1. Da Solicitação de Patrocínio O proponente interessado em firmar patrocínio cultural com o Serpro deverá encaminhar à Coordenação Estratégica de Comunicação Social, pelo e-mail cultura@serpro.gov.br, proposta de Patrocínio Cultural que contenha, no mínimo: 1 - Nome do Projeto 2 - Descrição e Objetivos 3 - Local e data de realização 4 - Público-alvo e estimativa de público 5 - Histórico de Edições Anteriores, se houver 6 - Cronograma das atividades 7 - Plano de divulgação do projeto 8 - Cotas de participação e contrapartidas oferecidas 9 - Valor total do projeto 10 - Parceiros, apoiadores e demais patrocinadores As informações acima requeridas servirão de base para a avaliação técnica de pertinência da ação proposta. Aprovado o patrocínio, o proponente deverá encaminhar ao Serpro uma cópia assinada do Formulário de Solicitação de Patrocínio (Anexo 1) e uma cópia digital do Certificado de Enquadramento ou documento equivalente, nos casos de patrocínio via leis de benefício fiscal. Não será patrocinada empresa a qual participe empregado do SERPRO, de forma direta ou indireta, nos termos do preceituado no inciso III do art. 9º da Lei 8666/93. 2. Do Objeto Em consonância com a IN SECOM Nº 09, de 19 de dezembro de 2014, considera-se Patrocínio como a ação de comunicação que se realiza por meio da aquisição do direito de associação da marca e/ou de produtos e serviços do patrocinador a projeto de iniciativa de terceiro, mediante a celebração de contrato de patrocínio. 3. Das marcas Serpro, Serpro Cultural e Governo Federal As aplicações das marcas Serpro, Serpro Cultural e Governo Federal deverão estar de acordo com os respectivos Manuais de Identidade Visual e deverão ser previamente aprovadas pelo Serpro, que disponibilizará todos os arquivos, nos formatos adequados. A marca Serpro aparecerá sob a chancela acordada em todo e qualquer material de divulgação e/ou promoção do projeto; sempre com maior visibilidade que aquela concedida a realizadores, apoiadores, parceiros ou patrocinadores que tenham adquirido uma cota inferior. Nos patrocínios incentivados, a marca do Ministério, do Governo Estadual ou do Governo Municipal incentivador deverá constar na assinatura, de acordo com o padrão definido em legislação específica. 4. Relatório Final e Comprovação das Contrapartidas O PATROCINADO deverá encaminhar via Sedex ou Carta Registrada com Aviso de Recebimento, ou ainda via e-mail (cultura@serpro.gov.br), no que couber, em até 30 dias corridos após o término do projeto, relatório final que: I - comprove a realização do projeto, com descrição das ações desenvolvidas; II - comprove o cumprimento fiel de todas as contrapartidas acordadas; III - contabilize o público atingido (número de visitantes, números de distribuição etc.); e IV - apresente a repercussão e o espaço em mídia conseguido pelas ações de Assessoria, se houver.
O referido relatório deverá ser encaminhado para: a) projetos realizados em Brasília: Serviço Federal de Processamento de Dados - CECOM/COMEP SGAN Quadra 601 Módulo V - 3 andar / Rótula CEP 70836900 - Brasília/DF b) projetos realizados em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis ou Porto Alegre: Serviço Federal de Processamento de Dados - CECOM/COMEP Rua Olívia Guedes Penteado, 941 - Bairro Capela do Socorro CEP 04766900 - São Paulo/SP c) projetos realizados no Rio de Janeiro, em Belém, Fortaleza, Recife ou Salvador: Serviço Federal de Processamento de Dados - CECOM/COMEP Rua Duquesa de Bragança nº 100 - Grajaú CEP 20540300 - Rio de Janeiro/RJ A comprovação das contrapartidas deverá se dar da seguinte forma: CONTRAPARTIDAS DE IMAGEM Peças gráficas Exemplos: folders, cartazes, catálogos, encartes, cartões postais, panfletos, flyers, pastas, blocos, press kits, revistas, jornais, crachás, certificados, adesivos, convites impressos etc. Comprovação: envio de um exemplar da peça, acompanhado de cópia da nota fiscal, fatura ou recibo que ateste a quantidade produzida. Peças promocionais Exemplos: agendas, pen-drives, ecobags, canetas, brindes etc. Comprovação: envio de um exemplar da peça, acompanhado de cópia da nota fiscal, fatura ou recibo que ateste a quantidade produzida. Peças de identificação e sinalização Exemplos: banners, faixas, painéis, backdrops, displays, blimps, totens, capas de cadeiras, saias de mesas, adesivagem etc. Comprovação: envio de fotografia, acompanhada de cópia da nota fiscal, fatura ou recibo que ateste a quantidade produzida. Peças eletrônicas enviadas via e-mail Exemplos: e-mails marketing, convites eletrônicos, newsletters etc.
Comprovação: envio de print screen, acompanhado de relatório que informe a data de envio e a quantidade de pessoas que receberam a peça. Demais peças eletrônicas Exemplos: site, hot site, blog, banners etc. Comprovação: envio de print screen, acompanhado do link e de relatório que informe a quantidade de vizualizações e cliques. Divulgação em mídias sociais Exemplos: anúncio ou citações no Facebook, Twitter, Google Mais etc. Comprovação: envio de print screen, acompanhado de relatório que informe a data de veiculação e a repercussão da ação (número de vizualizações, likes, retweets etc.) Peças audiovisuais Exemplos: vídeos, vinhetas, apresentações de slides, locução etc. Comprovação: envio do conteúdo em CD ou DVD, acompanhado de fotografia ou outro registro que ateste a exibição. Publicidade em mídia impressa Exemplos: anúncio em jornais, revistas e outros veículos impressos. Comprovação: envio da página na qual o anúncio estiver veiculado, desde que ela contenha o nome do veículo, o número da edição e a data de publicação. Caso a página não contenha todas as informações, enviar o exemplar completo. Fotocópias não serão aceitas. Publicidade em mídia externa ou alternativa Exemplos: outdoors, busdoors, envelopamentos, mobiliário urbano etc. Comprovação: envio de fotografia, acompanhada de cópia do mapa de exibição em papel timbrado e assinado pela exibidora e que informe os locais (endereços, linhas de ônibus etc.) e datas de exibição. Publicidade em TV ou rádio Exemplos: VT, SPOT, merchandising, etc.
Comprovação: envio do conteúdo em CD ou DVD, acompanhado do mapa de veiculação em papel timbrado e assinado pela emissora de TV ou rádio. Citação ou menção durante o evento Exemplos: citação nas cerimônias de abertura, de encerramento, no sistema de som local, em entrevistas etc. Comprovação: envio do conteúdo em CD ou DVD. Citação em releases de imprensa Comprovação: envio de relatório contendo todos os releases e a relação dos veículos para os quais foram encaminhados. Para rápida identificação, destacar no texto a menção ao Serpro (sublinhado, alteração de cor etc.). CONTRAPARTIDAS NEGOCIAIS Cessão de espaço na cerimônia de abertura Comprovação: envio de fotografia, acompanhada de documento que informe a data, o horário, a duração e o(s) representantes do Serpro que estiveram presentes. Cessão de estande ou table top Comprovação: envio de fotografias em diferentes ângulos, acompanhadas de detalhamento da infraestrutura disponibilizada (metragem, mobiliário, equipamentos eletrônicos etc.). Cessão de espaço para relacionamento Comprovação: envio de fotografias em diferentes ângulos, acompanhadas de detalhamento da infraestrutura disponibilizada (metragem, mobiliário, equipamentos eletrônicos etc.). Cessão de espaço para exibição de material audiovisual o Serpro Exemplos: veiculação de vídeo institucional ou comercial do Serpro nos intervalos e abertura das sessões ou em qualquer ambiente do evento. Comprovação: envio de fotografia em ângulo aberto, que enquadre não apenas o suporte de exibição, mas também o entorno e a plateia.
Cessão de espaço impresso para textos ou anúncios do Serpro Exemplo: cessão de espaço para inserção de textos ou anúncios institucionais ou comerciais do Serpro em publicações, catálogos etc. Comprovação: envio de um exemplar da peça, acompanhado de cópia da nota fiscal, fatura ou recibo que ateste a quantidade produzida. Cessão de mailing list dos inscritos e/ou expositores Comprovação: envio de mailing em formato digital Cessão de cotas de inscrição, ingressos, credenciamento etc. Comprovação: envio de documento que comprove o recebimento, pelo Serpro, da cota acordada (recibo de entrega datado e assinado; e-mail de confirmação; outros). Cessão de material resultante do projeto Exemplo: cessão de publicação impressa, DVD, CD etc. Comprovação: envio de documento que comprove o recebimento, pelo Serpro, da cota acordada (recibo de entrega datado e assinado; e-mail de confirmação; outros). Cessão de direitos de imagem Comprovação: envio em CD ou DVD das imagens do projeto, acompanhadas de Declaração de Cessão dos Direitos de Autor que autorize o Serpro a utilizar as imagens do projeto. Se for o caso, encaminhar também Autorização de Uso de Imagem. CONTRAPARTIDAS SOCIAIS E AMBIENTAIS Doação a terceiros Comprovação: envio de declaração assinada pela entidade beneficiada atestando a quantidade de material por ela recebido. Realização gratuita de oficina, apresentação, workshop etc. Comprovação: envio de fotografia, acompanhada de documento que informe a data, o horário, a duração e o público presente.
Mensagens de cunho ambiental em material de divulgação Comprovação: envio de um exemplar de cada peça. Realização de ações ambientais Exemplos: plantio de árvores, neutralização de carbono, distribuição de mudas etc. Comprovação: envio de relatório em papel timbrado e assinado pela empresa executora. Quando couber (exemplo: distribuição de mudas), encaminhar foto que comprove a ação. Preços populares, concessão de descontos ou acesso gratuito. Comprovação: envio de materiais de divulgação que comprovem o oferecimento desses benefícios. Observação: quando houver mais de uma unidade da mesma peça, deverão ser encaminhadas uma foto de cada unidade (exemplo: se forem produzidas duas placas de sinalização idênticas, mas expostas em locais diferentes, deverão ser enviadas duas fotos, uma de cada placa). Nesse caso, as fotos, além de comprovarem a correta aplicação das marcas, deverão deixar claro que são unidades diferentes. Sendo assim, as fotografias devem ser tiradas em ângulo aberto, de forma a enquadrar não apenas a peça, mas também o seu entorno. Se a fotografia em ângulo aberto prejudicar a visualização das marcas, enviar uma foto em ângulo aberto e outra em ângulo fechado.