Língua. Portuguesa. Regência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Língua. Portuguesa. Regência"

Transcrição

1 Língua Portuguesa Regência

2 A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam(objetos diretos e Objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais).

3 Maria gosta Maria confia Maria foi José. José. o mercado.

4 IR CHEGAR VOLTAR RETORNAR LEVAR

5 Vou ao dentista. Cheguei a Roma. Voltei ao posto de saúde. Retornei ao colégio. Levei Maria ao cinema.

6 Antipatizar e simpatizar: regem a preposição com Antipatizo com aquela apresentadora. Simpatizo com aquela apresentadora. * Esses verbos não são pronominais. Antipatizei-me com ela. Simpatizei-me com ela.

7 Obedecer e desobedecer: têm complemento introduzido pela preposição a: Obedeço ao código de trânsito. Os brasileiros desobedecem aos sinais de trânsito.

8 Consistir: tem complemento introduzido pela preposição em: A modernidade verdadeira consiste em direitos iguais para todos.

9 Dignar-se: Regência Verbal pronominal, que no padrão culto rege a preposição de: Ele não se dignou de olhar-me nos olhos. Ela ao menos se dignou de responder-me.

10 Responder: tem complemento introduzido pela preposição a. Respondi a todos os alunos interessados. O acusado responderá a inquérito.

11 Também admite voz passiva analítica, desde que o sujeito seja aquilo, e não aquele, a que se responde: Todas as perguntas foram respondidas satisfatoriamente.

12 Esquecer e lembrar: podem ser usados como transitivos diretos ou transitivos indiretos. Esqueci o livro. Esqueci-me do livro. Não esqueça os amigos. Não se esqueça dos amigos.

13 Não lembro nada. Não me lembro de nada. Lembre que nada acontece por acaso. Lembre-se de que nada acontece por acaso.

14 Lembrar, no sentido de advertir, notar, fazer recordar é usado com objeto indireto de pessoa e objeto direto que indica a coisa a ser lembrada. Lembrei a todos que tudo ainda estava por fazer.

15 Atender TD ou TI, indiferentemente, quando o complemento é pessoa: O presidente não atendeu o/ao banqueiro. Como complemento pronominal, só aceita o : O presidente não o atendeu.

16 TI quando o complemento é coisa (atender a): A secretária atendeu ao telefone e me chamou.

17 Agradecer, perdoar e pagar: apresentam objeto de coisa e objeto indireto de pessoa: Agradeço aos ouvintes a audiência. Ela perdoou ao agressor. Paguei o débito ao cobrador.

18 Observe: Agradeci o presente. / Agradeci-o. Agradeço a você. / Agradeço-lhe. Perdoei a ofensa. / Perdoei-a. Perdoei ao agressor. / Perdoei-lhe. Paguei minhas contas. / Paguei-as. Paguei aos meus credores. / Paguei-lhes.

19 Informar: apresenta objeto direto de coisa e objeto indireto de pessoa, ou vice-versa: Informe os novos preços aos clientes. Informe os clientes dos novos preços. (ou sobre os novos preços)

20 Quando se utilizam pronomes como complementos, podem-se obter as construções: Informe-os aos clientes. / Informe-lhes os novos preços. Informe-os dos novos preços. / Informe-os deles. (ou sobre eles)

21 Complemento oracional: Informe aos clientes que os preços não são mais os mesmos. / Informe-lhes que os preços não são mais os mesmos. Informe os clientes de que os preços não são mais os mesmos. / Informe-os de que os preços não são mais os mesmos.

22 Preferir: apresenta objeto indireto introduzido pela preposição a: Prefiro trem a ônibus. Povo civilizado prefere democracia a ditadura.

23 Atenção! Esse verbo, na língua culta, deve ser usado sem termos intensificadores como muito, antes, mil vezes, um milhão de vezes, etc.

24 Agradar: no sentido de fazer carinho, acariciar, é transitivo direto: Cláudia não perde oportunidade de agradar o gato. Cláudia não perde oportunidade de agradá-lo.

25 No sentido de causar agrado a, satisfazer, ser agradável a, é transitivo indireto e rege complemento introduzido pela preposição a: O cantor não agradou aos presentes. O cantor não lhes agradou.

26 Aspirar: no sentido de sorver, inspirar, inalar, é transitivo direto: Aspirei o perfume das flores. Aspirei-o.

27 No sentido de desejar, almejar, pretender, é transitivo indireto e rege a preposição a. Os brasileiros sensíveis aspiram a um país mais justo. Os brasileiros sensíveis aspiram a ele.

28 Assistir: no sentido de ajudar, prestar assistência a, é transitivo direto: As empresas de saúde negam-se a assistir os idosos. As empresas de saúde negam-se a assisti-los.

29 No sentido de ver, presenciar, estar presente a é transitivo indireto: Assisti a um ótimo filme. Assisti a ele.

30 No sentido de caber, pertencer, é transitivo indireto: Exigir qualidade é um direito que assiste ao consumidor. Exigir qualidade é um direito que lhe assiste.

31 No sentido de morar, residir, é intransitivo e vem acompanhado de adjunto adverbial: Qualquer pessoa gostaria de assistir em Florianópolis.

32 Chamar: no sentido de convocar é transitivo direto: Por gentileza, vá chamar sua prima. Por gentileza, vá chamá-la.

33 No sentido de denominar, tachar, apelidar, pode ser transitivo direto ou transitivo indireto. A torcida chamou o jogador mercenário. A torcida chamou-o mercenário. A torcida chamou ao jogador mercenário. A torcida chamou-lhe mercenário.

34 A torcida chamou o jogador de mercenário. A torcida chamou-o de mercenário. A torcida chamou ao jogador de mercenário. A torcida chamou-lhe de mercenário.

35 Confraternizar: * não é pronominal. Os atletas se confraternizaram. Os professores confraternizaram com os alunos.

36 Custar: no sentido de ser custoso, ser penoso, ser difícil, tem como sujeito uma oração: * Nós custamos a encontrar a sua casa. Custou-nos encontrar a sua casa.

37 Proceder: no sentido de fazer sentido ou comportarse, agir, é intransitivo. Seus argumentos não procedem. Você procede muito mal.

38 No sentido de provir, originar-se, ter origem, e rege a preposição de: Seu comportamento vil procede da ganância desmesurada que assola sua alma. O avião procede de Manaus.

39 No sentido de dar início, realizar, é transitivo indireto e rege a preposição a: O delegado procederá ao inquérito. O fiscal procedeu ao exame na hora marcada.

40 Implicar: no sentido de trazer como consequência, acarretar, provocar, é transitivo direto: Sua decisão implicou o cancelamento do projeto. Recessão implica desemprego.

41 No sentido envolver, comprometer, é transitivo direto e indireto: Acabaram implicando o ex-ministro em atividades criminosas.

42 No sentido de embirrar, ter implicância, é transitivo indireto e rege a preposição com: Sua sogra implica muito com você?

43 Querer: no sentido de desejar, ter vontade de, cobiçar, é transitivo direto: Queremos um país melhor. Quero muitos beijos, meu amor.

44 No sentido de ter afeição, estimar, amar, é transitivo indireto e rege a preposição a: Quero muito aos meus amigos. Quero-lhes muito.

45 Visar: no sentido de mirar, apontar ou pôr visto, rubricar, é transitivo direto: O caçador visou o corpo do animal. O gerente não quis visar o cheque.

46 No sentido de ter em vista, ter como objetivo, ter como meta, é transitivo indireto e rege a preposição a: O ensino deve sempre visar ao progresso social. Este método visa materna. Regência Verbal facilitar o ensino da língua

47 Namorar: é transitivo direto. José namora Maria.

48 Ela mora longe da escola. Regência Nominal É a relação existente entre um nome - substantivo, adjetivo ou advérbio e seu complemento ou adjunto. Tenho aversão a altitude. Fico feliz por você.

49 Regência Nominal - Substantivos

50 Regência Nominal - Adjetivos

51 Regência Nominal - Advérbios

52 Língua Portuguesa Regência

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III Bárbara da Silva Português Aula 48 Transitividade verbal III Mudança de Transitividade versus Mudança de Significado Há verbos que, de acordo com a mudança de transitividade, apresentam mudança de significado.

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Regência Verbal Dá-se o nome de regência verbal à relação de subordinação que ocorre entre um verbo e seus complementos. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração

Leia mais

Fui ao cinema no domingo.

Fui ao cinema no domingo. VERBOS INTRANSITIVOS Os verbos CHEGAR e IR são acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. De acordo com a norma culta, as preposições usadas para indicar direção são A e PARA. A preposição EM deve ser

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição a e não pela preposição em. Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte. 2- Morar/ residir normalmente vêm introduzidos

Leia mais

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais.

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. REGÊNCIA VERBAL Regência Verbal É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração de sentido do verbo. A seguir,

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL Para se entender a regência verbal ou nominal é necessário conhecer as preposições. Por isso complete: 1. a) Preposição é uma palavra invariável

Leia mais

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo Regência Verbal Dentre os estudos linguísticos inerentes à sintaxe, encontra-se a sintaxe de regência. Ela é responsável pelo estudo das relações de dependência que se estabelecem entre os termos da oração

Leia mais

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação Colégio Magno Gramática 2.o ano Regência verbal e regência nominal Meditação Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Quem acreditou No amor, no sorriso, na flor Então sonhou, sonhou E perdeu

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto. VEJA: AGORA NOTE: Quando um termo REGENTE é

Leia mais

Colégio Social Madre Clélia

Colégio Social Madre Clélia Colégio Social Madre Clélia Professora ANA PAULA Língua Portuguesa / 2ºEM / 2º trimestre 2012 REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 4 1 Regência Verbal e Nominal A REGÊNCIA VERBAL estuda

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Regência A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. Regência nominal Estuda as relações em que

Leia mais

Prof. Jorge Viana de Moraes

Prof. Jorge Viana de Moraes Prof. Jorge Viana de Moraes Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ Exercícios Aluno: Número: Prof.:Tunas Regência Verbal A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Na realidade

Leia mais

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência:

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: REGÊNCIA A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos

Leia mais

Português 3º ano João J. Regência

Português 3º ano João J. Regência Português 3º ano João J. Regência Regência Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que admite outro) e o termo regido ou subordinado (termo exigido pelo

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Regência verbal Regência verbal é a relação que existe entre os verbos e

Leia mais

MARIA TEREZA E ZAMBELI

MARIA TEREZA E ZAMBELI MARIA TEREZA E ZAMBELI TRANSITIVIDADE VERBAL VERBOS Intransitivos Transitivos sem complemento A gente sabe viver Conviver, tanto prazer Anoitecer, amanhecer Eu e você, eu e você com complemento VTI com

Leia mais

1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos.

1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos. Regência 1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos. Observe o exemplo: Hoje prefiro cinema do que teatro. (inadequado) Embora a situação

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL. Caicó RN 2018

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL. Caicó RN 2018 Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL Caicó RN 2018 SINTAXE DE REGÊNCIA CUIDA DAS RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA EM QUE SE ENCONTRAM OS TERMOS

Leia mais

Regência verbal. Reger é determinar a flexão de um termo, que neste caso é o complemento, já que o verbo é o termo regente.

Regência verbal. Reger é determinar a flexão de um termo, que neste caso é o complemento, já que o verbo é o termo regente. Regência verbal A regência de um verbo é determinada pela relação do mesmo com seu complemento. Logo, o verbo é o termo regente e o complemento é o termo regido. Observe: Joana assistiu um paciente no

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA A REGÊNCIA PODE SER DIRETA, QUANDO A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA É REALIZADA POR JUSTAPOSIÇÃO DE TERMOS, OU INDIRETA,

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. & Nominal

REGÊNCIA VERBAL. & Nominal REGÊNCIA VERBAL & Nominal REGÊNCIA Regência é a parte da Gramática Normativa que estuda as relações entre os termos da oração, verificando se um termo serve de complemento a outro. O termo que exige complemento

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa.

REGÊNCIA VERBAL. Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa. REGÊNCIA VERBAL Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa. Exemplo de regência verbal: Ele não se lembrou do nosso acordo. vti O verbo é o termo regente.

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 46 Transitividade verbal I

Bárbara da Silva. Português. Aula 46 Transitividade verbal I Bárbara da Silva Português Aula 46 Transitividade verbal I Verbos Intransitivos Os verbos intransitivos não possuem complemento. É importante, no entanto, destacar alguns detalhes relativos aos adjuntos

Leia mais

Regência. O estabelecimento de relações de sentido

Regência. O estabelecimento de relações de sentido Regência O estabelecimento de relações de sentido Leia: Ele é acostumado a roubar. acostumado= adjetivo(a) Ele está acostumado com a pobreza. acostumado= adjetivo(com) verbo aspirar No sentido sorver,

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL www.monsterconcursos.com.br pág. 1 REGÊNCIA NOMINAL É aquela em que o nome (substantivo ou adjetivo) pede um complemento nominal com preposição adequada. Esta preposição que introduz

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 47 Transitividade verbal II

Bárbara da Silva. Português. Aula 47 Transitividade verbal II Bárbara da Silva Português Aula 47 Transitividade verbal II Verbos Transitivos Diretos ou Indiretos Há verbos que admitem duas construções, uma transitiva direta, outra indireta, sem que isso implique

Leia mais

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli.

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli. Português Regência Nominal e Verbal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os

Leia mais

Aspirar Transitivo direto Aspiramos aspirou aspiram aspiram h. Transitivo indireto lhe(s): aspiramos aspira

Aspirar Transitivo direto Aspiramos aspirou aspiram aspiram h. Transitivo indireto lhe(s): aspiramos aspira Aspirar a) Transitivo direto (= respirar, sorver, exalar, pronunciar guturalmente): Aspiramos o ar puro das montanhas. E com os lábios entreabertos aspirou com delícia a aura impregnada de perfumes. (José

Leia mais

Conceituando. Geraldo assistiu ao filme. Observe essas duas frases, por exemplo. A correta é a segunda, pois o verbo "assistir" exige preposição "a":

Conceituando. Geraldo assistiu ao filme. Observe essas duas frases, por exemplo. A correta é a segunda, pois o verbo assistir exige preposição a: Hoje Monster Guerreiros, veremos um assunto que, inevitavelmente, é pura decoreba: Regência Verbal. Se você não conhecia, prazer em conhecer (ou "desprazer"). Conceituando Regência Verbal nada mais é do

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos regidos). Em termos

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência 1 Definição de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) REGÊNCIA VERBAL Necessito de livros. NOMINAL Tenho necessidade de livros. Regência Verbal Parte 1 Almejar Renato almeja o cargo de diretor. Amar Paula ama sua filha.

Leia mais

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu.

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Retomada Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Obs.: O verbo intransitivo pode vir acompanhado de circunstâncias adverbiais. Ex.: O menino acordou cedo. O homem

Leia mais

Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota.

Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota. b) Transitivo seguido de predicativo do objeto, com o sentido de denominar, qualificar, admite quatro regências diferentes: Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota.

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira.

REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira. REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira. Como se classificam os verbos tem e executar quanto à transitividade? Resposta: São transitivos diretos. Que termos funcionam como complemento desses verbos? Resposta:

Leia mais

Professora Jaqueline Alice Cappellari(Gramática)

Professora Jaqueline Alice Cappellari(Gramática) VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS E OBJETOS INDIRETOS Alunas: Yohana Pereira Passos Victoria Prado Maria Eduarda Veras 2 A COLÉGIO GERAÇÃO Professora Jaqueline Alice Cappellari(Gramática) Objetivos Identificar,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia LÍNGUA PORTUGUESA Regência Nominal Relação entre um adjetivo, advérbio ou substantivo abstrato transitivo e seu complemento, por meio de preposição. 1. Os cursos do Ponto têm sido úteis a muitos candidatos.

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II PORTUGUÊS aula Regência verbal II V. T. D. ESQUECER / LEMBRAR V. T. I. PREPOSIÇÃO DE VAMOS ESQUECER O QUE ACONTECEU E PARTIR. VAMOS NOS ESQUECER DO QUE ACONTECEU E PARTIR. O PEDIDO QUE EU LEMBREI ERA O

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL Profª. Raquel Freitas Sampaio CONCEITO DE REGÊNCIA Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL APOIO PEDAGÍGICO AO NÚCLEO COMUM CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL Tutora: Ariana de Carvalho CONCORDÂNCIA NOMINAL Ocorre entre o núcleo (normalmente um substantivo ou um

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo 1 de 17 CONCORDÂNCIA NOMINAL 1) É bom, é proibido, é permitido, é necessário...:se o substantivo não vier determinado, o adjetivo fica invariável. Ex.: Entrada é proibido.

Leia mais

REVISÃO PARA A 3ª BIMESTRAL

REVISÃO PARA A 3ª BIMESTRAL PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. SINTAXE DE REGÊNCIA Regência Verbal e Nominal REVISÃO PARA A 3ª BIMESTRAL Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que

Leia mais

PORTUGUES CONCORDÂNCIA NOMINAL. O adjetivo novo concorda em número com o substantivo mais próximo (cinema).

PORTUGUES CONCORDÂNCIA NOMINAL. O adjetivo novo concorda em número com o substantivo mais próximo (cinema). CONCORDÂNCIA NOMINAL A concordância nominal estuda as modificações que as palavras que não são verbos devem sofrer para se ajustarem ao nome (substantivo) a que estão relacionadas. REGRA GERAL Veja: O

Leia mais

Português. Regência Verbal e Nominal. Professor Arthur Scandelari.

Português. Regência Verbal e Nominal. Professor Arthur Scandelari. Português Regência Verbal e Nominal Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (CESGRANRIO IBGE 2016) Observa-se obediência à norma-padrão, no que

Leia mais

ADJUNTOS E COMPLEMENTOS

ADJUNTOS E COMPLEMENTOS ADJUNTOS E COMPLEMENTOS *A ELE: complemento nominal. a. ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que caracteriza, especifica ou delimita o significado de um substantivo. Exemplos: Os alunos estudiosos passaram

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL Profª. Raquel Freitas Sampaio CONCEITO DE REGÊNCIA Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL A regência verbal é a relação entre o verbo e seu complemento, além do uso ou não de algumas preposições. Cuidado com o SENTIDO

Leia mais

Regência. Nominal. Curso/Disciplina: Português para Concurso (Regência) Aula: 03 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Fabiana Pimenta.

Regência. Nominal. Curso/Disciplina: Português para Concurso (Regência) Aula: 03 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Fabiana Pimenta. Página1 Regência Nominal Curso/Disciplina: Português para Concurso (Regência) Aula: 03 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 03 Revisão das últimas aulas: Morar Intransitivo (pede

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (INAZ do Pará / CORE-PE Assistente Jurídico 2019) Na oração Vídeos e jogos permitem interações com as palavras de forma divertida o verbo é: A) Transitivo direto.

Leia mais

PORTUGUÊS. CONCURSO DA PREFEITURA MUN. DE PALMA Professor: Bruna Miccichelli Tel.: (22)

PORTUGUÊS. CONCURSO DA PREFEITURA MUN. DE PALMA Professor: Bruna Miccichelli Tel.: (22) SINTAXE DE REGÊNCIA Regência Verbal e Nominal Definição: Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se em estabelecer relações

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa.

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa. Introdução Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa. Entretanto, antes de passarmos a analisar a regência de alguns verbos,

Leia mais

TJ - RS. Língua Portuguesa. Observe, então, que as formas LHE e LHES devem ser substituídas por a ele (s), a ela (s).

TJ - RS. Língua Portuguesa. Observe, então, que as formas LHE e LHES devem ser substituídas por a ele (s), a ela (s). REGÊNCIA A regência verbal estuda a relação existente entre o verbo e seu complemento. Veja: preposição *Todas as crianças gostam de sorvete. verbo transitivo Dizemos, nesse caso, que o verbo gostar rege

Leia mais

Regência Verbal . VERBO INTRANSITIVO . VERBO DE LIGAÇÃO . VERBO TRANSITIVO. Não exige preposição. Exige preposição . VERBO TRANSITIVO DIRETO

Regência Verbal . VERBO INTRANSITIVO . VERBO DE LIGAÇÃO . VERBO TRANSITIVO. Não exige preposição. Exige preposição . VERBO TRANSITIVO DIRETO Regência Verbal VERBO --> ALGO VERBO --> com ALGO / de ALGO por ALGO / em ALGO para ALGO / a ALGO. VERBO INTRANSITIVO. VERBO DE LIGAÇÃO. VERBO TRANSITIVO. VERBO TRANSITIVO DIRETO Não exige preposição.

Leia mais

Verbo Sentido Regência Exemplo. transitivo direto. transitivo indireto, com a preposição a

Verbo Sentido Regência Exemplo. transitivo direto. transitivo indireto, com a preposição a Verbo Sentido Regência Exemplo 6. Depor destituir de cargo ou poder, exonerar O parlamento legalmente depôs o presidente. realizar uma revelação, exposição O suspeito depôs ao delegado de plantão. 7. Pagar/perdoar

Leia mais

Exercícios de regência

Exercícios de regência Exercícios de regência 01. [Esqueci / Esqueci-me] todo o dinheiro em casa. 02. [Esqueci-me / Esqueci] de todo o dinheiro em casa. 03. Não [esquecerei / me esquecerei] de você nunca, Cláudia. 04. Eles moram

Leia mais

Profª.: Elysângela Neves

Profª.: Elysângela Neves Profª.: Elysângela Neves Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência

Leia mais

AULA 14 REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 14 REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 14 REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso REGÊNCIA VERBAL Dá-se quando o termo regente é um verbo e este se liga a seu complemento por uma preposição ou

Leia mais

Substitua a expressão em destaque pela forma verbal apropriada do verbo entre parênteses. Faça todas as modificações necessárias:

Substitua a expressão em destaque pela forma verbal apropriada do verbo entre parênteses. Faça todas as modificações necessárias: Regência Verbal Substitua a expressão em destaque pela forma verbal apropriada do verbo entre parênteses. Faça todas as modificações necessárias: a) Nunca sorvi perfume tão agradável! (aspirar) b) Desejamos

Leia mais

Prof. André Moraes REGÊNCIA

Prof. André Moraes REGÊNCIA Prof. André Moraes REGÊNCIA Regência é a parte da Gramática Normativa que estuda as relações de dependência entre as palavras de uma oração. O termo que exige o complemento é chamado de REGENTE, enquanto

Leia mais

6º s Anos. Conteúdo do III trimestre (70%)

6º s Anos. Conteúdo do III trimestre (70%) 6º s Anos O tempo meteorológico e o clima da terra. O relevo e o solo da terra. Advérbio. Modos verbais Operação com números naturais. Múltiplos e divisores. Verbos regulares en presente. There to be (there

Leia mais

REVISÃO PARA A 3ª BIMESTRAL

REVISÃO PARA A 3ª BIMESTRAL PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: 9º ANO TURMA: TURNO: DATA: / /2018. SINTAXE DE REGÊNCIA Regência Verbal e Nominal REVISÃO PARA A 3ª BIMESTRAL Dá-se o nome de regência à relação de subordinação

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal Bárbara da Silva Português Aula 45 Regências nominal e verbal Regência nominal e verbal Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se

Leia mais

Prevenir a) Transitivo direto (= evitar dano, mal, etc): A prudência previne as desgraças.

Prevenir a) Transitivo direto (= evitar dano, mal, etc): A prudência previne as desgraças. Prevenir a) Transitivo direto (= evitar dano, mal, etc): A prudência previne as desgraças. b) Transitivo direto e indireto (= avisar com antecedência) Vou prevenir minha irmã de que Teresa de Jesus irá

Leia mais

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a.

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a. EXERCÍCIOS 1. Assinale a alternativa em que a regência verbal este em desacordo com a norma culta: a) A iniciativa da acusação desagradou ao cliente. b) Os familiares da vítima aspiram a um resultado justo.

Leia mais

7 - CESGRANRIO TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no

7 - CESGRANRIO TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no 7 - CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no cenário da informática. A palavra identifica pode ser substituída,

Leia mais

Banrisul. Professor Pablo Língua Portuguesa aula 07 TESTES

Banrisul. Professor Pablo Língua Portuguesa aula 07 TESTES TESTES 08) Assinale C ou E: ( ) Seguem em anexo as faturas. ( ) Incluso estão os processos. ( ) Maria saiu meia decepcionada. ( ) Consulta a apontamentos é proibida. ( ) É proibido consulta a apontamentos.

Leia mais

Regências Nominal. Professora Raysa Ferreira. e Verbal

Regências Nominal. Professora Raysa Ferreira. e Verbal Regências Nominal Professora Raysa Ferreira e Verbal Regência Nominal Regência Nominal é o nome da relação entre um substantivo, adjetivo ou advérbio transitivo e seu respectivo complemento nominal. Essa

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

Resoluções de Atividades

Resoluções de Atividades Resoluções de Atividades Sumário Aula 24 Período composto por subordinação I...1 Aula 25 Período composto por subordinação II Período composto misto e reduzido...2 Aula 26 Regência verbal e nominal...

Leia mais

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal a) Bem sabes que eu quero muito meus pais. b) Eles perceberam que ela jamais perdoará a seus algozes. c) Eles

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 10. Regência

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 10. Regência Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 10 Regência Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que você

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Obedecemos ao pai, mas desobedecia à mãe. PROFESSOR JEAN AQUINO

LÍNGUA PORTUGUESA. Obedecemos ao pai, mas desobedecia à mãe. PROFESSOR JEAN AQUINO LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR JEAN AQUINO REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL A REGÊNCIA VERBAL trata da relação entre o verbo e seus complementos. É na regência que há a maior distância entre o que a NGB preceitua

Leia mais

Português 4 Prof.ª Mara Gonçalves ANS. Português 4. Um homem que quer reger a orquestra precisa dar as costas à platéia.

Português 4 Prof.ª Mara Gonçalves ANS. Português 4. Um homem que quer reger a orquestra precisa dar as costas à platéia. ANS Português 4 Um homem que quer reger a orquestra precisa dar as costas à platéia. (James Crook) MCA concursos - PAIXÃO PELO SEU FUTURO! 1 REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. DEFINIÇÃO - Regência é o mecanismo

Leia mais

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato PREDICAÇÃO VEBAL Professor Guilherme Medeiros Honorato Predicação Verbal É a parte da Gramática responsável pela verificação da necessidade da complementação de palavras ou expressões que possam dar sentido

Leia mais

Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos

Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos A REGÊNCIA é o campo da língua portuguesa que estuda as relações de concordância entre os verbos (ou nomes) e os termos que completam seu sentido.

Leia mais

ANÁLISE DAS PROVAS DA VUNESP 2-5 QUES. 1-7 QUES.

ANÁLISE DAS PROVAS DA VUNESP 2-5 QUES. 1-7 QUES. GRAMÁTICA TURMA - CTA NOME DO PROFESSOR: SÉRGIO FASCINA AULA 10/20: 04 de março de 2013 ANÁLISE DAS PROVAS DA VUNESP 01 - FUNDAÇÃO CASA - PROVA 09 02- DIADEMA 03- FUNDAÇÃO CASA- AG. ADMINISTRATIVO - PROVA

Leia mais

50 QUESTÕES COMENTADAS REGÊNCIA VERBAL

50 QUESTÕES COMENTADAS REGÊNCIA VERBAL 50 QUESTÕES COMENTADAS REGÊNCIA VERBAL Acesse nosso curso online www.agoravouaprender.com.br Acesse nossa loja www.materiaisdeportugues.com.br REGÊNCIA VERBAL Trata-se do termo que completa o verbo por

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS Profª. Raquel Freitas Sampaio PARA QUE SABER Os pronomes relativos exercem um papel fundamental nas relações de vínculo e coesão entre

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

PORTUGUÊS. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel:

PORTUGUÊS. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: SEAP MUSTELLA 14-04-2015 PORTUGUÊS REGÊNCIA VERBAL A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Em outras palavras a regência estuda o USO CORRETO

Leia mais

JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES

JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES Edição comemorativa de 20 anos. Revista, ampliada, novos exercícios e questões. 20ª edição Brasília 2014 2014 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais desta obra são

Leia mais

QUESTÃO 02- No segundo verso, há a palavra ignorante cuja função sintática é A) sujeito B) adjunto adnominal C) predicativo D) complemento nominal

QUESTÃO 02- No segundo verso, há a palavra ignorante cuja função sintática é A) sujeito B) adjunto adnominal C) predicativo D) complemento nominal ATIVIDADE PARA O SITE 4º BIMESTRE. TURMAS DO 9º ANO TEXTO 1 AUSÊNCIA Por muito tempo achei que a ausência é falta. E lastimava, ignorante, a falta. Hoje não a lastimo. Não há falta na ausência. A ausência

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL SINTAXE II: TERMOS INTEGRANTES E TERMOS ACESSÓRIOS Tutora: Ariana de Carvalho TERMOS INTEGRANTES A nomenclatura está relacionada com a função dos

Leia mais

APOSTILA DE GRAMÁTICA 1º SEMESTRE.

APOSTILA DE GRAMÁTICA 1º SEMESTRE. 1 APOSTILA DE GRAMÁTICA 1º SEMESTRE. Disciplina: Língua Portuguesa. Professora - Nair A. Mendes. Apostila de Gramática Teoria e Exercícios 9 ano. 2ª edição. Curitiba Paraná, fevereiro de 2017. CONTEÚDO:

Leia mais

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL (MÓDULO 11) pág. 15 a 29

REGÊNCIA VERBAL (MÓDULO 11) pág. 15 a 29 18 REGÊNCIA VERBAL (MÓDULO 11) pág. 15 a 29 A regência verbal estuda a relação entre o verbo (termo regente) e seu complemento (termo regido). Ex: Necessitamos de ajuda. termo regente termo regido (verbo)

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Emprego e Função dos Pronomes Relativos. Regência Verbal e Nominal

LÍNGUA PORTUGUESA. Emprego e Função dos Pronomes Relativos. Regência Verbal e Nominal Emprego e Função dos Pronomes Relativos LÍNGUA PORTUGUESA O estudo das orações subordinadas adjetivas está profundamente ligado ao emprego dos pronomes relativos. Por isso, vamos aprofundar nosso conhecimento

Leia mais

Telefone: (31) 3352 1272 apostila@apostilasdamasceno.com

Telefone: (31) 3352 1272 apostila@apostilasdamasceno.com REGÊNCIA Regência é o modo pelo qual um termo rege outro que o complementa. A regência pode ser verbal ou nominal, conforme trate do regime dos verbos ou dos nomes (substantivos e adjetivos). 1 REGÊNCIA

Leia mais

a) II, III, IV b) I, II, III e) I, III, IV d) I, III e) I, II a) onde b) que c) cujo d) a qual e) de que

a) II, III, IV b) I, II, III e) I, III, IV d) I, III e) I, II a) onde b) que c) cujo d) a qual e) de que º ª INFORMAÇÕES E EXERCÍCIOS SOBRE REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMIAL A regência estuda a relação existente entre os termos de uma oração ou entre as orações de um período. A regência verbal estuda a relação

Leia mais

Regência Verbal. Prof. Dr. Alexandre Daniel de Souza Feldman

Regência Verbal. Prof. Dr. Alexandre Daniel de Souza Feldman Regência Verbal Prof. Dr. Alexandre Daniel de Souza Feldman Regência Verbal Análise do verbo e de seus complementos, enfocando o uso ou não de preposições. Os idosos querem tranquilidade. (desejar sem

Leia mais

Funções do substantivo. Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Predicativo Aposto

Funções do substantivo. Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Predicativo Aposto Funções do substantivo Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Predicativo Aposto Orações desenvolvidas São introduzidas por uma conjunção integrante (que,se); ou introduzidas por pronome

Leia mais