1 de 5 PROTOCOLO Data de Emissão: Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 06/1 1.001.00 P Proposta inicial J J.S.C, M.F.A 1 Objetivo Otimizar o atendimento do colaborador acidentado para posterior abertura do CAT e acompanhamento do. 2 Abrangência Institucional 3 Referências Normativas Portaria 3214 do Ministério do Trabalho e Emprego 4 Descrição O colaborador comunica o acidente a chefia imediata ou em sua ausência o responsável do setor/depto. A chefia imediata deverá preencher a ficha de notificação em duas vias e encaminhar o colaborador ao pronto atendimento. Após atendimento, o colaborador deverá ser encaminhado ao para abertura do CAT, se for o caso e dar início à investigação de acidente em conjunto com a CIPA. O prazo para a comunicação do acidente é de no máximo 24 horas. Horário de atendimento Segurança do Trabalho: De Segunda a quinta-feira das 08h00 às 18h00 e sexta-feira das 08h00 às 17h00. Observação 1: Os gestores deverão orientar seus colaboradores que na ocorrência de acidente (s) nos finais de semana (fora do expediente de trabalho da Segurança do Trabalho) entregar a documentação no próximo dia útil. Observação 2: Na ocorrência de acidente de trajeto com lesão procurar o Pronto Atendimento mais próximo, comunicar a chefia imediata ou na sua ausência o (a) responsável do setor/depto com a comprovação do atendimento médico, cópia do boletim de ocorrência (se houver) ou com duas (2) testemunhas.
2 de 5 PROTOCOLO Data de Emissão: Médico Pronto atendimento: Deverá preencher a notificação de acidente e encaminhar o colaborador ao. Segurança do Trabalho: O técnico em segurança do trabalho será responsável pela abertura do CAT quando solicitado pelo médico do trabalho e investigar o acidente em conjunto com a CIPA (com plano de ação/follow-up). Medicina do Trabalho: Realiza o atendimento do colaborador acidentado determina o nexo causal e solicita abertura de CAT quando necessário. 5 Fluxograma
3 de 5 PROTOCOLO Data de Emissão: 6 Descrição de Responsabilidades Investigar os acidentes em conjunto com a CIPA e gestores, propor ações de melhorias nas situações que deram causas aos acidentes, elaborar treinamentos para desenvolver ou aprimorar a cultura de prevenção de acidentes nos colaboradores, fiscalizar o uso adequado de EPI`s em conjunto com a CIPA e Gestores. CIPA Colaborar com o nas investigações de acidentes, orientar o colaboradores quanto ao uso adequado, guarda e conservação dos EPI s e participar das reuniões extraordinária de CIPA para propor ações de melhorias nas situações que deram causas aos acidentes.
4 de 5 PROTOCOLO Data de Emissão: GESTORES Colaborar com as ações e iniciativas do. 7 Monitoramento 8 Documentos de Apoio e Registros Ficha de Notificação do Acidente típico: O documento estará disponível com a chefia imediata ou na sua ausência com o responsável do setor/depto.
5 de 5 9 - Assinaturas PROTOCOLO Data de Emissão: Michele Folgati Alvim Enfª do Trabalho - Jose Shuina Caetano Técnico Segurança do Trabalho Médico do Trabalho - Elaboração Gerência Enfermagem Diretor Técnico Gestão da Qualidade Aprovação Médica do SCIH: Médico do Trabalho Enfª do Trabalho - Médico do Trabalho - Técnico Segurança do Trabalho Gerente de Monitoramento