Dores nas Costas
PORQUÊ EU TENHO DORES NAS COSTAS?
O QUE CAUSA DORS NAS COSTAS? Várias podem ser as causas de suas dores nas costas: - Posturas inadequadas - Esforço exagerado - Permanecer por muito tempo na mesma posição - HÁBITOS POSTURAIS INADEQUADOS: sentar, andar, deitar ou carregar peso em posições que forcem as estruturas musculoesquelégcas
ESTRESSE? Estresse e a pressão do dia a dia ou até a insagsfação no trabalho podem desencadear uma crise de dores nas costas. Principalmente localizada na região cervical, podendo irradiar- se para a regiao dos trapezios
Fator desencadeante OBESIDADE A barriga caída para frente acentua a curvatura da coluna, provocando dores nas costas SEDENTARISMO: A prática de uma atividade física regular (caminhada, hidroginástica...) promove bem estar e diminui a incidência de dor
FUMO? FATOR DESENCADEANTE? HÁBITO DE FUMAR: a niconna acelera o processo de degradação do disco intervertebral
Fator desencadeante: ESFORÇO REPETITIVO
Herança GenéNca e Postural FATORES GENÉTICOS: muitas doenças da coluna vertebral têm origem familiar. A evolução do ser humano, associada a habitos herdados levam a uma sobrecarga na coluna.
FATORES DESENCADEANTES ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: No frio a sensação de dor é maior
COMO É A COLUNA VERTEBRAL A coluna vertebral é formada por 33 vértebras sobrepostas a discos interbertebrais Disco intervertebral vértebra Medula espinhal
COMO É A COLUNA VERTEBRAL
DISCO INTERVERTEBRAL O disco intervertebral possui o centro rico em água, recoberto por um anel fibroso (lembra um chiclete babaloo). Hérnia de disco Esforços repetitivos em uma mesma direção podem ir destruindo as fibras, permitindo o extravasamento do núcleo para fora. É o que denominamos de hérnia de disco.
ESTRUTURAS ASSOCIADAS À COLUNA VERTEBRAL MÚSCULOS LIGAMENTOS Os músculos, que são responsáveis por realizar o movimento e os ligamentos que promovem a estabilidade da articulação, mantendo um osso junto ao outro.
ESTRUTURAS ASSOCIADAS À COLUNA VERTEBRAL Os nervos são ramificações que saem da medula espinhal e levam informações do cérebro ao corpo e vice versa. Quando os nervos são comprimidos, podem provocar dores em todo o seu trajeto (irradiação da dor).
COLUNA SAUDAVEL Requer a harmonia entre todas as suas estruturas
ALINHAMENTO DA COLUNA VERTEBRAL Perfil Quando vista de perfil, a coluna apresenta CURVATURAS NORMAIS, que permitem o bom equilíbrio entre as estruturas
DESVIO POSTURAL O uso inadequado do corpo, com movimentos repeggvos em uma mesma direção, pode alterar as curvaturas da coluna em qualquer região, regficando- a (diminuindo) ou acentuando- a (aumentando), influenciando ou não na origem das dores.
DESVIOS MAIS COMUNS DA COLUNA Escoliose: desvio lateral da coluna Acentuação da Cifose: Aumento da curvatura dorsal da coluna Hiperlordose lombar: Aumento da curvatura lombar da coluna
LOCAIS DE DORES LOMBOCIATALGIA Cervical com irradiação para o braço
LOCAIS DE DORES CERVICOBRAQUIALGIA Cervical
DIAGNÓSTICOS MAIS COMUNS
HÉRNIA DE DISCO O Disco se rompe para trás e comprime a raiz do nervo, provocando dor, que pode se irradiar para a perna ou para o braço, dependendo da região da compressão. Hérnia
ARTROSE Desordem argcular caracterizada por áreas de perda local da carglagem, associada a formação de osteófitos (bicos de papagaio), podendo levar a deformidades. Bico de papagaio
INSTABILIDADE Escorregamento de uma vértebra sobre a outra (espondilolistese)
OSTEOPOROSE Doença esquelética progressiva, que resulta de um período assintomático de perda de massa óssea, com conseqüente redução da força do osso até que ocorra uma fratura espontânea ou após um trauma leve.
O MELHOR TRATAMENTO É A PREVENÇÃO!!!
EXERCICIOS LABORAIS
Na verdade, você precisa: 1. Usar o corpo com posturas adequadas 2. PraNcar anvidade fsica regularmente 3. Manter hábitos saudáveis para aliviar o estresse 4. Alternar entre esforço e repouso 5. Manter seu peso adequado
COMO É SUA POSTURA? A MÁ POSTURA PODE PROVOCAR DORES NAS COSTAS
MUDE SEMPRE DE POSIÇÃO Permanecer na mesma posição por tempo prolongado provoca fadiga e maior acúmulo de substâncias nocivas nos músculos contraídos. Procure dar intervalos de descanso entre as posições, modificando- as freqüentemente ou até realizando alguns exercícios durante o período.
Ergonomia no trabalho
EM PÉ Ao caminhar, procure manter o tronco reto, pescoço alinhado, barriga para dentro, olhando para frente e tocando o chão inicialmente com o calcanhar e depois a ponta do pé.
EM PÉ EM FRENTE A UMA BANCADA Apóie um dos pés. Não torça seu tronco. Se necessário, vire todo seu corpo na nova direção. A bancada deve estar na altura do seu cotovelo.
Tarefas em pé Procure aumentar o cabo da vassoura, aspirador, enxada... Realize as atividades com o tronco reto. Se necessário, dobre seus joelhos e não sua coluna!!!
Ao acordar, estamos com o corpo frio. Os músculos não estão preparados para movimentos amplos. Escove os dentes, sem dobrar o tronco para frente. Use um copo para bochechar a água. Mantenha as pernas afastadas e os joelhos semifletidos (um pouco dobrados).
Para realizar tarefas em lugares baixos, procure novamente dobrar as pernas e não as costas. Para tarefas no alto, unlize um banquinho. Organize suas gavetas de tal forma que os objetos que são unlizados com maior freqüência fiquem nas gavetas mais próximas à altura entre seus ombros e seus joelhos, para que você não precise dobrar o corpo nem se esncar demais para o alto.
LEVANTAMENTO DE PESO
NÃO TENTE DOBRAR O TRONCO PARA FRENTE PARA PEGAR UM OBJETO NO CHÃO Dobre as pernas!!!
CARREGAR PESO FAÇA FORÇA NA PERNA, NÃO DOBRE O TRONCO PARA FRENTE!
Na academia posso dobrar o corpo para frente? Em qualquer situação, é sempre recomendável dobrar as pernas e não o tronco, mesmo sem carregar peso!!! Não exagere no esporte!!!
USO DE MOCHILAS Muito peso DEFORMA sua coluna. Carregue só o que for necessário.
MOCHILA X BOLSA O mais adequado é dividir o peso em dois pacotes. A mochila prejudica menos quando carregada na cintura, bem próximo ao corpo. Mas a postura aqui é fundamental: contraia o abdome, abra o peito e olhe para frente!
SENTAR- SE
Que cadeira é boa? Procure ter uma cadeira compasvel com seu tamanho, para usá- la no trabalho, ao assisnr TV, bordar, ler...
Na escola: Não debruce sobre a carteira! Mantenha seu corpo alinhado!
SENTADO NÃO CURVE O TRONCO PARA FRENTE! NEM SE JOGUE NA CADEIRA! Mantenha suas costas apoiadas no encosto da cadeira e os pés no chão!
SENTADO Não permaneça sentado em bancos por tempo prolongado. É muito importante apoiar direinnho as costas no encosto da cadeira!!!
SENTADO Dê intervalos de descanso a cada 50 minutos. Se necessário, instale um TIMER em seu computador, para avisá-lo!
SENTADO EM FRENTE AO COMPUTADOR 1. Punho alinhado 2. Assento almofadado 3. Espaço entre coxa e cadeira 4. Apoiar costas no encosto 5. Monitor na linha do olho 6. Braços apoiados
AO SENTAR- SE NA CADEIRA Usar o braço da cadeira para sentar e levantar Usar o encosto da cadeira sempre que esnver sentado Encaixar o quadril no vão da cadeira Manter o tronco reto e o pescoço alinhado e encostado.
NÃO LEIA NEM ASSISTA TV NA CAMA! Nem por alguns minutos! Nem no sofá! Procure deixar uma cadeira confortável na sala de TV, onde você possa permanecer sentado com as costas apoiadas, o tronco reto e o pescoço alinhado. Mantenha a TV na sua frente e na altura de seus olhos.
COLOCAR SAPATOS OU LAVAR OS PÉS Traga os pés até sua mão. Aproxime a mão do pé sem dobrar o corpo.
USE APOIO NA REGIÃO LOMBAR USE AINDA UM APOIO PARA OS PÉS COLOQUE A CADEIRA BEM PRÓXIMA À MESA ORGANIZE OS EQUIPAMENTOS A SUA FRENTE NÃO DOBRE O PESCOÇO PARA LER
MANTENHA O ESPAÇO DE TRABALHO ADEQUADO REALIZE EXERCÍCIOS A CADA 40-50 MINUTOS EVITE DOBRAR-SE. AGACHE SEMPRE EVITE VIRAR-SE. LEVANTE-SE E VÁ NÃO SEGURE O TELEFONE COM OS OMBROS
DIRIGIR Não use o banco nem muito para trás nem muito para frente. O encosto do banco deve estar a 100 (levemente inclinado). Evite rodar o pescoço para fazer manobras (use o espelho retrovisor)
NO ESPORTE Mantenha o tronco ereto!
DEITADO
DEITAR- SE Nunca durma de barriga para baixo nem durma com travesseiro alto!
DURMA SEMPRE NA CAMA! Não durma sentado na cadeira ou na cama ou ainda deitado no sofá se não quiser acordar com dores nas costas ou no pescoço!
DEITADO Posição de alívio da dor! Deite- se no chão, eleve as pernas em um almofadão e permaneça por 20 minutos várias vezes ao dia.
PEQUENOS CUIDADOS: Você não precisa andar ou realizar suas tarefas como um robô ou um armário (rígido), mas precisa estar atento para não realizar movimentos desnecessários, que possam causar lesão e dor!
PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA Não inicie qualquer atividade física sem orientação médica. Procure praticar regularmente (entre 3 e 4 vezes por semana de preferência em dias alternados), lembrando de se alongar antes e depois.
EXERCÍCIOS RECOMENDADOS Alongamentos antes e depois de atividades físicas Exercícios específicos para a coluna
Nos dia a dia você pode realizar exercícios no trabalho:
Se você conseguir modificar aos poucos seus hábitos inadequados de postura, logo você poderá estar livre das crises freqüentes de dores nas costas.