Informática Aplicada
|
|
|
- Miguel Batista Mendonça
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Informática Aplicada Aula 1 Introdução Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Departamento de Ciências Exatas e Naturais Universidade Federal Rural do Semi-Árido
2 Introdução Informática informação aplicada; Pressupõe o uso de computadores no tratamento de informações; Derivação de informatique, criada a partir de information science.
3 Introdução Arquitetura de computadores; Processamento de dados; Engenharia de software. Ciência da Computação Ciência da Informação Tratamento da informação (armazenamento e veiculação) Teoria dos Sistemas Cibernética Automação Solução de problemas (aspectos teóricos) Informática
4 Introdução Utilização de computadores a partir dos anos 1940 aplicações militares; Aplicações acadêmicas; Aplicações industriais e comerciais.
5 Introdução Objetivo da informática: Coletar, tratar e disseminar dados para gerar informação; Dados: elementos de um problema; Informação: conjunto estruturado de dados.
6 Introdução Modalidade de computadores: Computador analógico: manipula e representa variáveis por meio analógico (quantidades mecânicas ou elétricas);
7 Introdução Modalidade de computadores: Computador digital: manipula e representa as informações por meio digital (representação computacional bits, bytes);
8 Introdução Modalidade de computadores: Computador digital: manipula e representa as informações por meio digital (representação computacional bits, bytes); Variável analógica Conversão A/D Representação digital Computador Digital Representação digital Conversão D/A Variável analógica
9 Computadores por Geração 1ª geração ( ): Máquinas baseadas em válvulas; Equipamento de grande porte e problemas de aquecimento; Grande consumo de energia; Programação por cabos; Sem interface visual; ENIAC;
10 Computadores por Geração 1ª geração ( ):
11 Computadores por Geração 2ª geração ( ): Substituição de válvulas por transistores; Diminuição do tamanho físico das máquinas; Aumento da capacidade de processamento.
12 Computadores por Geração 2ª geração ( ):
13 Computadores por Geração 2ª geração ( ):
14 Computadores por Geração 3ª geração (anos 1970): Substituição dos transistores por circuitos integrados (encapsulamento de vários transistores em um único componente eletrônico); Maior capacidade de processamento; Menor consumo de energia.
15 Computadores por Geração 3ª geração (anos 1970):
16 Computadores por Geração 3ª geração:
17 Computadores por Geração 4ª geração (a partir dos anos 1980): Computadores com circuitos integrados em escala ultra larga (chips); Dispositivos computacionais móveis (PDAs, notebooks, netbooks, etc.).
18 Computador por Geração Independente do tipo de computador... Hardware equipamento propriamente dito; Software programas que atendem às necessidades dos usuários.
19 Software Sistema Operacional: Interface entre o usuário e o computador; Programa mais importante em uma máquina. Drivers: Programas que controlam equipamentos específicos do computador (placa de vídeo, placa de som, etc.).
20 Software Aplicativos: Softwares desenvolvidos para executarem alguma tarefa específica para o usuário; Exemplo: aplicativos para escritório (editor de texto, planilha eletrônica, etc.), aplicativos para execução de música e vídeo, navegadores para internet...
21 Hardware Elementos funcionais básicos: Unidade central de processamento (CPU); Unidades de entrada e saída; Memória principal. Entrada Memória Principal Saída CPU Unidade de controle Unidade Lógico/Aritmética
22 Hardware Unidade de controle: Direciona o sistema do computador a executar instruções de programa armazenadas. Deve comunicar-se com a memória e com a ALU (unidade lógico aritimética). Envia dados e instruções do armazenamento secundário para a memória, quando necessário.
23 Hardware Unidade lógico/aritmética: Executa todas as operações aritméticas e lógicas. Operações aritméticas: Operações lógicas: Adição, subtração, multiplicação, divisão. Compara números, letras ou caracteres especiais. Testa uma de três condições: Condição de igualdade (igual a) Condição menor que Condição maior que
24 Hardware Armazenamento de dados: Armazenamento primário (memória): Armazena dados temporariamente. A CPU referencia-o tanto para obtenção de instruções de programa como de dados. Armazenamento secundário: Armazenamento de longo prazo. Armazenado em mídia externa; por exemplo, um disco.
25 Hardware A CPU não pode processar dados diretamente do disco ou de um dispositivo de entrada: Primeiramente, eles devem residir na memória. A unidade de controle recupera dados do disco e transfere-os para a memória. Itens enviados à CPU para ser processados: A unidade de controle envia itens à CPU e depois os envia novamente à memória após serem processados. Dados e instruções permanecem na memória até serem enviados a um dispositivo de saída ou armazenamento, ou o programa ser fechado.
26 Hardware Memória: Também conhecida como armazenamento primário e memória principal. Frequentemente expressa como memória de acesso aleatório (RAM). Não faz parte da CPU. Retém dados e instruções para serem processados. Armazena informações somente enquanto o programa está em operação.
27 Hardware São necessárias quatro etapas para que uma CPU processe um determinado dado; Ciclo de máquina: a quantidade de tempo necessária para executar uma instrução. Computadores pessoais executam-nas em menos de um milionésimo de segundo. Supercomputadores executam-nas em menos de um trilionésimo de segundo. Cada CPU tem seu próprio conjunto de instruções.
28 Hardware Ciclo de máquina tempo necessário para recuperar um dado, executar uma operação e armazenar resultado. Componentes: Tempo de instrução Tempo de execução O clock de sistema sincroniza as operações.
29 Hardware
30 Hardware Tempo de instrução: A unidade de controle recebe a instrução da memória e a coloca em um registro. A unidade de controle decodifica a instrução e determina qual é a localização na memória para os dados necessários.
31 Hardware Tempo de execução: A unidade de controle transfere dados da memória para registros na ALU. A ALU executa instruções relativas aos dados. A unidade de controle armazena o resultado da operação na memória ou em um registro.
32 Hardware Endereços da memória: A memória principal é subdividida em várias partes; Cada parte tem um endereço associado; O dado armazenado é cada uma dessas posições é obtido através do fornecimento deste endereço ao processador.
33 Hardware Computadores basicamente possuem placas de circuito impresso fornecem uma via de conexão entre dispositivos; Principal placa: placa-mãe; Composta por trilhas; Barramento conjunto de trilhas de alta velocidade de tráfego (barramento de dados e barramento de controle);
34 Hardware
35 Hardware A placa-mãe contém chips auxiliares realizam operações de baixo nível: BIOS chip que armazena instruções para testar e inicializar os dispositivos de entrada e saída; também carrega o sistema operacional na memória principal. Chips de controle (ou controladores) gerenciam a transferência de dados nos barramentos da placa;
36 Hardware A placa-mãe contém chips auxiliares realizam operações de baixo nível: Chipset conjunto de controladores, coprocessadores e outros componentes que determinam as capacidades de hardware do sistema (exemplo: que tipo de processador pode ser utilizado na placa-mãe);
37 Hardware Chipset
38 Hardware Nas placas-mãe podem ser adicionadas outros circuitos (placa de vídeo, por exemplo) através de slots de expansão.
39 Processadores Componente de hardware que executa instruções em linguagem de máquina; Podem se apresentar sob diversas formas: CPU, co-processador gráfico, etc.; CPUs podem alocar tarefas para coprocessadores específicos para uma determinada função: co-processador de uma placa de vídeo off-board.
40 Processadores O processador se comunica com a memória e com outros disposistivos do sistema através dos barramentos; O funcionamento do processador é muito mais rápido do que a capacidade de leitura da memória principal;
41 Processadores Os processadores possuem então uma memória de alta velocidade (cache) para guardar os dados que estão sendo lidos pela memória RAM.
42 Processadores Dentro do processador também existem os chamados registradores pequena memória de alta velocidade para ser utilizada no armazenamento de dados durante o seu processamento; O tamanho dos registradores é determinado pela quantidade de bits que o processador trabalha: 32 bits; 64 bits.
43 Processadores Processadores de fabricantes diferentes podem ter arquiteturas diferentes. x86; MIPS; PowerPC;
44 Representação de Dados Os computadores entendem duas coisas: ligado e desligado. Dados são representados na forma binária sistema numérico binário (base 2); Contém somente 2 dígitos: 0 e 1. Corresponde a dois estados: ligado (1) e desligado (0).
45 Representação de Dados Bit corresponde a uma informação binária (0 ou 1); Abreviação de binary digit; É a informação computacional mais simples.
46 Representação de Dados Byte corresponde a um conjunto de 8 bits; Cada byte pode ter 256 valores possíveis: ٢ ٨ =٢٥٦ Considerando um texto, um byte armazena um caractere (letra, número, etc.); Dispositivos de memória e armazenamento são medidos em bytes.
47 Representação de Dados Palavra O número de bits que a CPU processa como uma unidade. Tipicamente, um número inteiro de bytes; Quanto maior a palavra, mais potente é o computador; Computadores pessoais tipicamente têm 32 ou 64 bits de extensão de palavras.
48 Representação de Dados Kilobyte: 1024 (2 10 ) bytes. Capacidade de memória dos computadores pessoais mais antigos. Megabyte: aproximadamente, um milhão (2 20 ) de bytes. Dispositivos de armazenamento portáteis (CD s). Gigabyte: aproximadamente, um bilhão (2 30 ) de bytes. Dispositivos de armazenamento (memórias flash, memórias RAM).
49 Representação de Dados Terabyte: aproximadamente, um trilhão (2 40 ) de bytes. Dispositivos de armazenamento para grandes sistemas.
50 Codificação Provêem uma maneira comum para representar um caractere de dados. Necessários para os computadores poderem intercambiar dados. Esquemas comuns: ASCII EBCDIC Unicode
51 Codificação ASCII (American Standard Code for Information Interchange); O padrão mais amplamente usado. Usado virtualmente em todos os computadores pessoais.
52 Codificação EBCDIC Extended Binary Coded Decimal Interchange Code. Usado principalmente em mainframes IBM e compatíveis com IBM. Não teve o sucesso do código ASCII.
53 Codificação UNICODE: Projetado para acomodar alfabetos com mais de 256 caracteres. Usa 16 bits para representar um caractere (2 16 ) valores possíveis. Exige duas vezes mais espaço para armazenar dados.
Introdução à Informática
Introdução à Informática Aula 10 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 10-05/10/2007 1 Ementa Conceitos Básicos de Computação (Hardware, Software e Internet) Softwares Aplicativos Tutorial: Word
O Sistema de Computação
Departamento de Ciência da Computação - UFF O Sistema de Computação Profa. Débora Christina Muchaluat Saade [email protected] O Sistema de Computação Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes
Microcontroladores e Microprocessadores. Conversão de Bases Prof. Samuel Cavalcante
Microcontroladores e Microprocessadores Conversão de Bases Prof. Samuel Cavalcante Conteúdo Conversão de Qualquer base para Decimal Decimal para Binário Hexadecimal para binário Componentes básicos de
O Sistema de Computação
O Sistema de Computação Professor: Alex Sandro Forghieri [email protected] O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema
Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA
CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Agosto, 2006 Apresentação A apostila de Conceitos Básicos de Informática tem por objetivo apresentar aos alunos os conceitos relacionados à área de tecnologia. Esquema
Histórico e Evolução da Computação
Lista de Exercícios Introdução à Informática Professor: Sérgio Salazar Histórico e Evolução da Computação O 1º computador foi o ENIAC, utilizado para montar tabelas para o cálculo de projéteis na 2ª Guerra
Organização e Arquitetura de Computadores I
Organização e Arquitetura de Computadores I Evolução e Desempenho dos Computadores Slide 1 Conceitos Arquitetura do Computador Refere-se aos atributos que são visíveis para o programador. Ex: conjunto
Introdução Informática e TIC. Prof. Ivo Júnior
Introdução Informática e TIC Prof. Ivo Júnior O que é informática?? É o ramo do conhecimento que cuida dos conceitos, procedimentos e técnicas referentes ao processamento ou tratamento de conjuntos de
FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA. A unidade central de processamento: O que acontece dentro do computador
FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA A unidade central de processamento: O que acontece dentro do computador OBJETIVOS DA AULA Identificar os componentes da unidade central de processamento e explicar como eles
CAPÍTULO 2 SISTEMAS DE NUMERAÇÃO E CÓDIGOS
CAPÍTULO 2 SISTEMAS DE NUMERAÇÃO E CÓDIGOS Código BCD; Comparação entre BCD e Binário; Circuitos Digitais para BCD; Código Gray; Código ASCII; Detecção de erros pelo método de Paridade O que é um Código?
Objetivos. Arquitetura x86. Evolução dos Microprocessadores com arquitetura x86. Universidade São Judas Tadeu. Introdução à Computação
Universidade São Judas Tadeu Prof. André Luiz Ribeiro Prof. Jorge Luis Pirolla Introdução à Computação Microprocessadores e Arquitetura (2) - FEDELI, Ricardo D.; POLLONI, Enrico G.; PERES, Fernando E.
Aula 01. Breve História dos Computadores Informatiquês O Computador Software vs. Hardware. Introdução à Informática. Prof. Fábio Nelson.
Aula 01 Breve História dos Computadores Informatiquês O Computador Software vs. Hardware Slide 1 de Qual é a origem etimológica da palavra COMPUTADOR? Computador procede do latim computatore. Ao pé da
Sistemas Numéricos. Tiago Alves de Oliveira
Sistemas Numéricos Tiago Alves de Oliveira Sumário Sistemas Numéricos Binário Octal Hexadecimal Operações aritméticas binária e hexadecimal Operações lógicas binárias e decimais Representação Interna de
Nosso Site. http://www.cintegrado.com.br/anapolis/
Nosso Site http://www.cintegrado.com.br/anapolis/ MÓDULO I INFORMÁTICA BÁSICA Endereço do grupo Endereço da web atual: http://douglasddp.wordpress.com.br Endereço de e-mail atual: [email protected]
Componentes do Computador
Computador Um computador é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, com capacidade de coletar, armazenar e manipular dados, além de fornecer informações, tudo isso de
Introdução a Informática
Informática Introdução a Informática Carlos Eduardo da Silva [email protected] Sistemas computacionais Sistemas computacionais O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações,
Fundamentos de Arquitetura e Organização de Computadores
Fundamentos de Arquitetura e Organização de Computadores Dois conceitos fundamentais no estudo dos sistemas de computação são o de Arquitetura e Organização de computadores. O termo arquitetura refere-se
Arquitetura e Organização de Computadores
Arquitetura e Organização de Computadores Interconexão do Computador Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha [email protected] Material do prof. Sílvio Fernandes -
Figura 8: modelo de Von Neumann
3. ORGANIZAÇÃO DE SISTEMA DE COMPUTADORES Olá, caro aluno! Neste capítulo vamos ver como são organizados os componentes que formam um sistema computacional. O conceito é histórico, mas é aplicado até os
Unidade 1: O Computador
Unidade : O Computador.3 Arquitetura básica de um computador O computador é uma máquina que processa informações. É formado por um conjunto de componentes físicos (dispositivos mecânicos, magnéticos, elétricos
Introdução à Informática
Introdução à Informática Informática Aplicada Bacharelado em Engenharia de Pesca Flávia Coelho [email protected] 1 Elaborado por Yáskara Menescal e atualizado por Flávia Coelho, em março de 2009
Voltar. Voltar. Voltar
Introdução à Informática Capítulo 1 Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Objetivos Descrever as características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema
- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: [email protected]
Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: [email protected] Sistemas de Arquivos- Parte 2 Pontos importantes de um sistema de arquivos Vários problemas importantes devem
Aula 03. Componentes Básicos de um Computador, Dispositivos de Entrada e Saída, Dispositivos de Armazenamento de Dados, Periféricos.
Aula 03 Componentes Básicos de um Computador, Dispositivos de Entrada e Saída, Dispositivos de Armazenamento de Dados, Periféricos. Máquina de Von Neuman Memória Entrada Unidade Central de Processamento
Direciona o sistema do computador a executar instruções de programa armazenadas. Deve comunicar-se com a memória e com a ALU.
Conjunto complexo de circuitos eletrônicos. Executa instruções de programa armazenadas. Duas partes: Unidade de controle Unidade aritmética e lógica (ALU) DSC/CEEI/UFCG 2 Direciona o sistema do computador
Introdução à Informática. Alexandre Meslin
Introdução à Informática Alexandre Meslin ([email protected]) Organização da Memória Conceito de hierarquia de memória Memória principal e memórias secundárias Projeto lógico da memória principal Memórias
Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização
Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior [email protected] Sistema de
bit e byte Arquitetura de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal do Paraná IFPR Campus Goioerê charles.garrocho.
bit e byte Arquitetura de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal do Paraná IFPR Campus Goioerê charles.garrocho.com/ac2016 [email protected] Técnico em Informática Prof.
ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br
- Aula 6 - BARRAMENTO 1. INTRODUÇÃO Um sistema de computador é composto por três partes principais: o processador, as memórias (principal e secundária) e os equipamentos de Entrada e Saída (I/O ou E/S),
Arquitetura de Computadores - Módulos de E/S. por Helcio Wagner da Silva
Arquitetura de Computadores - Módulos de E/S por Helcio Wagner da Silva Modelo Geral de um Módulo de E/S Barramento de Endereço Barramento de Dados Barramento de Controle Módulo de E/S Conexões com Dispositivos
Objetivos da aula. Recursos de Sistemas de Informação
Recursos de Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Luiz Antonio do Nascimento Anhanguera Taboão da Serra Objetivos da aula Fornecer exemplos de componentes de Sistemas
Introdução. Hardware (Parte III) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. [email protected].
Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Hardware (Parte III) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo [email protected] Carga
Introdução à Ciência da Informação
Introdução à Ciência da Informação Prof. Edberto Ferneda Software 1 Software Níveis de Software Hardware Software Aplicativos Software Tipos de Software Softwares Aplicativos de Sistema (Utilitários) Finalidades
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Hardware & Software Macau-RN Novembro/2014 Sumário Introdução... 1 Evolução dos computadores... 1 Hardware...
Introdução a Programação Aula 01
Introdução a Programação Aula 01 Prof. Bruno Crestani Calegaro Curso de Sistemas de Informação ELC1064 Lógica e Algoritmo 1 O que é um computador? Máquina programável genérica Constituído por: Processador
Arquitectura interna de um computador
Arquitectura interna de um computador Trabalho elaborado por: Carla Ventura e Sandra Jacinto 1 Descrição de uma tarefa Fases de execução de uma tarefa Unidades de execução de uma tarefa Computador como
HARDWARE. Prof. Luciano Bertini
HARDWARE Prof. Luciano Bertini http://www.professores.uff.br/lbertini/ Baseado em publicação do site http://www.guiadopc.com.br/ Baseado em uma série de postagens do site Guia do PC, intitulada Hardware
Construção de uma via de dados, abordagem monociclo, multiciclo e pipeline
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA ACADÊMICA DE GESTÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Construção
Hardware. (Equipamentos Parte Física), ou seja, tudo o que podemos tocar com as mãos.
Nossas tarefas, trabalhos e serviços ganharam agilidade com os computadores, facilitando nossas vidas. Para que esse equipamento possa tornar o nosso trabalho mais fácil e rápido, é necessário um conjunto
HARDWARE INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG [email protected]
INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG [email protected] HARDWARE O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: PARA QUE ISTO POSSA OCORRER TEMOS QUE ALIMENTÁLO COM DADOS E AGUARDAR O RETORNO DESTE PROCESSAMENTO.
Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B. 1. Introdução. Ensino Secundário. Ano letivo de 2011/12
Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B Ensino Secundário Ano letivo de 2011/12 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame
Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Aula 03
Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Aula 03 Conceitos básicos de Sistemas Operacionais Hardware Software Concorrência
Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores
Computação L Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Tópicos da Aula Conceitos básicos de computação Componentes de um computador Como os diferentes componentes interagem Representação
Introdução. Software Básico Aula 3. Prof. Dr. Rogério Vargas.
Introdução Software Básico Aula 3 Prof. Dr. Rogério Vargas http://rogerio.in Provocação Você já se perguntou como é que os programas que você escreve são traduzidos em instruções executáveis pelas estruturas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa. Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em. Automação Industrial
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial Jhonathan Junio de Souza Tipos de códigos Binários Trabalho apresentado
Montadores e Compiladores
Montadores e Compiladores Prof. Idevar Gonçalves de Souza Júnior Conteúdo Programático Resumido Revisão da Arquitetura de Computadores Introdução a Teoria das Linguagens Compilação e Interpretação Análise
Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:
Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento
A história dos computadores começou no momento em que o homem sentiu a necessidade de efetuar cálculos complexos de maneira automática.
Evolução Histórica A história dos computadores começou no momento em que o homem sentiu a necessidade de efetuar cálculos complexos de maneira automática. Digitos O primeiro elemento utilizado pelo homem
Objetivos. Definir e classificar os principais tipos de softwares Básico Aplicativos
Objetivos Definir e classificar os principais tipos de softwares Básico Aplicativos Software Categorias Principais de Software Básico Chamado de Sistema Operacional. Informa ao computador como ele deve
INFORMÁTICA. www.fatodigital.com.br. Introdução à Informática Hardware CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA
Introdução à Informática Hardware 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMÁTICA Hardware - parte física do equipamento, ou seja, tudo aquilo que é palpável. Software - programas. Peopleware - parte humana do
Estrutura de um Computador
Estrutura de um Computador Tratando-se o computador de uma máquina complexa a sua estrutura pode ser apreciada a diferentes níveis de detalhe, duma forma hierárquica. AC1 3ª aula Arquitectura e Organização
Oganização e Arquitetura de Computadores
Oganização e Arquitetura de Computadores Capítulo 14 e 15 Unidade de Controle Parte I Operação da Unidade de Controle 1 Micro-Operações Um computador executa um programa Ciclo: Busca/Executa Cada ciclo
Breve histórico da Evolução dos Computadores (leitura informativa )
Breve histórico da Evolução dos Computadores (leitura informativa ) Arquiteturas para Alto Desmpenho Prof. [email protected] Sala 110 Prédio da Computação www.comp.ita.br/~pauloac Computadores: Um pouco de
Universidade Federal do ABC Disciplina: Natureza da Informação Lista de Exercícios 02 Códigos e conversão A/D Prof. João Henrique Kleinschmidt
Universidade Federal do ABC Disciplina: Natureza da Informação Lista de Exercícios 02 Códigos e conversão A/D Prof. João Henrique Kleinschmidt A lista é individual e deve ser escrita à mão. 1) Uma importante
Introdução à Ciência da Computação
1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: [email protected] site: http://www.ic.uff.br/~lsousa
5ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE TIPOS DE PLACAS-MÃE COMPONENTES BÁSICOS APOSTILA PÁGINAS: 57 A 83.
HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 5ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE TIPOS DE PLACAS-MÃE COMPONENTES BÁSICOS APOSTILA PÁGINAS: 57 A 83. O O QUE ESTUDAR NUMA PLACA-MÃE?
Algoritmos APRENDENDO A PROGRAMAR COM C#
Algoritmos APRENDENDO A PROGRAMAR COM C# Alô Mundo AULA 01 Conhecendo o ambiente O objetivo principal desse programa não é mostrar a mensagem Alo Mundo. O objetivo é apresentar o ambiente de desenvolvimento
4. As condições de igualdade menor que e maior que são verificadas por a. Operações lógicas b. Subtração c. Localizações d. Operações aritméticas
Fundamentos da Informática Aula 05 - A unidade central de processamento: O que acontece dentro do computador Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. Os circuitos elétricos
Sistemas Digitais II. Interface com o mundo analógico. Prof. Marlon Henrique Teixeira Abril/2014
Sistemas Digitais II Interface com o mundo analógico Prof. Marlon Henrique Teixeira Abril/2014 Objetivos Compreender a teoria de funcionamento e as limitações dos circuitos de diversos tipos de conversores
BARRAMENTO. Caminho de Dados
BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação
Organização e Arquitetura de Computadores
Organização e Arquitetura de Computadores Placa de Mãe Prof. Luiz Antonio do Nascimento Definição A placa mãe é uma placa plana de circuito impresso localizado dentro do gabinete com um conjunto de chips
Interface com Displays de 7 Segmentos. Interface com Displays
Interface com Displays de 7 Segmentos Interface com Displays Um Display de 7 segmentos é formado por 7 LED s (a,b,c,d,e,f,g) que são previamente encapsulados e conectados de duas maneiras: f e a g b c
Puca Huachi Vaz Penna
BCC201 Introdução à Computação Turmas 61, 62, 63, 64, 65 e 66 Puca Huachi Vaz Penna Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto http://www.decom.ufop.br/puca [email protected] Aula 2
Caminho de Dados e Controle. Prof. Leonardo Barreto Campos 1
Caminho de Dados e Controle Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Convenções Lógicas de Projeto; Construindo um Caminho de Dados; O Controle da ULA; Projeto da Unidade de Controle Principal;
Data Path / Control Path Controle do MIPS
Organização e Arquitetura de Computadores Unidade de Controle Uniciclo A unidade de controle deve, a partir do código da instrução, fornecer os sinais que realizam as instruções na unidade operativa. Sequência
Arquitetura de Computadores Moderna
Arquitetura de Computadores Moderna Eduardo Barrére ([email protected]) DCC/UFJF Baseado no material do prof. Marcelo Lobosco Agenda Visão Geral Objetivos do Curso Ementa Bibliografia Avaliações
3/14/2012. Programação de Computadores O Computador. Memória Principal representação binária
Programação de Computadores O Computador Memória Principal representação binária Prof. Helton Fábio de Matos [email protected] Agenda Memória principal. Memória secundária. O que são bytes e bits. Tecnologias
Prof. Adilson Gonzaga. Interface com Displays
Prof. Adilson Gonzaga Interface com Displays Interface com Displays de 7 Segmentos 2 Um Display de 7 segmentos é formado por 7 LED s (a,b,c,d,e,f,g) que são previamente encapsulados e conectados de duas
Aritmética Computacional. Prof. Leonardo Barreto Campos 1
Aritmética Computacional Prof. Leonardo Barreto Campos Sumário Introdução; Representação de Números Inteiros; Aritmética de Números Inteiros; Representação de Números de Ponto Flutuante; Aritmética de
O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho
O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama Arquitetura de Hardware Professor Eduardo Stahnke Arquiteturas Grande diversidade das arquiteturas de computadores Componentes básicos do computador Os Principais
Projetando um Computador Parte II Arquitetura do Processador BIP
Projetando um Computador Parte II Arquitetura do Processador BIP Prof. Dr. Cesar Albenes Zeferino ([email protected]) Objetivo Projetando um Computador Parte II (2) Apresentar as noções do funcionamento
Sistemas Computacionais e Hardware. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais
Sistemas Computacionais e Hardware Disciplina: Informática Prof. Higor Morais 1 Agenda Sistema Computacional O Computador e seus componentes Hardware 2 Unidade de entrada Unidade de saída Unidade de Processamento
TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS
TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS Autor: Prof. Heliliano Carlos Sartori Guedes [email protected]
FIQUE POR DENTRO DA INTERNET
Instituto de Educação infantil e juvenil Primavera, 2013. Londrina, de. Nome: Ano: Tempo Início: término: total: Edição XX MMXIII Fase 3 Grupo A FIQUE POR DENTRO DA INTERNET Um em cada dez consumidores
O Sistema de Computação
O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional
Projetando um Computador
Objetivo Projetando um Computador Parte II (2) Projetando um Computador Parte II Arquitetura do Processador BIP Apresentar as noções do funcionamento de um computador através da descrição da arquitetura
U E S C. Introdução à Ciência da Computação
U E S C Introdução à Ciência da Computação Roteiro Unidades componentes de hardware CPU UC; ULA; Cache; Registradores. Introdução Informática é a ciência que desenvolve e utiliza a máquina para tratamento,
Circuitos Lógicos Aula 3
Circuitos Lógicos Aula 3 Aula passada Apresentação Logística Sistemas digitais Aula de hoje Sistemas analógicos e digitais Representação binária Sinais digitais Circuito Representação Numérica Como medir
Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores
Introdução à Programação Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Objetivos Aprender técnicas de programação que aumentem a qualidade de software e a produtividade no desenvolvimento
Representações de caracteres
Representações de caracteres Sistemas de Numeração A necessidade de contar é algo que acompanha o ser humano desde tempos imemoriais. Sistemas de Numeração Usando o polegar para indicar em cada dedo a
7. Funções de Lógica Combinacional. 7. Funções de Lógica Combinacional 1. Somadores Básicos. Objetivos. Objetivos. Circuitos Digitais 03/11/2014
Objetivos 7. Funções de Lógica Combinacional Fazer distinção entre meio-somadores e somadores-completos Usar somadores-completos para implementar somadores binários em paralelo Explicar as diferenças entre
BARRAMENTOS DE MICROCOMPUTADORES
BARRAMENTOS DE MICROCOMPUTADORES 1. INTRODUÇÃO Um sistema baseado em microcomputador utiliza os barramentos de endereços, dados e controle para efetuar a comunicação entre o microprocessador e os dispositivos
Entrada e Saída Transmissão Serial e Paralela
Infra-Estrutura de Hardware Entrada e Saída Transmissão Serial e Paralela Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br [email protected] Sumário Introdução Transmissões Serial (síncrona e assíncrona) e Paralela
1. Estrutura de Dados
1. Estrutura de Dados Não existe vitória sem sacrifício! Filme Transformers Um computador é uma máquina que manipula informações. O estudo da ciência da computação inclui o exame da organização, manipulação
O que é a memória? Analogia: Biblioteca. Para que serve a biblioteca / bibliotecária?
O QUE É A MEMÓRIA? O que é a memória? Analogia: Biblioteca Para que serve a biblioteca / bibliotecária? O que é a memória? Simples: armazena/recupera dados numéricos Para uso posterior! Na prática... Dispositivo
FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO. Cristina Boeres
FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO Cristina Boeres Sistema de Computação! Conjunto de componentes integrados com o objetivo de manipular dados e gerar informações úteis.
MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES BRUNO RAÍNNI DIVERGÊNCIAS DE OPINIÃO CASUAL O conteúdo desta obra, inclusive revisão ortográfica, é de responsabilidade exclusiva do autor Escreva aqui sua dedicatória...
Curso Técnico de Informática de Sistemas
Curso Técnico de Informática de Sistemas Módulo: 770 Dispositivos e periféricos Formador: Henrique Fidalgo Objectivos da UFCD: Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar
Sistemas Distribuídos Capítulo 4 - Aula 5
Sistemas Distribuídos Capítulo 4 - Aula 5 Aula Passada Clusters de Servidores Migração de Código Comunicação (Cap. 4) Aula de hoje Chamada de Procedimento Remoto - RPC Fundamentos 1 Chamada de Procedimento
INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Função e Estrutura. Introdução Organização e Arquitetura. Organização e Arquitetura
Introdução Organização e Arquitetura INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Eduardo Max Amaro Amaral Arquitetura são os atributos visíveis ao programador. Conjunto de instruções, número
Profa. Leda G. F. Bueno
Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador
