CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO ANTROPOLOGIA CULTURAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO ANTROPOLOGIA CULTURAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO"

Transcrição

1 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: HISTÓRIA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 7 (SETE) ANOS LETIVOS B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = H/AULA CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO ANTROPOLOGIA CULTURAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO DIDÁTICA EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA EM PORTUGUÊS INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS HISTÓRIA ANTIGA HISTÓRIA MEDIEVAL Carga Horária / Total Anual ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO POLÍTICA EDUCACIONAL, LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INTEGRAÇÃO SOCIAL HISTÓRIA MODERNA GEOGRAFIA APLICADA A HISTÓRIA HISTÓRIA DA AMÉRICA SOCIOLOGIA GERAL Carga Horária / Total Anual ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (ADOLESCÊNCIA E APRENDIZAGEM) INFORMÁTICA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PESQUISA EM HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA HISTÓRIA DO PARANÁ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Carga Horária / Total Anual

2 4.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ REQUISITO HISTÓRIA DA ARTE HISTÓRIA DO BRASIL II HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Carga Horária / Total Anual R E S U M O CONTEÚDOS CURRICULARES DE NATUREZA CIENTÍFICO-CULTURAL PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO (*) ATIVIDADES COMPLEMENTARES: ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (*) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO H/A 480 H/A 480 H/A 240 H/A H/A OBSERVAÇÃO: (*) As cargas horárias destinadas ao Estágio Supervisionado e às Atividades Complementares serão cumpridas fora do horário de aula previsto para o funcionamento do curso, e mediante regulamento próprio aprovado e divulgado pelo Colegiado de Curso. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 1.ª SÉRIE Disciplina: ANTROPOLOGIA CULTURAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO Antropologia como ciência social e seus conceitos básicos. A origem da humanidade sob a ótica da Antropologia, as fases do desenvolvimento humano, com ênfase nas questões culturais no contexto sócio-histórico brasileiro. Disciplina: EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA EM Presencial PORTUGUES X Práticas de leitura e produção de textos. Análise lingüística. Destaque para os elementos demonstrativos do conhecimento teórico gramatical.

3 Disciplina: DIDÁTICA Presencial X Fundamentação teórica e prática da história didática, das tendências pedagógicas, dos métodos, técnicas recursos e meios de ensino, do currículo da avaliação e do planejamento de ensino para posterior utilização; a integração do educando nos planos social, político/econômico; ação educativa, visando uma sociedade mais justa e democrática. Disciplina: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS Carga Horária Total: 160 Noções introdutórias sobre a História. Estudo das múltiplas correntes historiográficas e de seus referenciais teórico-metodológicos como modelos explicativos da história em sua dupla dimensão; do saber e realidade empírica; as concepções de história a partir das escolas historiográficas dos séculos XIX e XX. Disciplina: HISTÓRIA ANTIGA Carga Horária Total: 160 A antiguidade da Europa Oriental, com ênfase nas manifestações políticas, econômicas, mental, social e cultural; o Modo de Produção Escravista; as Cidades-Estados na Grécia Antiga; o Helenismo; a República e o Império Romano. A luta de classes na Antigüidade; O Cristianismo. Disciplina: HISTÓRIA MEDIEVAL O (pré) conceito de Idade Média e seu significado para o mundo ocidental. A organização estrutural da Idade Média: estruturas econômicas, sociais e políticas; a organização sóciocultural: estruturas eclesiásticas, culturais e mentais.

4 2.ª SÉRIE Disciplina: HISTÓRIA DA AMÉRICA Áreas coloniais na América e acumulação capitalista. Estruturas econômicas, políticas, sociais e manifestação culturais. Crise do Sistema colonial e movimentos de independência. Formação e evolução histórica dos Estados Nacionais americanos. As sociedades americanas nos séculos XIX e XX e sua inserção na ordem internacional capitalista. Disciplina: HISTÓRIA MODERNA Economia e política dos séculos XV ao XVIII - absolutismo e mercantilismo no continente europeu: a estrutura dos estados de Portugal, Espanha, França e Inglaterra. Sociedade e cultura dos séculos XV ao XVIII renascimento cultural, reforma protestante, contra-reforma católica. O nascimento de um novo conceito de ciência. Disciplina: EDUCAÇÃO ESPECIAL E Presencial INTEGRAÇÃO SOCIAL X Educação Especial e seus Fundamentos Teóricos. Caracterização e classificação do Portador de Necessidades Educativas Especiais. Integração Social, pela efetivação da equiparação de oportunidades para todos. Disciplina: GEOGRAFIA APLICADA A HISTÓRIA O espaço geográfico. Orientação, localização e representação da terra. Globalização dos problemas ambientais. A concepção de Estado e as relações internacionais, a partir das transformações geopolíticas da humanidade no pós-guerra. Disputas pelo redimensionamento do espaço mundial. Mercado e nações: globalização. As relações homem-poder-espaço.

5 Disciplina: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, Presencial LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA X A Educação como direito. Ordenamento constitucional e legal dos sistemas de ensino. A escola e o contexto das políticas educacionais. Organização e dinâmica da escola: projeto políticopedagógico. (PCC) Investigação da realidade escolar: finalidades, propostas e ações, tendo em vista a organização administrativa e pedagógica das instituições educativas. Disciplina: SOCIOLOGIA GERAL Contexto histórico do surgimento das Ciências Sociais, sobretudo a Sociologia, suas três principais teorias, autores e conceitos básicos; a Sociologia no Brasil. 3.ª SÉRIE Disciplina: HISTÓRIA DA FILOSOFIA Características fundamentais do pensamento Moderno. A Renascença. Os principais pensadores renascentistas e suas idéias. O racionalismo, o empirismo, o iluminismo e o idealismo com seus principais pensadores e as suas idéias. Características fundamentais do pensamento contemporâneo. Filosofia contemporânea e suas escolas: Círculo de Viena e Escola de Frankfurt. Disciplina: INFORMÁTICA EDUCACIONAL E Presencial COMUNICAÇÃO X O uso pedagógico do computador. A evolução histórica deste processo. Educação a Distância. Software Educacionais e suas aplicabilidades. Recursos Tecnológicos na Educação. Comunicação via Internet. Investigação da realidade escolar com a Metodologia do Aprender a Aprender ou Aprender pela Pesquisa. A Internet como agente de pesquisa, propostas, ações e aplicabilidade pedagógica nas escolas. (PCC).

6 Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PESQUISA EM HISTÓRIA O senso comum e a ciência. O desenvolvimento da filosofia e o surgimento da ciência moderna. Os métodos e a metodologia da pesquisa científica nas ciências humanas. A prática da pesquisa em História. Os documentos e as diferentes abordagens. Disciplina: HISTÓRIA DO BRASIL I As relações econômicas, políticas, sociais e culturais desenvolvidas no Brasil no período colonial. O processo histórico brasileiro: da vinda da Família Real Portuguesa à queda do Império. Evolução política social: quadro econômico, administrativo e cultural. Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Presencial (ADOLESCÊNCIA E APRENDIZAGEM) X A Psicologia como área de conhecimento, sua natureza interdisciplinar, dimensão biossocial e a relação com a educação por meio de estudos sobre a aprendizagem e seus tipos. Motivação: hierarquia de necessidades básicas e o papel da aprendizagem na satisfação dessas necessidades. Características do desenvolvimento humano: aspectos físico-motor, emocional, social e cognitivo. Adolescência: caracterização da fase, transição para a vida adulta e o mundo atual. Temáticas atuais na Psicologia da educação. Disciplina: HISTÓRIA DO PARANÁ Carga Horária Total: 120 A sociedade paranaense: propriedade, trabalho e ideologia, através da análise documental e das diferentes abordagens historiográficas. Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 200 C/H teórica: Análise do universo escolar, das práticas pedagógicas de das fontes existentes no processo de construção do conhecimento do ensino de história. O processo do conhecimento e do desenvolvimento das sociedades históricas a partir da realização do estágio de observação e de regência na disciplina de história no ensino fundamental.

7 4.ª SÉRIE Disciplina: HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA Estruturas e conjunturas sócio-econômicas, culturais e político-institucionais que caracterizaram as formas de desenvolvimento do mundo contemporâneo; os movimentos e processos revolucionários anticapitalistas. As relações internacionais contemporâneas; a formação e desdobramento de blocos de poder nas tendências globais de economia e nos processos de construção dos Estados Nacionais na Ásia e na África. Disciplina: HISTÓRIA DO BRASIL II 80 Carga Horária Total: 240 As manifestações sociais, políticas, econômicas e culturais no Brasil na primeira metade do séculoxix ( ), bem como a partir da segunda metade do século XX com o desenvolvimento de situações concretas da prática escolar, tendo como referência a História do Brasil. Presencial Disciplina: HISTÓRIA DA ARTE X Arte no transcorrer da evolução da sociedade; a recepção da obra de arte pelo viés histórico. Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO 280 Carga Horária total: 280 C/H teórica: O universo escolar das práticas pedagógicas de das fontes existentes no processo de construção do conhecimento do ensino de história. O processo do conhecimento e do desenvolvimento das sociedades históricas a partir da realização do estágio de observação e de regência na disciplina de história no ensino médio.

MATRIZ CURRICULAR LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS

MATRIZ CURRICULAR LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS MATRIZ CURRICULAR Curso: LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS Graduação: LICENCIATURA Regime: SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR CURSO: GRADUAÇÃO: REGIME: DURAÇÃO: INTEGRALIZAÇÃO: MATEMÁTICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS MÍNIMO: 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS A) TEMPO TOTAL MÁXIMO: 07

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = H/AULA CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.

MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = H/AULA CURRICULO PLENO 1.ª SÉRIE 2. MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

Tabela 25 Matriz Curricular do Curso de História - Licenciatura

Tabela 25 Matriz Curricular do Curso de História - Licenciatura Matriz Curricular A Matriz Curricular a seguir apresentada faz a indicação de todos os componentes que já foram oferecidos até o momento, cada aluno deverá cursar, obrigatoriamente, a carga mínima definida

Leia mais

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE História Antiga 04 Análise da Historiografia relativa à Antiguidade Clássica, incluindo as diferentes apropriações contemporâneas. Constituição da noção

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA BRAGANÇA PAULISTA 2017 de Natureza 1º SEMESTRE Componentes da Antiguidade Oriental 04 80 do Brasil Colônia I 04 80 Estratégias de Leitura e Produção

Leia mais

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA - Grade Curricular Sugerida (C/H) Primeiro Período Seminário, Educação e Sociedade 40 Introdução aos Estudos Históricos

Leia mais

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I)

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE HISTÓRIA IRATI (Currículo iniciado em 2010) ANTROPOLOGIA CULTURAL C/H 68 (1364/I) Estudo das teorias da antropologia cultural e social e da etnografia voltadas para

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO CURSO DE UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO LISTA DE COMPONENTES/DISCIPLINAS POR ÁREA (em breve, incluiremos as ementas, em cada componente) Tempo Mínimo: 08 semestres Tempo Máximo: 14 semestres Total:

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA BRAGANÇA PAULISTA 2017 MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1º Semestre Nº de Aulas Carga Horária Brinquedoteca: jogos e brincadeiras

Leia mais

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS Perfil: LPH001-1 PERFIL CURRICULAR Código INEP: 14514 Descrição: PROJETO PEDAGÓGICO LIC. EM HISTÓRIA 2014-1 Curso: LICENCIATURA EM HISTÓRIA Início da Validade: 2014.1 Data de Emissão: 08/05/2018 19:53

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: MATEMÁTICA LICENCIATURA PLENA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P.

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P. Anexo DISCIPLINAS OPTATIVAS DO CURSO A) Disciplinas Optativas do Eixo da Formação Científico-Cultural FCH358 - Antropologia do Imaginário: Analisar a constituição do imaginário social, a partir de uma

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História.

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História. Ementário No que concerne ao presente projeto de Licenciatura História, é fundamental assinalar que os Eixos do Conhecimento possuem ementas gerais que orientam a elaboração das ementas específicas de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 93 DE 24 DE JUNHO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº. 93 DE 24 DE JUNHO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº. 93 DE 24 DE JUNHO DE 2014. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e o contido no Processo nº. 23005.002259/2008-14

Leia mais

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico.

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico. 1ª Série 6EDU081 DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A O planejamento de ensino como requisito essencial na organização do trabalho docente. Planejamento: Tipos, elementos constitutivos e planos

Leia mais

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, CEP Tel. 0** (42) Ponta Grossa Pr. -

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, CEP Tel. 0** (42) Ponta Grossa Pr. - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Turno: MATUTINO/NOTURNO Reconhecido pelo Decreto nº 62.690 de 10.05.68, D.O.U. de 16.05.68. Para completar o curso de graduação Pedagogia

Leia mais

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS RESOLUÇÃO N. 163/2011 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em História - Titulação: Licenciatura O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, no uso de suas atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 10, DE 07 DE MARÇO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº. 10, DE 07 DE MARÇO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº. 10, DE 07 DE MARÇO DE 2017. O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Módulo: 20 semanas Dias letivos: 100 Integralização: Tempo mínimo: 3 anos

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Módulo: 20 semanas Dias letivos: 100 Integralização: Tempo mínimo: 3 anos EIXOS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Módulo: 20 anas Dias letivos: 100 Integralização: Tempo mínimo: 3 anos DISCIPLINAS 1º Avaliação Educacional Didática Gestão Escolar História da Educação Língua Brasileira

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11/2002

RESOLUÇÃO Nº 11/2002 RESOLUÇÃO Nº 11/2002 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias; CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 7.239/01-31

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - DESCRITORES DE DESEMPENHO DO ALUNO: História - 3.º CICLO 7º ANO História ESCALAS Fraco (05 19%) INSUFICIENTE (20 % - 49%) SUFICIENTE (50% - 69%) BOM (70% - 89%) MUITO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Licenciatura)

UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Licenciatura) UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO (Licenciatura) 1º SEMESTRE CH 450 CRED 26 SOCIOLOGIA (2) DCHL 810 2º SEMESTRE CH 450 CRED 27 (2) DCHL 817 3º SEMESTRE CH

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PQD ESTRUTURA CURRICULAR A (Cursos que iniciam em janeiro) CÓDIGO DISCIPLINA CH Cr.

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PQD ESTRUTURA CURRICULAR A (Cursos que iniciam em janeiro) CÓDIGO DISCIPLINA CH Cr. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO M ARANHÃO - UEM A CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PQD ESTRUTURA CURRICULAR A (Cursos que iniciam em janeiro) CÓDIGO DISCIPLINA CH Cr. 89106 Filosofia 60 04???????????????? Metodologia

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 7 (SETE) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = H/AULA CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 7 (SETE) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = H/AULA CURRÍCULO PLENO Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: SOCIAL BACHARELADO JORNALISMO MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização:A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS

Leia mais

4. ESTRUTURA CURRICULAR CURRÍCULO PLENO. Tabela 15: curso de Licenciatura em Artes Visuais

4. ESTRUTURA CURRICULAR CURRÍCULO PLENO. Tabela 15: curso de Licenciatura em Artes Visuais 4. ESTRUTURA CURRICULAR CURRÍCULO PLENO Tabela 15: curso de Licenciatura em Artes Visuais DESDOBRAMENTO DAS ÁREAS/MATÉRIAS EM DISCIPLINAS Área/Matéria Código Disciplinas C/H 1. Formação GERAL (Núcleo Reflexivo

Leia mais

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP Ano letivo de 2016-2017 1. Aulas previstas (tempos letivos) Programação do 5º ano 5º1 (45m) 5º2 (45m) 5º3 (45m) 1º período 37 aulas 2º período 27 aulas 3º período 22 aulas

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LIC. EM HISTÓRIA NOTURNO - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 116 Optativos: 40.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LIC. EM HISTÓRIA NOTURNO - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 116 Optativos: 40. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:34:24 Curso : LIC. EM HISTÓRIA

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 0993/I C/H 68 Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de ensino:

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Autorizado pela Resolução CEPE n.º 041, de 27.03.07. Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação à distância em Licenciatura em História,

Leia mais

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia 1. Mitologia e Pré-socráticos 2. Sócrates, sofistas 3. Platão 4. Aristóteles 5. Epistemologia racionalismo e empirismo 6. Ética aristotélica

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h Pedagogia 1º Semestre Filosofia e Educação ED0003/ 60h Ementa: Fundamentação teórica dos conceitos básicos de Filosofia. Distinção entre Ciências e Filosofia. O estudo e a análise da aplicação sistemática

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O N.º 0069/2010 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 10/08/2010. João Carlos Zanin, Secretário Aprovar Projeto Pedagógico

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES CONTEÚDOS CURRICULARES Informática Aplicada à Educação Carga Horária: 40 horas Histórico da informática na educação. Familiarização com softwares, sistemas Operacionais

Leia mais

PEDAGOGIA. COORDENADOR José Henrique de Oliveira

PEDAGOGIA. COORDENADOR José Henrique de Oliveira PEDAGOGIA COORDENADOR José Henrique de Oliveira jenrique@ufv.br 350 Currículos dos Cursos do CCH UFV Currículo do Curso de Pedagogia Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA

CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA ICHLA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA Currículo Novo - 2010/02 - Noturno. RECONHECIMENTO RENOVADO PELA PORTARIA Nº 1.657, DE 07/10/2010 - D.O.U. DE 08/10/2010

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Informação aos Pais / Encarregados de Educação Programação do 5º ano Turma 1 1. Aulas previstas (Tempos letivos) 2. Conteúdos a leccionar

Leia mais

Matriz de Referência de HISTÓRIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de Referência de HISTÓRIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H01 Identificar diferentes tipos de modos de trabalho através de imagens. X H02 Identificar diferentes fontes históricas. X H03 Identificar as contribuições de diferentes grupos

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Currículo nº 7

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Currículo nº 7 CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Turno: NOTURNO Currículo nº 7 Reconhecido pelo Decreto n o 3., de 10.0.53, D.O.U. nº de 0.0.53. Renovação de Reconhecimento Decreto nº. 805, de.09.10. D.OE. nº 8309 de.09.10

Leia mais

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO PÁGINA: 1 INGRESSOS DE 20041 161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 NÚMERO MÁXIMO DE PERÍODOS 9 CARGA HORÁRIA 3640 1 132 FUNDAMENTOS ÉTICOS DE EDUCAÇÃO 30 OBRIGATORIA

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, CEP Tel. 0** (42) Ponta Grossa Pr. -

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, CEP Tel. 0** (42) Ponta Grossa Pr. - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E GESTÃO EDUCACIONAL Turno: MATUTINO/NOTURNO Reconhecido pelo Decreto nº 3.554 de 15.02.01, D.O.E. de 16.02.01. Para completar o currículo

Leia mais

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira 72 118 2447 4 4 Ciências Sociais 2447 Antropologia I Noturno 3a feira 72 118 2447 0 0 Ciências Sociais 6547 Sociologia I Vespertino 4a feira 72

Leia mais

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o DISCIPLINA: História A - EMENTA O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o conhecimento de saberes construídos

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA Sem Código Nome da Disciplina no Currículo CH PCC Créd. 1 GEO0028 Geografia Física I 80 20 4 1 GEO0029 Introdução à Geografia 80 4 1 GEO0030 Geografia da População

Leia mais

FAM - FACULDADE METROLITANA DE PETROLINA MATRIZ CURRICULAR DE SERVIÇO SOCIAL /

FAM - FACULDADE METROLITANA DE PETROLINA MATRIZ CURRICULAR DE SERVIÇO SOCIAL / FAM - FACULDADE METROLITANA DE PETROLINA MATRIZ CURRICULAR DE SERVIÇO SOCIAL / 2016.2 COMPONENTE CURRICULAR TEÓRICA PRÁTICA CRÉDITOS Ciência Política 30 0 2 Leitura e Produção de textos 60 0 4 Metodologia

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Currículo nº 7 Até 2011

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Currículo nº 7 Até 2011 CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Turno: NOTURNO Currículo nº 7 Até 2011 Reconhecido pelo Decreto n o 32.242, de 10.02.53, D.O.U. nº 42 de 20.02.53. Renovação de Reconhecimento Decreto nº. 8405, de 22.09.10.

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC P O R T A R I A N o 0 3 4 / 2 0 1 5 O DIRETOR GERAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, RESOLVE, EMITIR PORTARIA DE MIGRAÇÃO CURRICULAR

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 12/2017, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Aprova a redução de carga horária total do Curso de Graduação em Filosofia, grau Licenciatura, e dá outras providências. O CONSELHO DE GRADUAÇÃO DA, no uso

Leia mais

As contribuições da Filosofia para a compreensão do sujeito sócio-histórico. As contribuições da História à construção do pensamento educacional

As contribuições da Filosofia para a compreensão do sujeito sócio-histórico. As contribuições da História à construção do pensamento educacional I A PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DE SEUS ATORES FACULDADE METODISTA GRANBERY FMG MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR N 13 1 AO 8 PERÍODO INÍCIO 2 /12 TURMA 2 /12 1 PERÍODO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico REMATRÍCULA 2 SEMESTRE 2018 Tabela de vagas remanescentes do 1 período de rematrícula, disponíveis para o 2º período de rematrícula (27/07 a 29/07/2018). Atenção: Disciplinas que não possuem mais vagas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V GRUPO DA ÁREA DISCIPLINAR DE HISTÓRIA História e Geografia de Portugal Informação aos Pais / Encarregados de Educação, turma 3 Programação do 5º ano 1. Aulas previstas (tempos letivos) 5º1 5º2 1º período

Leia mais

Conteúdos Programáticos do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol Matriz

Conteúdos Programáticos do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol Matriz Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Conteúdos Programáticos do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol Matriz 2016.2 Coordenadora Prof.ª Me. Luciana Novais Maciel ARACAJU - SERGIPE 2016/2

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 1 Noturno Currículo nº 1 Até 2012

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 1 Noturno Currículo nº 1 Até 2012 CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 1 Noturno Currículo nº 1 Até 2012 Reconhecido pelo Decreto nº 3.554 de 15.02.01, D.O.E. nº. 5929 de 16.02.01. Renovação

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2017/ História 7º/8º Ano

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2017/ História 7º/8º Ano Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar 2017/ 2018 História 7º/8º Ano Informação aos Encarregados de Educação Descritores localização no tempo Instrumentos de Avaliação Fichas de Avaliação

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Prof. Dr. Marco Antonio Franciotti

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Prof. Dr. Marco Antonio Franciotti Documentação: Portaria nº177/mec, de 18/04/2013, publicado no DOU em 19/04/2013 Resolução 005/CEG/2007, de 06 de junho de 2007 Objetivo: Titulação: Diplomado em: Licenciado em Filosofia Filosofia Período

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1 a FASE CÓD DISCIPLINAS EIXO C/H Créditos Filosofia da I Epistemologia Introdução à Ciência Epistemologia Científica educativa Português Comunicação e expressão

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR CURSO: GRADUAÇÃO: REGIME: DURAÇÃO: INTEGRALIZAÇÃO: QUÍMICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS MÍNIMO: 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS A) TEMPO TOTAL MÁXIMO: 07 (SETE)

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Ano Letivo 017-018 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) TEMA A- A Península

Leia mais

Informação aos Pais / Encarregados de Educação Programação do 5º Ano. Turmas 5º1 5º2 5º3. 1º Período 38 aulas 38 aulas 38 aulas

Informação aos Pais / Encarregados de Educação Programação do 5º Ano. Turmas 5º1 5º2 5º3. 1º Período 38 aulas 38 aulas 38 aulas DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Programação do 5º Ano 1.Aulas previstas (tempos letivos de 45 minutos) 5º1 5º2 5º3 1º 38 aulas 38

Leia mais

ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS

ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS P á g i n a 1 ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS 2º SEMESTRE M- Exames/P-fólios agendados para o período da manhã (início às 10.00 horas de Portugal continental) 11002 A Leitura na Adolescência

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA Matriz Curricular do Curso de Pedagogia 2014-2017 * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto -------- Fundamentos Históricos Filosóficos da Educação -------- Fundamentos Socioeconômicos da Educação --------

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO FIL02457 - FILOSOFIA POLÍTICA I (60 h, OBR) O homem e sua ação política. A noção de polis no pensamento grego antigo e seus desdobramentos

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PROLICEN Currículo nº 1

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PROLICEN Currículo nº 1 CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PROLICEN Turno: INTEGRAL Currículo nº 1 Reconhecido pelo Decreto N.º 5.392, de 24.07.12, D.O.E. nº 8.761 de 24.07.12. Para completar o currículo pleno do curso superior

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC P O R T A R I A N o 0 3 5 / 2 0 1 5 O DIRETOR GERAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, RESOLVE, EMITIR PORTARIA DE MIGRAÇÃO CURRICULAR

Leia mais

Dinâmica Curricular 2011 versão 8

Dinâmica Curricular 2011 versão 8 : Dinâmica Curricular 2011 versão 8 1º Período História da Educação DCH25 60 ----- ----- 60 ntrodução à Pedagogia DCH310 30 ----- ----- 30 Sociologia da Educação DCH55 60 ----- ----- 60 Filosofia da Educação

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Critérios Específicos 2017/18. História e Geografia de Portugal 5º e 6º ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Critérios Específicos 2017/18. História e Geografia de Portugal 5º e 6º ano Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios Específicos 2017/18 5º Ano A A Península Ibérica: localização e quadro natural; B - A Península Ibérica: dos primeiros povos à formação de Portugal

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 006, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 006, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 006, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer

Leia mais

Ementário das disciplinas

Ementário das disciplinas Ementário das disciplinas 100 h/a - Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos Ementa: Estudo das problemáticas de alfabetização de adultos na realidade brasileira. Da alfabetização de jovens e adultos

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 1 Noturno Currículo nº 1

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 1 Noturno Currículo nº 1 CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 1 Noturno Currículo nº 1 Reconhecido pelo Decreto nº 3.554 de 15.02.01, D.O.E. nº. 5929 de 16.02.01. Renovação de Reconhecimento

Leia mais

CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS

CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS Autorizado pela Resolução CEPE n.º 041, de 27.03.07. Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA

DISCIPLINA DE HISTÓRIA DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 6º ano Estabelecer relações entre presente e passado permitindo que os estudantes percebam permanências e mudanças nessas temporalidades. Desenvolver o raciocínio crítico

Leia mais

Componentes Curriculares: Letras Português. 1º Período CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA P R O G R A M A

Componentes Curriculares: Letras Português. 1º Período CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA P R O G R A M A Componentes Curriculares: Letras Português 1º Período DISCIPLINA: Teoria Literária I H113384 Introdução aos estudos literários. Conceitos e funções da literatura. Relações entre a literatura, a sociedade

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS

CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS P á g i n a 1 Caro(a) estudante: Encontra se disponível o calendário de provas presenciais para o ano letivo 2014/15. O referido calendário foi elaborado tendo por base

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, CEP Tel. 0** (42) Ponta Grossa Pr. -

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, CEP Tel. 0** (42) Ponta Grossa Pr. - CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA - EaD Autorizado pelo... Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação à distância em Licenciatura em História, o acadêmico deverá perfazer um total

Leia mais

6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria.

6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria. HABILITAÇÃO: BACHARELADO 1ª Série 6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria. 6GEO054 CLIMATOLOGIA Bases teóricas da climatologia:

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: História - Licenciatura Campus: Cabo Frio SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Licenciatura em História tem por missão a formação profissional do Licenciando para o exercício do magistério

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

GRADE CURRICULAR SERVIÇO SOCIAL 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

GRADE CURRICULAR SERVIÇO SOCIAL 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE GRADE CURRICULAR SERVIÇO SOCIAL 1º SEMESTRE Ciência Política 30 0 30 2 Leitura e Produção de textos 0 4 Metodologia científica 0 4 Antropologia 30 0 30 2 Introdução ao Serviço Social 30 90 6 Sociologia

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E GESTÃO EDUCACIONAL - UAB Turno: INTEGRAL Currículo nº 1 Reconhecido pela Resolução CEPE n.º 230, de 16.12.08. Para completar o currículo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA INTEGRADA EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA

MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA INTEGRADA EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA INTEGRADA EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA O curso de Licenciatura Integrada e História e Geografia foi estruturado para ser finalizado em, no mínimo, 04 anos e meio e, no máximo,

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA 85 PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA Curso:Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Série/Período: 2º Ano Carga Horária: 40 h/a (33 h/r) Docente

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 25 DE MARÇO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 25 DE MARÇO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.652, DE 25 DE MARÇO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Leia mais

Currículo nº 2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

Currículo nº 2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE BACHARELADO EM HISTÓRIA Turno: VESPERTINO Currículo nº 2 Reconhecido pelo Decreto N.º 6.862, de 30.06.06, D.O.E. nº 7.258 de 30.06.06. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº 3.140 de 28.10.11,

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE BACHARELADO EM HISTÓRIA Turno: VESPERTINO Currículo nº 2 Reconhecido pelo Decreto N.º 6.862, de 30.06.06, D.O.E. nº 7.258 de 30.06.06. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº 3.140 de 28.10.11,

Leia mais

Resolução 005/90 - CONSEPE

Resolução 005/90 - CONSEPE Resolução 005/90 - CONSEPE Aprova a estrutura e a organização curricular do curso de licenciatura plena em História, do Centro de Ciências da Educação. O Reitor da Universidade para o Desenvolvimento do

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 092, DE 07 DE DEZEMBRO DE APROVA PROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UEPG.

RESOLUÇÃO CEPE Nº 092, DE 07 DE DEZEMBRO DE APROVA PROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UEPG. RESOLUÇÃO CEPE Nº 092, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2010. APROVA PROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UEPG. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais