QUESTÕES E PROCESSOS INCIDENTES PARTE II
INCOMPATIBILIDADES E IMPEDIMENTOS: ART. 112 CPP- DUAS HIPÓTESES: ABSTENÇÃO: ARGUIÇÃO PELA PARTE: PROCESSO ESTABELECIDO PARA EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO. ART. 252 E 253 CPP. INCOMPATIBILIDADE: IMPEDIMENTO:
CONFLITO DE JURISDIÇÃO-art. 113 a 117CPP - CONCEITO: Ocorre conflito de jurisdição quando dois juízes se julgam competente (conflito positivo) ou se julgam incompetentes (conflito negativo) ao mesmo tempo sobre os destinos de uma determinada ação penal. - ART.114doCPP: - CONFLITO POSITIVO: quando duas ou mais autoridades judiciárias se considerarem competentes para julgar o mesmo fato criminoso; - CONFLITO NEGATIVO: quando dois ou mais juízes se recusarem a julgar o mesmo fato criminoso;
- O CONFLITO PODE SER SUSCITADO: Parte Interessada; Ministério Público e por qualquer dos juízes ou tribunais em causa. - PROCESSAMENTO:(art. 116 CPP) a) ARGUIDO PELO JUIZ OU TRIBUNAL representação; b) PARTEOUMP requerimento; - REQUERIMENTO-REPRESENTAÇÃO: será escrito e circunstanciada perante o tribunal competente, expondo os fundamentos e juntando os documentos comprobatórios. - C. NEGATIVO- recusa em apreciar a ação penal, os juízes e tribunais poderão suscitá-lo nos próprios autos do processo, que não terá prosseguimento até que seja dirimida a questão.(art. 116,&1, CPP).
- C. POSITIVO: distribuído o feito, o relator poderá: - Suspender o processo (art. 116,&, 2, CPP). - Expedida ou não a ordem de suspensão, o relator requisitará informações às autoridades em conflito, remetendo-lhes cópia do requerimento ou representação dentro do prazo fixado. - Com as informações, e depois de ouvido o PGJ, o conflito será decidido na Primeira Sessão, salvo se a instrução do feito depender de diligência. - Proferida a decisão, as cópias necessárias serão remetidas as autoridades contra as quais tiver sido levantado o conflito ou que o houverem suscitado, para a sua execução.
COMPETÊNCIA PARA JULGAMENTO: - STF: julgam conflitos entre Tribunais Superiores ou entre estes e qualquer Tribunal (art. 102, I, o, CF) - STF: NÃO EXISTE CONFLITO COM OS DEMAIS TRIBUNAIS- ART. 117 CPP. - STJ: julgam conflitos entre Tribunais e Juízes(art. 105, I, d, CF). Ex: entre juízes de Estado diversos ou entre juiz federal e juiz estadual. - TRF: julgam conflitos entre juízes vinculados ao Tribunal, e juiz federal e o estadual. - TJ: julgam conflitos entre juízes a ele subordinados, entre juiz de direito do Estado e Justiça Militar Local. - OBS: SUMULA 59 DO STJ: não há conflito de competência se já existe sentença com trânsito em julgado, proferida por um dos juízes conflitantes.
- CONFLITO DE COMPETÊNCIA x ATRIBUIÇÕES: - Trata-se de conflito existente entre os órgãos pertencentes a poderes diversos. (Executivo, Legislativo e Judiciário). - O conflito entre o Poder Judiciário e os demais poderes deve ser resolvido pelo PJUDICIÁRIO. - Conflito entre Promotores Estaduais: PGJ - Conflito entre Promotores Estaduais de Estados Diversos ou Entre Federal e Estadual: STF art.102,i,f,cf.
RESTITUIÇÃO DE COISAS APREENDIDAS: INQUÉRITO POLICIAL: são apreendidos instrumentos do crime (intrumentas sceleris), os bens obtidos com o proveito do crime (producta sceleris) e coisas de valor exclusivamente probatório.(art.6,ii,cpp). REGRADOART.118CPP- CONFISCO ART.91,II,CPP-PERDAEMFAVORDAUNIÃO. COISAS DE VALOR EXCLUSIVAMENTE PROBATÓRIO NÃO ESTÁ SUJEITA AO CONFISCO. RESTITUIÇÃO sem dúvida da posse. RESTITUIÇÃO- com dúvida: INSTAURAÇÃO DO INCIDENTE DE RESTITUIÇÃO DE COISAS APREENDIDAS- o requerente deveráfazerprovanoprazode5dias ouviráoterceirode boa-fé MP depois juiz dará a sentença. Não se convencendo o juiz remeterá as partes ao juízo cível, e determinará o depósito das coisas. BENS PERECÍVEIS- ART. 120&5, CPP- LEILÃO. DESTINODOSBENS:ART.121A123DOCPP.
- MEDIDAS ASSECURATÓRIAS: (ART.140 CPP) - O Código de Processo Penal prevê três espécies de medidas assecuratórias com o objetivo de assegurar a reparação dos danos que a infração penal pode ser causado à vítima e à coletividade. São elas o sequestro, a hipoteca legal e o arresto. - SEQUESTRODEBENS:(ART.125aART.132CPP). - BENS IMÓVEIS E MÓVEIS ADQUIRIDOS COM DINHEIRO DO CRIME. O sequestro é válido desde que não tenham sido objeto de apreensão. Ex: caso Abadia. - DECRETAÇÃO: indícios veementes da proveniência ilícita dos bens(fumus boniiuris),oquepodeocorrernafasepolicialou em juízo. Pode ser decretada de OFÍCIO PELO JUIZ, REQUERIMENTO DO MP E DO OFENDIDO e REPRESENTAÇÃO DA AUTORIDADE POLICIAL. - LEVANTAMENTO DO SEQUESTRO: ART. 131 DO CPP. - EMBARGOS DE SEQUESTRO(CONTESTAÇÃO): defesa
- DESTINO: ART. 133 CPP LEILÃO VALOR OBTIDO SERÁ UTILIZADO PARA: SATISFAÇÃO DO LESADO, TERCEIRO DE BOA-FÉ, CUSTAS PROCESSUAIS E TESOURO NACIONAL. - HIPOTECA LEGAL: - Recai sobre o patrimônio lícito do agente. - É o direito real de garantia que tem por objeto bens imóveis pertencentes ao devedor que, embora continuem em seu poder, asseguram, precipuamente, a satisfação do crédito. - CERTEZA DA INFRAÇÃO E INDÍCIOS SUFICIENTES DE AUTORIA- a requerimento do MP e do OFENDIDO, estima-se o valor da responsabilidade civil e manda realizar a inscrição no CRI ficando inalienável. (art. 134 CPP)- autos em apartado-partesserãoouvidasem2dias art.138cpp - CANCELAMENTO- ART. 141 CPP - LIQUIDAÇÃO OS AUTOS SERÃO REMETIDOS AO JUÍZO CÍVEL QUE APÓS O TRANSITO EM JULGADO, SERÁ PROMOVIDA A EXECUÇÃO (ART. 143 CPP)
ARRESTO: (ato preparatório da hipoteca) Possibilita a apreensão de qualquer bem imóvel ou móvel penhorável, QUE INTEGRAM O PATRIMÔNIO LÍCITO DO AGENTE epodeserrequeridonocursodaaçãopenaleinquérito. BEM IMÓVEL : 15 DIAS PARA PROMOVER A INSCRIÇÃO SOB PENA DE REVOGAÇÃO. MEDIDA PRÉVIA A HIPOTECA LEGAL: EVITAR QUE ANTES DA INSCRIÇÃO DO BEM JUNTO AO CRI A SUA ALIENAÇÃO OU DESVIO DE FRUTOS E RENDAS. BEM MÓVEL: PODE OCORRER ART. 137 CPP. REQUISITOS: NÃO SER PRODUTO DO CRIME INDÍCIOS DE AUTORIA PROVA DA EXISTÊNCIA MATERIAL DO CRIME REQUERIMENTO DO OFENDIDO E MP PROCEDIMENTO: ART. 138 CPP AUTOS APARTADOS CANCELAMENTO: ART. 141 CPP LIQUIDAÇÃO: TRANSITO EM JULGADO SENTENÇA CONDENATÓRIA AUTOS ENVIADOS AO JUIZO CIVIL PARA PAGAMENTO ART.143CPP
ALIENAÇÃO ANTECIPADA DOS BENS: A alienação de bens apreendidos durante o processo judicial e que estiverem sujeitos a qualquer grau de deterioração ou depreciação, ou quando houver dificuldade para sua manutenção. LEILÃO ELETRÔNICO - Primeiro Leilão (valor da avaliação) SegundoLeilão(80%) art.144-a,&1,2cpp. PRODUTO DO LEILÃO depositado em conta vinculada. Agente condenado será convertido para União, Estado e DF. Agente absolvido devolve. ALIENAÇÃO DE VEÍCULOS, EMBARCAÇÕES E AERONAVES perdão das multas, tributos e encargos.
INCIDENTE DE FALSIDADE:(ART. 145 A ART. 148 CPP) Ocorre quando se questiona a falsidade de um documento juntado nos autos. Papel Aceita Tudo. Atestar a veracidade antes da decisão final. PROCESSAMENTO: - INSTAURADO PELO JUIZ DE OFÍCIO, REQUERIMENTO DA VÍTIMA, RÉU, MP E QUERELANTE; - PROCURADOR COM PODERES ESPECIAIS-ART.146CPP - AUTUADO EM APARTADO 48H PARA PARTE CONTRÁRIA APRESENTAR RESPOSTA PRAZO PARA PRODUÇÃO DE PROVAS DILIGÊNCIAS - MANIFESTAÇÃO EM 3 DIAS PARA CADA PARTE; - CONSTATADA FALSIFICAÇÃO JUIZ DESENTRANHA DOS AUTOS E ENVIA AO MP PARA APURAR CRIME (ART. 145, IV, CPP). - CONSTATADA AUTENTICIDADE PERMANECERÁ NOS AUTOS. -ADECISÃODEFALSIDADENÃOFAZCOISAJULGADA-
INCIDENTE DE INSANIDADE MENTAL DO ACUSADO ( ARTS. 149 A 154 DO CPP). IMPUTABILIDADE DO ACUSADO- dúvida quanto sua saúde mental. PROCESSAMENTO:(EM QUALQUER FASE): - OFÍCIO, REQUERIMENTO MP, DEFENSOR, CADI, REPRESENTAÇÃO AUTORIDADE POLICIAL; - PORTARIA- NOMEARÁ CURADOR AO RÉU OU INDICIADO DOIS PERITOS OFERECIMENTO DE QUESITOS OBS: INQUÉRITO(QUESITOSSÓDOJUIZEDOMP). - CURSO DA AÇÃO PENAL: SUSPENSÃO DO PROCESSO REALIZAR AS DILIGÊNCIAS NECESSÁRIAS PRAZO PRESCRICIONAL FLUI; - CURSO DO INQUÉRITO: SEM SUSPENSÃO. - PROCESSO EM APARTADO CORRENDO APENSAMENTO APÓS A APRESENTAÇÃO DO LAUDO- ART. 153 CPP.
- PRAZODOSPERITOS:45DIAS - LOCAL DO EXAME: PRESO (MANICÔMIO JUDICIÁRIO) E SOLTO(ESTABELECIMENTO ADEQUADO) - JUIZ NÃO JULGA INCIDENTE- O LAUDO PERICIAL SERÁ ANALISADO NA PROLAÇÃO DA SENTENÇA DE MÉRITO E OJUIZNÃOÉOBRIGADOASEGUI-LO. - CURADOR-ART.151CPP. - DOENÇA MENTAL DEPOIS DA INFRAÇÃO- SUSPENSÃO DO PROCESSO ATÉ QUE O ACUSADO SE RESTABELEÇA. - DOENÇA MENTAL NO CUMPRIMENTO DA PENA- PODE SER CONVERTIDA EM MEDIDA DE SEGURANÇA ART. 183 LEP. - ABSOLVIÇÃO IMPRÓPRIA- ART. 386, VI, CPP.