2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO"

Transcrição

1 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA ELÉTRICA PARA SINALIZAÇÃO DE ABANDONO DE LOCAL, ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA E SISTEMA DE DETECÇÃO DE INCÊNDIO, ILUMINAÇÃO DE MARQUISES, ALIMENTAÇÃO DE INSTALAÇÕES DE VENTILAÇÃO E EXAUSTÃO DOS QUARTOS DE ISOLAMENTO, PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER AMARANTE FARIA. 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa de Engenharia Elétrica para prestação de serviço para elaboração de projeto completo (básico, legal e executivo) de Sistema de iluminação de Emergência (IN 11), sistema de Alarme e Detecção de Incêndio (IN 12) e Sinalização para Abandono de Local (IN 13), iluminação das marquises principais, e alimentação de instalações de ventilação e exaustão dos quartos de isolamento, nos edifícios que obrigam o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria (HJAF), localizado na Rua Araranguá, 554, Joinville/SC, de acordo com as condições estabelecidas neste Termo de Referência, devendo contemplar todos os elementos necessários e suficientes à aprovação de projeto pelo órgão competente à completa execução O valor global inclui todos os projetos necessários à futura execução dos serviços, com os respectivos memoriais, lista de materiais e a aprovação de projeto pelo CAT - Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. 2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO Diante do parecer da Procuradoria do Município de Joinville, no sentido de que a legislação estadual e as normas editadas pelo Corpo de Bombeiros é que devem ser aplicadas à fiscalização de normas de incêndio, em detrimento da Lei Municipal Ordinária n 2027/1985, as dependências do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria carecem de adaptação.

2 Todas as unidades assistenciais e, principalmente, os 20 novos leitos de UTI Neonatal instalados no antigo Centro Obstétrico, e os 14 novos leitos de Internação Psiquiátrica Infantil e adolescente, nas Alas A e B de internação, devem ser adequadas às novas normativas, com o objetivo de que, ao final das obras, seja obtido o Alvará pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Com ampliação das marquises principais, será possível o embarque e o desembarque de 2 pacientes ao mesmo tempo, então deverá ser prevista a iluminação desse espaço para o período noturno. 3. DESCRIÇÃO DO OBJETO A especificação do objeto da contratação dos itens 3.3 e 3.4 é para uma área aproximada de mil metros quadrados que contempla as edificações atuais e as áreas em reforma atualmente, bem como o espaço da Família. Características para os projetos a serem desenvolvidos: 3.1. Projeto de Elétrico para a iluminação da Marquise Principal do Bloco A, Bloco B e Bloco C. O projeto de Iluminação a ser desenvolvido para as marquises principais sendo: Marquise Bloco A, área: 117m² Marquise Bloco B, área: 30,9m² Marquises do Bloco C, 2 áreas: 36m² 3.2. Projeto Elétrico para alimentação de Exaustor e Ventilador dos Quartos de Isolamento da Internação. Projeto Elétrico para alimentação de 1 ponto de ventilação e 1 ponto de exaustão para os quartos de isolamento da internação. Especificação para dimensionamento da caixa de ventilação e do exaustor: 3F, 380V, 60hz, 2,5CV. Quantidade de quartos:8 Área dos quartos: 9m² Área total: 72m² 3.3. Projeto de Iluminação de Emergência e Sinalização de Abandono de local. O projeto de iluminação de emergência e SAL deverá seguir o recomenda a IN 11 e IN 13, adotando o sistema de iluminação por fonte de energia centralizada por conjunto de baterias Projeto de Alarme e Detecção de Incêndio O projeto de Alarme deverá seguir a IN 12/DT/CBMSC, sendo do tipo endereçável adotando um sistema inteligente, que não demande muita manutenção, e que tenha assistência técnica na cidade ou na região.

3 O projeto deverá definir uma central de incêndio responsável por receber informação dos detectores instalados no complexo hospitalar, procedendo a sinalização audiovisual bem como alarmes para a evacuação do prédio. Esta central deverá ser instalada na sala destinada a vigilância a ser definida posteriormente em conjunto com o Hospital. 4. ETAPAS E ESPECIFICAÇÕES DE PROJETO 4.1. Projeto Básico (Estudo Preliminar e Anteprojeto) Estudo Preliminar: etapa destinada à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas necessárias à compreensão da configuração inicial e aproximada da edificação podendo incluir soluções alternativas. Anteprojeto: etapa destinada à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação, necessárias ao inter-relacionamento das atividades técnicas de projeto e suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custos e de prazos dos serviços de obra implicados Projeto de Iluminação de Emergência e Sinalização de Abandono de local Consiste no estudo preliminar, com o posicionamento das luminárias de emergência e placas de sinalização, espaçadas conforme a previsão de Lux solicitado pelo CBVJ, localização das centrais de iluminação; Cálculo da quantidade de lux, para o padrão de luminária definida; Deverá ser entregue uma planta com o raio de projeção das luminárias, para revisão pela fiscalizadora Projeto de Alarme e Detecção de Incêndio Planta com o posicionamento dos detectores de incêndio, e o raio de sua abrangência, bem como a posição dos módulos das centrais e a central de alarme Projeto Legal Projetos de sinalização de abandono de local, iluminação de emergência e sistema de detecção de incêndio. Etapa destinada à representação do conjunto de informações técnicas necessárias à análise e aprovação, pelo CBVJ, da concepção da edificação e dos seus elementos com base nas exigências legais e à obtenção do alvará ou das licenças e demais documentos indispensáveis para as atividades de construção Projeto Executivo Elaboração dos projetos executivos dos itens 3.1 até 3.4. Etapa destinada à concepção e à representação final do conjunto de informações técnicas da edificação, completas, definitivas e suficientes à licitação (contratação) e à execução dos serviços de obra correspondentes.

4 5. DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS Os serviços (elaboração do Projeto Básico, aprovação do Projeto Legal pelos Bombeiros e conclusão do Projeto Executivo) deverão ser realizados e concluídos dentro dos prazos limites estabelecidos no quadro abaixo, contados a partir da emissão da ordem de serviço: Descrição Prazo Projeto Básico Em até 40 dias corridos Projeto Legal Protocolo no CBVJ - até 20/01/2017 Prazo médio para aprovação 30 dias úteis. Projeto Executivo Entrega até 06/03/ DESENVOLVIMENTO DE PROJETO A Contratada deverá providenciar junto ao CREA as Anotações de Responsabilidade Técnica - ART referentes a todos os projetos e atividades técnicas objeto deste Termo de Referência. A Contratada deverá entregar à Contratante, uma via das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) relativas a todos os projetos que compõem o Projeto, devidamente quitadas. A Contratada deverá entregar as plantas referentes ao projeto básico, projeto legal e projeto executivo, devidamente plotadas, para análise e correção pela fiscalizadora. A Contratada deverá efetuar o pagamento de todos os impostos, taxas e demais obrigações fiscais incidentes ou que vierem a incidir sobre o objeto do contrato, até o Recebimento Definitivo dos serviços. Os trabalhos deverão ser rigorosamente realizados em obediência às etapas de projeto estabelecidas no item Etapas do Projeto, de modo a evoluírem gradual e continuamente em direção aos objetivos estabelecidos pelo Contratante e reduzirem os riscos de perdas e refazimentos dos serviços. Toda e qualquer dúvida deverá ser esclarecida previamente com a fiscalização antes da execução dos serviços correspondentes. Os documentos técnicos produzidos em cada etapa de elaboração do Projeto devem ser submetidos à avaliação da Contratante. Os trâmites para a aprovação dos projetos junto aos órgãos oficiais serão de responsabilidade da Contratada, através dos autores dos projetos.

5 Será de responsabilidade dos autores dos projetos a introdução das modificações necessárias à sua aprovação. Os documentos técnicos que forem rejeitados, parciais ou totalmente, devem ser revistos ou alterados apenas pelo seu autor e submetidos à nova avaliação. A Contratada deverá encaminhar à Contratante cópia dos projetos com os carimbos de aprovação e chancela dos órgãos competentes. A aprovação do Projeto não eximirá os autores dos Projetos das responsabilidades estabelecidas pelas normas, regulamentos e legislação pertinentes às atividades profissionais. As inadequações apontadas pela Fiscalização e os órgãos de aprovação (Corpo de Bombeiros) serão corrigidas pela Contratada, sem custo adicional para o Contratante. 7. MATERIAIS ENTREGUES POR ETAPAS 7.1. PROJETO BÁSICO Plantas baixas detalhadas; Planta baixa plotada com a localização e o raio de abrangência das luminárias centralizadas, localização das centrais de iluminação, posicionamento das placas de saída, posicionamento dos detectores de incêndio, localização das centrais, a planta deve ser colorida; Memorial descritivo e especificações técnicas PROJETO LEGAL Projeto plotado conforme recomendações do CAT do CBVJ; ART de projeto; Memorial descritivo; Memorial de cálculo para a luminária centralizada PROJETO EXECUTIVO Deverá ser entregue três vias dos projetos plotados, além de CD com arquivos em PDF e DWG, para os projetos, e arquivo em Word para memoriais descritivos e Excel para a lista de materiais; Projeto detalhado da infraestrutura para todo o cabeamento partindo da central de incêndio, até cada detector de incêndio e seus acionadores; Projeto detalhado da infraestrutura, cabeamentos para a iluminação de emergência e sinalização das placas de saída; Projeto de Distribuição dos circuitos elétricos partindo dos painéis definidos no projeto básico; Diagrama unifilares;

6 Memorial de cálculo dos quadros alimentadores; Projeto de distribuição de todo o cabeamento com a indicação dos laços para os acionadores de alarme; Fornecimento de diagrama de laços da central de alarme; Detalhes construtivos; Memorial descritivo; Quantitativos de materiais do projeto; ART de projeto; Memorial de cálculo das baterias. 8. FORMA DE PAGAMENTO O pagamento será realizado por etapas sendo: 10% de sinal de negócio; 20% na entrega do Projeto Básico; 25% na entrega protocolada no CBVJ; 30% na entrega do projeto executivo; 15% aprovação do projeto executivo pela fiscalizadora.

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER AMARANTE FARIA.

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER AMARANTE FARIA. ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER AMARANTE FARIA. 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa de Engenharia para prestação de

Leia mais

2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO

2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ARQUITETURA, PLANILHA DE ORÇAMENTO, PROJETO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS, RELATÓRIO TÉCNICO E DEMAIS DOCUMENTOS PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014

INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014 INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014 1 OBJETIVO 1.1 Estas Instruções Normativas de Projeto apresentam os procedimentos, critérios e padrões

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PREFEITURA UNIVERSITÁRIA SOLICITAÇÃO DE PROJETOS Projeto de Arquitetura e Engenharia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PREFEITURA UNIVERSITÁRIA SOLICITAÇÃO DE PROJETOS Projeto de Arquitetura e Engenharia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PREFEITURA UNIVERSITÁRIA SOLICITAÇÃO DE PROJETOS Projeto de Arquitetura e Engenharia COMO SOLICITAR UM PROJETO? Para solicitações de projetos de arquitetura e engenharia,

Leia mais

Lideres - IBJO 07/09/2014

Lideres - IBJO 07/09/2014 IGREJA BATISTA JARDIM DAS OLIVEIRAS PLANO DE AÇÃO PLANEJAMENTO 2014/2020 Lideres - IBJO 07/09/2014 PLANO DE AÇÃO (PA) Objetivo: Alvará de Funcionamento Definitivo e Aprovação do Projeto Construtivo do

Leia mais

PROJETO BÁSICO PARA CONTRATAÇÃO DOS PROJETOS ARQUITETÔNICO, ELÉTRICO E AR CONDICIONADO E COMPLEMENTARES AG MARAU

PROJETO BÁSICO PARA CONTRATAÇÃO DOS PROJETOS ARQUITETÔNICO, ELÉTRICO E AR CONDICIONADO E COMPLEMENTARES AG MARAU PROJETO BÁSICO PARA CONTRATAÇÃO DOS PROJETOS ARQUITETÔNICO, ELÉTRICO E AR CONDICIONADO E COMPLEMENTARES AG MARAU 1. INTRODUÇÃO. Tem o objetivo de fornecer aos interessados a caracterização dos serviços,

Leia mais

Seminário. Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas

Seminário. Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas Seminário Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas Objetivo Verificar os entendimentos entre contratantes e contratados na Administração Pública sobre questões que envolvem projeto básico e

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMAZONAS TERMO DE REFERÊNCIA

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMAZONAS TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMAZONAS TERMO DE REFERÊNCIA Termo de referência para contratação de projeto de pavimentação, drenagem superficial e profunda no ramal de acesso ao Hotel

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REFORMULAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO PARQUE FARROUPILHA.

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REFORMULAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO PARQUE FARROUPILHA. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REFORMULAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO PARQUE FARROUPILHA. ANEXO XIV - PROJETO BÁSICO 1) GENERALIDADES O presente Projeto Básico tem como objetivo estabelecer

Leia mais

ANEXO XII - TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO XII - TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO XII - TERMO DE REFERÊNCIA OBJETIVO: ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ILUMINAÇÃO E ELÉTRICO PARA IMÓVEIS, MONUMENTOS E CONJUNTOS TOMBADOS LOCALIZADOS EM PORTO ALEGRE GRUPO 2. Grupo 2 - Mercado Público, Ponte

Leia mais

Título do Documento: Tipo: FECO-NT-01/14. Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura. Nota Técnica

Título do Documento: Tipo: FECO-NT-01/14. Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura. Nota Técnica Título do Documento: Alterações FECO-D-04 e Tipo: FECO-NT-01/14 Nota Técnica Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura NOTA TÉCNICA FECO-NT-01/2014 1 - Alteração da Norma Técnica FECO-D-04,

Leia mais

ANEXO I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMAZONAS

ANEXO I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMAZONAS ANEXO I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMAZONAS TERMO DE REFERÊNCIA Termo de referência para contratação de projetos complementares do CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

ANEXO I - ORIENTAÇÕES GERAIS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS A SEREM APRESENTADAS NO PROJETO PROVISÓRIO DE INSTALAÇÃO (PPI)

ANEXO I - ORIENTAÇÕES GERAIS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS A SEREM APRESENTADAS NO PROJETO PROVISÓRIO DE INSTALAÇÃO (PPI) ANEXO I - ORIENTAÇÕES GERAIS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS A SEREM APRESENTADAS NO PROJETO PROVISÓRIO DE 1. A EMPRESA, após a realização da Vistoria Inicial Conjunta, deverá elaborar e enviar o Projeto Provisório

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PONTOS DE ANCORAGEM PARA SERVIÇOS NA FACHADA

TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PONTOS DE ANCORAGEM PARA SERVIÇOS NA FACHADA TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PONTOS DE ANCORAGEM PARA SERVIÇOS NA FACHADA 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa de arquitetura e engenharia para a prestação de serviços para a elaboração

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA 015/2010 ANEXO J MEMORIAL DESCRITIVO

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA 015/2010 ANEXO J MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO ESTUDOS DE INTERFERÊNCIA ELETROMAGNETICA ENTRE REDES DE ALTA TENSÃO E REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS EM AÇO CARBONO 1 OBJETIVO O presente Memorial Descritivo tem por objetivo definir

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. Pesquisa de mercado Planejamento e projeto conceitual Aquisição do terreno Elaboração do

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS OBRAS ANEXO I DOCUMENTOS E PRAZOS

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS OBRAS ANEXO I DOCUMENTOS E PRAZOS TIPO Edital DOCUMENTOS DE CITAÇÃO DESCRIÇÃO Fase Interna GEO-OBRAS OBRAS ANEXO I DOCUMENTOS E PRAZOS Planilha de Orçamento elaborada pela Administração (em formato pdf e xls ou similar) Cronograma físico-financeiro

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ANEXO I ESCOPO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ANEXO I ESCOPO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO: RM 1415 - ELE/15 OBRA: OSASCO LOTE 01 SERVIÇO: PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ANEXO I ESCOPO 1. ESCOPO DOS SERVIÇOS Encontra-se relacionado a seguir o escopo

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Página 1 de 6

TERMO DE REFERÊNCIA. Página 1 de 6 TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1 Aquisição de lâmpadas tubulares de LED tipo T8 na cor branca, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste instrumento 2. OBJETIVO 2.1 Este Termo de

Leia mais

COMPANHIA MUNICIPAL DE ENERGIA E ILUMINAÇÃO RIOLUZ. Eng Roberto da Maia DTP/GPE-RIOLUZ

COMPANHIA MUNICIPAL DE ENERGIA E ILUMINAÇÃO RIOLUZ. Eng Roberto da Maia DTP/GPE-RIOLUZ COMPANHIA MUNICIPAL DE ENERGIA E ILUMINAÇÃO RIOLUZ Eng Roberto da Maia DTP/GPE-RIOLUZ Objetivo A empresa que se habilitar ao projeto de iluminação pública deverá ser especializada na área de Engenharia

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA 01 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA

INSTRUÇÃO TÉCNICA 01 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA INSTRUÇÃO TÉCNICA 01 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA 1. OBJETIVO 1.1. Estas Instruções Normativas de Projeto apresentam os procedimentos, critérios e padrões a serem adotados para elaboração dos Projetos Estruturais

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DIRETRIZES DE PROJETO DE PROTEÇÃO CATÓDICA NA RDGN NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ET-65-200-CPG-049 1 / 8 ESTA FOLHA DE

Leia mais

QUESTIONAMENTOS E ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 10/2014 OBRA BRUSQUE:

QUESTIONAMENTOS E ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 10/2014 OBRA BRUSQUE: QUESTIONAMENTOS E ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 10/2014 OBRA BRUSQUE: QUESTIONAMENTO 35: Para elaboração do cronograma físico financeiro, deve-se considerar a colocação do piso antes das paredes de gesso

Leia mais

ANEXO XV - PROJETO BÁSICO

ANEXO XV - PROJETO BÁSICO CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REFORMULAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA RUA PADRE CHAGAS E PROXIMIDADES ANEXO XV - PROJETO BÁSICO 1) GENERALIDADES O presente Projeto Básico tem como objetivo estabelecer

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Altera a /IFTM nº 01, de 13 de Pág.1/7 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 03 DE 03 DE ABRIL DE 2012 Altera a /IFTM nº 01, de 13 de O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO,

Leia mais

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos Curso técnico em Eletroeletrônica PROJETO LEGAL PROJETO LEGAL É aquele dirigido à aprovação junto aos órgãos competentes: Projeto arquitetônico na Prefeitura

Leia mais

EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS

EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS HOSPITAL MATERNO INFANTIL DR. JESER AMARANTE FARIA, neste ato representado pela Organização Social Hospital Nossa Senhora das Graças, inscrito no CNPJ nº 76.562.198/0003-20,

Leia mais

Manual de Aprovação de Projeto para Clientes de Média Tensão

Manual de Aprovação de Projeto para Clientes de Média Tensão Manual de Aprovação de Projeto para Clientes de Média Tensão 1 2 Clientes de Média Tensão São aqueles conectados ao sistema de distribuição de energia de 13.800 volts (Rede de MT) da Coelce. Definidos

Leia mais

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE IV - Teoria)

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE IV - Teoria) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE IV - Teoria) Projeto Prevenção de Incêndio TC_042 - CONSTRUÇÃO CIVIL IV PROFESSORA: ELAINE SOUZA MARINHO CONCEITOS

Leia mais

ANEXO I da TP 03/2016-CPL/UNIVASF PROJETO BÁSICO PROJETO BÁSICO

ANEXO I da TP 03/2016-CPL/UNIVASF PROJETO BÁSICO PROJETO BÁSICO ANEXO I da TP 03/2016-CPL/UNIVASF PROJETO BÁSICO PROJETO BÁSICO Contratação de empresa especializada na elaboração de projetos de engenharia para construção do acesso viário em rodovia tipo BR para o Campus

Leia mais

ALGORITMO DE SERVIÇO Projeto Edifício Santa Catarina Responsáveis: Eng. Ênio / Eng. Stefan Data: 27/10/1997 (conclusão)

ALGORITMO DE SERVIÇO Projeto Edifício Santa Catarina Responsáveis: Eng. Ênio / Eng. Stefan Data: 27/10/1997 (conclusão) ALGORITMO DE SERVIÇO 97.123.476 Projeto Edifício Santa Catarina Responsáveis: Eng. Ênio / Eng. Stefan Data: 27/10/1997 (conclusão) PR = Providenciar / DF = Definir / DS = Desenhar / DT = Digitar / ED =

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO PRAZO 02 DE JUNHO DE 2017

SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO PRAZO 02 DE JUNHO DE 2017 SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO PRAZO 02 DE JUNHO DE 2017 Solicitamos orçamento de pessoa jurídica com vistas a receber propostas para se auferir o Valor de Referência para posterior licitação, o orçamento deverá

Leia mais

CONCURSO INTERNO DE ESTUDOS PRELIMINARES Módulos para Comércio e Serviços das Entradas Sul e Norte do ICC

CONCURSO INTERNO DE ESTUDOS PRELIMINARES Módulos para Comércio e Serviços das Entradas Sul e Norte do ICC CONCURSO INTERNO DE ESTUDOS PRELIMINARES Módulos para Comércio e Serviços das Entradas Sul e Norte do ICC Promotor: Secretaria de Infraestrutura Coordenação: CEPLAN - Regulamento - Programa de Necessidades

Leia mais

D O P A R A N Á C O N S T R U Ç Ã O D O F Ó R U M E L E I T O R A L D E

D O P A R A N Á C O N S T R U Ç Ã O D O F Ó R U M E L E I T O R A L D E N o v e m b r o / 2 0 1 4 M E M O R I A L D E S C R I T I V O P R O J E T O A R Q U I T E T Ô N I C O E C O M P L E M E N T A R E S C O N S T R U Ç Ã O D O F Ó R U M E L E I T O R A L D E P O N T A G R

Leia mais

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Processo Universidade Federal da Bahia Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional 1 de 5 Glossário de Siglas e Termos

Leia mais

Engenharia Gerencial

Engenharia Gerencial Projeto de Instalações Eletricas Metodologia e conteúdo de Etapas para Projeto. Índice deste documento: 1. Metodologia para execução dos projetos.... 2 1.1 Estudo preliminar.... 2 1.2 Produção do pré-executivo....

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DO PROCESSO DE MIGRAÇÃO DE CLIENTES AO AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE - ACL

MANUAL TÉCNICO DO PROCESSO DE MIGRAÇÃO DE CLIENTES AO AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE - ACL MANUAL TÉCNICO LIGHT MANUAL TÉCNICO DO PROCESSO DE MIGRAÇÃO DE CLIENTES AO AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE - ACL Tipo: MANUAL TÉCNICO Órgão emissor: DDM Ger. Tecnologia Medição e Automação Coord. Engenharia

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Estão discriminados no ANEXO - I do Termo de Referência contido nos autos do processo.

TERMO DE REFERÊNCIA. Estão discriminados no ANEXO - I do Termo de Referência contido nos autos do processo. 1 OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de Engenharia para Instalação de Sistema de Combate à Incêndio e Pânico na Escola Técnica Profª Valéria Hora -

Leia mais

ANÁLISE DE PROJETOS DE ARQUITETURA E DE INSTALAÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO - PROCEDIMENTOS

ANÁLISE DE PROJETOS DE ARQUITETURA E DE INSTALAÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO - PROCEDIMENTOS ANÁLISE DE PROJETOS DE ARQUITETURA E DE INSTALAÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO - PROCEDIMENTOS 1 Objetivo Esta Instrução Normativa (IN) tem como objetivo estabelecer os procedimentos a serem adotados pelos

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. PORTARIA CVS Nº 10, DE 5 DE AGOSTO DE 2017 DOE/SP de 16/08/2017 [Página 39]

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. PORTARIA CVS Nº 10, DE 5 DE AGOSTO DE 2017 DOE/SP de 16/08/2017 [Página 39] SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PORTARIA CVS Nº 10, DE 5 DE AGOSTO DE 2017 DOE/SP de 16/08/2017 [Página 39] Define diretrizes, critérios e procedimentos no âmbito do Sistema

Leia mais

INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO FNDE ProInfância INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL TÉCNICO 13 de março de 2008 FNDE ProInfância INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO MEMORIAL TÉCNICO

Leia mais

PA.06/201.95/11597/00

PA.06/201.95/11597/00 EQUIPE DE APOIO TÉCNICO ESPECIALIDADE PROFISSIONAL CREA/ CAU RUBRICA Arquitetura e Urbanismo Arq. Márcia Soldera CAU 54.2403 Christine Borges Reffatti (estagiária) REV MODIFICAÇÃO DATA PROJETISTA DESENHISTA

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias)

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) AGENDA 1 2 3 Apresentação Palestrante Informações necessárias no projeto Sistemas Prediais: Especialidades 4

Leia mais

Assessoria de Infraestrutura - INFRA

Assessoria de Infraestrutura - INFRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Assessoria de Infraestrutura - INFRA Petrolina - PE Julho de 2016 2ª Versão Apresentação A Assessoria de Infraestrutura INFRA é um órgão da administração superior

Leia mais

DECISÃO TÉCNICA DT-C 200/2017 R-00

DECISÃO TÉCNICA DT-C 200/2017 R-00 ENEL DISTRIBUIÇÃO CEARÁ INFRAESTRUTURA E REDES BRASIL OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO BRASIL DECISÃO TÉCNICA DT-C 200/2017 R-00 ANÁLISE DE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA REDUÇÃO DE DEMANDA ENEL DISTRIBUIÇÃO CEARÁ

Leia mais

Instruções para Uso dos Guias e Especificações Técnicas

Instruções para Uso dos Guias e Especificações Técnicas Instruções para Uso dos Guias e Especificações Técnicas 1. Introdução As orientações aqui contidas têm o objetivo de auxiliar a FRANQUEADA na instalação da AGF. Seguindo todas as orientações e tirando

Leia mais

Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015

Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015 Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015 1. Recursos SEF 1.1. Custeio - Dotação Básica - Manutenção e Reposição de Equipamentos de Informática - Treinamento de Recursos Humanos

Leia mais

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS Antonio Pedro Alves de Carvalho Imagem: omnistudio.com.br Qualidades de uma solução arquitetônica: Funcionalidade Economia Beleza Flexibilidade Expansibilidade

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA PASSARELA

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA PASSARELA MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA PASSARELA INDICE 1.0-APRESENTAÇÃO 2.0-MEMORIAL DESCRITIVO- PROJETO ESTRUTURAL 2.1-Dados geral 2.2-Disposições gerais 2.3-Omissões 2.4-Execução 2.5-Responsabilidades da empresa

Leia mais

TABELA DE HONORÁRIOS MÍNIMOS PROFISSIONAIS ÁREA ENGENHARIA CORRIGIDA ANUALMENTE PELO ÍNDICE IPC FIPE

TABELA DE HONORÁRIOS MÍNIMOS PROFISSIONAIS ÁREA ENGENHARIA CORRIGIDA ANUALMENTE PELO ÍNDICE IPC FIPE TABELA DE HONORÁRIOS MÍNIMOS PROFISSIONAIS ÁREA ENGENHARIA CORRIGIDA ANUALMENTE PELO ÍNDICE IPC FIPE I - GLOSSÁRIO - CLASSIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS TÉCNICOS CONSIDERAÇÕES INICIAIS: O Projeto de Prefeitura

Leia mais

Licitações e Gestão de Contratos Administrativos

Licitações e Gestão de Contratos Administrativos Licitações e Gestão de Contratos Administrativos Por: José Luiz Lima Abreu 1 A RESPONSABILIDADE DO GESTOR NA EXECUÇÃO CONTRATUAL LEI 8.666 Art. 67 A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada

Leia mais

São Paulo, 18 de Novembro de CP-954VV-11/11

São Paulo, 18 de Novembro de CP-954VV-11/11 São Paulo, 18 de Novembro de 2011. CP-954VV-11/11 ASSUNTO: Proposta técnica e financeira para prestação dos serviços de consultoria na recuperação da impermeabilização do térreo do empreendimento Condomínio

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE CONJUNTOS BLINDADOS DE MÉDIA TENSÃO PARA UTILIZAÇÃO EM SEE

PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE CONJUNTOS BLINDADOS DE MÉDIA TENSÃO PARA UTILIZAÇÃO EM SEE CT-21 PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE CONJUNTOS BLINDADOS DE MÉDIA TENSÃO PARA UTILIZAÇÃO EM SEE Comunicado Técnico Diretoria de Planejamento, Engenharia e Obras da Distribuição Gerência de Tecnologia

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES Capítulo I - Das Disposições Gerais Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso

Leia mais

CONCORRÊNCIA CESUP SÃO PAULO Nº 2016/06768 (7421) ESCLARECIMENTO nº 03

CONCORRÊNCIA CESUP SÃO PAULO Nº 2016/06768 (7421) ESCLARECIMENTO nº 03 CONCORRÊNCIA CESUP SÃO PAULO Nº 2016/06768 (7421) ESCLARECIMENTO nº 03 OBJETO: Contratação de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia para os Estados: Acre (AC); Amazonas (AM); Roraima

Leia mais

DINOP / CENOP LOGÍSTICA CURITIBA (PR) ESCLARECIMENTOS DIVERSOS

DINOP / CENOP LOGÍSTICA CURITIBA (PR) ESCLARECIMENTOS DIVERSOS Curitiba, 02 de Abril de 2014. ESCLARECIMENTOS DIVERSOS CONCORRÊNCIA 2014/002264 (7419) Registro de preços referente à execução de obras diversas de construção, reformas e serviços de engenharia, incluindo

Leia mais

ESTUDO DA CONTRATAÇÃO DA SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE NO METRÔ DE SÃO PAULO

ESTUDO DA CONTRATAÇÃO DA SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE NO METRÔ DE SÃO PAULO ESTUDO DA CONTRATAÇÃO DA SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE NO METRÔ DE SÃO PAULO Natália Taís Batista 21ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP TRABALHO ESTE TRABALHO FOI SELECIONADO COMO NA EDIÇÃO

Leia mais

Regulamento sobre a realização de eventos de caráter festivo no Campus USP da Capital

Regulamento sobre a realização de eventos de caráter festivo no Campus USP da Capital Regulamento sobre a realização de eventos de caráter festivo no Campus USP da Capital Disciplina a realização de eventos de caráter festivo no Campus USP da Capital. Considerando que: 1. Um campus Universitário

Leia mais

PROC IBR EDIF /2014

PROC IBR EDIF /2014 INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC IBR EDIF 01.02.021/2014 01 - Fase Licitatória 01.02 - Análise das especificações, quantidades

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO DE INTERIORES SESC GUARULHOS

PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO DE INTERIORES SESC GUARULHOS ANEXO IV PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO DE INTERIORES SESC GUARULHOS CONCURSO O 01/2009 1 ÍNDICE 1. Escopo do Projeto de Arquiteura...03 2. Orientações Complementares...05

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 2.036/2010

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 2.036/2010 LEI Nº 2.036/2010 Dispõe sobre a criação de incentivos ao desenvolvimento Econômico do Polo Industrial do Município de ALAGOINHAS, e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS aprova e o

Leia mais

JUSTIFICATIVA PARA CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO

JUSTIFICATIVA PARA CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO TERMO DE REFERÊNCIA - CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM SINALIZAÇÃO DE ESPAÇOS INTERNOS DE EDIFICAÇÕES PARA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE DESIGN DO SISTEMA COMPLEMENTAR DA SINALIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO / FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA ARQUITETURA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO / FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA ARQUITETURA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO / FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA ARQUITETURA AUT. 0583 ELEMENTOS COMPLEMENTARES AO PROJETO GRÁFICO DO EDIFÍCIO Prof. Dr. Khaled Ghoubar / Profa.

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA Marco Antônio Vecci Local: EXPOMINAS BH Data: 08/08/2016 FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO ESTUDO PRELIMINAR Consultoria e Ensaios Consultoria: Análise preliminar entre

Leia mais

CAPÍTULO 05 SISTEMA PREVENTIVO ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA ALARME DE INCÊNDIOS

CAPÍTULO 05 SISTEMA PREVENTIVO ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA ALARME DE INCÊNDIOS CAPÍTULO 05 SISTEMA PREVENTIVO ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA ALARME DE INCÊNDIOS 05.01 Iluminação de emergência: Segundo a NBR-10898/2013 A intensidade da iluminação deve ser adequada para evitar acidentes

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico

Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico EIXO3: Desenvolvimento de Projeto Executivo dos sistemas de esgotamento sanitário dos Povoados de Chapada e Manchão do Meio em Xambioá/TO

Leia mais

(Favor preencher com letra de forma ou datilografado.) (1) Organização:... (2) Endereço:... Cidade:... Estado:...

(Favor preencher com letra de forma ou datilografado.) (1) Organização:... (2) Endereço:... Cidade:... Estado:... ASSISTÊNCIA A PROJETOS COMUNITÁRIOS E DE SEGURANÇA HUMANA 1. Requerente FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO (Favor preencher com letra de forma ou datilografado.) (1) Organização:... (2) Endereço:... Cidade:...

Leia mais

1. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO

1. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO 1. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO 1.1. PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS INSTRUÇÃO DE SERVIÇO NÚMERO 124 de 05/04/2017 A PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS da Universidade Federal da Grande Dourados, no uso de suas

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA COMISSÃO DE LICITAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 017/2013 TOMADA DE PREÇO Nº 001/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA Apresentamos a seguir a descrição e metodologia a ser aplicada nos serviços que integram o

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Secretaria Municipal de Transportes Empresa Pública de Transporte e Circulação TERMO DE REFERÊNCIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Secretaria Municipal de Transportes Empresa Pública de Transporte e Circulação TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA SINALIZAÇÃO VIÁRIA VERTICAL, HORIZONTAL E SEMAFÓRICA EM DIVERSOS LOGRADOUROS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE CONTRATO CAF REQUALIFICAÇÃO DO PAVIMENTO 1 1 GENERALIDADES 1.1. A Sinalização

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO SUBSTITUTIVO Nº 01

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO SUBSTITUTIVO Nº 01 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO SUBSTITUTIVO Nº 01 Toda a edificação sofre com o passar do tempo envelhecimento de seus componentes, que precisam ser acompanhados e corrigidos, para que sejam mantidas as características

Leia mais

REFORMA DO PISO DAS ENFERMARIAS COLETIVAS DO 4º, 6º E 7º ANDAR - ALA A. Contrato de Repasse Nº MEMORIAL DESCRITIVO

REFORMA DO PISO DAS ENFERMARIAS COLETIVAS DO 4º, 6º E 7º ANDAR - ALA A. Contrato de Repasse Nº MEMORIAL DESCRITIVO DO 4º, 6º E 7º ANDAR - ALA A Contrato de Repasse Nº 1028016-26 Av. Francisco Sales, 1111 Santa Efigênia CEP 30150-221 Belo Horizonte MG 31 32388100 santacasabh.org.br - 1/6 SUMÁRIO 1 DADOS GERAIS DO CONTRATO...

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Prefeitura do Campus Universitário

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Prefeitura do Campus Universitário PROJETO BASICO REFORMA DA COBERTURA ICEB 01-02 BLOCOS ALA NORTE UFOP - CAMPUS MORRO DO CRUZEIRO Projeto básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para

Leia mais

CGPO/DIFES/SESu. Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento

CGPO/DIFES/SESu. Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento 1 Instrução Sintática para apresentação de projetos de construção, ampliação ou reforma 2 Construção: 1. Comprovação Legal de Propriedade do Terreno; 2. Relatório

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA CBMMG Nº 14, de 28/04/2017 Sistemas de detecção e alarme de Incêndio. 2ª Edição 1 OBJETIVOS

INSTRUÇÃO TÉCNICA CBMMG Nº 14, de 28/04/2017 Sistemas de detecção e alarme de Incêndio. 2ª Edição 1 OBJETIVOS INSTRUÇÃO TÉCNICA CBMMG Nº 14, de 28/04/2017 Sistemas de detecção e alarme de Incêndio. 2ª Edição 1 OBJETIVOS 1.1 Estabelecer os requisitos mínimos necessários para o dimensionamento dos sistemas de detecção

Leia mais

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR 1 Projeto Básico da Contratação de Serviços: 1.1 O presente Projeto Básico consiste na contratação de empresa para realizar serviços de brigadista, incluindo prevenção a incêndio,

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS 2.1 Diretrizes gerais de projeto para atender aos requisitos de desempenho 2.1.1 Segurança no uso e operação 2.1.2 Segurança contra

Leia mais

FORTALECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE - OBRAS DE REFORMA DA SEDE ADMINISTRATIVA/CENTRO DE VISITANTES DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE

FORTALECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE - OBRAS DE REFORMA DA SEDE ADMINISTRATIVA/CENTRO DE VISITANTES DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2011 Projeto: FORTALECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE - OBRAS DE REFORMA DA SEDE ADMINISTRATIVA/CENTRO DE VISITANTES DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE Protocolo nº: 20110419160128109

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 806, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016.

LEI COMPLEMENTAR Nº 806, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016. LEI COMPLEMENTAR Nº 806, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016. Dispõe sobre a realização de inspeção predial em edificações no Município de Porto Alegre. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Faço saber que a Câmara

Leia mais

:: Processo de Negócio ::

:: Processo de Negócio :: :: Processo de Negócio :: Recebimento de Equipamentos de Informática Comitê de Tecnologia da Informação (CTI) UFRPE Recife, Outubro de 2017 Ministério da Educação Universidade Federal Rural de Pernambuco

Leia mais

Padronização de Documentos de Uso do Laboratório de Arquitetura e Engenharia

Padronização de Documentos de Uso do Laboratório de Arquitetura e Engenharia PROCEDIMENTO DE SISTEMA PS 4.2.3/2 1/8 1. OBJETIVO Padronizar todos os documentos de uso do, de forma a aumentar a eficiência da execução dos projetos, otimizar o tempo dos profissionais envolvidos e também

Leia mais

A CENTRAL REGIONAL DE APOIO A AQUICULTURA E PESCA CAPESC A/C Edvan Batista da Silva, Referente: PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA

A CENTRAL REGIONAL DE APOIO A AQUICULTURA E PESCA CAPESC A/C Edvan Batista da Silva, Referente: PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Belém PA, 05 de outubro de 2011. A CENTRAL REGIONAL DE APOIO A AQUICULTURA E PESCA CAPESC A/C Edvan Batista da Silva, Referente: PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Prezado Senhor, Conforme

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PORTARIA Nº 2794 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PORTARIA Nº 2794 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016 1 PORTARIA Nº 2794 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016 Estabelece princípios, trâmites e condutas básicas a serem seguidas por gestores enquanto requisitantes de projetos e análises técnicas para obras nas edificações

Leia mais

DESENHO DE ESTRUTURAS AULA 1. Profª. Angela A. de Souza

DESENHO DE ESTRUTURAS AULA 1. Profª. Angela A. de Souza AULA 1 A CONCEPÇÃO ESTRUTURAL DE EDIFICIOS Etapas de um Projeto de Edificação A idealização de um projeto parte do princípio que devemos procurar ajuda de um profissional especializado, que irá nos ajudar

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 14/2017 2ª Edição SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 14/2017 2ª Edição SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 14/2017 2ª Edição SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências Normativas 4 Definições 5 Procedimentos DIRETORIADEATIVIDADESTÉCNICAS Rodovia

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 4. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

TERMO DE REFERÊNCIA 4. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa especializada em recarga e manutenção de extintores de incêndio com fornecimento de material, teste hidrostático, destinadas ao Campus Guarulhos

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO OBRAS E PROCESSOS

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO OBRAS E PROCESSOS RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE OBRAS E PROCESSOS FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Execução de infraestrutura elétrica para instalação de condicionadores de ar nos Prédios: Laboratório Central e Laboratório

Leia mais

Licenciamento de Instalações Desportivas

Licenciamento de Instalações Desportivas Licenciamento de Instalações Desportivas 1. FINALIDADE O licenciamento dos projetos de Instalações Desportivas Especializadas e Especiais para o Espetáculo Desportivo (artigos 8.º e 9.º do Decreto-Lei

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 013/DAT/CBMSC) SINALIZAÇÃO PARA ABANDONO DE LOCAL

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 013/DAT/CBMSC) SINALIZAÇÃO PARA ABANDONO DE LOCAL ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ATIVIDADES TÉCNICAS - DAT NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 013/DAT/CBMSC)

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS EFETIVIDADE SOCIAL. Luiz Henrique de Barbosa Jorge Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas - DIFOP

OBRAS PÚBLICAS EFETIVIDADE SOCIAL. Luiz Henrique de Barbosa Jorge Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas - DIFOP OBRAS PÚBLICAS EFETIVIDADE SOCIAL Luiz Henrique de Barbosa Jorge Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas - DIFOP ONDE ESTÃO NOSSOS ENGENHEIROS? O Brasil e seu Estado precisam de engenheiros. De muitos.

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil IV

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil IV SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 INTRODUÇÃO TC 042 - PROJETO ARQUITETÔNICO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2017 SOUZA (2015). 3 INTRODUÇÃO 4 INTRODUÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil IV

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil IV SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 INTRODUÇÃO TC 042 - PROJETO ARQUITETÔNICO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2017 SOUZA (2015). 3 INTRODUÇÃO 4 INTRODUÇÃO

Leia mais

APÊNDICE 01 PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DAS OBRAS PARQUE DE INFRA-ESTRUTURA DA FASE ZERO DO SAPIENS

APÊNDICE 01 PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DAS OBRAS PARQUE DE INFRA-ESTRUTURA DA FASE ZERO DO SAPIENS APÊNDICE 01 PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DAS OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA DA FASE ZERO DO SAPIENS PARQUE Sumário 1 Objetivo... 3 2 Características Principais... 4 2.1 Área de Intervenção... 4 2.2 Projetos

Leia mais

Prefeitura do Município de Jandira

Prefeitura do Município de Jandira RESPOSTA AO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO Processo Licitatório n 13.047116 Modalidade: CONCORRENCIA PÚBLICA 04116 Objeto: CONCORRÊNCIA PUBLICA TIPO TÉCNICA E PREÇO, OBJETIVANDO a contratação de empresa para prestação

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO AO HEMOSC/CEPON

FUNDAÇÃO DE APOIO AO HEMOSC/CEPON CP018/14 - OBRAS TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Contratação de empresa especializada para fornecimento e instalação de película para a casa alugada do HEMOSC, situado a Rua Barão de Batovi, n 630 - Centro.

Leia mais

Projetos Elétricos Especiais

Projetos Elétricos Especiais Projetos Elétricos Especiais Prof. Laís Hauck de Oliveira Disciplina de Projetos Elétricos Especiais - PEE Departamento de Engenharia Elétrica - DEE Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Universidade do

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Características Gerais da Guarita:

TERMO DE REFERÊNCIA. Características Gerais da Guarita: 1. DO OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA CP 108/13 - OBRAS Contratação de empresa para fornecimento de uma Guarita, conforme especificações para instalação na entrada do estacionamento do Hemocentro Regional de

Leia mais

Procedimento para Empréstimo de Documentos para as Empresas Projetistas. Controle de Revisão P-ER/SE-1. Título do Documento: Folha 1 de 12

Procedimento para Empréstimo de Documentos para as Empresas Projetistas. Controle de Revisão P-ER/SE-1. Título do Documento: Folha 1 de 12 Título do Documento: Procedimento para Empréstimo de Documentos para as Empresas Projetistas Controle de Revisão P-ER/SE-1 Nº Documento Folha 1 de 12 Revisão Data Item Descrição das Alterações a 05/12/2005

Leia mais

INSTITUTO DE TÉCNICA E GESTÃO MODERNA. Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM

INSTITUTO DE TÉCNICA E GESTÃO MODERNA. Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM Aviso de Seleção de Prestador de Serviço Concorrência n 031/2017 Objeto: Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de manutenção preventiva

Leia mais