Montevideo Programa Anual do Português 1. Abrangência: Objetivo geral: Proporcionar aos alunos conhecimentos do idioma português permitindo um intercâmbio nas distintas situações de comunicação oral e escrita em um nível de proficiência linguística. Objetivos específicos: Fornecer aos alunos conhecimentos efetivos do português, permitindo-lhes um melhor desempenho profissional, cultural e pessoal. Passar a cultura do Brasil aos alunos, fazendo com que possam abstrair peculiaridades do local através do idioma português. Desenvolver no aluno a capacidade de expressão oral e escrita. Desenvolver no aluno a capacidade de compreensão auditiva. Metodología: Utilizar técnicas que exercitem as quatro habilidades linguísticas, baseadas em um enfoque prático e contextual. Buscar principalmente a prática oral do idioma através da intervenção ativa do aluno em aula. Enfocar nos distintos níveis e registros da língua portuguesa a fim de facilitar a compreensão do idioma. Oferecer a possibilidade de ler, interpretar e analisar textos. Integrar o uso de recursos audiovisuais, proporcionando aos alunos a oportunidade de escutar nativos do idioma em situações reais contribuindo para uma melhor compreensão, pronúncia e entonação.
Conteúdo temático: Falo sobre mim e sobre os demais; Apresento-me e sou apresentado; Atividades diárias; Minha agenda e meus compromissos; Falo do passado e de antigamente; Os problemas; Planos para o futuro; As mudanças; Acontecimentos interessantes; Turismo; choques culturais; diferentes culturas; Projetos sociais; O entorno; As cidades; Desejo de melhorar meu CV; A nossa saúde. Pontos linguísticos: Além da parte gramatical, dá-se muita importância à fonética. Desde a primeira aula põe-se ênfase ao som das letras e palavras. Avaliação: Assistência: Ao final de cada mês serão enviados relatórios notificando a assistência de cada aluno ao encarregado / coordenador do curso. Quando houver mais de 2 faltas seguidas é feito um telefonema ao aluno a fim de que ele informe o motivo da ausência. Avaliação formal: É feita uma avaliação formal periódica. O exame é dividido em 4 partes: habilidade oral, interpretação de texto, escrita e auditiva. Avaliação informal: Avalia-se o desempenho do aluno informalmente através de tarefas a serem entregues semanalmente, sempre referentes ao tema da semana. Leitura: Utilizam-se bibliografias competentes ao nível do idioma. Nas aulas utilizam-se sempre revistas e textos autênticos e com temas atualizados. Também se propõe como tarefa mensal apresentar ao grupo um texto que leu, seja um artigo, seja um livro.
Leitura bibliografia: PONCE, Maria Harumi de. Bem-vindo! A língua portuguesa no mundo da comunicação. &. Edição atual. São Paulo: Special Book Services Libraría, 2004. LIMA, emma Eberlein O.F. Falar... Ler... e Escrever... Português. Um curso para estrangeiros. São Paulo: EPU, 1999. Material a utilizar: As aulas são ministradas com o auxílio de recursos audiovisuais, como filmes, DVD s e CD s a fim de aguçar a capacidade auditiva e compreensiva do aluno. Além disso, utilizam-se também exercícios de fixação que são enviados aos alunos e também o uso da internet como meio de aprendizagem. Planos de aula Modalidades de aula: As aulas são essencialmente comunicativas, estimulando o aluno a falar e expressar-se o máximo possível no idioma alvo. A temática gramatical em questão é abordada logo após o aluno ter tido um primeiro contato com o conceito o qual se deseja ensinar. É fundamental que o professor faça um plano para cada aula que vá ministrar. Março - Exemplos de plano de aula: Conteúdo Avaliação Apresentação pessoal. Fonética. Alfabeto. Agenda Sobrenome, apelido, endereço. aniversário, profissões.. Expressões de cumprimento, despedida; Pron. Pessoais (reto) Verbos Pres. Indicativo: (ser, estar, ter, chamar) Frases afirmativas, interrogativas, negativas. Apresentaçao pessoal por escrito. Montar diálogos com estruturas aprendidas. Auditiva: Música
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro