Solução WorkFlow Despesas Manual de utilizador. Maio de 2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Solução WorkFlow Despesas Manual de utilizador. Maio de 2009"

Transcrição

1 Solução WorkFlow Despesas Manual de utilizador Maio de 2009

2 Acesso à Plataforma - Login de Utilizador e Password O acesso à plataforma é efectuado através do endereço: Deverá colocar o seu utilizador e password na área indicada. Importante: *Caso se trate da 1ª vez que acede á plataforma ser-lhe-á pedido que altere a sua password.página 2.

3 Criar Nota de Despesa Para apresentar uma nota de despesa, deverá primeiro elaborá-la através do link Criar no menu inicial. O passo seguinte consiste em identificar o primeiro dia para o qual pretende apresentar despesas (por omissão o dia actual está seleccionado) de acordo com as despesas que o colaborador pretende a apresentar. Dica!: uma vez que as despesas deverão ser apresentadas por dia, para facilitar o processo deverá ordenar previamente os comprovativos por data. Além da validação automática do plafond, a aplicação também verifica o número de refeições ou alojamentos por dia. Por exemplo, se já tiver apresentado uma nota de despesa de almoço para um determinado dia e tentar apresentar outra para o mesmo dia, a aplicação não o permitirá, já que apenas pode apresentar uma despesa deste tipo por dia. Se necessário, pode interromper a elaboração da nota de despesas e continuá-la ou submetê-la posteriormente. Apenas deverá ter a preocupação de a gravar antes de sair e mais tarde pode voltar a ela através do link Em composição ou pesquisando-a pelo seu número..página 3.

4 Adicionar dia(s) à Nota de Despesa Depois de criar a nota de despesa, é necessário seleccionar no calendário o(s) dia(s) onde a(s) mesma(s) ocorreram. No exemplo vamos escolher o dia 17-Maio Ao seleccionarmos o dia, a nota de despesa fica preparada para ser preenchida (slide seguinte)..página 4.

5 Preenchimento da Nota de Despesa Neste momento a nota de despesa encontra-se no estado Em composição, de seguida pode começar a preencher a nota de despesa. MOTIVO: campo de preenchimento obrigatório, onde o colaborador clarifica o motivo da despesa. NÚMERO: nº da nota de despesa, é atribuído automaticamente pelo sistema (será útil para pesquisa). Tipo de Despesa: rúbricas de despesa(alojamento, Refeições, Transportes, etc). Região: lista de países ou regiões onde o colaborador efectuou a despesa. Unidade: lista de moedas disponíveis para despesa (por defeitoamoedaéoeuro ) Valor:valoremmoedadalinha dedespesa. Descrição: descrição da linha de despesa. Eliminar: elimina a nota de despesa na sua totalidade. Guardar: guarda a nota de despesa criada para posterior utilização. Resumo: depois da nota de despesa estar devidamente preenchida clique em Resumo para passar á fase seguinte..página 5.

6 Resumo da Nota de Despesa No Resumo o colaborador pode visualizar o total em valor e realizar as várias operações antes de submeter a despesa. TOTAL:valoremmoedadanotadedespesa(ex:EUR ). Esta deslocação /Mai/ :45:41 Sonae Capital Approver Utilizador aprovou: WF_21784_AP 1 2 Comentários e Anexos: nestas áreas o colaborador pode introduzir comentários e anexar documentos que julgue convenientes(slides seguintes). Histórico Aprovação: neste área o colaborador poderá visualizar o histórico de aprovação da nota de despesa (apenas visível após a submissão da despesa e início do respectivo fluxo). Clique em Adicionar para gravar o comentário/anexo ou em Remover para apagá-lo 3 Elementos de custo: o colaborador deverá seleccionar elementos de custo que deseja alocar à despesa ou às linhas da mesma. Permite ainda, repartir a aplicação dos elementos de custo em % para a totalidade da despesa ou para as linhas seleccionadas da mesma(slides seguintes). 3 4 Editar: ao editar o colaborador poderá acrescentar mais rúbricas à despesa, ou, alterar a nota de despesa na sua totalidade. 4 5 Imprimir: permite a colaborador a impressão da despesa como comprovativo para posterior envio para a DAF. 6 Editar Linha: permite ao colaborador editar a(s) linha(s) seleccionada(s) da despesa. Ao submeter a despesa, são accionadas todas as regras e validações previamente estabelecidas. O sistema dará alertas sempre que os dados da despesa não estejam de acordo com as regras(campos a vermelho) Submeter: ao submeter a despesa será enviada para o seu superior hierárquico (notificação de ) iniciando o fluxo de aprovação, a partir deste momento a despesa passa a estar no estado Em aprovação..página 6.

7 Resumo - Adicionar Comentários Para adicionar Comentários o colaborador deverá: Clicar no tab Comentários Introduzir o comentário(s) na caixa de texto Clicar no botão Adicionar para gravar o texto, ou, no botão Remover para apagar o texto introduzido.página 7.

8 Resumo - Adicionar Anexos Para adicionar Anexos o colaborador deverá: Clicar no tab Anexos Clicar no botão Browse para aceder ao directório do seu PC onde se encontra(m) o(s) documento(s) que pretende anexar Clicar no botão Adicionar para anexar o(s) documento(s), ou, no botão Remover para retirar o(s) documento(s) anexado(s).página 8.

9 Resumo - Histórico Aprovação Na área de Histórico Aprovação o colaborador visualiza todas as alterações efectuadas na despesa..página 9.

10 Resumo - Seleccionar Elementos de Custo Em função de um conjunto de parâmetros previamente definidos, o sistema valida os elementos de custo introduzidos pelo colaborador. Caso o sistema identifique alguma anomalia, ou ausência de informação, a(s) linha(s) de despesa na coluna onde se verifica o erro (Centro Custo) irão aparecer com côr encarnada. Vamos ver um exemplo!(slide seguinte).página 10.

11 Resumo - Seleccionar Elementos de Custo Neste exemplo, o colaborador tem uma despesa composta por Alojamento(Hotel) e Taxis. O sistema validou as regras e informa o colaborador da informação que se encontra em falta (rectângulos a vermelho), ou seja, nesta despesa o colaborador terá de introduzir o Centro de Custo eaordemparaapodersubmeter. No slide seguinte vamos ver como introduzir os elementos de custo em falta..página 11.

12 Resumo - Introduzir Elementos de Custo em falta O colaborador deverá clicar nas lupas Centros de Custo disponíveis. dos Elementos de Custo para aceder à listagem de Nas listagens, deverá escolher o Elemento de Custo que pretende aplicar à(s) linha(s) da despesa (slide seguinte)..página 12.

13 Resumo - Introduzir Elementos de Custo das listagens Depois de clicar nas lupas a listagem fica visível, podendo agora o colaborador seleccionar o Elementos de Custo que pretende aplicar à(s) linha(s) da despesa. Vamos ver o resultado!(slide seguinte)..página 13.

14 Resumo - Como aplicar os Elementos de Custo? Neste momento a despesa já tem introduzidos os Elementos de Custo em falta, o colaborador deverá agora decidir se vai aplicar os Elementos de Custo somente à(s) linhas seleccionadas ou à totalidade da despesa. Como? Aplicar à(s) linha(s) seleccionada(s): seleccione a(s) linhas e de seguida clique em Seleccionadas Aplicar à totalidade da despesa: não necessita de seleccionar as linhas, basta que clique em Todas Vamos ver o resultado para os 2 exemplos(slide seguinte)..página 14.

15 Resumo - Aplicar Elementos de Custo à(s) linha(s) seleccionada(s) Seleccione a(s) linha(s) a que vai aplicar o Elemento de Custo e de seguida clique em Seleccionadas. O Elemento de Custo previamente introduzido irá aparecer na(s) linha(s) seleccionada(s). No exemplo, a rúbrica da despesa Taxis continua a encarnado nos Elementos de Custo porque não foi seleccionada!.página 15.

16 Resumo - Aplicar Elementos de Custo à totalidade da Despesa Depois de introduzido o Elemento de Custo clique em Todas O Elemento de Custo previamente introduzido irá aparecer em todas as linhas da despesa. A partir deste momento a despesa está pronta para ser submetida! No entanto, acabou de identificar que afinal a despesa necessita de alterações! Tem 2 hipóteses, ou edita a(s) linhas da despesa, ou, edita a despesa na sua totalidade. Vamos ver as 2 hipóteses(slides seguintes)..página 16.

17 Resumo -Editar linha da Nota de Despesa Neste exemplo o colaborador seleccionou a linha do Alojamento e clicou em Editar Linha Vamos ver o resultado(slide seguinte)! Nota:seocolaboradortivesseescolhidoas2linhasdadespesaeclicadoemEditarLinhateriaobtidoumerro!.página 17.

18 Resumo -Editar linha da Nota de Despesa Depoisdeocolaboradortereditadoalinhadadespesa,poderáentãoalterarosdadosdotipodedespesa,clicandodepoisnoOKpara gravar a operação..página 18.

19 Resumo - Editar Nota de Despesa na sua totalidade O colaborador ao clicar em Editar irá recomeçar o preenchimento da despesa, podendo adicionar novas rúbricas ou eliminar as já existentes. Vamos ver o resultado(slide seguinte)! Nota: ao clicar em Editar, o colaborador não perde as linhas já preenchidas!.página 19.

20 Resumo - Editar Nota de Despesa na sua totalidade O colaborador pode agora adicionar mais rúbricas á despesa e alterar ou eliminar os dados das linhas que já estavam preenchidas. Nota: no final terá de voltar a clicar em Resumo para depois submeter a despesa..página 20.

21 Resumo -Submeter a Nota de Despesa Depois de o colaborador ter efectuado todas as alterações à despesa e de o sistema ter procedido a todas as validações da mesma (nenhum campo a encarnado) é altura ideal para a Submeter! Clique em Submeter (aparecerá um alerta de confirmação) e depois em OK Vamos ver o resultado!(slide seguinte).página 21.

22 Resumo -Submeter a Nota de Despesa Clique em Ok para voltar à página inicial da plataforma. Neste momento a sua despesa encontra-se submetida e no estado Em aprovação, foi enviada para o seu superior hierárquico(que foi notificado via ), iniciando assim o fluxo de aprovação. A despesa submetida pode ser consultada no menu Estado através do link Em aprovação. No link Em aprovação o colaborador pode consultar a Gestão de Fluxo da despesa. Vamos ver!(slides seguintes).página 22.

23 Em aprovação - Consultar Gestão de Fluxo Na página inicial da plataforma no menu Estado clique em Em aprovação para visualizar a lista de despesas neste estado(slide seguinte).página 23.

24 Em aprovação - Consultar Gestão de Fluxo SeleccioneadespesaclicandonoNºounobotãoVerparaabriradespesaondequerconsultaraGestãodeFluxo(slideseguinte).página 24.

25 Em aprovação - Consultar Gestão de Fluxo Clique em Gestão de Fluxo para consultar o fluxo de aprovação da despesa. Vamos ver o resultado! (slide seguinte).página 25.

26 Em aprovação - Consultar Gestão de Fluxo No 1º exemplo, a consulta da Gestão de Fluxo mostra ao colaborador que a despesa nº53351 ainda não foi aprovada pelo seu superior hierárquico. No 2º exemplo, a consulta da Gestão de Fluxo mostra ao colaborador que a despesa nº53348 já se encontra aprovada pelo seu superior hierárquico, estando em Processamento nos SP-Serviços Partilhados. O colaborador deverá agora Imprimir a despesa e enviá-la por correio juntamente com os recibos para os SP-Serviços Partilhados. Vamos ver!(slide seguinte) Nota: clique em Ok para voltar à pagina anterior!.página 26.

27 Imprimir Nota de Despesa Apesar de as despesas puderem ser impressas em qualquer estado, para este exemplo ser o mais real possível, vamos escolher uma despesa que já se encontra aprovada, e a aguardar processamento nos SP-Serviços Partilhados, uma vez que é nesta fase que o colaborador deve preparar o envio dos recibos juntamente com a impressão da despesa. No menu Estado vamos aceder à(s) despesa(s) Em processamento Vamos ver!(slide seguinte) Nota: as despesas podem ser impressas em qualquer estado!.página 27.

28 Imprimir Nota de Despesa SeleccioneadespesaclicandonoNºounobotãoVerparaabriradespesaquequerimprimir(slideseguinte).página 28.

29 Imprimir Nota de Despesa Clique em Imprimir e será automaticamente criado um ficheiro.pdf para impressão que também poderá gravar e guardar como comprovativo no seu PC. Vamos ver o resultado! (slide seguinte).página 29.

30 Imprimir Nota de Despesa Será este o layout de impressão das notas de despesa que o colaborador deverá enviar juntamente com os recibos para os SP-Serviços Partilhados. Morada para envio dos recibos das Notas de Despesa: A/C Serviços Partilhados Despesas de Colaboradores Lugar do Espido Via Norte Apartado MAIA.página 30.

31 Classificação de Nota de Despesa As funcionalidades de classificaçãode despesas estão a cargo dos colaboradores com perfil de Aprovadores, Validadores e de Serviços Partilhados. Os colaboradores destes 3 perfis, têm como responsabilidade aprovar, validar e processar as despesas efectuadas. Um colaborador Aprovador, Validadore Serviços Partilhados, têm exactamente as mesmas permissões de classificação de despesas, excepto uma, a de Processamento, que apenas está disponível para os Serviços Partilhados! Nos slides seguintes iremos ver exemplos de classificaçõese das funcionalidades adicionais durante estes processos. Vamos ver! (slides seguintes).página 31.

32 Classificação de Nota de Despesa Na página inicial da plataforma no menu Classificar clique em Necessário minha classificação para visualizar a lista de despesas que aguardam classificação(slide seguinte)..página 32.

33 Classificação de Nota de Despesa Seleccione a despesa clicando no Nº ou no botão Ver para abrir a despesa que quer classificar(slide seguinte).página 33.

34 Classificação de Nota de Despesa Neste momento, a despesa encontra-se por classificar, cabe ao Aprovador decidir se vai adicionar mais um validador através da Gestão de Fluxo, Pedir Esclarecimentos, Aprovar ou Rejeitar a mesma. Vamos ver as 4 possibilidades! (slides seguintes).página 34.

35 Classificação de Despesas - Pedir Esclarecimentos Um colaborador com perfil de Aprovador, Validador ou SP- Serviços Partilhados dispõe desta funcionalidade para solicitar ao autor da despesa esclarecimentos sobre a mesma. Ex: a escolha de um Hotel diferente em vez do habitualmente usado pela empresa! Clique em Pedir Esclarecimentos Vamos ver!(slide seguinte).página 35.

36 Classificação de Despesas - Pedir Esclarecimentos Descreva na caixa de texto o pedido esclarecimento que pretende e clique em Ok para enviar ou em Cancelar se pretender retirardacaixadetextooqueescreveu. Vamos clicar no OK e ver os resultados!(slide seguinte).página 36.

37 Classificação de Despesas - Pedir Esclarecimentos Clique em Ok para voltar à listagem das despesas que se encontram por classificar. Neste momento a despesa encontra-se em revisão e no estado Aguarda Esclarecimentos, foi enviada para o seu autor(que foi notificado via ). Nota: A despesa não poderá ser aprovada enquanto não fôr esclarecida. Vamos ver como se esclarece uma nota de despesa(slides seguintes).página 37.

38 Revisão - Esclarecer Nota de Despesa Na página inicial da plataforma no menu Classificar clique em Aguarda esclarecimentos para visualizar a lista de despesas que aguardam esclarecimentos(slide seguinte)..página 38.

39 Revisão - Esclarecer Nota de Despesa Seleccione a despesa clicando no Nº ou no botão Ver para abrir a despesa que quer esclarecer(slide seguinte).página 39.

40 Revisão - Esclarecer Nota de Despesa Clique em Esclarecer para responder ao pedido de esclarecimento. Vamos ver!(slide seguinte).página 40.

41 Revisão - Esclarecer Nota de Despesa Revisão - Esclarecer Nota de Despesa Descreva na caixa de texto o seu esclarecimento e clique em Ok para enviar ou em Cancelar para retirar da caixa de texto o que escreveu. Vamos clicar no OK e ver os resultados!(slide seguinte).página 41.

42 Revisão - Esclarecer Nota de Despesa Clique em Ok para voltar à listagem das despesas que aguardam esclarecimentos. Neste momento a despesa voltou a ser submetida e voltou para o estado Em aprovação, foi reenviada para o seu superior hierárquico(que foi notificado via ), reiniciando assim o fluxo de aprovação. Após o esclarecimento, o seu superior hierárquico pode ainda Adicionar Validadores, Aprovar ou Rejeitar a despesa! Vamos ver!(slides seguintes).página 42.

43 Classificação - Adicionar Validadores à Despesa Na página inicial da plataforma no menu Classificar clique em Necessário minha classificação para visualizar a lista de despesas que aguardam classificação e ás quais deseja adicionar Validadores(slide seguinte)..página 43.

44 Classificação - Adicionar Validadores à Despesa Seleccione a despesa clicando no Nº ou no botão Ver para abrir a despesa a que quer adicionar Validadores(slide seguinte).página 44.

45 Classificação - Adicionar Validadores à Despesa Clique em Gestão de Fluxo para adicionar validadores. Vamos ver!(slide seguinte).página 45.

46 Classificação - Adicionar Validadores à Despesa Clique em Adicionar abrir a listagem de validadores. Vamos ver!(slide seguinte).página 46.

47 Classificação - Adicionar Validadores à Despesa Clique em Adicionar para adicionar o(s) validadores seleccionados..página 47.

48 Classificação - Rejeitar Nota de Despesa Na página inicial da plataforma no menu Classificar clique em Necessário minha classificação para visualizar a lista de despesas que aguardam classificação e que deseja Rejeitar(slide seguinte)..página 48.

49 Classificação - Rejeitar Nota de Despesa SeleccioneadespesaclicandonoNºounobotãoVerparaabriradespesaquequerRejeitar(slideseguinte).página 49.

50 Classificação - Rejeitar Nota de Despesa Clique em Rejeitar (aparecerá um alerta de confirmação) e depois em OK Vamos ver!(slide seguinte).página 50.

51 Classificação - Rejeitar Nota de Despesa Clique em Ok para voltar à listagem das despesas que aguardam classificação. Neste momento a despesa encontra-se no menu Histórico no estado Rejeitado, foi enviado um de notificação de estado para o autor da despesa. Nos slides seguintes, vamos finalmente ver a Aprovação de uma despesa! Vamos ver!(slides seguintes).página 51.

52 Classificação - Aprovar Nota de Despesa Na página inicial da plataforma no menu Classificar clique em Necessário minha classificação para visualizar a lista de despesas que aguardam classificação e que deseja Aprovar(slide seguinte)..página 52.

53 Classificação - Aprovar Nota de Despesa SeleccioneadespesaclicandonoNºounobotãoVerparaabriradespesaquequerAprovar(slideseguinte).página 53.

54 Classificação - Aprovar Nota de Despesa Clique em Aprovar (aparecerá um alerta de confirmação) e depois clique em OK Vamos ver!(slide seguinte).página 54.

55 Classificação - Aprovar Nota de Despesa Clique em Ok para voltar à listagem das despesas que aguardam classificação. Neste momento a despesa encontra-se no menu Estado no estado Em processamento, foi enviado um de notificação de estado para os Serviços Partilhados que têm agora que Processar esta despesa. Nos slides seguintes, vamos ver o Processamento de uma despesa! Vamos ver!(slides seguintes).página 55.

56 Serviços Partilhados - Processamento Notas de Despesa Os Serviços Partilhados têm como responsabilidade o Processamento das despesas. Opções do Processo: Processar Editar linha/processar com alterações Anular Processamento Para dar inicio ao processo no menu Classificar clicar em Necessária minha classificação Vamos ver as diferentes opções! (slides seguintes).página 56.

57 Serviços Partilhados - Processamento Notas de Despesa SeleccioneadespesaclicandonoNºounobotãoVerparaabriradespesaquequerProcessar(slideseguinte) Vamos ver!(slides seguintes).página 57.

58 Serviços Partilhados - Processar s/alterações Caso a despesa esteja correcta, basta pressionar Processar para a nota de despesas ser integrada em SAP. Vamos ver!(slides seguintes).página 58.

59 Serviços Partilhados - Processar s/alterações Clique em Processar Vamos ver o resultado!(slide seguinte).página 59.

60 Serviços Partilhados - Processar s/alterações Clique em Ok para voltar à listagem das despesas que quer processar. Neste momento a despesa encontra-se no menu Estado no link Processado, foi enviado um de notificação de estado o autor da despesa. Nos slide seguintes, vamos ver como Editar Linha no processamento de uma despesa! Vamos ver!(slides seguintes).página 60.

61 Serviços Partilhados - Editar Linha e Processamento c/alterações SeleccioneadespesaclicandonoNºounobotãoVerparaabriradespesaquequerEditar(slideseguinte) Vamos ver!(slides seguintes).página 61.

62 Serviços Partilhados - Editar Linha e Processamento c/alterações Para editar a linha da despesa clique em Editar linha Nota: só pode editar uma linha de cada vez! Vamos ver o resultado!(slides seguintes).página 62.

63 Serviços Partilhados - Editar Linha e Processamento c/alterações Depois de editar os dado(s) da(s) linha(s) da despesa clique em Ok para voltar à página anterior ou em Cancelar anular as alterações efectuadas. Nota: ao alterar os dados da(s) linha(s) no passo seguinte deverá clicar em Processar com alterações! Vamos ver!(slides seguintes).página 63.

64 Serviços Partilhados - Editar Linha e Processamento c/alterações Depois de ter editado a(s) linha(s) da despesa clique em Processar com alterações. O autor da despesa receberá um de notificação de estado em como a despesa foi processado com alterações. Após esta operação a despesa encontra-se no estado Processado No entanto, os Serviços Partilhados podem ainda Anular processamento! Vamos ver!(slides seguintes).página 64.

65 Serviços Partilhados - Anular processamento No menu Estado aceda ao link Processado Vamos ver!(slides seguintes).página 65.

66 Serviços Partilhados - Anular processamento SeleccioneadespesaclicandonoNºounobotãoVerparaabriradespesaquequerAnularprocessamento Vamos ver!(slides seguintes).página 66.

67 Serviços Partilhados - Anular processamento Clique em Anular processamento e aparecerá uma caixa de alerta, clique em Ok para confirmar a operação Vamos ver o resultado!(slide seguinte).página 67.

68 Serviços Partilhados - Anular processamento Clique em Ok para voltar à listagem das despesas que quer Alunar processamento. Neste momento a despesa encontra-se no menu Estado no link Processamento, foi enviado um de notificação de estado o autor da despesa. Nos slide seguintes, vamos ver como Reiniciar o Fluxo no processamento de uma despesa! Vamos ver o resultado!(slide seguinte).página 68.

69 Serviços Partilhados - Reiniciar Fluxo de Aprovação Clique em Necessária minha classificação Vamos ver!(slide seguinte).página 69.

70 Serviços Partilhados - Reiniciar Fluxo de Aprovação SeleccioneadespesaclicandonoNºounobotãoVerparaabriradespesaondepretendeReiniciaroFluxodeAprovação Vamos ver!(slides seguintes).página 70.

71 Serviços Partilhados - Reiniciar Fluxo de Aprovação Clique em Gestão de Fluxo Vamos ver o resultado!(slide seguinte).página 71.

72 Serviços Partilhados - Reiniciar Fluxo de Aprovação Clique em Reiniciar fluxo de aprovação e aparecerá uma caixa de alerta, clique em Ok para confirmar A despesa volta para o estado Em aprovação, cabendo agora ao Aprovador aprovar de novo a despesa!.página 72.

73 Geral - Personificação de colaboradores Alguns colaboradores irão ter acesso a Personificação de outros colaboradores. Esta funcionalidade permite por exemplo que a Maria Zorro aceda ao perfil da MariaVinagreecoloqueasdespesasemseunome. Clique em Personificação de Utilizador Vamos ver o resultado!(slide seguinte).página 73.

74 Geral - Personificação de colaboradores Na combo-box seleccione o(s) utilizadore(s) que pretende personificar e clique em Executar Vamos ver o resultado!(slide seguinte).página 74.

75 Geral - Personificação de colaboradores A Maria Zorro tem agora acesso ao perfil da Maria Vinagre para poder colocar despesas em seu nome! Nota: apesar de a Maria Zorro ter acesso ao perfil da Maria Vinagre, o nível de personificação parametrizado apenas lhe permite colocar despesa on-behalf, o resto da informação no perfil da Maria Vinagre está invisível!.página 75.

76 Geral -Upload do Excel da Nota de Despesa Clique em AJUDA para fazer download template do ficheiro..página 76.

77 Geral -Upload do Excel da Nota de Despesa Clique no link e grave o ficheiro para o seu PC..página 77.

78 Geral -Upload do Excel da Nota de Despesa Clique em Upload do Excel da Nota de Despesa Em seguida anexe o template Excel já preenchido(template a definir).página 78.

79 Geral -Upload do Excel da Nota de Despesa Clique em Browsepara ir ao seu PC e anexe o ficheiro preenchido, de seguida clique em Submeter e a nota de despesa será criada e ficará disponível no menu de estado Em composição.página 79.

80 Envio de recibos das Notas de Despesa Morada para envio dos recibos das Notas de Despesa: A/C Serviços Partilhados Despesas de Colaboradores Lugar do Espido Via Norte Apartado MAIA.página 80.

81 Solução Obrigado. WorkFlow Despesas Manual de utilizador Maio de 2009 Contactos de Suporte: Telefone: Horário: de 2ª a 6ª da às sac@saphety.com

Manual Requisições Sonaecom M de Outubro de 2007

Manual Requisições Sonaecom M de Outubro de 2007 Manual Requisições Sonaecom M03102008 03 de Outubro de 2007 Índice 1 Personificação do Utilizador 2 Criar Requisição 3 Criar por Upload 4 Documentos Modelo 5 6 Gerir Requisições Relatórios 2 Personificação

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Acesso ao Direito Portal da Ordem dos Advogados Manual de Utilizador Nova funcionalidade Envio on-line de pedidos de homologação de despesas Nota: Este

Leia mais

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Selos Temporais Configuração de Selos Temporais 1. Entre nas Configurações da Entidade 2. Clique em Adicionar fornecedor de selos temporais na secção Configuração

Leia mais

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019)

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019) Manual de Utilizador Documento de Apoio (Versão Janeiro 2019) Índice 1. O que é o myalfaloc? 3 2. Os diferentes tipos de perfil de utilizador 4 2.1 Administrador da conta 4 2.2 Financeiro da conta 4 2.3

Leia mais

Serviços online da CMVC

Serviços online da CMVC Serviços online da CMVC Manual de utilizador Índice 1. Acesso... 2 1.1. Se tiver cartão de cidadão e leitor de cartão... 2 1.2. Se não tiver cartão de cidadão e/ou leitor de cartões... 3 2. Submissão de

Leia mais

Score Gestão de Cartões Manual de utilizador

Score Gestão de Cartões Manual de utilizador Score Gestão de Cartões Manual de utilizador Controlo de Versões: Data Versão Autor 01-03-2017 1.0 José Nepomuceno Índice 1. Objetivo... 3 2. Link de acesso... 3 3. Acesso ao SCORE... 4 4. Recuperação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE LISBOA

UNIVERSIDADE DE LISBOA UNIVERSIDADE DE LISBOA Manual de Utilizador mygiaf Índice Introdução... 3 1. Autenticação no Software... 4 2. Lista de Notificações... 4 3. Consulta de Dados... 6 4. Alteração de Dados (Pessoais, Familiares,

Leia mais

Manual Aplicação Despesas em Serviço

Manual Aplicação Despesas em Serviço Manual Aplicação Despesas em Serviço v 2 21/10/2016 Submeter Pesquisar Responsabilidades Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Responsabilidades... 5 3. Submeter Liquidação de Despesas em Serviço... 6 3.1. Aprovação

Leia mais

Portal Cliente MYG SYSTEM

Portal Cliente MYG SYSTEM Portal Cliente MYG SYSTEM Índice: Entrada no Portal... 3 Configuração Utilizador... 3 Acesso as diversas contas (No caso de o utilizador ter varias contas associadas)... 4 Expedições... 5 o Criação Nova

Leia mais

Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS

Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS Workflow PAD Sigarra FCUP_ Gabinete Projetos > Intervenientes no workflow do PAD (Pedido de Autorização de Despesa): : Autor do PAD -------------------------------------------------------------->

Leia mais

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização.

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização. Manual de utilização Pág 1 de 30 CONTEÚDO 1. Acesso à Plataforma... 3 2. Adicionar empresas a projectos... 4 3. Introduzir ou actualizar ficheiros na Empresa... 7 4. Criação de novos trabalhadores e carregamento

Leia mais

Manual de Ligação Software XD com AirMenu

Manual de Ligação Software XD com AirMenu Manual de Ligação Software XD com AirMenu Para configurar o Software XD com AirMenu siga os seguintes passos: 1- Inicie o Software XD (POS / REST / DISCO) e aceda ao menu de Configurações Gerais (imagem

Leia mais

Índice. IMP.01.P.11 v01_ Página 1 de 16

Índice. IMP.01.P.11 v01_ Página 1 de 16 Índice 1. Introdução... 2 2. Secção pública aspecto gráfico... 3 3. Acesso á secção reservada... 4 4. Autenticação na área reservada... 6 5. Recuperação de códigos de acesso... 7 6. Área reservada... 8

Leia mais

Versão 2-5.NOV.10

Versão 2-5.NOV.10 http://pct.fct.mctes.pt/ Notas Importantes O nosso objectivo central com o lançamento do PCT é melhorar a interacção com as instituições de investigação, nomeadamente com os seus respectivos administradores

Leia mais

GUIA DO UTILIZADOR WEBRH

GUIA DO UTILIZADOR WEBRH GUIA DO UTILIZADOR WEBRH 1 INTRODUÇÃO O presente manual tem como principal objectivo ser uma guia para os utilizadores da aplicação WEBRH. Neste manual encontrará uma breve descrição das funcionalidades

Leia mais

HS-SGICM. Manual do Utilizador HS-SGICM - MANUAL DE FORMAÇÃO DOCUMENTO N.º CLIENTE ÁREA PEDIDOS DE SERVIÇOS DATA: FORMAÇÃO VERSÃO: 2.

HS-SGICM. Manual do Utilizador HS-SGICM - MANUAL DE FORMAÇÃO DOCUMENTO N.º CLIENTE ÁREA PEDIDOS DE SERVIÇOS DATA: FORMAÇÃO VERSÃO: 2. HS-SGICM - MANUAL DE FORMAÇÃO DOCUMENTO N.º CLIENTE ÁREA ELABORADO POR PEDIDOS DE SERVIÇOS FORMAÇÃO GLINTT -HS DATA: 2010-06-11 VERSÃO: 2.0 HS-SGICM Manual do Utilizador Confidencial, para uso no âmbito

Leia mais

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização Manual das condições gerais que regulam a utilização dos serviços disponibilizados pela aplicação Arquivo, plataforma de gestão de informação, do Municipio

Leia mais

Manual de Utilização ZSPDA

Manual de Utilização ZSPDA Manual de Utilização ZSPDA Ao entrar no software de PDA, é mostrado o seguinte menu. (Fig. 1) 1 (Fig. 1) A data mostrada no menu, indica a data de facturação. Para alterar essa data, o utilizador deverá

Leia mais

SIGEF Portal do Formando. Manual de utilizador v

SIGEF Portal do Formando. Manual de utilizador v SIGEF Portal do Formando Manual de utilizador v.201604.06 Manual do Utilizador 2 Índice 1. Introdução... 4 2. O Portal... 5 2.1. Login... 5 2.2. Registo de perfil... 7 3. Opções Gerais do Sistema... 8

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo de como efetuar a sua candidatura passo a passo e de exemplo para todos os regimes de candidatura, existindo informações

Leia mais

I. RECOMENDAÇÕES GERAIS II. ACESSO À BOLSA DE EMPREGO PÚBLICO III. SUBMETER UMA CANDIDATURA IV. ALTERAR UMA CANDIDATURA V. ELIMINAR UMA CANDIDATURA

I. RECOMENDAÇÕES GERAIS II. ACESSO À BOLSA DE EMPREGO PÚBLICO III. SUBMETER UMA CANDIDATURA IV. ALTERAR UMA CANDIDATURA V. ELIMINAR UMA CANDIDATURA I. RECOMENDAÇÕES GERAIS II. ACESSO À BOLSA DE EMPREGO PÚBLICO III. SUBMETER UMA CANDIDATURA IV. ALTERAR UMA CANDIDATURA V. ELIMINAR UMA CANDIDATURA VI. CANCELAR UMA CANDIDATURA 1 I. RECOMENDAÇÕES GERAIS

Leia mais

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO.

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Instruções de acesso ao SISO Utilizador Convidado O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Todos os processos associados a este registo encontram-se

Leia mais

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE 1 COMO SOLICITAR Acesse o Allianz Cliente (allianzcliente.com.br) ou clique aqui e informe seu login e senha (acesso apenas para titulares). No menu à direita, clique em Acessos Rápidos e

Leia mais

Relatório único. (Versão 2.5c)

Relatório único. (Versão 2.5c) Relatório único (Versão 2.5c) Funcionalidades Envio e edição do Anexo D e do Anexo C Exportação do XML Disponibilização dos dados, quer via formulário quer em formato XML, no portal do cliente Confirmação

Leia mais

Manual do Avaliador. Proteja o ambiente, evite imprimir este documento. Utilize sempre que possível papel reciclado. CONFIDENCIAL

Manual do Avaliador. Proteja o ambiente, evite imprimir este documento. Utilize sempre que possível papel reciclado. CONFIDENCIAL Manual do Avaliador Data Referência as_150082_v3 Proteja o ambiente, evite imprimir este documento. Utilize sempre que possível papel reciclado. CONFIDENCIAL Índice Sumário...3 Revisões... 3 O Portal de

Leia mais

Candidaturas de estudo

Candidaturas de estudo Guia Prático Candidaturas aos ciclos de estudo da FFUP Candidaturas on-line www.ff.up.pt 1º Criação de utilizador temporário Os candidatos aos concursos académicos locais podem ser estudantes da própria

Leia mais

Questões mais frequentes ENCOMENDAS NO MYHERBALIFE.COM PORTUGAL, 18 de Janeiro de 2013

Questões mais frequentes ENCOMENDAS NO MYHERBALIFE.COM PORTUGAL, 18 de Janeiro de 2013 Clique em quaisquer das questões mais frequentes abaixo para obter a resposta. Se não encontrar a resposta á sua questão, por favor contacte o Departamento de Apoio ao Membro através dos números 21 714400

Leia mais

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS 1. PROCEDIMENTOS INICIAIS Opção Utilitários/Selecção de Empresas O primeiro passo a seguir é parametrizar quais as Empresas que irão utilizar o aplicativo. Note-se

Leia mais

ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS

ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS Manual de Assinatura de Contrato Entidade Adjudicante Agosto/2010 Índice 1.Introdução 2.A Minuta 3.A Assinatura do Contrato 4.A Gestão de Contratos 1. Introdução

Leia mais

O Seu Processo de Compra. Uma forma simples e fácil de encomendar

O Seu Processo de Compra. Uma forma simples e fácil de encomendar O Seu Processo de Compra Uma forma simples e fácil de encomendar Condições do Contrato Acordo comercial: 12% em toda a gama* Exceções: artigos nas categorias de equipamento telefónico e informática Produtos

Leia mais

Manual do utilizador. Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis. v1.0

Manual do utilizador. Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis. v1.0 Manual do utilizador Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis v1.0 Controlo de Versões Data Versão Descrição Responsável 20/12/2016 1.0 Versão inicial Bruno Costa Índice Controlo de Versões...

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo como efetuar a sua candidatura passo a passo. Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao portal de

Leia mais

I-Resa Smartbooking. Guia do utilizador para o seu espaço Smartbooking. Alguma dúvida?

I-Resa Smartbooking. Guia do utilizador para o seu espaço Smartbooking. Alguma dúvida? I-Resa Smartbooking Guia do utilizador para o seu espaço Smartbooking Alguma dúvida? Contacte o Serviço de Gestão de Parcerias: Por telefone: 808 202 993 De Segunda a Sexta-Feira : das 9h às 19h Por Email

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo como efetuar a sua candidatura passo a passo. Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao portal de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR MYGIAF - PEDIDO DE ECONOMATO. Lisboa, 19 de Fevereiro de 2013

MANUAL DE UTILIZADOR MYGIAF - PEDIDO DE ECONOMATO. Lisboa, 19 de Fevereiro de 2013 MANUAL DE UTILIZADOR MYGIAF - PEDIDO DE ECONOMATO Lisboa, 19 de Fevereiro de 2013 Aviso de Confidencialidade A informação contida neste documento é confidencial e pertence à Indra. Qualquer divulgação,

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39 Portal CAUL Certificado de Autorização de Utilização de Lote Manual de Utilizador Versão 1.0 Página 1 de 39 Índice 1 Resumo da Aplicação... 3 1.1 Sobre este documento... 3 2 Níveis de Acesso... 4 2.1 Perfil:

Leia mais

Manual do Utilizador Gestor

Manual do Utilizador Gestor Manual do Utilizador Gestor 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 3 20 Escola Digital Visão Geral... 3 2. Autenticação... 5 3. Mural... 6 3.1. Partilhar um comentário... 6 3.2. Comentar um comentário... 6

Leia mais

GUIA DE APOIO CANDIDATURA

GUIA DE APOIO CANDIDATURA Ano 2018 Câmara Municipal de Lisboa Direção Municipal Habitação e Desenvolvimento Local GUIA DE APOIO CANDIDATURA CONCURSO CENTRO HISTÓRICO Indice Recomendações gerais para o preenchimento do formulário

Leia mais

Manual de apoio ao utilizador. IMT Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Av. Das Forças Armadas, LISBOA V

Manual de apoio ao utilizador. IMT Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Av. Das Forças Armadas, LISBOA V Manual de apoio ao utilizador 1 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REGISTO NO PORTAL... 3 3. REGISTO DO PEDIDO... 7 4. MENUS DISPONÍVEIS... 13 2 1. INTRODUÇÃO Este documento destina-se aos utilizadores do IMTOnline

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS AVISO IMPORTANTE. Para concorrer ao movimento, os candidatos deverão utilizar os Logins e as Passwords enviados recentemente.

NOTAS EXPLICATIVAS AVISO IMPORTANTE. Para concorrer ao movimento, os candidatos deverão utilizar os Logins e as Passwords enviados recentemente. NOTAS EXPLICATIVAS AVISO IMPORTANTE Para concorrer ao movimento, os candidatos deverão utilizar os Logins e as Passwords enviados recentemente. Adverte-se que não será enviado qualquer comprovativo do

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Apoio Judiciário Portal da Ordem dos Advogados Manual de Utilizador V1.6 11 de Setembro de 2008 Elaborado por Link Consulting Tecnologias de Informação,

Leia mais

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBRICK, S.A. 23 de Outubro de 2015 IPBRICK, S.A. IPBrick 1 CAFE v1.6 - Manual de utilização Conteúdo 1 Introdução 4 1.1 Funcionalidades..............................

Leia mais

ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS

ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS Fornecedores Julho/2010 Índice 1.Introdução 2.As Notificações da área do Fornecedor 1. Introdução Este documento apresenta como finalidade principal, descrever

Leia mais

Programa +Produtividade +Segurança

Programa +Produtividade +Segurança Contactos, presença e MI Programa +Produtividade +Segurança Skype para Empresas Guia de Introdução Guia Informativo 0 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Instalação Apps ios Instalação

Leia mais

Serviços Online Município de Vagos

Serviços Online Município de Vagos Serviços Online Município de Vagos Submissão de Requerimentos 1. Introduza as suas credenciais Número de Adesão e a Palavra Chave e selecione o botão Validar. 2. Após validação com as suas credenciais

Leia mais

Estrutura Técnica de Animação da RRN, Versão revista a 15/02/2016. Alteração na página 3 - ponto 2.1.b. Versão revista a 18/01/2016

Estrutura Técnica de Animação da RRN, Versão revista a 15/02/2016. Alteração na página 3 - ponto 2.1.b. Versão revista a 18/01/2016 Versão revista a 15/02/2016 Alteração na página 3 - ponto 2.1. Versão revista a 18/01/2016 Alteração na página 3 - ponto 2.1.f Versão revista a 27/11/2015 Alteração na página 3 - ponto 2.1.b Estrutura

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Acesso ao Direito Portal da Ordem dos Advogados Manual de Utilizador Versão 3.4.3 Maio de 2013 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO 2 DESCRIÇÃO FUNCIONAL 2.1 ESCALAS

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Índice 1. Visualização de uma ficha de unidade curricular 2 2. Sumários 3 2.1 Visualização da página dos sumários 4 2.2 Inicializar sumários 5 2.3 Reiniciar sumários 5 2.4 Inserir

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR MYGIAF - PEDIDO DE ECONOMATO

MANUAL DE UTILIZADOR MYGIAF - PEDIDO DE ECONOMATO MANUAL DE UTILIZADOR MYGIAF - PEDIDO DE ECONOMATO Lisboa, 17 de Dezembro de 2010 Aviso de Confidencialidade A informação contida neste documento é confidencial e pertence à Indra. Qualquer divulgação,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SETEMBRO Manuel utilização portal totta

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SETEMBRO Manuel utilização portal totta MANUAL DE UTILIZAÇÃO SETEMBRO 2013 Manuel utilização portal totta ACESSO À APLICAÇÃO 1 - O acesso à aplicação é realizado acedendo ao endereço internet: https://extranet.gruposantander.pt/avaliadoras/jsp/logi

Leia mais

Manual do Empreendedor Industrial

Manual do Empreendedor Industrial Manual do Empreendedor Industrial Indice Formulário de licenciamento inicial Iniciar o processo Instruções de preenchimento ENVIAR Preenchimento do formulário de Licenciamento Identificação da Unidade

Leia mais

Índice Preâmbulo... 3

Índice Preâmbulo... 3 Índice Índice... 2 Preâmbulo... 3 1. Guia de utilizador... 4 1.1. Login no portal... 4 1.2. Recuperação da password de acesso... 5 1.3. Navegação... 6 1.4. Gestão do utilizador... 7 1.5. Informação da

Leia mais

Manual Utilizador - SCORE Inscrições OnLine Jogadores e Clubes/Equipas. Versão 1.1

Manual Utilizador - SCORE Inscrições OnLine Jogadores e Clubes/Equipas. Versão 1.1 Manual Utilizador - SCORE Inscrições OnLine Jogadores e Clubes/Equipas Versão 1.1 ÍNDICE 1 Visão geral... 3 1.1 Descrição... 3 1.2 Âmbito... 3 1.3 Convenções... 3 1.4 Autenticação... 4 1.5 Imagem principal

Leia mais

MANUAL DA PLATAFORMA CARTÃO PORTUÁRIO

MANUAL DA PLATAFORMA CARTÃO PORTUÁRIO MANUAL DA PLATAFORMA CARTÃO PORTUÁRIO CLIENTES Conteúdo Registo... 2 Aceder à Plataforma... 5 Acesso às Instalações Portuárias... 6 Solicitar Acesso... 6 Listar Pedidos de Acesso... 9 Cartões de Acesso

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE REQUISIÇÃO DE MATERIAL PARA OS LABORATÓRIOS DE ENFERMAGEM

PROCEDIMENTOS DE REQUISIÇÃO DE MATERIAL PARA OS LABORATÓRIOS DE ENFERMAGEM PROCEDIMENTOS DE REQUISIÇÃO DE MATERIAL PARA OS LABORATÓRIOS DE ENFERMAGEM I - Acesso ao Programa 1 - Ícone Para aceder ao programa clique sobre o atalho PHC_ESEUM no ambiente de trabalho, este poderá

Leia mais

Fundo Florestal Permanente (FFP) Manual de Utilizador Externo Registo de Beneficiário no FFP

Fundo Florestal Permanente (FFP) Manual de Utilizador Externo Registo de Beneficiário no FFP Fundo Florestal Permanente (FFP) Manual de Utilizador Externo Registo de Beneficiário no FFP Índice 1. Introdução... 3 2. Instruções para uma correta utilização da aplicação... 4 2.1. Mensagens, avisos

Leia mais

Portal de Credenciação: Manual do utilizador

Portal de Credenciação: Manual do utilizador Portal de Credenciação: Manual do utilizador Rua Viriato, n.º 7, 1050-233 LISBOA Tel: (+351) 213 878 046/7 Fax: (+351) 213 858 823 credencial@cases.pt http://www.cases.pt cooperativaantoniosergio Portal

Leia mais

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO GUIA DE PREENCHIMENTO: - SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO - SUBMISSÃO DE CHECK-LIST DE

Leia mais

ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Manual do Utilizador

ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Manual do Utilizador ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Advertências e Indicações Antes das candidaturas serem formalizadas os candidatos deverão: Confirmar se reúnem as condições de acesso ao abrigo do Artigo 5º

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: http://fl.academicos.ul.pt/cssnetfl/ Para iniciar o processo é necessário clicar no tipo de curso que se

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PUBLICIDADE A MEDICAMENTOS GPUB

SISTEMA DE GESTÃO DE PUBLICIDADE A MEDICAMENTOS GPUB SISTEMA DE GESTÃO DE PUBLICIDADE A MEDICAMENTOS GPUB Manual Utilizador Versão: 1.4 Última Revisão: 14.12.11 1 1. INTRODUÇÃO 3 2. INTERFACE 4 3. NOTIFICAÇÃO 5 3.1. REGRAS 5 3.2. CRIAÇÃO (NOVA) 6 3.2.1.

Leia mais

Base de Dados do CNAQ

Base de Dados do CNAQ Índice Base de Dados do CNAQ... 2 Módulo de Auto-Avaliação... 3 Papéis envolvidos no Modulo... 3 1. Acesso a Base de Dados... 4 2. Pedido de Acreditação... 4 3. Inicio do Processo de Auto-Avaliação...

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA INSTRUÇÕES DE CANDIDATURA CONCURSO CURRICULAR DE ACESSO AOS TRIBUNAIS DA RELAÇÃO v. 1.2 Data da última actualização: 27-11-2015 http://www.csm.org.pt csm@csm.org.pt Histórico de Versões Tipologia Documental...

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS A PROCEDIMENTOS AO ABRIGO DE ACORDOS QUADRO ESPAP

GUIA RÁPIDO PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS A PROCEDIMENTOS AO ABRIGO DE ACORDOS QUADRO ESPAP GUIA RÁPIDO PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS A PROCEDIMENTOS AO ABRIGO DE ACORDOS QUADRO ESPAP Plataforma VORTAL Maio 2017 VORTAL 2017 Todos os direitos reservados 1 Gestão de Oportunidades - Oportunidades

Leia mais

EOL Aplicação Local. Manual do utilizador

EOL Aplicação Local. Manual do utilizador EOL Aplicação Local Manual do utilizador Introdução... 3 Objetivos... 3 Convenções de Linguagem... 3 Acesso à EOLPP Aplicação local... 4 Funcionalidades Comuns a Todas as Páginas... 5 Página Principal...

Leia mais

PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA

PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA ANO LETIVO 2019/2020 Candidaturas Online Almoço e Lanches Escolares [Pré-Escolar e 1º CEB] AAAF Prolongamento de horário [Pré-Escolar] Auxílios Económicos - material

Leia mais

Manual do Utilizador Externo Módulo Autorização para Doente Específico do portal SIATS. Módulo Autorização para Doente Específico do portal SIATS

Manual do Utilizador Externo Módulo Autorização para Doente Específico do portal SIATS. Módulo Autorização para Doente Específico do portal SIATS Módulo Autorização para Doente Específico do portal SIATS Página 1 de 60 ÍNDICE 1. Introdução... 4 2. Módulo Autorização Doente Específico... 5 2.1. REQUISITOS INFORMÁTICOS... 5 2.2. ENTRAR NA APLICAÇÃO...

Leia mais

GESTÃO DE TURMAS. Índice. I Como posso promover a aprendizagem autónoma dos meus alunos através da plataforma? 05

GESTÃO DE TURMAS. Índice. I Como posso promover a aprendizagem autónoma dos meus alunos através da plataforma? 05 GESTÃO DE TURMAS Índice I Como posso promover a aprendizagem autónoma dos meus alunos através da plataforma? 05 1 Atribuir trabalhos aos alunos 05 1.1 Atribuir um trabalho a uma turma 05 1.2 Visualizar

Leia mais

Manual do Utilizador 2009

Manual do Utilizador 2009 Acesso à Gestão Processos de Rifas A Gestão Processos de Rifas está disponível através do seguinte sítio da Internet: http://www.madeira-edu.pt/sorteiorifas Para aceder precisa de um software para navegação

Leia mais

Versão 1.1. DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº Lisboa Internet :

Versão 1.1. DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº Lisboa Internet : Versão 1.1 DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº 24 2 1250-069 Lisboa Internet : http://www.deep.msst.gov.pt Índice Folha 2 ÍNDICE Folha 1 - Requisitos -------------------------------------------------------------

Leia mais

Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL

Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Índice Preâmbulo... 3 Manutenção de dados Acesso Universal... 4 Alterar palavra-chave... 6 Alterar dados do utilizador...

Leia mais

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext )

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext ) Índice 1 1. Operações de Alunos... 3 1.1. Matricular aluno... 3 1.2. Visualizar alunos... 7 1.2.1. Visualizar dados pessoais... 8 1.3. Matrículas do aluno... 9 1.3.1. Detalhes da matrícula... 9 1.3.1.1.

Leia mais

Manual do Utilizador da Plataforma de Gestão do Projeto Distinção PME Digital Distinção

Manual do Utilizador da Plataforma de Gestão do Projeto Distinção PME Digital Distinção Manual do Utilizador da Plataforma de Gestão do Projeto Distinção PME Digital Distinção Adesão à Plataforma As empresas manifestam a sua intenção de adesão à plataforma através do seguinte item de menu:

Leia mais

Guia de Utilização. Entidades Prescritoras Nova Encomenda. Versão 2 agosto 2017

Guia de Utilização. Entidades Prescritoras Nova Encomenda. Versão 2 agosto 2017 Guia de Utilização Entidades Prescritoras Nova Encomenda Versão 2 agosto 2017 Nova Encomenda Uma vez criada a entidade prescritora e associados os seus membros no Portal, o utilizador da entidade, com

Leia mais

Plataforma de submissa o de Petiço es, Iniciativas Legislativas de Cidada os e Iniciativas de Referendo. Manual do Utilizador

Plataforma de submissa o de Petiço es, Iniciativas Legislativas de Cidada os e Iniciativas de Referendo. Manual do Utilizador Plataforma de submissa o de Petiço es, Iniciativas Legislativas de Cidada os e Iniciativas de Referendo Manual do Utilizador Glossário AR Assembleia da República ILC Iniciativas Legislativas de Cidadãos

Leia mais

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Manual de Utilizador Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Índice 1. PROCEDIMENTOS DE ACESSO...4 2. RECOLHA DE TURNOS...15 2.1 NAVEGAÇÃO NO ECRÃ...16 2.2 PESQUISAS NO

Leia mais

Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1

Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1 Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1 Novembro Novembro2016 2016 1 Sumário 1 Ações...3 1.1 Sinalizador de importância das ações...3 1.2 Reaver ação de um processo finalizado...5 2 Layout...6

Leia mais

Plataforma de Gestão Educativa Municipal

Plataforma de Gestão Educativa Municipal Plataforma de Gestão Educativa Municipal área do encarregado de educação [Manual SIGA e SIGA2E] Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem Data: 16/11/2016 Versão: 02 Índice 1 Introdução... 1 2 Área de

Leia mais

Apresentar Propostas Acesso Universal

Apresentar Propostas Acesso Universal Guia de utilização Apresentar Propostas Novembro 2008 Apresentar Propostas - - Índice PREÂMBULO... 3 ACESSO À PLATAFORMA... 4 ÁREA DE TRABALHO... 5 APRESENTAR PROPOSTAS... 11 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA INSTRUÇÕES DE CANDIDATURA CONCURSO CURRICULAR DE ACESSO AOS TRIBUNAIS DA RELAÇÃO v. 1.1 Data da última actualização: 02-12-2014 1 / 11 1. Acesso à Aplicação Iudex 1. Endereço Copie para o endereço do browser

Leia mais

Versão

Versão Versão 5.0.1 20.06.17 Índice 1. Registo de Novos Membros... 3 2. Membros» Fazer Login... 3 2.1. Dificuldades com o Login... 3 3. Funcionalidades Disponibilizadas... 4 3.1. Ver/Editar Dados Pessoais...

Leia mais

Implementação do Web SIG para o PGRH

Implementação do Web SIG para o PGRH Implementação do Web SIG para o PGRH ARH Centro, I.P. MANUAL DO UTILIZADOR Backoffice Versão 1.0 Ref.: ARHCentro/WebSIG/MUT_Backoffice V1.0 Co-financiamento FICHA TÉCNICA Referência: Projecto: Gestor de

Leia mais

Gestão de Actas Escolares. Manual Utilizador. (Versão 4)

Gestão de Actas Escolares. Manual Utilizador. (Versão 4) inovar TI Gestão de Actas Escolares Manual Utilizador (Versão 4) ÍNDICE: INTRODUÇÃO... 3 FUNCIONALIDADES DO UTILACTAS... 3 1.ENTRAR NO PROGRAMA... 4 2.CONVOCAR UMA REUNIÃO... 5 2.1. CRIAR... 5 2.2. EDITAR...

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Início v.1. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Início v.1. v2011 Manual Avançado Funcionamento Início v.1 com cartões v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. Séries... 4 b) Adicionar Série... 4 i. Tipo de série... 5 c) Modificar

Leia mais

manual de procedimentos gestão documental - escolas manual de procedimentos gestão documental - escolas DREN

manual de procedimentos gestão documental - escolas manual de procedimentos gestão documental - escolas DREN manual de procedimentos gestão documental - escolas DREN Índice manual de procedimentos gestão documental - escolas Introdução...1 Acesso à Aplicação...2 O ambiente...4 Documentos Recebidos...5 Documentos

Leia mais

MANUAL PORTAL GENERALICARE

MANUAL PORTAL GENERALICARE País: Portugal MANUAL PORTAL GENERALICARE Generali - Companhia de Seguros S.A. Lisboa INDÍCE 1. COMO ACEDER AO PORTAL? 2. COMO FAZER O REGISTO NO PORTAL? 3. COMO UTILIZAR O PORTAL? A. ACESSO B. MENUS C.

Leia mais

Como Declarar online e pagar sem filas?

Como Declarar online e pagar sem filas? Como Declarar online e pagar sem filas? Declaração Online a) Acesso à sua conta no Portal do Cidadão Ao aceder ao Portal do Cidadão (www.portondinosilha.cv), faça o login para aceder à sua conta (para

Leia mais

IRS 2017 EM 6 PASSOS

IRS 2017 EM 6 PASSOS 2017 EM 6 PASSOS ENTREGUE O SEU DE FORMA SIMPLES Bom dia! NIF. 000000000 Como entregar o meu se uma forma simples 2016 em 6 passos 1 - Acesso ao Portal 2 - Entregar a sua declaração de 3 - Resolver anomalias

Leia mais

Manual de Utilizador do Backoffice

Manual de Utilizador do Backoffice Manual de Utilizador do Backoffice Conteúdo Acesso ao Backoffice... 2 Actualizar Conteúdos do Website... 3 Homepage... 3 Quem Somos... 5 Serviços... 7 Outros Produtos... 8 Empresas Parceiras... 9 Contactos...

Leia mais

Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré Escolar Ano Letivo 2015/2016

Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré Escolar Ano Letivo 2015/2016 Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré Escolar Ano Letivo 2015/2016 Para esclarecimento de dúvidas e apoio ao preenchimento das candidaturas deverão as Instituições contatar as entidades

Leia mais

Tutorial de apoio ao estudante

Tutorial de apoio ao estudante Sumário: No final da leitura deste tutorial o estudante será capaz de utilizar algumas das funcionalidades básicas da plataforma elearning.ul.pt: 1 - Como editar o perfil 2 Como participar/publicar num

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ GIAE Online MANUAL ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Pág. 1 de 17 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 4 SOBRE O MANUAL... 4 Nomenclaturas... 4 Versão... 4 ACESSO... 4 MENU... 5 1- Inicio...

Leia mais

Manual para a Submissão de Candidatura. Passo a passo.

Manual para a Submissão de Candidatura. Passo a passo. Manual para a Submissão de Candidatura. Passo a passo. RUA ALFREDO ALLEN 4200-135 PORTO PORTUGAL - TEL.: 351 226079700 URL: WWW.FPCE.UP.PT Índice Aceder à Página de candidatura Passo 1 e Passo 2. 3 Submeter

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilizador Perfil Aluno V1 17/06/2015 4450-298 Matosinhos Maputo Página 1 de 20 ÍNDICE 1. Página Pessoal Aluno 4 1.1 Alterar Fotografia 4 1.2 Configuração da Página Pessoal 5 1.3 Conta Corrente

Leia mais

Como criar uma fatura ou uma nota de credito. Copyright Tungsten Corporation plc 2018

Como criar uma fatura ou uma nota de credito. Copyright Tungsten Corporation plc 2018 Como criar uma fatura ou uma nota de credito Olá! Este vídeo foi concebido para lhe mostrar como é fácil enviar faturas e notas de crédito através do portal da Tungsten Network. Para começar, clique em

Leia mais

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração Versão 1.0 Data última alteração 03-01-2017 Página 1/24 Índice 1 Introdução... 4 2 Pedidos de Alteração... 4 2.1 Criar um pedido de alteração... 4 2.2 Alteração

Leia mais

EXTRANET VALORFITO PONTOS DE RETOMA

EXTRANET VALORFITO PONTOS DE RETOMA INTRODUÇÃO Pretende-se com esta plataforma gerir embalagens de produtos fitofarmacêuticos, desde a sua receção à recolha, bem como material suplementar. Para o efeito, esta plataforma está dividida em

Leia mais