Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins. A Internet passa a ser empregada, de forma expressiva, para atender finalidades jornalísticas, a partir de sua utilização comercial, que se dá com o desenvolvimento da Web no início dos anos 90.
Jornalismo Interativo Na década histórica do jornalismo na Web, é possível identificar 3 fases distintas: 1- Transpositivo produtos oferecidos eram reproduções de partes de jornais impressos. 2- Metáfora mesmo vinculado ao modelo do jornal impresso, os produtos começam a apresentar experiências na tentativa de explorar as características oferecidas pela rede. 3- Webjornalismo através de iniciativas empresariais os sites jornalísticos extrapolam a idéia de uma simples versão para Web de um jornal impresso e passam a explorar de forma melhor as potencialidades oferecidas pela rede.
Característica do Jornalismo Web Interatividade: A notícia online possui a capacidade de fazer com que o leitor/usuário sinta- se parte do processo. Acontece de diversas maneiras: -entre elas, pela troca de e-mails entre leitores e jornalistas; -através da disponibilização da opinião dos leitores (fóruns de discussões); -através de chats com jornalistas. Diante de um computador conectado à Internet e acessando um produto jornalístico, o usuário estabelece relações com: a máquina com a própria publicação, através do hipertexto; outras pessoas - seja autor ou outros leitores - através da máquina
Exemplo de chat
Característica do Jornalismo Web Customização do Conteúdo / Personalização: Também denominada de personalização ou individualização, consiste na existência de produtos jornalísticos configurados de acordo com os interesses individuais do usuário. Há sites noticiosos que permite a pré-seleção dos assuntos de interesse, assim quando o site é acessado, este já é carregado na máquina do usuário atendendo à demanda solicitada.
Característica do Jornalismo Web Hipertextualidade: Esta característica, apontada como específica da natureza do jornalismo online, traz a possibilidade de interconectar textos através de links. Possibilidade de, a partir do texto noticioso, apontar para outros textos como originais de relises, outros sites relacionados ao assunto, material de arquivo dos jornais, textos que possam levantar os prós e os contras do assunto em questão, entre outros.
Característica do Jornalismo Web Multimidialidade / Convergência: No contexto do webjornalismo, multimidialidade, trata-se da convergência dos formatos das mídias tradicionais (imagem, texto e som) na narração do fato jornalístico. Memória: o de acúmulo das informações é mais viável técnica e economicamente do que em outras mídias. Sendo assim, o volume de informação diretamente disponível ao usuário é consideravelmente maior no webjornalismo, seja com relação ao tamanho da notícia ou à disponibilização imediata de informações anteriores. Desta forma surge a possibilidade de acessar com maior facilidade material antigo.
Característica do Jornalismo Web Instantaneidade / Atualização Contínua: A rapidez do acesso, combinada com a facilidade de produção e de disponibilização, propiciadas pela digitalização da informação e pelas tecnologias telemáticas, permitem uma extrema agilidade de atualização do material nos jornais da Web. Isso possibilita o acompanhamento contínuo em torno do desenvolvimento dos assuntos jornalísticos de maior interesse.
Em termos de comunicação, a Internet representa algo até então nunca experimentado. Se, por um lado, o uso de ferramentas das mídias tradicionais contribui para que o produto noticioso digital se torne familiar aos olhos do leitor, por outro as múltiplas possibilidades abertas com os recursos multimídia e interativos coloca os profissionais de comunicação diante de grande desafio: a construção de modelo que se beneficie, ao máximo, das potencialidades do novo meio.
RECEPTOR (ou aquele que recebe) Possibilidade do usuário de escolha, comando e decisão; Atitude do internauta é mais ativa; Aponta erros dos jornais através de e-mails; Manifesta opinião, desejando respostas a suas sugestões/críticas; Comunidade participativa; Jornalistas e leitores podem trocar experiências.
Custos / Economia Na TV, os anúncios são cobrados por segundo e veiculados com resquício devido ao seu alto custo. Já na internet, o custo da publicidade é irrisório e os sites estarão disponíveis a todo o momento com todas as informações sobre todos os produtos, algo impossível de ocorrer nas mídias convencionais que cobram por tempo ou espaço. Cria-se, assim, uma relação benéfica de interdependência: os anúncios mais elaborados dão melhores resultados, as agências de publicidade se sentem estimuladas a anunciar mais, os sites jornalísticos aumentam suas receitas, melhoram os seus serviços e atraem mais consumidores.
Custos / Economia A Internet está afetando a economia. As empresas têm a possibilidade de ampliar sua atuação no mercado oferecendo seus produtos para um público distante territorialmente, mas por outro lado, podem perder seus clientes locais devido a preços menores encontrados na rede. Exige-se maiores gastos com a publicidade, o que abre novas possibilidades para o jornais e para quem anuncia na rede. Comparada às outras mídias, a internet é um dos meios mais baratos e de maior alcance para divulgar e vender produtos, dispondo de vários recursos.
Investimento Os anunciantes estão transferindo parte suas verbas publicitárias para a Internet, apostando na infinidade de recursos como focalização, mensuração, distribuição e interatividade. A maioria dos sites supre apenas um nicho de mercado, e é isto que torna a internet interessante para investimentos publicitários. Sites bem direcionados podem cobrar valores mais altos pelos anúncios.
Marketing nos Negócios Uma pesquisa realizada pelo Jornal Post indica um crescimento de 30% na publicidade on-line. De acordo com este relatório, para abrir novos espaços comerciais e atender a demanda, os sites e portais vão criar, este ano, mais conteúdo próprio, o que deverá resultar em maior audiência. Um banco de dados complexo poderá contribuir para essas ações, tendo em vista a possibilidade de mapear o usuário por meio de sistemas rastreadores e pesquisa estatística. Assim, será possível criar mecanismos para inserção do usuário na produção de conteúdo.
Interatividade Um dos fenômenos observados na interatividade digital é o progressivo desaparecimento da divisão entre o produtor e o consumidor da informação. Em Internet, todos são potencialmente e simultaneamente escritores e jornalistas, editores e leitores, compradores e vendedores. "Em um mundo onde o tempo de difusão é comprado por segundo e o espaço impresso é comprado por polegadas, os web sites oferecem uma rara oportunidade de apresentar toda a riqueza das informações de forma variada" (WILLIANS & TOLLETT)