Um pouco de história Desde a antiguidade, o homem, procurou melhorar as suas condições de trabalho, principalmente no que se refere à redução do esforço físico. Os primeiros meios, que este utilizou, foram: a alavanca; a roda; o plano inclinado. Apesar de serem considerados máquinas simples, os seus princípios de funcionamento são fundamentais porque estão presentes todas as máquinas.
A alavanca Alavanca é um sólido alongado e rígido que pode girar ao redor de um ponto de apoio, também conhecido como fulcro ou eixo de rotação. Qualquer alavanca apresenta os seguintes elementos: * força motriz (P) * força resistente (R) * braço motriz (BP): distância entre a força motriz (P) e o ponto de apoio; * braço resistente (BR): distância entre a força resistente (R) e o ponto de apoio; * ponto de apoio (PA): local onde a alavanca se apóia quando em uso.
A alavanca Conforme a posição do ponto de apoio em relação à força motriz (P) e à força resistente (R), as alavancas classificam se em: * interfixa; * inter resistente; * interpotente.
A alavanca exemplos A tesoura e o balancé são alavancas interfixas.
A alavanca exemplos O abre garrafas e o carrinho de mão, são alavancas inter resistentes.
A alavanca exemplos A pinça e o braço humano são alavancas interpotentes.
O plano inclinado Plano inclinado é uma superfície plana e inclinada que forma um ângulo menor que 90 o com a superfície horizontal. No plano inclinado da direita usa se menos força para empurrar a carga. Podese deduzir que, quanto mais comprido for um plano inclinado menos força será gasta na movimentação de uma carga para uma mesma altura.
O plano inclinado exemplos
O plano inclinado exemplos A cunha e o parafuso são exemplos de aplicação do plano inclinado. A cunha funciona como dois planos inclinados. O parafuso é um plano inclinado enrolado num cilindro.
A roda A roda constitui uma das invenções mais importantes. Ninguém sabe, porém, como ela foi inventada. Provavelmente, a roda surgiu, ainda sob a forma de rolete, quando o homem primitivo teve de deslocar grandes cargas por longas distâncias e não podia contar apenas com sua força. Quando se fala em roda, imediatamente pensa se em eixo, que funciona como segunda roda presa ao centro da primeira.
A roda exemplos e aplicações
A roldana A roldana é uma roda que gira ao redor de um eixo que passa por seu centro. Na borda da roldana existe um sulco em que se encaixa uma corda ou um cabo flexível, ou corrente. A roldana pode ser fixa ou móvel.
A roldana fixa O funcionamento da roldana fixa baseia se no funcionamento de uma alavanca interfixa de braços iguais.
A roldana móvel A roldana móvel pode deslocar se juntamente com a carga e baseia se no funcionamento de uma alavanca inter resistente.
Transmissão e transformação de movimento O motor que aciona uma máquina nem sempre produz o movimento apropriado ao trabalho que se deseja realizar. Quando isso ocorre, torna se necessário empregar mecanismos de transformação de movimento.
Transmissão e transformação de movimento Transmissão de movimento é a passagem de movimento de um órgão da máquina para outro órgão da mesma máquina, podendo ou não haver alteração na velocidade.
Transmissão e transformação de movimento Transformação de movimento quando o tipo de movimento sofre alterações através de um mecanismo de transmissão.
Mecanismos Um mecanismo é um elemento de uma máquina que, atuando individualemente ou em conjunto com outros elementos complementares, permite a transmissão e transformação de movimento. Ver: software relatran Livro adotado página 160 a 175
Mecanismos transformação de movimento/mecanismo utilizado * Linear p/ rotativo: cremalheira e pinhão * Transformação linear: polia, alavanca * Transformação direcional: alavanca de sinos * Oscilatório p/ recíproco: biela, came * Oscilatório p/ rotativo: biela * Oscilatório p/ intermitente: catraca * Oscilatório p/ irregular: came * Recíproco p/ rotativo: pistão * Recíproco p/ oscilatório: vínculos (homem + martelo) * Recíproco p/ intermitente: catraca * Recíproco reflexivo: alavanca, polia * Rotativo p/ linear: roda * Rotativo p/ recíproco: pistão, cardã * Rotativo p/ oscilatório: biela, retorno rápido * Rotativo p/ intermitente: Genebra