TERMO DE REFERÊNCIA SE-003/2011 Objeto da contratação Consultor na área jurídica Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 3 meses Data limite para envio 26 de agosto de 2011 da candidatura Enviar CV para endereço eletrônico unidadeprojetoseppir@planalto.gov.br Data prevista para o início da consultoria 26 de setembro de 2011 1. OBJETIVO DA CONSULTORIA À luz da experiência do Haute Autorité de Lutte contre les Discriminations et pour l Égalité HALDE 1 e do ordenamento jurídico brasileiro, produzir relatório apresentando considerações sobre avanços legais para o aperfeiçoamento das estruturas e processos de acolhimento, apuração, estudo e providências em relação a denúncias de racismo no âmbito do Estado brasileiro. 2. OBJETIVO DO PROJETO O Projeto BRA 07/010 tem como objetivo geral fortalecer institucionalmente a SEPPIR/PR, por meio da capacitação de seus funcionários, da estruturação de suas áreas temáticas e o planejamento de ações que visem efetivamente à promoção da igualdade racial no país. 3. RESULTADO NO PRODOC Resultado 2: Fortalecimento das ações temáticas da SEPPIR/PR 1 Instância do Estado francês responsável por lidar com denúncias de discriminação de diferentes tipos.
4. ANTECEDENTES E JUSTIFICATIVA O Projeto BRA 07/010 Projeto de Apoio às Ações Temáticas da SEPPIR/PR é resultado da articulação institucional entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial SEPPIR/PR. O Projeto foi firmado em setembro de 2007 e passou por uma Revisão Substantiva em 2009 e outra em 2011. A interlocução do PNUD com o Estado brasileiro na questão racial é anterior ao Projeto BRA 07/010 e precede, inclusive, a existência da SEPPIR/PR, como demonstram os projetos elencados na tabela abaixo: Ano Projeto Título do Projeto 2001 BRA 01/013 Combate ao racismo e Superação das Desigualdades Raciais 2003 BRA 03/021 Mulheres Negras participando da Formulação de Políticas de Igualdade Racial e de Gênero 2004 BRA 04/062 Programa de Combate ao Racismo Institucional 2004 BRA 04/063 Gestão pública e Diálogo Social para a Igualdade de Gênero e Raça 2006 BRA 06/013 Projeto de Apoio à Promoção da Igualdade Racial por meio de Incentivos de Recursos de Doação Outras iniciativas em que o PNUD atuou merecem destaque. Em 2005, foram lançados tanto o Atlas Racial Brasileiro, que reúne uma série de indicadores sobre as condições socioeconômicas da população afrodescendente, quanto o Relatório de Desenvolvimento Humano, que abordou a temática do racismo, da violência urbana e da pobreza. A cooperação técnica desenvolvida com o PNUD, assim como com outras agências do Sistema ONU Organização das Nações Unidas, está em consonância com um processo longo e paulatino de institucionalização de políticas de promoção da igualdade racial no Brasil. Os processos de consolidação da democracia, os avanços legislativos e a constituição de órgãos governamentais próprios para tratar da temática criam oportunidades para o combate às diferentes formas de discriminação e para a afirmação dos grupos discriminados como sujeitos de direitos. Um dos desafios que acompanham a questão étnico-racial diz respeito à efetividade dos mecanismos já existentes de acolhimento, apuração e responsabilização dos crimes de racismo. A despeito dos marcos legais e de instâncias relacionadas, a resposta do Estado a esse tipo de crime ainda não está à altura que a questão racial demanda como um grande problema social brasileiro. O trabalho desta Consultoria deverá lançar um olhar sobre as perspectivas existentes para o aperfeiçoamento da arquitetura institucional associada ao enfrentamento ao racismo. O desafio de monitoramento e avaliação que se evidencia cada vez mais na SEPPIR/PR está contemplado em diferentes resultados, produtos e atividades pretendidas no Projeto BRA 07/010. Nos três grandes resultados pretendidos pelo Projeto, esse desafio está sinalizado: (1) Mecanismos nacionais e internacionais de promoção da igualdade étnicoracial fortalecidos e disseminados; (2) Fortalecimento das ações temáticas da SEPPIR/PR; e (3) Gestão eficiente do projeto.
. 5. ATIVIDADES E PRODUTOS ESPERADOS DESTA CONSULTORIA 5.1 Descrição das Atividades: a) Produzir revisão bibliográfica de estudos e relatórios que abordem o funcionamento dos principais canais institucionais de apuração, acolhimento e responsabilização das denúncias de racismo no âmbito do Estado brasileiro; b) Produzir revisão bibliográfica de materiais informativos, estudos e relatórios que abordem a criação e o funcionamento do Haute Autorité de Lutte contre les Discriminations et pour l Égalité HALDE; c) Propor estratégias visando dinamizar o encaminhamento das denúncias de racismo no âmbito do Estado brasileiro; d) Realizar visitas técnicas a especialistas e a instâncias governamentais relacionadas ao tema da consultoria; e) Participar de reuniões técnicas em Brasília-DF para o acompanhamento e orientação na elaboração dos produtos da consultoria. 5.2 Produtos esperados: Produto 1: Relatório contendo: a) Breve histórico dos marcos legais vinculados aos processos de apuração, acolhimento e responsabilização das denúncias de racismo no âmbito do Estado brasileiro; b) Identificação de estudos e pesquisas que, sob o ponto de vista jurídico, abordem a questão das instâncias de apuração, acolhimento e responsabilização das denúncias de racismo no âmbito do Estado brasileiro; c) Avaliação da experiência da Haute Autorité de Lutte contre les Discriminations et pour l Égalité HALDE, relacionando o contexto legal que circunscreve a criação e o funcionamento dessa instância; d) Avaliação da experiência da Haute Autorité de Lutte contre les Discriminations et pour l Égalité HALDE, elencando possíveis contribuições dessa experiência para o aperfeiçoamento da legislação vinculada ao acolhimento, apuração, estudo e providências em relação a denúncias de racismo no Brasil; e) Considerações sob o ponto de vista do Direito Constitucional e Administrativo, identificando entraves e apresentando perspectivas sobre os instrumentos legais para o aperfeiçoamento das estruturas e processos de acolhimento, apuração, estudo e providências em relação a denúncias de racismo.
Produto 2: Relatório sugerindo ações a serem desenvolvidas pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e por outras instâncias do Estado brasileiro, no curto, médio e longo prazo, para o aperfeiçoamento das estruturas e processos de acolhimento, apuração, estudo e providências em relação a denúncias de racismo. 6. PERÍODO DO CONTRATO DE SERVIÇO: 26 de setembro de 2011 a 26 de dezembro de 2011. 7. PRODUTOS x HONORÁRIOS Produto Data de entrega Valor por produto Produto 1 07 de novembro 60% Produto 2 26 de dezembro 40% 8. QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS DO CONSULTOR - graduação em Direito - mestrado ou doutorado em Direito; - experiência comprovada de trabalho relacionada à temática étnico-racial; - domínio de utilitários de computador: editor de texto e editor de planilhas; - capacidade de comunicação, fluência em português e habilidade redacional; - capacidade de organização e síntese; - leitura e compreensão da língua francesa. 9. SUPERVISÃO DO TRABALHO A supervisão do trabalho será realizada diretamente pela SEPPIR/PR, em parceria com o PNUD. A SEPPIR/PR pode propor ajustes aos produtos desta consultoria com a ciência e concordância do PNUD. 10. LOCALIDADE DO TRABALHO: Brasília, Distrito Federal. 11. REMUNERAÇÃO: Valor Máximo R$ 30.000,00 (trinta mil reais) 12. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
O pagamento será realizado em duas parcelas, pelo PNUD, mediante a entrega e aprovação do produto constantes no Termo de Referência. 13. NOME DO SUPERVISOR DA CONSULTORIA Carlos Alberto Souza Silva e Júnior, Ouvidor Nacional da Igualdade Racial - SEPPIR/PR 14. INSUMOS A SEPPIR/PR fornecerá documentos técnicos, informações e diretrizes essenciais para o desenvolvimento da consultoria. Caso necessário, serão disponibilizadas também diárias e passagens para a realização de visitas técnicas, contemplando o deslocamento do consultor da cidade de Brasília-DF até a localidade da visita técnica.