N.A 001 Comunicação IHM M e PLC PM via Ethernet Objetivo: Este documento descreve o procedimento para realizar a comunicação entre os CLPs PM da Ativa com as IHM Xpanel. Os requisitos para este procedimento são: os softwares CICON e XPanel Designer, cabo RJ45 cross e cabo USB. Definindo endereço IP do CLP: Após inicializar o software ATIVA CICON e fazer os procedimentos de criar um novo projeto, para definir os parâmetros de comunicação é necessário acessar o ícone PLC parameters.
A janela de parâmetros irá abrir contendo diversas abas para configurações gerais do clp, para a comunicação modbus iremos utilizar a aba ETHERNET Aba: Ethernet Nesta aba é feita a configuração dos parâmetros necessários para estabelecer uma comunicação via Ethernet. Aqui definimos o endereço IP, mascara, Gateway e DDNS que serão atribuídos ao CLP. Para este procedimento será necessário definir apenas o endereço IP e a Mascara de rede, não tendo necessidade de atribuirmos DDNS ou usar o DHCP.
Após definir essas configurações, descarregar o software no CLP. Conectaremos no CLP via USB para descarregar os parâmetros que editamos:
Configuração da IHM M XPANEL DESIGNER Na IHM deveremos realizar a configuração, inserindo os dados do CLP utilizando o protocolo de comunicação Ethernet no I/O Device. Criando o dispositivo: Para criar um novo dispositivo, acesse o menu Tools -> I/O Devices ou o ícone no tool-bar. A figura abaixo mostra o primeiro passo na criação do dispositivo.
I/O Device Name: Coloque um nome no dispositivo. Este nome será utilizado nas configurações de TAG na janela Database, acompanhado pelo nome do STATION. Selecionando o tipo do dispositivo: I/O Device Type : ATIVA CIMON-PLC Após selecionar o botão OK no passo anterior, A janela Serial Communication Configuration irá aparecer como na figura abaixo: Nesta janela, coloque o Device Type como ATIVA CIMON PLC. Para este exemplo, utilizaremos o protocolo UDP.
Agora, clique na aba Station na janela anterior. Nesta caixa de diálogo, todas as estações PLC conectadas podem ser configuradas e registradas no Xpanel. Cada campo pode ser configurado com as seguintes opções:
Station Name: defina o nome da estação. Station Type: Escolha o tipo de CLP suportado pelo protocolo. Utilize CM3 plcs para este exemplo. IP Adress: utilize neste campo o endereço IP que foi vinculado ao CLP. Este endereço é o mesmo que foi definido mais acima no software CICON. É o IP do CLP. Network, Node e Unit ID: não são necessários nesta comunicação. Socket Port: utilizaremos o numero já definido pelo protocolo. 16 bit Data Swap: Esta opção troca os bytes de todos os dados dimensionados das words e double words. O diagrama abaixo mostra um exemplo da troca bytes. Praticamente todos os tipos de dados serão influenciados por essa opção, exceto: INT8 / UINT8 / BCD8 / UBCD8. 32 bit Data Swap: Esta opção troca as words de todos os dados dimensionados das double words. O diagrama abaixo mostra um exemplo da troca de words Os tipos de TAG NT32 / UINT32 / BCD32 / UBCD32 / FLOAT serão influenciados por essa opção Comm. Error message pop up: Se este item for marcado, Xpanel exibe uma mensagem de notificação de erro de comunicação para cada erro Rx e Tx. Caso contrário (desmarcado), Xpanel não exibe a mensagem de erro de recebimento de dados. Somente quando há erro de transmissão de dados (escrever um valor de TAG para a Station), a mensagem de notificação aparecerá. Esta caixa de mensagem será fechada automaticamente cerca de 5 segundos depois.
Endereçamento: Assim que a comunicação for feita, é necessário o endereçamento das tags no Database: No exemplo acima, ao clicar no ícone para criar uma nova Tag, surgia a janela de edição. Nesta janela selecionamos o tipo de tag, nome e descrição. Do lado direito podemos ver as opções Real e Virtual: Tags reais são vinculadas ao dispositivo conectado, Tags virtuais vinculada a memória da IHM.
I/O Device: Selecionamos o dispositivo ao qual a tag está associada. Neste nosso exemplo o SEMAFORO.PLCS é o dispositivo criado a partir dos passos iniciais. I/O Address: o Endereçamento da tag apartir do dispositivo selecionado. Para este exemplo estamos realizando uma conexão entre uma IHM e CLP Ativa, onde o endereçamento é mesmo do clp para IHM. Para CLPs diferentes o endereçamento muda.por exemplo, em um protocolo MODBUS RTU um bit M0 deverá ser endereçado como 01. Para verificar qual o endereçamento correto para o seu dispositivo basta acessar a opção Help na barra de ferramentas. No menu do help, vá até Communication Drivers e selecione na lista, o dispositivo que irá conectar-se, no final das explicações encontrará uma tabela contendo o endereçamento para este dispositivo.