Lippia alba N. E. Br. Lípia Família = Verbenaceae. Profª Drª Ana Maria Soares Pereira
Nomes regionais erva-cidreira erva-cidreira-de-rama, alecrim-selvagem, cidreira-brava, falsa-melissa, erva-cidreira-brasileira, erva-cidreira-do-campo, salvia-limão, alecrim-do-campo,
Histórico Planta de origem brasileira, de ocorrência rara em outros países. Suas propriedades medicinais antiespasmódicas e sedativas são descritas desde 1909 por Pio Correa.
Aspectos botânicos Subarbusto com até 2 m de altura, de morfologia muito variável, com ramos ou caules finos, quadrangulares e esbranquiçados, além de quebradiços; folhas opostas, inteiras, flores hermafroditas, azul-arroxeadas ou róseas, reunidas em inflorescências axilares ; frutos em cápsula seca. A produtividade de folhas e de óleo essencial é maior quando as plantas de Lippia alba são cultivadas em condições de alta intensidade luminosa.
Informações Agronômicas O número de estômatos e de tricomas secretores da folha tende a diminuir com o aumento do sombreamento. Os componentes mais abundantes em plantas expostas ao sombreamento são o neral, o geranial, cariofileno, o linalol e o cariofileno. As condições de cultivo mais adequadas para a extração de óleo essencial em L. alba depende do interesse no rendimento ou na qualidade do óleo.
Quimiotipos O quimiotipo limoneno-carvona no Ceará produz maior teor de óleo essencial na estação seca do que na chuvosa. As maiores produções de óleo essencial foram obtidas aos quatro dias de secagem e na colheita efetuada às 15 horas. Planta colhida com 45 cm de altura resultou na maior produção de matéria seca foliar do que plantas como 30 e 15 cm.
Quimiotipos No nordeste brasileiro, têm sido identificados pelo menos três quimiotipos de Lipiia alba, quimiotipo I, óleo rico nos monoterpenos mirceno e citral; quimiotipo II rico em limoneno e citral quimiotipo III, cujo óleo apresenta limoneno e carvona
Quimiotipos
Propagação Propaga-se por estacas, facilmente enraizadas, mesmo que plantadas diretamente no local definitivo, não sendo exigente quanto ao solo e clima. Trata-se de uma planta muito apreciada pelas abelhas na fabricação do mel. Sugere-se a colheita de até 2/3 da planta, picando e levando ao secador.
A adubação orgânica aumenta a produção de Biomassa e diminui o teor de óleo essencial.(paraná) A produtividade e o teor de óleo essencial aumentou com o uso de adubo orgânico, assim como com a altura de corte (Ceará). A percentagem de citral também aumenta com o uso de adubo orgânico (Ceará).
Experimentos realizados em Botucatu mostraram que maior produção de biomassa foliar e rendimento de óleos essenciais ocorre na primavera e verão e que as substâncias citral, cariofileno, B-elemeno, B-mirceno e germacreno são os constituintes principais dos óleos essenciais das folhas de L. alba colhidas em todas a estações do ano
Parte utilizada Partes aéreas: folhas, ramos tenros e inflorescências.
Quimiotipos Os quimiotipos ocorrem de acordo com a Produção de óleo essencial. Lippia Alba apresenta hábito de crescimento decumbente e ereto isso depende da variedade. Há presença de tricomas tectores, glandulares e idioblastos oleíferos.
Quimiotipos Os principais quimiotipos são : linalol e 1,8 cineol; cânfora, óxido de cariofileno, B-mirceno; transcariofileno, canfeno e p-cimeno; citral (geranial e neral); limoneno, germacreno; carvona. limoneno Citral
Constituintes químicos Óleo essencial ( geraniol, citronelol, cariofileno, geranial, citral, mirceno, carvona, limoneno ). Alcalóides e flavonóides. Heterosídeos iridoídicos: mussaenosídeo e o éster metílico do shanzhisídeo; Heterosídeos fenilpropanoídicos: Sesquiterpeno: 1, 6 -dihidroxi-4(15)-eudesmeno; Lactonas.
Mistura heterosídica dos esteróides: sitosterol e estigmasterol;
Atividades farmacológicas DEPRESSORA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL ação sobre o sistema gabaérgico, promovendo a sedação do sistema nervoso central. ANTINCONVULSIVANTE O extrato hidroalcoólico, bem como o óleo essencial (Citral, β-mirceno, Limoneno) apresentam potenciais atividades anticonvulsivantes, miorrelaxantes e sedativas. ANTIINFLAMATÓRIA esta atividade foi verificada na dose de 200 mg/kg, com inibição de 34% do processo inflamatório induzido.
ANALGÉSICA Efeito demonstrado em vários estudos, tanto a nível periférico como a nível de sistema nervoso central. ANTIVIRAL o extrato n-butanol tem efeito inibitório sobre vírus HSV-1, raça 29R/acicloviros resistente
ANTIMiCROBIANA E ANTIPARASITÁRIA Extrato bruto promove alterações ultraestruturais e enzimática do Herpetomonas samuelpessoai com 90,7% de inibição do crescimento do protozoário Candida parapsilosis (ATCC 22019) Candida krusei (ATCC 6258) Staphylococcus, Aspergillus, Penicillium, Fusarium.
Tropismo Sistema nervoso