EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*."

Transcrição

1 EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três algarismos. Na codificação das disciplinas temos o seguinte padrão: 1. O algarismo das centenas indica o nível em que a disciplina é ministrada: 001 a disciplina pré-universitária 100 a disciplina básica de graduação 200 a disciplina básica de graduação 300 a disciplina profissionalizante de graduação 400 a disciplina profissionalizante de graduação 2. O algarismo das dezenas indica o grupo de ensino a que pertence a disciplina dentro do departamento, independentemente do nível em que é ministrada. 3. O algarismo das unidades indica a disciplina dentro de seu nível e grupo de ensino. Em seguida ao código, consta o título da disciplina, acompanhado de uma codificação indicando o número de créditos, a carga horária semanal teórica, a carga horária semanal prática, o período letivo em que é ministrada e, quando for o caso, os prérequisitos exigidos para a disciplina. No exemplo temos: TAL484 Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. Disciplina de nível profissionalizante de 6 créditos, com quatro horas semanais de aulas teóricas, duas horas semanais de aulas práticas, oferecida nos primeiros e segundos semestres letivos de cada ano, possuindo como pré-requisito a disciplinas MBI 130 e como pré ou co-requisito a disciplina TAL 472. Prérequisito indica a necessidade da disciplina ter sido cursado previamente. Pré ou co-requisito indica que a disciplina pode ter sido cursada anteriormente ou que ambas podem ser cursadas no mesmo período letivo. Abaixo da identificação de cada disciplina segue-se sua Ementa, que é a relação dos títulos das unidades didáticas que compõem o seu programa analítico. E M E N T Á R I O

2 UFV Catálogo de Graduação Departamento de História GRUPOS 1 - Teoria e Metodologia da História 2 - História Geral 3 - História do Brasil 4 - História da América 5 - História Temática 6 - Didático Pedagógicas e Estágio 7 - Outros DISCIPLINAS HIS110 Introdução aos Estudos Históricos 4(4-0) I. A História no contexto atual. O conhecimento histórico: noções básicas de natureza epistemológica. História: Ciência dos homens no tempo. O tempo e o espaço como lugares de inteligibilidade da realidade histórica. O processo de construção do conhecimento histórico. HIS111 História e Patrimônio 6(4-2) I. O conceito de patrimônio. Política cultural e legislação do patrimônio histórico e cultural. A formação do historiador e as instituições de tratamento da memória. HIS120 História Antiga 4(4-0) I. As idéias sobre a formação dos primeiros povoados humanos e a passagem das relações tribais para as grandes sociedades ou as chamadas civilizações do oriente. A Antiguidade Clássica: relações sócio-culturais no mundo grego. A Antiguidade Clássica: relações sócio-culturais no mundo romano. HIS121 Formação do Mundo Contemporâneo 4(4-0) I. História: uma das formas de conhecimento humano. Das sociedades primitivas às sociedades medievais: uma síntese. Formação do mundo moderno: capitalismo e industrialização. O século XIX e o imperialismo. O século XX: revoluções e globalização. Temas histórico-regionais contemporâneos (Seminários). HIS122 História Econômica I 4(4-0) I e II. Historiografia, teoria e método em história econômica. A acumulação primitiva de capital e o debate sobre a transição do feudalismo para o capitalismo. O milagre europeu e a expansão ultramarina. Economias pré-industriais, mercados e protoindustrialização. Redes mercantis e economias urbanas nos séculos XVI a XVIII. Dinâmicas agrárias nas sociedades pré-industriais. Estado e mercados no antigo regime. A revolução industrial na Inglaterra.

3 666 Ementário UFV HIS123 História Econômica II 4(4-0) I e II. HIS122. Instituições, dependência de trajetória e história econômica. Economia européia e economia mundo no século XIX. A emergência dos grandes conglomerados industriais e a segunda revolução industrial. Democracia, socialismo e capitalismo. A grande depressão nos Estados Unidos e na Europa: causas e desdobramentos. Fordismo, regulação e Welfare State. Mudanças institucionais no pós-guerra: Bretton Woods, Plano Marshall e CEE. Centro e periferia no capitalismo contemporâneo. A crise dos anos 70 e os novos modelos de organização produtiva. HIS124 Tópicos Temáticos em História I 4(4-0) I. História, Sociedade e Cultura. História e Política. Sociedade e Economia. Perspectivas e problemas propostos pela produção historiográfica contemporânea. HIS125 Tópicos Temáticos em História II 4(4-0) II. A colonização portuguesa: antecedentes, características e desdobramentos. Heranças ibéricas, ameríndias e africanas. Estruturas de poder, exploração dos recursos naturais e relações de trabalho. Culturas políticas e instituições. O cotidiano e a vida privada. Movimentos sociais: formas e organização e ideologia. O pensamento brasileiro. HIS212 Teorias e Metodologias da História I 4(4-0) II. A Construção do Especulativo na História. O Triunfo da Especulação na explicação Histórica. A História Científica. Novas Perspectivas. Metodologias da História. HIS220 História Medieval 4(4-0) II. A crise do Império Romano e a constituição dos reinos bárbaros. O feudalismo: economia, política e sociedade. A Cidade Medieval. Religiosidade e culturas medievais. Prenúncio dos tempos modernos. HIS221 Temas em História da Arte 4(4-0) I e II. As expressões artísticas nas sociedades agrafas. O desenvolvimento das artes nas cidades Orientais e Ocidentais: Mesopotâmia, Grécia e Roma. A arte no período Medieval: do Românico ao Gótico. As formas de arte renascentistas: na França e na Itália e na emergência da arte crítica nos países baixos (Holanda). A indústria cultural: as artes na formação do mundo globalizado. HIS312 Teorias e Metodologias da História II 4(4-0) II. A concepção da filosofia da história no iluminismo. História e ciência. História estruturalista. Pós-modernismo e pós-estruturalismo. HIS313 História das Ciências no Brasil 4(4-0) II. Experimentalismo e instituições científicas na Europa do século XIX. A Institucionalização das ciências e dos museus ao Brasil do século XIX. As ciências a serviço do estado e da Política no Brasil, do segundo Reinado ao fim da República Velha.

4 UFV Catálogo de Graduação HIS320 História Moderna I 4(4-0) I. A transição do feudalismo ao capitalismo. A centralização monárquica. O mercantilismo. O descobrimento e o expansionismo marítimo comercial. A filosofia do Renascimento. Religião e reformas. HIS321 História Moderna II 4(4-0) II. A constituição dos estados modernos. A Europa moderna e o mundo. A sociedade do antigo regime. HIS322 Temas Contemporâneos de História 4(4-0) II. Análise de temas da história contemporânea, com vistas a localizar o jornalista nas questões da atualidade mundial. HIS330 História do Brasil I 4(4-0) I. A historiografia brasileira relativa ao período colonial - décadas de 1930 a A historiografia brasileira relativa ao período colonial década A historiografia brasileira relativa apo período colonial - a produção posterior a HIS331 História do Brasil II 4(4-0) II. O processo de emancipação política e de formação do Estado nacional. A expansão da economia agro-exportadora. A questão da mão-de-obra. HIS332 Formação Histórica do Brasil 4(4-0) I. Brasil Colônia: economia e sociedade. Brasil Império: política e formação da nação brasileira. Brasil República: o processo de modernização brasileiro. HIS333 Temas em História de Minas Gerais 4(4-0) II. Minas Gerais: Construção de uma singularidade geográfica e política. O processo histórico de instituição do Estado e os conflitos sociais em Minas. A problemática da decadência das Minas Gerais. Urbanização, sociedade, cultura e religião. Organização social do trabalho livre e escravo. A ideologia da mineiridade e seus desdobramentos políticos e sociais. HIS334 Temas em História Agrária e Ambiental 4(4-0) II. Temas selecionados em História Agrária e Ambiental: Problemas, Teorias e Métodos da História Agrária e Ambiental. Os sistemas agrários do antigo Regime Europeu. A revolução agrícola dos séculos XVII e XVIII. Ecologia e agricultura dos trópicos. Sistema agrário e escravidão no novo mundo. Trabalho, campesinato e sistemas agrários do pós-abolição em perspectiva comparada. Visões do campo: as idealizações e estereotipações da vida rural dos séculos XVIII ao XX. A agricultura moderna e seus impactos ambientais e sociais. O nascimento da moderna pesquisa agropecuária e seus efeitos.

5 668 Ementário UFV HIS335 História da Imprensa no Brasil 4(4-0) I. A emancipação política e o nascimento da imprensa no Brasil. O livro, o jornal e a tipografia no século XIX. A imprensa a serviço da modernidade: as revistas semanais ilustradas. Cultura e Política: a imprensa a serviço da nação. A Era das Revistas de Consumo. Os Alternativos: expressão da vida cultura e política brasileira. Os meios de comunicação de massa no Brasil contemporâneo: o rádio, a televisão e a internet. HIS340 História da América I 4(4-0) II. O Novo Mundo. Conquista e colonização. História da América: interpretações. HIS341 História da América II 4(4-0) I. Independência e identidades culturais: A América e as Américas. Das lutas pela Independência às fragmentações da América espanhola. Democracia nos EUA. Da escravidão ao trabalho livre nas Américas. HIS360 Prática de Ensino e Pesquisa em História 4(0-4) I. (Em extinção) A licenciatura em História no Brasil. A Pesquisa histórica no Brasil. O curso de História da UFV: licenciatura e bacharelado. Linhas de pesquisa do curso de História da UFV. HIS361 Métodos e Técnicas de Pesquisa em História 6(2-4) II. HIS110 e HIS212. Coleta de dados e fontes históricas. Busca bibliográfica e revisão de literatura. Montagem de Banco de Dados. Técnicas de representação espacial de dados. Ética na pesquisa. A pesquisa em História: definição do objeto, temas, problematização, métodos e técnicas de investigação. HIS362 Tópicos de Pesquisa em História 6(0-6) I. HIS361. Tópicos de pesquisa em História: História Social, História Cultural, História Política, História Econômica, História das Idéias, Demografia Histórica, História da Religião e da Religiosidade, História e Imagem. HIS363 Projeto de Pesquisa em História 6(0-6) II. HIS362. Projeto e planejamento na pesquisa em História. Projeto de pesquisa: funções e estrutura. Definição empírica do objeto: tema, tempo e espaço. Temas e problemas de pesquisa. Justificativa e Objetivos. A área temática: recursos para revisão bibliográfica. Conceitos, generalização e teorias em História. Métodos da pesquisa em História. Técnicas de pesquisa em História. Fontes primárias e secundárias. A ética na pesquisa. HIS364 Tópicos Avançados de Pesquisa em História 6(0-6) I. HIS363. Leituras dirigidas e pesquisa de fontes em História Social, Cultural, Política, Econômica, Demografia, Religiões e Religiosidade e Imagens.

6 UFV Catálogo de Graduação HIS365 Prática de Pesquisa em História V 4(0-4) I. (Em extinção) Leitura bibliográfica orientada. Análise documental orientada. Apresentação em forma de seminários das pesquisas realizadas nas práticas de pesquisa. HIS390 Atividades Acadêmicas Científico-Culturais 0(0-15) I e II. Atividades Acadêmicas Científico-Culturais são atividades extraclasse realizadas pelos discentes, apresentadas e comprovadas à coordenação no decorrer do curso, quais sejam, simpósios, seminários, semanas acadêmicas, representação estudantil, atividades de pesquisa, etc. HIS410 Historiografia 4(4-0) I. O conceito de historiografia. A historiografia Brasileira: tendências e debates. As correntes historiográficas internacionais e sua influência na historiografia brasileira. Perspectivas atuais da historiografia brasileira. HIS412 Monografia 0(0-16) I e II. HIS364. Elaboração textual de uma monografia sob orientação e em acordo com as normas regimentais definidas pelo Colegiado do Departamento de História (DHI). HIS413 História e Memória 4(2-2) II. A problemática da memória social. As fontes históricas. HIS420 História Contemporânea I 4(4-0) I. A era das revoluções. Revolução e contra-revolução. A era dos impérios. A crise da sociedade liberal. HIS421 História Contemporânea II 4(4-0) II. A história do tempo presente. O estado de bem-estar social, descolonização e a Guerra- Fria. O socialismo: Expansão e Apogeu. O declínio das utopias e a Globalização. HIS430 História do Brasil III 4(4-0) I. A República Velha. Os anos 20 e a emergência de novos atores sociais e políticos. A Revolução de 30 e o Estado Novo. HIS431 História do Brasil IV 4(4-0) II. A era pós-vargas. O golpe de 64. A era pós-ditadura militar. HIS432 Pensamento Brasileiro 4(4-0) II. História e questão nacional: a formação do Estado e a História como biografia da nação. Retratos do Brasil: as interpretações sobre o caráter nacional brasileiro. Tendências contemporâneas da historiografia brasileira. HIS433 História e Cultura Afro-Brasileira 4(4-0) I. Aspectos da história da África. As relações África-Brasil no contexto do Atlântico Sul. História e Historiografia da escravidão no Brasil. A cultura afro-brasileira e africana. O ensino de História e de cultura afro-brasileira.

7 670 Ementário UFV HIS440 História da América III 4(4-0) I. Os Estados Unidos no século XX. A América Latina no século XX. As sociedades americanas contemporâneas. HIS460 História do Ensino de História 6(3-3) II. A história do ensino de História no Brasil. O ensino de história: fundamentos e métodos. HIS461 Estágio Supervisionado 0(0-27) I e II. Análise de instituição escolar: pesquisa e diagnóstico. Reflexão sobre o Programa de Ensino de História do Estado de Minas Gerais em face dos PCNs. Análise crítica do livro didático adotado nos estabelecimentos de ensino. Reflexão sobre os procedimentos de Avaliação em sala de aula: crítica e sugestões. Projetos Pedagógicos: experiências alternativas de ensino-aprendizagem de história. Observação e Regência: a prática do ensino de história. HIS462 Prática de Ensino de História I 6(0-6) I. HIS460. O ensino de História e o livro didático. As novas tecnologias da informação e a comunicação aplicadas ao ensino de História. Elaboração e aplicação de plano de aula. HIS463 Pratica de Ensino de História II 6(0-6) II. HIS462. Diagnóstico da situação do ensino de História. Uso de fontes históricas em sala de aula. Realização de aulas simuladas. HIS464 Laboratório de Ensino de História I 6(0-6) I. HIS463. Desenvolvimento de projetos de ensino em História. Pesquisa de campo em escolas de Educação básica da rede pública. Monitoria em escolas de Educação básica da rede pública. HIS465 Laboratório de Ensino de História II 6(0-6) I. HIS464. Elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em história. Elaboração de materiais didáticos. Pesquisa de campo e atividades de monitoria em escolas públicas. HIS466 Prática de Ensino de História do Brasil II 4(0-4) I. (Em extinção) O ensino de História do Brasil Contemporâneo através do livro didático. O ensino de História do Brasil Contemporâneo através de recursos alternativos. Regência.

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO CURSO DE UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO LISTA DE COMPONENTES/DISCIPLINAS POR ÁREA (em breve, incluiremos as ementas, em cada componente) Tempo Mínimo: 08 semestres Tempo Máximo: 14 semestres Total:

Leia mais

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA - Grade Curricular Sugerida (C/H) Primeiro Período Seminário, Educação e Sociedade 40 Introdução aos Estudos Históricos

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP Ano letivo de 2016-2017 1. Aulas previstas (tempos letivos) Programação do 5º ano 5º1 (45m) 5º2 (45m) 5º3 (45m) 1º período 37 aulas 2º período 27 aulas 3º período 22 aulas

Leia mais

Tabela 25 Matriz Curricular do Curso de História - Licenciatura

Tabela 25 Matriz Curricular do Curso de História - Licenciatura Matriz Curricular A Matriz Curricular a seguir apresentada faz a indicação de todos os componentes que já foram oferecidos até o momento, cada aluno deverá cursar, obrigatoriamente, a carga mínima definida

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS RESOLUÇÃO N. 163/2011 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em História - Titulação: Licenciatura O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, no uso de suas atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11/2002

RESOLUÇÃO Nº 11/2002 RESOLUÇÃO Nº 11/2002 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias; CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 7.239/01-31

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LIC. EM HISTÓRIA NOTURNO - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 116 Optativos: 40.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LIC. EM HISTÓRIA NOTURNO - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 116 Optativos: 40. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:34:24 Curso : LIC. EM HISTÓRIA

Leia mais

CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO ANTROPOLOGIA CULTURAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO

CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO ANTROPOLOGIA CULTURAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: HISTÓRIA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 7

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Informação aos Pais / Encarregados de Educação Programação do 5º ano Turma 1 1. Aulas previstas (Tempos letivos) 2. Conteúdos a leccionar

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Autorizado pela Resolução CEPE n.º 041, de 27.03.07. Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação à distância em Licenciatura em História,

Leia mais

Reconhecido pelo Decreto N.º 6.862, de , D.O.E. de

Reconhecido pelo Decreto N.º 6.862, de , D.O.E. de CURSO DE BACHARELADO EM HISTÓRIA Turno: VESPERTINO Reconhecido pelo Decreto N.º 6.862, de 30.06.06, D.O.E. de 30.06.06. Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação em Bacharelado em

Leia mais

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o DISCIPLINA: História A - EMENTA O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o conhecimento de saberes construídos

Leia mais

Currículo nº 2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

Currículo nº 2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE BACHARELADO EM HISTÓRIA Turno: VESPERTINO Currículo nº 2 Reconhecido pelo Decreto N.º 6.862, de 30.06.06, D.O.E. nº 7.258 de 30.06.06. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº 3.140 de 28.10.11,

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE BACHARELADO EM HISTÓRIA Turno: VESPERTINO Currículo nº 2 Reconhecido pelo Decreto N.º 6.862, de 30.06.06, D.O.E. nº 7.258 de 30.06.06. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº 3.140 de 28.10.11,

Leia mais

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE História Antiga 04 Análise da Historiografia relativa à Antiguidade Clássica, incluindo as diferentes apropriações contemporâneas. Constituição da noção

Leia mais

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História.

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História. Ementário No que concerne ao presente projeto de Licenciatura História, é fundamental assinalar que os Eixos do Conhecimento possuem ementas gerais que orientam a elaboração das ementas específicas de

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Currículo nº 7 Até 2011

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Currículo nº 7 Até 2011 CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Turno: NOTURNO Currículo nº 7 Até 2011 Reconhecido pelo Decreto n o 32.242, de 10.02.53, D.O.U. nº 42 de 20.02.53. Renovação de Reconhecimento Decreto nº. 8405, de 22.09.10.

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Currículo nº 7

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Currículo nº 7 CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Turno: NOTURNO Currículo nº 7 Reconhecido pelo Decreto n o 3., de 10.0.53, D.O.U. nº de 0.0.53. Renovação de Reconhecimento Decreto nº. 805, de.09.10. D.OE. nº 8309 de.09.10

Leia mais

Matriz de Referência de HISTÓRIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de Referência de HISTÓRIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H01 Identificar diferentes tipos de modos de trabalho através de imagens. X H02 Identificar diferentes fontes históricas. X H03 Identificar as contribuições de diferentes grupos

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V GRUPO DA ÁREA DISCIPLINAR DE HISTÓRIA História e Geografia de Portugal Informação aos Pais / Encarregados de Educação, turma 3 Programação do 5º ano 1. Aulas previstas (tempos letivos) 5º1 5º2 1º período

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA NÍVEL ENSINO MÉDIO

MATRIZ DE REFERÊNCIA NÍVEL ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA NÍVEL ENSINO MÉDIO Conteúdo Programático de História Conteúdo Competências e Habilidades I. Antiguidade clássica: Grécia e Roma. 1. Conhecer as instituições políticas gregas e romanas,

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1ª Série Compreender o comportamento dos agentes históricos classes sociais, instituições políticas e religiosas, grupos econômicos e organizações representativas da sociedade

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA

DISCIPLINA DE HISTÓRIA DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 6º ano Estabelecer relações entre presente e passado permitindo que os estudantes percebam permanências e mudanças nessas temporalidades. Desenvolver o raciocínio crítico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD - Coordenação de Processos Seletivos COPESE www.ufvjm.edu.br - copese@ufvjm.edu.br UNIVERSIDADE

Leia mais

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia 1. Mitologia e Pré-socráticos 2. Sócrates, sofistas 3. Platão 4. Aristóteles 5. Epistemologia racionalismo e empirismo 6. Ética aristotélica

Leia mais

Disciplina: História Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de:

Disciplina: História Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: A herança do Mediterrâneo Antigo Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: Ensino Básico

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

RECRO HISTÓRIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXOS: COMPREENSÃO DA HISTÓRIA, ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SER HUMANO

RECRO HISTÓRIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXOS: COMPREENSÃO DA HISTÓRIA, ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SER HUMANO EIXOS: COMPREENSÃO DA HISTÓRIA, ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SER HUMANO Compreender a finalidade do estudo científico da História. Compreender a inter-relação entre presente e passado, particular e geral. Compreender

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação HISTÓRIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADORA Patrícia Vargas Lopes de Araújo

UFV Catálogo de Graduação HISTÓRIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADORA Patrícia Vargas Lopes de Araújo UFV Catálogo de Graduação 2012 175 HISTÓRIA Bacharelado e Licenciatura COORDENADORA Patrícia Vargas Lopes de Araújo patrícia.lopes@ufv.br 176 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O historiador

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Currículo do Curso de História

Currículo do Curso de História Currículo do Curso de História Licenciatura ATUAÇÃO O licenciado em História formado na UFV poderá atuar no ensino fundamental (séries finais: 5ª a 8ª séries), ensino médio e universitário. O curso está

Leia mais

Informação aos Pais / Encarregados de Educação Programação do 5º Ano. Turmas 5º1 5º2 5º3. 1º Período 38 aulas 38 aulas 38 aulas

Informação aos Pais / Encarregados de Educação Programação do 5º Ano. Turmas 5º1 5º2 5º3. 1º Período 38 aulas 38 aulas 38 aulas DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Programação do 5º Ano 1.Aulas previstas (tempos letivos de 45 minutos) 5º1 5º2 5º3 1º 38 aulas 38

Leia mais

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, CEP Tel. 0** (42) Ponta Grossa Pr. -

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, CEP Tel. 0** (42) Ponta Grossa Pr. - CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA - EaD Autorizado pelo... Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação à distância em Licenciatura em História, o acadêmico deverá perfazer um total

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Ano Letivo 017-018 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) TEMA A- A Península

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PROLICEN Currículo nº 1

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PROLICEN Currículo nº 1 CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PROLICEN Turno: INTEGRAL Currículo nº 1 Reconhecido pelo Decreto N.º 5.392, de 24.07.12, D.O.E. nº 8.761 de 24.07.12. Para completar o currículo pleno do curso superior

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de retextualização e de integração com estudos lexicais e gramaticais

Leia mais

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS Perfil: LPH001-1 PERFIL CURRICULAR Código INEP: 14514 Descrição: PROJETO PEDAGÓGICO LIC. EM HISTÓRIA 2014-1 Curso: LICENCIATURA EM HISTÓRIA Início da Validade: 2014.1 Data de Emissão: 08/05/2018 19:53

Leia mais

Ano Lectivo 2012/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação.

Ano Lectivo 2012/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação. AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação HISTÓRIA Ano Lectivo 2012/2013 3 ºCiclo 8 ºAno 8.º Ano 1º Período Panorâmica geral dos séculos XII e XIII. Observação directa Diálogo

Leia mais

Escola Secundária Dr. José Afonso

Escola Secundária Dr. José Afonso Escola Secundária Dr. José Afonso Informação-Prova de Equivalência à Frequência História Prova 19 2019 3.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência

Leia mais

História 1º SEMESTRE. História do Brasil Colonial, 60h. Professora: Maristela Guimarães Ribeiro

História 1º SEMESTRE. História do Brasil Colonial, 60h. Professora: Maristela Guimarães Ribeiro História 1º SEMESTRE História do Brasil Colonial, 60h Professora: Maristela Guimarães Ribeiro Ementa: Analisa a inserção da Colônia no processo de expansão ultramarina. Movimentos anticoloniais e o povoamento;

Leia mais

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2017/ História 7º/8º Ano

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2017/ História 7º/8º Ano Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar 2017/ 2018 História 7º/8º Ano Informação aos Encarregados de Educação Descritores localização no tempo Instrumentos de Avaliação Fichas de Avaliação

Leia mais

História. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista História e o currículo do Estado do Paraná.

História. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista História e o currículo do Estado do Paraná. Comparativos curriculares SM História Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista História e o currículo do Estado do Paraná Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I)

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE HISTÓRIA IRATI (Currículo iniciado em 2010) ANTROPOLOGIA CULTURAL C/H 68 (1364/I) Estudo das teorias da antropologia cultural e social e da etnografia voltadas para

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: História Trimestre: 1º Os primeiros tempos da América Portuguesa. A América Portuguesa a partir de meados do século XVI Resistência e definição do território da América

Leia mais

8.º Ano Expansão e mudança nos séculos XV e XVI O expansionismo europeu Renascimento, Reforma e Contrarreforma

8.º Ano Expansão e mudança nos séculos XV e XVI O expansionismo europeu Renascimento, Reforma e Contrarreforma Escola Secundária Dr. José Afonso Informação-Prova de Equivalência à Frequência História Prova 19 2016 3.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Autorizado pela Resolução CEPE n.º 226, DE 16.12.08. Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação à distância em Licenciatura em História,

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS HISTÓRIA 1ª SÉRIE 1-HISTÓRIA

CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS HISTÓRIA 1ª SÉRIE 1-HISTÓRIA CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS HISTÓRIA 1ª SÉRIE 1-HISTÓRIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências humanas e tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 73h OBJETIVO: Estabelecer relações de continuidade,

Leia mais

DISCIPLINA: HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL (CÓD. ENEX60076) PERÍODO: 1 º PERÍODO

DISCIPLINA: HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL (CÓD. ENEX60076) PERÍODO: 1 º PERÍODO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL (CÓD. ENEX60076) PERÍODO: 1 º PERÍODO TOTAL DE SEMANAS: 20 SEMANAS TOTAL DE ENCONTROS: 40 AULAS Aulas Conteúdos/ Matéria Tipo de aula Textos, filmes

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA 85 PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA Curso:Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Série/Período: 2º Ano Carga Horária: 40 h/a (33 h/r) Docente

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - DESCRITORES DE DESEMPENHO DO ALUNO: História - 3.º CICLO 7º ANO História ESCALAS Fraco (05 19%) INSUFICIENTE (20 % - 49%) SUFICIENTE (50% - 69%) BOM (70% - 89%) MUITO

Leia mais

CRONOGRAMA CIÊNCIAS HUMANAS ENEM 2018

CRONOGRAMA CIÊNCIAS HUMANAS ENEM 2018 CRONOGRAMA CIÊNCIAS HUMANAS ENEM 2018 FILOSOFIA 1 GUSTAVO A Filosofia e suas áreas. 2 GUSTAVO A Filosofia Pré socrática. 3 GUSTAVO Sócrates, Platão e a Teoria das Ideias. 4 GUSTAVO O que é conhecimento?

Leia mais

Colégio Torre Dona Chama. Matriz do Exame de Escola de Equivalência à Frequência de 9.º Ano História (cód. 19)

Colégio Torre Dona Chama. Matriz do Exame de Escola de Equivalência à Frequência de 9.º Ano História (cód. 19) Matriz do Exame de Escola de Equivalência à Frequência de 9.º Ano História (cód. 19) 1. Introdução: Na elaboração desta matriz de Exame de Escola de Equivalência à Frequência teve-se em conta o modelo

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O N.º 005/2010 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 19/02/2010. João Carlos Zanin, Secretário Aprova o Projeto Pedagógico

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA UAB Currículo nº 2 - Em vigor a partir de 2011

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA UAB Currículo nº 2 - Em vigor a partir de 2011 CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA UAB Turno: INTEGRAL Currículo nº 2 - Em vigor a partir de 2011 Reconhecido pelo Decreto nº 9162, de 15.10.2013, D.O.E. nº 9065 de 15.10.2013. Para completar o currículo

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Currículo nº 8 A partir de 2012

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Currículo nº 8 A partir de 2012 CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Turno: NOTURNO Currículo nº 8 A partir de 2012 Reconhecido pelo Decreto n o 32.242, de 10.02.53, D.O.U. nº 42 de 20.02.53. Renovação de Reconhecimento Decreto nº. 2912,

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO 2º ANO

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO 2º ANO PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR : HISTÓRIA Curso: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO Série/Período: 2º ANO Carga Horária: 40 h/a (33 h/r) Docente Responsável:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO Competências - Identificar e analisar as relações de trabalho compulsório em organizações sociais, culturais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS ESAG PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS ESAG PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Econômicas PERÍODO LETIVO: 2012/01 CURSO: Ciências Econômicas TERMO: 1º DISCIPLINA: História Econômica Geral TURNO: matutino CARGA HORÁRIA: 72 horas

Leia mais

Currículo do Curso de História

Currículo do Curso de História Currículo do Curso de História Bacharelado ATUAÇÃO O historiador formado na UFV poderá atuar em instituições de preservação, divulgação e estudo da memória histórica, como arquivos, museus, editoras, instituições

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Critérios Específicos 2017/18. História e Geografia de Portugal 5º e 6º ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Critérios Específicos 2017/18. História e Geografia de Portugal 5º e 6º ano Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios Específicos 2017/18 5º Ano A A Península Ibérica: localização e quadro natural; B - A Península Ibérica: dos primeiros povos à formação de Portugal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE HISTÓRIA (LICENCIATURA) - 2018/2(currículo 4) CAMPUS MARIANA CÓDIGO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRÉ-REQUISITO CHS CHA AULAS FIL126 FILOSOFIA 60 72 4 0 1 HIS104 INTRODUCAO AO ESTUDO DA HISTORIA 60

Leia mais

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P.

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P. Anexo DISCIPLINAS OPTATIVAS DO CURSO A) Disciplinas Optativas do Eixo da Formação Científico-Cultural FCH358 - Antropologia do Imaginário: Analisar a constituição do imaginário social, a partir de uma

Leia mais

DISCIPLINAS CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Antropologia

DISCIPLINAS CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Antropologia CURSO DE HISTÓRIA BACHARELADO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 56/2013 CONSUNI PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 3,5 anos / Máximo: 6 anos NÚMERO DE VAGAS: 20 vagas para ingresso no primeiro semestre TURNO: noturno

Leia mais

FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO

FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL IEDAR CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM Disciplina: ECO 01100 Formação Econômica

Leia mais

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro PROFESSOR RESPONSÁVEL: Odete Uzêda da Cruz DISCIPLINA: HISTÓRIA (2º Ano do Ensino Médio Integrado) CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA: 60 h/aula CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

Disciplina: História Professor: Renato Série: 8º ANO

Disciplina: História Professor: Renato Série: 8º ANO Disciplina: História Professor: Renato Série: 8º ANO * Capitulo 5 Formação dos Estados Unidos * Capitulo 6 O Maior Golpe Contra o Absolutismo Francês (Revolução Francesa) * Capitulo 7 O Brasil do Século

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA EaD Currículo nº 2 - Em vigor a partir de 2011

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA EaD Currículo nº 2 - Em vigor a partir de 2011 CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA EaD Turno: INTEGRAL Currículo nº 2 - Em vigor a partir de 2011 Reconhecido pelo Decreto nº 9162, de 15.10.2013, D.O.E. nº 9065 de 15.10.2013. Renovação de Reconhecimento

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV. HISTÓRIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Fábio Adriano Hering

Currículos dos Cursos UFV. HISTÓRIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Fábio Adriano Hering 164 HISTÓRIA Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR Fábio Adriano Hering fahering@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 165 Bacharelado ATUAÇÃO O historiador formado na UFV poderá atuar em instituições

Leia mais

DISCIPLINAS CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Antropologia

DISCIPLINAS CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Antropologia CURSO DE HISTÓRIA BACHARELADO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 56/2013 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 1228/2017 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 3,5 anos / Máximo: 6 anos NÚMERO DE VAGAS: 20 vagas para

Leia mais

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE/ TURMA: 1º ANO MÉDIO ABC BIMESTRE: 4º NÚMERO 1. Módulo 16 - Política e economia no Antigo Introdução do módulo, com aula em slides

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santo André Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ano letivo 2017/2018

Agrupamento de Escolas de Santo André Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ano letivo 2017/2018 Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPEÍFICAS: HISTÓRIA 7º Ano As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras O aluno não conhece e não adquiriu

Leia mais

MODOS DE PRODUÇÃO COMUNISMO PRIMITIVO

MODOS DE PRODUÇÃO COMUNISMO PRIMITIVO TEMAS DE SOCIOLOGIA Evolução biológica e cultural do homem. A sociedade pré-histórica. O Paleolítico Bandos e hordas de coletores e caçadores. Divisão natural do trabalho. Economia coletora e nomadismo.

Leia mais

RESUMO DA PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO 2013/2014

RESUMO DA PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO 2013/2014 História - 7ºAno RESUMO DA PLANIFICAÇÃO Professores: EAV - Alice Gomes, José Alves, Joaquim Jorge ESB Ana Paula Andrade, Mª de Jesus Carneiro, Luciana Gomes Período Temas Total de tempos por Período A

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : HISTÓRIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 96 Optativos: 48. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : HISTÓRIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 96 Optativos: 48. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:20:21 Curso : HISTÓRIA

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC P O R T A R I A N o 0 3 4 / 2 0 1 5 O DIRETOR GERAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, RESOLVE, EMITIR PORTARIA DE MIGRAÇÃO CURRICULAR

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA P R O G R A M A D E E N S I N O CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS DISCIPLINA:

Leia mais

currículo em movimento do

currículo em movimento do GEOGRAFIA: LEITURAS E INTERAÇÃO currículo em movimento do PNLD 2018 OBRAS APROVADAS DISTRITO FEDERAL CÓDIGO DA COLEÇÃO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O CONTEÚDO DESTE FASCÍCULO FOI DESENVOLVIDO

Leia mais

Currículo Estadual São Paulo. História. 1º Ano. Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Currículo Estadual São Paulo. História. 1º Ano. Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Currículo Estadual São Paulo História 1º Ano Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. 1 ano 1 Problematizando a Préhistória Aprendizagem 1 Analisar processos históricosociais

Leia mais

INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL - FACULDADE DE ECONOMIA - FACE CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS

INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL - FACULDADE DE ECONOMIA - FACE CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL - FACULDADE DE ECONOMIA - FACE CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS Disciplina: HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL Carga horária: 68h 4 créditos Período letivo: 2º

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE

INTERDISCIPLINARIDADE Ementa do Curso METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E INTERDISCIPLINARIDADE - ED 0015, 60h Ementa: Orienta de forma continuada a construção de trabalhos técnicos e científicos, observando os procedimentos

Leia mais

Ano Lectivo 2015 / ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Domínios / Subdomínios Objetivos Gerais Competências Específicas Avaliação.

Ano Lectivo 2015 / ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Domínios / Subdomínios Objetivos Gerais Competências Específicas Avaliação. ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação HISTÓRIA Ano Lectivo 2015 / 2016 3 ºCiclo 8 ºAno 8.º Ano 1º Período DOMÌNIO / TEMA D O contexto europeu dos séculos XII a XIV (recuperação

Leia mais

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA UNILAB INSTITUTO DE HUMANIDADES DE LETRAS SEMESTRE 2018

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA UNILAB INSTITUTO DE HUMANIDADES DE LETRAS SEMESTRE 2018 TURMA DO TERCEIRO SEMESTRE DE HISTÓRIA 14:00-16:00 Guiné-Bissau - 75h [ARTEMISA] Palmares 3 / Sala 309 16:00-18:00 Guiné-Bissau - 75h [ARTEMISA] Palmares 3 / Sala 309 18:30-22:30 A Construção da Abordagem

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 9º ano 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Caderno 1 Unidade 1 - Capítulo 1 A primeira Guerra Mundial. Unidade 2 Capítulo 1 Brasil: Primeira Republica. Unidade 3 Capítulo 1 - Entre guerras.

Leia mais

Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas

Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas Semestre/ Módulo 2 Semestre Unidade Santana Professor(es):

Leia mais

Ano Lectivo 2016/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Domínios / Subdomínios Objetivos Gerais / Metas Competências Específicas Avaliação.

Ano Lectivo 2016/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Domínios / Subdomínios Objetivos Gerais / Metas Competências Específicas Avaliação. ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação HISTÓRIA Ano Lectivo 2016/2017 3 ºCiclo 8 ºAno 8.º Ano 1º Período Domínios / Subdomínios Objetivos Gerais / Metas Competências Específicas

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno

Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação História e Geografia de Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno Tema / Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação C.2 O

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 088, DE 14 DE DEZEMBRO DE APROVA NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA, DA UEPG.

RESOLUÇÃO CEPE Nº 088, DE 14 DE DEZEMBRO DE APROVA NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA, DA UEPG. RESOLUÇÃO CEPE Nº 088, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. APROVA NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA, DA UEPG. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

PLANO DE CURSO ANO 2012

PLANO DE CURSO ANO 2012 I- IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO ANO 2012 ESCOLA ESTADUAL CONTEÚDO: TURMA: 8º ano N DE AULAS SEMANAIS: PROFESSOR (ES): II- OBJETIVOS GERAIS * Propiciar o desenvolvimento de atitudes de respeito e de compreensão

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Tempos letivos por período Subdomínio 5.1. O expansionismo Europeu

Tempos letivos por período Subdomínio 5.1. O expansionismo Europeu ESCOLA SEC/3º CICLO DR.ª Mª CÂNDIDA História - 8º Ano 2016/2017 Domínio 5. Expansão e mudança nos séculos XV e XVI OBJETIVOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS TRANSVERSAIS I. Domínio das atitudes/valores 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS ESAG

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS ESAG PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Econômicas PERÍODO LETIVO: 2011/02 CURSO: Ciências Econômicas TERMO: 1º DISCIPLINA: História Econômica Geral TURNO: matutino CARGA HORÁRIA: 72 horas

Leia mais