ANÁLISE DO PROJETO DE MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS UNIVERSIDADES HOMÓLOGAS EM MEIO AMBIENTE DA AUSJAL NA REGIÃO PAN-AMAZÔNICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DO PROJETO DE MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS UNIVERSIDADES HOMÓLOGAS EM MEIO AMBIENTE DA AUSJAL NA REGIÃO PAN-AMAZÔNICA"

Transcrição

1 ANÁLISE DO PROJETO DE MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS UNIVERSIDADES HOMÓLOGAS EM MEIO AMBIENTE DA AUSJAL NA REGIÃO PAN-AMAZÔNICA Aluna: Keith de Souza Palmeira Orientador: Luiz Felipe Guanaes Rego 1. Introdução Os mapas são ferramentas que podem expressar uma visão e uma maneira de representar o mundo. Essas visões de mundo são expressas por meio da cartografia, ciência que estuda mapas geográficos [3]. A representação por meio de mapas vem acompanhando o ser humano ao passar dos anos e nos dias vigentes representar por meio do mapeamento permite que conheça melhor um território e se destaque suas fragilidades e potencialidades [2]. E na busca por um melhor conhecimento de fragilidades e potencialidades, o projeto de Mapeamento na região Pan- Amazônica, que visa ressaltar as produções cientificas compreendidas nessa região produzidas por universidades pertencentes a AUSJAL, se propôs realizar a identificação bem como a distribuição da produção científica de todas as áreas do conhecimento no contexto amazônico por meio de um aplicativo online. Deste modo vamos ressaltar aqui como foi necessário um aprimoramento e um melhor o desenvolvimento nos módulos do aplicativo online, sendo o módulo de inserção o ponto chave do projeto, na geração interativa de mapas, que proporciona a identificar a distribuição da produção científica das áreas do conhecimento por meio do mapeamento e, assim possibilita a leitura das incidências desses trabalhos ou a fragilidade de produção de algum campo cientifico. 2. Projeto de Mapeamento O projeto de mapeamento foi desenvolvido pela AUJAL, coordenado pelos Homólogos do Meio ambiente, pertencente a um outro projeto, o Projeto Pan-Amazo nico da CPAL - La Compañía de Jesús en América Latina - e articula-se com a REPAM (Rede Eclesial Pan- Amazônica) e as obras da Companhia de Jesus que fomenta projetos e impulsiona o dialogo intercultural e inter-religioso. Assim, propicia ações simultâneas em defesa do bioma amazônico e dos direitos socioambiental entre províncias e regiões na América Latina. Nesta etapa do projeto deu-se prioridade a participação somente das universidades estão no contexto Pan- Amazo nico e não mais com total de 31 membros pertencentes a AUSJAL como de início na análise do projeto. O projeto desenvolvido pela PUC-Rio por meio do aplicativo online tem três módulos: de inserção, de busca e de visualização das incidências e tem como objetivos: I. Visualizar através de mapas as ações de ensino, pesquisa e extensão, identificando as potencialidades e deficiências das universidades da AUSJAL em relação a região Pan Amazônica. II. Subsidiar as políticas institucionais da AUSJAL em relação a região Pan-Amazônica propiciando sinergias e ações conjuntas. III. Estimular interação entre pesquisadores das universidades da AUSJAL na composição de parcerias em pesquisas, ensino e extensão na região.

2 IV. Contribuir com as ações da Companhia de Jesus para aumentar a eficiência nas interações entre estas ações sociais, as paróquias e as universidades. A fase piloto inicial realizada pela PUC-Rio contou com a criação do aplicativo online em que há a inserção dos trabalhos científicos das universidades. A fase 2, no presente momento, dar-se seguimento ao desenvolvimento aprimorado do aplicativo online, segundo as demandas das demais universidades parceiras no contexto Pan-Amazônico para inserção de seus trabalhos e pesquisas. Uma vez que as demandas das universidades seja atendidas, dar-se seguimento a inserção de trabalhos das demais universidades da AUSJAL, somando então o total de 31. As universidades no contexto Amazônico estão distribuídas em um total de 10 países, sendo eles: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela (figura 1). Figura 1 Mapa dos países com a delimitação Panamazônico 3. Objetivo Avaliar projeto de mapeamento da produção científica das universidades Homólogas em Meio ambiente da AUSJAL na região Pan-Amazônica por meio das funções interativas de mapas gerados pelo aplicativo online e como ele se apresenta como um instrumentos de análise espacial por possibilitar leituras espaciais de diferentes escalas da distribuição e da concentração de produções científica acadêmicas desenvolvida pelas universidades AUSJAL. 4. Metodologia Foram testadas sistematicamente as ferramentas de inserção de dados referentes aos trabalhos das universidades a fim de reavaliar os ajustes no sistema como um todo visando atender as demandas das universidades aplicando as alterações necessárias a fim que de gerar

3 respostas a qualquer usuário para uma melhor compreensão ao acesso aos trabalhos, pesquisas e estudos inseridas no aplicativo online. 5. Resultados e Alterações das Descrição dos Módulos e suas Funções O aplicativo online desenvolvido pela coordenação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), organizou um sistema de banco de dados e, neste as universidades parceiras inserem seu trabalhos e pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelos docentes das Universidades da AUSJAL no contexto Pan- Amazônico Módulo inserção de dados Neste módulo as universidades parceiras inserem as informações dos seus trabalhos a serem preenchidas no aplicativo online, serão inseridas somente pelos docentes das universidades AUSJAL e universidades parceiras do projeto de mapeamento. Deste modo, somente o professor terá como acessar a plataforma de cadastro para gerar um login e senha para acessar o aplicativo online (figura 2). Figura 2 - tela de acesso ao aplicativo online Fonte: site do projeto de mapeamento: A tela de boas vindas permanece com padrão institucional de cada universidade para seus respectivos docentes. (figura 3)

4 Figura 3 - telas inicial de navegação Fonte: site do projeto de mapeamento: As novas alterações no banco de dados são mais perceptíveis na configuração para cadastramento de trabalhos (figura 4) realizados pelos professores das universidades participantes. Os dados inseridos estão mais simplificados e muitos foram excluídos por realmente não serem práticos, agora são poucos os campos que prendem o seguimento do fluxo de informações visando assim facilitar o cadastramento que reportam as pesquisas científicas elaboradas na região Pan-amazônica. Figura 4 - cadastro de trabalho científico no banco de dados Fonte: site do projeto de mapeamento:

5 O novo layout para adicionar trabalhos está bem simplificado, mas qualquer dúvida os docentes poderão recorrer a uma explicação interativa sobre preenchimento, este disponível em dois idiomas (português e espanhol). O campo de localização (figura 5) ainda é um dos Figura 5 - cadastro de trabalho científico no banco de dados escolhendo a escala do trabalho campos mais importantes a serem preenchidos, pois é ali que se referencia em qual escala ocorreu o estudo. Assim que escolhida a escala do estudo um nova janela de informações é aberta para preenchimento. A opção de preenchimento é em função da escolha quanto a escala do estudo (figura 6). Figura 6 - cadastro de trabalho científico no banco de dados adicionando escala do trabalho inserido As opções disponíveis irão se dá de acordo com as escolhas anteriores sobre o trabalho a ser adicionado, vale lembrar que posso inserir um trabalho ou pesquisa que tenha para mais de um estado ou município no que tange a sua escala de estudo. E caso o professor (a) que está inserindo seu trabalho tenha o ponto exato da pesquisa, ele (a) poderá utilizar a opção ponto na escolha da escala e utilizar o google Maps para referenciar no mapa (Figura 7)

6 Figura 7 - cadastro de trabalho científico no banco de dados adicionando escala do trabalho inserido Outra simplificação de informação é por não ter mais escala adicional de abrangência desse estudo, este que causava grande confusão no preenchimento dos trabalhos. Mas vale lembrar que a localização é o campo diretamente vinculado a resposta espacial responsável por gerar a parte interativa dos mapas de visualização Módulo de busca A ferramenta de busca conta agora com mais escalas de visualização, além de município, estado e país há também a escala Pan- Amazônico e o georreferenciamento, todos a serem utilizados em conjunto com a ferramenta da web que possibilita enfatizar dimensões para uma análise mais integradora do território. Os trabalhos já inseridos no banco de dados estão disponibilizados por meio da web no seguinte endereço eletrônico: (figura 8)

7 Figura 8 ferramenta de busca com visualização interativa em escala territorial Fonte: site do projeto de mapeamento: Neste módulo de busca, os campos de pesquisas reportam aos campos referentes aos trabalhos inseridos no aplicativo online realizados pelos docentes. Assim, as buscas são realizadas por título da produção científica e outros campos sobre o trabalho ou pesquisa e, não mais por categoria, subcategoria que foram removidos das opções (figura 9).

8 Figura 9 - busca avançada com filtros Fonte: site do projeto de mapeamento: Módulo de Visualização A visualização interativa em mapas é um resultado a partir das perguntas espaciais e, assim visa estabelecer limites territoriais para a ocorrência espacial dos trabalhos e pesquisas. A interatividade do mapeamento continua definida em gradiente de cores que estabelecem correspondência o número de trabalhos de área geográfica no mapa segundo a cor correspondente a da legenda como pode ser visto na figura 10.

9 Figura 10- visualização em mapa do resultado de busca com palavra-chave Amazônia Fonte: site do projeto de mapeamento: Os visualização interativa por meio do mapeamento da distribuição espacial revela como há ou não a concentração das pesquisas cientificas. Outra maneira de visualização interativa por meio das buscas é pelo georregeferenciamento que são os pontos no mapa (figura11), esta escala também permite leituras da concentração das produções além de contribuir nas percepções das divisões territoriais por pesquisa adotadas pelo projeto.

10 Figura 11- visualização em mapa do resultado de busca por georreferenciamento Fonte: site do projeto de mapeamento: Após definir os campos de busca e a escala de visualização, é possível pesquisar dentre os trabalhos inseridos utilizando a janela no canto direito da tela, clicando na opção de visualizar a listagem de todos os trabalhos segundo a pesquisa realizada (figura 12). Figura 12 - visualização da lista de trabalhos com busca de palavra-chave Amazônia Fonte: site do projeto de mapeamento:

11 O resultado temático das buscas se mantém em identificar a distribuição quantitativa e espacial da pesquisas científicas, contudo, este resultado irá muito em função de como se deu a ênfase da busca realizada. No presente momento, outras universidades parceiras já estão no processo de cadastramento e já contam as alterações simplificação no módulo de inserção. Posteriormente, o banco de dados deverá contar com os trabalhos das demais universidades, mas contando sempre com novas inserções de trabalhos realizados na região da Pan Amazônia por parte de todas universidades parceiras. 6. Conclusões Inicialmente, o projeto conseguiu simplificar as categorias de cadastramento dos trabalhos e pesquisas no banco de dados a fim de se adaptar a realidade das universidades ao modo de inserção dos trabalhos. Foram alterações importantes que simplificaram e muito todo processo e, o mais importante, diminui as confusões dos termos chave para preenchimento dos trabalhos e das pesquisas que estavam impedindo todo processo de cadastramento online. No estágio seguinte, novos trabalhos das demais universidades deverão ser inseridos e, assim, novas visualizações interativas poderão indicar o mapeamento da incidência dessas produções reforçando assim como o mapeamento se apresenta como um instrumentos de análise espacial. Este a fim de facilitar o entendimento das disparidades na produção científica das universidades pertencentes a AUSJAL em diferentes escalas, que estará disponível também para acesso de outras instituições como as de pesquisa e ensino, mesmo que não jesuítas em prol de uma rede de pesquisa. Referências Bibliográficas 1- MARTINELLI, M. Os Mapas da Geografia. Universidade de São Paulo. Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Disponível em: < MAPAS%20DA%20GEOGRAFIA.pdf> acesso em 12/07/ AGUIRRE, A. J.; FILHO, J. A. M. Introdução à Cartografia. Santa Maria: UFMS/CCR. Departamento de Engenharia Rural Ed p. Disponível em: <

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE GESTÃO DE SERVIÇOS Versão 1.1 26/09/2016

Leia mais

ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE DADOS GEOESPACIAIS DO ESTADO DO ACRE

ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE DADOS GEOESPACIAIS DO ESTADO DO ACRE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE DADOS GEOESPACIAIS DO ESTADO DO ACRE Marcelo de Oliveira Latuf Doutorando em Geografia, UNESP/Campus de Presidente Prudente Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado

Leia mais

WebZine Manager. Documento de Protótipo. Versão 2.0. Histórico de Revisão

WebZine Manager. Documento de Protótipo. Versão 2.0. Histórico de Revisão WebZine Manager Documento de Protótipo Versão 2.0 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 18/10/2012 1.0 Primeira versão do Documento de Tallison Bruno Protótipo Lemos 23/11/2012 2.0 As telas

Leia mais

Tutorial para o aluno Moodle

Tutorial para o aluno Moodle ÍNDICE Introdução... 03 Acesso ao Moodle... 04 Acesso ao curso e ao material... 05 Utilizando a barra de navegação... 07 Atividades... 08 Inserindo imagem na atividade... 11 Enviando e recebendo mensagens...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Pedidos de Livros Versão 1.1.1 Última revisão: 19/10/2015 2015 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PAINEL DE BORDO

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PAINEL DE BORDO ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PAINEL DE BORDO 1 SENAC RN Administração Regional do Rio Grande do Norte Título: MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO - CLIENTE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO - CLIENTE SECP S I S T E MA ENG EBRAC D E COORDENAÇÃO DE P ROJET OS 2016 MANUAL DE UTILIZAÇÃO - CLIENTE B R A _ S C P 1 6 J 0 0 0 1 _ R 0 0 H T T P : / / W W W. E N G E B R AC. C O M. B R Sumário 1. ACESSO... 2

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão ÍNDICE ACESSO AO SIGA EXTENSÃO... 03 CADASTRO DOCENTE... 08 CADASTRO DE ATIVIDADE... 12 COMO VINCULAR ATIVIDADES...

Leia mais

Visor de Informações para o Sistema Único de Assistência Social VISUAS

Visor de Informações para o Sistema Único de Assistência Social VISUAS Visor de Informações para o Sistema Único de Assistência Social VISUAS Mogi das Cruzes 2015 Vigilância Socioassistencial Sistema de Informação VISUAS Visor de Informações para o Sistema Único de Assistência

Leia mais

Para efetuar a configuração de s no painel, acesse o cpanel a partir do link abaixo:

Para efetuar a configuração de  s no painel, acesse o cpanel a partir do link abaixo: Configuração de Painel Servidor Virtual. e-mail da Loja Para efetuar a configuração de e-mails no painel, acesse o cpanel a partir do link abaixo: https://cpanel.(domínio da sua loja).com.br:2083/ Exemplo:

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor Coordenação de Estágio Integrado Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor 4 de Novembro de 04 Fluxo do Processo O Plano de Trabalho é o instrumento em que estão descritos os objetivos,

Leia mais

Área Restrita do Aluno

Área Restrita do Aluno Área Restrita do Aluno 1 Explicação geral 1. Objetivos do sistema: Consulta de notas, faltas e ocorrências; Consulta de informações adicionais (Quadro de Avisos, Cardápio, Dias Letivos, etc.); Download

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

Data4Company Guia ra pido do Portal WEB

Data4Company Guia ra pido do Portal WEB Data4Company Guia ra pido do Portal WEB Acessar o portal 1. Acesse o endereço do Data4Company e informe o ambiente, usuário e sua senha. 2. Essa é a tela inicial. Nessa tela aparecem os dados sobre os

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA

DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Entrada no Portal / Login... 4 Contexto... 5 Quadro de Horário... 9 Diário de Classe... 10 Lançamento das Faltas...12 Emissão dos Diários de

Leia mais

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema Cooperativas . Pré-Cadastro SICAN...3 2. Preenchimento do cadastro...5

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

Biblioteca Virtual: Como aceder o acervo Bibliotecário Virtual do ISCED.

Biblioteca Virtual: Como aceder o acervo Bibliotecário Virtual do ISCED. Biblioteca Virtual: Como aceder o acervo Bibliotecário Virtual do ISCED A Biblioteca Virtual do ISCED é um software que coleciona uma variedade de recursos bibliográficos e os torna disponíveis online,

Leia mais

Manual Edupulses Como utilizar as ferramentas

Manual Edupulses Como utilizar as ferramentas Manual Edupulses Como utilizar as ferramentas Caro (a) usuário (a): Com esta plataforma de interatividade, você poderá usar as seguintes atividades: Nuvem de palavras: Pode ser utilizada para criar uma

Leia mais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIMAR Sistema de Compras de Materiais SISTEMA DE COMPRAS DE MATERIAIS Manual de Funcionalidades do Sistema SIMAR. SUMÁRIO SISTEMA DE COMPRAS DE

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Página 1 de 21 MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Montes Claros/MG 2014 Página 2 de 21 Sumário de Informações do Documento Documento: Número de páginas: 21 MANUAL_20140822_REV_0.docx Versão Data Mudanças

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS ÍNDICE - Introdução... 03 - Inscrições... 04 - Módulo do padrão de acesso Coordenador e Secretário(a) de curso... 07 - Módulo do padrão de acesso docente...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO LAPIG-MAPS WANESSA CAMPOS SILVA Goiânia Junho de 2013

Leia mais

Manual de Utilização. Versão 01 - Rev. 01/2014 PCOP

Manual de Utilização. Versão 01 - Rev. 01/2014 PCOP Manual de Utilização Versão 01 - Rev. 01/2014 PCOP Índice Índice... 2 Introdução ao sistema... 3 Divisão do sistema COMPORTAMENTOS... 4 PERFIS... 5 PERFIL - ADMINISTRADOR... 6 Vamos Começar? NAVEGADORES

Leia mais

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v )

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v ) M A N U A I S SIPAC Sistema Integrado de Busque pelo Manual clicando no link abaixo: Protocolo Acessar -> Aba Administração Acessar -> Aba Processos Acessar -> Aba Documentos Acessar -> Aba Memorandos

Leia mais

TUTORIAL PLANO DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS

TUTORIAL PLANO DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GRUPAMENTO TÉCNICO DE SUPRIMENTO DE ÁGUA PARA INCÊNDIO TUTORIAL PLANO DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS INTRODUÇÃO O GTSAI, visando

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentaão de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Restaurante Universitário Versão 1.13.5 Última revisão: 02/10/2017 2017 Versão: 1.13.5 Documentação: André L.M. Camargo

Leia mais

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1 UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA Manual Secretária EMED 2.2.6 Manual versão 1.1 Sumário 1. MÓDULO CLÍNICO... 3 1.1. Como acessar o sistema... 3 1.2. Alterar Senha... 3 2. MENUS... 4

Leia mais

Introdução. Este manual foi construído de maneira a orientar na utilização do sistema, demonstrando passo-a-passo todas as suas funcionalidades.

Introdução. Este manual foi construído de maneira a orientar na utilização do sistema, demonstrando passo-a-passo todas as suas funcionalidades. Sumário Introdução... 4 1. Acesso... 5 2. Tela Inicial... 7 3. Menu Ações... 9 3.1 Conflitos... 9 3.2 Grade... 9 3.2.1 Filtros... 10 3.3 Novo Agendamento... 11 3.4 Meus Agendamentos... 14 4. Considerações

Leia mais

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência!

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência! Guia Rápido Aplicativo TW Viewer Versão 1.0 Compatível com toda linha TW Obrigado pela preferência! Tenha certeza de que estamos sempre trabalhando com empenho para entregar a você equipamentos e serviços

Leia mais

MANUAL BLACKBOARD BÁSICO

MANUAL BLACKBOARD BÁSICO MANUAL BLACKBOARD BÁSICO PROFESSORES ROBSON DOS SANTOS DIAS suporteblackboard.udi@esamc.br ESAMC UBERLÂNDIA PRESIDENTE Luiz Gracioso DIRETOR Adriano Gargalhone Novaes COORDENAÇÃO ACADÊMICA Maria Odete

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR

M A N U A L D O ADMINISTRADOR M A N U A L D O ADMINISTRADOR O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico) para consulta via internet. E-SIC Versão 1.06 Sumário Introdução

Leia mais

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Portal de Emissão de Nota Fiscal de Serviço 1º Modulo: Cadastro no Sistema SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSO... 3 1. REALIZANDO CADASTRO NO SISTEMA... 4 1.1 Pessoa Física... 5

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO GERINF - Gerência de Informática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO Maio, 2016 Sumário 1. Introdução... 3 2. Apresentação do Sistema... 2-4 2.1 Botões de ação...

Leia mais

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Guia do Aluno Moodle - UFCSPA NÚCLEO DE EAD Elaborado por: Fabrício Barboza Supervisão: NEAD Versão 1.0 Março 2010 SUMÁRIO Capitulo1 - Acessando

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

MANUAL BÁSICO DO SIGEVENTOS MÓDULO 01 CIENTEC: INSCRIÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E AÇÕES CULTURAIS

MANUAL BÁSICO DO SIGEVENTOS MÓDULO 01 CIENTEC: INSCRIÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E AÇÕES CULTURAIS MANUAL BÁSICO DO SIGEVENTOS MÓDULO 01 CIENTEC: INSCRIÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E AÇÕES CULTURAIS Acesse o site da CIENTEC: www.cientec.ufrn.br Abra o menu INSCRIÇÕES Clique em Inscrição no evento para

Leia mais

Sistema de Informação e Coordenação - SIC

Sistema de Informação e Coordenação - SIC Sistema de Informação e Coordenação - SIC Tópicos 1- Sistema de Informação e Coordenação - SIC 2- Modelo 3- Tecnologias Usadas 4- Projeto Estrutura 5- Fluxo de Atividades 1- Sistema de Informação e Coordenação

Leia mais

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos 1 1. Acesso ao Portal Moderna.Compartilha... 3 2. LMS - Sistema de Gestão de Aprendizagem... 5 3. Rede Compartilha... 6 3.1 Xmile Learning...

Leia mais

TIDE VERSÃO PM-RJ 1.0

TIDE VERSÃO PM-RJ 1.0 TIDE VERSÃO PM-RJ 1.0 1 LOGIN... 1 1.1 Geração e confirmação de nova senha...1 1.2 Escolha da Função...1 2 CADASTRO DE OCORRÊNCIA... 2 2.1 Cadastro do Solicitante...2 2.2 Cadastro do Evento...2 2.3 Cadastro

Leia mais

Apresentação Entrada no Portal / Login Entrada no Portal / Login. (bloqueadores de Pop-Ups) Menus de Acesso... 8

Apresentação Entrada no Portal / Login Entrada no Portal / Login. (bloqueadores de Pop-Ups) Menus de Acesso... 8 ALUNO SUMÁRIO 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Entrada no Portal / Login... 4 Entrada no Portal / Login. (bloqueadores de Pop-Ups)... 6 Acadêmico Menus de Acesso... 8 Quadro de Avisos... 9 Notas de Avaliação...

Leia mais

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema Produtores Rurais - Pessoa Jurídica 1. Pré-Cadastro SICAN...3 2.

Leia mais

EBSCOhost. Básico.

EBSCOhost. Básico. EBSCOhost Básico Na pagina da Instituição, clique no link Biblioteca No site da Biblioteca, clique no link da base de dados EBSCO Para utilizar a base de dados, os usuários devem inserir o login e senha

Leia mais

CADPREV Web Módulo de Aplicativo Web. Manual do Usuário. Cadastro de Acordos de Parcelamento. CADPREV - Manual do Usuário CADPREV-Web.

CADPREV Web Módulo de Aplicativo Web. Manual do Usuário. Cadastro de Acordos de Parcelamento. CADPREV - Manual do Usuário CADPREV-Web. CADPREV Web Módulo de Aplicativo Web Manual do Usuário Cadastro de Acordos de Parcelamento 1 de 23 Índice 1 Introdução... 3 1.1 Visão Geral... 3 1.2 Considerações Iniciais... 3 2 Funcionalidades... 4 2.1

Leia mais

Você está recebendo o login e senha iniciais do Sistema de Alerta Fitossanitário do Fundecitrus.

Você está recebendo o login e senha iniciais do Sistema de Alerta Fitossanitário do Fundecitrus. Caro usuário, Você está recebendo o login e senha iniciais do Sistema de Alerta Fitossanitário do Fundecitrus. Com esse login o senhor deverá cadastrar os usuários que terão acesso ao sistema e que irão

Leia mais

Transformação, institucionalização e conflito nas esferas espacial, econômica, social e política

Transformação, institucionalização e conflito nas esferas espacial, econômica, social e política iências Humanas E SUAS TEC ECNOLOGIAS Ficha de Estudo 96 Tema Transformação, institucionalização e conflito nas esferas espacial, econômica, social e política Tópico de estudo Representação espacial Entendendo

Leia mais

Análise Multicritério e Modelagem de Dados Ambientais. Web Treinamento do Instituto GEOeduc Autor: Arthur Paiva

Análise Multicritério e Modelagem de Dados Ambientais. Web Treinamento do Instituto GEOeduc Autor: Arthur Paiva Análise Multicritério e Modelagem de Dados Ambientais Web Treinamento do Instituto GEOeduc Autor: Arthur Paiva SUMÁRIO Análise Espacial e Geoprocessamento Mapeamento Temático no Ambiente SIG Conceito de

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Convênios Versão 1.1 Última revisão: 04/05/2016 2016 REITOR Marco Antonio Fontoura Hansen VICE-REITOR Maurício Aires

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE DISPONIBILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS (SIREF) REFERÊNCIAS, DADOS DE PRODUÇÃO e GERAÇÃO DE EXTRATOS.

MANUAL DO SISTEMA DE DISPONIBILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS (SIREF) REFERÊNCIAS, DADOS DE PRODUÇÃO e GERAÇÃO DE EXTRATOS. MANUAL DO SISTEMA DE DISPONIBILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS (SIREF) REFERÊNCIAS, DADOS DE PRODUÇÃO e GERAÇÃO DE EXTRATOS. 1 Sumário 1 - Introdução:... 3 2 - Objetivo:... 4 3 - Como utilizar as referências de

Leia mais

Captura de Processos Programa Captura. Programa Captura Orientações

Captura de Processos Programa Captura. Programa Captura Orientações Programa Captura Orientações Elaborado por: Julio Cesar Cavalheiro PÁG. 1/13 Índice 1. Objetivo... 3 2. Instalação do Produto Captura Web... 3 3. Parametrização... 6 4. Andamentos Capturados... 9 5. Tela

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

UNIESP PAGA UNIESP SOCIAL

UNIESP PAGA UNIESP SOCIAL UNIESP PAGA UNIESP SOCIAL ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO MENSAL DE CONTRAPARTIDA SOCIAL VF-01/MAIO/2014 1 Sumário 1. Aba Lista de Relatórios Aguardando Avaliação... 3 1.1. Regras para adicionar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

INSTRUÇÃO OPERACIONAL SNAS/MDS N 01, DE 19 DE SETEMBRO DE 2007

INSTRUÇÃO OPERACIONAL SNAS/MDS N 01, DE 19 DE SETEMBRO DE 2007 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL INSTRUÇÃO OPERACIONAL SNAS/MDS N 01, DE 19 DE SETEMBRO DE 2007 1. APRESENTAÇÃO A presente Instrução Operacional,

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 FUNCIONALIDADES Visualização do Plano Estratégico do Grupo Hospitalar Conceição... 3

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 FUNCIONALIDADES Visualização do Plano Estratégico do Grupo Hospitalar Conceição... 3 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 FUNCIONALIDADES... 3 Visualização do Plano Estratégico do Grupo Hospitalar Conceição... 3 Visualização/Edição de Status e Parecer... 4 Visualização/Inserção de Encaminhamentos...

Leia mais

Manual Espelho de NF para Serviços

Manual Espelho de NF para Serviços Manual Espelho de NF para Serviços Indice 1 Objetivo... 3 2 O Projeto e-suprir... 3 3 Introdução... 3 4 Informações Básicas... 4 4.1 Painel de Controle Vendas... 4 5 Acessando o Pedido... 5 5.1 Lista de

Leia mais

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Sumário 1 Apresentação... 4 1.1 Características e Funcionalidades... 4 1.2 Grupos de Usuários... 5 1.3 Portabilidade... 5 2 Usuários... 6 2.1 Alunos... 6 2.1.1 Pesquisa...

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCACÃO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCACÃO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCACÃO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE TUTORIAL PARA CONSTRUÇÃO DE UM BLOG O uso da tecnologia, em especial

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE CERTIDÃO DE ADIMPLEMENTO SGPCCEE

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE CERTIDÃO DE ADIMPLEMENTO SGPCCEE MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE CERTIDÃO DE ADIMPLEMENTO SGPCCEE Câmara de Comercialização de Energia Elétrica CCEE Setembro de 2014 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 1.1. Propósito... 3 1.2. Público

Leia mais

A Universidade Corporativa Betha é mais um projeto da empresa visando a melhoria contínua nos serviços oferecidos aos clientes, colaboradores e

A Universidade Corporativa Betha é mais um projeto da empresa visando a melhoria contínua nos serviços oferecidos aos clientes, colaboradores e Central do Usuário A Universidade Corporativa Betha é mais um projeto da empresa visando a melhoria contínua nos serviços oferecidos aos clientes, colaboradores e parceiros. Focada em treinamentos mais

Leia mais

Como Utilizar o SE_TTool

Como Utilizar o SE_TTool Como Utilizar o SE_TTool Como acessar o sistema (SE_TTool) Digitar na barra de endereços de seu navegador o seguinte endereço: ttool.com.br Para acessar o sistema é necessário ter efetuar um cadastro,

Leia mais

Tutorial: SIGRH Para o Chefe Homologar as Férias do Servidor

Tutorial: SIGRH Para o Chefe Homologar as Férias do Servidor Tutorial: SIGRH Para o Chefe Homologar as Férias do Servidor Orientação para o Chefe da Unidade homologar ou avaliar o pedido de férias do seu Servidor no Sistema Integrado de Gestão e de Recursos Humanos

Leia mais

CONTROLE DE VIAGEM. Figura 1: Tela de monitoramento de viagens.

CONTROLE DE VIAGEM. Figura 1: Tela de monitoramento de viagens. CONTROLE DE VIAGEM Permite o planejamento e acompanhamento de viagens baseadas em rotas pré cadastradas através do sistema. O usuário programa uma viagem para uma rota com dois ou mais pontos de destino

Leia mais

Ambiente de Aprendizagem Moodle. Manual do Aluno.

Ambiente de Aprendizagem Moodle. Manual do Aluno. Ambiente de Aprendizagem Moodle Manual do Aluno http://www.plannercursos.com.br Julho 2009 Conteúdo 1 Primeiros Passos... 04 1.1 Tornando-se um usuário... 04 1.2 Acessando o ambiente Moodle... 04 1.3 O

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

O que é Cartografia?

O que é Cartografia? O que é Cartografia? Nações Unidas As Nações Unidas, definiu em 1949, através de comissão especializada, cartografia como sendo A ciência que se ocupa da elaboração de mapas de toda espécie. Abrange todas

Leia mais

BOLETIM DE EVOLUÇÃO - OUTUBRO

BOLETIM DE EVOLUÇÃO - OUTUBRO Outubro de 2016 BOLETIM DE EVOLUÇÃO - OUTUBRO ÍNDICE PORTAL EXECUTIVO... 3 MAIOR CONTROLE DO TEMPO DE PERMANÊNCIA DO RCA NO CLIENTE... 3 VISITA FORA DO CLIENTE... 3 GRUPO DE E-MAIL PARA ENVIO DE OCORRÊNCIAS...

Leia mais

Novo Portal do Agente CVC

Novo Portal do Agente CVC Novo Portal do Agente CVC Convidamos vocês para conhecerem nosso novo Portal do Agente CVC É uma nova plataforma de vendas, unificando os principais acessos e links de busca de pacotes e com um formato

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa Coordenação de Tecnologia na Informação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa Coordenação de Tecnologia na Informação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa Coordenação de Tecnologia na Informação MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE - ALUNOS Elaboração: KevellenLaiz da Rosa Matias Coordenação

Leia mais

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 _GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 Sumário 1.Introdução... 3 2. Cadastro de Dispositivo... 3 3.Criação de reservas e solicitações... 5 4.Aprovação Mobile... 11 5.Acompanhamento

Leia mais

PRÊMIO GESTÃO AMBIENTAL NO BIOMA AMAZÔNIA. 1 a Edição 2015/2016 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

PRÊMIO GESTÃO AMBIENTAL NO BIOMA AMAZÔNIA. 1 a Edição 2015/2016 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PRÊMIO GESTÃO AMBIENTAL NO BIOMA AMAZÔNIA 1 a Edição 2015/2016 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Realização Apoio Forneça as informações a seguir para participar da 1ª edição 2015/2016 do Prêmio Gestão Ambiental

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial, abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas 1 Manual Genconnect O Genconnect vem com a finalidade de facilitar o acesso dos parceiros do Centro de Genomas na solicitação e realização de exames laboratoriais e reduzir a incidência de enganos no controle

Leia mais

Solicitaçãode Demandas

Solicitaçãode Demandas Demandas Solicitaçãode Demandas Versão 3.0 1 Treinamento de Demandas Acessando o módulo de demandas Criando uma demanda Consultando itens no ComprasNet.BA Consultando uma demanda Acompanhamento de demandas

Leia mais

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR Versão 1.1 Histórico de Versão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

C APACITE- SE MANUAL DO MOODLE PERFIL DO ALUNO (VERSÃO 2.0) ANO 2017 ELABORAÇÃO

C APACITE- SE MANUAL DO MOODLE PERFIL DO ALUNO (VERSÃO 2.0) ANO 2017 ELABORAÇÃO C APACITE- SE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MANUAL DO MOODLE PERFIL DO ALUNO (VERSÃO 2.0) ANO 2017 ELABORAÇÃO DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DE P ESSOAL DIDEP DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE R ECURSOS

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Convênio Empresas. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Convênio Empresas. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Convênio Empresas Revisão 01 SUMÁRIO 1. MÓDULO DESKTOP (SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 1.1 CADASTROS GERAIS... 2 1.1.1 CADASTRO DE OFERTAS DE EMPREGOS... 2 1.1.2 CADASTRO DE

Leia mais

Manual Operacional Autorização WEB

Manual Operacional Autorização WEB Manual Operacional Autorização WEB ÍNDICE Capítulo I Autorização Web 03 1.1 Acesso ao site 03 1.2 Login e senha 03 1.3 Página inicial 04 1.4 Emissão de guias 05 1.4.1 Guia de consulta 05 1.4.2 Guia de

Leia mais

PROJETO CHAPECO 2030 / PROJETO GPS RURAL. Sociedade amigos de Chapecó - SAC

PROJETO CHAPECO 2030 / PROJETO GPS RURAL. Sociedade amigos de Chapecó - SAC PROJETO CHAPECO 2030 / PROJETO GPS RURAL Sociedade amigos de Chapecó - SAC 1. INTRODUÇÃO O projeto Chapecó 2030, levantou as fragilidades e as demandas reprimidas do município, que são as mesmas da região

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FNDE DIRETORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS DIRAE COORDENAÇÃO-GERAL DOS PROGRAMAS DO LIVRO - CGPLI SBS Q.2 Bloco F Edifício FNDE 70.070-929

Leia mais

Manual Diário Eletrônico

Manual Diário Eletrônico Manual Diário Eletrônico Diário Eletrônico 1 SUMÁRIO 1 DIÁRIO ELETRÔNICO... 3 1.1 ORIENTAÇÕES INICIAIS... 3 1.2 FLUXO BÁSICO... 4 1.3 VISÃO GERAL... 4 1.3.1 Plano de Ensino... 5 1.3.2 Cronograma... 7 1.3.3

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica UFPA Pró-reitoria de Ensino e Graduação AIT Assessoria de Informação e Tecnologia 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS A plataforma ATENA, foi desenvolvida em uma plataforma

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SIGAA

PROJETO DE PESQUISA SIGAA PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPES- 2105-6511 / copes@ufs.br CINTEC- 2105-6865 / cintec.ufs@gmail.com

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais

Técnicas de Cartografia Digital

Técnicas de Cartografia Digital Técnicas de Cartografia Digital Maria Cecília Bonato Brandalize 2011 Aula 5 CD/CAC e SIG: Componentes CD/CAC e SIG E/S Coordenadas e Texto Display Alta Resolução Impressão de Alta Qualidade DR de Acesso

Leia mais

Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição.

Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. ITEM 1: Caso já possua o cadastro juntamente ao Centro de Integração Empresa Escola de Minas

Leia mais

Avaliação Institucional. Manual do Usuário Coordenador de Curso STI-UFC

Avaliação Institucional. Manual do Usuário Coordenador de Curso STI-UFC Avaliação Institucional Manual do Usuário Coordenador de Curso STI-UFC Este tutorial foi elaborado com o intuito de auxiliar o usuário no acesso e entendimento dos relatórios disponibilizados. Seção 01

Leia mais

1 Versões do documento O que se entende por Referências do Fornecedor Configuração das funções organizacionais...

1 Versões do documento O que se entende por Referências do Fornecedor Configuração das funções organizacionais... SQP Referências do fornecedor Versão 1, Novembro de 2008 Versão em português Engenharia da Qualidade Industrial Índice 1 Versões do documento... 2 2 O que se entende por Referências do Fornecedor... 3

Leia mais