Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC : Formação Básica em Desenho Técnico Auxiliado por Computador

Documentos relacionados
Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC INTRODUÇÃO AO CÁLCULO. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INFORMÁTICA II - FERRAMENTAS PARA ESCRITÓRIO. Parte 1 (Solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Formação Continuada em Inglês para professores de Inglês

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Comunicação e relações interpessoais no ensino médio

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de MODELISTA. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Ferramentas e-learning

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Programador de Dispositivos Móveis. Parte 1 (solicitante)

PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC CADISTA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química: Intensivo para o ENEM e Vestibular. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Auxiliar de Agropecuária. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Comunicação interna e feedback

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Produção de Texto Dissertativo-Argumentativo: o ENEM como Horizonte

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Organizador de Eventos. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. Parte 1 (solicitante)

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PRX ANEXO I ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES FIC

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. Parte 1 (solicitante)

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de SketchUp na Construção Civil. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO UNIFICADO: FORMAÇÕES SIG. Identificação

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Configuração de Redes de Computadores Linux. Parte 1 (solicitante)

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Edital 006/2015 PS FB Abertura

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de AutoCAD 2D na Construção Civil. Parte 1 (solicitante)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Parte 1 (solicitante)

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFLA PRPG N O 05/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFLA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em. na modalidade presencial

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

RESOLUÇÃO Nº 29/08-CEPE

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE DA TURMA: 1 O e 2 o ANO DA TURMA: 2 o EMENTA

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Violências e Educação: Compreender para Enfrentar. Parte 1 (solicitante)

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU MODALIDADE EAD

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

CEAP das 16h às 22h - de segunda a sexta-feira

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 1 semestre EMENTA

SEJAM BEM-VINDOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*.

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Tratamento de Imagens com Software Livre. Parte 1 (solicitante)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015

ATO NORMATIVO N 001 NDE ENGENHARIA DE ALIMENTOS/2013

INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA FACULDADE DE COMPUTAÇÃO. CAPÍTULO I DA COE/CC/Facom

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

E-learning para servidores públicos de nível médio

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS BÁSICO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM ANDROID. Parte 1 (solicitante)

PROJETO EDUCACIONAL TELEDUC OFICINA MAS QUE PREGUIÇA, TEM DE ESTUDAR...

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de XXX Parte 1 (solicitante)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE CURSO DE NUTRIÇÃO

Unidade Curricular: Desenho Técnico Assistido por Computador. Curso: Engenharia Civil. Docentes: Prof. António Bento Dias (Responsável); Objetivos:

EDITAL DE INGRESSO N 19/DEING/2016/1

FACULDADE VALE DO SALGADO ICÓ CEARÁ

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 18/12/1997 CÂMARA OU COMISSÃO: CEB

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCHS PLANO DE ENSINO: METODOLOGIA DA PESQUISA (EaD)

FACULDADES DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI REGULAMENTO Nº 02, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2013

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA OBJETIVOS

Pedagogia Estácio FAMAP

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DA MONITORIA DOS CURSOS SUPERIORES

FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Este Informativo serve como norteador da prática docente sendo pautado no Calendário Acadêmico e Regimento da IES.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Transcrição:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC : Formação Básica em Desenho Técnico Auxiliado por Computador Parte 1 (solicitante) DADOS DO CAMPUS PROPONENTE 1 Campus: São José 2 Endereço/CNPJ/Telefone do campus: Rua José Lino Kretzer, N o 608, Praia Cumprida, São José, SC CNPJ: 11.402.887/0003-22 Telefone: (48) 3381-2800 3 Complemento: Não há. 4 Departamento: Área de Refrigeração e Climatização 5 Há parceria com outra Instituição? Não. DADOS DO RESPONSAVEL PELO PROJETO DO CURSO 6 Nome do responsável pelo projeto: Gilson Jandir de Souza - professor do câmpus São José. 7 Contatos: Telefones: (48) 3381-2860 E-mail: gilsonjs@ifsc.edu.br DADOS DO CURSO Parte 2 (aprovação do curso) 8 Nome do curso: Formação Básica em Desenho Técnico Auxiliado por Computador.

9 Eixo tecnológico: Informação e Comunicação 10 Forma de oferta: Continuada. 11 Modalidade: Presencial. 12 Carga horária total: 40 horas PERFIL DO CURSO 13 Justificativa do curso: Na sociedade do conhecimento, não existe inovação ou patente que não passe antes pela representação a partir de desenhos explicativos elaborados dentro de padrões internacionais. Os conhecimentos de Desenho Técnico são fundamentais em todas as áreas, constituindo-se em saberes que diferenciam os profissionais das áreas de produção, instalação ou manutenção de sistemas. A leitura e interpretação de projetos, bem como a realização de desenhos auxiliados por computador (AutoCAD) são importantes ferramentas para os profissionais que atuam em escritórios de engenharia ou nas indústrias. Por isso, esse curso se propõe a capacitar os estudantes na elaboração de desenhos técnicos auxiliados pelo computador e prepará-los para interpretação de projetos na área de refrigeração e climatização. 14 Objetivos do curso: Este curso tem por objetivo capacitar os estudantes a utilizarem técnicas para construção de esboços, a utilizarem normas técnicas de desenho e a utilizarem o AutoCAD para execução de desenhos básicos. PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO 15 Competências gerais: Conhecer as normas básicas de desenho técnico; Saber construir um esboço; Saber ler e interpretar desenhos de peças e desenho arquitetônico, Construir no AutoCAD projeções ortogonais e desenhos arquitetônicos. 17 Áreas de atuação do egresso: Este profissional se encaixa no catálogo nacional de cursos na área de informação e comunicação. Esta é uma área muito ampla e este curso pretende trabalhar com dois temas a saber: Desenho Técnico e Desenho Auxiliado por Computador (CAD). O curso possibilita a atuação do aluno como auxiliar de desenhista e/ou auxiliar de Cadista. O egresso deste curso poderá atuar em escritórios de engenharia e arquitetura, departamento de projetos em indústrias ou como profissionais autônomos.

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO 18 Matriz curricular: A matriz curricular do curso de Introdução do AutoCAD na construção de Desenhos Técnicos será composta de: Desenho Técnico; Desenho Técnico com auxílio do Computador, com uso do AutoCAD. 19 Componentes curriculares: A seguir são apresentadas as cargas horárias, ementas e bibliografias para as componentes curriculares listadas no item 22. Componentes Carga horária (h) Ementa Bibliografia BÁSICA Desenho Técnico 10 - Elementos de geometria; - Normas técnicas básicas empregadas no Desenho Técnico; - Esboços Técnicos. - Apostila disponibilizada no site do IF-SC pela sequência: (www.sj.ifsc.edu.br : portal wiki; RAC; Material Didático do Módulo 1; Desenho Técnico A; Apostila Introdução ao Desenho Técnico : parte 1;2. SILVA,J.G;SOUZA,G.J.;ROCHA,S. Desenho Técnico Para Refrigeração e Climatização. Seattle: Amazon, 2014. RIBEIRO, A. S.; DIAS, C. T. Desenho Técnico Moderno, Ed. LTC, 2006. Desenho Técnico com auxílio do Computador e AutoCAD 2016 30 - Conhecendo o AutoCAD 2016; - Principais comandos para desenhar e modificar; - Desenhando com precisão; - Sistemas de coordenadas; - Projeção Ortogonal com AutoCAD 2016; - Perspectiva Isométrica com AutoCAD 2016; - Planta Baixa de uma residência com AutoCAD 2016; - Criação e Inserção de Blocos; - Preparação para a Impressão de um desenho feito no AutoCAD 2013. BALDAM, R.; COST, L. Autocad 2014 Utilizando Totalmente, Érica, 2013. - Normas Gerais para Desenho Técnico NB8 ABNT. - VENDITTI, M. V. R. Desenho Técnico Sem Prancheta com AutoCAD2008, Visual Books, 2007.

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO 20 Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: Os alunos serão avaliados durante todo o processo de ensino com relação a participação nas atividades, sendo exigido um mínimo de frequência de 75% nas aulas. Outra ferramenta de verificação da aprendizagem será a entrega de exercícios de cada assunto ensinado, os quais serão avaliados e atribuídos uma nota de zero a dez. Haverá a possibilidade de recuperação (refazer) a atividade quando o aluno não atingir nota 6,0 (seis). 21 Metodologia: As aulas serão desenvolvidas da seguinte forma: - Exposição teórica e prática; - Realização de atividades pelo aluno com a utilização dos conteúdos expostos pelo professor. Nesta etapa o professor acompanhara o desenvolvimento do aluno e fará as devidas interferências, no sentido de sanar possíveis dúvidas.; - Finalmente assim que o professor perceber a aprendizagem do conteúdo pela turma ele passará uma atividade que servirá como avaliação. E assim o processo se repete a cada conteúdo. ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO 22 Instalação e ambientes físicos / Equipamentos, utensílios e materiais necessários para o pleno funcionamento do curso: A estrutura necessária para o funcionamento do curso é um laboratório de informática com quadro branco, projetor multimídia e 21 computadores com o Software AutoCAD 2016 instalado. O material bibliográfico será fornecido pelo professor. 23 Corpo docente necessário para funcionamento do curso (área de atuação e carga horaria): O curso poderá ser executado por um professor da Desenho Técnico e CAD. Parte 3 (autorização da oferta) 24 Justificativa para oferta neste Campus: O câmpus São José tem sido de grande importância na formação de profissionais altamente qualificados para a Grande Florianópolis. Na cidade de São José há dezenas de escritórios de engenharia nas mais diversas áreas, sendo comum a procura por profissionais CADISTAS, pela alta demanda. Esse curso tem por objetivo também o aproveitamento mais eficiente de carga horária docente que eventualmente possa estar disponível na área de Refrigeração em determinado semestre. 25 Itinerário formativo no contexto da oferta/campus: Este curso tem relação com as áreas técnicas de refrigeração, climatização e telecomunicações oferecidas no câmpus São José. 26 Frequencia da oferta: A oferta acontecerá conforme a demanda e disponibilidade de carga horária do corpo docente. 27 Periodicidade das aulas: As aulas ocorrerão duas veze por semana. 28 Local das aulas: As aulas ocorrerão no Laboratório de AutoCAD da Área de Refrigeração.

29 Turno de funcionamento, turmas e número de vagas: Semestre letivo Turno Turmas Vagas Total de vagas De acordo com a disponibilidade de carga horária (ítem 26). Mat / vesp 1 20 20 30 Público-alvo na cidade/região: Estudantes com idade mínima de 14 anos que pretendem atuar como desenhistas / CADISTAS. 31 Pré-requisito de acesso ao curso: Ensino fundamental completo. 32 Forma de ingresso: O Ingresso acontecerá por Sorteio. 33 Corpo docente que irá atuar no curso: Gilson Jandir de Souza - professor do câmpus São José. Jesué Graciliano da Silva - professor do câmpus São José Anastácio da Silva Jr - professor do câmpus São José Sérgio Pereira da Rocha - professor do câmpus São José