LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL"

Transcrição

1 LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL Profª. Raquel Freitas Sampaio

2 CONCEITO DE REGÊNCIA Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Tem por função estabelecer relações entre as palavras, criando frases sem ambiguidade e que expressem efetivamente o sentido pretendido, com total clareza.

3 REGÊNCIAS QUE MERECEM ATENÇÃO Geralmente usamos de forma incorreta na oralidade e escrita.

4 COMPARECER, CHEGAR, IR, VIR, VOLTAR, CAIR e DIRIGIR-SE Estes verbos aparentam ter complemento, porém a indicação de lugar é circunstância, não complementação. Classificamos este complemento como Adjunto Adverbial de Lugar. ESTES VERBOS SÃO INTRANSITIVOS! A regência destes verbos exige a preposição a na indicação de destino e de na indicação de procedência. Só se usa a preposição em na indicação de meio, instrumento. Vou em Brasília. Compareceram na prova do TRT. O pão caiu no chão. Vou a Brasília. Comparecemos à prova do TRT. O pão caiu ao chão.

5 MORAR, RESIDIR, SITUAR-SE Costumam estar acompanhados de adjunto adverbial, regendo a preposição em. ESTES VERBOS SÃO INTRANSITIVOS! Moro em Goiânia. Resido na zona sul da cidade. Não se utiliza a preposição a para logradouros. O tribunal situa-se à Avenida das Nações. O tribunal situa-se a Avenida das Nações. O tribunal situa-se na Avenida das Nações.

6 LEMBRAR E ESQUECER VTD quando NÃO pronominais. O professor esqueceu o nome do aluno, mas lembrou o rosto. VTI quando pronominais, exigem a preposição de. Esqueci-me do nome, mas lembrei-me do rosto. REVIDAR VTI Rege a preposição a. Ele revidou ao ataque.

7 OBEDECER E DESOBEDECER VTI pedem preposição A. O filho desobedeceu ao pai. O aluno obedece às normas do colégio. PISAR VTD não pede preposição. O jovem foi recriminado porque pisou o cachorro. PREFERIR VTDI Exige dois objetivos, um sem preposição e outro com a preposição a. Prefiro gramática à literatura.

8 VTI PAGAR E PERDOAR Não mudam de sentido, mas podem ser transitivos diretos ou indiretos, dependendo do tipo de objeto que apresentam. Exigem a preposição a quando o objeto refere-se a gente, pessoa. O réu pagou ao advogado. A esposa traída não perdoou ao marido. VTD VTDI Quando o referente do verbo é uma coisa. Eles pagaram as contas do irmão. Ela jamais perdoará seu erro. Quando há dois complementos. Eles pagaram as contas do irmão ao banco. Ela jamais perdoará o erro do marido.

9 REGÊNCIA COM MUDANÇA DE SENTIDO Nestes casos, o SENTIDO está diretamente atrelado à REGÊNCIA DO VERBO.

10 REGÊNCIA COM MUDANÇA DE SENTIDO ASPIRAR VTD respirar, exalar, sorver Todos aspiravam o ar carregado da sala de audiência. VTI desejar, almejar Aquele deputado aspira ao cargo de prefeito.

11 VTI ASSISTIR ver, presenciar, caber e pertencer A plateia assistiu ao espetáculo em profundo silêncio. A defesa do réu não assiste ao promotor. VTD ajudar Os professores assistem seus alunos na resolução de exercícios. VI morar. Assisto em Goiânia. Quando o verbo ASSISTIR tem o sentido de DAR ASSISTÊNCIA, ele também pode ser TRANSITIVO INDIRETO. (Evanildo Bechara e Celso Cunha) Os advogados de defesa assistem AOS seus clientes.

12 AGRADAR VTI VTD ser agradável, satisfazer, causar prazer. A conduta ética do juiz agradou a todos. acariciar, fazer carinho. A filha agradava o pai para acalmá-lo. ANSIAR VTI desejar ardentemente. O candidato ansiava por uma boa nota no Enem. VTD angustiar. A cena do crime ansiou os policiais mais experientes.

13 QUERER VTD desejar. A secretaria queria o documento naquele minuto. VTI querer bem, estimar. Aquele homem é conhecido por querer aos amigos. VISAR VTD apontar, por visto. O atirador visou o alvo. O professor visou as tarefas de casa. VTI desejar, almejar O atleta visou à vitória de nas Olimpíadas..

14 IMPLICAR VTD acarretar, trazer consequência. Seu testemunho implica condenação. VTDI envolver. A perícia implicou o suspeito em vários aspectos. VTI Chatear, antipatizar (com) / envolver-se (pronominal e pede preposição em). O advogado implicou com seu cliente. O advogado implicou-se em um caso difícil.

15 CABER VTI Ser compatível ou adaptável. Seus atos não cabem a um governante. VI Ser admissível, oportuno ou competir. Suas opiniões não cabem nessa discussão. Os livros cabem na estante.

16 CUSTAR VI Ter determinado preço. Livros não deveriam custar muito. VTI Ser difícil, penoso. O aluno custou para aceitar o fato. Custo a crer que você parou de estudar. Obs.: a Gramática Normativa condena as construções que atribuem ao verbo "custar" um sujeito representado por pessoa. Observe o exemplo abaixo: Custei para entender o problema. Custou-me entender o problema.

17 VERBOS COM MAIS DE UMA REGÊNCIA E MESMO SENTIDO INFORMAR, AVISAR, CIENTIFICAR, CERTIFICAR, ENCARREGAR, NOTIFICAR, PREVENIR Informar alguma coisa (OD) a alguém (OI), ou informar alguém (OD) de alguma coisa (OI). O advogado informou o resultado ao cliente. O advogado informou o cliente do resultado.

18 EXERCITANDO (CESPE) A respeito dos aspectos gramaticais desse poema, julgue os itens a seguir. Considerando-se as regências do verbo esquecer prescritas para o português, estaria correta a seguinte reescrita para a oração: Já esqueci a língua? (v.13): Já esqueci da língua. ERRADO (CESPE) No trecho, O verdadeiro problema é o setor público adaptar suas despesas às receitas em queda. O emprego do acento grave em às receitas decorre da regência do verbo adaptar e da presença do artigo definido feminino determinando o substantivo receitas. CERTO

19 (FCC) Em nossa cultura,... experiências... passamos soma-se... dor, considerada como um elemento formador do caráter, contexto... pathos pode converter-se em éthos. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) às - por que - a - no qual b) as - por que - a - do qual c) às - porque - a - em que d) às - pelas quais - à - de que e) as - que - à - com que

20 (UCB) Alguns demonstram verdadeira aversão... exames, porque nunca se empenharam o suficiente... utilização do tempo... dispunham para o estudo. a) com - pela - de que b) por - com - que c) a - na - que d) com - na - que e) a - na - de que Emprego indevido de o: a) O irmão o abraçou. b) O irmão o encontrou. c) O irmão o atendeu. d) O irmão o obedeceu. e) O irmão o ouviu.

21 (FGV) Assinale a alternativa em que a regência verbal está errada. a) Carlos esqueceu-se da sua nova senha. b) O filme que assistimos ontem foi muito bom. c) Aspiro a um alto cargo nesta empresa. d) Faltou-me completar aquele endereço na agenda. (FCC)... uma vez que as expressões vocais e faciais desses parentes evolutivos próximos são semelhantes às nossas próprias reações aos mesmos estímulos... Sem que qualquer outra modificação seja feita na frase acima, o sinal indicativo de crase deverá ser mantido caso o segmento sublinhado seja substituído por: a) afiguram. b) parecem. c) correspondem. d) lembram. e) rememoram.

22 (FCC) Não tenho dúvida... os ambientalistas estejam... procura de soluções sustentáveis... agricultura e... pecuária, mas é preciso reconhecer... não é fácil encontrá-las. Parece que não há muito a fazer, as armas... os ambientalistas combatem os desmandos não têm surtido os efeitos desejados. As lacunas são preenchidas respectiva e corretamente por: a) de que - à - para a - a - que - com que b) que - a - na - na - de que - que c) em que - à - para a - a - de que - que d) de que - a - na - na - que - que e) que - a - para a - na - de que - com que

23 (FCC)... remonta aos anos áureos da exploração de jazidas e minérios... Considerando-se a regência do verbo remontar, no contexto, o segmento sublinhado pode ser corretamente substituído por: a) nos dias áureos. b) as fases áureas. c) o período áureo. d) os momentos áureos. e) à época áurea.

24 (FCC) Emprega-se corretamente a regência verbal em: a) As pessoas preferem expor suas vidas aos demais passageiros do ônibus do que revelar uma boa educação. b) A atitude de proibir a audição de música no celular sem fone de ouvidos visava ao conforto dos passageiros. c) Aqueles que ouvem, no ônibus, as músicas em alto som, não respeitam aos princípios da boa educação. d) Todos, nos ônibus, observam ao desrespeito dos que expõem detalhes de suas vidas aos passageiros vizinhos. e) Os passageiros do ônibus não tinham como escapar ao alto barulho do som das falas dos pouco discretos.

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL Profª. Raquel Freitas Sampaio CONCEITO DE REGÊNCIA Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais.

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. REGÊNCIA VERBAL Regência Verbal É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração de sentido do verbo. A seguir,

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Regência Verbal Dá-se o nome de regência verbal à relação de subordinação que ocorre entre um verbo e seus complementos. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição a e não pela preposição em. Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte. 2- Morar/ residir normalmente vêm introduzidos

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III Bárbara da Silva Português Aula 48 Transitividade verbal III Mudança de Transitividade versus Mudança de Significado Há verbos que, de acordo com a mudança de transitividade, apresentam mudança de significado.

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Regência A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. Regência nominal Estuda as relações em que

Leia mais

Fui ao cinema no domingo.

Fui ao cinema no domingo. VERBOS INTRANSITIVOS Os verbos CHEGAR e IR são acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. De acordo com a norma culta, as preposições usadas para indicar direção são A e PARA. A preposição EM deve ser

Leia mais

Prof. Jorge Viana de Moraes

Prof. Jorge Viana de Moraes Prof. Jorge Viana de Moraes Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência

Leia mais

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação Colégio Magno Gramática 2.o ano Regência verbal e regência nominal Meditação Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Quem acreditou No amor, no sorriso, na flor Então sonhou, sonhou E perdeu

Leia mais

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência:

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: REGÊNCIA A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência 1 Definição de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL Para se entender a regência verbal ou nominal é necessário conhecer as preposições. Por isso complete: 1. a) Preposição é uma palavra invariável

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos regidos). Em termos

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 4 1 Regência Verbal e Nominal A REGÊNCIA VERBAL estuda

Leia mais

Colégio Social Madre Clélia

Colégio Social Madre Clélia Colégio Social Madre Clélia Professora ANA PAULA Língua Portuguesa / 2ºEM / 2º trimestre 2012 REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa.

REGÊNCIA VERBAL. Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa. REGÊNCIA VERBAL Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa. Exemplo de regência verbal: Ele não se lembrou do nosso acordo. vti O verbo é o termo regente.

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL www.monsterconcursos.com.br pág. 1 REGÊNCIA NOMINAL É aquela em que o nome (substantivo ou adjetivo) pede um complemento nominal com preposição adequada. Esta preposição que introduz

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto. VEJA: AGORA NOTE: Quando um termo REGENTE é

Leia mais

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo Regência Verbal Dentre os estudos linguísticos inerentes à sintaxe, encontra-se a sintaxe de regência. Ela é responsável pelo estudo das relações de dependência que se estabelecem entre os termos da oração

Leia mais

Língua. Portuguesa. Regência

Língua. Portuguesa. Regência Língua Portuguesa Regência A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam(objetos diretos e Objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais).

Leia mais

MARIA TEREZA E ZAMBELI

MARIA TEREZA E ZAMBELI MARIA TEREZA E ZAMBELI TRANSITIVIDADE VERBAL VERBOS Intransitivos Transitivos sem complemento A gente sabe viver Conviver, tanto prazer Anoitecer, amanhecer Eu e você, eu e você com complemento VTI com

Leia mais

Conceituando. Geraldo assistiu ao filme. Observe essas duas frases, por exemplo. A correta é a segunda, pois o verbo "assistir" exige preposição "a":

Conceituando. Geraldo assistiu ao filme. Observe essas duas frases, por exemplo. A correta é a segunda, pois o verbo assistir exige preposição a: Hoje Monster Guerreiros, veremos um assunto que, inevitavelmente, é pura decoreba: Regência Verbal. Se você não conhecia, prazer em conhecer (ou "desprazer"). Conceituando Regência Verbal nada mais é do

Leia mais

Regência. O estabelecimento de relações de sentido

Regência. O estabelecimento de relações de sentido Regência O estabelecimento de relações de sentido Leia: Ele é acostumado a roubar. acostumado= adjetivo(a) Ele está acostumado com a pobreza. acostumado= adjetivo(com) verbo aspirar No sentido sorver,

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Regência verbal Regência verbal é a relação que existe entre os verbos e

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA A REGÊNCIA PODE SER DIRETA, QUANDO A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA É REALIZADA POR JUSTAPOSIÇÃO DE TERMOS, OU INDIRETA,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) REGÊNCIA VERBAL Necessito de livros. NOMINAL Tenho necessidade de livros. Regência Verbal Parte 1 Almejar Renato almeja o cargo de diretor. Amar Paula ama sua filha.

Leia mais

Aspirar Transitivo direto Aspiramos aspirou aspiram aspiram h. Transitivo indireto lhe(s): aspiramos aspira

Aspirar Transitivo direto Aspiramos aspirou aspiram aspiram h. Transitivo indireto lhe(s): aspiramos aspira Aspirar a) Transitivo direto (= respirar, sorver, exalar, pronunciar guturalmente): Aspiramos o ar puro das montanhas. E com os lábios entreabertos aspirou com delícia a aura impregnada de perfumes. (José

Leia mais

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli.

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli. Português Regência Nominal e Verbal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL A regência verbal é a relação entre o verbo e seu complemento, além do uso ou não de algumas preposições. Cuidado com o SENTIDO

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ Exercícios Aluno: Número: Prof.:Tunas Regência Verbal A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Na realidade

Leia mais

Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota.

Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota. b) Transitivo seguido de predicativo do objeto, com o sentido de denominar, qualificar, admite quatro regências diferentes: Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota.

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. & Nominal

REGÊNCIA VERBAL. & Nominal REGÊNCIA VERBAL & Nominal REGÊNCIA Regência é a parte da Gramática Normativa que estuda as relações entre os termos da oração, verificando se um termo serve de complemento a outro. O termo que exige complemento

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira.

REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira. REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira. Como se classificam os verbos tem e executar quanto à transitividade? Resposta: São transitivos diretos. Que termos funcionam como complemento desses verbos? Resposta:

Leia mais

Português 3º ano João J. Regência

Português 3º ano João J. Regência Português 3º ano João J. Regência Regência Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que admite outro) e o termo regido ou subordinado (termo exigido pelo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia LÍNGUA PORTUGUESA Regência Nominal Relação entre um adjetivo, advérbio ou substantivo abstrato transitivo e seu complemento, por meio de preposição. 1. Os cursos do Ponto têm sido úteis a muitos candidatos.

Leia mais

Regência verbal. Reger é determinar a flexão de um termo, que neste caso é o complemento, já que o verbo é o termo regente.

Regência verbal. Reger é determinar a flexão de um termo, que neste caso é o complemento, já que o verbo é o termo regente. Regência verbal A regência de um verbo é determinada pela relação do mesmo com seu complemento. Logo, o verbo é o termo regente e o complemento é o termo regido. Observe: Joana assistiu um paciente no

Leia mais

1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos.

1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos. Regência 1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos. Observe o exemplo: Hoje prefiro cinema do que teatro. (inadequado) Embora a situação

Leia mais

Português. Regência Verbal e Nominal. Professor Arthur Scandelari.

Português. Regência Verbal e Nominal. Professor Arthur Scandelari. Português Regência Verbal e Nominal Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (CESGRANRIO IBGE 2016) Observa-se obediência à norma-padrão, no que

Leia mais

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato PREDICAÇÃO VEBAL Professor Guilherme Medeiros Honorato Predicação Verbal É a parte da Gramática responsável pela verificação da necessidade da complementação de palavras ou expressões que possam dar sentido

Leia mais

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a.

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a. EXERCÍCIOS 1. Assinale a alternativa em que a regência verbal este em desacordo com a norma culta: a) A iniciativa da acusação desagradou ao cliente. b) Os familiares da vítima aspiram a um resultado justo.

Leia mais

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu.

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Retomada Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Obs.: O verbo intransitivo pode vir acompanhado de circunstâncias adverbiais. Ex.: O menino acordou cedo. O homem

Leia mais

e Transitividade Verbal Professora Jaqueline Cappellari

e Transitividade Verbal Professora Jaqueline Cappellari e Transitividade Verbal Professora Jaqueline Cappellari O verbo pode ser: Classifique os complementos verbais a seguir em objeto direto (OD) ou objeto indireto (OI): Verbos intransitivos São os verbos

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo 1 de 17 CONCORDÂNCIA NOMINAL 1) É bom, é proibido, é permitido, é necessário...:se o substantivo não vier determinado, o adjetivo fica invariável. Ex.: Entrada é proibido.

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL. Caicó RN 2018

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL. Caicó RN 2018 Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL Caicó RN 2018 SINTAXE DE REGÊNCIA CUIDA DAS RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA EM QUE SE ENCONTRAM OS TERMOS

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II PORTUGUÊS aula Regência verbal II V. T. D. ESQUECER / LEMBRAR V. T. I. PREPOSIÇÃO DE VAMOS ESQUECER O QUE ACONTECEU E PARTIR. VAMOS NOS ESQUECER DO QUE ACONTECEU E PARTIR. O PEDIDO QUE EU LEMBREI ERA O

Leia mais

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal a) Bem sabes que eu quero muito meus pais. b) Eles perceberam que ela jamais perdoará a seus algozes. c) Eles

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (INAZ do Pará / CORE-PE Assistente Jurídico 2019) Na oração Vídeos e jogos permitem interações com as palavras de forma divertida o verbo é: A) Transitivo direto.

Leia mais

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL APOIO PEDAGÍGICO AO NÚCLEO COMUM CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL Tutora: Ariana de Carvalho CONCORDÂNCIA NOMINAL Ocorre entre o núcleo (normalmente um substantivo ou um

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 47 Transitividade verbal II

Bárbara da Silva. Português. Aula 47 Transitividade verbal II Bárbara da Silva Português Aula 47 Transitividade verbal II Verbos Transitivos Diretos ou Indiretos Há verbos que admitem duas construções, uma transitiva direta, outra indireta, sem que isso implique

Leia mais

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa.

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa. Introdução Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa. Entretanto, antes de passarmos a analisar a regência de alguns verbos,

Leia mais

Regência Verbal . VERBO INTRANSITIVO . VERBO DE LIGAÇÃO . VERBO TRANSITIVO. Não exige preposição. Exige preposição . VERBO TRANSITIVO DIRETO

Regência Verbal . VERBO INTRANSITIVO . VERBO DE LIGAÇÃO . VERBO TRANSITIVO. Não exige preposição. Exige preposição . VERBO TRANSITIVO DIRETO Regência Verbal VERBO --> ALGO VERBO --> com ALGO / de ALGO por ALGO / em ALGO para ALGO / a ALGO. VERBO INTRANSITIVO. VERBO DE LIGAÇÃO. VERBO TRANSITIVO. VERBO TRANSITIVO DIRETO Não exige preposição.

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 46 Transitividade verbal I

Bárbara da Silva. Português. Aula 46 Transitividade verbal I Bárbara da Silva Português Aula 46 Transitividade verbal I Verbos Intransitivos Os verbos intransitivos não possuem complemento. É importante, no entanto, destacar alguns detalhes relativos aos adjuntos

Leia mais

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO; VERBO INTRANSITIVO. Indica estado; VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Liga uma característica do sujeito (predicativo

Leia mais

PORTUGUES CONCORDÂNCIA NOMINAL. O adjetivo novo concorda em número com o substantivo mais próximo (cinema).

PORTUGUES CONCORDÂNCIA NOMINAL. O adjetivo novo concorda em número com o substantivo mais próximo (cinema). CONCORDÂNCIA NOMINAL A concordância nominal estuda as modificações que as palavras que não são verbos devem sofrer para se ajustarem ao nome (substantivo) a que estão relacionadas. REGRA GERAL Veja: O

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal Bárbara da Silva Português Aula 45 Regências nominal e verbal Regência nominal e verbal Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se

Leia mais

Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos

Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos A REGÊNCIA é o campo da língua portuguesa que estuda as relações de concordância entre os verbos (ou nomes) e os termos que completam seu sentido.

Leia mais

ADJUNTOS E COMPLEMENTOS

ADJUNTOS E COMPLEMENTOS ADJUNTOS E COMPLEMENTOS *A ELE: complemento nominal. a. ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que caracteriza, especifica ou delimita o significado de um substantivo. Exemplos: Os alunos estudiosos passaram

Leia mais

Regência. Nominal. Curso/Disciplina: Português para Concurso (Regência) Aula: 03 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Fabiana Pimenta.

Regência. Nominal. Curso/Disciplina: Português para Concurso (Regência) Aula: 03 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Fabiana Pimenta. Página1 Regência Nominal Curso/Disciplina: Português para Concurso (Regência) Aula: 03 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 03 Revisão das últimas aulas: Morar Intransitivo (pede

Leia mais

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação:

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Verbo Sentido Regência Exemplo. transitivo direto. transitivo indireto, com a preposição a

Verbo Sentido Regência Exemplo. transitivo direto. transitivo indireto, com a preposição a Verbo Sentido Regência Exemplo 6. Depor destituir de cargo ou poder, exonerar O parlamento legalmente depôs o presidente. realizar uma revelação, exposição O suspeito depôs ao delegado de plantão. 7. Pagar/perdoar

Leia mais

PROFESSOR SANDRO LUCENA

PROFESSOR SANDRO LUCENA PROFESSOR SANDRO LUCENA REGÊNCIA / CESPE Julgue os itens abaixo em relação à regência verbal. 01. Considere as frases Conheço a rua onde você corre todas as manhãs. e Vocês irão aonde vestidos assim? É

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.

Leia mais

Regências Nominal. Professora Raysa Ferreira. e Verbal

Regências Nominal. Professora Raysa Ferreira. e Verbal Regências Nominal Professora Raysa Ferreira e Verbal Regência Nominal Regência Nominal é o nome da relação entre um substantivo, adjetivo ou advérbio transitivo e seu respectivo complemento nominal. Essa

Leia mais

TJ - RS. Língua Portuguesa. Observe, então, que as formas LHE e LHES devem ser substituídas por a ele (s), a ela (s).

TJ - RS. Língua Portuguesa. Observe, então, que as formas LHE e LHES devem ser substituídas por a ele (s), a ela (s). REGÊNCIA A regência verbal estuda a relação existente entre o verbo e seu complemento. Veja: preposição *Todas as crianças gostam de sorvete. verbo transitivo Dizemos, nesse caso, que o verbo gostar rege

Leia mais

Língua Portuguesa Prof. André Moraes

Língua Portuguesa Prof. André Moraes Língua Portuguesa Prof. André Moraes 1 Você Não Entende Nada Caetano Veloso REGÊNCIA VERBAL Quando eu chego em casa nada me consola Você está sempre aflita Lágrimas nos olhos, de cortar cebola Você é tão

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

Interpretação de texto

Interpretação de texto PORTUGUÊS Professora: Luana Porto ESQUEMA DA PROVA: Inferência Interpretação de texto Intencionalidade comunidade Tipologia textual Prova objetiva Ortografia Classes gramaticais Análise linguística Sintaxe

Leia mais

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO Observe os exemplos... Marisa comprou um carro. São termos essenciais da oração: Sujeito É o termo da oração sobre quem se declara alguma coisa Predicado É tudo aquilo

Leia mais

Resoluções de Atividades

Resoluções de Atividades Resoluções de Atividades Sumário Aula 24 Período composto por subordinação I...1 Aula 25 Período composto por subordinação II Período composto misto e reduzido...2 Aula 26 Regência verbal e nominal...

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

AULA 14 REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 14 REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 14 REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso REGÊNCIA VERBAL Dá-se quando o termo regente é um verbo e este se liga a seu complemento por uma preposição ou

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 10. Regência

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 10. Regência Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 10 Regência Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que você

Leia mais

Sujeito!!!! Transitividade!!!!

Sujeito!!!! Transitividade!!!! Qual a primeira coisa que vamos identificar em uma frase? Sujeito!!!! Qual a segunda coisa a ser identificada???? Transitividade!!!! E quando que eu vou encontrar isso na FCC, Zambeli???? Em 2 tipos de

Leia mais

7 - CESGRANRIO TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no

7 - CESGRANRIO TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no 7 - CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no cenário da informática. A palavra identifica pode ser substituída,

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação aos verbos. P O S I Ç Õ E S PRÓCLISE

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação aos verbos. P O S I Ç Õ E S PRÓCLISE

Leia mais

CRASE. NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE

CRASE.  NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE CRASE GRAMÁTICA CRASE A crase é um acento grave: A (preposição) + A (artigo) = À. Lembre-se de que a crase está relacionada às questões de regência verbal e nominal, portanto é muito importante relembrar

Leia mais

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular SINTAXE 2. Profª Raquel Sampaio

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular SINTAXE 2. Profª Raquel Sampaio PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular SINTAXE 2 Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA SINTAXE 2 Profª. Raquel Freitas Sampaio PREDICAÇÃO VERBAL VERBO NOCIONAL INDICA AÇÃO OU FATO de LIGAÇÃO INDICA

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Crase II

PORTUGUÊS. aula. Crase II PORTUGUÊS aula Crase II Casos facultativos a) Antes de pronome possessivo feminino (singular): Ela pagou o curso a minha secretária. Ela pagou o curso à minha secretária. Casos facultativos b) Nomes de

Leia mais

TCE português Regência / Crase Prof. Carlos Zambeli

TCE português Regência / Crase Prof. Carlos Zambeli TCE português Regência / Crase Prof. Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA VERBAL Dica zambeliana 1 Transitividade verbal VI Nunca estudo. VTD Nunca estudo isso. VTI Preciso

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS Profª. Raquel Freitas Sampaio PARA QUE SABER Os pronomes relativos exercem um papel fundamental nas relações de vínculo e coesão entre

Leia mais

Regência verbal e nominal e Crase

Regência verbal e nominal e Crase Regência verbal e nominal e Crase 01- (IBGE) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b)

Leia mais

ESTÁGIO EM ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA

ESTÁGIO EM ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA ESTÁGIO EM ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA AULA 04: PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE LINGUÍSTICA LIÇÃO 1 REGÊNCIA (Adaptada de uma atividade elaborada para alunos do 9º

Leia mais

Professora Jaqueline Alice Cappellari(Gramática)

Professora Jaqueline Alice Cappellari(Gramática) VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS E OBJETOS INDIRETOS Alunas: Yohana Pereira Passos Victoria Prado Maria Eduarda Veras 2 A COLÉGIO GERAÇÃO Professora Jaqueline Alice Cappellari(Gramática) Objetivos Identificar,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Obedecemos ao pai, mas desobedecia à mãe. PROFESSOR JEAN AQUINO

LÍNGUA PORTUGUESA. Obedecemos ao pai, mas desobedecia à mãe. PROFESSOR JEAN AQUINO LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR JEAN AQUINO REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL A REGÊNCIA VERBAL trata da relação entre o verbo e seus complementos. É na regência que há a maior distância entre o que a NGB preceitua

Leia mais

tudo que você precisa saber

tudo que você precisa saber tudo que você precisa saber sobre língua portuguesa PARA CONCURSOS PÚBLICOS Olá! A disciplina mais cobrada em concursos públicos merece atenção especial. Afinal, saber desenvolver uma boa redação e interpretar

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

ELIANE FONTANA GRAMÁTICA

ELIANE FONTANA GRAMÁTICA ELIANE FONTANA GRAMÁTICA 1. O par de vocábulos, do texto, acentuados pela mesma razão é: a) atraíssem / espírito b) água / substância c) porém / caráter d) lá / até e) perceptível / mistério 2. Em todas

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

CONCURSO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA-PE JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO

CONCURSO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA-PE JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO CONCURSO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA-PE JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO CARGO: GUARDA MUNICIPAL RECORRENTE: 102.491 O candidato não especificou a qual questão se referia. RECORRENTE:

Leia mais

PREDICADO. Profª Fernanda Colcerniani

PREDICADO. Profª Fernanda Colcerniani PREDICADO Profª Fernanda Colcerniani PREDICADO É o termo que expressa aquilo que se afirma a respeito do sujeito: 1. Jardineiros diplomados regam flores [...] sujeito predicado 2. A luz da tua poesia é

Leia mais

PORTUGUESA 1- JULGUE OS ITENS ABAIXO E JUSTIFIQUE OS ERRADOS.

PORTUGUESA 1- JULGUE OS ITENS ABAIXO E JUSTIFIQUE OS ERRADOS. NOME : SÉRIE: TURMA: MATRÍCULA : EXERCÍCIOS DE GRAMÁTICA ENSINO: MÉDIO PORTUGUESA 1- JULGUE OS ITENS ABAIXO E JUSTIFIQUE OS ERRADOS. a) Temos verbo de ligação em Marta não estava no shopping. b) O verbo

Leia mais

Transitividade Verbal

Transitividade Verbal Transitividade Verbal 1 Predicação Verbal Chama-se predicação verbal o resultado da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos. Quanto à predicação, os verbos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. No sentido de socorrer, dar assistência é VTD Ex.: A enfermeira assistiu o doente.

LÍNGUA PORTUGUESA. No sentido de socorrer, dar assistência é VTD Ex.: A enfermeira assistiu o doente. LÍNGUA PORTUGUESA PROF. MARCELO BERNARDO MÓDULO 8 REGÊNCIA No sentido de socorrer, dar assistência é VTD Ex.: A enfermeira assistiu o doente. No sentido de ver, observar, presenciar é VTI (A) Ex.: Paulo

Leia mais

Regência Nominal e Verbal

Regência Nominal e Verbal UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PROFESSOR MANOEL IVANY Regência Nominal e Verbal 1. (TCU) Com relação à Regência verbal, assinale a opção correta: A.

Leia mais