KC-390: Governo português

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "KC-390: Governo português"

Transcrição

1 KC-390: Governo português cancela programa de modernizaçao do C-130 Hércules O projeto inicial de modernização da aeronave de transporte C-130 Hércules, da Força Aérea Portuguesa, foi cancelado e a frota será alvo de modificações e manutenções até que o KC-390 esteja operacional. O despacho do ministro da Defesa, que foi publicado nesta sexta-feira no Diário da República, cancela o projeto de modernização da aeronave C-130 tal como tinha sido definido num despacho de 2016, que previa um investimento de 29 milhões

2 de euros. Face ao início das negociações para a aquisição de cinco aeronaves KC-390 para substituirem os C-130, autorizadas em junho de 2017, o Governo optou por cancelar o projeto inicial e transferir a verba para garantir a manutenção do C-130 até ser atingida a Capacidade Operacional Final do KC-390. O despacho prevê o aproveitamento do cofinanciamento europeu para a modificação dos sistemas internos do C-130 e do Falcon 50 (três) para os equipar com sistemas mais precisos, face aos requisitos europeus, devido ao aumento do tráfego aéreo na Europa. FONTE: Observardor FIDAE 2018 Vídeo do Press Flight a bordo do KC-390 da Embraer Durante a FIDAE 2018 ocorreu um voo para a imprensa a bordo do novo cargueiro fabricado pela Embraer, o KC-390. Vejam como foi esta experiência.

3 FIDAE 2018: Press Flight no KC-390 Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha No primeiro dia da Fidae, a Embraer convidou um grupo de jornalistas para realizar um voo no seu cargueiro multi-missão KC-390. Configurado para transporte de tropa, o PT-ZNF decolou da Base Aérea Pudahel, da Força Aérea do Chile, localizada no Aeroporto Internacional Arturo Benitez, onde aconteceu a FIDAE. Após um rápido taxi, o KC-390 logo acessou a pista e realizou

4 uma decolagem bem curta, porém extremamente suave, apesar da potência despejada pelos dois motores turbofan Pratt & Whitney IAE V2500-E5, que possuem um empuxo de lbf ( N) cada. Poucos minutos após a decolagem, foi autorizado que todos pudessem se soltar e andar livremente pelo interior da aeronave. Durante os 50 minutos de duração do voo, observamos uma aeronave estável e sem vibrações ou efeitos de turbulências.

5 Do lado de fora, a paisagem das Cordilheiras do Andes era uma atrativo a parte daquele voo inédito para maioria dos jornalistas a bordo, tantos os brasileiros como os estrangeiros.

6 Como o PT-ZNF é uma aeronave de testes, o revestimento interno ainda não foi instalado e por isso, o ruído interno é muito alto e todos foram orientados a permanecerem com os protetores auriculares durante toda fase de voo e taxi, até o corte dos motores. Vista do Aconcágua, com seus metros de altitude, é o ponto mais alto tanto no Hemisfério Ocidental quanto no Hemisfério Sul.

7 Ao contrário de muitos cargueiros militares, o KC-390 possui um banheiro fechado, proporcionando um conforto adicional aos tripulantes e passageiros, durantes voos mais longos.

8

9 Próximo ao horário do crepúsculo, o PT-ZNF retornou ao ponto de partida, onde pousou por volta das 19 horas, novamente realizando um pouso bem curto, ingressando imediatamente à taxiway que nos levaria ao pátio das aeronaves na Base Aérea chilena.

10 Acima, os Editores do Defesa Aérea & Naval, Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha, durante o voo no KC-390 Deixando a euforia de lado por termos voado o novo cargueiro da Embraer, aeronave que fez sucesso por onde passou, é importante observar a tranquilidade dentro do espaçoso cockpit, onde a tripulação apenas observava a paisagem e vez ou outra alterava a proa para ficarmos dentro do envelope de voo pré-estipulado. Cabe ressaltar a presença do Diretor do Programa KC-390, Paulo Gastão, que nos acompanhou durante o voo.

11 NOTA do EDITOR: O Defesa Aérea & Naval agradece à Embraer, na pessoa do Sr. Valtécio Alencar, pelo convite feito aos editores para acompanhar esse voo histórico do KC-390 no Chile, durante a sua estréia na FIDAE. FIDAE 2018: Apresentação do Embraer KC-390

12 Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha Destaque na exposição estática e em voo da Embraer, o KC-390 participou pela primeira vez da Fidae Feria Internacional del Aire y del Espacio, no aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago. A aeronave apresentada foi o protótipo 01, prefixo PT-ZNF, e segundo a Embraer, o seu moderno avião de transporte multimissão de médio porte, é uma opção avançada para substituir antigas aeronaves de médio porte. Ele foi projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria, ao mesmo tempo em que apresenta o menor custo de ciclo de vida do mercado e a capacidade de executar múltiplas missões, como transporte e lançamento aéreo de tropas e cargas, busca e salvamento (SAR), evacuação médica, reabastecimento aéreo (asa fixa e rotativa) e combate a incêndios.

13 No final da manhã, a imprensa especializada participou de uma visita guiada ao KC-390, acompanhada pelo diretor do Programa KC-390, Paulo Gastão e por Valtécio Alencar, do departamento de Comunicação Corporativa da Embraer Defesa & Segurança. Segundo Paulo Gastão, o protótipo 01 após uma revisão apurada, voltou ao programa de ensaios e foi trazido a feira justamente para demonstrar que a aeronave está em perfeitas condições, atestando assim, a qualidade do projeto da Embraer.

14 Após a visita, já no período da tarde, todos foram convidados à assistir a apresentação em voo do KC-390, do chalé da Embraer, instalado próximo ao local onde as aeronaves estavam expostas e de frente para a pista do aeroporto.

15 Durante aproximadamente 15 minutos, o KC-390 demonstrou toda sua manobrabilidade, realizando curvas acentuadas, com a sua decolagem e pouso bem curtos, com direto a após a parada total, com o uso do reverso de seus motores, mover a aeronave para trás.

16 FIDAE 2018 KC-390 voou com a Esquadrilha da Fumaça O Embraer KC-390 voou junto com o EDA Esquadrão de Demonstrações Aéreas da Força Aérea Brasileira (Esquadrilha da Fumaça), que utiliza o Embraer EMB-314, conhecido como o A-29A/B Super Tucano, em um dos muitos voos que as aeronaves realizaram na FIDAE 2018.

17 Workshop do DCTA discute atividades do KC-390 em 2018 O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) sediou, em São José dos Campos (SP), o 12 Workshop de Desenvolvimento e Certificação do Projeto KC-390. Durante o evento, realizado em março, foram discutidos apoios governamentais, previstos em contrato, que o Ministério da Defesa fornecerá à Embraer para a realização das Campanhas de Ensaio no ano de Serão realizados, em diversas regiões do País, voos de ensaio de Reabastecimento em Voo, Manuseio e Lançamento de Carga e

18 Sistemas de Autodefesa, os quais incluem o reabastecimento do próprio KC-390 pela aeronave KC-130 Hercules, lançamento de CDS (Container Delivery System) e de Chaff / Flare(equipamentos de autodefesa). A primeira aeronave deve ser entregue à FAB no segundo semestre deste ano. Com a aeronve militar multimissão KC-390, as Forças Armadas Brasileiras estão iniciando uma nova fase de demonstração da capacidade da indústria nacional de defesa. A reunião de trabalho, organizada pela Gerência Técnica da Divisão de Projetos do DCTA, contou com a presença de representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), do Comando de Preparo (COMPREP), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), de organizações do DCTA, do Grupo Kilo (formado por militares responsáveis pela implantação operacional da aeronave), da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Embraer.

19 FONTE E FOTO: FAB

Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas

Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas A aeronave A-29 Super Tucano, novo avião utilizado pela Esquadrilha da Fumaça, trouxe mais possibilidades de uso de recursos tecnológicos.

Leia mais

São Paulo tem a maior frota de helicópteros do mundo

São Paulo tem a maior frota de helicópteros do mundo São Paulo tem a maior frota de helicópteros do mundo São Paulo agora é considerada oficialmente a capital mundial de helicópteros. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Pilotos

Leia mais

Museu de Aeronáutica de São Paulo no Campo de Marte?

Museu de Aeronáutica de São Paulo no Campo de Marte? Museu de Aeronáutica de São Paulo no Campo de Marte? Sociedade civil e militares se articulam para criar um museu de aeronáutica em SP São mais de onze mil pousos e decolagens por mês. E após 95 anos de

Leia mais

Fokker Fabio Augusto Alvarez Biasi

Fokker Fabio Augusto Alvarez Biasi Fokker - 100 Fabio Augusto Alvarez Biasi Introdução O Fokker 100 é uma aeronave de porte médio, projetada e construída pela indústria aeronáutica holandesa para atender mercados domésticos e regionais.

Leia mais

As imagens mostradas são representações do artista

As imagens mostradas são representações do artista N505EC As imagens mostradas são representações do artista DESEMPENHO DE SUCESSO. Em qualquer perspectiva que você o examine, o Phenom 300 o impressionará por seu excepcional desempenho. Com motores da

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO (SUMA) DADOS DA

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS DO AEROPORTO CAMPO DE MARTE - SBMT

INFORMAÇÕES GERAIS DO AEROPORTO CAMPO DE MARTE - SBMT INFORMAÇÕES GERAIS DO AEROPORTO CAMPO DE MARTE - SBMT GERÊNCIA DE NEGÓCIOS COMERCIAS - MTNC 2016 INFORMAÇÕES GERAIS DO AEROPORTO CAMPO DE MARTE - SBMT AEROPORTO CAMPO DE MARTE O Aeroporto Campo de Marte

Leia mais

AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES

AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

DEFESA. Política de Estado Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. Seminário. 23 de novembro de 2016

DEFESA. Política de Estado Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. Seminário. 23 de novembro de 2016 Seminário DEFESA Política de Estado Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica 23 de novembro de 2016 EMPRESAS AÉREAS PAÍSES ARONAVES EM OPERAÇÃO 90 + 62 1700 + JATOS ENTREGUES 1000 + PAÍSES 60

Leia mais

Conexão FAB AH-2 Sabre do Esquadrão Poti em ação

Conexão FAB AH-2 Sabre do Esquadrão Poti em ação Conexão FAB AH-2 Sabre do Esquadrão Poti em ação Nesta edição, você vai ver um treinamento inédito de lançamento de míssil realizado no campo de provas em cachimbo, no sul do Pará. A nossa equipe também

Leia mais

DIVULGAÇÃO OPERACIONAL

DIVULGAÇÃO OPERACIONAL DIVULGAÇÃO OPERACIONAL O único objetivo das investigações realizadas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) é a prevenção de futuros acidentes aeronáuticos. De acordo

Leia mais

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Daniel Gomes Eng. Agrônomo, Dr., PqC do Polo Regional Leste Paulista/APTA daniel.gomes@apta.sp.gov.br Um Veículo Aéreo Não Tripulado

Leia mais

Projetos militares lideram investimentos do governo federal

Projetos militares lideram investimentos do governo federal Projetos militares lideram investimentos do governo federal Por Gustavo Patu Enquanto as Forças Armadas reclamam publicamente da falta de verbas para atividades cotidianas, dois projetos militares recebem

Leia mais

Embraer KC-390. Marcos Galvão Leite das Chagas

Embraer KC-390. Marcos Galvão Leite das Chagas Embraer KC-390 Marcos Galvão Leite das Chagas Introdução O Embraer KC-390 é um projeto de aeronave para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo que estabelece um novo padrão para o transporte

Leia mais

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros Não importa se eles foram construídos para transportar grandes peças (como o Beluga) ou foram, simplesmente, produto de mentes megalomaníacas (como

Leia mais

PROJETO DE AERONAVES Uma abordagem teórica sobre os conceitos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J.

PROJETO DE AERONAVES Uma abordagem teórica sobre os conceitos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. PROJETO DE AERONAVES Uma abordagem teórica sobre os conceitos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade Conceitos Fundamentais Fundamentos do Projeto Projeto conceitual Aerodinâmica Desempenho Estabilidade

Leia mais

Nota complementar da Marinha sobre a avaria no NDD Ceará (G 30)

Nota complementar da Marinha sobre a avaria no NDD Ceará (G 30) Nota complementar da Marinha sobre a avaria no NDD Ceará (G 30) MARINHA DO BRASIL CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA NOTA À IMPRENSA Brasília-DF, 2 de maio de 2015. Avaria no Navio de Desembarque-Doca

Leia mais

10-7 INFORMAÇÕES GERAIS. O piloto em comando (C.M.) do vôo deverá obrigatoriamente ocupar um dos postos de pilotagem em todos os pousos e decolagens.

10-7 INFORMAÇÕES GERAIS. O piloto em comando (C.M.) do vôo deverá obrigatoriamente ocupar um dos postos de pilotagem em todos os pousos e decolagens. 10-7 INFORMAÇÕES GERAIS O piloto em comando (C.M.) do vôo deverá obrigatoriamente ocupar um dos postos de pilotagem em todos os pousos e decolagens. ATENÇÃO MSA 19.000 FT Obrigatória leitura dos NOTAMs

Leia mais

PreviNE RISCO BALOEIRO. Colabore com a Prevenção!

PreviNE RISCO BALOEIRO. Colabore com a Prevenção! RISCO BALOEIRO Colabore com a Prevenção! É chegada a época de festejos juninos e julinos, quando tradicionalmente se celebram várias festas religiosas, em especial o São João, ápice destes eventos. É nesse

Leia mais

NE 'Brasil' chega a Lisboa

NE 'Brasil' chega a Lisboa NE 'Brasil' chega a Lisboa Por Guilherme Wiltgen O Navio-Escola Brasil (U 27) chegou ontem pela manhã ao porto de Lisboa, em Portugal. A chegada foi registrada pelo nosso leitor Mário Costa, que nos enviou

Leia mais

H225M: Posição oficial das Forças Armadas Brasileiras

H225M: Posição oficial das Forças Armadas Brasileiras H225M: Posição oficial das Forças Armadas Brasileiras Por Guilherme Wiltgen Devido ao acidente com a a aeronave H225, que caiu perto de Turøy, na Noruega, em 29 de abril deste ano, a Autoridade de Aviação

Leia mais

Desempenho de aviões. Diagrama carga paga x alcance STT0618 Transporte Aéreo. Lucas Assirati

Desempenho de aviões. Diagrama carga paga x alcance STT0618 Transporte Aéreo. Lucas Assirati Desempenho de aviões Diagrama carga paga x alcance STT0618 Transporte Aéreo Lucas Assirati http://beth.stt.eesc.usp.br/~la Programa - STT0618 Histórico Transporte aéreo Transporte aéreo comercial internacional

Leia mais

estava a 110 Km da costa

estava a 110 Km da costa Esquadrão Falcão resgata tripulante de navio que estava a 110 Km da costa Militares do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), operando um helicóptero H-36 Caracal (H225M), realizaram, na segunda-feira (28/12),

Leia mais

Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros

Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros Em entrevista ao JB, representante da Defesa explica benefícios da parceria com a Suécia Por Ana Siqueira Além de reforçar a frota

Leia mais

CRUZEIRO VIRTUAL AIRLINES MANUAL DE OPERAÇÕES ÍNDICE

CRUZEIRO VIRTUAL AIRLINES MANUAL DE OPERAÇÕES ÍNDICE CRUZEIRO VIRTUAL AIRLINES (www.cruzeirovirtualairlines.com.br) MANUAL DE OPERAÇÕES Atualização ( AGOSTO/2016) ÍNDICE 1.Introdução 1 1.1 Aplicação 1 1.2 Objetivo 1 1.Briefing 1 2.1 Escolha de Destino 1

Leia mais

Conteúdo Nacional na Indústria de Defesa

Conteúdo Nacional na Indústria de Defesa DEPARTAMENTO DA INDÚSTRIA DE DEFESA COMDEFESA FIESP Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Conteúdo Nacional na Indústria de Defesa Jairo Candido Diretor Titular do COMDEFESA Universidade Metodista

Leia mais

GRAER/PR participa de treinamento em CRM

GRAER/PR participa de treinamento em CRM GRAER/PR participa de treinamento em CRM O efetivo do Grupamento Aeropolicial-Resgate Aéreo (GRAER), nos dias 17 a 20 de julho passados, foi submetido a treinamento em Gestão de Recursos de Equipe (Corporate

Leia mais

Helicóptero Tigre HAD faz primeira apresentação em voo na Polônia

Helicóptero Tigre HAD faz primeira apresentação em voo na Polônia Helicóptero Tigre HAD faz primeira apresentação em voo na Polônia Aeronave de combate e ataque da Airbus Helicopters segue para a Ucrânia para exibição na feira MSPO A Airbus Helicopters realizou a primeira

Leia mais

XVII SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

XVII SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO XVII SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - A Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo promoverá, entre os dias 08 a 09 de dezembro de 2015, a

Leia mais

Evolução dos Corpos de Bombeiros Apresentação do Serviço Aéreo Organograma As viaturas que operamos Estatísticas Características do Serviço Aéreo

Evolução dos Corpos de Bombeiros Apresentação do Serviço Aéreo Organograma As viaturas que operamos Estatísticas Características do Serviço Aéreo Evolução dos Corpos de Bombeiros Apresentação do Serviço Aéreo Organograma As viaturas que operamos Estatísticas Características do Serviço Aéreo Aviação de Segurança Pública no Cenário Nacional Publicação

Leia mais

CATEGORIA 2 INICIATIVAS DE INOVAÇÃO

CATEGORIA 2 INICIATIVAS DE INOVAÇÃO ESAF Escola de Administração Fazendária CATEGORIA 2 INICIATIVAS DE INOVAÇÃO 3º Lugar 020I FERNANDO VENANCIO PINHEIRO* 26 Anos RIO DE JANEIRO - RJ SKYLOGS - Aplicativo Para Diário de Bordo Eletrônico *

Leia mais

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL + ------------------ + EA-7502-06 Folha 1 NEIVA ESPECIFICAÇÃO DE AERONAVE N O EA-7502 EMB-711 EMB-711C

Leia mais

Seção São José dos Campos São José dos Campos, 15 de outubro de Importante! Ingresso ao DCTA no 1º dia da Competição: Roteiro detalhado

Seção São José dos Campos São José dos Campos, 15 de outubro de Importante! Ingresso ao DCTA no 1º dia da Competição: Roteiro detalhado Seção São José dos Campos São José dos Campos, 15 de outubro de 2014 Ref.: SAE MS 023/14 Importante! Ingresso ao DCTA no 1º dia da Competição: Roteiro detalhado Como já ocorrido em 2013, no próximo dia

Leia mais

Título: Origem: SSO/GPNO

Título: Origem: SSO/GPNO Título: REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 105 EMENDA nº 00 SALTOS DE PARAQUEDAS Aprovação: Resolução Nº 188, de 24 de maio de 2011, publicada no Diário Oficial da União Nº 99, Seção 1, página

Leia mais

tecnologia engenharia aeronáutica y

tecnologia engenharia aeronáutica y tecnologia engenharia aeronáutica y Ilustração mostra uma futura aptidão do novo KC-390: reabastecer aviões militares em pleno voo 62 z novembro DE 2014 Projeto global Embraer desenvolve novo avião militar

Leia mais

Capítulo 42. Apoio ao Helitransporte. Capítulo 42. Apoio ao Helitransporte 1. OBJETIVOS

Capítulo 42. Apoio ao Helitransporte. Capítulo 42. Apoio ao Helitransporte 1. OBJETIVOS Capítulo 42 Apoio ao Helitransporte 1. OBJETIVOS No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Conhecer as regras de segurança. Conhecer as características dos locais de aterragem. 1 2. HELICÓPTERO

Leia mais

6 Aplicação do modelo: Galeão

6 Aplicação do modelo: Galeão 6 Aplicação do modelo: Galeão Os resultados do capítulo 5.2 mostraram que o comportamento de chegadas e partidas de aeronaves em um determinado dia poderia ser extrapolado para os demais sem que isso afetasse

Leia mais

Sumiço como do voo MH370 pode acontecer no Brasil

Sumiço como do voo MH370 pode acontecer no Brasil Sumiço como do voo MH370 pode acontecer no Brasil Por Leandro Prazeres O desaparecimento misterioso de uma aeronave como o Boeing 777-200 da Malaysia Airlines, que caiu no oceano Índico com 239 pessoas

Leia mais

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35*

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* De acordo com fontes da imprensa de Israel, a Força Aérea daquele país planeja alcançar o status operacional pleno de seus aviões de combate Lockheed Martin

Leia mais

Ministro da Defesa NOVAER em Brasília

Ministro da Defesa NOVAER em Brasília Ministro da Defesa NOVAER em Brasília recebe O Ministro da Defesa do Brasil, Exmo. Sr. Celso Amorim, recebeu executivos da NOVAER e representantes do Estado de Santa Catarina e se informou sobre o status

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31 Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO

Leia mais

CURSOS OFERECIDOS PELO ITA

CURSOS OFERECIDOS PELO ITA CURSOS OFERECIDOS PELO ITA Formação, Atribuições da Profissão, Áreas de Atuação Engenharia Aeronáutica É a área da engenharia que se ocupa do projeto, fabricação e manutenção de aeronaves e do gerenciamento

Leia mais

A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO USINA CORURIPE

A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO USINA CORURIPE A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO USINA CORURIPE APRESENTAÇÃO: Anderson Tsuchida Jornalista, Publicitário e Pós Graduado em Comunicação Empresarial Por que a Comunicação Interna é tão

Leia mais

IAC MINISTÉRIO DA AERONÁÚTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL SUBDEPARTAMENTO TÉCNICO SÍMBOLO DATA CATEGORIA DISTRIBUIÇÃO EFETIVAÇÃO

IAC MINISTÉRIO DA AERONÁÚTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL SUBDEPARTAMENTO TÉCNICO SÍMBOLO DATA CATEGORIA DISTRIBUIÇÃO EFETIVAÇÃO MINISTÉRIO DA AERONÁÚTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL SUBDEPARTAMENTO TÉCNICO SÍMBOLO DATA CATEGORIA DISTRIBUIÇÃO IAC -3234-0784 EXPEDIÇÃO 15 JUL 84 EFETIVAÇÃO 15 JUL 84 NOSER C-D-SA-SR-X TITULO: Concessão

Leia mais

Apêndice III ao Anexo à Resolução 115, de 6 de outubro de 2009 LOGOMARCA DO ÓRGÃO, EMPRESA OU ENTIDADE RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO DO AERÓDROMO

Apêndice III ao Anexo à Resolução 115, de 6 de outubro de 2009 LOGOMARCA DO ÓRGÃO, EMPRESA OU ENTIDADE RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO DO AERÓDROMO Apêndice III ao Anexo à Resolução 115, de 6 de outubro de 2009 LOGOMARCA DO ÓRGÃO, EMPRESA OU ENTIDADE RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO DO AERÓDROMO 1 GENERALIDADES RELATÓRIO DE OPERAÇÕES DE SALVAMENTO E

Leia mais

Panorama da transferência de tecnologia - "ToT" Apresentação para os Parlamentares Brasileiros

Panorama da transferência de tecnologia - ToT Apresentação para os Parlamentares Brasileiros Panorama da transferência de tecnologia - "ToT" Apresentação para os Parlamentares Brasileiros 1 O Caminho para a Independência Tecnológica (I) : uma parceria estratégica completa entre o Brasil e a França

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MEMORIAL DO IMIGRANTE

BOLETIM INFORMATIVO MEMORIAL DO IMIGRANTE BOLETIM INFORMATIVO MEMORIAL DO IMIGRANTE FEVEREIRO DE 2011 Desde o último mês de agosto, como parte da política de preservação e valorização do patrimônio museológico da Secretaria de Estado da Cultura,

Leia mais

Características das Aeronaves. Profª Janaína Araújo, MSc

Características das Aeronaves. Profª Janaína Araújo, MSc Características das Aeronaves Profª Janaína Araújo, MSc Frota AVIANCA BRASIL/OCEANAIR Frota AVIANCA BRASIL/OCEANAIR Frota AVIANCA BRASIL/OCEANAIR Frota AVIANCA BRASIL/OCEANAIR Frota AVIANCA BRASIL/OCEANAIR

Leia mais

MODELO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP

MODELO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP MODELO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP NOME DO PROCESSO: VOO PREVENTIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO EQUIPAMENTO APLICÁVEL 1. (Descrição da Aeronave); 2. (GPS ou outro); 3. (Rádios para

Leia mais

LAAD E FIDAE HAVERÁ ESPAÇO PARA AS DUAS?

LAAD E FIDAE HAVERÁ ESPAÇO PARA AS DUAS? LAAD E FIDAE HAVERÁ ESPAÇO PARA AS DUAS? Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas

Leia mais

44º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE NOVA PETRÓPOLIS - RS. 15 a 31 de julho de Praça da República

44º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE NOVA PETRÓPOLIS - RS. 15 a 31 de julho de Praça da República 44º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE NOVA PETRÓPOLIS - RS 15 a 31 de julho de 2016 - Praça da República Realização: Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis e Prefeitura

Leia mais

F-X2: MD reafirma expectativa de assinar contrato até o fim do ano

F-X2: MD reafirma expectativa de assinar contrato até o fim do ano F-X2: MD reafirma expectativa de assinar contrato até o fim do ano Amorin disse que receberá nos próximos dias representante do governo da Suécia para discutir detalhes da parceria entre brasileiros e

Leia mais

SELECIONA Assistente RH - Chapecó/SC Tipo de contrato: Remuneração: Benefícios: Descrição: Turno: Requisitos:

SELECIONA Assistente RH - Chapecó/SC Tipo de contrato: Remuneração: Benefícios: Descrição: Turno: Requisitos: SELECIONA Assistente RH - Chapecó/SC Remuneração: R$ 1000,00 até 1500,00 Plano de Saúde Restaurante Próprio Seguro de vida em grupo Vale transporte: somente para o trabalho Descrição: Responsável por programas

Leia mais

Aviação Geral. Óbices ao Desenvolvimento

Aviação Geral. Óbices ao Desenvolvimento Aviação Geral Óbices ao Desenvolvimento A Aviação Civil tem muitos segmentos... ... divididos percentualmente em... 280 aeronaves (1,93%) 96 aeronaves (0,67%) 13.965 aeronaves (97,4%) Evolução Aviação

Leia mais

KC-137 Uma alternativa para a FAB

KC-137 Uma alternativa para a FAB KC-137 Uma alternativa para a FAB José Alves Daniel Filho, Graduando em Ciências Econômicas UPIS DF. daniell.filho@gmail.com Em meados da década de 1980, a Força Aérea Brasileira visando atender o requerimento

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 5.013, DE 2016 (Do Sr. Fernando Jordão)

PROJETO DE LEI N.º 5.013, DE 2016 (Do Sr. Fernando Jordão) *C0059325A* C0059325A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 5.013, DE 2016 (Do Sr. Fernando Jordão) Dá nova redação ao 3 do art. 67 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código

Leia mais

Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh

Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh No dia 12 de agosto, uma aeronave UH-12 Esquilo, do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), sediado em Rio Grande (RS), realizou voos

Leia mais

Aviador Naval conclui Curso Padronização Instrutores de Voo na AFA

Aviador Naval conclui Curso Padronização Instrutores de Voo na AFA Aviador Naval conclui Curso de Padronização de Instrutores de Voo na AFA O Capitão-de-Corveta (FN) Marcos Alessandro Ferreira Sell concluiu o Curso de Padronização de Instrutores de Voo da Academia da

Leia mais

Saab apresenta soluções para otimização da gestão de aeroportos durante a Airport Infra Expo 2015

Saab apresenta soluções para otimização da gestão de aeroportos durante a Airport Infra Expo 2015 Saab apresenta soluções para otimização da gestão de aeroportos durante a Airport Infra Expo 2015 Ferramentas já utilizadas, com sucesso, em aeroportos como Nova York, Paris e Hong Kong, oferecem importantes

Leia mais

A FALTA DE VISÃO ESTRATÉGICA NO BRASIL

A FALTA DE VISÃO ESTRATÉGICA NO BRASIL A FALTA DE VISÃO ESTRATÉGICA NO BRASIL Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas

Leia mais

Dimensionamento do Comprimento de Pista. Profª Janaína Araújo

Dimensionamento do Comprimento de Pista. Profª Janaína Araújo Dimensionamento do Comprimento de Pista Profª Janaína Araújo Sistema de Pista Pavimento estrutural (pista), acostamentos, áreas finais de segurança e faixa de pista Comprimento de Pista Iniciada a decolagem,

Leia mais

1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: Recife-PE 22/11/2013

1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: Recife-PE 22/11/2013 DIVISÃO DE CONSULTORIA 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia LOCAL: Recife-PE 22/11/2013 TEMA DA PALESTRA: Gestão de Fluxos de Trabalho e Indicadores

Leia mais

ZONAS DE PROTEÇÃO E ÁREA DE SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA. Profª Janaína Araújo

ZONAS DE PROTEÇÃO E ÁREA DE SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA. Profª Janaína Araújo ZONAS DE PROTEÇÃO E ÁREA DE SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA Profª Janaína Araújo PORTARIA Nº 1.141/GM5, de 8/12/1987 Plano de Zona de Proteção de Aeródromos; Plano de Zoneamento de Ruído; Plano de Zona de Proteção

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016 Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo Campina Grande EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016 PROCESSO

Leia mais

45 ANOS DO PRIMEIRO VOO DO EMB 100 BANDEIRANTE. Semana da Asa 2013

45 ANOS DO PRIMEIRO VOO DO EMB 100 BANDEIRANTE. Semana da Asa 2013 45 ANOS DO PRIMEIRO VOO DO EMB 100 BANDEIRANTE Semana da Asa 2013 A Semana da Asa e o Bandeirante A Semana da Asa foi Idealizada pelo aviador Godofredo Vidal em 1935 e viabilizada pela Comissão de Turismo

Leia mais

Relatório de atividades 13 de julho a 09 de agosto de 2015

Relatório de atividades 13 de julho a 09 de agosto de 2015 13 de julho a 09 de agosto de 2015 13 de julho Reunião Plenária do Deconcic A reunião contou com a participação do Secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario

Leia mais

INDÚSTRIA AEROESPACIAL

INDÚSTRIA AEROESPACIAL INDÚSTRIA AEROESPACIAL PARTS WASHING SPRAY EQUIPMENT CLEANING SPECIALIST CLEANING SERVICES WASTE MANAGEMENT WASTE OIL COLLECTION CONSUMABLES PANORAMA O forte crescimento das viagens aéreas na última década,

Leia mais

EMPRESA JUNIOR. Edital 01/2016 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EMPRESA JUNIOR. Edital 01/2016 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CENTRO UNIVERSITÁRIO LEÃO SAMPAIO Coordenação de Pesquisa e Extensão Coordenação de Administração Coordenação de Ciências Contábeis Coordenação de Gestão Comercial Coordenação de Recursos Humanos Edital

Leia mais

Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo

Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo A Marinha do Exército de Libertação Popular da China, agora tem um porta-aviões, caças novos para voar, novos submarinos e destróieres

Leia mais

Estado-Maior da Aeronáutica Sexta Subchefia CONCEPÇÃO ESTRATÉGICA

Estado-Maior da Aeronáutica Sexta Subchefia CONCEPÇÃO ESTRATÉGICA Estado-Maior da Aeronáutica Sexta Subchefia CONCEPÇÃO ESTRATÉGICA POR QUE UMA FORÇA AÉREA? 70% da Terra é coberta por água 100% coberta pelo ar e espaço! OBJETIVO Conhecer a Concepção Estratégica Força

Leia mais

RESOLUÇÃO ANAC Nº, DE DE DE 2014.

RESOLUÇÃO ANAC Nº, DE DE DE 2014. RESOLUÇÃO ANAC Nº, DE DE DE 2014. Regulamenta a apresentação de Informações, relativas à Movimentação Aeroportuária, pelas Concessionárias de Serviço Público de Infraestrutura Aeroportuária e pelos administradores

Leia mais

A Evolução da Mídia Exterior. Dados Demográfi cos NAVEGANTES

A Evolução da Mídia Exterior. Dados Demográfi cos NAVEGANTES A Evolução da Mídia Exterior Dados Demográfi cos NAVEGANTES Conheça Navegantes Com uma população de aproximadamente 53 mil habitantes, Navegantes é uma importante cidade do litoral norte de Santa Catarina.

Leia mais

Boeing e Lufthansa apresentam o novo Intercontinental

Boeing e Lufthansa apresentam o novo Intercontinental Boeing e Lufthansa apresentam o novo 747-8 Intercontinental Boeing 747-8I da Lufthansa em Guarulhos Por Rubens Barbosa Filho O novíssimo Boeing 747-8 Intercontinental, o maior avião de passageiros fabricado

Leia mais

REUNIÃO APIMEC SÃO PAULO Job Position

REUNIÃO APIMEC SÃO PAULO Job Position REUNIÃO APIMEC SÃO PAULO Job Position AGOSTO 2013 Vídeo For thejourney Declaração de Projeções Esta apresentação pode conter projeções futuras, declarações e estimativas a respeito de circunstâncias ou

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Aviação Civil Secretaria de Política Regulatória de Aviação Civil

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Aviação Civil Secretaria de Política Regulatória de Aviação Civil PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Aviação Civil Secretaria de Política Regulatória de Aviação Civil CRESCIMENTO DO MERCADO BRASILEIRO DE AVIAÇÃO Gustavo Pacheco Fortes Fleury Gerente de Projeto do

Leia mais

super tucano Infográfico

super tucano Infográfico Infográfico Referência em Close Air Support O Super Tucano, designado pela Força Aérea Brasileira como A-29, é a mais perfeita combinação de capacitações de Treinamento (Básico e Avançado) e Ataque Leve,

Leia mais

REGULAMENTO BEST PRACTICES TOOLBOX

REGULAMENTO BEST PRACTICES TOOLBOX REGULAMENTO BEST PRACTICES TOOLBOX A atividade BEST PRACTICES TOOLBOX está sujeita a este regulamento e, ao se inscrever, o participante automaticamente declara sua concordância com todas as condições

Leia mais

Aula 2: Gerente de projetos. SSC124 - Gestão de Projetos Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2. Semestre de 2010

Aula 2: Gerente de projetos. SSC124 - Gestão de Projetos Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2. Semestre de 2010 Aula 2: Gerente de projetos SSC124 - Gestão de Projetos Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br 2. Semestre de 2010 Gerência de Projeto O que é Gerenciamento de Projetos? [PMBOK:2000]... é a

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular 2011/2012

Ficha da Unidade Curricular 2011/2012 1 de 5 09-09-2011 16:17 Ficha da Unidade Curricular 2011/2012 IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR Designação: Economia Monetária e Financeira Última alteração: 2011-09-02 09:47:00 ECTS: 5 Língua de leccionação:

Leia mais

FIDAE 2012 Poucas Novidades

FIDAE 2012 Poucas Novidades FIDAE 2012 Poucas Novidades Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa da Universidade Federal de Juiz de Fora. bertazzor@gmail.com

Leia mais

MANUAL DE LOGÍSTICA CONVENÇÃO DE FRANQUEADOS 2016

MANUAL DE LOGÍSTICA CONVENÇÃO DE FRANQUEADOS 2016 MANUAL DE LOGÍSTICA A Convenção de Franqueados de 2016 vai revelar a identidade secreta de cada um dos empresários que estão por trás da maior rede de franquias do Brasil. Desvendaremos os poderes da Liga

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEM Nº 2/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UEM

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEM Nº 2/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UEM Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional em Ensino de Física-Polo UEM EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEM Nº 2/2016 PROCESSO

Leia mais

Promoção Turística Internacional Copa do Mundo 2014 EMBRATUR. Brasília, 25 de agosto de 2011

Promoção Turística Internacional Copa do Mundo 2014 EMBRATUR. Brasília, 25 de agosto de 2011 Promoção Turística Internacional Copa do Mundo 2014 EMBRATUR Brasília, 25 de agosto de 2011 Plano Aquarela Marketing Turístico Internacional do Brasil Desde 2005 é a base metodológica de todo o trabalho

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC -

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - SUMÁRIO CAPITULO I... 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 CAPÍTULO II... 3 DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES...

Leia mais

5 FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO NA CHINA

5 FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO NA CHINA 5 FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO NA CHINA Festival anual que exibe o melhor da produção cinematográfica brasileira nas cidades de Beijing e Shanghai. O evento surgiu da necessidade de unir dois povos que

Leia mais

Ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília

Ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília Ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília Aeroporto Intl. de Brasília O Aeroporto de Brasília é o terceiro em movimentos de passageiros e aeronaves do Brasil Em capacidade, tem potencial para ser

Leia mais

AERÓDROMO MUNICIPAL DE PONTE DE SOR

AERÓDROMO MUNICIPAL DE PONTE DE SOR AERÓDROMO MUNICIPAL DE PONTE DE SOR O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor é uma infraestrutura de utilização pública, certificada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC ) em classe II e Categoria

Leia mais

CARDÁPIO DE CURSOS E PALESTRAS

CARDÁPIO DE CURSOS E PALESTRAS CARDÁPIO DE CURSOS E PALESTRAS RESUMO Aumente a produtividade de seus colaboradores com os cursos e palestras da Purcino Treinamentos, Comunicação e Produções. Todos os cursos disponíveis em versão para

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014 APRESENTAÇÃO DO CEBC 201 QUEM SOMOS FUNDADO EM 200, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA,

Leia mais

Conheça a Base Aérea de Santa Maria

Conheça a Base Aérea de Santa Maria Conheça a Base Aérea de Santa Maria Que tal conhecer um pouco mais sobre as Bases e os Comandos Aéreos Regionais espalhados pelo Brasil? Hoje faremos uma apresentação da Base Aérea de Santa Maria (BASM),

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Coordenadora do Polo UFGD

Leia mais

Aerovale recebe autorização para operar comercialmente

Aerovale recebe autorização para operar comercialmente Aerovale recebe autorização para operar comercialmente Outorga foi assinada nesta segunda (17.02) pelo Ministro Moreira Franco Rogério Penido apresenta o projeto do Aerovale ao Ministro Moreira Franco.

Leia mais

Falha de Motor em Bimotor Leve

Falha de Motor em Bimotor Leve Falha de Motor em Bimotor Leve Você acabou de decolar do Campo de Marte e ocorreu uma falha de um dos motores do seu Sêneca... será que sua aeronave vai ter condições de subir ou talvez permitir um retorno

Leia mais

OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL III - CRUZEX - III

OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL III - CRUZEX - III OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL III - CRUZEX - III Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro de Centro de Pesquisas

Leia mais

China: Oportunidades e Desafios. O Caso EMBRAER. Henrique Rzezinski Vice-Presidente Sênior de Relações Externas

China: Oportunidades e Desafios. O Caso EMBRAER. Henrique Rzezinski Vice-Presidente Sênior de Relações Externas China: Oportunidades e Desafios O Caso EMBRAER Henrique Rzezinski Vice-Presidente Sênior de Relações Externas Evento: Desafios Emergentes: A Ascenção econômica de China e índia e seus efeitos para o Brasil

Leia mais

Mais um duro golpe contra o Rafale, Índia adia o contrato de compra

Mais um duro golpe contra o Rafale, Índia adia o contrato de compra Mais um duro golpe contra o Rafale, Índia adia o contrato de compra Índia adia compra do Rafale após esgotar orçamento A Índia adiou até o próximo ano fiscal, o plano de comprar 126 caças franceses Rafale,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 12, de 12 de

Leia mais

EASA certifica o reprojetado eixo de engrenagem do EC225

EASA certifica o reprojetado eixo de engrenagem do EC225 EASA certifica o reprojetado eixo de engrenagem do EC225 O eixo de engrenagens cônicas verticais, que foi reprojetado pela Airbus Helicopters para as aeronaves EC225, foi certificado pela European Aviation

Leia mais