PROGRAMA ESCOLA ABERTA CIDADANIA Recurso do Governo do Estado
Apresentação O Programa Escola Aberta para a Cidadania tem como objetivo o desenvolvimento de uma cultura para a paz e a garantia dos direitos humanos para o exercício pleno de cidadania. Pretende-se atingir as comunidades das áreas de vulnerabilidade social, marcadas pela exclusão, pelos conflitos, pelas desigualdades sociais e, consequentemente, pela violência.
É concebido metodologicamente como um conjunto de atividades pedagógicas, socioculturais, esportivas e de lazer pautado nas oficinas planejadas de acordo com as peculiaridades e necessidades das escolas públicas estaduais. Iniciou no Estado do RS em 2003, mediante a cooperação técnica entre o Governo Brasileiro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO e a Secretaria de Educação como instituição executora nacional.
O foco está na tríade Jovem - Escola - Comunidade. Espera-se obter muitos resultados positivos, mas fundamentalmente, o que se deseja é um cidadão consciente e atuante na construção de seu projeto de vida e de sociedade. Desta forma, estaremos construindo uma escola-referência e não uma escola-endereço, estabelecendo uma relação de pertencimento entre todos os envolvidos.
O Programa Escola Aberta para a Cidadania constitui-se como uma política de fomento ao fortalecimento da participação social e democrática do cidadão, valorizando as comunidades por meio das atividades educativas que deverão refletir no desempenho escolar dos alunos.
Escolas na O2 CRE: EEEF MANOEL FAUSTO PEREIRA FORTES CAÍ; CE IVO BUHLER CIEP MONTENEGRO; EEEM WILLYBALDO BERNARO SAMRSLA - TAQUARA
Em 18 de dezembro de 2007, foi criada a Lei nº 12.865, instituindo o Programa Escola Aberta para a Cidadania PEAC/RS como Política Pública e regulamentada através do Decreto nº. 45.464 de 30 de janeiro de 2008.
Objetivo Geral Promover o desenvolvimento de uma cultura para a paz na rede pública de ensino do RS, com a abertura das escolas nos finais de semana, desenvolvendo atividades pedagógicas, socioculturais, esportivas e de lazer, que priorizem o protagonismo juvenil, a integração com as famílias dos alunos e a comunidade, bem como a redução dos índices de violência, contribuindo para a construção do exercício pleno da cidadania na sociedade gaúcha.
Metas Melhoria da qualidade das oficinas e do desempenho dos alunos através das atividades do PEAC; Redução dos índices de violência; Valorização do patrimônio público através das atividades socioeducacionais, nos finais de semana, envolvendo os alunos e entidades de apoio existentes na comunidade;
Implementação de parcerias com a iniciativa pública privada e com a sociedade em geral com vistas a ampliação do PEAC; Estabelecimento de parcerias com Instituições de Ensino Superior com vistas à qualificação das oficinas pedagógicas contempladas nas diversas áreas do desenvolvimento humano.
CONVÊNIO ESCOLA ABERTA
Processo O Convênio do Programa Escola Aberta será firmado com cada Círculo de Pais e Mestres através de Processo. A tramitação do Processo ocorre da seguinte forma:
Após a conferência dos documentos, encaminhamos por e-mail, o Ofício de abertura e o Plano de trabalho para assinatura; Com o retorno dos documentos assinados, o processo é montado e aberto no protocolo; O processo é cadastrado no módulo FPE Finanças Públicas do Estado;
Passa pela AJU Assessoria Jurídica (Minuta) - JUNCOF Comitê da Secretaria da Fazenda - Seccional da CAGE Contadoria e Auditoria Geral do Estado; Casa Civil; Publicação da Delegação de Competência As Minutas são encaminhadas por e-mail para assinatura do(a) Presidente do CPM; Assinatura do Secretário e Publicação da Súmula no Diário Oficial. Abertura Oficial do Programa na Escola
Recursos Financeiros Monitor e Oficineiros: O valor é repassado via Convênio diretamente na conta do CPM; Manutenção: (o valor é repassado para a conta da autonomia Financeira); Coordenador (Diretor (a) da Escola):o valor é repassado (o valor é repassado diretamente no contracheque).
Programa Escola Aberta para a Cidadania: A Secretaria de Estado da Educação repassará mensalmente os recursos para manutenção e custeio das oficinas das escolas da rede pública estadual, inseridas no Programa Escola Aberta, conforme Lei da Gestão Democrática Nº. 10.576/95, bem como, a Lei que institui o Programa Escola Aberta para a Cidadania PEAC/RS nº. 12.865/07 e do Decreto nº. 45.464/08. A escola disponibilizará suas dependências, instalações e materiais necessários para as atividades do PEAC, adquiridos mensalmente por meio da conta da autonomia financeira da escola.
VALOR TOTAL DO RECURSO POR NÍVEL PARA OS 12 MESES DE CONVÊNIO Monitor e Oficineiros Níveis Monitor Oficineiros Total mensal Total 12 meses Despesas bancárias p/12 meses Total do Convênio Nível 1 409,56 888,28 1.297,84 15.574,32 600,00 16.174,32 Nível 2 447,98 1.003,48 1.451,46 17.417,52 600,00 18.017,52 Nível 3 486,38 1.107,15 1.593,53 19.122,36 600,00 19.722,36
Fotos...