Aula 1 Metodologia Científica Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br
Ensino Superior e Pesquisa CF/88 Art. 207 [...] as universidades gozam de autonomia didáticocientífica, administrativa e de gestão, financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. LDB-Lei nº 9394 de 20/12/1996 Art. 43. A educação superior tem por finalidade: [...] III- incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
Ensino Superior e Pesquisa Tecnológo Graduação Bacharelado ou Licenciatura (monografia) Pós-Graduação Lato Sensu Stricto Sensu Especialização ou MBA (monografia ou artigo científico) Mestrado (dissertação) Doutorado (tese)
Relação Orientador-Orientando Viabiliza uma monografia de qualidade quando pautada em uma agenda de compromissos Reciprocidade: Orientador desenvolve competências intelectuais capazes de viabilizar a produção de conhecimento científico Orientando cumpre prazos e demonstra comprometimento, entregando as etapas do trabalho pela utilização do método para investigar e analisar soluções para problemas levantados.
Por que estudar metodologia?
A importância da metodologia Vídeo
Ciência é muito mais uma maneira de pensar do que um corpo de conhecimentos." Carl Sagan (1934-1996)
A importância da metodologia Apresenta os procedimentos e normas que orientaram o pesquisador na realização de seus trabalhos e possibilitam condições para que o resultado seja confiável e tenha maior possibilidade de ser generalizado para outros casos. Mostra os caminhos, ou seja, os métodos para a realização de trabalhos acadêmicos, a fim de dar ordenamento aos assuntos pesquisados. Garante padronização dos trabalhos e comparabilidade, em estruturas que facilitam a apresentação dos argumentos.
Em que a metodologia ajuda? Sistematizar o conhecimento já adquirido Identificar as fontes de novas informações Facilitar na inter-relação entre as informações disponíveis e aquelas de fato relevantes Organizar as leituras e os argumentos, gerenciando o tempo e recursos disponíveis Estabelecendo um planejamento, com objetivos e hipóteses de trabalho
MÉTODO = sequência de operações para análise científica TÉCNICA = procedimentos que operacionalizma o método NORMATIZAÇÃO = padronização das comunicações científicas
Metodologia Científica Responder às questões: Como fazer? Com que fazer? Por que fazer? Onde fazer? Quando fazer? Métodos de investigação Podem ser fontes bibliográficas, documentais e eletrônicas, além da vivência profissional do autor do trabalho, entrevistas, observação, coleta de informações, etc.
Pressupostos da pesquisa Pesquisa como garimpagem intelectual Metodologia mostra o caminho das pedras da pesquisa Verificação (sujeita à crítica e comprovação)
O que é Ciência?
O que é ciência? Ciência (epistéme) e Opinião (dóxa) Ciência (epistéme) e Tecnologia (teckné)
Ciência Conjunto de conhecimentos gerados a partir de Conjunto de conhecimentos gerados a partir de hipóteses acerca de objetos/fenômenos, obtido por meio de procedimentos sistemáticos, lógicos e racionais, passível de verificação para comprovar a sua valia.
Evolução da Ciência A ciência no cotidiano A evolução do Conhecimento: Antiguidade Iluminismo Era Moderna
Ciência Interpretação, verificação e solução de problemas decorrentes de determinado período. Cuidado com o dogmatismo...
Revolução Científica Copérnico teoria heliocêntrica Galileo Galilei método experimental; lei da queda dos corpos Descartes (racionalismo) e Francis Bacon (empirismo) Isaac Newton matemática, física, astronomia; lei da atração universal
Pressupostos Científicos A ciência, portanto, não caminha numa via linear contínua e progressiva, mas por saltos e revoluções. Marilena Chauí, Convite à Filosofia (1997, p. 258)
Elementos do Método Científico Com bases nas premissas de Descartes e Bacon, são elementos de um método científico: Fato Concreto: objeto ou fenômeno (todo). Contexto: realidade das partes ou das particularidades do todo. Experimento: estudo das partes do todo de forma sistemática e lógica. Conhecimento: geração de resultado Verificação: repetição do experimento
Senso Comum X Conhecimento Científico Conceito de paradigma KUHN, Thomas. As Estruturas das Revoluções Científicas, 1962.
O Mito da Caverna
Exercício Classifique as situações seguintes como senso comum (SC) ou conhecimento científico (CC): ( ) Para a elaboração de trabalhos acadêmicos, utilizamos as normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). ( ) Não podemos comer uva e melancia ao mesmo tempo, porque isso causa dor de estômago. ( ) Angino-Rub ungüento é um composto de cânfora e mentol + associações e é indicado ao alívio da tosse e ação descongestionante. ( ) O leite de soja sem lactose é um alimento com proteína isolada de soja e é indicado para quem não pode beber leite de vaca. ( ) A certificação ISO 9001, versão 2000, que versa sobre Sistema de Gestão da Qualidade, garante sucesso ao processo de qualidade implantado pelas organizações. ( ) A melhor coisa para quando a criança está agitada é o benzimento; com isso, imediatamente, ela se acalma. ( ) Se alguém tomar todos os dias uma xícara de chá quente com ervas (carqueja, espinheira santa e alcachofra), pode emagrecer até 5 quilos por mês. ( ) O adoçante dietético é composto de sacarina sódica e ciclamato de sódio e utilizado por quem está fazendo regime alimentar. ( ) Para elaborar citações, a melhor fonte de informações é a NBR 10520 da ABNT. ( ) Antigamente, muitas mulheres, quando concebiam um filho, ficavam de resguardo na alimentação e não lavavam a cabeça por 40 dias, porque isso poderia causar problemas de saúde para a vida toda. ( ) O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) cuida da normalização de produtos e serviços. ( ) Algumas mães usam algumas gotas de leite materno para curar a dor de ouvido das crianças.
A dificuldade maior não está em persuadir as pessoas a aceitarem idéias novas, mas em persuadi-las a abandonar as antigas (John Maynard Keynes, 1883 1946)