Introdução ao Zend Framework 2

Documentos relacionados
Ademir Cristiano Gabardo. Novatec

William Pereira Alves

Avaliação de Frameworks de Produtividade para aplicações CRUD

Sistema de Informação e Coordenação - SIC

O CMS JOOMLA! UM GUIA PARA INICIANTES

Frameworks funcionais para JSF que proporciona o desenvolvimento de aplicações computacionais WEB

Desenvolva passo a passo um Sistema Web seguro com C# e Web Services!

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE

Módulo II Arquitetura em Camadas

BEM-VINDOS AO CURSO DE ORIENTADO A OBJETOS

Ademir C. Gabardo. Novatec

Arquitetura em Camadas

Matheus Marabesi Michael Douglas

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software

4ª Edição Pablo Dall Oglio

ZendWi Presentation 19/10/2012

Ademir Cristiano Gabardo. Novatec

Reúso de Software. Adaptado de. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 18 Slide by Pearson Education

C# (C Sharp) - ASP.NET MVC Avançado

PHP. Programando com Orientação a Objetos. Pablo Dall Oglio. Novatec

Introdução ao Desenvolvimento de

Utilizando o Framework SubMacro no Desenvolvimento de Aplicações Java para Internet. Kleber Taffarel Novembro de 2008

Ambiente Web PHP Problemas Frameworks CakePHP Symfony Zend Framework Prado CodeIgniter Demonstração

ALUNO: RONI FABIO BANASZEWSKI

Protótipo de uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas web para WebIntegrator

IFC PORTARIAS: SISTEMA PARA PUBLICAÇÃO E MONITORAMENTO DE PORTARIAS

Ambiente Web PHP Problemas Frameworks CakePHP Symfony Zend Framework Prado CodeIgniter Demonstração O livro

PROJETO ARQUITETURAL PARTE II: PADRÕES DE PROJETO. Projeto de Programas PPR0001

ADIANTI FRAMEWORK PARA PHP

ADIANTI FRAMEWORK PARA PHP

Técnicas para Reutilização de Software

Nesta disciplina aprenderemos. HTML CSS JavaScript Jquery PHP

IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos com Java - prof. Herval Daminelli

Juliana Gonçalves da Costa

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri

SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS: CONCEITOS E ARQUITETURA

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Documento de Arquitetura de Software- SGE

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz

ANEXO 11. Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação.

Zend. Framework. Componentes Poderosos para PHP. Flávio Gomes da Silva Lisboa. Novatec

Desenvolvimento Web TCC Turma A-1

Guilherme Fernando Gielow

Engenharia de Software Orientada a objetos. Prof. Rogério Celestino dos Santos

Programação para Internet

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

ABIN Quadro de provas CONHECIMENTOS BÁSICOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE CONTEÚDO QUESTÕES DISSERTATIVAS

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Especialização em Engenharia e Desenvolvimento de Software Web

arquitetura shared-nothing em 3 camadas

Prof. Fábio Lúcio Meira

Laravel Framework PHP Carga horária: 40 horas

Hélio Engholm Jr. Novatec

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS. Profa. Gislaine Stachissini

Redes de Computadores I Seminário Novas Tecnologias em Redes HTML5. Jessica da Silva Hahn Letícia Aparecida Coelho

POO. Programação Orientada a Objeto. Conceitor HTML/PHP. Professor Jarbas Araújo

INTRODUÇÃO AO JQUERY PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO

Pré-requisitos: Conhecimentos de informática gerencial e lógica de programação.

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software WEBZINE MANAGER REVISTA ELETRÔNICA INTERAÇÃO NEWS

Ademir C. Gabardo. Novatec

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DO CENTRO DE PRÁTICAS CLÍNICAS E CIRÚRGICAS DO IFC CAMPUS ARAQUARI

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB. Lista de Exercícios AV2-01. Luiz Leão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Transcrição:

Introdução ao Zend Framework 2

#laryssa-muniz Graduada em Telemática - Estácio de Sá Especialista em Engenharia de Software - UECE Mestranda em Ciências da Computação - UECE Analista de Sistemas - Brain Up Pesquisadora do grupo de Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos (GESAD) - UECE Integrante das comunidades: Byte Girl PyLadies Fortaleza PHP com Rapadura

Agenda Introdução O que é um Framework? Para que serve um Framework? Tipos de Frameworks PHP Zend Framework 2 Um pouco sobre o ZF2 Visão Geral Porque usar o ZF2 Vantagens e Desvantagens O que é preciso para programar em ZF2?

Agenda Zend Framework 2 Arquitetura ZF2 Estrutura de Pastas ZF2 Como instalar o ZF2 Aplicações e Empresas que usam ZF2 Conclusão Livros Documentação Oficial

#introdução O que é um Framework? Frameworks representam uma estrutura formada por blocos pré-fabricados de software que os desenvolvedores podem usar, estender ou adaptar para uma solução específica e/ou linguagens de padrões. Fayad e Schmidt

#introdução Para que serve um Framework? A utilização de um framework torna-se útil no momento em que se constrói ou utiliza certo componente mais de uma vez, ou seja, facilita na reutilização de códigos. Ex.: Formulários de Login - Com o framework é possível criar um formulário genérico que poderá ser reutilizado em outras parte do código.

#introdução Tipos de Frameworks PHP?

Um pouco sobre o ZF2 Zend Framework é um framework para aplicações Web de código aberto, criado em 2005, orientado a objetos e implementado em PHP 5. Tem como objetivo simplificar o desenvolvimento web enquanto promove as melhores práticas na comunidade de desenvolvedores PHP.

Visão Geral ZF2 se estende também ao frontend fazendo uso do Bootstrap/Jquery em sua estrutura básica. É um framework bem estabelecido no mercado, desenvolvido pela Zend Technologies (mantedora oficial do PHP) e já está trabalhando no ZF3.

Porque usar o ZF2? Modular: Funciona como blocos de concreto que podem ser usados peça por peça com outras aplicações ou frameworks. Segurança: Possui diversas criptografias. Extensível: Fácil de adaptar para as suas necessidades. Comunidade: Possui uma extensa comunidade, com grande base de colaboradores e usuários. Alta Performance: Projetado pensando em desempenho. Pronto para o negócio: Possui uma história de sucesso comprovada e executada em aplicações de alto uso e negócio crítico.

Vantagens Qualidade de código: Utiliza diversos padrões de projeto em sua estrutura, tais como, MVC, Factory, Singleton, Observer, Strategy. Framework Robusto: Possibilita fazer sistemas complexos, seguros e eficientes. Reutilização de Código: Permite a utilização do composer, módulos de terceiros, facilita a organização e manutenção do seu código.

Desvantagens Aprendizado: Possui uma curva de aprendizado mais acentuada devido a configuração de rotas, integração do composer com doctrine, mapeamento com banco de dados. Arquivos em excesso: Possui arquivos em excesso que nem sempre serão necessários em seu projeto. Documentação: Por ser completa e extensa pode se tornar complexa.

O que é preciso para programar em ZF2 Lógica de Programação PHP Orientado a Objeto Ferramentas Auxiliares Namespaces Conhecimento de um SGBD (Obs: Namespaces possibilita o agrupamento de classes, interfaces, funções)

Arquitetura ZF2 Novo MVC ZF2: Composto pelo seguinte fluxo: Bootstrap, Route, Dispatch e Response. Principais Características ZF2: O MVC, Dependency Injection e os Events.

Arquitetura ZF2 Model (Modelo): Responsável pela leitura e escrita de dados, e também de suas validações. View (Visão): Camada de interação com o usuário. Ela apenas faz a exibição dos dados, sendo ela por meio de um html ou xml. Controller (Controlador): O responsável por receber todas as requisições do usuário. Seus métodos chamados actions são responsáveis por uma página, controlando qual model usar e qual view será mostrado ao usuário.

Ainda ta confuso sobre MVC? O Diálogo das Camadas: View: Oi Controller! O usuário acabou de pedir para acessar o Facebook! Pega os dados de login dele aí. Controller - Ok View, daqui a pouco te mando a resposta. Ei Model, pega esses dados de login e verifica se o usuário se loga. Model - Controller os dados são válidos, estou te enviando a resposta do login. Controller - Valeu Model. Ei View, o usuário informou os dados corretos. Vou mandar para você os dados dele e você carrega a página de perfil. View: Legal Controller, já estou apresentando para o usuário a página dele!

Estrutura de Pastas do ZF2

Estrutura de Pastas do ZF2 - config: Neste diretório ficam configurações da aplicação como um todo. Tem uma outra pasta, autoload, onde é sugerido que fiquem arquivos de configurações globais (production) e locais (development). - data: Aqui você pode armazenar os seus arquivos que não fazem parte do código da aplicação, mas sim outros relativos ao projeto, como diagramas, dumps do banco de dados. - module: Este é o principal diretório da sua aplicação. É aqui que vão ficar os módulos que você vai desenvolvendo. O módulo tem a seguinte estrutura: pasta chamada Application onde possui três diretórios principais: config, src e view.

Estrutura de Pastas do ZF2 - public: o ZF2 trabalha com FrontController, ou seja, tudo que você acessar estará acessando através de um caminho apenas. Os usuários de suas aplicações terão acesso a pasta e as imagens, arquivos CSS, JS e entre outros devem ficar também neste diretório. - vendor: diretório dedicado à bibliotecas de terceiros. Por exemplo: Bootstrap, Jquery, Bibliotecas para envio de e-mail ou qualquer outra devem ficar nesta pasta. Assim como o Composer e ZF2.

Estrutura da Pasta Module

Detalhes da Estrutura da Pasta Module - Application/config: nesta pasta ficam as configurações específicas do seu módulo. - Application/src: nesta pasta ficam os códigos da sua aplicação. - Application/view: nesta pasta ficam apenas os arquivos da camada de visualização de dados. O arquivo Module.php aparece então para fechar essa estrutura, possui a responsabilidade de controlar todo o módulo. Ou seja, antes de fazer qualquer coisa neste módulo, o Zend verificar as informações que estão contidas neste arquivo.

Como Instalar o ZF2 Instalar o servidor Web (Apache, Nginx,...) e o PHP a partir da versão 5.3; Obter a estrutura de uma aplicação ZF2: - Opção 1: fazer o git clone do Skeleton ZF2 - Opção 2: utilizar a ferramenta ZFTool que auxilia na criação de estruturas de um projeto em ZF2 Instalar o Composer E finalmente pelo terminal acessar a pasta public do projeto e digitar o comando especifico para acessar a aplicação no localhost.

#introdução Aplicações e Empresas que usam ZF2

#conclusão Livros

#conclusão Documentação Oficial Site: Framework Zend 2 - Documentation http://framework.zend. com/manual/current/en/index.html

OBRIGADA! PERGUNTAS? Slide: http://pt.slideshare.net/laryssamuniz/apresentao-flisol-2016