Certidão de Inexistência de Obra/Serviço

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Certidão de Inexistência de Obra/Serviço"

Transcrição

1 NÚCLEO DE ART E ACERVO TÉCNICO TIPO DE PROCESSO: Certidão de Inexistência de Obra/Serviço Versão Junho/2017

2 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: Certidão de Inexistência de Obra/Serviço Descrição: Serve para o profissional comprovar que não emitiu ART em determinado município, num período específico.. PADRÃO OPERACIONAL DE PROCEDIMENTO POP Área Dona do Processo: NART Núcleo de ART e Acervo Técnico. Quem pode solicitar: O processo deve iniciar nas Inspetorias do Crea-RS ou no Protocolo da sede do Conselho. Somente profissionais com registro ou visto no Crea-RS, ativos ou não, podem solicitar esta certidão. Assinaturas do documento final A certidão deve ser assinada em conjunto pelo funcionário da SART responsável pela elaboração do documento e pelo Chefe da NART. Descrição da Atividade principal do processo Certidão de Inexistência de Obra/Serviço : Certifica, a pedido do profissional, a inexistência de ARTs acervadas em seu nome, referente a obras/serviços, em um determinado município, num certo período. Embasamento Legal: Resolução nº 1.025/09 do Confea. Nível de Acesso: Restrito (informação pessoal de natureza sensível). LAI /11, art. 31, regulamentado pelo decreto 7.421/12. Informações obrigatórias para o início do processo: O profissional requerente deve apresentar os seguintes Documentos: 1) Requerimento padrão, preenchido e assinado pelo profissional requerente, selecionado o Tipo de Processo Certidão de Inexistência de Obra/Serviço, informando o município, o período e a finalidade da certidão; 2) Documento de identidade ou carteira do Crea do profissional; 3) Se o requerimento for assinado por um procurador, juntar a procuração que dá poderes para ele assinar em nome do profissional e documento de identidade; 4) No Sistema Apolo: gerar o RPF do profissional e salvar o arquivo PDF. Este processo possui taxa, que deverá ser quitada antes do envio do processo para a SART. Taxa para o ano de 2017: R$ 50,13.

3 INSTRUÇÕES INICIAIS (RESPONSABILIDADE DAS INSPETORIA/PROTOCOLO) 1. Recebimento de documentos em mídia digital: O nosso funcionário da Inspetoria ou Protocolo poderá receber alguns documentos previamente digitalizados pela parte interessada (público externo), visando agilizar o atendimento. Para este Tipo de Processo, poderão ser recebidos em meio digital os seguintes documentos: - Documento de identidade do Profissional requerente; - Procuração; - Documento de Identidade do Procurador. Os documentos deverão estar obrigatoriamente no formato PDF e legíveis. Serão recebidos pelo nosso funcionário por meio de pendrive, que será devolvido após a conferência dos arquivos. O requerente que optar por trazer documentos digitalizados, deverá preencher e assinar a seguinte Declaração: Início da Declaração. DECLARAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITALIZADOS EM MÍDIA DIGITAL Entrega pelo interessado: Eu, [Nome do interessado], portador do documento de identidade nº [...], CPF nº [...], DECLARO, sob minha responsabilidade, ao apresentar documentos requerendo [objetivo do pedido], que os documentos para essa demanda, entregues por mim ao Crea-RS em mídia digital, conferem com os originais que estão sob minha posse. Documentos Inseridos na mídia: Assinatura do Interessado Data:

4 Presume-se, portanto, a boa-fé por parte do requerente na entrega da documentação neste formato, recaindo sobre o mesmo a responsabilidade sobre a guarda dos originais e sobre as informações neles contidas. Conferência de Documentos Digitais pelo Atendente do Crea-RS: DECLARO que os documentos incluídos no processo eletrônico, citados acima, foram devidamente entregues pelo interessado em mídia digital e que a nitidez dos documentos foi devidamente conferida por mim. Carimbo e Assinatura do Funcionário Data: Processo no SEI Nº: Final da Declaração. Esta Declaração estará disponível para preenchimento no POP externo e poderá ser trazida já preenchida e assinada pelo requerente. Esta Declaração deve fazer parte do processo SEI. A Declaração original, em meio físico, deverá ser arquivada na Inspetoria ou Protocolo, haja vista ser um documento que não pode ser devolvido para o requerente ou descartado. 2. Verificações iniciais: O funcionário da Inspetoria ou Protocolo, ao receber a documentação para o Tipo de Processo Certidão de Inexistência de Obra/Serviço, deve verificar se é possível emitir a Certidão, pois tem situações em que não será possível emiti-la. Cuidar: a) Somente pode ser requerida por profissional do Sistema Confea/Crea ou por seu procurador. Profissional Arquiteto pode requerer a Certidão para período que pertencia ao Sistema Confea/Crea. b) O profissional requerente não pode ter ART na situação 000 Paga Não Registrada e/ou no município e no período requerido. b.1) Como verificar se ele possui ART na situação 000 Paga Não Registrada :

5 No Apolo, entre no link Acervo/ART. Clique em Relação de Acervo Profissional. Coloque a Carteira do Profissional e clique em Buscar. Clique sobre a carteira do profissional. Em Situação da ART, busque 000 Paga Não Registrada. Não preencha os filtros de datas e a seguir clique em Pesquisar Acervo Técnico. A mensagem em vermelho Não foi encontrado nenhum registro indica que o profissional não possui ART nesta situação. b.2) Como verificar se o profissional possui ART no município e período requerido: No Apolo, entre no link Acervo/ART. Clique em Consulta de ART. Em Pesquisar por, selecione Carteira/Município e Período (Início da obra). Digite essas informações, com excessão da data de início deixe sem preenchimento. Informe também ARTs Pagas em situações da ART. A seguir, clique em Pesquisar. Se não for encontrada ART, deve abrir um recibo em PDF com a mensagem Não foi encontrada nenhuma ART que satisfizesse os critérios da seguinte pesquisa. Caso seja encontrada ART registrada no município, deve ser verificada, ART por ART, o período de realização dos serviços, ou seja, a data de início e baixa da ART. Essas não podem estar dentro do período requerido para a certidão. Exemplo: Município: Capão da Canoa/RS. Período requerido: 01/01/2012 a 31/12/2016. Foi encontrada uma ART registrada com o endereço da obra/serviço em Capão da Canoa, data de início da obra/serviço em 12/05/2009 e baixa em 05/01/2012. Como a data de baixa está dentro do período requerido, não podemos fornecer a Certidão. Solução: Alterar o período para 06/01/2012 a 31/12/2016. c) Não havendo ART Paga Não Registrada e/ou no município e período, o pedido de Certidão poderá ser aceito. d) Se o profissional tiver ART na situação 000 Paga Não Registrada, ele poderá apresentar uma via dessa ART para digitação ou, caso não possua mais nenhuma via dessa ART, poderá apresentar Declaração solicitando o cancelamento da(s) ART(s), conforme modelo abaixo. Atenção: d.1) O procedimento de cancelamento de ARTs não pode ser feito para Arquitetos. d.2) O profissional que desejar cancelar ARTs na situação Paga Não Registrada deve preencher e assinar declaração (modelo abaixo), para ser analisada pela SART. Somente após a análise e a efetivação do cancelamento dessas ARTs será possível encaminhar o pedido de Certidão de Inexistência de Obra/Serviço. A Declaração deve ser encaminhada para a SART por malote. Para adiantar a análise, enviar também por e- mail (certidao.sart@crea-rs.org.br). DECLARAÇÃO DE CANCELAMENTO DE ARTs Eu, [Nome do profissional], portador do documento de identidade nº [...], CPF nº [...], DECLARO, sob minha responsabilidade, que não possuo uma via das ARTs abaixo relacionadas para fins de digitação no meu acervo técnico, razão pela qual solicito o cancelamento das mesmas.

6 Declaro, ainda, que nenhuma destas ARTs se referem a obras o u serviços no município de [Nome do município]. ARTs: Data: Nome e assinatura do profissional 3. Entrega da documentação para o Processo no SEI: Inicialmente, todos os documentos apresentados serão digitalizados para PDF, com exceção dos nato-digital (exemplo: RPF). Após a digitalização, os documentos serão devolvidos para o requerente (exemplo: requerimento, identidade, procuração). Ficaremos somente com aqueles documentos que devemos arquivar, quando for o caso (exemplo: Declaração de apresentação de documento digitalizado em mídia digital). Sugestão de como salvar os arquivos no computador: Visando a padronização e organização dos arquivos digitalizados, sugerimos salvar os nomes de arquivos PDF da seguinte forma: 1) Requerimento_(2 últimos números do protocolo + dígito verificador).pdf Exemplo: Protocolo Nome do arquivo: Requerimento_814.pdf 2) Identidade_(2 últimos números do protocolo + dígito verificador).pdf 2.1) Procuração_(2 últimos números do protocolo + dígito verificador).pdf. 2.2) Documento do procurador: IdentidadeProcurador_(2 últimos números do protocolo + dígito verificador).pdf Exemplo: IdentidadeProcurador_814.pdf 3) RPF_(2 últimos números do protocolo + dígito verificador).pdf 4. Considerações: Todo usuário deverá ter atenção a indicação de restrição ou não de informações ao registrar processos e documentos no SEI. Após implantação do Peticionamento Eletrônico no SEI do Crea-RS, este Tipo de Processo poderá ser iniciado pelo requerente.

7 BASE DE CONHECIMENTO INÍCIO DO PROCESSO (RESPONSABILIDADE DAS INSPETORIA/PROTOCOLO) PASSO A PASSO PARA INICIAR O PROCESSO: A) Abertura do processo no SEI responsabilidade da Inspetoria ou Protocolo: 1) Clique em Iniciar Processo. 2) Em Tipo de Processo, escolha NART: Certidão de Inexistência de Obra/Serviço. 3) Na tela Iniciar Processo, preencha os campos da seguinte forma: - Protocolo: Automático. - Tipo de Processo: NART: Certidão de Inexistência de Obra/Serviço. - Especificação: Digitar o nome do requerente, conforme consta no Requerimento Padrão. Caso ele não apareça após a digitação, dar um enter. - Classificação por Assuntos: Selecionar 000 ADMINISTRAÇÃO GERAL. - Interessados: Digitar o nome do requerente e o seu CPF entre parênteses, com pontuação. Exemplo: João da Silva (CPF ). Após, dê um Enter. O SEI irá perguntar se deseja incluir, clique em sim. - Observações desta unidade: Pode ser digitado qualquer informação que nosso funcionário julgar relevante. Caso contrário, deixe em branco. - Nível de Acesso: Restrito. Hipótese legal: Informação Pessoal (Art. 31 da Lei nº 12;527/2011). 4) A seguir, clique em Salvar. 5) Com o número do processo selecionado, clique em Incluir Documento. 6) E vamos começar a incluir todos os documentos do processo, cujos PDFs já devem ter sido gerados. Requerimento: - Escolha o Tipo de Documento: Externo. - Tipo de Documento: Requerimento. - Data do documento: data que está no documento. - Número / Nome na árvore: Nome do requerente. - Formato: Digitalizado nesta Unidade. - Tipo de conferência: Documento original. - Remetente: Informar a sigla do seu setor. Exemplo: UIPE Unidade da Inspetoria de Pelotas. - Interessado: Clicar sobre o nome do interessado com o seu CPF na caixa abaixo. Se o nome não estiver lá, digita-lo até ele aparecer na caixa. A seguir, marque ele. - Classificação por assuntos: Selecionar 000 ADMINISTRAÇÃO GERAL. - Observações desta unidade: Pode ser digitado qualquer informação que nosso funcionário julgar relevante em relação ao documento que está sendo anexado. Caso contrário, deixar em branco. - Nível de acesso: Restrito. Escolher Informação Pessoal (Art. 31 da Lei nº 12;527/2011).

8 - Anexar arquivo: Buscar o arquivo Requerimento_XXX.pdf 7) A seguir, clique em Confirmar dados. 8) Nesse momento, verifique se foi anexado o PDF correto, vendo a imagem do documento no SEI. Caso tenha sido anexado o documento errado, clique em Excluir. Após, repita todos os passos acima para incluir o documento correto. 9) Agora, o nosso funcionário deve autenticar este documento. Com o arquivo PDF selecionado na árvore, clique no ícone Autenticar Documento. Coloque a sua senha e dê um enter. Aparecerão os seguintes ícones ao lado do nome do documento na árvore, identificando se tratar de um documento com acesso restrito e autenticado. 10) A seguir, clique sobre o número do protocolo, e repita todos os procedimentos acima para incluir os demais documentos. 11) O que irá alterar na inclusão dos demais documentos: Documento de identidade: - Tipo de Documento: Externo Carteira de Identidade (RG). - Número / Nome na árvore: Nome do requerente. - Formato: Digitalizado nesta Unidade. - Tipo de conferência: Escolher conforme o caso. - Anexar arquivo: Buscar o arquivo Identidade_XXX.pdf Procuração (se houver): - Tipo de Documento: Externo - Procuração. - Número / Nome na árvore: Nome do requerente. - Formato: Digitalizado nesta Unidade. - Tipo de conferência: Escolher conforme o caso. - Anexar arquivo: Buscar o arquivo Procuracao_XXX.pdf Documento de identidade do Procurador (se houver Procuração): - Tipo de Documento: Externo Carteira de Identidade (RG). - Número / Nome na árvore: Nome do Procurador. - Formato: Digitalizado nesta Unidade. - Tipo de conferência: Escolher conforme o caso. - Anexar arquivo: Buscar o arquivo IdentidadeProcurador_XXX.pdf RPF: - Tipo de Documento: Externo - Relatório de Pessoa Física - RPF. - Número / Nome na árvore: Nome do requerente. - Formato: Nato-digital. - - Anexar arquivo: Buscar o arquivo RPF_XXX.pdf

9 Declaração de apresentação de documentos digitalizados pelo requerente (se houver): - Tipo de Documento: Externo Declaração. - Número / Nome na árvore: Nome do requerente. - Formato: Digitalizado nesta Unidade. - Tipo de conferência: Documento original. - Anexar arquivo: Buscar o arquivo Declaracao_XXX.pdf 12) A seguir, o processo digital estará pronto para ser tramitado para o Setor de ART e Acervo Técnico (SART). - Clique em Controle de Processos. - Na coluna gerados, selecione o processo clicando na caixa ao lado do número de protocolo. - Clique em Enviar Processo. - Na página Enviar Processo, selecione SART em unidades, clique em Enviar de notificação e a seguir em Enviar. BASE DE CONHECIMENTO CONCLUSÃO DO PROCESSO (RESPONSABILIDADE DA SART / NART) B) Gerar e enviar a Certidão responsabilidade da SART: 1) Um funcionário da SART deverá receber o processo em Controle de Processos, e incluir o número do processo na planilha de controle da SART. 2) Após fazer as consultas no acervo do profissional e verificar que ele não possui ART registrada naquele município e período, deve ser incluído no SEI essas pesquisas (procedimento semelhante ao narrado para o RPF, com excessão do Tipo de Documento, que deve ser Relatório de ART ) e após gerar a Certidão de Inexistência de Obra/Serviço, seguindo os seguintes passos: Certidão: - Escolha o Tipo de Documento: Certidão. - Texto inicial: Selecionar Texto Padrão, e ao lado Certidão de Inexistência de Obra/Serviço. - Descrição: Deixar em branco. - Interessado: Clicar sobre o nome do interessado com o seu CPF na caixa abaixo. Se o nome não estiver lá, digita-lo até ele aparecer na caixa. A seguir, marque ele. - Classificação por assuntos: Selecionar 000 ADMINISTRAÇÃO GERAL. - Observações desta unidade: Pode ser digitado qualquer informação que nosso funcionário julgar relevante em relação ao documento que está sendo anexado. Caso contrário, deixar em branco.

10 - Nível de acesso: Público. - Clique em Confirmar Dados. - A seguir, edite a certidão gerada pelo SEI. Se necessário, clique em Editar Conteúdo. Após, clique em Salvar e a seguir em Assinar. A seguir, a certidão deve ser assinada pelo Chefe do NART. Procedimento: 1) Com a certidão selecionada, clique no ícone Incluir em Bloco de Assinatura. 2) Em Bloco, selecione Assinatura NART GERALDO, e a seguir clique em Incluir. 3) Na Lista de documentos disponíveis para inclusão deverá ter sido incluído o código do Bloco Assinatura NART GERALDO. 4) A seguir, clique no link Ir para Blocos de Assinatura. 5) Na lista de blocos, clique no ícone Disponibilizar Bloco. A linha ficará numa coloração vermelha. A seguir, clique em Controle de Processos e avise o Chefe do NART que a certidão está disponível para assinatura. 6) O Chefe do NART deve ingressar em Blocos de Assinatura, localizar o documento que necessita de sua assinatura. Clique em Assinar Documento do Bloco (ícone de caneta), e a seguir em Retornar Bloco (ícone sinal de menos). Após a certidão estar com as duas assinaturas, o funcionário da SART deve encaminhar o para o requerente. Procedimento: 1) Com a certidão selecionada, clique no ícone Enviar Documento por Correio Eletrônico. 2) Inclua o do profissional requerente em Para. 3) Em Assunto informe Envio de Certidão Crea-RS. 4) Em Mensagem, buscar o texto padrão Encaminhamento Certidão Inexistência 5) Confirme se a certidão correta está na Lista de Documentos, e após clique em Enviar. C) Finalizar o Processo responsabilidade da SART: 1) Após o envio do , deve aparecer um arquivo chamado SART xxxxx, abaixo da certidão. 2) Confira se o foi enviado corretamente. Caso positivo, selecione o número do processo, e a seguir clique no ícone Concluir Processo. Considerações: Todo usuário deverá ter atenção a indicação de restrição ou não de informações ao registrar processos e documentos no SEI. Após implantação do Peticionamento Eletrônico no SEI do Crea-RS, este Tipo de Processo poderá ser iniciado pelo requerente.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCESSOS DE PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCESSOS DE PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE 1. Acessar o sistema SEI/UFU 1.1. Acesse www.ufu.br/sei e clique em SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES ou diretamente em https://www.sei.ufu.br/sip/login.php?sigla_orgao_sistema=ufu&sigla_sistema=sei 1.2.

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul MANUAL DO SERVIDOR PROGESP

Universidade Federal da Fronteira Sul MANUAL DO SERVIDOR PROGESP MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI PROGRESSÃO POR CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL V1. Atualizado em 25.07.2018 SUMÁRIO Manual Manual Simplificado Manual Manual Detalhado Passo Atividade Página(s) 1 Entrar no SEI 2 2

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO V1. Atualizado em

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO V1. Atualizado em MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO V1. Atualizado em 06.06.18 SUMÁRIO Manual Manual Simplificado Manual Manual Detalhado Passo Atividade Página(s) 1 Entrar no SEI 2 2 Iniciar Novo Processo

Leia mais

POP s. Pop 10.1 Encaminhamento de Notas Fiscais para Pagamento. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. Pop 10.1 Encaminhamento de Notas Fiscais para Pagamento. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) Pop 10.1 Encaminhamento de Notas Fiscais para Pagamento Versão 01, Fev/2018. 10 Orientações sobre tramitação de notas fiscais no SEI: * Material de Consumo e Serviços

Leia mais

POP s. (Procedimento Operacional Padrão) POP 08.3 Orientações sobre tramitação de notas fiscais no SEI

POP s. (Procedimento Operacional Padrão) POP 08.3 Orientações sobre tramitação de notas fiscais no SEI POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 08.3 Orientações sobre tramitação de notas fiscais no SEI Versão 01, Abr/2018 1 Orientações sobre tramitação de notas fiscais no SEI Notas fiscais referentes

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO E INCLUSÃO DE PROCESSOS ANTIGOS NO SEI

INSTRUÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO E INCLUSÃO DE PROCESSOS ANTIGOS NO SEI Processo 23104.007114/2017-74 Doc. SEI 2911 INSTRUÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO E INCLUSÃO DE PROCESSOS ANTIGOS NO SEI ORIENTAÇÕES GERAIS: Os processos e documentos digitalizados incluídos no SEI devem estar

Leia mais

Orientações sobre tramitação de notas fiscais no SEI:

Orientações sobre tramitação de notas fiscais no SEI: 10 Orientações sobre tramitação de notas fiscais no SEI: * Material de Consumo e Serviços (sem contrato) recebidos diretamente na Unidade: a Unidade, quando receber o material ou serviço diretamente da

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO SUBSTITUIÇÃO DE FUNÇÃO V1. Atualizado em

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO SUBSTITUIÇÃO DE FUNÇÃO V1. Atualizado em MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO SUBSTITUIÇÃO DE FUNÇÃO V1. Atualizado em 04.06.18 SUMÁRIO Manual Passo Atividade Página(s) Manual Simplificado 1 Entrar no SEI 2 2 Iniciar Novo Processo

Leia mais

AFASTAMENTO NO PAÍS COM ÔNUS LIMITADO. Clicar em iniciar processo

AFASTAMENTO NO PAÍS COM ÔNUS LIMITADO. Clicar em iniciar processo AFASTAMENTO NO PAÍS COM ÔNUS LIMITADO Clicar em iniciar processo Escolher o tipo de Processo de afastamento para participação em eventos no País. Após selecionar o processo, aparecerá a tela abaixo. A

Leia mais

TUTORIAL PARA PEDIDOS DE DIÁRIAS VIA SEI!

TUTORIAL PARA PEDIDOS DE DIÁRIAS VIA SEI! TUTORIAL PARA PEDIDOS DE DIÁRIAS VIA SEI! 1 - Iniciando o processo 1) Clique na opção Iniciar Processo no menu lateral. 2) Clique no + verde para listar todos os processos disponíveis no SEI. 3) Selecione

Leia mais

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Para solicitar o Incentivo à Qualificação, o processo deverá ser aberto no SEI (www.sei.ufrgs.br), utilizando o login do requerente (servidor

Leia mais

Tutorial para Solicitação de Isenção de Pagamento de Taxa em Curso de Especialização no SEI

Tutorial para Solicitação de Isenção de Pagamento de Taxa em Curso de Especialização no SEI Tutorial para Solicitação de Isenção de Pagamento de Taxa em Curso de Especialização no SEI Para solicitar a Isenção de Pagamento de Taxa em Curso de Especialização, o processo deverá ser aberto no SEI

Leia mais

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS):

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS): PROCESSO PARA CADASTRAMENTO DE DEPENDENTES 1. Reunir todos os documentos listados no site da PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) > Manual do Servidor > Dados Cadastrais Servidores e Dependentes

Leia mais

REQUERIMENTOS GERAIS Licença paternidade e prorrogação

REQUERIMENTOS GERAIS Licença paternidade e prorrogação REQUERIMENTOS GERAIS Licença paternidade e prorrogação Passo 01 Acesse o SIGAC através do link https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br ou digite no seu buscador a palavra SIGAC e entre no link correspondente.

Leia mais

Tutorial para criação de processo de solicitação de Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior via SEI

Tutorial para criação de processo de solicitação de Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior via SEI Tutorial para criação de processo de solicitação de Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior via SEI O Acesso ao SEI pode ser feito pelo Portal UFGNet, seguindo as orientações dadas no item A, ou

Leia mais

HORÁRIO ESPECIAL DE SERVIDOR ESTUDANTE. Clicar em iniciar processo

HORÁRIO ESPECIAL DE SERVIDOR ESTUDANTE. Clicar em iniciar processo HORÁRIO ESPECIAL DE SERVIDOR ESTUDANTE Clicar em iniciar processo Escolher o tipo de processo: Processo de solicitação para servidor estudante. Você pode digitar aqui palavras-chave como por exemplo estudante

Leia mais

PASSO A PASSO AUTORIZAÇÃO PARA DIRIGIR VEÍCULOS OFICIAIS

PASSO A PASSO AUTORIZAÇÃO PARA DIRIGIR VEÍCULOS OFICIAIS PASSO A PASSO AUTORIZAÇÃO PARA DIRIGIR VEÍCULOS OFICIAIS Abertura de processo por Servidor V.3 IMPORTANTE! O processo de autorização para dirigir veículos oficias foi remodelado visando facilitar os procedimento

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS APÊNDICE 1 TIPO DE PROCESSO: BOLETIM DE OCORRÊNCIA Equipamentos (A) Veículos (B) Outros (C) Versão março/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: BOLETIM DE OCORRÊNCIA 1 MODALIDADE:

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Técnológico (PROEN)

Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Técnológico (PROEN) Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Técnológico (PROEN) DGA Orientação Específica: uso do SIPAC (Módulo Protocolo) para abertura dos processos de expedição certificados, de diploma e históricos. Versão

Leia mais

PROCESSO PARA AUXÍLIO-TRANSPORTE

PROCESSO PARA AUXÍLIO-TRANSPORTE PROCESSO PARA AUXÍLIO-TRANSPORTE 1. Reunir todos os documentos listados no site da PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) > Manual do Servidor > Adicionais, Auxílios, Benefícios e Gratificações >

Leia mais

SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES

SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES MANUAL PRÁTICO 7. ASSINATURAS Revisão Fevereiro/2017 SUMÁRIO 7.1 ASSINATURAS... 3 A) Assinaturas de usuários da mesma unidade:... 3 B) Assinatura de usuários de unidades

Leia mais

Solicitação de Diárias e Passagens no Sistema Eletrônico de Informações

Solicitação de Diárias e Passagens no Sistema Eletrônico de Informações Solicitação de Diárias e Passagens no Sistema Eletrônico de Informações Acessar a página: https://sei.ifce.edu.br; Efetuar o login no sistema (mesmos usuário e senha do SUAP); Clicar em iniciar processo

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2017 [ Versão

Leia mais

I Como fica a requisição com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações)?

I Como fica a requisição com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações)? Procedimentos para Requisição de materiais, bens e serviços 1 Sumário I Como fica a requisição com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações)?... 1 II Roteiro 1 - Criando o processo no SEI

Leia mais

POP s. Pop 10.1 Encaminhamento de Notas Fiscais para Pagamento. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. Pop 10.1 Encaminhamento de Notas Fiscais para Pagamento. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) Pop 10.1 Encaminhamento de Notas Fiscais para Pagamento Versão 01, Fev/2018. 10 Orientações sobre tramitação de notas fiscais no SEI: * Material de Consumo e Serviços

Leia mais

ABERTURA DE PROCESSOS NO SEI PARA PROGRESSÃO OU PROMOÇÃO ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS DOCENTES

ABERTURA DE PROCESSOS NO SEI PARA PROGRESSÃO OU PROMOÇÃO ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS DOCENTES ABERTURA DE PROCESSOS NO SEI PARA PROGRESSÃO OU PROMOÇÃO ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS DOCENTES Versão beta. 1- Acesse o PORTAL UFGNET, com login único e senha: 2- Clique em Administrativo Sistema Eletrônico

Leia mais

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI 1 TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI 1. APRESENTAÇÃO SEI Clique no link a seguir para acessar o SEI: https://sei.ufg.br/sei/ Login e senha são os mesmos utilizados

Leia mais

REQUERIMENTOS GERAIS Cadastro de dependente

REQUERIMENTOS GERAIS Cadastro de dependente REQUERIMENTOS GERAIS Cadastro de dependente Passo 01 Acesse o SIGAC através do link https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br ou digite no seu buscador a palavra SIGAC e entre no link correspondente.

Leia mais

CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI

CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI 1) ACESSE O SISTEMA PELO SITE E UTILIZE O MESMO LOGIN E SENHA DO UFGNET: https://sei.ufg.br/sei/ 2) INICIAR PROCESSO a) Clique em Iniciar Processo;

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS APÊNDICE 03 TIPO DE PROCESSO: CADASTRO DE CURSO TÉCNICO Versão março/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: CADASTRO DE CURSO TÉCNICO Modalidade: N/A Descrição: Cadastro de Cursos

Leia mais

Conteúdos (clique para ir para o conteúdo desejado)

Conteúdos (clique para ir para o conteúdo desejado) Conteúdos (clique para ir para o conteúdo desejado) Novo projeto de pesquisa Prorrogação de projeto Inserção/finalização de participação de membros Relatório final Solicitação de certificado NOVO PROJETO

Leia mais

POP s. (Procedimento Operacional Padrão) POP 08.2 Encaminhamento de Solicitações para Aquisições de Pregões Vigentes

POP s. (Procedimento Operacional Padrão) POP 08.2 Encaminhamento de Solicitações para Aquisições de Pregões Vigentes POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 08.2 Encaminhamento de Solicitações para Aquisições de Pregões Vigentes Versão 3 - Janeiro 2019 1 Encaminhamento de Solicitações para Aquisições de Pregões Vigentes

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

Procedimentos para inscrição no Processo Seletivo do PPGMQ via Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Procedimentos para inscrição no Processo Seletivo do PPGMQ via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Procedimentos para inscrição no Processo Seletivo do PPGMQ via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) 1) Acessar o site do SEI (https://www.sei.ufu.br/sip/login.php?sigla_orgao_sistema=ufu&sigla_sistema=se

Leia mais

CGU Controladoria-Geral da União Corregedoria-Geral da União Índice

CGU Controladoria-Geral da União Corregedoria-Geral da União Índice Índice A. Recebimento da dúvida disciplinar e encaminhamento (Secretaria CRG) 2 B. Tratamento da mensagem (NTE) 11 1. Questionamento não é de competência da CGU. O NTE elabora e envia resposta ao cidadão.

Leia mais

DE PÓS-GRADUAÇÃO E/OU SEQUENCIAL, CONFORME A RESOLUÇÃO N. 1073/16

DE PÓS-GRADUAÇÃO E/OU SEQUENCIAL, CONFORME A RESOLUÇÃO N. 1073/16 APÊNDICE 04 TIPO DE PROCESSO: CADASTRO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E/OU SEQUENCIAL, CONFORME A RESOLUÇÃO N. 1073/16 Versão março/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: CADASTRO DE CURSO

Leia mais

Tutorial para Solicitação de Incentivo Educacional no SEI

Tutorial para Solicitação de Incentivo Educacional no SEI Tutorial para Solicitação de Incentivo Educacional no SEI Para solicitar concessão de Incentivo Educacional, o processo deverá ser aberto no login do requerente (servidor interessado no Incentivo). 1.

Leia mais

I Como fica a requisição com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações)?

I Como fica a requisição com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações)? Procedimentos para Requisição de materiais, bens e serviços Sumário I Como fica a requisição com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações)?... 1 II Roteiro 1 - Criando o processo no SEI

Leia mais

Encaminhamento de Solicitações para Aquisições de Pregões Vigentes

Encaminhamento de Solicitações para Aquisições de Pregões Vigentes Encaminhamento de Solicitações para Aquisições de Pregões Vigentes 1 Encaminhamento de Solicitações para Aquisições de Pregões Vigentes A unidade quando for realizar solicitações para aquisições através

Leia mais

DE GRADUAÇÃO OU TECNOLÓGICO

DE GRADUAÇÃO OU TECNOLÓGICO APÊNDICE 02 TIPO DE PROCESSO: CADASTRO DE CURSO DE GRADUAÇÃO OU TECNOLÓGICO Versão março/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: CADASTRO DE CURSO DE GRADUAÇÃO OU TECNOLÓGICO Modalidade:

Leia mais

MANUAL DO DOCUMENTO EXTERNO DO SEI V01-29/10/2018. O que é um documento externo no SEI? Como incluir um documento externo em um processo do SEI?

MANUAL DO DOCUMENTO EXTERNO DO SEI V01-29/10/2018. O que é um documento externo no SEI? Como incluir um documento externo em um processo do SEI? 1 MANUAL DO DOCUMENTO EXTERNO DO SEI V01-29/10/2018 O que é um documento externo no SEI? Todo o documento já existente em formato digital ou aquele produzido a partir da digitalização de um documento em

Leia mais

I Como fica a requisição com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações)?

I Como fica a requisição com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações)? Procedimentos para Requisição de materiais, bens e serviços Sumário I Como fica a requisição com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações)?... 1 II Roteiro 1 - Criando o processo no SEI

Leia mais

VIABILIDADE DBE RE PROTOCOLO

VIABILIDADE DBE RE PROTOCOLO VIABILIDADE DBE RE PROTOCOLO JUCESC FÍSICO ARQUIVO AUTENT. ANÁLISE CDP EXPEDIÇÃO JUCESC DIGITAL VIABILIDADE DBE RE PROTOCOLO ANÁLISE AUTENT. RE possui assinador digital com certificação digital A3. Aplicação

Leia mais

Modalidade: Elaboração Inscrição

Modalidade: Elaboração Inscrição APÊNDICE 05 TIPO DE PROCESSO: Chamamento Público Modalidade: Elaboração Inscrição Versão Fevereiro/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: Chamamento Público Modalidade: Elaboração

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS APÊNDICE 08 TIPO DE PROCESSO: RECADASTRAMENTO DE CURSO Versão março/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: RECADASTRAMENTO DE CURSO Modalidade: N/A Descrição: Utilizado Apenas se

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA para fins de prescrição e aquisição de substâncias sujeitas a controle especial conforme Instrução Normativa nº 35/2017

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Atualização Profissional Modalidade: Proposição Crea-RS Proposição Entidades de Classe

Atualização Profissional Modalidade: Proposição Crea-RS Proposição Entidades de Classe APÊNDICE 04 TIPO DE PROCESSO: PAP Programa de Atualização Profissional Modalidade: Proposição Crea-RS Proposição Entidades de Classe Versão Fevereiro/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE

Leia mais

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) 1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Obrigatório para quem não possui acesso ao SEI 1) Acessar o link: https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usu

Leia mais

Acesse: Passo 01: Abrir processo Clique em Iniciar Processo

Acesse:   Passo 01: Abrir processo Clique em Iniciar Processo Acesse: https://sei.ufg.br/ Passo 01: Abrir processo Clique em Iniciar Processo Digite o tipo desejado (Progressão ou Promoção por Avaliação de desempenho) Especificação: Solicito promoção por avaliação

Leia mais

POP s. (Procedimento Operacional Padrão) POP 08.1 Encaminhamento de Solicitações para Novas Aquisições/ Contratações

POP s. (Procedimento Operacional Padrão) POP 08.1 Encaminhamento de Solicitações para Novas Aquisições/ Contratações POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 08.1 Encaminhamento de Solicitações para Novas Aquisições/ Contratações Versão 5 - Janeiro 2019 1 Encaminhamento de Solicitações para Novas Aquisições/Contratações

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante

Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante Universidade Federal de Goiás Sumário Apresentação... 2 1. Como acessar o sistema?... 3 2. Ambiente do Usuário Externo...

Leia mais

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43 Manual de Apoio Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental Versão Janeiro.0 07 4/0/07-09:43 SOL - Solicitação Online de Licenciamento O empreendedor cadastra uma solicitação no SOL incluindo: Entrada

Leia mais

COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL

COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos para o solicitar Visto para execução de obras ou serviços pelo Portal CreaÁgil. 2 Acesse através

Leia mais

MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18

MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18 1 MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18 Na página institucional da UFFS, você consegue acesso ao SEI, conforme a seta vermelha abaixo. Ao acessar o link acima, você esterá

Leia mais

sigla_orgao_sistema=uff&sigla_sistema=sei&infra_url=l3nlas8

sigla_orgao_sistema=uff&sigla_sistema=sei&infra_url=l3nlas8 SOLICITAÇÃO DE SUPRIMENTO DE FUNDOS O PROCESSO DE SUPRIMENTO DE FUNDOS DEVERÁ SER ABERTO PELO SUPRIDO DIRETAMENTE NO SEI. NESSE PROCESSO SERÃO CONSOLIDADAS AS FASES DE SOLICITAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS,

Leia mais

UNIDADES SUBORDINADAS, VERIFICAR A PARTIR DO PASSO Nº 8, Pág. 10

UNIDADES SUBORDINADAS, VERIFICAR A PARTIR DO PASSO Nº 8, Pág. 10 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI MAPA DE OCORRÊNCIAS INCLUSÃO E ENVIO UTILIZANDO O SEI Atualizado em 28.02.18 SUMÁRIO Responsável pela atividade Atividade Passo(s) Página(s) Unidade Superior 1. Abrir Processo.

Leia mais

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA Versão 1.0 Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento Orientações Básicas para Comitês de Ética em Pesquisa

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2018 [ Versão

Leia mais

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria OBSERVAÇÕES ANTES DA ABERTURA DO PROCESSO a) Conferir se os documentos estão TODOS DIGITALIZADOS SEPARADAMENTE e estão salvos em uma pasta que você consiga

Leia mais

JUCESC DIGITAL. Reúne um conjunto de ações técnicas, administrativas, operacionais, logísticas e tecnológicas. JUSEC DIGITAL

JUCESC DIGITAL. Reúne um conjunto de ações técnicas, administrativas, operacionais, logísticas e tecnológicas. JUSEC DIGITAL Reúne um conjunto de ações técnicas, administrativas, operacionais, logísticas e tecnológicas. Digitalização e gestão eletrônica de documentos de 100% do acervo/arquivo. Mapeamento, avaliação e melhoria

Leia mais

Quem faz? Servidor Interessado. Quem faz? Servidor Interessado. Universidade Federal de Campina Grande

Quem faz? Servidor Interessado. Quem faz? Servidor Interessado. Universidade Federal de Campina Grande 1. Iniciar Processo 2. Escolher o Tipo do Processo Página 1 de 17 Digite a Especificação da Viagem. Veja o exemplo ao lado. Digite o nome do(s) interessado(s). Ao digitar, clique no nome para inserir na

Leia mais

SAÚDE CONNECT FATURAMENTO ODONTOLOGIA

SAÚDE CONNECT FATURAMENTO ODONTOLOGIA SAÚDE CONNECT 3.010 FATURAMENTO ODONTOLOGIA FATURAMENTO ODONTOLOGIA... 3 1. DIGITAR GUIAS... 3 1.1 GUIA DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO... 4 1.2 CONSULTAR OU ALTERAR GUIA... 5 2. LOTE DE GUIAS... 7 2.1 ENVIAR

Leia mais

Petição Eletrônica Intercorrente

Petição Eletrônica Intercorrente Manual do Usuário Petição Eletrônica Intercorrente PETELET Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 3 2. Protocolizando uma petição intercorrente... 6 2.1 Através do menu Protocolizar... 6 2.1.1

Leia mais

CADASTRAL/ATUALIZAÇÃO DE DADOS DE CURSO

CADASTRAL/ATUALIZAÇÃO DE DADOS DE CURSO APÊNDICE 06 TIPO DE PROCESSO: ALTERAÇÃO CADASTRAL/ATUALIZAÇÃO DE DADOS DE CURSO Versão março/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: ALTERAÇÃO CADASTRAL/ATUALIZAÇÃO DE DADOS DE CURSO

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

Tutorial SEI Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC) CURSOS

Tutorial SEI Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC) CURSOS Tutorial SEI Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC) CURSOS Olá! Confira abaixo as etapas que você precisará realizar no SEI para dar andamento ao seu processo de Gratificação de Cursos! 1.

Leia mais

PROCESSO DE DECLARAÇÃO DE CARGA POLUIDORA VIA SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI) CADASTRO DE USUÁRIO EXTERNO

PROCESSO DE DECLARAÇÃO DE CARGA POLUIDORA VIA SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI) CADASTRO DE USUÁRIO EXTERNO PROCESSO DE DECLARAÇÃO DE CARGA POLUIDORA VIA SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI) CADASTRO DE USUÁRIO EXTERNO Para realizar a abertura de processo de declaração de carga poluidora, bem como o protocolo

Leia mais

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE 1 COMO SOLICITAR Acesse o Allianz Cliente (allianzcliente.com.br) ou clique aqui e informe seu login e senha (acesso apenas para titulares). No menu à direita, clique em Acessos Rápidos e

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Módulo Docente

MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Módulo Docente MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Maio/2012 1 Sumário 1 - Acesso ao SISGRAD... 03 2 - Lançamento de Frequência... 05 2.1 - Alteração de Aulas... 06 2.2 - Exclusão de Aulas... 07 3 - Lançamento

Leia mais

SISGRAD para docentes

SISGRAD para docentes SISGRAD para docentes 1) Como acessar o sistema? Utilize os navegadores Firefox ou Google Chrome, porque podem ocorrer erros com o uso do Internet Explorer. Acesse: http://sistemas.feg.unesp.br Se for

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS. Processo de pagamento de bolsas e pessoa física SEI!

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS. Processo de pagamento de bolsas e pessoa física SEI! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Processo de pagamento de bolsas e pessoa física SEI! PROCESSO DE EMPENHO Passo 1: Autuar o processo de empenho

Leia mais

COMO REALIZAR SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS EDITAIS PROPPG 07/2017 E DIRPPG 006/2017 NO SEI?

COMO REALIZAR SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS EDITAIS PROPPG 07/2017 E DIRPPG 006/2017 NO SEI? COMO REALIZAR SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS EDITAIS PROPPG 07/2017 E DIRPPG 006/2017 NO SEI? 1. Acesse o SEI com seu login e senha do e-mail institucional. . 2. Clique em Iniciar

Leia mais

Instruções para o envio do processo de proposta de curso de especialização pelo Sistema SEI USAR.

Instruções para o envio do processo de proposta de curso de especialização pelo Sistema SEI USAR. Instruções para o envio do processo de proposta de curso de especialização pelo Sistema SEI USAR. Informações gerais: Dúvidas quanto à utilização do sistema SEI USAR, devem ser resolvidas junto à comissão

Leia mais

Tutorial Progressão Docente SEI DOCENTE (requerente)

Tutorial Progressão Docente SEI DOCENTE (requerente) Tutorial Progressão Docente SEI DOCENTE (requerente) Para entrar no SEI (sei.ufrgs.br) utilize o número do seu cartão (8 dígitos) e a senha do portal do servidor. Na tela inicial verifique a unidade que

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF Para ter acesso ao envio de artigos para o CONENF, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/conenf/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

DOCENTE (Sem cargo de direção) 2. Preencha o campo login com seu CPF e o campo senha com a senha do IdUFF.

DOCENTE (Sem cargo de direção) 2. Preencha o campo login com seu CPF e o campo senha com a senha do IdUFF. DOCENTE (Sem cargo de direção) Como se faz?: 1. Acesse o sistema SEI em https://sei.uff.br/sei 2. Preencha o campo login com seu CPF e o campo senha com a senha do IdUFF. 3. Crie um processo do tipo: Pessoal:

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI Para ter acesso ao envio de artigos para o CONGENTI, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/congenti/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO 11 - Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar. Na aba da esquerda aparecerá o item Projetos que o compõem, e o primeiro projeto incluído aparecerá logo abaixo (fig. 16). Para incluir novos projetos

Leia mais

Encaminhamento de Solicitações para Novas Aquisições/ Contratações

Encaminhamento de Solicitações para Novas Aquisições/ Contratações Encaminhamento de Solicitações para Novas Aquisições/ Contratações 1 Encaminhamento de Solicitações para Novas Aquisições/Contratações A unidade quando for realizar solicitações para novas aquisições ou

Leia mais

Tutorial de Preenchimento de ARTs. Contrato com a CAIXA

Tutorial de Preenchimento de ARTs. Contrato com a CAIXA Pág. 1 1) Estrutura de Preenchimento das ARTs: A ART Principal deve conter as informações do contrato com a Caixa. As ARTs Múltiplas devem conter as ordens de serviço do mês e estarem vinculadas à ART

Leia mais

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar.

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. 01.12345678.00 Marque a opção Demais usuários. O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. Caso seja seu primeiro acesso, será

Leia mais

MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU

MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA ATRIBUIÇÕES DO OFICIAL DE JUSTIÇA OFICIAL DE JUSTIÇA Sumário 1 Acesso ao Sistema...4 1.1 Configurações do Sistema...5

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Websios/SIOS

Procedimento Operacional Padrão. Websios/SIOS 1/27 1.0 Objetivo Protocolar para encaminhamento para o faturamento SANCOOP as guias provenientes dos atendimentos realizados nos hospitais, clínicas e consultório 2.0 Aplicação Setor de Recepção e Comunicação.

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq Para ter acesso ao envio de resumos para a 5ª SEMPESq, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/al_sempesq/ Antes de qualquer

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI CERTIDÃO DE ENCARGOS SETOR V1. Atualizado em

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI CERTIDÃO DE ENCARGOS SETOR V1. Atualizado em MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI CERTIDÃO DE ENCARGOS SETOR V1. Atualizado em 30.05.18 SUMÁRIO Manual Passo Atividade Página(s) 1 Entrar no SEI 2 2 Receber e Abrir Processo 2 Manual Simplificado 3 Documento

Leia mais

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE ATAS DE REUNIÕES

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE ATAS DE REUNIÕES TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE ATAS DE REUNIÕES 1 Iniciando o processo É recomendado que antes de criar o processo e ata de reunião no SEI. Escreva a ata e passe por e-mail para que todos possam verificar e

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao Sistema Malote Digital pode ser realizado através da página inicial da Intranet: a) Clicar na opção Sistemas : Página 1 de 37 b) Após, clicar em Sistema Hermes Malote Digital

Leia mais