Partes Específicas da Aula (Ginástica) Aquecimento; Desenvolvimento; Desaquecimento.
Aquecimento É o conjunto de atividades que, mediante ao volume e intensidade adequados, visam preparar o indivíduo em nível sistêmico (sistema cardiorrespiratório, circulatório, endócrino...), local (muscular, articular, epitelial...) e psicológico, para um melhor desempenho.
Efeitos Fisiológicos do Aquecimento Eficiência metabólica (a cada C aumentado na temperatura corporal se tem 13% de aumento na velocidade das atividades metabólicas). Regulação circulatória (através dos mecanorreceptores ocorrerá a vasodilatação dos músculos ativos e vasoconstrição dos inativos). Eficiência do SNC (a cada C aumentado na temperatura corporal se tem 10% de aumento na velocidade dos impulsos nervosos, potencializando assim as atividades proprioceptivas e a coordenação motora). Profilaxia de lesões (aumentando a extensibilidade do colágeno muscular e reduzindo a viscosidade sinovial articular, otimiza-se as atividades músculo-articulares, sendo possível assim proteger o aparelho locomotor). Redução do tempo necessário para se atingir o steady-state (otimização do sistema oxidativo).
Desenvolvimento Componente cardiorrespiratório: anaeróbicos e aeróbico. Componente neuromuscular: velocidade do movimento (ADM, força dos GM envolvidos e eficiência do sistema neuromotor); força dinâmica (contração dinâmica: concêntrica e excêntrica), força estática (contração isométrica), força explosiva (potência), força de endurance(rml) e flexibilidade.
Desenvolvimento (Cardiorrespiratório) Efeitos fisiológicos do treinamento cardiorrespiratório: Alterações bioquímicas(anaeróbicas e aeróbicas). Alterações sistêmicas(sistema cardiocirculatório e respiratório).
Desenvolvimento (Cardiorrespiratório) Fatores influenciadores do treinamento cardiorrespiratório: Nível inicial de aptidão cardiorrespiratória. Volume e intensidade(princípios da sobrecarga e interdependência). Frequência semanal: resistência anaeróbica (três vezes p/semana), resistência aeróbica (três a cinco vezes p/semana) e programas de emagrecimento(seis vezes p/semana). Forma de trabalho(atividade escolhida).
Desenvolvimento (Neuromuscular) Qualidades treináveis do componente neuromuscular: Velocidade de movimento; Forçadinâmica; Forçaestática; Força explosiva; Força de endurance; Flexibilidade.
Desenvolvimento (Neuromuscular) Qualidades treináveis do componente neuromuscular: Velocidade de movimento (ADM, força dos GM envolvidos e eficiência do sistema neuromotor).
Desenvolvimento (Neuromuscular) Qualidades treináveis do componente neuromuscular: Força dinâmica(contração concêntrica e excêntrica).
Desenvolvimento (Neuromuscular) Qualidades treináveis do componente neuromuscular: Força estática(contração isométrica).
Desenvolvimento (Neuromuscular) Qualidades treináveis do componente neuromuscular: Força explosiva(potência).
Desenvolvimento (Neuromuscular) Qualidades treináveis do componente neuromuscular: Força de endurance(rml).
Desenvolvimento (Neuromuscular) Qualidades treináveis do componente neuromuscular: Flexibilidade.
Desaquecimento Também denominado de esfriamento ou volta à calma, é composta por atividades que possibilitem a desmobilização orgânica, adequando o metabolismo às exigências do nível de repouso. Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão... Paulo Freire