FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO GESTÃO PARA CUMPRIMENTO DOS PRAZOS DE RECURSOS Carla Soares Gerente Jurídica do Sinduscon-Rio juridico@sinduscon-rio.com.br
HISTÓRICO: MP 83/2002 art. 10 Lei 10.666/2003 art. 10 Decreto 6.042/2007 Resolução 1.316/2010 Portaria 413/2013 Criação do FAP Regulamentação CRITÉRIO DE CÁLCULO PRAZOS RECURSOS
O que é o Fator Acidentário de Prevenção? O FAP é um mecanismo multiplicador, que varia de 0,5 a 2,0, permitindo à Previdência Social aumentar ou diminuir as alíquotas de contribuição das empresas aos Riscos Ambientais do Trabalho - RAT, antigo Seguro de Acidente do Trabalho - SAT, cujo percentual depende do grau de risco da empresa segundo a Classificação Nacional da Atividade Econômica - CNAE, variando em 1%, 2% ou 3% sobre a folha de salários. Esta metodologia irá conceder redução da taxa para as empresas que registrarem queda no índice de acidentalidade e doenças ocupacionais. Por sua vez, as que apresentarem maior número de acidentes e ocorrências mais graves terão aumento no valor da contribuição. O FAP varia de 0,5 a 2,0, o que significa que a alíquota de contribuição da empresa pode ser reduzida à metade ou dobrar.
DADOS QUE COMPÕE O CÁLCULO DO FAP Registro de acidentes do trabalho. Nexo Técnico Previdenciário NTEP. Massa Salarial. Número Médio de Vínculos. Auxílio-doença por acidente do trabalho B91. Aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho B92. Pensão por morte por acidente do trabalho B93. Auxílio-acidente por acidente do trabalho B94.
Nexo Técnico Epidemiológico - NTEP (Lei 8.213/1991, art. 20 a 21-A) O NTEP, auxilia na caracterização de um acidente ou doença do trabalho, a partir do cruzamento das informações de código da Classificação Internacional de Doenças CID-10 e de código da Classificação Nacional de Atividade Econômica CNAE apontando a existência de uma relação entre a lesão ou agravo e a atividade desenvolvida pelo trabalhador. A indicação de NTEP está embasada em estudos científicos alinhados com os fundamentos da estatística e epidemiologia. A partir dessa referência a medicina pericial do INSS ganha mais uma importante ferramenta-auxiliar em suas análises para conclusão sobre a natureza da incapacidade ao trabalho apresentada, se de natureza previdenciária ou acidentária.
PRAZO PARA RECORRER DO NTEP DO PRAZO DE RECURSO DO FAP O prazo para recurso do NTEP encerra 15 dias após a data da entrega da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) da competência do nexo.
DADOS QUE COMPÕE O CÁLCULO DO FAP Registro de acidentes do trabalho. Nexo Técnico Previdenciário NTEP. Massa Salarial. Número Médio de Vínculos. Auxílio-doença por acidente do trabalho B91. Aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho B92. Pensão por morte por acidente do trabalho B93. Auxílio-acidente por acidente do trabalho B94.
CONCEITOS B91 Auxílio doença por acidente de trabalho: Natureza do fato é temporária, mas sem sequelas futuras, após o tratamento o empregado volta a trabalhar normalmente. B92 Aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho: Em regra, o trabalhador fica permanente e total impedido para o exercício de qualquer atividade laborativa. B93 Pensão por morte por acidente de trabalho: dependente recebe o benefício. B94 Auxílio acidente por acidente do trabalho: As sequelas são definitivas, porém parciais, reduzindo a capacidade laborativa para uma determinada atividade, não de todas as atividades laborais.
Massa Salarial - MS, anual: soma, em reais, dos valores salariais, incluindo 13º salário, informados pela empresa junto ao CNIS Cadastro Nacional de Informações Sociais. Vínculo Empregatício: é identificado por um Número de Identificação do Trabalhador - NIT, um número no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ e uma data de admissão. Vínculos Empregatícios - média: é a soma do número de vínculos mensais em cada empresa com registro junto ao CNIS informados pela empresa, via SEFIP/GFIP dividido pelo número de meses do período.
RESPEITANDO OS PRAZOS DO FAP Previdência Social disponibilizou em seu portal, no dia 30 de setembro, o valor do Fator Acidentário das empresas. Acesso ao portal através da raiz do CNPJ e senha.
EXTRATO FAP
De 1 de outubro de 2013 até 31 de outubro de 2013 As empresas que estiverem impedidas de receber FAP inferior a 1,0000 por apresentarem casos de morte, invalidez permanente, ou taxa media de rotatividade acima de 75%, poderão afastar esse impedimento se comprovarem terem realizado investimentos em recursos materiais, humanos e tecnológicos em melhoria na segurança do trabalho, com acompanhamento dos sindicatos dos trabalhadores e dos empregadores. A comprovação deverá ser feita através do site da Receita Federal ou Previdência Social, no período de 1 de outubro de 2013 até 31 de outubro de 2013, mediante formulário eletrônico Demonstrativo de Investimentos em Recursos Materiais, Humanos e Tecnológicos em Melhoria na Segurança do Trabalho devidamente preenchido.
AS PROVAS: 1. Constituição de CIPA; 2. Capacitação e treinamento dos empregados; 3. Composição de SESMT; 4. Analise das informações do PPRA e PCMSO 5. Investimento em EPC e EPI 6. Inexistência de multa da SRTE/MTE por não cumprimento das NR s.
O demonstrativo deverá ser impresso, instruído com as provas, datado e assinado por representante legal da empresa, e protocolado no sindicato dos trabalhadores da categoria vinculada à atividade preponderante da empresa (SINTRACONST-RIO), o qual homologará até o dia 18 de novembro, também de forma eletrônica, em campo próprio.
FAP ORIGINAL X FAP BLOQUEADO
FAP ORIGINAL > FAP BLOQUEADO < Se conseguir comprovar investimento em saúde e segurança, a empresa utilizará o FAP BLOQUEADO.
CONTESTAÇÃO As empresas que divergirem, exclusivamente, sobre razões relativas aos elementos previdenciários que compõem o cálculo do FAP, apresentados pelo INSS, poderão contestar administrativamente, de 1º de novembro 2013 a 03 de dezembro de 2013, por intermédio de formulário eletrônico dirigido ao Departamento de Políticas de Saúde Segurança Ocupacional (DPSO). Efeito suspensivo O processo de contestação tem efeito suspensivo. Após a publicação do resultado da contestação, caberá recurso no prazo de 30 dias, para a Secretaria de Políticas de Previdência Social. Em caráter terminativo!
CONFERINDO O EXTRATO Verificar pelo resumo do formulário GFIP mensal, o valor total da remuneração paga no período de apuração do FAP, inclusive o 13 salário e o total de vínculos empregatícios. Conferir quem são os trabalhadores relacionados nos registros de doenças e acidentes: a) verificando se não há pessoas falecidas; b) acidentes ocorridos fora do período de apuração; c) acidentes em duplicidade; d) pessoas que não fazem parte do quadro de empregados etc.
SAT X FAP = RAT Recolhimento em fev/2014 competência jan/2014
OBRIGADA! Carla Soares Gerente Jurídica do Sinduscon-Rio juridico@sinduscon-rio.com.br