OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP E DO LTCAT NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
P P P (PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO) E LTCAT (LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO)
PPP E LTCAT FUNDAMENTAÇÃO LEGAL ATUALIZADA IN 45 de 06/08/2010, Publicada no DOU em 11/08/2010. PPP - CONCEITO - Art. 271 Documento com a história laboral do trabalhador, que reúne dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na empresa.
FINALIDADE DO PPP IN 45 - Art. 271 I - comprovar as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários, em especial o benefício aposentadoria especial; II - prover o trabalhador de documento produzido pelo empregador perante a Previdência Social, a outros órgãos públicos e aos sindicatos, de forma a garantir direitos decorrentes da relação de trabalho; III - prover a empresa de documentos individualizados, garantindo a organização dos seus setores e possibilitando que a empresa evite ações judiciais indevidas relativas a seus trabalhadores; IV - possibilitar aos administradores públicos e privados acesso a informações confiáveis para desenvolvimento de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como definição de políticas em saúde coletiva.
QUANDO ELABORAR O PPP? IN 45 - Art. 272 Trabalhadores expostos a agentes nocivos químicos, físicos e biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física; Agentes nocivos - Anexo IV do regulamento da Previdência Social - Decreto 3048 de 06/05/1999; Ainda que não presentes os requisitos para a concessão da aposentadoria especial, seja pela eficácia dos equipamentos de proteção (EPC/EPI), seja por não se caracterizar a permanência.
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DO PPP IN 45 - Art. 272 - Parágrafo 9 Agente Físico Ruído e Agentes Químicos: - Acima NA (Nível de Ação), segundo NR-15. Demais Agentes Físicos e Agentes Biológicos: - Simples presença no ambiente.
QUANDO O PPP DEVE SER ATUALIZADO? IN 45 - Art. 272 - Parágrafo 7 Sempre que houver alteração que implique na mudança das informações contidas no formulário; Pelo menos uma vez ao ano quando as informações permanecerem inalteradas.
O PPP DEVE SER IMPRESSO NAS SEGUINTES SITUAÇÕES : For rescindido o contrato de trabalho, imprimir em duas vias. Uma via será para o trabalhador e a outra será protocolada com o recebimento e deverá ser arquivada na empresa por 20 anos; Para requerer o reconhecimento de períodos laborados em condições especiais; Para fins de análise de benefícios por incapacidade, a partir de 01/01/2004, quando solicitado pelo INSS; Para conferência por parte do trabalhador, pelo menos uma vez ao ano; Quando solicitado, para fins de fiscalização. Segundo a IN 45 - Art. 272 - Parágrafo 11
IN 45 - Art. 272 - Parágrafo 12 ASSINATURA NO PPP Será assinado pelo representante legal da empresa. INDICAÇÃO NO PPP Dos responsáveis técnicos legalmente habilitados (Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do trabalho) pelos registros ambientais e resultados de monitoração biológica. Registrando o nome do profissional e o número do registro profissional no conselho de classe.
IN 45 - Art. 271 1º As informações do PPP são de caráter privativo do trabalhador não podendo ser solicitado por outra empresa. O conteúdo do formulário não pode ser divulgado por terceiros, constituindo crime nos termos da Lei nº 9029 de 13/04/1995. 2º A prestação de informações falsas no PPP constitui crime de falsidade ideológica, nos termos do Art. 297 do Código Penal.
IN 45 - Art. 254 As condições de trabalho, que dão ou não direito à aposentadoria especial, deverão ser comprovadas pelas demonstrações ambientais, que fazem parte das obrigações acessórias dispostas na legislação previdenciária e trabalhista.
DEMONSTRAÇÕES AMBIENTAIS IN 45 - Art. 254 PPRA - Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais; PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos; PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção; PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional; LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho; PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário.
LTCAT - IN 45 - Art. 255 É o laudo técnico exigido desde 1995, que tem a finalidade de atender às exigências dos Decretos, Ordens de Serviço e Instruções Normativas oriundas do Ministério da Previdência Social - MPS e do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Neste documento ficam evidenciados os resultados da avaliação do meio ambiente de trabalho, com a finalidade de determinar a concentração/intensidade dos agentes nocivos e o tempo de exposição aos quais os empregados estão expostos. Este documento deverá ser elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho, com o respectivo número da ART, junto ao CREA ou por Médico do Trabalho, indicando os registros profissionais de ambos.
AVALIAÇÃO AMBIENTAL - OBJETIVO Avaliar um ambiente de trabalho significa reconhecer os riscos presentes, mensurá-los e estabelecer medidas de controle para neutralizar qualquer possível efeito à saúde do trabalhador em atividade no local; Definir Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) conforme Definir Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) conforme risco presente no ambiente.
AVALIAÇÃO AMBIENTAL - PROCEDIMENTO 1 - Identificar os agentes que causam ou podem causar danos a saúde do trabalhador; 2 - Medir a concentração dos agentes nocivos identificados, levando-se em conta a natureza e o tempo de exposição; 3 - Estudar as medidas de controle mais adequadas; 4 - Se a Empresa controla de forma eficiente os agentes nocivos, o profissional conclui o seu trabalho e emite parecer conclusivo; 5 - Caso as medidas de controle não sejam eficazes para manter os agentes abaixo dos LT's, expondo os trabalhadores a riscos de saúde, o profissional deve sugerir medidas apropriadas para garantir a segurança e a saúde da população exposta.
HOMOLOGAÇÃO NO SINDICATO DOS TRABALHADORES EXIGÊNCIA DO PPP PARA TODOS OS TRABALHADORES IN 45 - Art. 272 CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS 10 Após a implementação do PPP em meio magnético pela Previdência Social, este documento será exigido para todos os segurados, independentemente do ramo de atividade da empresa e da exposição a agentes nocivos, e deverá abranger também informações relativas aos fatores de riscos ergonômicos e mecânicos.
CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO ANO 2012 Cláusula 19ª - Homologações de Rescisões de Contrato de Trabalho 4 Conforme estabelece o 10 do artigo 272 da Instrução Normativa n 45 de 06/08/2010, editada pelo Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS, após a implantação do Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP, em meio magnético, pela Previdência Social, este documento será exigido na homologação de rescisão de contrato de todos os trabalhadores. CONCLUSÃO : Cobrança indevida do PPP para todos os trabalhadores.
HOMOLOGAÇÃO - QUANDO NÃO HÁ NECESSIDADE DE ENTREGAR O PPP PARA O TRABALHADOR Porque não está obedecendo os critérios para elaboração obrigatória do PPP, que são : IN 45 - Art. 272 - Parágrafo 9 Agente Físico Ruído e Agentes Químicos: - Acima NA (Nível de Ação), segundo NR-15. Demais Agentes Físicos e Agentes Biológicos: - Simples presença no ambiente. A empresa deve apresentar o LTCAT ao sindicato dos trabalhadores e demonstrar que para aquele trabalhador não há necessidade de elaborar o PPP. EX.: Funcionários do escritório.
SERVIÇOS QUE SERÃO PRESTADOS PELO SECONCI A PARTIR DE JULHO/2012 LTCAT Medição de ruído com dosímetro; Avaliação de poeiras com bomba gravimétrica; Avaliação de calor com termômetro de bulbo úmido; Avaliação de vibração. Elaboração do PPP Utilizaremos software próprio com interface entre o Seconci e a empresa construtora.
ASESSORIA TÉCNICA NOS CANTEIROS DE OBRA Elaboração dos programas PPRA ou PCMAT de acordo com a NR 09 e NR 18 respectivamente; Análise dos programas PPRA ou PCMAT elaborados por terceiros; Elaboração das Ordens de Serviço conforme previsto na NR-1; Acompanhamento do PPRA ou do PCMAT; Apoio técnico para distribuição do EPI - Equipamento de Proteção Individual, conforme previsto na NR-6; Treinamentos diversos, como : Treinamento periódico e admissional; Aplicação de Check - List das NR s para verificação da conformidade da obra perante a legislação trabalhista; Elaboração dos relatórios das visitas técnicas com descrição das oportunidades de melhoria, propostas de ações corretivas e medidas de controle.
OBRIGADA! Jane Carneiro Belém Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Contato: jane@seconci-rio.com.br telefone: 2101-2555