AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE DA UNIDADE DIDÁTICA DE BOVINOCULTURA LEITEIRA DA UNICENTRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE DA UNIDADE DIDÁTICA DE BOVINOCULTURA LEITEIRA DA UNICENTRO"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE DA UNIDADE DIDÁTICA DE BOVINOCULTURA LEITEIRA DA UNICENTRO Área Temática: Produção ou Trabalho Deonisia Martinichen (Coordenador da Ação de Extensão) Palavras-chave: Bovinos, Células somáticas, Gordura, Proteína. Deonisia Martinichen 1 Thalys Eduardo Noro Vargas de Lima 2 Bruno Sasso Martins Mendes 2 Dieny Daniela Vital 2 Rafael Lavezzo 2 Resumo: O leite é um alimento rico em várias substâncias como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, sendo um produto de extrema importância na nutrição do ser humano. A produção de um leite de qualidade pode ser influenciada por vários fatores como raça dos animais, genética, nutrição, manejo, forma de armazenamento e temperatura. O estudo foi realizado na Universidade Estadual do Centro-Oeste, durante o período de 2008 à 2011, onde os parâmetros de avaliação da qualidade do leite analisados foram os percentuais de gordura e proteína, e a contagem de células somáticas. Pode-se observar nos parâmetros avaliados que apenas no segundo semestre de 2009 o parâmetro de CCS não estaria dentro dos valores permitidos pela instrução normativa 62, em vigor atualmente, o que demostra que o leite da unidade didática de bovinos leiteiros da Unicentro já possui um padrão de qualidade há alguns anos. Introdução O leite é uma mistura complexa, composto por várias substâncias, como água, proteínas, gorduras, carboidratos, minerais e vitaminas, constituindo-se um alimento humano bastante próximo à perfeição (PELCZAR et al., 1996). Conforme Tronco (2003), o leite possui uma composição equilibrada de nutrientes, e por isso tem sido utilizado na alimentação humana, sendo considerado um dos alimentos mais completos. Por isso, é extremamente importante apresentar-se com qualidade (FONSECA e SANTOS, 2000). A qualidade do leite pode ser influenciada por vários fatores, como a alimentação do rebanho, a genética e a raça dos animais, manejo de ordenha e o 1 Doutora. Docente do Departamento de Agronomia da UNICENTRO, campus Cedeteg. deonisiam@hotmail.com 2 Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UNICENTRO, campus Cedeteg.

2 armazenamento do leite, estação do ano, temperatura, além de algumas doenças (SILVEIRA, 1997). A mastite é a principal doença que atinge os rebanhos leiteiros no Brasil, sendo responsável por várias alterações na composição do leite, o que faz com que os produtores tenham prejuízos na atividade (SENAR, 2012). Segundo Santos (2005), a interferência da mastite sobre a qualidade do leite se deve, principalmente, à redução dos teores de lactose, gordura, proteína, além de aumentar a contagem de células somáticas (CCS) que é um indicador da saúde da glândula mamária. O Brasil é considerado um dos maiores produtores de leite, porém a qualidade do produto está entre as mais baixas. Isto se deve principalmente ao descaso dos produtores com a higienização e o manejo sanitário realizado em grande parte das propriedades, embora existam iniciativas governamentais que visem melhorar a qualidade do leite, como a implantação de normas nacionais de padrões de qualidade de leite, determinadas pelo Programa Nacional de Melhoria da Qualidade de Leite, do Ministério da Agricultura (RIBEIRO et al., 2000). Dessa forma o objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade do leite produzido na unidade didática de bovinos leiteiros da Unicentro, através da avaliação dos parâmetros de porcentagem de gordura, porcentagem de proteína e contagem de células somáticas. Metodologia O estudo foi desenvolvido na Unidade Didática de Bovinocultura Leiteira - UDBL da Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO, Campus CEDETEG, localizada no município de Guarapuava PR. As amostras de leite da Unidade didática de bovinos leiteiros eram coletadas mensalmente, onde eram enviadas sob normas adequadas de refrigeração impostas pelo Programa de análise de rebanhos leiteiros do Paraná, sendo esse programa pertencente à Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, onde eram feitas as análises do leite. A avaliação da qualidade do leite se iniciou no ano de 2008 e se estendeu até o primeiro semestre do ano de 2011, totalizando um período de avaliação de 3,5 anos. Os parâmetros analisados para aferição da qualidade do leite eram a Porcentagem de gordura, Porcentagem de proteína e contagem de células somáticas. O número de animais em lactação avaliados variou de 6 a 8 animais, sendo o período de avaliação e tabulação dos dados divididos em semestres. Resultados e discussão De acordo com os parâmetros da instrução normativa 62, vigente atualmente, os níveis de contagem de células somáticas não devem ultrapassar os valores de (BRASIL, 2011). Como se pode observar na Figura 1, apenas no segundo semestre do ano de 2009 é que se obtiveram os resultados superiores à última normativa em vigor.

3 Figura 1. Avaliação da contagem de células somáticas do leite produzido na nidade didática de bovinos leiteiros da Unicentro durante o período de 2008 a A principal causa da elevação da contagem de células somáticas é a ocorrência de mastite, tanto na forma clínica como sub-clínica, sendo este um indicador da saúde da glândula mamária (SENAR, 2012). De acordo com Rosa et al. (2009) os principais métodos utilizados para detecção da mastite são a caneca de fundo preto e Califórnia Mastitis Test (CMT). Lima et al. (2012) ao entrevistar 320 produtores da região centro sul do Paraná verificou que apenas 8,75% e 12,5% dos entrevistados realizavam o teste de caneca do fundo preto e CMT, respectivamente. Umas das formas de evitar a ocorrência desta enfermidade seria através de boas praticas de manejo de ordenha, como: lavagem apenas dos tetos quando sujos, pré-dipping, secagem dos tetos com papel toalha, pós-dipping, evitar o estresse, criação de uma linha de ordenha e a higienização dos equipamentos (SENAR, 2012). Já ao avaliar os parâmetros de porcentagem de gordura e proteína, pode-se observar que durante todo o período de avaliação os valores estiveram acima dos níveis mínimos impostos pela instrução normativa 62, como mostra a Figura 2. Segundo Brasil (2011), os valores mínimos para os parâmetros de gordura e proteína são de 3,0% e 2,9%, respectivamente.

4 Figura 2. Avaliação dos teores de gordura e proteína do leite produzido na unidade didática de bovinos leiteiros da Unicentro durante o período de 2008 à Dentre os fatores que podem afetar os percentuais de gordura e proteína do leite estão: raça, estágio de lactação, herança genética, estação do ano, intervalo entre ordenhas, saúde dos animais e a mastite (SENAR, 2012). Fonseca et al. (2008) afirma que os teores de gordura e proteína são componentes determinantes no rendimento industrial de queijos e lácteos durante o processo de fabricação, estando diretamente relacionado com o rendimento e lucratividade das indústria, a qualidade do produto comercializado. Considerações finais O futuro da atividade leiteira deve se basear em uma produção eficiente, devendo este ser um produto que tenha garantia da qualidade a fim de que possa se manter à competitividade no mercado. Nesse contexto, o reconhecimento e o pagamento ao produtor pela qualidade do leite se tornam uma alternativa, visto que se pode aumentar a lucratividade do produtor, o consumidor tenha um produto de qualidade e segurança alimentar, e as indústrias tenha maior rendimento, ou seja, toda cadeia leiteira acaba sendo beneficiada.

5 Referências BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa no 62 de 29 de dezembro de Regulamentos técnicos de produção, identidade, qualidade, coleta e transporte de leite, DURR, J.W. Como produzir leite de qualidade. Brasília: ed. Brasília: Senar, FONSECA, L.F.L.; SANTOS, M.V. Qualidade do Leite e Controle de Mastite. São Paulo: Lemos Editorial, p. FONSECA, L.M. et al. Situação do leite cru em Minas Gerais 2007/2008, III Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, Recife, CCS Gráfica e Editora, 2008, 373 p. LIMA, T.E.N.V.; MENDES, B.S.M.; MARTINICHEN, D.; LUSTOSA, S.B.C.; GRALAK, E. Utilização dos testes de CMT (Califórnia mastitis test) e caneca do fundo preto por pequenos produtores de leite da região centro oeste do Paraná. Anais... 5 Salão de extensão e cultura da Unicentro, Guarapuava, PELCZAR, M.; CHAN, E.C.S.; KRIEG, N.R. Microbiologia: conceitos e aplicações. São Paulo, p. RIBEIRO, M.E.R.; BITENCOURT, D.; PEGORARO, L.M.C.; GOMES, J.F.; VENTROMILA, M.A.M, STUMPF JÚNIOR, W. Manejo de ordenha e mastite. In: STUMPF, W.J. et al. Sistemas de pecuária de leite: uma visão na região de clima temperado. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, p. ROSA, M.S.; COSTA, M. J. P.; SANT ANNA, A. C.; MADUREIRA, A. P. Boas Práticas de Manejo de Ordenha. Jaboticabal: FUNEP, p. SILVEIRA, I. A. Estudo Microbiológico do leite Tipo B Cru conservado sob refrigeração. Lavras, MG, UFLA, Dissertação (Mestrado em Ciências dos Alimentos) Universidade Federal de Lavras, p. TRONCO, V.M. Manual para inspeção da qualidade do leite. 2ª. Ed. - Santa Maria: UFSM, 2003, p. 168.

Leite de qualidade LEGISLAÇÃO DO LEITE NO BRASIL. Leite de Qualidade. Histórico 30/06/ Portaria 56. Produção Identidade Qualidade

Leite de qualidade LEGISLAÇÃO DO LEITE NO BRASIL. Leite de Qualidade. Histórico 30/06/ Portaria 56. Produção Identidade Qualidade Leite de Qualidade Leite de qualidade Histórico LEGISLAÇÃO DO LEITE NO BRASIL Getúlio Vargas 29 de março de 1952 RIISPOA Decreto nº 30.691 Brasil Mercosul (Anos 90) Ministério da Agricultura 1998 Grupo

Leia mais

20/05/2011. Leite de Qualidade. Leite de qualidade

20/05/2011. Leite de Qualidade. Leite de qualidade Leite de Qualidade Leite de qualidade 1 2 3 4 5 6 1 7 8 Histórico LEGISLAÇÃO DO LEITE NO BRASIL Getúlio Vargas 29 de março de 1952 RIISPOA Decreto nº 30.691 Brasil Mercosul (Anos 90) Ministério da Agricultura

Leia mais

PERCENTUAL DE AMOSTRAS DE LEITE DE VACAS NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL QUE SE ENQUADRAM NA INSTRUÇÃO NORMATIVA 62 1

PERCENTUAL DE AMOSTRAS DE LEITE DE VACAS NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL QUE SE ENQUADRAM NA INSTRUÇÃO NORMATIVA 62 1 PERCENTUAL DE AMOSTRAS DE LEITE DE VACAS NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL QUE SE ENQUADRAM NA INSTRUÇÃO NORMATIVA 62 1 Patricia Carvalho Gindri 2, Denize Da Rosa Fraga 3, Eliana Burtet

Leia mais

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E BACTERIANAS DO LEITE CRU REFRIGERADO CAPTADO EM TRÊS LATICÍNIOS DA REGIÃO DA ZONA DA MATA (MG)

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E BACTERIANAS DO LEITE CRU REFRIGERADO CAPTADO EM TRÊS LATICÍNIOS DA REGIÃO DA ZONA DA MATA (MG) 131 CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E BACTERIANAS DO LEITE CRU REFRIGERADO CAPTADO EM TRÊS LATICÍNIOS DA REGIÃO DA ZONA DA MATA (MG) Gilmara Cláudia Bordoni Silva 1, Ricardo Celes Maia 2, Adriano França

Leia mais

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E BACTERIANA DO LEITE CRU REFRIGERADO INDIVIDUAL E COMUNITÁRIO DE PROPRIEDADES RURAIS DO VALE DO RIO DOCE (MG) 1

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E BACTERIANA DO LEITE CRU REFRIGERADO INDIVIDUAL E COMUNITÁRIO DE PROPRIEDADES RURAIS DO VALE DO RIO DOCE (MG) 1 325 CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E BACTERIANA DO LEITE CRU REFRIGERADO INDIVIDUAL E COMUNITÁRIO DE PROPRIEDADES RURAIS DO VALE DO RIO DOCE (MG) 1 Thales Marcondes Ferreira Santos 2, Isabela de Castro

Leia mais

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Duarte Carvalho Minighin 1, Wallacy Augusto de Oliveira 1, Túlio Gomes Justino 1, Thaylene Maria do Amaral 1, Luis Fernando de Moraes

Leia mais

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Túlio Gomes Justino, Lucas Augusto de Andrade, Wallacy Augusto de Oliveira, João Felipe Amaral, Luis Fernando de Moraes, Wellyngton Tadeu

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento:

Leia mais

TEORES DE GORDURA E PROTEÍNA DO LEITE CRU REFRIGERADO INDIVIDUAL E COMUNITÁRIO DE PROPRIEDADES RURAIS DO VALE DO RIO DOCE (MG) 1

TEORES DE GORDURA E PROTEÍNA DO LEITE CRU REFRIGERADO INDIVIDUAL E COMUNITÁRIO DE PROPRIEDADES RURAIS DO VALE DO RIO DOCE (MG) 1 575 TEORES DE GORDURA E PROTEÍNA DO LEITE CRU REFRIGERADO INDIVIDUAL E COMUNITÁRIO DE PROPRIEDADES RURAIS DO VALE DO RIO DOCE (MG) 1 Thales Marcondes Ferreira Santos 2, Isabela de Castro Oliveira 2, Jéssica

Leia mais

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUIMICA DO LEITE DE VACAS HOLANDESAS SUBMETIDAS A DIFERENTES TURNOS DE COLETAS¹ 1

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUIMICA DO LEITE DE VACAS HOLANDESAS SUBMETIDAS A DIFERENTES TURNOS DE COLETAS¹ 1 ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUIMICA DO LEITE DE VACAS HOLANDESAS SUBMETIDAS A DIFERENTES TURNOS DE COLETAS¹ 1 Karine Weiand Szambelan 2, Denize Da Rosa Fraga 3, Ana Paula Huttra Klemann 4, Julio Viéga

Leia mais

Implantação de boas práticas de produção de leite no Setor de Bovinocultura de Leite do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena

Implantação de boas práticas de produção de leite no Setor de Bovinocultura de Leite do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena Implantação de boas práticas de produção de leite no Setor de Bovinocultura de Leite do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena Thaylene Maria do Amaral 1, Bárbara Faria de Sousa 2, Ketelyn Cristina de Moraes 2,

Leia mais

ISSN Dezembro, Manejo de Ordenha

ISSN Dezembro, Manejo de Ordenha ISSN 1516-8840 Dezembro,2011 342 Manejo de Ordenha Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1516-8840 Dezembro, 2011

Leia mais

Avaliação da porcentagem de Gordura em vacas leiteiras tratadas com diferentes sanitizantes no manejo pré e pós dipping.

Avaliação da porcentagem de Gordura em vacas leiteiras tratadas com diferentes sanitizantes no manejo pré e pós dipping. Avaliação da porcentagem de Gordura em vacas leiteiras tratadas com diferentes sanitizantes no manejo pré e pós dipping. Gian Carlos Nascimento 1 ; Jéssica Alana Coutinho de Andrade Bolina 1; Thaís Matos

Leia mais

QUALIDADE DO LEITE E DA ÁGUA APOIO TÉCNICO AOS PRODUTORES DE LEITE PR

QUALIDADE DO LEITE E DA ÁGUA APOIO TÉCNICO AOS PRODUTORES DE LEITE PR 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( X ) TECNOLOGIA QUALIDADE

Leia mais

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite André da Mata CARVALHO 1 ; Jéssica Samara Leão SIMÕES 1 ; Marlon Moraes MARTINS 1 ; Joiciane

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul PROMOÇÃO DA PEQUENA PRODUÇÃO LEITEIRA SUSTENTÁVEL

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul PROMOÇÃO DA PEQUENA PRODUÇÃO LEITEIRA SUSTENTÁVEL 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul PROMOÇÃO DA PEQUENA PRODUÇÃO LEITEIRA SUSTENTÁVEL Área Temática: Tecnologia e Produção João Luíz Zani (Coordenador da Ação de Extensão) João Luíz Zani

Leia mais

Uso de diferentes sanitizantes no manejo de pré e pós dipping de vacas leiteiras - avaliação da Contagem Bacteriana Total

Uso de diferentes sanitizantes no manejo de pré e pós dipping de vacas leiteiras - avaliação da Contagem Bacteriana Total Uso de diferentes sanitizantes no manejo de pré e pós dipping de vacas leiteiras - avaliação da Contagem Bacteriana Total Gian Carlos Nascimento 1 ; Rafael Bastos Teixeira 2 ; Mariana Rezende Oliveira

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUIMICA DO LEITE DE CABRAS SAANEN E A RELAÇÃO COM DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE COLETA* DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE COLETA* 1.

COMPOSIÇÃO QUIMICA DO LEITE DE CABRAS SAANEN E A RELAÇÃO COM DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE COLETA* DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE COLETA* 1. COMPOSIÇÃO QUIMICA DO LEITE DE CABRAS SAANEN E A RELAÇÃO COM DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE COLETA* Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: VILANOVA, Marcele Sousa; TOMAZEWSKY,

Leia mais

PRINCIPAIS MUDANÇAS DO SETOR LÁCTEO NACIONAL

PRINCIPAIS MUDANÇAS DO SETOR LÁCTEO NACIONAL 1 PRINCIPAIS MUDANÇAS DO SETOR LÁCTEO NACIONAL Fernanda Mattioda (UTFPR) fermattioda@yahoo.com.br Juliana Vitória Messias Bittencourt (UTFPR) julinavitoria@utfpr.edu.br RESUMO A cadeia agroindustrial do

Leia mais

QUALIDADE DO LEITE DE VACAS DAS RAÇAS JERSEY E HOLANDESA 1

QUALIDADE DO LEITE DE VACAS DAS RAÇAS JERSEY E HOLANDESA 1 QUALIDADE DO LEITE DE VACAS DAS RAÇAS JERSEY E HOLANDESA 1 Samuel Zulianello Grazziotin 2, Eliana Burtet Parmeggiani 3, Denize Da Rosa Fraga 4, Jonas Itilo Baroni 5, Patricia Carvalho Gindri 6, Ana Paula

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE: ESTUDO DE CASO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DE FERNANDES PINHEIRO E TEIXEIRA SOARES-PR

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE: ESTUDO DE CASO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DE FERNANDES PINHEIRO E TEIXEIRA SOARES-PR 8. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: TECNOLOGIA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE: ESTUDO DE CASO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DE FERNANDES PINHEIRO E TEIXEIRA SOARES-PR ALBERTON, Crislaine

Leia mais

Mastite. Gustavo H. Barramansa Thaylene Maria do Amaral

Mastite. Gustavo H. Barramansa Thaylene Maria do Amaral Mastite Gustavo H. Barramansa Thaylene Maria do Amaral Introdução Mastite ou Mamite é a inflamação da glândula mamária, causado por microrganismos. Essa inflamação da glândula mamária tem por objetivos

Leia mais

Implantação do Kit Embrapa de Ordenha Manual em Comunidades Rurais Produtoras de Queijo Minas Artesanal na Região da Serra da Canastra

Implantação do Kit Embrapa de Ordenha Manual em Comunidades Rurais Produtoras de Queijo Minas Artesanal na Região da Serra da Canastra Implantação do Kit Embrapa de Ordenha Manual em Comunidades Rurais Produtoras de Queijo Minas Artesanal na Região da Serra da Canastra Luciana Maria VENÂNCIO 1 ; Jonas Guimarães e SILVA 2 ; Wellingta Cristina

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 RELAÇÃO ENTRE CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS, COMPONENTES E MICROBIOLOGIA DO LEITE PATRÍCIA LOPES ANDRADE 1, ANA CAROLINA PORTELLA SILVEIRA 1, DANIEL FERREIRA DE ASSIS 1, RODRIGO OTAVIO DECARIA DE SALLES

Leia mais

Redução da contagem bacteriana na propriedade

Redução da contagem bacteriana na propriedade Redução da contagem bacteriana na propriedade Marcos Veiga dos Santos Agenda Fontes de contaminação do leite Redução da Contagem Bacteriana Total (CBT); Limpeza de equipamentos e utensílios Resfriamento

Leia mais

"A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros",

A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros, "A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros", Evandro Della Croce, Zootecnista, Equipe ReHAgro. O planejamento de acasalamentos determina o sucesso de qualquer programa

Leia mais

PROGRAMA DE ANÁLISE DE REBANHOS LEITEIROS DO PARANÁ QUALIDADE DO LEITE ANALISADO NO LABORATÓRIO DO PARANÁ IN51/2002

PROGRAMA DE ANÁLISE DE REBANHOS LEITEIROS DO PARANÁ QUALIDADE DO LEITE ANALISADO NO LABORATÓRIO DO PARANÁ IN51/2002 PROGRAMA DE ANÁLISE DE REBANHOS LEITEIROS DO PARANÁ JOSÉ AUGUSTO HORST horst@holandesparana.com.br Gerente PARLPR ALTAIR ANTONIO VALLOTO altair@holandesparana.com.br Superintendente APCBRH QUALIDADE DO

Leia mais

CHAVES, Raliéli de Almeida 1 PENTEADO, Bruna Gonçalves 2 DOLINSKI, Juliana Gorte 3 ALMEIDA, Mareci Mendes de 4 CHIQUETTO, Nelci Catarina 5

CHAVES, Raliéli de Almeida 1 PENTEADO, Bruna Gonçalves 2 DOLINSKI, Juliana Gorte 3 ALMEIDA, Mareci Mendes de 4 CHIQUETTO, Nelci Catarina 5 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROENGEM

Leia mais

APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA VISANDO A ORIENTAÇÃO DE PRODUTORES DE LEITE: ESTUDO DE CASO NO CENTRO OESTE PAULISTA

APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA VISANDO A ORIENTAÇÃO DE PRODUTORES DE LEITE: ESTUDO DE CASO NO CENTRO OESTE PAULISTA APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA VISANDO A ORIENTAÇÃO DE PRODUTORES DE LEITE: ESTUDO DE CASO NO CENTRO OESTE PAULISTA Vitória Castro Santos Barreto¹, Mariana Wagner de Toledo Piza² ¹Discente, Instituição

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA

FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO DE MASTITE COM MASTSIGO NA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS SÃO JOÃO DA BOA VISTA, SP, JULHO DE 2008.

Leia mais

QUALIDADE DO LEITE DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DA REGIÃO SUDESTE DO PARANÁ.

QUALIDADE DO LEITE DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DA REGIÃO SUDESTE DO PARANÁ. XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro

Leia mais

Tecnologia de Leite e derivados

Tecnologia de Leite e derivados Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial Tecnologia de Leite e derivados Prof. Wladimir Padilha da Silva 2018 Produção

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº153-PROEC/UNICENTRO, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova e convalida o Projeto de Extensão Difusão de tecnologia sobre recuperação e reforma de pastagens degradadas, produção e manejo de pastagens

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CONTAGEM BACTERIANA TOTAL NO LEITE DE TANQUES COM DIFERENTES CONTAGENS DE CÉLULAS SOMÁTICAS. Apresentação: Pôster

AVALIAÇÃO DA CONTAGEM BACTERIANA TOTAL NO LEITE DE TANQUES COM DIFERENTES CONTAGENS DE CÉLULAS SOMÁTICAS. Apresentação: Pôster AVALIAÇÃO DA CONTAGEM BACTERIANA TOTAL NO LEITE DE TANQUES COM DIFERENTES CONTAGENS DE CÉLULAS SOMÁTICAS Apresentação: Pôster Joadilza da Silva Bezerra 1 ; Adriene Farias de Sousa Gomes 2 ; Danielle Cavalcanti

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO PREVENTIVO NO CONTROLE DA MASTITE SUBCLINICA

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO PREVENTIVO NO CONTROLE DA MASTITE SUBCLINICA TÍTULO: AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO PREVENTIVO NO CONTROLE DA MASTITE SUBCLINICA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Medicina Veterinária INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE OBTIDO NA UNIDADE DIDÁTICA DE BOVINOCULTURA DE LEITE - UNICENTRO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE OBTIDO NA UNIDADE DIDÁTICA DE BOVINOCULTURA DE LEITE - UNICENTRO AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE OBTIDO NA UNIDADE DIDÁTICA DE BOVINOCULTURA DE LEITE - UNICENTRO Área Temática: Tecnologia e Produção. Autor(es): Willian Daniel Pavan (PIBIS) 1, André Martins de Souza

Leia mais

Agricultura familiar na atividade leiteira no Brasil: Pressupostos e proposta metodológica

Agricultura familiar na atividade leiteira no Brasil: Pressupostos e proposta metodológica Agricultura familiar na atividade leiteira no Brasil: Pressupostos e proposta metodológica Duarte Vilela Embrapa Gado de Leite vilela@cnpgl.embrapa.br O que é produção familiar (i) direção dos trabalhos

Leia mais

SÉRIE NUPEEC PRODUÇÃO ANIMAL BOVINOCULTURA DE LEITE

SÉRIE NUPEEC PRODUÇÃO ANIMAL BOVINOCULTURA DE LEITE MARCIO NUNES CORRÊA VIVIANE ROHRIG RABASSA FERNANDA MEDEIROS GONÇALVES SILON JUNIOR PROCATH DA SILVA IVAN BIANCHI (Organizadores) SÉRIE NUPEEC PRODUÇÃO ANIMAL BOVINOCULTURA DE LEITE PELOTAS, RS - Brasil

Leia mais

Uso de diferentes sanitizantes no manejo de pré e pós dipping de vacas leiteiras - avaliação da contagem de células somáticas.

Uso de diferentes sanitizantes no manejo de pré e pós dipping de vacas leiteiras - avaliação da contagem de células somáticas. Uso de diferentes sanitizantes no manejo de pré e pós dipping de vacas leiteiras - avaliação da contagem de células somáticas. Gian Carlos Nascimento 1 ; Melina Laura Morete Pinheiro 2 ; Rafael Bastos

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA Márcia T. K. Pegoraro 1, Andressa Gilioli 2 INTRODUÇÃO Há milênios,

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DA PRODUÇÃO DE LEITE

BOAS PRÁTICAS DA PRODUÇÃO DE LEITE BOAS PRÁTICAS DA PRODUÇÃO DE LEITE INTRODUÇÃO A doença de maior relevância para o criador de bovino leiteiro é a mastite (figura 1), hoje considerada a doença de maior importância em todo o mundo quando

Leia mais

Mastites e Contagem de Células Somáticas na Bovinocultura de Leite

Mastites e Contagem de Células Somáticas na Bovinocultura de Leite Mastites e Contagem de Células Somáticas na Bovinocultura de Leite Carolina Antunes Neves Mastite Definição: é uma reação inflamatória da glândula mamária, caracterizada por alterações físico-químicas

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MANEJO GERAL EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MANEJO GERAL EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE ACIDEZ, ph E TESTE CMT PARA DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE INDIVIDUAL DE BOVINOS LEITEIROS

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE ACIDEZ, ph E TESTE CMT PARA DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE INDIVIDUAL DE BOVINOS LEITEIROS ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE ACIDEZ, ph E TESTE CMT PARA DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE INDIVIDUAL DE BOVINOS LEITEIROS Jaqueline Lopes Amaral¹, Carla Fabrícia de Araujo Cordeiro², Camila Sampaio 3, Jacksoel

Leia mais

Mastite ou mamite é um processo inflamatório da glândula mamária causada pelos mais diversos agentes. Os mais comuns são as bactérias dos gêneros

Mastite ou mamite é um processo inflamatório da glândula mamária causada pelos mais diversos agentes. Os mais comuns são as bactérias dos gêneros 1 Mastite ou mamite é um processo inflamatório da glândula mamária causada pelos mais diversos agentes. Os mais comuns são as bactérias dos gêneros estreptococos e estafilococos, além dos coliformes. A

Leia mais

Gordura (g/100g) Mínimo de 3,0. Sólidos Não-Gordurosos (g/100g) Mínimo de 8,4. Acidez em ácido lático (g/100ml) 0,14 a 0,18

Gordura (g/100g) Mínimo de 3,0. Sólidos Não-Gordurosos (g/100g) Mínimo de 8,4. Acidez em ácido lático (g/100ml) 0,14 a 0,18 1. INTRODUÇÃO Atualmente se compreende como leite de qualidade os que seguem os parâmetros de composição química eigidos pela Instrução Normativa Nº62 (IN 62) do MAPA e que sejam seguidos procedimentos

Leia mais

BOAS PRÁTICAS EM MANEJO DE ORDENHA NAS PROPRIEDADES LEITEIRAS DA COMUNIDADE DO BARRO PRETO EM PITANGA

BOAS PRÁTICAS EM MANEJO DE ORDENHA NAS PROPRIEDADES LEITEIRAS DA COMUNIDADE DO BARRO PRETO EM PITANGA BOAS PRÁTICAS EM MANEJO DE ORDENHA NAS PROPRIEDADES LEITEIRAS DA COMUNIDADE DO BARRO PRETO EM PITANGA Área Temática: Tecnologia e Produção Helcya Mime Ishiy Hulse (Coordenador da Ação de Extensão) Palavras-chave:

Leia mais

BACIA LEITEIRA EM SERRA TALHADA-PE: MANEJO DE ORDENHA. Apresentação: Pôster

BACIA LEITEIRA EM SERRA TALHADA-PE: MANEJO DE ORDENHA. Apresentação: Pôster BACIA LEITEIRA EM SERRA TALHADA-PE: MANEJO DE ORDENHA Apresentação: Pôster Introdução Mailza Gonçalves de Souza 1 ; Maria Geane da Silva Rodrigues 2 ; Abigail Jaynnara Gomes da Silva Almeida 3 ; Lucinea

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE MELHORIAS NA QUALIDADE DO LEITE PRODUZIDO ATRAVÉS DE APOIO TÉCNICO AOS PEQUENOS PRODUTORES DO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA SOARES.

IMPLANTAÇÃO DE MELHORIAS NA QUALIDADE DO LEITE PRODUZIDO ATRAVÉS DE APOIO TÉCNICO AOS PEQUENOS PRODUTORES DO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA SOARES. 7. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: TECNOLOGIA IMPLANTAÇÃO DE MELHORIAS NA QUALIDADE DO LEITE PRODUZIDO ATRAVÉS DE APOIO TÉCNICO AOS PEQUENOS PRODUTORES DO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA

Leia mais

IV Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí IV Jornada Científica 06 a 09 de Dezembro de 2011

IV Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí IV Jornada Científica 06 a 09 de Dezembro de 2011 IV Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí IV Jornada Científica 06 a 09 de Dezembro de 2011 AVALIAÇÃO DA SAÚDE E HIGIENE DO ÚBERE EM BOVINOS DE LEITE PARA POSTERIOR UTILIZAÇÃO DA SOLUÇÃO A

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE UTILIZANDO O TESTE (CMT) NO DIAGNOSTICO DE MASTITE SUBCLÍNICA

ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE UTILIZANDO O TESTE (CMT) NO DIAGNOSTICO DE MASTITE SUBCLÍNICA ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE UTILIZANDO O TESTE (CMT) NO DIAGNOSTICO DE MASTITE SUBCLÍNICA FERNANDES, K. R. 1 ; VILELA, V. L. D. 2 1 Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAP 2

Leia mais

Procedimentos de coleta e sua influência na composição físico-química do leite cru 1

Procedimentos de coleta e sua influência na composição físico-química do leite cru 1 Procedimentos de coleta e sua influência na composição físico-química do leite cru 1 Laís Cristine Costa 1 ; Gian Carlos Nascimento 1 ; Clara Costa Zica Gontijo 1 ; Camila Alves Romoaldo 1 ; Matheus Salomé

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA UMA PEQUENA FÁBRICA DE QUEIJOS TIPO FRESCAL 1INTRODUÇÃO

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA UMA PEQUENA FÁBRICA DE QUEIJOS TIPO FRESCAL 1INTRODUÇÃO ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA UMA PEQUENA FÁBRICA DE QUEIJOS TIPO FRESCAL Eduardo Teixeira de Almeida 1, Geraldo de Nardi Junior 2 1 Aluno do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

MANUAL DE CAMPO RELATÓRIOS RELATÓRIO 4 SUMÁRIO DO REBANHO

MANUAL DE CAMPO RELATÓRIOS RELATÓRIO 4 SUMÁRIO DO REBANHO MANUAL DE CAMPO RELATÓRIOS RELATÓRIO 4 SUMÁRIO DO REBANHO Este relatório tem por finalidade apresentar mensalmente os índices do rebanhos para o controle atual, medias dos últimos 12 meses e de 12 a 24

Leia mais

A QUALIDADE DO LEITE DE REBANHOS DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL PELA IN62 1

A QUALIDADE DO LEITE DE REBANHOS DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL PELA IN62 1 A QUALIDADE DO LEITE DE REBANHOS DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL PELA IN62 1 Eliana Burtet Parmeggiani 2, Ana Paula Huttra Kleemann 3, Jonas Itilo Baroni 4, Samuel Zulianello Grazziotin 5, Luciane Ribeiro

Leia mais

INCIDÊNCIA E INFLUÊNCIA DA MASTITE SOBRE A QUALIDADE DO LEITE CRU EM DIFERENTES REBANHOS LEITEIROS E TIPOS DE ORDENHA

INCIDÊNCIA E INFLUÊNCIA DA MASTITE SOBRE A QUALIDADE DO LEITE CRU EM DIFERENTES REBANHOS LEITEIROS E TIPOS DE ORDENHA 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG INCIDÊNCIA E INFLUÊNCIA DA MASTITE SOBRE A QUALIDADE DO LEITE CRU EM DIFERENTES

Leia mais

Criação de bovinos de leite no Semi-Árido

Criação de bovinos de leite no Semi-Árido Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semi-Árido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Criação de bovinos de leite no Semi-Árido Brasília, DF 2007 Exemplares desta publicação

Leia mais

QUALIDADE DO LEITE NAS PROPRIEDADES DE BOVINOCULTURA LEITEIRA DA REGIÃO NOROESTE DO RS, DADOS PRELIMINARES

QUALIDADE DO LEITE NAS PROPRIEDADES DE BOVINOCULTURA LEITEIRA DA REGIÃO NOROESTE DO RS, DADOS PRELIMINARES QUALIDADE DO LEITE NAS PROPRIEDADES DE BOVINOCULTURA LEITEIRA DA REGIÃO NOROESTE DO RS, DADOS PRELIMINARES PORTELA, Valéria O. 1 ; MUMBACH, Gilmar L. 1 ; DIEL, Maria I. 1 ; BRAND, Silvane I. 1 ; SILVA,

Leia mais

Estágio Final Supervisionado em Bovinocultura de Leite

Estágio Final Supervisionado em Bovinocultura de Leite Resumo O estágio final supervisionado foi dividido em duas etapas, sendo a primeira realizada na Granjas 4 Irmãos no município de Rio Grande, Rio Grande dosul, no período de 16 de janeiro a 27 de abril

Leia mais

GRUPO DE ESTUDO EM BOVINOCULTURA LEITEIRA GEBOL/2010

GRUPO DE ESTUDO EM BOVINOCULTURA LEITEIRA GEBOL/2010 GRUPO DE ESTUDO EM BOVINOCULTURA LEITEIRA GEBOL/2010 Mariane da Silva Chiodi¹; Marcus Vinícius Morais de Oliveira², Andre Rozemberg Peixoto Simões², Fabiana de Andrade Melo Sterza², Dirce Ferreira Luz

Leia mais

8/22/13. Agenda. 1. Porque a CCS é um problema atual?! Fatores de risco de mastite subclínica em vacas leiteiras e implicações econômicas!

8/22/13. Agenda. 1. Porque a CCS é um problema atual?! Fatores de risco de mastite subclínica em vacas leiteiras e implicações econômicas! Agenda Fatores de risco de mastite subclínica em vacas leiteiras e implicações econômicas! Marcos Veiga dos Santos! QualiLeite Lab. Pesquisa em Qualidade do Leite! FMVZ-USP! 1. Porque a CCS é um problema

Leia mais

MONITORAMENTO DE PEQUENAS PROPRIEDADES LEITEIRAS DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

MONITORAMENTO DE PEQUENAS PROPRIEDADES LEITEIRAS DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ MONITORAMENTO DE PEQUENAS PROPRIEDADES LEITEIRAS DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ Tatiane Fernandes 2, Loreno Egidio Taffarel 5, Ana Cláudia Radis 4, Taciana de Oliveira 2, Diego Canossa Mariane 3, Mariusa de

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS DO LEITE RECEBIDO PARA BENEFICIAMENTO EM MICRO USINA NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ

AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS DO LEITE RECEBIDO PARA BENEFICIAMENTO EM MICRO USINA NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS ÍSICO-QUÍMICOS DO LEITE RECEBIDO PARA BENEICIAMENTO EM MICRO USINA NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ

Leia mais

Produzido pela Emater/RS-Ascar - FEV/18 QUALIDADE DO LEITE

Produzido pela Emater/RS-Ascar - FEV/18 QUALIDADE DO LEITE Produzido pela Emater/RS-Ascar - FEV/18 QUALIDADE DO LEITE Recomendações para melhorar a qualidade do leite Os animais devem: ser man dos em ambiente limpo e confortável; receber alimentação equilibrada

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE BOVINO EM DIFERENTES ESTAÇÕES DO ANO EM UM LATICÍNIO NO MUNICÍPIO DE RIO POMBA-MG

ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE BOVINO EM DIFERENTES ESTAÇÕES DO ANO EM UM LATICÍNIO NO MUNICÍPIO DE RIO POMBA-MG ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE BOVINO EM DIFERENTES ESTAÇÕES DO ANO EM UM LATICÍNIO NO MUNICÍPIO DE RIO POMBA-MG Bárbara Pirone PEREIRA*¹, Kélvia Xavier Costa Ramos NETO¹, Arnaldo Prata Neiva JÚNIOR², Cristina

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster Mirelly Costa da Silva 1 ; Ádilla Pereira D Ávila Souza 2 ; Juan Carlos

Leia mais

O DEAg- UNIJUÍ na Rede Leite: Contribuição nas Ações Interdisciplinares 2

O DEAg- UNIJUÍ na Rede Leite: Contribuição nas Ações Interdisciplinares 2 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE LEITE EM UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO INSERIDA NA REDE LEITE- MUNICÍPIO DE AUGUSTO PESTANA 1 EVALUATION OF MILK QUALITY IN A PRODUCTION UNIT INSERTED IN THE REDELEITE - COUNTY OF AUGUSTO

Leia mais

MANUAL INFORMATIVO PARA ORDENHA MANUAL BPA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MANUAL INFORMATIVO PARA ORDENHA MANUAL BPA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ilustra BPA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Normativa nº 51 18/09/2002. Regulamentos Técnicos de Produção, Identidade e Qualidade do Leite tipo A, do Leite tipo B, do Leite tipo C, do Leite Pasteurizado e do

Leia mais

QUALIDADE DO LEITE PRODUZIDO NO ARRANJO PRODUTIVO LÁCTEO DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS, GO

QUALIDADE DO LEITE PRODUZIDO NO ARRANJO PRODUTIVO LÁCTEO DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS, GO QUALIDADE DO LEITE PRODUZIDO NO ARRANJO PRODUTIVO LÁCTEO DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS, GO Myllenna Paula da Silva; Rodrigo Balduino Soares Neves, Karyne Oliveira Coelho; Cláudia Peixoto Bueno RESUMO Objetivou-se

Leia mais

Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento de Estudos Agrários, pertencente ao Grupo de Pesquisa em Saúde Animal, da UNIJUÍ 2

Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento de Estudos Agrários, pertencente ao Grupo de Pesquisa em Saúde Animal, da UNIJUÍ 2 ESTUDO RETROSPECTIVO DE CASOS CLÍNICOS EM BOVINOS ATENDIDOS NOS ESTÁGIOS CLÍNICOS EM MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIJUÍ 1 RETROSPECTIVE STUDY OF CLINICAL CASES IN BOVINE ANIMALS DURING CLINICAL STAGES IN VETERINARY

Leia mais

DIAGNÓSTICO HIGIÊNICO-SANITÁRIO DE PROPRIEDADES LEITEIRAS AVALIADAS NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS-PB

DIAGNÓSTICO HIGIÊNICO-SANITÁRIO DE PROPRIEDADES LEITEIRAS AVALIADAS NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS-PB DIAGNÓSTICO HIGIÊNICO-SANITÁRIO DE PROPRIEDADES LEITEIRAS AVALIADAS NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS-PB MARQUES¹, Diego Isaias Dias OLIVEIRA², Emanuel Neto Alves SANTOS³, Antonio Filho Coelho SANTOS², Esmeralda

Leia mais

QUALIDADE DO LEITE CRU REFRIGERADO PRODUZIDO POR VACAS CONFINADAS

QUALIDADE DO LEITE CRU REFRIGERADO PRODUZIDO POR VACAS CONFINADAS QUALIDADE DO LEITE CRU REFRIGERADO PRODUZIDO POR VACAS CONFINADAS S. Rosolen 1, M. D. Rosolen 2, G. C. Dors 3 1 -Departamento de Ciências e Tecnologia Agroindustrial Universidade Federal de Pelotas, Faculdade

Leia mais

INTERVALOS DE CÉLULAS SOMÁTICAS SOBRE OS COMPONENTES DO LEITE: gordura e proteína

INTERVALOS DE CÉLULAS SOMÁTICAS SOBRE OS COMPONENTES DO LEITE: gordura e proteína INTERVALOS DE CÉLULAS SOMÁTICAS SOBRE OS COMPONENTES DO LEITE: gordura e proteína Camila Reis da SILVA* 1, Alexandre Vinhas de SOUZA 1, Renato Mattos FERNANDES 1, Igor Gustavo de CARVALHO¹, Edmilson Heleno

Leia mais

Tecnologia de Leite e derivados

Tecnologia de Leite e derivados Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial Tecnologia de Leite e derivados Prof. Wladimir Padilha da Silva 2017 Tabela 1 Comparação

Leia mais

XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005 A qualidade do leite com base na contagem de células somáticas e na Instrução Normativa nº. 51: um estudo de caso da indústria Lactobom e seus produtores Julio César Barszcz (Lactobom/CEFET-PR) julcesbar@yahoo.com.br

Leia mais

ROTULAGEM NUTRICIONAL DO QUEIJO DE COALHO DE COMERCIALIZADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO. Apresentação: Pôster

ROTULAGEM NUTRICIONAL DO QUEIJO DE COALHO DE COMERCIALIZADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO. Apresentação: Pôster ROTULAGEM NUTRICIONAL DO QUEIJO DE COALHO DE COMERCIALIZADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO Apresentação: Pôster Keyla Laura de Lira dos Santos 1 ; Marcelo José Ferreira Batista 2 ; Argélia Maria Araújo 3 ; Marismênia

Leia mais

Cadeia produtiva do leite:

Cadeia produtiva do leite: Cadeia produtiva do leite: Assessoria técnica em três cooperativas formadas por agricultores familiares Heloisa Godoi Bertagnon 1 Greyson Vitor Zanatta Esper 2 Deonísia Martinichen 3 Jorge Luis Favaro

Leia mais

AVALIAÇÃO DE MASTITE CLINICA E SUBCLINICA NO SETOR DE BOVINOCULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS BAMBUÍ.

AVALIAÇÃO DE MASTITE CLINICA E SUBCLINICA NO SETOR DE BOVINOCULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS BAMBUÍ. comii Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí II Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2009 AVALIAÇÃO DE MASTITE CLINICA E SUBCLINICA NO SETOR DE BOVINOCULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária. Otávio Madruga e Larissa Tavares

Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária. Otávio Madruga e Larissa Tavares Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Pecuária A associação entre a ocorrência e a gravidade de mastite clínica e subclínica e prenhez por inseminação artificial no primeiro serviço

Leia mais

Pagamento por qualidade como alternativa de adequação à Instrução Normativa nº. 51: o caso da indústria Lactobom

Pagamento por qualidade como alternativa de adequação à Instrução Normativa nº. 51: o caso da indústria Lactobom Pagamento por qualidade como alternativa de adequação à Instrução Normativa nº. 51: o caso da indústria Lactobom Julio César Barszcz (Lactobom/CEFET-PR) julcesbar@yahoo.com.br Dra. Isaura Alberton de Lima

Leia mais

Boas práticas de ordenha utilizadas por bovinocultores de leite em Ivaiporã-PR. Good practices in milking used by dairy farmers in Ivaiporã-PR

Boas práticas de ordenha utilizadas por bovinocultores de leite em Ivaiporã-PR. Good practices in milking used by dairy farmers in Ivaiporã-PR 13844 - Boas práticas de ordenha utilizadas por bovinocultores de leite em Ivaiporã-PR Good practices in milking used by dairy farmers in Ivaiporã-PR ROSA, Gabriela Santos 1 ; ROSVADOSKI, Claudineia da

Leia mais

Adoção de práticas que auxiliam no controle da mastite e na melhoria da qualidade do leite

Adoção de práticas que auxiliam no controle da mastite e na melhoria da qualidade do leite Adoção de práticas que auxiliam no controle da mastite e na melhoria da qualidade do leite Publicado por Patrícia Vieira Maia - médica veterinária, especialista em pecuária leiteira Baseado na necessidade

Leia mais

Fatores que afetam a quantidade e a composição do leite

Fatores que afetam a quantidade e a composição do leite 6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados Fatores que afetam a quantidade e a composição do leite Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL vbeloti@uel.br lipoa.uel@gmail.com 13 de Dezembro de 2016 Leite Produto

Leia mais

Aspectos gerais do Manejo Preventivo da Mastite Bovina

Aspectos gerais do Manejo Preventivo da Mastite Bovina Aspectos gerais do Manejo Preventivo da Mastite Bovina Henrique José Guimarães Moreira MALUF ¹ ; Luiz Carlos MACHADO ² ; Breno Oliveira RODRIGUES 1 ; Matheus Silva LUIZ 1. ¹Graduando em Agronomia Instituto

Leia mais

ESTUDO SOBRE CÉLULAS SOMÁTICAS E QUALIDADE DO LEITE

ESTUDO SOBRE CÉLULAS SOMÁTICAS E QUALIDADE DO LEITE ESTUDO SOBRE CÉLULAS SOMÁTICAS E QUALIDADE DO LEITE Rafaela Alencar Herrera 1, Thaisa Giachini dos Santos 2, Thaís Akelli Sanchez Kovacs 2, Adriano Rogério Mendes 3, Márcia Aparecida Andreazzi 4, José

Leia mais

1. A QUALIDADE DO LEITE COM BASE NA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E NA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº

1. A QUALIDADE DO LEITE COM BASE NA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E NA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1. A QUALIDADE DO LEITE COM BASE NA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E NA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 51: UM ESTUDO DE CASO DA INDÚSTRIA LACTOBOM E SEUS PRODUTORES 1 INTRODUÇÃO Julio César Barszcz Isaura Alberton

Leia mais

A POSIÇÃO DOS QUARTOS MAMÁRIOS E A INCIDÊNCIA DE MASTITE SUBCLÍNICA EM REBANHOS LEITEIROS DO SUL E SUDOESTE DE MINAS GERAIS

A POSIÇÃO DOS QUARTOS MAMÁRIOS E A INCIDÊNCIA DE MASTITE SUBCLÍNICA EM REBANHOS LEITEIROS DO SUL E SUDOESTE DE MINAS GERAIS A POSIÇÃO DOS QUARTOS MAMÁRIOS E A INCIDÊNCIA DE MASTITE SUBCLÍNICA EM REBANHOS LEITEIROS DO SUL E SUDOESTE DE MINAS GERAIS Thiago Cardoso de OLIVEIRA 1 ; Antonio MALVESTITTI NETO 2 ; Marco Antônio Pereira

Leia mais

Comunicado Técnico 02

Comunicado Técnico 02 Comunicado Técnico 02 Controle da Qualidade do Leite Instruções Técnicas para redução da Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT). Responsável: Juliana Jorge Paschoal Zootecnista;

Leia mais

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE MANTEIGAS COMERCIALIZADAS EM VIÇOSA (MG) 1. Introdução

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE MANTEIGAS COMERCIALIZADAS EM VIÇOSA (MG) 1. Introdução 531 QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE MANTEIGAS COMERCIALIZADAS EM VIÇOSA (MG) 1 Natália Mara dos Santos 2 ; Jéssica Pires Ávila Rasmini 2, Isabela de Castro Oliveira 2, Cíntia da Cunha Abreu 2, Eduardo Nogueira

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO419 Bubalinocultura

Programa Analítico de Disciplina ZOO419 Bubalinocultura 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir. Texto Complementar 3b Como a genética pode alterar a composição do leite

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir. Texto Complementar 3b Como a genética pode alterar a composição do leite Texto Complementar 3b Como a genética pode alterar a composição do leite Prof. Dr. Rodrigo de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Observação: Artigo publicado no site MilkPoint em 05/05/2004 em Radares

Leia mais

TECNOLOGIA E CONFIABILIDADE DOS COLETORES DE AMOSTRAS INDIVIDUAIS DE LEITE DOS ANIMAIS IV CBQL FLORIANÓPOLIS - SC

TECNOLOGIA E CONFIABILIDADE DOS COLETORES DE AMOSTRAS INDIVIDUAIS DE LEITE DOS ANIMAIS IV CBQL FLORIANÓPOLIS - SC TECNOLOGIA E CONFIABILIDADE DOS COLETORES DE AMOSTRAS INDIVIDUAIS DE LEITE DOS ANIMAIS IV CBQL FLORIANÓPOLIS - SC JOSÉ AUGUSTO HORST horst@holandesparana.com.br (41) 2105-1723 Gerente PARLPR ASSOCIAÇÃO

Leia mais

Quantidade, Qualidade e Destino do Leite produzido por Agricultores Familiares do Semiárido Sergipano

Quantidade, Qualidade e Destino do Leite produzido por Agricultores Familiares do Semiárido Sergipano IV Seminário de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Tabuleiros Costeiros 71 Quantidade, Qualidade e Destino do Leite produzido por Agricultores Familiares do Semiárido Sergipano Luzia Graziele

Leia mais

CONTROLE DA MASTITE E COLETA DE LEITE

CONTROLE DA MASTITE E COLETA DE LEITE CONTROLE DA MASTITE E COLETA DE LEITE POR QUE CONTROLAR A MASTITE A mastite é uma inflamação da glândula mamária, causada pela por diversos tipos de microrganismos, principalmente, bactérias. É uma doença

Leia mais

PERFIL DO CONSUMO DE LEITE E DO QUEIJO FRESCAL NO MUNICÍPIO DE SINOP-MT

PERFIL DO CONSUMO DE LEITE E DO QUEIJO FRESCAL NO MUNICÍPIO DE SINOP-MT PERFIL DO CONSUMO DE LEITE E DO QUEIJO FRESCAL NO MUNICÍPIO DE SINOP-MT FIGUEIRÊDO, Julia Raisa Ximenes¹, Garcia, Iarema Vicente¹, RUBIO, Alisson Fernando¹; ROSA, Claudineli Cássia Bueno da². Palavras-chave:

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Qualidade do leite cru refrigerado em função do tipo de ordenha

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Qualidade do leite cru refrigerado em função do tipo de ordenha PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Qualidade do leite cru refrigerado em função do tipo de ordenha Lincoln Campos da Silva Júnior 1 ; Rossane Pereira da Silva 1 ; Tiago Pereira Guimarães

Leia mais

REPETIBILIDADE. O termo repetibilidade refere-se a expressão de um mesmo caráter em épocas distintas na vida do animal.

REPETIBILIDADE. O termo repetibilidade refere-se a expressão de um mesmo caráter em épocas distintas na vida do animal. REPETIBILIDADE O termo repetibilidade refere-se a expressão de um mesmo caráter em épocas distintas na vida do animal. Produção de leite e gordura, produção de lã, comprimento da lã, peso e forma do ovo,

Leia mais

III JORNADA Científica e Tecnológica do OESTE BAIANO. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 19 a 22 de outubro de 2010, Barreiras Bahia

III JORNADA Científica e Tecnológica do OESTE BAIANO. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 19 a 22 de outubro de 2010, Barreiras Bahia Condições Higiênico-Sanitárias dos açougues que comercializam carnes vermelhas no município de Barreiras BA Lília Ferreira Nunes 1 Laís Silva dos Santos 1 Kariny Emanueli Carvalho Santos 1 Dariane do Amaral

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código da Disciplina: AGR 361 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 7 p Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência

Leia mais

MASTITE (PARTE II) - COLETA DE AMOSTRAS PARA ACOMPANHAMENTO LABORATORIAL

MASTITE (PARTE II) - COLETA DE AMOSTRAS PARA ACOMPANHAMENTO LABORATORIAL MASTITE (PARTE II) - COLETA DE AMOSTRAS PARA ACOMPANHAMENTO LABORATORIAL COLETA DAS AMOSTRAS DE LEITE Preparo do coletor O ordenhador deve lavar as mãos com água e sabão, fazer a assepsia com álcool 70%

Leia mais