Alvaro Talavera López

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alvaro Talavera López"

Transcrição

1 CONTROLE ADAPTATIVO GENETICO INDIRETO PARA SISTEMAS NÃO LINEARES E OTIMIZAÇÃO DE CONTROLADORES PID UTILIZANDO ALGORTIMOS GENÉTICOS Alvaro Talavera López alvaro@ele.puc-rio.com Departamento de Engenharia Elétrica, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro, RJ - Brasil, RESUMO Este trabalho apresenta duas aplicações de algoritmos genéticos para aplicações de controle de processos. A primeira é sintonizar um controlador PID mediante algoritmos genéticos, a segunda aplicação é um controlador adaptativo genético indireto, para aplicações em sistemas não-lineares e variantes no tempo. Palavras-chave: Algoritmos genéticos, controle PID, estimação, sistemas não-lineares. Abstract This paper presents two applications of genetic algorithms for control applications processes. The first is to tune a PID controller using genetic algorithms; the second application is an indirect genetic adaptive controller for applications in non-linear and time varying systems. Keywords: genetic algorithms, PID control, estimation, nonlinear systems. 1 INTRODUÇÃO Os algoritmos genéticos (AG) têm aplicações em muitas áreas no campo de otimização de sistemas. Estas aplicações estão dentro na área de controle de processos onde a otimização envolve muitos tipos de controladores e estimadores. Neste caso utilizaremos algoritmos genéticos para otimizar as constantes proporcional, derivativa e integral num controlador PID com o objetivo de minimizar o erro de saída com respeito à trajetória desejada. A segunda aplicação consiste no projeto de um controlador mais experto que aproveita todas as vantagens de um algoritmo genético para o controle e estimação de um sistema não-linear e variante no tempo. Este tipo de abordagem se assemelha ao controle adaptativo indireto. No caso da otimização de parâmetros do controlador PID, existe uma vasta bibliografia [1-2,4] onde se abordam estes problemas. Além disso, novas pesquisas têm sido realizadas no sentido de melhorar a convergência do algoritmo genético e garantir um bom desempenho [3]. No caso do controlador adaptativo genético, Passino e Lennon [5], fizeram uma proposta deste projeto de controladores. A base desta pesquisa se encontra em [5][6][7], em [8] se tem uma teoria de aplicações em estimação de sistemas utilizando algoritmos genéticos e em [9] se encontra uma aplicação em um tanque de repouso que é nosso exemplo. Este artigo é organizado da seguinte forma: a seção 2 aborda os algoritmos genéticos como otimizadores de controladores PD, com aplicação em uma planta linear de quarta ordem. A seção 3 aborda um controlador genético mais sofisticado, que utiliza o algoritmo genético para otimizar e controlar uma planta não-linear. A seção 4 mostra

2 as conclusões e algumas recomendações para este projeto. 2 OTIMIZADOR DE CONTROLADORES PID UTILIZANDO ALGORTIMOS GENÉTICOS O algoritmo genético é utilizado para otimizar uma função objetivo baseado em um controlador PID. A equação de um controlador PID é a seguinte: (1) Onde k d, k p e k i são constantes derivativas, proporcional e integral ao erro entre a saída desejada e a saída real de meu processo. A figura 1 mostra o diagrama de um processo controlado por um PID, com um sistema de segunda ordem qualquer, onde a trajetória desejada é r(t), o erro entre a saída desejada e saída do processo é e(t), u(t) é a lei de controle gerada pelo PID e y(t) é a saída do processo. A avaliação do desempenho de um controlador PID é dada pelo overshoot ou assentamento, definido pela porcentagem em que a resposta excede a saída desejada, tempo de subida ou o tempo da resposta do sistema e o tempo de estabelecimento que é o tempo no qual o sistema permanece em regime permanente, como detalhado na figura 2. Figura 2. Resposta no degrau unitário. O sistema a ser controlado é de ordem 4, linear e invariante no tempo, como mostra o seguinte modelo: Neste modelo, foi projetado um controlador PID seguindo o método Ziegler Nichols [10], um método clássico para determinar os parâmetros de um PID. O tipo de resposta obtida é apresentada na figura 3. Figura 1. Sistema de controle PID. Figura 3. Resposta no sistema utilizando Ziegler- Nichols. Para as simulações foi utilizada uma biblioteca de rotinas (toolbox) do AG, criadas especialmente para trabalhar no ambiente Matlab. Vários parâmetros controlam o processo de evolução em um AG, tais como: tamanho da população, taxa de cruzamento (crossover), taxa de mutação e número de gerações, que é o número total de ciclos de evolução de um AG. A Tabela I apresenta os parâmetros adotados para o AG neste trabalho:

3 Tabela I Tamanho da população 80 Número de gerações 100 Espaço de busca [0, 200] Método de seleção Norma geométrica Taxa de cruzamento Aritmético 0,4 Taxa de mutação 0,1% A função de avaliação (Fitness) é o conceito mais importante no desenvolvimento de um algoritmo genético. Essa função é específica para cada aplicação, e deve representar o comportamento dos cromossomos que, nesse caso, representam os parâmetros do controlador. A função Fitness deve fornecer a informação de quão adequado é o controlador, quando sintonizado com os parâmetros escolhidos pelo AG. Foram utilizadas 3 funções de avaliação: ITAE (integral do tempo vezes o erro absoluto), IAE (integral da magnitude absoluta do erro) e ISE (integral do quadrado do erro), as funções de avaliação se mostram nas equações seguintes. Segundo as tabelas II e III, o melhor resultado foi o algoritmo genético que utilizou como função objetivo ITAE, o qual podemos com0parar com o método formal de Ziegler-Nichols [10] que utiliza o lugar de raízes ou (Root locus) como um método convencional para avaliar os ganhos k p, k d e k i, do controlador. A figura 4 mostra a resposta do sistema a degrau unitário e a figura 5 apresenta a evolução e convergência dos ganhos do controlador. (2) (3) (4) Os resultados da otimização do algoritmo genético em função do overshoot, rise time e settling time são mostrados na tabela II. Na tabela III são apresentadas as constantes (k p, k d e k i ) encontradas pelo algoritmo genético. Figura 4. Resposta no sistema utilizando algoritmo genético. Tabela II Tabela III Figura 5. Evolução das constantes de controle.

4 3 CONTROLE ADAPTATIVO GENÉTICO INDIRETO Nesta seção é apresentada uma nova abordagem de controladores genéticos mais avançados. Um híbrido com controle adaptativo indireto convencional, com aplicações especiais em plantas não-lineares e variantes no tempo, onde o controlador deve identificar ou estimar os parâmetros da planta a cada instante fazendo um seguimento sem a planta. Estes parâmetros variados irão cumprir uma função objetivo e a minimização desta função irá resolver a melhor lei de controle u(t) para que a planta tenha o comportamento da trajetória desejada. Portanto, em nossa aplicação é proposto um controlador genético online para o controle de processo de sistemas não-lineares e variantes no tempo. Este sistema permite a identificação online do processo e obtenção de uma lei de controle ótima para controlar o sistema. Figura 6. Tanque de repouso. onde: u(t) = entrada de fluxo h(t) = nível de líquido A(h(t)) = área de seção transversal do tanque. r(t) = nível de líquido desejado A equação diferencial do modelo (equação 5) é discretizada pelo método de Euler (equação 6), na equação 7 ocorre a saturação na válvula do fluxo e, finalmente, na equação 8 asseguramos que h(t) não seja negativo fazendo com que o mínimo seja 0,001. AG (5) Projeto de controlador Identificação sistemas (6) (7) Controle Planta (8) Figura 5. Controlado adaptativo genético indireto. A figura 5 mostra a configuração deste controlador através do diagrama de blocos. Pode-se verificar que o algoritmo genético controla todo o sistema e não depende de um modelo linear, como no caso de um controlador PID, abordado na seção anterior. No caso de uma planta não-linear, seu esquema e equações detalhadas são dadas abaixo: A partir deste ponto descreveremos o procedimento para desenvolvimento de um controlador genético adaptativo indireto. Sistemas em tempo discretos não-lineares: (9) A equação 9 mostra a saída de um sistema discreto não linear, que consiste em uma função não-linear em função de seu estado e sua saída. Esta equação também pode ser expressa em função de

5 parâmetros para o estado e para a entrada do modelo. (10) Portanto podemos determinar o sinal de entrada em função dos parâmetros não-lineares, estados e saídas, como mostrado a equação 11. (11) Para resolver esta equação necessita-se estimar os parâmetros dados nas equações 12-13: Neste ponto o algoritmo genético encontrado θα(k) e θβ(k) (equação 16) trata de minimizar uma função custo (equação 17). Dessa forma, o cromossomo será dado pela equação 16 e a função objetivo descrito pela equação 17. Em nosso caso a equação 6 será reescrita da mesma forma que a equação 10: (12) (13) Portanto a equação 11 pode ser escrita de maneira similar a equação 14. Com respeito a seus valores estimados, observa-se que r(k) = y(k) uma vez que a saída desejada é um valor determinado. Verifica-se que o modelo tem linearidades e nãolinearidades e, portanto, devemos escolher parte da equação e a substituímos pelos parâmetros da seguinte forma: (14) O calculo do erro é dado pela saída estimada menos a saída de meu processo: Substituindo os parâmetros na equação 14: A saída estimada é dada por: O cromossomo será: Portanto, o erro já pode ser calculado como: (15) O objetivo destas contas é ter uma função do erro em função dos parâmetros, de modo a minimizar essa função: (16) (17) θα1θβ1 θα2θβ2... θαiθβi A função fitness será dada por: Onde: a probabilidade de mutação é 0.05, de crossover 0.9, com uma população de 10 e. Desta forma o AG deve maximizar a função fitness.

6 Figura 9. Media da função fitness 4 CONCLUSÕES Figura 7. Resposta de controle adaptativo genético indireto para o tanque de repouso. A figura 7 mostra a resposta do controlador genético com o respectivo sinal de controle. Observa-se que no início, o sistema vai se adaptando até que após um pequeno tempo o controlador genético estima e controla o tanque de repouso, com um bom desempenho. Figura 8. Identificação e estimação dos parâmetros da planta. A figura 8a mostra a identificação na saída da planta no qual é observado um bom desempenho. As Figuras 8b e 8c estimam os parâmetros α e θβ. A figura 9 mostra a média do fitness da população e se verifica que o gráfico começa a maximizar logo nos primeiros instantes, porém aumenta e constantemente devido às mudanças na referencia. Neste artigo foram apresentadas técnicas de controle convencional e sofisticadas para aplicações de controle de processos. Na primeira seção se mostra o algoritmo genético para otimizar o controlador PID para uma plana de quarto ordem, obtendo um melhor desempenho que o método tradicional de Ziegler Nichols. Uma conclusão importante e que o desempenho do controlador PID utilizando algoritmos genéticos muito vá a depender da função objetivo (fitness) como se mostra na tabela II. Embora o algoritmo genético tenha um bom desempenho esta limitado por o modelo linear do controlador PID. Nesta seção se suguiere a utilização de mais variáveis observadas da função fitness como a utilização da sinai de controle u(t). Na seção 3 se apresento um controlador mais avançado, para resolver problemas de sistemas não lineares. Este controlador utiliza a teoria de controle adaptativo indireto utilizando um forte método de otimização como é o algoritmo genético, dando como resultado o bom desempenho do controlador. neste tipo de controlador se propõe o uso para plantas multivariáveis e variantes no tempo, onde não se tenho um modelado exato da planta. REFERÊNCIAS [1] Ian Griffin On-line PID Controller Tuning using Genetic Algorithms DCU [2] Luiz Eduardo N. do P. Nunes, Vitor G. Rosado, Francisco Grandinetti. Ajuste dos parâmetros de um controlador proporcional, integral e derivativo através de algoritmos

7 genéticos. Rev. ciênc. exatas, Taubaté, v. 9/10, n.1-2, p , 2003/2004. [3] Xiangzhong Meng and Xiangzhong Meng Baoye Song Fast Genetic Algorithms Used for PID Parameter Optimization Proceedings of the IEEE International Conference on Automation and Logistics August 18-21, 2007, Jinan, China. [4] Saifudin Bin Mohamed. A dissertation The PID Controller Desing Using Genetic Algorithm.. University of Southern Queensland. Faculty of Engineering and Surveying [5] Lennon W.K., Passino, K.M., Genetic Adaptive Identification and Control, Engineering Applications of Artificial Intelligence, Vol. 12, No. 2, pp , April [6] La Moyne L. Porter II and Kevin M. Passino. Genetic Model Reference Adaptive Control IEEE International Symposium on Intelligent control August, Columbus, Ohio. USA. [7] Moore M.L., Musachio J., Passino K.M. Genetic Adaptive Control for an Inverted Wedge, Engineering Applications of Artificial Intelligence, Vol. 14, No. 1, pp. 1-14, Feb [8] W.K. Lennon, K.M. Passino. Genetic Adaptive Identification and Control. Pergamon. Engineering Applications of Artificial Intelligence [9] Kevin M. Passino. Biomimicry for Optimization, Control, and Automation. Springer [10] K. Ogata. Ingeniería de Control Moderna 4 Edición. Prentice Hall

Sintonia de um sistema PID via Algoritmos Genéticos aplicado ao controle de um manipulador robótico em forma de paralelogramo

Sintonia de um sistema PID via Algoritmos Genéticos aplicado ao controle de um manipulador robótico em forma de paralelogramo Sintonia de um sistema PID via Algoritmos Genéticos aplicado ao controle de um manipulador robótico em forma de paralelogramo Filipe Sacchi ICA: Applied Computational Intelligence Department of Electrical

Leia mais

APLICAÇÃO DO ALGORITMO DE OTIMIZAÇÃO POR ENXAME DE PARTÍCULAS PARA A MODELAGEM DE FUNÇÕES DE TRANSFERÊNCIA

APLICAÇÃO DO ALGORITMO DE OTIMIZAÇÃO POR ENXAME DE PARTÍCULAS PARA A MODELAGEM DE FUNÇÕES DE TRANSFERÊNCIA APLICAÇÃO DO ALGORITMO DE OTIMIZAÇÃO POR ENXAME DE PARTÍCULAS PARA A MODELAGEM DE FUNÇÕES DE TRANSFERÊNCIA Caetano Alcantara Borges 1 *, Keiji Yamanaka¹, Florisvaldo Cardozo Bomfim Junior¹ ¹FEELT Universidade

Leia mais

Controlador PID: algoritmo, estrutura e sintonia

Controlador PID: algoritmo, estrutura e sintonia Controlador PID: algoritmo, estrutura e sintonia Prof. Marcus V. Americano da Costa F o Departamento de Engenharia Química Universidade Federal da Bahia Salvador-BA, 05 de setembro de 2018. Sumário 1 Introdução

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE CONTROLADORES PID CLÁSSICO E PID FUZZY COM GANHO PROGRAMADO NO SISTEMA DE AZIMUTE

COMPARAÇÃO ENTRE CONTROLADORES PID CLÁSSICO E PID FUZZY COM GANHO PROGRAMADO NO SISTEMA DE AZIMUTE COMPARAÇÃO ENTRE CONTROLADORES PID CLÁSSICO E PID FUZZY COM GANHO PROGRAMADO NO SISTEMA DE AZIMUTE Brehme D. R. de MESQUITA (1); Jefferson A. L. e SILVA (2); André M. D. FERREIRA (3) (1) Instituto Federal

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DEPROCESSOS

CARACTERIZAÇÃO DEPROCESSOS CARACTERIZAÇÃO DEPROCESSOS ESINTONIA DECONTROLADORES PORMÉTODOSEMPÍRICOS Profa. Cristiane Paim Semestre 2014-2 Caracterização de Processos Considere a configuração série de um sistema de controle: Dado

Leia mais

IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos

IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos Aluizio Fausto Ribeiro Araújo Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática - CIn Departamento de Sistemas da Computação aluizioa@cin.ufpe.br

Leia mais

Implementação de controlador PID fuzzy para otimização do controle de posição de um servomotor DC

Implementação de controlador PID fuzzy para otimização do controle de posição de um servomotor DC Implementação de controlador PID fuzzy para otimização do controle de posição de um servomotor DC Ederson Costa dos Santos 1, Leandro Barjonas da Cruz Rodrigues 1, André Maurício Damasceno Ferreira 2 1

Leia mais

PID e Lugar das Raízes

PID e Lugar das Raízes PID e Lugar das Raízes 1. Controlador PID 2. Minorsky (1922), Directional stability of automatically steered bodies, Journal of the American Society of Naval Engineers, Vol. 34, pp. 284 Pilotagem de navios

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO AULA 06 Algoritmos Genéticos Sumário Introdução Inteligência Artificial (IA) Algoritmos Genéticos Aplicações de

Leia mais

5 Controle e Simulação

5 Controle e Simulação 5 Controle e Simulação Neste capítulo serão apresentadas as simulações do sistema, tanto para o controle PID quanto para o controle por aprendizado. Todos os programas de simulação foram desenvolvidos

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS DO PID UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS

OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS DO PID UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS DO PID UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS Roberto Batista Neto, Vinicius Santana P. Silva, Luciano Coutinho Gomes, Darizon A. Andrade, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade

Leia mais

AUTO SINTONIA UTILIZANDO MODELO ARMAX

AUTO SINTONIA UTILIZANDO MODELO ARMAX AUTO SINTONIA UTILIZANDO MODELO ARMAX A. U. A. JÚNIOR 1, M. M. SILVA 1, A. C. NASCIMENTO 1, H. BISPO 1 e J. N. SILVA 1 1 Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Engenharia Química

Leia mais

CAPÍTULO 8: O CONTROLADOR PID

CAPÍTULO 8: O CONTROLADOR PID CAPÍTULO 8: O CONTROLADOR PID Quando eu terminar este capítulo eu quero ser capaz de completar o seguinte Conhecer os pontos fortes e fracos do controle PID Determinar o modelo do sistema feedback utilizando

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE FUNÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE PROCESSOS QUÍMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVOLUÇÃO DIFERENCIAL UTILIZANDO O SCILAB

DETERMINAÇÃO DE FUNÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE PROCESSOS QUÍMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVOLUÇÃO DIFERENCIAL UTILIZANDO O SCILAB DETERMINAÇÃO DE FUNÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE PROCESSOS QUÍMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVOLUÇÃO DIFERENCIAL UTILIZANDO O SCILAB A. H. R. REZENDE 1, D. L. SOUZA 1 1 Universidade Federal do Triângulo Mineiro,

Leia mais

Controle de Processos Aula: Regras de sintonia de controladores PID

Controle de Processos Aula: Regras de sintonia de controladores PID 107484 Controle de Processos Aula: Regras de sintonia de controladores PID Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília 1º Semestre 2016 Escolha da estrutura

Leia mais

Utilização do solidthinking Embed em projetos de controle para sistemas embarcados utilizando técnica de controle adaptativo por modelo de referência.

Utilização do solidthinking Embed em projetos de controle para sistemas embarcados utilizando técnica de controle adaptativo por modelo de referência. Utilização do solidthinking Embed em projetos de controle para sistemas embarcados utilizando técnica de controle adaptativo por modelo de referência. Rodrigo de J. Macedo Resumo Apresenta-se, neste artigo,

Leia mais

Projeto de Compensadores/Controladores pelo Diagrama de Lugar das Raízes

Projeto de Compensadores/Controladores pelo Diagrama de Lugar das Raízes Projeto de Compensadores/Controladores pelo Diagrama de Lugar das Raízes Carlos Eduardo de Brito Novaes carlos.novaes@aedu.com http://professorcarlosnovaes.wordpress.com 2 de novembro de 202 Introdução

Leia mais

Sistemas a Tempo Discreto

Sistemas a Tempo Discreto Sistemas a Tempo Discreto 1. Caracterização de sistemas dinâmicos a tempo discreto 2. Transformada-Z 3. FT discreta, estabilidade e analogia com domínio-s 4. Sistemas amostrados 4.1 Amostragem e retenção

Leia mais

CONTROLE DE UM SISTEMA PÊNDULO INVERTIDO USANDO CONTROLADORES INTELIGENTES

CONTROLE DE UM SISTEMA PÊNDULO INVERTIDO USANDO CONTROLADORES INTELIGENTES CONTROLE DE UM SISTEMA PÊNDULO INVERTIDO USANDO CONTROLADORES INTELIGENTES Vinicius Belmuds Vasconcelos belmuds_eng@hotmail.com Gustavo Maia de Almeida gmaia@ifes.edu.br Marco Antônio de Souza Leite Cuadros

Leia mais

Projeto e Implementação de um Módulo Didático para Controle PID de Processos Industriais: Estudo de Caso Aplicado a um Sistema de Nível de Líquido

Projeto e Implementação de um Módulo Didático para Controle PID de Processos Industriais: Estudo de Caso Aplicado a um Sistema de Nível de Líquido Projeto e Implementação de um Módulo Didático para Controle PID de Processos Industriais: Estudo de Caso Aplicado a um Sistema de Nível de Líquido Allan Martins¹, Jéssica Aguiar¹, Paulo Henrique Melo¹,

Leia mais

Control Design and Simulation

Control Design and Simulation Control Design and Simulation Controller Plant Setpoint + _ Error G(s) H(s) Output Rodrigo Schneiater Engenheiro de Vendas Osvaldo Santos Engenheiro de Sistemas LabVIEW Control Design and Simulation: LabVIEW

Leia mais

7 Estudo de Casos: Obtenção de uma Regra de Decisão Ótima por Aproximação com Algoritmos Genéticos

7 Estudo de Casos: Obtenção de uma Regra de Decisão Ótima por Aproximação com Algoritmos Genéticos 7 Estudo de Casos: Obtenção de uma Regra de Decisão Ótima por Aproximação com Algoritmos Genéticos 7.. Introdução Este capítulo analisa o problema de decisão de investimento num projeto sujeito a incertezas

Leia mais

Estudo Comparativo de Técnicas de Controle em um Processo de Nível

Estudo Comparativo de Técnicas de Controle em um Processo de Nível 1 Estudo Comparativo de Técnicas de Controle em um Processo de Nível RESUMO O controle do nível de tanques é um problema clássico e é considerado um assunto de grande importância e aplicabilidade industrial,

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Processo N 003/11, aprovado pela Resolução n.

Leia mais

Denominação O Problema Um pouco de História Motivação Pré-requisitos Conceitos Bibliografia Recursos na Internet C. Capítulo 1. Gustavo H. C.

Denominação O Problema Um pouco de História Motivação Pré-requisitos Conceitos Bibliografia Recursos na Internet C. Capítulo 1. Gustavo H. C. Capítulo 1 Introdução Gustavo H. C. Oliveira TE055 Teoria de Sistemas Lineares de Controle Dept. de Engenharia Elétrica / UFPR Gustavo H. C. Oliveira Introdução 1/32 Este material contém notas de aula

Leia mais

Algoritmo de um controlador PID para microprocessadores utilizando método Ziegler-Nichols

Algoritmo de um controlador PID para microprocessadores utilizando método Ziegler-Nichols Algoritmo de um controlador PID para microprocessadores utilizando método Ziegler-Nichols Jonas Rodrigues Vieira dos Santos 1, Rômulo Lopes Frutuoso 2, Luiz Daniel Santos Bezerra 3 1 Bacharelando em Ciência

Leia mais

APLICAÇÃO DE ALGORITMOS BIO-INSPIRADOS EM CONTROLE ÓTIMO

APLICAÇÃO DE ALGORITMOS BIO-INSPIRADOS EM CONTROLE ÓTIMO APLICAÇÃO DE ALGORITMOS BIO-INSPIRADOS EM CONTROLE ÓTIMO Profa. Mariana Cavalca Baseado em: Material didático do Prof. Dr. Carlos Henrique V. Moraes da UNIFEI Curso de verão da Profa. Gisele L. Pappa Material

Leia mais

Algoritmos Genéticos Aplicados a Projeto de Controle com Realimentação de Estados

Algoritmos Genéticos Aplicados a Projeto de Controle com Realimentação de Estados Algoritmos Genéticos Aplicados a Projeto de Controle com Realimentação de Estados Phelipe S. Oliveira 1, Luciano S. Barros 1, Luiz G. de Q. Silveira Júnior 2 1 Mestrado em Ciência da Computação Universidade

Leia mais

INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL. Aula 06 Prof. Vitor Hugo Ferreira

INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL. Aula 06 Prof. Vitor Hugo Ferreira Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL Aula 06 Prof. Vitor Hugo Ferreira Representação por cromossomos Codificação

Leia mais

ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS DE SISTEMAS NÃO LINEARES UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS

ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS DE SISTEMAS NÃO LINEARES UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS Anais do IX Congresso Brasileiro de Redes Neurais /Inteligência Computacional (IX CBRN) Ouro Preto 25-28 de Outubro de 2009 Sociedade Brasileira de Redes Neurais ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS DE SISTEMAS NÃO

Leia mais

Modelação, Identificação e Controlo Digital

Modelação, Identificação e Controlo Digital Modelação, Identificação e Controlo Digital 1-Aspectos Gerais 1 Modelação, Identificação e Controlo Digital Semestre de Inverno 2005/2006 Área Científica de Sistemas de Decisão e Controlo Modelação, Identificação

Leia mais

-GNE219 - Controle em Espaço de Estados

-GNE219 - Controle em Espaço de Estados Universidade Federal de Lavras Departamento de Engenharia -GNE219 - Controle em Espaço de Estados Prof. Daniel Leite E-mail: daniel.leite@deg.ufla.br 2/2017 1/27 Considerações Eng. de Controle e Automação

Leia mais

ANÁLISE DE DESEMPENHO DE CONTROLES CLÁSSICO E INTELIGENTE PARA UM TROCADOR DE CALOR

ANÁLISE DE DESEMPENHO DE CONTROLES CLÁSSICO E INTELIGENTE PARA UM TROCADOR DE CALOR ANÁLISE DE DESEMPENHO DE CONTROLES CLÁSSICO E INTELIGENTE PARA UM TROCADOR DE CALOR João Pedro Quirino Filho joaopqf@gmail.com Gustavo Maia de Almeida gmaia@ifes.edu.br Marco Antônio de Souza Leite Cuadros

Leia mais

CONTROLE DE ÂNGULO DE AZIMUTE DE ANTENA DE RASTREAMENTO

CONTROLE DE ÂNGULO DE AZIMUTE DE ANTENA DE RASTREAMENTO UFRJ Escola Politécnica Eng. Eletrônica e de Computação EEL660 Controle Linear 1 Avaliação Complementar 2017-1 CONTROLE DE ÂNGULO DE AZIMUTE DE ANTENA DE RASTREAMENTO Neste trabalho você deverá modelar,

Leia mais

Introdução à Automação Industrial

Introdução à Automação Industrial Faculdade Fucapi Pós-graduação em Engenharia de Automação Industrial Introdução à Automação Industrial Parte 5, M.Sc. Doutorando em Informática (UFAM) Mestre em Engenharia Elétrica (UFAM) Engenheiro de

Leia mais

Controle de Processos Aula: Sintonia de Controladores PID

Controle de Processos Aula: Sintonia de Controladores PID 107484 Controle de Processos Aula: Sintonia de Controladores PID Prof. Eduardo Stockler Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília 1º Semestre 2015 Sintonia de Controladores Características

Leia mais

Sintonia de Controlador PID baseado em Busca por Cardumes

Sintonia de Controlador PID baseado em Busca por Cardumes Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 2, Número 1, 2016 Sintonia de Controlador PID baseado em Busca por Cardumes PID controller tuning on Fish School Search Janderson S. de Freitas Escola

Leia mais

Controladores PID - Efeitos e sintonia

Controladores PID - Efeitos e sintonia - Efeitos e sintonia Guilherme Luiz Moritz 1 1 DAELT - Universidade Tecnológica Federal do Paraná 03 de 2013 Guilherme Luiz Moritz Avaliação UTFPR - Engenharia industrial elétrica - ênfase em eletrônica/telecomunicações

Leia mais

4 Implementação Computacional

4 Implementação Computacional 4 Implementação Computacional 4.1. Introdução Neste capítulo é apresentada a formulação matemática do problema de otimização da disposição das linhas de ancoragem para minimizar os deslocamentos (offsets)

Leia mais

Mario Campos, Dr.ECP PETROBRÁS/CENPES. Engenharia Básica em Automação e Otimização de Processos (EB/AOT)

Mario Campos, Dr.ECP PETROBRÁS/CENPES. Engenharia Básica em Automação e Otimização de Processos (EB/AOT) Controle Regulatório Avançado e Sintonia de Controladores PID Mario Campos, Dr.ECP PETROBRÁS/CENPES Engenharia Básica em Automação e Otimização de Processos (EB/AOT) e-mail: mariocampos@petrobras petrobras.com..com.br

Leia mais

Controlo Em Espaço de Estados. Trabalho de Laboratório nº 3

Controlo Em Espaço de Estados. Trabalho de Laboratório nº 3 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Controlo Em Espaço de Estados 2008/09 Trabalho de Laboratório nº 3 Controlo Adaptativo do Nível de um Tanque J. Miranda Lemos e Alexandre Bernardino

Leia mais

1 RESUMO. Palavras-chave: Controle, encoders, motor CC. 2 INTRODUÇÃO

1 RESUMO. Palavras-chave: Controle, encoders, motor CC. 2 INTRODUÇÃO 1 RESUMO Na sociedade moderna se tornou cada vez mais presente e necessário meios de controlar dispositivos levando em consideração precisões maiores e perdas menores. Em diversos cenários o controle de

Leia mais

Projeto de um Controlador Proporcional

Projeto de um Controlador Proporcional ALUNOS 1 - NOTA 2- DATA Projeto de um Controlador Proporcional 1.1 Objetivo Este experimento tem como objetivo a implementação de um controlador proporcional para um dos processos da MPS-PA Estação Compacta.

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE CONTROLADORES CONVENCIONAIS E FUZZY PARA CONTROLE DE VELOCIDADE DE UM MOTOR CC

IMPLEMENTAÇÃO DE CONTROLADORES CONVENCIONAIS E FUZZY PARA CONTROLE DE VELOCIDADE DE UM MOTOR CC IMPLEMENTAÇÃO DE CONTROLADORES CONVENCIONAIS E FUZZY PARA CONTROLE DE VELOCIDADE DE UM MOTOR CC Ricardo V. C. S. ANDRADE (1); Brehme D. R. MESQUITA (2); André M. D. FERREIRA (3) (1) Instituto Federal de

Leia mais

ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UM NEUROCONTROLADOR PARA O CONTROLE DE NÍVEL DE UM SISTEMA DE DOIS TANQUES ACOPLADOS

ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UM NEUROCONTROLADOR PARA O CONTROLE DE NÍVEL DE UM SISTEMA DE DOIS TANQUES ACOPLADOS ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UM NEUROCONTROLADOR PARA O CONTROLE DE NÍVEL DE UM SISTEMA DE DOIS TANQUES ACOPLADOS RAFAEL P. DE BRITO 1, AGNALDO J. ROCHA REIS 2, JOSÉ A. N. COCOTA JR. 2, BRUNO C. TOLEDO, DIEGO

Leia mais

Lista de Exercícios 2

Lista de Exercícios 2 Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica 107484 Controle de Processos 1 o Semestre 2015 Lista de Exercícios 2 Para os exercícios abaixo considere (exceto se

Leia mais

IF-705 Automação Inteligente Redes Neurais para Modelagem e Controle

IF-705 Automação Inteligente Redes Neurais para Modelagem e Controle IF-705 Automação Inteligente Redes Neurais para Modelagem e Controle Aluizio Fausto Ribeiro Araújo Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática - CIn Departamento de Sistemas da Computação

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTROLE I SINTONIA DE CONTROLADOR PID

LABORATÓRIO DE CONTROLE I SINTONIA DE CONTROLADOR PID UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO DE CONTROLE I Experimento 6: SINTONIA DE CONTROLADOR PID COLEGIADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCENTES: Lucas Pires

Leia mais

Sintonia de Controladores PID. TCA: Controle de Processos 2S / 2012 Prof. Eduardo Stockler Universidade de Brasília Depto. Engenharia Elétrica

Sintonia de Controladores PID. TCA: Controle de Processos 2S / 2012 Prof. Eduardo Stockler Universidade de Brasília Depto. Engenharia Elétrica Sintonia de Controladores PID TCA: Controle de Processos 2S / 2012 Prof. Eduardo Stockler Universidade de Brasília Depto. Engenharia Elétrica Sintonia de Controladores Características Desejáveis do Controlador

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO CONTROLO. As questões assinaladas com * serão abordadas na correspondente aula de apoio.

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO CONTROLO. As questões assinaladas com * serão abordadas na correspondente aula de apoio. INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES CONTROLO 2 a Série (resposta no tempo, diagrama de blocos, erro estático) As questões assinaladas com * serão abordadas na correspondente

Leia mais

Otimização Aplicada ao Controle de Temperatura

Otimização Aplicada ao Controle de Temperatura Universidade Federal de São João Del-Rei MG 26 a 28 de maio de 200 Associação Brasileira de Métodos omputacionais em Engenharia Otimização Aplicada ao ontrole de emperatura A. Verly ; R. A. Ricco 2 ; H.

Leia mais

Aula 12. Cristiano Quevedo Andrea 1. Curitiba, Outubro de DAELT - Departamento Acadêmico de Eletrotécnica

Aula 12. Cristiano Quevedo Andrea 1. Curitiba, Outubro de DAELT - Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Aula 12 Cristiano Quevedo Andrea 1 1 UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná DAELT - Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curitiba, Outubro de 2011. Resumo 1 Introdução 2 3 4 5 Podemos melhorar

Leia mais

Projeto e implementação de controlador LQR com servomecanismo aplicado a um pêndulo invertido

Projeto e implementação de controlador LQR com servomecanismo aplicado a um pêndulo invertido Projeto e implementação de controlador LQR com servomecanismo aplicado a um pêndulo invertido Lucas Vizzotto Bellinaso Engenharia Elétrica Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Rio Grande do

Leia mais

Lista de Exercícios 2

Lista de Exercícios 2 Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica 107484 Controle de Processos 1 o Semestre 2018 Prof. Eduardo Stockler Tognetti Lista de Exercícios 2 Para os exercícios

Leia mais

GUIDELINES DE CONTROLADORES PID PARA CICLO DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL

GUIDELINES DE CONTROLADORES PID PARA CICLO DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL GUIDELINES DE CONTROLADORES PID PARA CICLO DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL S. B. B. L. VILLAR 1, T. G. NEVES 1, J. I. H. T. NETO 2 e A. C. B. ARAÚJO 1 1 Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica

Leia mais

Questões para Revisão Controle

Questões para Revisão Controle Questões para Revisão Controle 1. (PROVÃO-1999)A Figura 1 apresenta o diagrama de blocos de um sistema de controle, e a Figura 2, o seu lugar das raízes para K > 0. Com base nas duas figuras, resolva os

Leia mais

Utilizando Algoritmos Genéticos para determinar a fonte de um campo magnético.

Utilizando Algoritmos Genéticos para determinar a fonte de um campo magnético. Technical Notes in Computational Intelligence, ICA, PUC-Rio 1 Utilizando Algoritmos Genéticos para determinar a fonte de um campo magnético. Alexandre S. Wolf 1, Marco Aurélio C. Pacheco 1, C. Hall Barbosa

Leia mais

SINTONIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE CONTROLADORES PID UTILIZANDO SISTEMA FUZZY

SINTONIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE CONTROLADORES PID UTILIZANDO SISTEMA FUZZY Anais do O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XII ENCITA / 6 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil Outubro 6 a 9 6 SINTONIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE CONTROLADORES

Leia mais

Teoria do Controlo. Síntese de controladores. Controladores PID MIEEC

Teoria do Controlo. Síntese de controladores. Controladores PID MIEEC Teoria do Controlo Síntese de controladores Controladores PID MIEEC! Esquema de controlo r - G c (s) G p (s) y TCON 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Controlador com pura ação proporcional

Leia mais

3 Otimização Aplicada a Reconstituição de Acidentes

3 Otimização Aplicada a Reconstituição de Acidentes 27 3 Otimização Aplicada a Reconstituição de Acidentes 3.1. Otimização A otimização é uma metodologia empregada para minimizar ou maximizar uma função e geralmente são utilizados em problemas onde existam

Leia mais

IF-705 Automação Inteligente Algoritmos Evolucionários e Controle. Continuação

IF-705 Automação Inteligente Algoritmos Evolucionários e Controle. Continuação IF-705 Automação Inteligente Algoritmos Evolucionários e Controle. Continuação Aluizio Fausto Ribeiro Araújo Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática - CIn Departamento de Sistemas da Computação

Leia mais

Sintonia de Controladores PID

Sintonia de Controladores PID Sintonia de Controladores PID Objetivo: Determinar K p, K i e K d de modo a satisfazer especificações de projeto. Os efeitos independentes dos ganhos K p, K i e K d na resposta de malha fechada do sistema

Leia mais

METAHEURÍSTICAS POPULACIONAIS APLICADAS NA OTIMIZAÇÃO DE CONTROLADORES PID PARA A VAZÃO DE UM TÚNEL DE VENTO ATMOSFÉRICO

METAHEURÍSTICAS POPULACIONAIS APLICADAS NA OTIMIZAÇÃO DE CONTROLADORES PID PARA A VAZÃO DE UM TÚNEL DE VENTO ATMOSFÉRICO Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2018 Maceió - AL 21 a 24 de agosto de 2018 METAHEURÍSTICAS POPULACIONAIS APLICADAS NA OTIMIZAÇÃO DE CONTROLADORES PID PARA A VAZÃO DE UM

Leia mais

CONTROLE DE NÍVEL USANDO FUZZY PID NÃO LINEAR

CONTROLE DE NÍVEL USANDO FUZZY PID NÃO LINEAR CONTROLE DE NÍVEL USANDO FUZZY PID NÃO LINEAR Bruno Gomes Dutra 1, Rodrigo Gomes Dutra 1, Maryson da Silva Araújo 1, Antonio da Silva Silveira 1 1 Laboratório de Controle de Sistemas, Universidade Federal

Leia mais

Controle e Sistemas Não lineares

Controle e Sistemas Não lineares Controle e Sistemas Não lineares Prof. Marcus V. Americano da Costa F o Departamento de Engenharia Química Universidade Federal da Bahia Salvador-BA, 01 de dezembro de 2016. Sumário Objetivos Introduzir

Leia mais

CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID)

CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID) CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (PID) AÇÕES DE CONTROLE O controlador PID é um controlador composto por três ações de controle Ação proporcional: u t = k e t Ação integral: u t = k 0 t

Leia mais

Algoritmo Array Rápido para Filtragem de Sistemas Lineares Sujeitos a Saltos Markovianos com Variação Estruturada dos Parâmetros no Tempo

Algoritmo Array Rápido para Filtragem de Sistemas Lineares Sujeitos a Saltos Markovianos com Variação Estruturada dos Parâmetros no Tempo Trabalho apresentado no XXXVII CNMAC, SJ dos Campos - SP, 2017 Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics Algoritmo Array Rápido para Filtragem de Sistemas Lineares

Leia mais

SINTONIA ÓTIMA DE CONTROLADOR PID EM SISTEMA TITO: APLICAÇÃO EM MODELO DE COMPRESSOR

SINTONIA ÓTIMA DE CONTROLADOR PID EM SISTEMA TITO: APLICAÇÃO EM MODELO DE COMPRESSOR SINTONIA ÓTIMA DE CONTROLADOR PID EM SISTEMA TITO: APLICAÇÃO EM MODELO DE COMPRESSOR Thiago Antonio Melo Euzébio, Péricles Rezende Barros Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de Campina

Leia mais

September 24-28, 2012 Rio de Janeiro, Brazil

September 24-28, 2012 Rio de Janeiro, Brazil September 24-28, 22 Os controladores PID (Proporcional, Integral e Derivativo) são controladores largamente utilizados no controle de processos industriais, tanto em sistemas monovariáveis quanto em sistemas

Leia mais

Evolução Diferencial Aplicada na Estimação de Parâmetros de um Sistema Oscilatório

Evolução Diferencial Aplicada na Estimação de Parâmetros de um Sistema Oscilatório https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Evolução Diferencial Aplicada na Estimação de Parâmetros de um Sistema Oscilatório RESUMO Iolanda Ortiz Bernardes ibernardes@alunos.utfpr.edu.br Estudante

Leia mais

7. Controlo Adaptativo

7. Controlo Adaptativo 1 7. Controlo Adaptativo Objectivo: Mostrar como é possível integrar os blocos anteriormente estudados de identificação de sistemas e projecto de controladores para obter controladores adaptativos. 2 Motivação

Leia mais

Otimização de Sistemas Hidrotérmicos por Enxame de Partículas: Uma Abordagem Orientada a Objetos

Otimização de Sistemas Hidrotérmicos por Enxame de Partículas: Uma Abordagem Orientada a Objetos Otimização de Sistemas Hidrotérmicos por Enxame de Partículas: Uma Abordagem Orientada a Objetos Gelson da Cruz JUNIOR 2, Cassio Dener Noronha VINHAL 3 Lauro Ramon GOMIDES 1, Gelson da Cruz JUNIOR 2, Cassio

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS SERRA. Sistemas

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS SERRA. Sistemas INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS SERRA Sistemas Dinâmicos Para controlar é preciso conhecer Sistemas dinâmicos Modificam-se no decorrer do tempo Modelos matemáticos Método analítico (Leis físicas)

Leia mais

Sintonia do compensador PID

Sintonia do compensador PID Sintonia do compensador PID 0.1 Introdução DAELN - UTFPR - Controle I Paulo Roberto Brero de Campos Neste capítulo será estudado um problema muito comum na indústria que consiste em fazer o ajuste dos

Leia mais

CONTROLE NÃO LINEAR GENÉTICO DO PENDULO INVERTIDO

CONTROLE NÃO LINEAR GENÉTICO DO PENDULO INVERTIDO CONTROLE NÃO LINEAR GENÉTICO DO PENDULO INVERTIDO César Daltoé Berci 1 and Celso Pascoli Bottura 2 1 UNICAMP, CAMPINAS, BRASIL, cesardaltoe@hotmail.com 2 UNICAMP, CAMPINAS, BRASIL, cpbottura@fee.unicamp.br

Leia mais

Controlador Preditivo Otimizado Aplicado ao Controle de Velocidade de Motor CC

Controlador Preditivo Otimizado Aplicado ao Controle de Velocidade de Motor CC Controlador Preditivo Otimizado Aplicado ao Controle de Velocidade de Motor CC CARVALHO, Douglas F. 1,,, CALIXTO, Wesley P. 2,,, GANZAROLI, Cleber A. 3,,,,, DIAS, Rafael N. H. M.,, COUTO, Luiz A.. Resumo:

Leia mais

Automação Inteligente

Automação Inteligente Curso de Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal da Paraíba Período 2016-2 Automação Inteligente Prof. Juan Moises Mauricio Villanueva jmauricio@cear.ufpb.br www.cear.ufpb.br/juan Informações

Leia mais

2.1 - Análise de Sistemas Realimentado pelo Lugar das Raízes- G 4 (s) = G 2 5 (s) = (s+5) G 6 (s) =

2.1 - Análise de Sistemas Realimentado pelo Lugar das Raízes- G 4 (s) = G 2 5 (s) = (s+5) G 6 (s) = ENG04035 - Sistemas de Controle I Prof. João Manoel e Prof. Romeu LISTA DE EXERCÍCIOS 2.1 - Análise de Sistemas Realimentado pelo Lugar das Raízes- 1. Considere os seguintes processos: 5 1 G 1 (s) = (s2)(s10)

Leia mais

XIII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente Porto Alegre RS, 1 o 4 de Outubro de 2017

XIII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente Porto Alegre RS, 1 o 4 de Outubro de 2017 APLICAÇÃO DE ALGORITMOS GENÉTICOS PARA A SINTONIA FINA DE CONTROLADOR PID APLICADO A UM PÊNDULO FÍSICO AMORTECIDO MARCELO S. PINHEIRO, BRUNNA S. VASCONCELLOS, ADEMAR G. COSTA JUNIOR Laboratório de Instrumentação,

Leia mais

Planejamento de Transporte em Polidutos Empregando Algoritmos Genéticos

Planejamento de Transporte em Polidutos Empregando Algoritmos Genéticos > REVISTA DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL APLICADA (ISSN: XXXXXXX), Vol. X, No. Y, pp. 1-1 1 Planejamento de Transporte em Polidutos Empregando Algoritmos Genéticos Rocem Pol Jiménez López INTELIGENCIA COMPUTACIONAL

Leia mais

ALGORITMOS GENÉTICOS. Adair Santa Catarina Curso de Ciência da Computação Unioeste Campus de Cascavel PR

ALGORITMOS GENÉTICOS. Adair Santa Catarina Curso de Ciência da Computação Unioeste Campus de Cascavel PR ALGORITMOS GENÉTICOS Adair Santa Catarina Curso de Ciência da Computação Unioeste Campus de Cascavel PR Fev/2018 Introdução Algoritmos Genéticos são algoritmos heurísticos de busca, que utilizam regras

Leia mais

COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS DE CONTROLE APLICADAS A UM SISTEMA DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA

COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS DE CONTROLE APLICADAS A UM SISTEMA DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA Proceeding Series of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics, Vol., N., 04. rabalho apresentado no CMAC-Sul, Curitiba-PR, 04. COMPARAÇÃO DE ÉCNICAS DE CONROLE APLICADAS A UM SISEMA

Leia mais

Análise Comparativa entre Controladores PID e Fuzzy Utilizando LabVIEW e Arduino Aplicados em um Sistema de Controle de Nível

Análise Comparativa entre Controladores PID e Fuzzy Utilizando LabVIEW e Arduino Aplicados em um Sistema de Controle de Nível Análise Comparativa entre Controladores PID e Fuzzy Utilizando LabVIEW e Arduino Aplicados em um Sistema de Controle de Nível André Eduardo Silva & Yvo Marcelo C. Masselli Abstract This document aims to

Leia mais

Para alimentar o motor, a placa do amplificador de potência foi limitada nos seguintes valores:

Para alimentar o motor, a placa do amplificador de potência foi limitada nos seguintes valores: 4 Simulações Esse capítulo apresenta as simulações numéricas com o modelo matemático do sistema de pêndulo planar apresentado por equações nos capítulos anteriores. Os resultados aqui apresentados foram

Leia mais

SEM Sistemas de Controle I Aula 1 - Introdução

SEM Sistemas de Controle I Aula 1 - Introdução SEM 536 - Sistemas de Controle I Universidade de São Paulo O que é controle? Dicionário Houaiss: Controle:... 3. Dispositivo ou mecanismo destinado a comandar ou regular o funcionamento de máquina, aparelho

Leia mais

ESTRATÉGIA PARA SINTONIA DE CONTROLADORES PID DIGITAIS VIA ALGORITMO GENÉTICO MULTIOBJETIVO BASEADO NAS ESPECIFICAÇÕES DAS MARGENS DE GANHO E FASE

ESTRATÉGIA PARA SINTONIA DE CONTROLADORES PID DIGITAIS VIA ALGORITMO GENÉTICO MULTIOBJETIVO BASEADO NAS ESPECIFICAÇÕES DAS MARGENS DE GANHO E FASE 8 a de setembro de ESRAÉGIA PARA SINONIA DE CONROLADORES PID DIGIAIS VIA ALGORIMO GENÉICO MULIOBJEIVO BASEADO NAS ESPECIFICAÇÕES DAS MARGENS DE GANHO E FASE Felipe C. Silva, Ginalber L. O. Serra Instituto

Leia mais

GERAÇÃO DO CONJUNTO DE REGRAS DE INFERÊNCIA PARA UM CONTROLADOR NEBULOSO USANDO ALGORITMOS GENÉTICOS

GERAÇÃO DO CONJUNTO DE REGRAS DE INFERÊNCIA PARA UM CONTROLADOR NEBULOSO USANDO ALGORITMOS GENÉTICOS o. SBAI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, São Paulo, SP, 8- de Setembro de 999 GERAÇÃO DO CONJUNTO DE REGRAS DE INFERÊNCIA PARA UM CONTROLADOR NEBULOSO USANDO ALGORITMOS GENÉTICOS Yván J. Túpac,

Leia mais

Controle Ótimo - Aula 2 (Exemplos 2, 3 e 4)

Controle Ótimo - Aula 2 (Exemplos 2, 3 e 4) Controle Ótimo - Aula 2 (Exemplos 2, 3 e 4) Adriano A. G. Siqueira e Marco H. Terra Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de São Paulo - São Carlos Sistemas dinâmicos discretos no tempo O Problema

Leia mais

Aula 6: Controladores PI

Aula 6: Controladores PI Aula 6: Controladores PI prof. Dr. Eduardo Bento Pereira Universidade Federal de São João del-rei ebento@ufsj.edu.br 31 de agosto de 2017. prof. Dr. Eduardo Bento Pereira (UFSJ) Controle II 31 de agosto

Leia mais

Modelagem e Controle de Sistemas Dinâmicos Utilizando Simulações

Modelagem e Controle de Sistemas Dinâmicos Utilizando Simulações Modelagem e Controle de Sistemas Dinâmicos Utilizando Simulações Marcley Rodrigues de Aguiar e João Paulo Carvalho Henriques Abstract- The objective is to compare the performance of two controllers: the

Leia mais

Introdução (repassando Conceitos de aulas anteriores)

Introdução (repassando Conceitos de aulas anteriores) Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ- CONTROLE DE PROCESSOS custo SINTONIA DE MALHAS DE CONTROLE Prof a Ninoska Bojorge Introdução (repassando Conceitos de aulas anteriores)

Leia mais

RECONHECIMENTO DE GÊNERO ATRAVÉS DA VOZ

RECONHECIMENTO DE GÊNERO ATRAVÉS DA VOZ RECONHECIMENTO DE GÊNERO ATRAVÉS DA VOZ Marcela Ribeiro Carvalho marcela@enecar.com.br IFG/Câmpus Goiânia Hipólito Barbosa Machado Filho hipolito.barbosa@ifg.edu.br IFG/Câmpus Goiânia Programa Institucional

Leia mais

Sistemas de Controle 2

Sistemas de Controle 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 2 Cap.9 Projeto por Intermédio do Lugar das Raízes Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro AED Cap.8 8.8 Lugar das Raízes Generalizado

Leia mais

Utilização de Algoritmos Genéticos para Otimização de Altura de Coluna da Matriz de Rigidez em Perfil no Método dos Elementos Finitos

Utilização de Algoritmos Genéticos para Otimização de Altura de Coluna da Matriz de Rigidez em Perfil no Método dos Elementos Finitos Utilização de Algoritmos Genéticos para Otimização de Altura de Coluna da Matriz de Rigidez em Perfil no Método dos Elementos Finitos André Luiz Ferreira Pinto Pontifícia Universidade Católica do Rio de

Leia mais

Thiago Christiano Silva

Thiago Christiano Silva Thiago Christiano Silva Conteúdo Conceitos Relevantes Problemas de Otimização Conceitos de Estabilidade e Convergência Teoremas de Lyapunov Rede Neural de Hopfield Aplicações do modelo de Hopfield Clusterização

Leia mais

OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA. TEE Aula 01 Prof. Vitor Hugo Ferreira

OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA. TEE Aula 01 Prof. Vitor Hugo Ferreira Universidade Federal Fluminense Centro Tecnológico Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA TEE-04091 Aula 01 Prof. Vitor Hugo Ferreira Principais tópicos

Leia mais

Uso de Algoritmo Genético para a otimização do ponto de corte da probabilidade de sucesso estimada do modelo de Regressão Logística

Uso de Algoritmo Genético para a otimização do ponto de corte da probabilidade de sucesso estimada do modelo de Regressão Logística Uso de Algoritmo Genético para a otimização do ponto de corte da probabilidade de sucesso estimada do modelo de Regressão Logística José Edson Rodrigues Guedes Gondim 1 Joab de Oliveira Lima 2 1 Introdução

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA CURSO: FT02-T PERÍODO LETIVO: 2017/2 TURMA: 01 DISCIPLINA: Sistema de Controle SIGLA: FTE029 CARGA HORÁRIA TOTAL: 90 CRÉDITOS: 6 TEÓRICA: 90 PRÁTICA: 0 PRÉ-REQUISITO: FTE008

Leia mais

Prova 2 (Parte Computacional)

Prova 2 (Parte Computacional) Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica 169536 - Tópicos em Controle e Automação: Controle de Processos 2S / 2012 Prof. Eduardo Stockler Tognetti Prova 2 (Parte

Leia mais

Controladores: Proporcional (P) Proporcional e Integral (PI) Proporcional, Integral e Derivativo (PID)

Controladores: Proporcional (P) Proporcional e Integral (PI) Proporcional, Integral e Derivativo (PID) Sistemas Realimentados Regulação e Tipo de sistema: Entrada de referência Entrada de distúrbio Controladores: Proporcional (P) Proporcional e Integral (PI) Proporcional, Integral e Derivativo (PID) Fernando

Leia mais