepsina, que inicia a digestão do amido e do glicogênio na boca; III corresponde à atividade da ptialina, que é produzida pelo pâncreas e age no intestino delgado. e) I corresponde à atividade da pepsina, que é a principal enzima salivar; II corresponde à atividade da ptialina, que é a principal enzima do suco gástrico; III corresponde à atividade da tripsina, que é produzida pelo pâncreas e age no intestino delgado. 6 4. (UERJ) Um laboratório analisou algumas reações ocorridas durante o processo de digestão do amido em seres humanos. Para isso, foram utilizados quatro tubos de ensaio, cada um contendo pequena concentração de amido, igual a 0,05 mg/ml, e excesso de enzima digestiva em relação a esse substrato. O experimento consistia em adicionar uma gota de solução de iodo a cada um dos tubos de ensaio. Observe, abaixo, as condições experimentais empregadas: Cite o nome de uma enzima, encontrada no tubo digestório humano, que poderia ser utilizada no experimento para hidrolisar o amido. Ao reagir com o iodo, o amido assume coloração azulada. Identifique o único tubo de ensaio que não apresentará tal coloração e justifique sua resposta em função das duas condições experimentais empregadas.
(UFRJ) No nosso organismo existem dois tipos de enzimas do tipo amilase, a amilase pancreática e a amilase salivar, com velocidades de reação muito próximas entre si. a) Explique por que a amilase pancreática é a mais importante para a digestão completa do amido ingerido na alimentação. b) Ao longo do aparelho digestivo existem glândulas que produzem, além de enzimas digestivas, substâncias como ácidos e álcalis (os álcalis tornam o ph do meio básico, ao contrário dos ácidos). Qual a importância da presença dessas substâncias na boca, estômago e intestino? c) O suco pancreático é o suco digestivo mais completo do organismo humano. Certo ou Errado? Justifique. d) O que são enzimas digestivas e qual sua função? e) Os carboidratos podem se apresentar, na banana, sob a forma de glicose, frutose e amido. Em relação a essas substâncias, qual delas é aproveitada de forma mais imediata e qual de forma mais tardia? JUSTIFIQUE sua resposta. EXERCÍCIOS DE CASA 1. (UFF) O ser humano está adaptado estrutural e funcionalmente aos seus hábitos e ao meio em que vive. Para isso, foi necessário o desenvolvimento de diversas características e processos metabólicos. (Aristóteles, data AC). 7 Secreções salivar, gástrica, pancreática, bile e intestinal foram adicionadas respectivamente aos tubos I, II, III, IV e V, contendo lipídeo, açúcar e proteína. Em seguida, os tubos foram submetidos às condições de ph e temperatura, sendo monitorados por um período de 10 min., representadas na figura abaixo: Analise a figura acima e assinale a alternativa que indica onde ocorre clivagem enzimática de macromoléculas, considerando as condições ideais para cada tipo de secreção durante o período avaliado. a) Nos tubos I e III. b) Nos tubos II e IV. c) Nos tubos III e V. d) Nos tubos IV e V. e) Nos tubos V e I.
2. (URCA) O pâncreas é um órgão que produz vários tipos de hormônios. Uns lançados na corrente sanguínea e outros no trato digestivo. Essa situação coloca esse órgão na condição de glândula mista. É exemplo de substância produzida no pâncreas e lançada no trato digestivo. a) Amilase. b) Insulina. c) Creatinina. d) Glucagon. e) Renina. 3. (UERJ) Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo essas enzimas. Assim, como não há digestão de parte da gordura ingerida, há menor absorção desses nutrientes, contribuindo para o controle do peso. Com base nessas informações, conclui-se que tais medicamentos agem principalmente sobre as enzimas produzidas pelo seguinte órgão: 4. a) Fígado. b) Jejuno. c) Pâncreas. d) Estômago. (UFSM) O genoma dos chimpanzés, que se alimentam basicamente de vegetais, geralmente contém apenas um único gene para a enzima amilase salivar a qual está relacionada com a digestão, enquanto os humanos podem carregar até 10 cópias desse gene. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. 8 a) dos aminoácidos. b) da celulose, c) dos amidos, d) da pepsina, e) da glicose, 5. (ACAFE) A digestão é o conjunto de processos pelos quais os alimentos são quebrados e transformados em substâncias assimiláveis pelas células. Costuma ser dividida em: digestão mecânica, que consiste na trituração dos alimentos, e digestão química, que é a quebra das moléculas orgânicas por ação de enzimas hidrolíticas. Todas as etapas da digestão química descritas a seguir estão corretas, exceto a:
a) A amilase salivar, também chamada de ptialina, está presente na saliva, e atua sobre as grandes moléculas de amido e de glicogênio do alimento. b) As carboidrases, como a lactase e sacarase, são enzimas presentes na bile e que atuam principalmente na primeira porção do intestino delgado. São produzidas pelo fígado. c) A pepsina é a principal enzima ativa no suco gástrico, digere proteínas quebrando as ligações peptídicas entre certos aminoácidos. É produzida por glândulas presentes na parede estomacal. d) A lípase está presente no suco pancreático e na saliva, digere lipídios, transformando-os em ácidos graxos e glicerol. É produzida no pâncreas e atua no duodeno. 6. (IFPE) Ao se alimentar de um hambúrguer, um estudante ingeriu pão, carne bovina e verduras. Os diversos componentes desse lanche serão digeridos ao longo do tubo digestório. Sobre a digestão desses alimentos, podemos afirmar corretamente que: a) A carne, rica em proteínas, é digerida na boca pela ação de proteases da saliva e, no estômago, pela ação do suco gástrico que contém pepsina. b) O pão, rico em amido, é digerido, na boca, pela ação da amilase salivar e, no intestino delgado, pela ação da amilase pancreática. c) As verduras, alimentos vegetais que contêm celulose, são digeridas no estômago e nos intestinos pela ação da celulase secretada por eles. d) Somente o estômago é responsável pela digestão desses alimentos, uma vez que os intestinos têm a função apenas de absorção de nutrientes. e) O pão, a carne e os vegetais são digeridos tanto na boca como no estômago e intestinos. 9 7. (UEPA) O fígado, maior órgão glandular do corpo, realiza diversas funções complexas essenciais à vida. Produz a bile que emulsiona as gorduras, reduzindo-as a gotículas e facilita o trabalho das enzimas digestivas do: a) Baço. b) Pâncreas. c) Estômago. d) Intestino grosso. e) Esôfago. 8. (CEFET-SP) O processo da digestão humana consiste na transformação de macromoléculas em micromoléculas para que possam ser assimiladas e aproveitadas pelas células. A respeito de dois nutrientes, X e Y, sabe-se que depois de ingeridos, o primeiro é parcialmente digerido na boca, enquanto o segundo não sofre modificação no aparelho digestivo. Os nutrientes X e Y são, respectivamente:
a) As vitaminas e as proteínas. b) Os carboidratos e as vitaminas. c) Os lipídeos e as proteínas. d) Os lipídeos e os carboidratos. e) Os sais minerais e as vitaminas. 9. (UFRJ) No nosso organismo existem dois tipos de enzimas do tipo a-amilase, a amilase pancreática e a amilase salivar, com velocidades de reação muito próximas entre si. Explique por que a amilase pancreática é a mais importante para a digestão completa do amido ingerido na alimentação. 10. (UFRJ) Em recente campanha publicitária divulgada pela televisão, uma pessoa "ataca" a geladeira, à noite, e pega um pedaço de bolo. Nesse momento, uma criatura representando uma enzima do estômago adverte: "você vai se empanturrar e descansar enquanto eu vou ficar trabalhando a noite toda!". Como sabemos, os bolos são feitos basicamente de farinha de trigo, açúcar e manteiga. Indique os órgãos produtores de enzimas digestivas que teriam "mais razões para reclamar", se a fisiologia digestiva fosse rigorosamente observada. Justifique sua resposta. 10 QUESTÃO CONTEXTO Mastigar pouco e comer rápido são hábitos que prejudicam a digestão Mastigar os alimentos parece uma ação inofensiva, mas não é. A mastigação é extremamente importante na digestão, que começa sempre pela boca. Por isso, hábitos como mastigar pouco, comer muito rápido, falar enquanto come ou até mesmo beber algum líquido durante a refeição podem prejudicar esse processo, como explicou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui no Bem Estar desta segunda-feira (1). (Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/04/mastigar-pouco- -e-comer-rapido-sao-habitos-que-prejudicam-digestao.html) De acordo com a o texto acima, de que forma mastigar pouco e engolir rapidamente a comida prejudica na digestão?
GABARITO 01. Exercício de aula 1. b 2. c 3. b 4. As enzimas são moléculas bastante específicas tanto em relação aos substratos em que atuam quanto ao ph e temperatura em que mantêm sua funcionalidade. A amilase salivar, ou ptialina, atua apenas em condições de ph neutro e temperatura próxima da corporal. Assim, essa enzima não seria capaz de atuar nos tubos 2, 3 e 4 devido às temperaturas muito altas ou muito baixas, nem no tubo 4 devido ao ph ácido demais. Apenas o tubo 1 associa as duas condições necessárias à atuação dessa enzima, que degrada o amido; logo, não há reação do amido com o iodo. A hipótese de a enzima representada no experimento ser a amilase pancreática está descartada, pois a mesma atua apenas em ph básico, não encontrado em nenhum dos tubos. 5. a) Como o alimento fica na boca por um curto período de tempo e assim que chega no estômago a enzima amilase salivar é degradada pela acidez, a digestão do amido é feita de forma parcial. Somente no intestino que a digestão é completamente feita, pela amilase pancreática. b) Manter o PH constante para que enzimas que atuem em PHs específicos possam realizar suas atividades. c) Certo. Ele possui enzimas que digerem lipídios (lipase), proteínas (tripsina, quimiotripsina e carboxipeptidase), amido (amilase pancreática). d) São catalisadores de reações. São responsáveis por degradar o alimento para que este possa ser absorvido. e) A glicose é aproveitada de forma imediata, pois é um monossacarídeo e pode ser absorvida, sem haver a necessidade de digestão. Já o amido é aproveitado de forma mais tardia, já que é um polissacarídeo e precisa ser digerido 02. Exercício de casa 1. a 2. a 3. c 4. c 5. b 6. b 7 b 8. b 9. Como o alimento permanece na boca por pouco tempo, a amilase salivar só consegue degradar o amido parcialmente. Em seguida, devido à acidez do estômago e às enzimas proteolíticas, a amilase salivar é inativada. A amilase pancreática, que é secretada e atua no intestino, digere o amido completamente. 10. A farinha contém principalmente amido, o açúcar é também um carboidrato e a manteiga é gordura. Esses alimentos são digeridos principalmente por enzimas produzidas no intestino e no pâncreas. 03. Questão contexto O ato de mastigar pouco prejudica a digestão mecânica efetuada pelos dentes, pois através da mastigação que pedaços maiores de comida seriam reduzidos aumentando a superfície de contato para a ação das enzimas. O ato de engolir rápido prejudica a ação da ptialina para a digestão química do amido, pois ao cair rapidamente no estômago, esta enzima perde sua função ao passar de um ph 7 (boca) para ph2 (estômago). 11