EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Ano lectivo 2014/2015 Introdução A Educação para a Cidadania é um processo ao longo da vida. Começa em casa e no meio próximo das crianças com as questões da identidade, relações interpessoais, escolhas, justiça, bem e mal e desenvolve-se na medida em que se expandem os horizontes de vida. Nos primeiros anos, a cidadania está relacionada com o desenvolvimento pessoal, social e emocional das crianças. São diversos os contextos onde a Educação para a Cidadania pode ocorrer. Exemplos: conferências, fóruns, trabalho intergeracional, participação em projectos, regeneração e problemas locais, dinamização de jovens, campanhas acerca de temas de interesse nacional e internacional... Independentemente do contexto e da ênfase as experiências de Educação para a Cidadania devem ser articuladas de forma a contribuírem para um processo de formação coerente. Com a disciplina de Educação para a Cidadania pretende-se contribuir para um desenvolvimento pessoal e social que inclua o desenvolvimento de um estilo de vida saudável e seguro. O desenvolvimento da confiança, da responsabilidade e o respeito pelas diferenças são alguns dos tópicos a incluir na aprendizagem da cidadania. Definição de um currículo A definição de um currículo de Educação para a Cidadania para 3º ciclo do ensino básico deve ser o resultado de um vaivém de pontos de partida, ora da criança (suas necessidades, interesses, características psicológicas ), ora de práticas educativas que se tenham revelado adequadas (nacional e internacionalmente), ora do conceito de cidadania democrática ora de necessidades sociais identificadas. A construção participada do currículo de Educação para a Cidadania pretende usufruir dos saberes e metas de aprendizagens dos vários especialistas dessas áreas.
Metodologia Experiências educativas que decorrem numa atmosfera de questionabilidade que leve cada um, professores e alunos, à tomada de consciência de si próprio, potencializando as suas capacidades para o entendimento e para a acção. Pressupõe-se o desenvolvimento do espírito crítico e a consequente tomada de atitudes reflectidas em compromissos auto e hétero assumidos. Educar para a cidadania pressupõe um carácter de intencionalidade uma opção, uma fundamentação. A prática só por si não chega. Toda a prática eficaz tem de se estruturar a partir duma fundamentação teórica. Assim teoria e prática são indissociáveis. Logo, é importante, aprofundar-se os conteúdos programáticos através da investigação e da informação documental, filmes, debates e realização de palestras.
Programação Curricular (3ºciclo) Objetivos Conteúdos Anos Aumentar o conhecimento sobre os colegas de turma; Conhecer os direitos e deveres do aluno; Adquirir hábitos de participação democrática ao nível de debate de ideias; Proporcionar o debate s o b r e a r e a l i d a d e da escola; Compreender e respeitar as normas básicas de convivência que regulam a vida em sociedade. Conhecer as duas faces da publicidade a informativa e a apelativa ao consumo; Conhecer a influência da publicidade sobre os hábitos dos consumidores; Desenvolver a capacidade de formação de juízos de valor sobre a publicidade; Propiciar o debate acerca da importância dos mass media e das novas tecnologias de informação; Incentivar atitudes que levem a uma intervenção ativa na defesa dos direitos do consumidor. Conhecer direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos do Homem; Interiorizar valores subjacentes aos direitos do Homem; Combater as discriminações em razão do sexo, raça, origem étnica, religião e crença, deficiência, idade ou orientação sexual; Reconhecer os direitos dos cidadãos com deficiência; Fomentar a liberdade de opinião e de expressão; Desenvolver o espírito crítico face as injustiças sociais; RELAÇÕES INTERPESSOAIS A minha turma; Eleição do delegado e do subdelegado de turma; Assembleias de Turma; Indisciplina na sala de aula; Violência na escola; A amizade; O respeito pelo ponto de vista do outro; A assertividade; EDUCAÇÃO DO CONSUMIDOR O consumismo/sociedade de consumo; A publicidade; A televisão; A imprensa; A internet; Moda e aparência; EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS Direito à educação; A liberdade religiosa; O racismo; A deficiência física e mental; Emigrantes portugueses no mundo; Imigrantes em Portugal; Órgãos de soberania do Sex. XXI a nível nacional. 7º/8ª/9º 7º 8º
Defender os direitos dos trabalhadores, no seu próprio país ou no estrangeiro. Promover o reconhecimento da saúde como um bem precioso que todos desejamos e devemos promover; Compreender a necessidade de uma alimentação equilibrada; Conhecer sintomas de doenças relacionadas com desvios alimentares; Conhecer consequências do consumo do tabaco, álcool e outras drogas; Desenvolver o sentido de responsabilidade de cada um na promoção da saúde. Apresentar a sexualidade como fator que ultrapassa a reprodução; EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E SEXUALIDADE A imagem do corpo; Desvios alimentares a anorexia e a bulimia; A obesidade e a fome; A alimentação da comunidade onde vives; O alcoolismo; O tabagismo; Outras drogas; Sexualidade e afetos; Gravidez na adolescência; 9º Contribuir para atitudes, valores e comportamentos saudáveis no âmbito da sexualidade; Abusos sexuais; Doenças sexualmente transmissíveis; Sensibilizar para os perigos de uma gravidez precoce e pedofilia; Estratégias/Atividades Leitura e análise do Guia do Aluno; Leitura comentada de textos /artigos sobre os temas em análise; Visualização e comentário de filmes/documentários sobre os temas em estudo; Técnica do debate; Técnica da entrevista; Pesquisa de informação, elaboração de trabalhos de grupo e apresentação à turma; Elaboração de cartazes (a serem afixados na sala de aula e/ou noutros espaços da escola); Fichas de trabalho; Questionários; Jogos; Dramatizações
CRITERIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 3ºCiclo Níveis 1 2 3 4 5 Critérios/Indicadores - Não revela Civismo: - Não participa nas atividades escolares. - Não cumpre as normas pré-estabelecidas. - Não revela atitudes e valores cívicos. - Não é autónomo. - Não estabelece relacionamento interpessoal. - Não respeita a opinião dos outros. - Não tem espírito crítico. - Revela pouco Civismo: - Não participa nas atividades escolares. - Não cumpre as normas pré-estabelecidas. - Não revela atitudes e valores cívicos. - Não é autónomo. - Não estabelece relacionamento interpessoal. - Não respeita a opinião dos outros. - Não tem espírito crítico. - Revela Civismo: - Participa na maioria das atividades escolares; - Cumpre as normas pré-estabelecidas; - Revela atitudes e valores cívicos; - Revela alguma autonomia; - Estabelece relacionamento interpessoal; - Respeita a opinião dos outros; - Revela algum espírito crítico; - Revela Civismo: - Participa em todas as atividades escolares; - Cumpre sempre as normas pré-estabelecidas; - Revela sempre atitudes e valores cívicos; - É claramente autónomo; - Mantem com facilidade relacionamento interpessoal; - Tem espírito crítico. - Revela grande valor Cívico: - Participa em todas as atividades escolares, com muito empenho; - Cumpre sempre as normas pré-estabelecidas; - Revela sempre atitudes e valores cívicos; - É claramente autónomo; - Mantem com muita facilidade relacionamento interpessoal; - Tem um elevado espírito crítico. Nota: Para o/a aluno/a obter uma das MENÇÕES referente à Avaliação Quantitativa a que esta disciplina está sujeita, terá que evidenciar a MAIORIA dos INDICADORES correspondentes aos níveis com a qual está a ser avaliado/a.