Occupancy grid based graph-slam using the distance transform, SURF features and SGD
|
|
|
- Manoela Azeredo Domingues
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Occupancy grid based graph-slam using the distance transform, SURF features and SGD Autores: Arturo Gil, Miguel Juliá, Óscar Reinoso Artur Segal Kaim
2 Agenda Introdução Arquitetura Resultados Trabalho futuro
3 Introdução SLAM: localização e mapeamento simultâneos (Simultaneous Localization And Mapping). SGD: gradiente descendente estocástico (Stochastic Gradient Descent) É uma aproximação estocástica do método de otimização de gradiente descendente para minimizar uma função objetivo que está escrito como uma soma de funções diferenciáveis. Gradiente descendente é um algoritmo de otimização de primeira ordem. Para encontrar um mínimo local de uma função usando gradiente descendente, um toma medidas proporcionais ao negativo do gradiente
4 Introdução Robôs móveis: 1. Movem-se no ambiente durante a realização de uma tarefa. 2. Cada vez mais freqüentes em aplicações de vigilância, industrial, militar. 3. Pesquisa nesta área centra-se na realização de um robô autônomo capaz de realizar tarefas de alto nível sem supervisão. 4. Navegar dentro de um determinado cenário requer um mapa preciso. Consequencia: grande interesse em SLAM.
5 Introdução Resolver o problema SLAM: 1. Implica na habilidade de incrimentalmente construir o mapa do meio ambiente 2. ao mesmo tempo, usa-se este mapa para computar localização absoluta do robô. 3. Isto é considerado como um problema difícil: uma vez que qualquer erro na estimativa da localização e orientação do robô induz um erro na estimativa do mapa um erro no mapa produzirá um erro quando a localização do robô com respeito a ele.
6 Introdução Abordagens SLAM diferem principalmente no tipo de sensores utilizados para extrair a informação a partir do ambiente: 1. Telémetros a laser 2. Câmeras 3. Sensores de visão omnidirecional
7 Introdução Algoritmos SLAM tipicamente diferem também no algoritmo de base utilizados para estimar o mapa: 1. Algoritmos clássicos são baseados no filtro de Kalman Estendido (EKF - Extended Kalman Filter) 2. Filtro de partículas aproximado 3. Gradiente descendente estocástico
8 Introdução Um problema comum em algoritmos SLAM é a escalabilidade. Algoritmos SLAM devem ser capaz de computar áreas extensas, quer usando um único ou múltiplos robôs. Suponha que um algoritmo é capaz de estimar um mapa de ocupação da rede 1 x 1m e gasta 1 s nesta tarefa. À medida que a área e a quantidade de informação a partir do ambiente cresce, o tempo necessário para calcular o mapa geralmente aumenta de forma exponencial
9 Introdução EKF: sofre de má escalabilidade e têm uma aplicabilidade limitada a grandes mapas. Fase de atualização tem uma dependência quadrática com o número de recursos no mapa. Filtro de partícula: problemas quando usado com vários robôs, uma vez que dependem de amostragem da localização dos robôs. O número de partículas requeridas cresce à medida que o número de dimensões aumenta. Algoritmos baseados em grafícos: apresentam melhor desempenho em escalabilidade; são uma abordagem mais compacta para SLAM. (Tree-based network Optimizer - TORO foi utilizado).
10 Introdução Importante conceito: fechamento de laços O robô móvel deve ser capaz de estabelecer relações entre as diferentes áreas exploradas até o momento, de modo que saiba se a área que está atravessando agora foi visitada antes ou não. Técnicas de SLAM utilizando grafos consideram a computação de mapas baseando-se em um conjunto de restrições: 1. Leituras de hodômetro (odometria é o uso de dados dos sensores de movimento para estimar a mudança de posição ao longo do tempo).
11 Introdução Leituras de hodômetro: introduzem distâncias com ruídos entre os nós do grafo e relações entre os nós obtidos a partir de observações. Vários autores têm aplicado técnicas de grafos em combinação com técnicas de visão computacional como uma maneira de encontrar correspondências entre diferentes observações do ambiente. Em seguida, um grafo de visões do ambiente pode ser criado a partir dessas correspondências. Nestas abordagens, cada nó do gráfico corresponde a uma imagem adquirida pelo robô em diferentes locais no espaço.
12 Introdução Poucas pesquisas foram realizadas até agora com abordagens baseadas em gráfico com dados a laser. Proposta: foco neste problema e apresentação de diversas novas ideias e técnicas. Em matemática, um manifold é um espaço topológico que se assemelha localmente a um espaço euclidiano perto de cada ponto. Mais precisamente, cada ponto de um manifold de n-dimensiões tem uma vizinhança que é homeomorfo ao espaço euclidiano de dimensão n. (Wikipedia)
13 Introdução Em matemática, um manifold é um espaço topológico que se assemelha localmente a um espaço euclidiano perto de cada ponto. Mais precisamente, cada ponto de um manifold de n-dimensiões tem uma vizinhança que é homeomorfo ao espaço euclidiano de dimensão n. (Wikipedia) Um manifold composto por um conjunto de correções a partir de um espaço bidimensional incorporado num espaço dimensional mais elevado. A utilização desta representação permite uma maneira fácil de retroatravessar o espaço e que permite também a atrasar indefinidamente o encerramento de laços, enquanto tendo sempre um mapa consistente para a navegação.
14 Introdução Um manifold por um conjunto de correções a partir um espaço bidimensional incorporado num espaço dimensional mais elevado. A utilização desta representação permite uma maneira fácil de retroatravessar o espaço e que permite também a atrasar indefinidamente o encerramento de laços, enquanto tendo sempre um mapa consistente para a navegação. O trabalho explora esse conceito.
15 Introdução Este trabalho apresenta SLAM baseado em grade de ocupação. A abordagem mostra boas propriedades de escalabilidade e pode ser aplicado para o mapeamento de grandes áreas. A principal contribuição deste trabalho consiste em uma nova técnica que utiliza ocupação sub-mapas locais em combinação com características visuais para encontrar correspondências robustas entre diferentes locais no mapa.
16 Introdução Propõe-se usar os recursos de SURF aplicados à transformação de distância dos mapas locais. Características SURF têm sido amplamente utilizadas para extrair pontos significativos de imagens planares ou panorâmicas. No entanto, nunca foi usado em imagens da grade de ocupação. Além disso, neste estudo usa-se a transformação de distância antes da extração de pontos importantes. Observou-se melhores resultados desta forma. A distância de transformação de uma imagem dá a cada pixel um valor que corresponde com a distância ao obstáculo mais próximo no mapa. Obstáculos são representados na grade de ocupação como as células que possuem um valor de zero.
17 Introdução Como resultado, após a aplicação de transformação de distância, obtem-se um valor que enfatiza a estrutura do meio ambiente. Observa-se que as características SURF extraídas desses mapas são muito robustas. Além disso, o número de recursos é significativamente menor do que aplicar o detector de recurso SURF diretamente para a rede de ocupação, uma vez que a distância transformação tende a remover detalhes desnecessários e enfatiza a estrutura das áreas locais. Usa-se a representação manifold, mas extendido e desenvolvendo com uma representação de mapa local diferente e um alinhamento com base característica dos sub-mapas.
18 Introdução A abordagem SLAM é concluída com a construção de um mapa usando o grafo criado a partir das observações. Cada observação é calculada como o alinhamento de dois mapas de grade de ocupação locais diferentes. Finalmente, este gráfico é otimizado usando gradiente descendente estocástico e todas as grades de ocupação são fundidas em conjunto para criar um mapa global de grade ocupação.
19 Introdução
20 Arquitetura
21 Arquitetura Usa-se de dois tipos diferentes de mapas: o mapa de grade SLAM local e o mapa de grade de navegação local. O primeiro, o mapa de grade SLAM local é usado na tarefa SLAM. O segundo, a grade de navegação local é usado para calcular a trajetória livre de obstáculos usando um planejador reativo. Ambos os mapas são criados por meio dos dados do laser utilizando a posição calculada pela correspondência de varredura.
22 Resultados
23 Resultados
24 Resultados O ambiente a seguir possui aproximadamente 10 X 40 m. A trajetória percorrida pelo robô para explorar este cenário foi de 52 m de comprimento e o mapa obtido é muito preciso.
25 Resultados
26 Resultados Ambiente de 15 X 50 m.
27 Conclusões A principal novidade deste trabalho é a utilização de uma transformada de distância nos mapas de grade de ocupação locais. Além disso, os mapas locais resultados são então processados para extrair características SURF.
28 Conclusões Este fato apresenta muitas vantagens, pois as características extraídas desses mapas são muito robustas e são uma forma compacta para descrevê-los. Os descritores visuais associados com cada um dos pontos SURF extraídos permitem facilitar a procura de correspondência entre os mapas locais.
29 Conclusões A harmonização das características SURF entre mapas diferentes é utilizada, a fim de calcular as transformações entre diferentes mapas-chave. Essas transformações estão incluídas num gráfico onde as localizações dos quadros de referência para cada mapa-chave forma os vértices e as transformações encontrados entre os mapas-chave são as arestas. Em seguida, o gráfico é otimizado utilizando um método de gradiente estocástico descendente (SGD).
30 Conclusões Finalmente, uma vez que a pose ideal para cada mapachave foi determinada, propõe duas maneiras de criar o mapa global por meio da fusão dos diferentes mapas de grade de ocupação local
31 Conclusões Vários testes foram realizados. Os experimentos simulados permitiram avaliar o processo de encontrar a correspondência e alinhamento entre os principais mapas locais, enquanto ainda construindo o gráfico.
32 Conclusões A arquitetura também foi testada utilizando dados reais adquiridos pela plataforma robótica. Ótimos resultados foram obtidos com os dados do reais do laser. Em todos casos, mapas precisos e coerentes foram construídos, provando o funcionamento de todo algoritmo.
33 Trabalho futuro Propõe-se estudo de maior nível de associação entre os mapas-chave, de modo a evitar falsos fechamentos de laços. Mais pesquisa precisa ser feita sobre a fusão de mapas, já que os dois métodos apresentados apresentam problemas.
34 Obrigado!
Mapeamento de ambientes e processamento visual utilizando Kinect
Mapeamento de ambientes e processamento visual utilizando Kinect Mário Alberto Cecchi Raduan Bolsista PIBIC/UFRJ Orientador: Adriano Joaquim de Oliveira Cruz, PhD Laboratório de Inteligência Computacional
INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL
INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL Aula 19 Edson Prestes Departamento de Informática Teórica http://www.inf.ufrgs.br/~prestes [email protected] Campos Potenciais Harmônicos É um metodo proposto por Connolly
Robótica Móvel. Simuladores de Robôs Móveis. Player/Stage/Gazebo. Localização Mapeamento SLAM Navegação. CSBC JAI # 3 Fundamentos
Robótica Móvel Inteligente: Da Simulação às Aplicações no Mundo Real Denis Fernando Wolf Eduardo do Valle Simões Fernando Santos Osório Onofre Trindade Junior Universidade de São Paulo USP - ICMC Grupo
Rastreamento de Objetos Baseado em Grafos. Casamento Inexato entre Grafos Relacionais com Atributos
Rastreamento de Objetos Baseado em Casamento Inexato entre Grafos Relacionais com Atributos Exame de Qualificação de Mestrado Ana Beatriz Vicentim Graciano Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Colaboradora:
Interpolação em imagens
Processamento de Imagens Médicas Interpolação em imagens Prof. Luiz Otavio Murta Jr. Informática Biomédica Depto. de Física e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos Introdução Método de interpolação
Descritores de Imagem
Descritores de Imagem André Tavares da Silva 31 de março de 2014 1 Descritores de imagem (continuação) 1.1 Frameworks de detecção de objetos SIFT (scale-invariant features transform) (Lowe, 1999) SIFT
PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo PMI Graduação em Engenharia de Petróleo PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET / Sinop Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS AULA 03 Prof. Dr. André A. P. Biscaro 1º Semestre de 2017 INTRODUÇÃO Aprendizagem é um processo pelo qual os parâmetros livres de uma rede neural são adaptados através de um processo
Visão computacional. Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva
Visão computacional Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva Visão computacional Tentativa de replicar a habilidade humana da visão através da percepção e entendimento de uma imagem; Fazer
Robótica Móvel Inteligente: Aplicações da Inteligência Artificial nas Pesquisas em Robótica
! " # $% #'&()(& Robótica Móvel Inteligente: Aplicações da Inteligência Artificial nas Pesquisas em Robótica * +, -. - / 012 34 5 1 6 7 8 7 9 : 7 ;< = >? > 8 @ A B : 8 : B 7 8 @ C 9 D 0 E. F 0,. / 0, +
Criação de mosaico usadando o SURF e o matcher FLANN
Criação de mosaico usadando o SURF e o matcher FLANN Felipe Jordão Pinheiro de Andrade Universidade Federal do Maranhão, São Luis, BRA Abstract. O trabalho propoe uma metodologia para a criação de um mosaico
ALGORITMO DE MAPEAMENTO USANDO MODELAGEM PROBABILÍSTICA
ALGORITMO DE MAPEAMENTO USANDO MODELAGEM PROBABILÍSTICA Anderson A. de Souza, Adelardo A. D. Medeiros, Luiz M. G. Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Norte DCA-CT-UFRN, 59072-970, Natal, RN,
Teoria dos Grafos. Edson Prestes
Edson Prestes Introdução Grafo Estrela Um grafo estrela é um grafo bipartido de n vértices que possui um conjunto independente com um único vértice e o outro com n-1 vértices Quantos grafos estrelas podemos
Mapas Auto-Organizáveis de Kohonen SOM
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Mapas Auto-Organizáveis de Kohonen SOM Redes Neurais Artificiais Site: http://jeiks.net E-mail: [email protected]
3 Aprendizado por reforço
3 Aprendizado por reforço Aprendizado por reforço é um ramo estudado em estatística, psicologia, neurociência e ciência da computação. Atraiu o interesse de pesquisadores ligados a aprendizado de máquina
Face Recognition using RGB-D Images
Face Recognition using RGB-D Images Helder C. R. de Oliveira N.USP: 7122065 Polyana Nunes N.USP: 9043220 Sobre o Artigo Publication: 2013 IEEE Sixth International Conference Author(s) Goswami, G. (Índia
Otimização por Enxame de Partículas (PSO) e Otimização por Colônias de Formigas (ASO) aplicadas ao Problema do Caixeiro Viajante (TSP)
Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Otimização por Enxame de Partículas (PSO) e Otimização por Colônias de Formigas (ASO) aplicadas ao Problema do Caixeiro Viajante
Localização e Mapeamento Simultâneos de Ambientes Planos Usando Visão Monocular e Representação Híbrida do Ambiente.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO Localização e Mapeamento Simultâneos de Ambientes
Lego NXT: Navegação e Localização com sensores de distância baseados em infra-vermelhos utilizando um Extended Kalman Filter
Lego NXT: Navegação e Localização com sensores de distância baseados em infra-vermelhos utilizando um Extended Kalman Filter Miguel Pinto Sistemas Robóticos Autónomos 1 Resumo LegoFeup Localização Cenários
Disciplina de Programação de Robôs Móveis SSC-0712
USP - ICMC - SSC LRM (Lab. de Robótica Móvel) SSC 0712 (PRM) - 1o. Semestre 2012 Disciplina de SSC-0712 1 Março 2012 Prof. Fernando Santos Osório Email: fosorio [at] { icmc. usp. br, gmail. com } Estagiário
Uma Introdução a SVM Support Vector Machines. Obs: Baseada nos slides de Martin Law
Uma Introdução a SVM Support Vector Machines Obs: Baseada nos slides de Martin Law Sumário Historia das SVMs Duas classes, linearmente separáveis O que é um bom limite para a decisão? Duas classes, não
Introdução ao Processamento de Imagens
IFSul Eng. Elétrica Processamento de Imagens Digitais Introdução ao Processamento de Imagens Material de apoio organizado por: Glaucius Décio Duarte Atualizado em 18 jul. 2017 Conceitos Processamento digital
Exemplos de modelos de PL ou PI
Exemplos de modelos de PL ou PI Prof. Eduardo Uchoa http://www.logis.uff.br/~uchoa/poi/ 1 Como funciona a PO? Toda a PO está baseada na construção de modelos matemáticos para representar de forma simplificada
Professor: Computação Gráfica I. Anselmo Montenegro Conteúdo: - Objetos gráficos planares. Instituto de Computação - UFF
Computação Gráfica I Professor: Anselmo Montenegro www.ic.uff.br/~anselmo Conteúdo: - Objetos gráficos planares 1 Objetos gráficos: conceitos O conceito de objeto gráfico é fundamental para a Computação
Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE
Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Processamento de Imagens Segmentação Antonio G. Thomé [email protected] Sala AEP/133 Conceituação Segmentação é uma tarefa básica no processo de análise
Matemática Aplicada à Economia I Lista 3 Cálculo a Várias Variáveis. 1) Use o método das fatias para esboçar os gráficos das seguintes funções:
Matemática Aplicada à Economia I Lista 3 Cálculo a Várias Variáveis 1) Use o método das fatias para esboçar os gráficos das seguintes funções: f) 2) Esboce conjuntos de nível de cada uma das seguintes
Otimização da Paleta de Cores
Otimização da Paleta de Cores Resumo O objetivo deste artigo é apresentar a técnica de otimização da paleta de cores utilizada no MSX Viewer 5 para encontrar a melhor paleta de cores do MSX 2 e do v9990,
CÁLCULO DIFERENCIAL A VÁRIAS VARIÁVEIS
CÁLCULO DIFERENCIAL A VÁRIAS VARIÁVEIS O essencial Paula Carvalho e Luís Descalço EDIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E VENDAS SÍLABAS & DESAFIOS - UNIPESSOAL LDA. NIF: 510212891 www.silabas-e-desafios.pt [email protected]
7 Experimentos. Figura 2 Sensor Inercial (Xsens) Figura 3 Sensor GPS (Garmin) Figura 1 Robô Ambiental Híbrido
7 Experimentos Foram realizados dois experimentos distintos com o sensor GPS da marca Garmin e o sensor inercial da marca Xsens, Fig. 83 e 84 respectivamente: Na floresta amazônica, onde os sensores foram
Geometria Computacional
Geometria Computacional Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Estrutura do Curso Aspectos teóricos e práticos Construção e análise de algoritmos e estruturas de dados para a solucionar problemas geométricos
USP - Universidade de São Paulo ICMC SSC - Departamento de Sistemas de Computação. Grupo de Sist. Embarcados, Evolutivos e Robóticos
Aplicações em Robótica Móvel desenvolvidas junto ao LRM e ao * USP - Universidade de São Paulo ICMC SSC - Departamento de Sistemas de Computação Grupo de Pesquisa SEER - Sistemas Embarcados, Evolutivos
étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI
4 Detecção de Silhueta
4 Detecção de Silhueta No decorrer deste capítulo é proposto um modelo de detecção da silhueta da mão capaz de lidar com os erros da segmentação e ruídos na sua morfologia. Num primeiro passo são considerados
Processamento Digital de Imagens
Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Introdução Espectro Eletromagnético Aquisição e Digitalização de Imagens Efeitos da Digitalização Digitalização Sensoriamento
Algoritmos geométricos
Algoritmos geométricos introdução a conceitos básicos de geometria computacional que serão abordados de forma mais avançada na disciplina Computação Gráfica disciplina de computação gráfica arquitetura
Cap. 2 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos
Teoria dos Grafos e Aplicações 8 Cap. 2 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos 2.1 Grafo É uma noção simples, abstrata e intuitiva, usada para representar a idéia de alguma espécie de relação entre os
Sistema de Reconhecimento de Robôs da categoria Small Size de Futebol de Robôs da FEI RoboFEI
Projeto de iniciação científica Sistema de Reconhecimento de Robôs da categoria Small Size de Futebol de Robôs da FEI RoboFEI Orientador: Flavio Tonidandel Departamento: Ciência da Computação Candidato:
UMA ABORDAGEM BASEADA EM RETAS PARA SLAM EM AMBIENTES PLANOS USANDO VISÃO MONOCULAR
UMA ABORDAGEM BASEADA EM RETAS PARA SLAM EM AMBIENTES PLANOS USANDO VISÃO MONOCULAR André M. Santana, Adelardo A. D. Medeiros Departamento de Informática e Estatística - DIE Universidade Federal do Piauí
CES-11. Algoritmos e Estruturas de Dados. Carlos Alberto Alonso Sanches
CES-11 Algoritmos e Estruturas de Dados Carlos Alberto Alonso Sanches Juliana de Melo Bezerra Ideia de Tarjan (1972) Durante a exploração em profundidade de um digrafo, podemos numerar seus vértices de
CARACTERÍSTICAS DE IMAGENS: PONTOS E SUPERFÍCIES
CARACTERÍSTICAS DE IMAGENS: PONTOS E SUPERFÍCIES O que são? CARACTERÍSTICAS DE IMAGENS (Image Features) o Propriedades Globais de uma imagem, ou de parte dela (característica global). Por exemplo: Médias
RECONHECIMENTO IDENTIFICAÇÃO BASEADA EM APARÊNCIA
RECONHECIMENTO IDENTIFICAÇÃO BASEADA EM APARÊNCIA Envolve a pergunta: É esta parte da imagem uma parte do objeto X? (modelo dado, região da imagem dada) Utiliza imagens ao invés de características como
Teoria dos Grafos Aula 23
Teoria dos Grafos Aula 23 Aula passada Apresentação de trabalhos Discussão da prova Subset sum Problema da mochila Aula de hoje Caminho mais curto entre todos os pares Algortimo de Floyd Warshall Programação
FILTROS ESPACIAIS PASSA-BAIXA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO CMP65 - INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE IMAGENS PROFESSOR JACOB SCARCHANSKI FILTROS ESPACIAIS PASSA-BAIXA POR DANIEL NEHME
ANÁLISE DE ALGORITMOS
ANÁLISE DE ALGORITMOS Paulo Feofiloff Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo agosto 2009 Introdução P. Feofiloff (IME-USP) Análise de Algoritmos agosto 2009 2 / 102 Introdução
Descritores de Matemática 4ª série (5º ano)
Descritores de Matemática 4ª série (5º ano) Prova Brasil Matemática São 28 descritores subdivididos em 04 temas. Tema I - Espaço e Forma. D1 - Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas,
Processamento digital de imagens
Processamento digital de imagens Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 11 de novembro de 2016 Fluxo óptico Usado para estimar
PERCURSOS. André Falcão, Carlos Augusto, Rafael Broédel e Lucas Dipré
PERCURSOS André Falcão, Carlos Augusto, Rafael Broédel e Lucas Dipré Serra 2011 Índice 1...O que é caminho e circuito 1.1...Caminho 1.2...Circuito 1.3...Classificação 2...Caminhos Eulerianos 2.1...Definição
Objetos Gráficos Espaciais
Universidade Federal de Alagoas Instituto de Matemática Objetos Gráficos Espaciais Prof. Thales Vieira 2014 Objetos Gráficos Espaciais f : U R m 7! R 3 Universo físico Objetos gráficos Representação de
BCC204 - Teoria dos Grafos
BCC204 - Teoria dos Grafos Marco Antonio M. Carvalho (baseado nas notas de aula do prof. Haroldo Gambini Santos) Departamento de Computação Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Universidade Federal
Da figura, sendo a reta contendo e B tangente à curva no ponto tem-se: é a distância orientada PQ do ponto P ao ponto Q; enquanto que pois o triângulo
CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL AULA 09: INTEGRAL INDEFINIDA E APLICAÇÕES TÓPICO 01: INTEGRAL INDEFINIDA E FÓRMULAS DE INTEGRAÇÃO Como foi visto no tópico 2 da aula 4 a derivada de uma função f representa
Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA - 5º EF Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações
Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade
Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidades - parte IV 2012/02 1 Distribuição Poisson Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Ententer suposições para cada uma das
1 - A capacidade de fluxo que corresponde a capacidade máxima que pode passar pelo arco.
CONCEITOS DE REDE Uma rede é formada por um conjunto de nós, um conjunto de arcos e de parâmetros associados aos arcos. Nós Arcos Fluxo Interseções Rodovias Veículos Rodoviários Aeroportos Aerovia Aviões
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS SENSORIAMENTO REMOTO
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS SENSORIAMENTO REMOTO PROCESSAMENTO DE IMAGENS Introdução Conceitos básicos Pré-processamento Realce Classificação PROCESSAMENTO DE IMAGENS Extração de Informações
A Cidade Enlameada Árvores Geradoras Mínimas
Atividade 9 A Cidade Enlameada Árvores Geradoras Mínimas Sumário Nossa sociedade é conectada por muitas redes: redes telefônicas, redes de abastecimento, redes de computadores e redes rodoviárias. Para
Face Detection. Image Processing scc moacir ICMC/USP São Carlos, SP, Brazil
Face Detection Image Processing scc0251 www.icmc.usp.br/ moacir [email protected] ICMC/USP São Carlos, SP, Brazil 2011 Moacir Ponti Jr. (ICMCUSP) Face Detection 2011 1 / 24 Agenda 1 Detectando faces 2
Teste de Software. Técnica de Teste Estrutural. Rosemary Silveira Filgueiras Melo
Teste de Software Técnica de Teste Estrutural Rosemary Silveira Filgueiras Melo [email protected] 1 Agenda Casos de Teste e Cenários de Teste Técnicas de Teste Técnica de Teste Estrutural 2 Casos
As Primitivas de f'(x) são o conjunto: { f(x): f(x)=2x + K, K real }= {..2x + 1.., 2x + 1/2,..2x + 0..,2x + 1/3,..2x }
1 of 6 27/11/2006 00:48 Derivada Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Na matemática, a derivada de uma função é o conceito central do cálculo diferencial. A derivada pode ser usada para determinar
AFONSO HENRIQUES FONTES NETO SEGUNDO UM ALGORITMO PARA LOCALIZAÇÃO E MAPEAMENTO SIMULTÂNEOS COM UMA CÂMERA RGB-D.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO AFONSO HENRIQUES FONTES NETO SEGUNDO UM ALGORITMO
Introdução à Teoria dos Grafos. Isomorfismo
Isomorfismo Um isomorfismo entre dois grafos G e H é uma bijeção f : V (G) V (H) tal que dois vértices v e w são adjacentes em G, se e somente se, f (v) e f (w) são adjacentes em H. Os grafos G e H são
PREVISÃO CLIMÁTICA DE PRECIPITAÇÃO USANDO REDE NEURAL
PREVISÃO CLIMÁTICA DE PRECIPITAÇÃO USANDO REDE NEURAL Juliana A. ANOCHI 1, Sabrina B. M. SAMBATTI 1, Eduardo F. P. da LUZ 1, Haroldo F. de CAMPOS VELHO 1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
Filtro de Kalman. Teoria e Aplicação para Iniciantes. Prof. Dr. Marco Antonio Leonel Caetano. M&V Consultoria e Treinamento
Filtro de Kalman Teoria e Aplicação para Iniciantes Prof. Dr. Marco Antonio Leonel Caetano M&V Consultoria e Treinamento www.mudancasabruptas.com.br A História da Filtragem de Sinais 930 940 960 Filtro
Teoria dos Grafos. Edson Prestes
Edson Prestes Introdução Representação Mostre que todo passeio de u até v contém um caminho de u até v. Considere um passeio de comprimento l de u até v. Se l = 0 então temos um passeio sem nenhuma aresta.
Otimização. Conceitos Fundamentais. Paulo Henrique Ribeiro Gabriel Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 2016/2
Otimização Conceitos Fundamentais Paulo Henrique Ribeiro Gabriel [email protected] Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 2016/2 Paulo H. R. Gabriel (FACOM/UFU) GSI027 2016/2 1 / 30 Agradecimentos
CAL ( ) MIEIC/FEUP Estruturas de Dados ( )
Conjuntos Disjuntos R. Rossetti, A.P. Rocha, A. Pereira, P.B. Silva, T. Fernandes FEUP, MIEIC, CPAL, 2010/2011 1 Conjuntos Disjuntos Objectivo resolver eficientemente o problema da equivalência estrutura
VISÃO COMPUTACIONAL. Marcelo Henrique dos Santos
VISÃO COMPUTACIONAL Marcelo Henrique dos Santos [email protected] São Paulo SP, Agosto/2013 INTRODUÇÃO Processamento de imagens é um processo onde a entrada do sistema é uma imagem e a saída é
