História do Brasil Expansão Marítima 2
Contexto europeu Transição da Idade Média para Idade Moderna
Contexto europeu Transição da Idade Média para Idade Moderna Idade Moderna: Renascimento Cultural, formação dos Estados, absolutismo, mercantilismo.
O MUNDO MEDIEVAL [Parte 1]
Fonte: wikipedia.com
Gênesis 2 10 Deste lugar de delícias saía um rio para regar o paraíso, o qual dali se divide em quatro braços. 11 O nome do primeiro é Fision (...) 13 O nome do segundo rio é Gion (...) 14 O nome, porém do terceiro rio é Tigre, que corre para a banda dos Assírios. E o quarto rio é o Eufrates.
Fonte: wikipedia.com
Fonte: wikipedia.com 9
Marco Polo, O Livro das Maravilhas, 1298. 10
Angamã é uma ilha muito grande, sem lei nem rei. Os habitantes são idólotras, vivem como os animais selvagens (...) têm cabeça e dentes de cão, e a sua cara parece-se com a dos mastins. São muito cruéis e comem quantos homens possam apanhar e que não sejam de sua tribo.
Fonte: wikipedia.com Expansão Marítima 12
Fonte: wikipedia.com
O MUNDO RENASCENTISTA [Parte 2]
Fonte: wikipedia.com Expansão Marítima 15
Fonte: wikipedia.com Expansão Marítima 16
Fonte: Liber notabilium Philippi septimi francorum regis, a libris Galieni extractus, 1345, Gui de Pavie, Chantilly, Musée Condé 1345 Expansão Marítima
Fonte: Andreas Vesalius. De Humani Corporis Fabrica (1555) 1555 Expansão Marítima
Fonte: wikipedia.com 1460 Expansão Marítima
Fonte: wikipedia.com 1504 Expansão Marítima
Renascimento cultural Renascimento urbano Renascimento comercial Mercantilismo
Fonte: wikipedia.com Expansão Marítima Metalismo Comércio de especiarias
Fonte: wikipedia.com Expansão Marítima
Fonte: wikipedia.com 24
25 Fonte: wikipedia.com
Fonte: wikipedia.com Expansão Marítima Ilustração do Sistema Solar no manuscrito de Copérnico na obra Das Revoluções das esferas celestes
Fonte: wikipedia.com Expansão Marítima Ilustração de Andreas Vesalius na obra Da Organização do Corpo Humano
(UFJF-2012) As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realidade que se estruturou entre os séculos XVI e XVIII. Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, responda ao que se pede:
a)que processo histórico pode ser identificado pelas referências acima? b)cite e analise uma característica desse novo modo de conceber o conhecimento.
Respostas: a) Podemos identificar caracteríticas do Renascimento. b) O racionalismo presente em diversos aspectos do pensamento renascentista modificou a maneira de representar e compreender o mundo.
FORMAÇÃO DOS IMPÉRIOS COLONIAIS [Parte 3]
Fonte: wikipedia.com Espanha Expansão Marítima Colombo (1492)
Fonte: wikipedia.com Expansão Marítima Portugal Cabral (1500)
Fonte: wikipedia.com
Fonte: wikipedia.com Expansão Marítima
Fonte: wikipedia.com
Fonte: wikipedia.com Expansão Marítima
Fonte: wikipedia.com
O regime do comércio colonial isto é, o exclusivismo metropolitano no comércio colonial constituiu-se ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, no mecanismo através do qual se processava a apropriação por parte dos mercadores das metrópoles dos lucros excedentes gerados nas economias coloniais. (Fernando Novais)
(Fuvest-2008) Os cosmógrafos e navegadores de Portugal e Espanha procuram situar estas costas e ilhas da maneira mais conveniente aos seus propósitos. Os espanhóis situam-nas mais para o Oriente, de forma a parecer que pertencem ao Imperador (Carlos V); os portugueses, por sua vez, situam-nas mais para o Ocidente, pois deste modo entrariam em sua jurisdição. Carta de Robert Thorne, comerciante inglês, ao rei Henrique VIII, em 1527. O texto remete diretamente
a) à competição entre os países europeus retardatários na corrida pelos descobrimentos. b) aos esforços dos cartógrafos para mapear com precisão as novas descobertas. c) ao duplo papel da marinha da Inglaterra, ao mesmo tempo mercantil e corsária. d) às disputas entre países europeus, decorrentes do Tratado de Tordesilhas. e) à aliança das duas Coroas ibéricas na exploração marítima.
Diego Lopez Professor 42