REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira.
Como se classificam os verbos tem e executar quanto à transitividade? Resposta: São transitivos diretos.
Que termos funcionam como complemento desses verbos? Resposta: Q.I e qualquer tarefa.
Os verbos dependendo do contexto em que forem empregados, podem ser classificados como transitivos (direto, indireto e direto e indireto) e intransitivos.
Termo principal. Regência Verbal é a relação que o verbo estabelece com o termos que o complementam. Regente verbo Regido complemento Termo dependente.
Exemplos: Sem ele eu morro... V.T.D O homem arranjou um emprego de porteiro, num edifício de ricos. V.I V.T.D.I Desejo a vocês uma boa viagem
Nas relações dos verbos com os seus complementos, estes podem vir diretamente ligados àqueles, ou indiretamente, ou seja com uma preposição entre eles. Exemplo: Namoro uma linda garota. V.T.D Os turistas assistiram ao espetáculo. V.T.I
Regência de alguns verbos. Agradar no sentido de acariciar é transitivo direto. O menino agradava o cão. Significando contentar, satisfazer, é transitivo indireto. Ser enganado é algo que não agrada a ninguém.
Aspirar no sentido de sorver, inalar, é transitivo direto. Nós aspiramos o ar puro. Abriu a janela e aspirou lentamente o ar. No sentido de desejar, pretender, é transitivo indireto e exige a preposição a ou por. Nós aspiramos a um bom salário. Todo jovem aspira a um bom emprego.
Assistir no sentido de ajudar, presta assistência, é transitivo direto e indireto. As empresas de saúde assistem seus funcionários. A enfermeira que assistiu os acidentados é muito eficiente. O médico assistia aos acidentados. No sentido de ver, presenciar, é transitivo indireto. Deve ser regido pela preposição a.
Não assisti à palestra sobre profissões. Você fica nervoso quando assiste aos jogos da Seleção.
Chegar quando há indicação de lugar é intransitivo e exige a preposição a. O ônibus chegou a São Paulo de madrugada. Os estudantes chegaram ao local das provas pontualmente.
Observação!!!! Na linguagem informal é comum o emprego da preposição em. O ônibus chegou em São Paulo de madrugada. As crianças chegaram em casa exaustas.
Ensinar admite duas construções: Quem ensina, ensina algo a alguém. Quem ensina, ensina alguém a fazer algo. O professor ensina matemática aos alunos. O professor ensina os alunos a fazer cálculos.
Esquecer/Lembrar quando empregados sem os pronomes oblíquos me, te, se nos, vos são transitivos diretos. A moça esqueceu o cartão de crédito na loja. Lembrei o nome do livro. O chefe lembrou a entrega do relatório.
São transitivos indiretos quando são pronominais, isto é, têm o pronome oblíquo. O jovem esqueceu-se da carteira de motorista. Seu sorriso lembrou-me de sua mãe.
Informar é transitivo direto e indireto, admitindo duas construções: a) Com O.D representando pessoa e O.I, coisa. Informei os clientes do novo endereço. Informaram o réu de sua condenação.
b) Com O.D representando coisa e O.I representando pessoa. Informei o novo endereço aos clientes. Informaram a condenação ao réu.
Visar é transitivo direto com o significado de mirar, apontar, pôr visto. O jogador visou a cesta de basquete. O secretário visou a ata da reunião.
É transitivo indireto com sentido de pretender. Regendo a preposição a. Essas medidas visam ao crescimento do país. O ensino visa ao progresso social.
Ir é intransitivo e exige a preposição a ou para, quando indica lugar. O ministro do Trabalho vai ao exterior. No próximo sábado, iremos a um show. Marta foi para o local marcado.
Obedecer/ Desobedecer são transitivos indiretos e exigem a preposição a. O bom motorista obedece às leis de trânsito. O turista desobedeceu ao agente. Os filhos não devem desobedecer aos pais.
Perdoar/Pagar são verbos transitivos diretos quando o objeto se refere a coisas. A funcionária pagou a mensalidade do clube. O homem perdoou a ofensa.
São transitivos indiretos quando se referem a pessoas. A empresa pagou aos funcionários. A mulher perdoou ao marido.
Preferir é transitivo direto e indireto emprega-se a preposição a antes do objeto indireto. Prefiro café a chá. A caixa preferiu dinheiro a cheque.
Importante!!! O verbo preferir não admite expressão que indique intensidade (mais, menos, muito e etc...), bem como a preposição de que ou do que. Prefiro mais cinema que teatro. (ERRADA) Ela prefere mais jornais do que revistas. (ERRADA)
Querer é transitivo direto no sentido de desejar. O menino queria o videogame. Eles queriam muito um filho. É transitivo indireto no sentido de gostar, quando exige preposição a. Os pais querem muito aos filhos. Os jesuítas queriam muito ao noviço.
Responder é transitivo direto quando complemento é a resposta. Ele respondeu que não é contra a votação. Respondi que você é a pessoa certa para o cargo.
Transitivo indireto com a preposição a quando significa dar resposta a alguém ou a alguma coisa. Ele desconversou, não respondeu à pergunta que lhe fiz. Na prova ele respondeu a todas as questões.
Simpatizar/Antipatizar são verbos transitivos indiretos, regendo a preposição com. Simpatizo muito com seu irmão. Há pessoas com quem não simpatizo. - Mas eu não detesto o Bastos; simpatizo até com ele. (Machado de Assis)
Antipatizo com pessoas preconceituosas. Simpatizar não é verbo pronominal!!! Simpatizo-me com seu irmão. (ERRADA) Simpatizo com seu irmão. (CORRETA)