O AMBIENTE DELPHI Programação de Computadores Profº.: Cristiano Vieira cvscaminha@hotmail.com
A IDE (Integrated Development Environment) do Delphi consiste em quatro partes principais: JanelaPrincipal(1) InspetordeObjetos(2) EditordeCódigos(3) Projetor de Formulários(4)
Janela Principal: Controladora do Ambiente Delphi e seus projetos.
O Object Inspector: é a ponte dentre a edição visual de sua aplicação e a geração automática de código.
Form Designer: Onde são construídas visualmente as janelas de uma aplicação. É a tela onde o desenvolvedor constrói suas aplicações.
AjanelaCODEEDITOR,oueditordecódigo,éondesedesenvolveoprogramafonte.É neste editor que se encontra a estrutura sintática propriamente dita da Linguagem Object Pascal, que é utilizada pelo Delphi. Cabe ressaltar, no entanto, que boa parte do código escrito é gerado automaticamente.
UNIT: apresenta o nome da unidade em desenvolvimento ou desenvolvido; INTERFACE: Definições gerais dos componentes de um formulário; USES: cláusula da seção Interface que coloca em uso as bibliotecas externas a unidade, necessárias para a compilação do projeto (programa ou aplicação); TYPE: identifica a área em que ficam dispostos os objetos (componentes) utilizados em um formulário. É nessa parte do ambiente Delphi que os objetos são criados, onde se apresenta a definição de uma classe de Objeto novo derivado do objeto Tform; PRIVATE: declarações privadas de campos de dados, métodos e objetos que serão acessíveis apenas na unidade em uso; VAR: apresenta o objeto local que será utilizado. Também é a área de declaração para variáveis globais da unidade; IMPLEMENTATION: define os procedimentos relacionados aos componentes de um formulário. Iniciada pela instrução {$R*.DFM) que representa a diretiva de compilação a qual inclui toda a interface, propriedades e componentes do arquivo *.DFM. A partir dessa seção se coloca o código de todas as procedures e functions da unidade.
TIPOS DE DADOS Tipo Faixa de Abrangência CARDINAL De 0 até 4.294.967.295 INTEGER De -2.147.483.648 até 2.147.483.647 BYTE De 0até 255 LONGINT De -2.147.483.648 até 2.147.483.647 LONGWORD De 0 até 4.294.967.295 SHORTINT De -128 até 127 SMALLINT De -31.768 até 32.767 WORD De 0 até 65.535 REAL
Strings Devem ser representadas em Delphi entre apóstrofos ( ). Este tipo de dado pode armazenar de 1 até 255 caracteres. Se a definição do tipo utilizado for String, será reservado na memória um espaço de 255 caracteres. Desejando reservar, por exemplo, apenas 10 espaços, a referência deverá ser feita como String[10].
Existe também o tipo Char que equivale a uma string de apenas um caractere (semelhante a String[1]), delimita apenas um caractere de 8 bits. Lógicos Boolean: Falso ou Verdadeiro
O uso de variáveis O primeiro caractere do nome de uma variável não poderá ser, em hipótese alguma, um número; sempre deverá ser uma letra; O nome de uma variável poderá ser atribuído com um ou mais caracteres; O nome de uma variável não poderá possui espaços em brancos; Não poderá ser nome de uma variável uma palavra reservada a uma instrução ou identificador de uma linguagem de programação, bem como o nome de seus componentes; Não poderão ser utilizados outros caracteres a não ser letras e números com exceção do caractere UNDERSCORE/UNDERLINE ( _ ). Exemplo: Nome_Aluno.
Tarefas Básicas Compilação e Execução: Botão RUN, Menu RUN RUN ou tecla F9 Salvar Projeto: Botão SAVE ALL, Menu FILE SAVE ALL (Unit+Project) ou Ctrl+Shift+S Fechar projeto: Menu FILE CLOSE ALL (Unit+project ) Exibir a Janela Object Inspector: Menu VIEW Object Inspector ou tecla F11 Alternar entre Unit/Form: Menu VIEW Toggle Form/Unit ou tecla F12 Exibir todos os forms do project: Menu VIEW Forms ou Shift + F12 Exibir todas as UNITS do project: Menu VIEW Units ou Ctrl + F12
Tipos de arquivos criados pelo Delphi Arquivo Extensão Descrição De projeto.dpr Contem dados sobre formulario, unit e codigos de inicialização UNIT.PAS Códigos do Object Pascal (Linhas de programação) De Formulario.DFM Dados binários criados pelo delphipara armazenar informações sobre os formulários das aplicações. Esses arquivos ficam criados a cada Unit criada. De backup.~dp,.~dfe.~pa Cópias de segurança dos projetos, formulários e units De aplicativo.exe Executável do aplicativo desenvolvido De OBJETO.DCU Esse arquivo é a versão compilada das units(.pas) De BIBLIOTECA.DLL Arquivo de Biblioteca de Ligação Dinâmica que pode ser criado pelo desenvolvedor De RECURSOS.RES Arquivo que contém ícones utilizados pelo Delphi De OPÇÕES.DFO Ajustes feitos nas opções de projetos De AJUDA.HLP Arquivos de Help(Ajuda) De IMAGENS.ICO,.WMF,.BMP Arquivos de imagens
Funções básicas de conversão no Delphi STRTOINT(X) INTTOSTR(X) STRTOFLOAT(X) FLOATTOSTR(X) VAL (Arg1, Arg2, Arg3) STR(arg1, arg2) Transforma uma String numérica (X) em valor inteiro Transformauma variável ou valor inteiro (X) em uma string numérica Transforma uma String numérica (X) em valor real Transforma uma variável ou valor real (X) em uma String numérica Transformauma string numérica em valor real, seguindo a ordem dos argumentos: Arg1 variável do tipo String ou campo String a ser convertido Arg2 variável do tipo Real que receberá o conteúdo de arg1 Arg3 variável do tipo Inteiroque receberá um dígito de controle do Delphi Transforma uma variável do tipo Real em uma String numérico, seguindo a ordem dos argumentos: Arg1 variável do tiporeal que será convertido. Recebe as máscaras. Arg2 variável do tipo String que receberá o conteúdo de arg1.