Projeto Minha Identidade Esta apostila é a primeira a ser desenvolvida com as crianças do Espaço Voar e tem como objetivo fortalecer o senso de identidade da criança como indivíduo, oferecendo situações onde a mesma poderá se colocar, perceber sua identidade e a do outro. Minha identidade foi escolhido como tema pois é o ponto de partida para o crescimento do indivíduo. A resposta para a pergunta Quem sou eu? vem de diversas formas, e precisa ser construída pouco a pouco. É a partir da elaboração deste autoconhecimento que a criança tem Espaço para Voar. Muitas das atividades tem como objetivo a construção da auto-estima, a começar pelo livro trabalhado Menina Bonita do laço de Fita, de Ana Maria Machado 1. Sugerimos que no início de cada dia tenha um momento inicial com boas-vindas, leitura de um versículo bíblico e uma oração. O conteúdo desta atividade fica por conta da facilitadora, mas oferecemos sugestões. Os seguintes versículos são relevantes ao tema desta apostila: Salmos 139.13-16, 1 João 3.1, 2 Timóteo 4.12, Salmos 8.2, Gênesis 1.31. É importante que, no fim de cada rotina diária, haja um momento de fechamento, que chamamos de finalização. É muito importante que a criança entenda que hora começa e que hora termina o Espaço Voar. As atividades para este momento são escolhidas pelo monitor, mas oferecemos sugestões como momento de relaxamento, uma música, um jogo em grupo, uma oração. No desenvolvimento da linguagem, trabalharemos, como em todos os outros projetos, a leitura, interpretação de texto, composição e ortografia. Na gramática o foco será a utilização de gênero, número e grau. Na matemática trabalharemos conjuntos, subtração de números naturais, medidas de comprimento e massa. Em artes, saúde e cidadania o tema Minha Identidade será trabalhado em seus diversos aspectos. Nos momentos de Espiritualidade trabalharemos sobre Páscoa e assuntos relacionados a identidade. Encontra-se no final da apostila anexos necessários para a realização de algumas atividades. Durante este mês as crianças estarão preparando duas músicas para apresentar na igreja: 1 Uma música que promova auto-estima, a ser apresentada no final do projeto. Sugerimos Aos Olhos do Pai, de Ana Paula Valadão, www.diantedotrono.com.br 2 Uma música que fale sobre a Páscoa, a ser apresentada por ocasião da Páscoa. Sugerimos a música Páscoa, do CD Datas Especiais, grupo Mig e Meg - http://www.migmeg.com.br. OBS: Esta apostila foi desenhada para ser utilizada nos meses de março e abril, portanto incluímos atividades para as datas especiais dentro deste período. Caso este material seja utilizado em outra época do ano, substitua estas comemorações por datas relevantes a época do ano em questão. 1 Este livro, da Editora Ática, pode ser adquirido em livrarias e está tambem presente em bibliotecas públicas.
Para as momentos de Espiritualidades, sugerimos o material Narrativas Bíblicas para as idades de 3 a 7 anos, encontrado em http://www.livrariasocep.com.br - Espiritualidade 1: Crucificação e ressurreição de Jesus Novo Testamento - revista 2 - Mateus 27 e 28 - Espiritualidade 2: Saul: escolhido por Deus Velho Testamento 2-1 Samuel 9 e 10 - Espiritualidade 3: Elias e os corvos Velho Testamento Revista 7-1 Reis 17 - Espiritualidade 4: Eliseu a Ursa contra ataca - Velho Testamento Revista 7-2 Reis 2 Alternativamente, as histórias bíblicas podem ser contadas com o material confeccionado pela própria facilitadora, baseado no texto bíblico sugerido para as lições. No final do projeto, é de extremo valor o momento de Celebração. Celebrar é parte importante da vida cristã e de extremo valor para a formação da identidade e autoestima de cada um. Seguindo a proposta do Espaço Voar, no final de semana seguinte ao encerramento da apostila, as crianças devem fazer a apresentação do que foi preparado na igreja e convidar seus pais, amigos e familiares para assistirem. É importante que a facilitadora, auxiliar e coordenadora façam uma avaliação de todo trabalho desenvolvido com as crianças, familiares e igrejas durante a utilização desta apostila. Uma avaliação séria sempre traz aprimoramento. Além da avaliação do desenvolvimento do Espaço Voar local, estamos abertos a sugestões para aprimoramento do material oferecido na apostila a qualquer momento e também durante os encontros do Espaço Voar. Que o Senhor use esta apostila como instrumento para construir em cada criança um caráter forte e a certeza de que são amados por Deus, por pessoas ao seu redor e são capazes de realizar MUITO! Materiais que acompanham esta apostila: o 01 Livro menina Bonita do Laço de Fita Autora: Ana Maria Machado Editora Ática o 04 Gravuras laminadas de pinturas (retratos) de artistas brasileiros com perguntas no verso (confeccionadas pela Coordenadoria de Ação Social)
Minha Identidade Planilha Momento 1 Momento 2 Momento 3 Momento 4 Momento 5 Boas-Vindas Nomes Apresentação Nossa Sala Canção Regras 1 Contar objetos Artes 1 Conversando sobre Arte Relaxamento Linguagem 1 Escrita livre Saúde 1 Introdução Regras 2 C, D, U Cidadania 1 Boas Maneiras Linguagem 2 Poesia - Dia da Mulher Espiritualidade 1 Páscoa: Jesus a crucificação Canção Momento 6 Momento 7 Momento 8 Momento 9 Momento 10 3 Conceito de conjuntos Saúde 2 Mãos Oração de gratidão Linguagem 3 Poesia Artes 2 Copiar uma pintura Mostrar e comentar sobre as gravuras Linguagem 4 Ler uma história Cidadania 2 Emoções Discussão 4 Cálculo mental e adição Espiritualidad e 2 Saul: escolhido por Deus 5 Tabela Quadrada de 100 Linguagem 5 Ler uma história Brincadeira Momento 11 Momento 12 Momento 13 Momento 14 Momento 15 Linguagem 6 Descrição de si mesmo Artes 3 Desenhar a si mesmo Mostrar e comentar 6 Adiçoes com mais de duas parcelas Linguagem Gênero e plural Artes 4 Artes de Corpo 7 Subtração Espiritualidad e 3 Elias e os corvos Linguagem 6 Superlativo Linguagem 7 Ortografia Saúde 3 Momento 16 Momento 17 Momento 18 Momento 19 Momento 20 Linguagem 8 Cartaz Cidadania 3 Cartaz por Espaço Voar 8 Comprimento Espiritualidade 4 As ursas contraatacam Aniversários Cidadania 4 Bolsa do família Cartãos identidade 9 Gráfico Cartãos identidade Celebração Eu te louvarei porque... de modo tão maravilhoso fui feito. Salmo 119:14
Momento 8 Boas-Vindas: Tempo: 5 Versículo e música Linguagem 4 Tempo: 40 Material: Livro Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado Objetivo: Ler uma história proporcionando às crianças o prazer da leitura, expandir o vocabulário da criança utilizando o contexto da história, Atividade 1 Tempo: 10 Mostre para as crianças a capa do livro e estimule o interesse perguntando sobre os diversos aspectos. Olhe para o desenho, sobre o que voces acham que o livro vai ser? Qual é o título do livro? O que quer dizer este nome em cima? Quem é o ilustrador?... e outras perguntas relevantes Mostre a parte de trás do livro e faça perguntas similares, será preciso ler o conteúdo da contracapa antes da momento e planejar este momento. Depois de conversar sobre os detalhes de trás, leia as informações ali contidas para os alunos. Atividade 2 Tempo: 20 Leia a história em voz alta para as crianças. Interrompa a leitura do livro na metade e pergunte: Quem são os personagens desta história? Onde que a história está acontecendo? Como era a menina? Porque o coelho queria ser preto? Quais outras idéias a menina poderia ter inventado? O que que vocês acham que vai acontecer depois? (Encoraje a imaginação das crianças com hipóteses sobre o final da história.) Depois deste momento de discussão, leia a história até o final. Atividade 3 Tempo: 10 As crianças lêem o texto. Observação: Ao ler uma história a criança pode não entender o conteúdo por não saber uma palavra. Nesta situação, três dicas podem auxiliá-la nesta leitura: * Contexto ler frase sem a palavra desconhecida e adivinhar a palavra pelo contexto. * Imagens quando um livro tem imagens, encoraje às crianças a usar as imagens para tentar adivinhar a palavra. * Silabação das palavras tentar ler a palavra sílaba por sílaba: p...pa...pal...pala...palavr...a...palavra. Neste momento, volte ao início do livro, cubra uma palavra e peça que as crianças adivinhem que palavra está sendo coberta adivinhar pelo contexto. Quando acertarem, mostre a palavra. Depois escolha outra palavra e, sem cobrir, peça para as crianças lerem: Era uma vez uma menina... ( e a criança deve tentar ler esta palavra)
Os cabelos eram... Escolha crianças diferentes para fazerem a leitura. Cidadania 2 Tempo: 40 Material: papel, lápis lousa. Objetivo: Esta momento tem como objetivo desenvolver o vocabulário na área das emoções, pois crianças muitas vezes só sabem dizer que estão tristes ou alegres, e isto aumenta a frustração. A discussão no final da momento servirá como estímulo para as crianças perceberem também as emoções do outro. Atividade: Inicie a momento desenhando na lousa em tamanho grande carinhas como as abaixo, demonstrando as seguintes emoções: feliz, triste, confuso, surpreso, com raiva, cansado. Peça para as crianças decidirem com que carinha se identificam no momento. Dê as crianças uma folha de papel, peça para dobrarem em 4 e desenharem primeiro como estão se sentindo no momento, e depois três outros sentimentos que já tiveram e escrevem embaixo quando foi. Discussão: Quando todos tiverem desenhado, discuta com as criancas seus sentimentos e como lidar com eles. O que fazer quando se sente com raiva, o que fazer quando o seu amigo está triste... Momento 11 Artes 3 Tempo: 40 Peça para as crianças fecharem os olhos e imaginarem o rosto deles. Que cor eles escolheriam para desenharem a si mesmos, escolheriam cores vibrantes como vermelho e alaranjado, ou escolheriam cores mais calmas como cinza e azul? Como eles querem se desenhar? O que este desenho vai mostrar sobre eles? Que sentimento eles querem mostrar com este desenho? Felizes? Tristes? O que eles estarão fazendo na desenho? O que vai ter como fundo no desenho? Pausadamente, peça para as crianças abrirem os olhos e desenharem a si mesmos, como imaginaram. Finalização Tempo: 5 Traga as crianças para um círculo e peça que cada uma mostre e comente sobre o seu auto-retrato. Momento 19 9 Material: Vários pacotes de alimentos com unidades de quilogramas e gramas; papel e lápis. Objetivos: Reconhecer o quilograma como unidade básica de massa, seus múltiplos e submúltiplos.
Atividade 1 Tempo: 20 Mostrar as crianças o alimento e discutir as diferentes massas: Feijão= 1kg, massa de milho= 500 g, margarina= 250g, pacote de biscoito=130g, pacote de leite de 200g. Perguntas: Qual tem mais peso, 1 kg ou 500 mg? Se eu colocar dois pacotes de feijão e um de massa de milho, eu terei o mesmo peso? E se eu colocar dois pacotes de massa de milho e um de feijão, terei o mesmo peso? Quantos pacotes de feijão preciso para fazer o mesmo peso?... e assim por diante. Atividade 2 Tempo: 20 Baseado no peso que as crianças pesquisaram no momento 17, desenvolva um gráfico humano. Crie uma fila de todas as crianças com peso entre 11 e 15kgs, e ao lado as com o peso entre 16 e 20kgs... Discutir com as crianças sobre esta fila: Que fila está maior? Porque? Demonstrar desenhando um gráfico. Encoraje às crianças a colocarem seus nomes ou desenhos como no exemplo: Nossos pesos 11-15kgs 16-20kgs 21-25kgs 26-30kgs 31-35kg 36-40kg Estimule as crianças a observarem: Qual é o seu peso? Qual coluna tem mais gente? Qual coluna tem menos gente? Qual pessoa está menos pesada? Qual pessoa está mais pesada? Atividade adicional: Tempo: 10 Cria um gráfico por seus aniversários, usando a exposição na parede.