1 Projeto Pedagógico C.A.T.L. Sala Partilha «Descobrimentos parte integrante da nossa história» Ano Letivo 2016-2017
2 Índice Página 1. Introdução 3 2. Caraterização do grupo 4 3. Organização e gestão do tempo 4 4. Fundamentação teórica 4 5. Competências transversais 6 6. Competências essenciais 6 7. Atividades a desenvolver 8 8. Conclusão 9
3 1. Introdução O Projeto Pedagógico de Sala da Partilha visa o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e é fundamental para realizar um trabalho orientado durante todo o ano letivo e também para um desenvolvimento harmonioso das crianças, pois tem como objetivo dar resposta às principais necessidades e interesses destas, respeitando-as individualmente. A elaboração, redação e implementação de um Projeto é um trabalho contínuo, ao longo de todo o ano letivo, pelo que os objetivos, o planeamento de atividades e as estratégias de implementação serão reequacionados. A principal meta da Educação é criar Homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe Jean Piaget. O tema do Projeto Pedagógico da Sala Partilha este ano letivo é denominado «Descobrimentos, parte integrante da nossa história», e com este pretende-se dar a conhecer às crianças alguns dos episódios que marcaram a grandiosa época dos Descobrimentos portugueses. Assim sendo, este projeto pedagógico explica o que vamos trabalhar ao longo do ano, fazendo referência às competências transversais e essenciais a atingir e ainda ao plano anual de atividades que contém as datas festivas a comemorar, ou seja, tem como finalidade dar a conhecer o trabalho que vai ser desenvolvido ao longo de todo o ano letivo.
4 2. Caraterização do Grupo O grupo de crianças da Sala Partilha é um grupo heterogéneo, constituído, atualmente, por 23 crianças, 9 raparigas e 14 rapazes, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Este grupo encontra-se organizado por diferentes anos de escolaridade, sendo que todas as crianças se encontram no 1º e 2º Ciclos no Ensino Básico. Assim sendo, existem 3 crianças que se encontram no 1º ano, 3 no 2º ano, 5 no 3º ano de escolaridade, 2 no 4º ano, 4 crianças no 5º ano e finalmente 6 no 6º ano, ou seja, no 2º Ciclo do Ensino Básico. 3. Organização e Gestão do Tempo A rotina da Sala Partilha é elaborada de forma a responder às necessidades e interesses das crianças, tendo em atenção os horários escolares e os horários das atividades curriculares e extracurriculares. 4. Fundamentação Teórica Portugal foi pioneiro na expansão marítima por conjugar alguns fatores políticos, sociais, econômicos e técnicos que possibilitaram a procura por novas rotas de comércio com os mercados orientais. Além disso, sua posição geográfica privilegiada no continente europeu facilitava o acesso ao oceano Atlântico, um espaço marítimo desconhecido pela maioria dos demais povos europeus. A grandiosidade da expansão marítima portuguesa resultou inclusive na produção de um dos maiores poemas épicos da Idade Moderna, os Lusíadas, escrito por Luís Vaz de Camões para retratar a saga de Vasco da Gama até chegar à cidade indiana de Calicute, em 1498.
5 Na nossa opinião é importante dar a conhecer às nossas crianças o conceito que vem relembrar como os portugueses são empreendedores destemidos. A época dos descobrimentos, quando os navegadores criaram as caravelas que eram ágeis, velozes e se lançaram por mares nunca de antes navegados, é o melhor exemplo. Com a invenção das caravelas e a evolução de outras tecnologias de apoio à navegação como o astrolábio, o quadrante, a bússola, a balestilha e o livro, que nas embarcações registava todos os dados que o navegador descrevia (texto e desenho) que ficou conhecido como diário de bordo. Assim conhecer esta parte importante da nossa história é o grande objetivo da escolha deste tema valorizando assim, os feitos dos nossos antepassados, dando-lhes a importância que merecem, uma vez que contribuíram para o que possuímos no presente; seja ao nível do conhecimento, das infra-estruturas ou simplesmente de hábitos que ainda hoje mantemos e que provavelmente continuarão a influenciar o futuro. Tendo em conta que o Projeto Educativo se centra no desenvolvimento de um processo, este tem como principais características: a construção progressiva, no sentido de uma flexibilidade que permite a adaptação dos meios aos fins; a situação num tempo e espaço determinados, ou seja, a especificidade do contexto de desenvolvimento, e ainda, o fato de ser mobilizador/dinamizador, uma vez que para o seu sucesso depende do empenhamento e do compromisso que é assumido por todos os intervenientes. Devido a todos estes fatores, surgiu a necessidade de elaborar para este novo ano letivo, um projeto relacionado com o estudo dum dos periodos mais marcantes da História de Portugal, através do tema «Descobrimentos, parte integrante da nossa história».
6 5. Competências Transversais Enumerar as condições geográficas, históricas, políticas, técnicas e científicas da prioridade portuguesa na expansão; Conhecer e compreender a influência da expansão marítima na ciências, na literatura e arte portuguesas resultantes do processo das descobertas; Reconhecer a maior ligação entre várias zonas do mundo operada pelas descobertas marítimas, Fomentar a curiosidade para a época dos descobrimentos; Conhecer a cronologia dos mesmos; Proporcionar a participação dos pais e de outros membros da comunidade no desenvolvimento do Projeto; Analisar e refletir sobre como os Descobrimentos contribuiram para o conhecimento da Terra e o relacionamento entre as suas várias civilizações; Descrever aspetos da vida a bordo nas caravelas. 6. Competências Essenciais Conhecer e compreender os desafios, as motivações e as condições para o pioneirismo português na expansão Fomentar o interesse pela histórias de Portugal; Identificar as principais datas dos descobrimentos; Conhecer os principais nomes ligados aos descobrimentos; Enumerar grandes obras literárias do tempo dos descobrimentos e seus autores sublinhando a sua relação com os descobrimentos.
7 Referir as características do estilo Manuelino e os principais monumentos Manuelinos. Salientar a introdução de novos produtos em vários continentes em resultado da expansão. Reconhecer em características étnicas, culturais, linguísticas e religiosas de diversas populações atuais a influência dos contactos estabelecidos ou promovidos pelos descobrimentos marítimos. Localizar património arquitetónico edificado pelos portugueses no seu antigo império.
8 7. Atividades a Desenvolver Meses Setembro Atividades Adaptação ao espaço, à equipa e aos colegas; Estação do Ano: Outono; Introdução ao Projeto de Sala. Outubro Halloween (dia 31); Novembro Dezembro Comemoração do dia de São Martinho (dia 11); Dia Nacional do Pijama (dia 22) Comemorações de Natal; Ida ao Circo e festa Natal (dia 16); Projeto da sala; Estação do Ano: Inverno; Janeiro Dia de Reis (dia 6); Comemoração do Carnaval, Fevereiro Festa de Carnaval (dia 24) Comemoração do dia dos Namorados (dia 14); Comemoração do dia do Pai (dia 21); Março Estação do Ano: Primavera; Dia Mundial da Floresta e da Árvore (dia 21); Ida à Kidzania (dia a confirmar); Abril Projeto da sala; Dia da Liberdade (dia 25); Maio Comemoração do dia da Mãe (dia 2); Comemoração do dia Mundial da Criança (dia 1); Junho Festa de Final de Ano (dia 3); Ida ao Jardim Zoológico (dia 26); Projeto da sala. Julho Ida á praia (de 10 a 14).
9 8. Conclusão Com a realização deste projeto, pretendemos que as nossas crianças realizem diversas aprendizagens e que adquiram novos saberes no que respeita ao conhecimento da história do nosso pais de modo a valorizá-lo e respeitá-lo. Pretendemos dar a conhecer ás nossas crianças um pouco da época dos descobrimentos portugueses. Visamos sensibilizar as crianças para a importância da história de Portugal e despertar-lhes o entusiasmo e a vontade de aprender sobre o passado do nosso país.