MANUAL DE ACESSO ÁREA RESTRITA E AMBIENTE DE APRENDIZADO DO MEMBRO SPR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE ACESSO ÁREA RESTRITA E AMBIENTE DE APRENDIZADO DO MEMBRO SPR"

Transcrição

1 MANUAL DE ACESSO ÁREA RESTRITA E AMBIENTE DE APRENDIZADO DO MEMBRO SPR 1

2 2 MANUAL DE ACESSO ÁREA RESTRITA E AMBIENTE DE APRENDIZADO DO MEMBRO SPR 1) INTRODUÇÃO ) NAVEGADORES HOMOLOGADOS...3 3) ACESSO AOS CURSOS...3 4) HOME...4 5) MENU APRENDIZADO...5 6) STATdx ) COMUNIDADE ) DOCUMENTOS ) VIDEOTECA ) CENTRAL DE TAREFAS ) CADASTRO FINANCEIRO ) SUPORTE...16

3 3 1) INTRODUÇÃO Este documento tem por objetivo fazer uma breve apresentação da área restrita e Ambiente Virtual de Aprendizagem da SPR, portal de acesso aos Cursos Online, e suas principais funcionalidades sob a ótica de uso dos alunos. Todos os membros SPR adimplentes possuem o acesso a Área Restrita. Os membros alunos são matriculados no curso de acordo com a inscrição efetuada por meio do site Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem ( Uma vez matriculado, o aluno terá acesso às aulas e tarefas pertinentes ao curso em questão. 2) NAVEGADORES HOMOLOGADOS Para uma navegação adequada na Área Restrita, é necessário o uso dos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox. Este acesso pode ser efetuado via desktops ou notebooks, bem como via dispositivos móveis. Caso não possua um dos navegadores homologados instalados em seu dispositivo, poderá fazer o download por meio dos seguintes endereços: Google Chrome para desktops: Google Chrome para Android: Google Chrome para ipad e iphone: Mozilla Firefox para desktops: 3) ACESSO AOS CURSOS Para acessar os cursos e ferramentas de ensino a distância (EaD), no site da SPR ( acesse a Área Restrita com seu login e senha. No primeiro acesso, o login será sempre o número do CPF do membro, sem pontos e traço. A senha para realizar o primeiro acesso também é o número do CPF, sem pontos e traço. Essa senha poderá ser alterada posteriormente pelo membro, através do menu de edição de perfil na Área Restrita. Figura 1 - tela de login da Área Restrita

4 4 4) HOME 4.1) Menu lateral Após o login, você será direcionado para a tela inicial da sua Área Restrita, onde poderá visualizar o menu lateral à esquerda, que dá acesso às suas diferentes ferramentas, conforme ilustrado na figura 2. Figura 2 menu lateral Documentos: Para acesso os materiais de apoio dos cursos. Central de Tarefas: Para acesso ao resumo das tarefas. Comunidades: Para acesso aos fóruns de discussão dos Cursos. Aprendizado: Para acesso as aulas dos Cursos Online, avalições, acervos e Casos da Semana. Avaliações: Para acesso ao histórico das avalições realizadas. Videoteca: Para acesso as aulas dos eventos da SPR. Suporte: Para solicitação do suporte técnico da plataforma, aulas ou outras ferramentas. STATdx: Para acesso ao STATdx. Cadastro/Financeiro: Para pagamentos de anuidades e atualizações do cadastro de Membro. 4.2) Outros itens da Tela Inicial Após efetuar o login no portal, a tela inicial em sua parte superior apresenta: Nome do usuário: acesso ao perfil do aluno, bem como inclusão da foto do aluno e opção sair.

5 5 Foto: É apresentada a foto do aluno logado. Notificações: Espaço onde são exibidas todas as notificações do sistema Pesquisa: Utilizado para realizar pesquisas dentro da Área Restrita. Figura 3 outros itens da tela inicial 5) MENU APRENDIZADO O menu Aprendizado é o canal de acesso ao Curso Online de Radiologia e outros cursos e ferramentas de EaD da SPR. Nesse espaço, os alunos podem assistir as aulas e realizar as avaliações, acessar os Casos da Semana, o acervo dos Casos das Semana e o acervo das transmissões gravadas nas reuniões dos Grupos de Estudos da SPR e Clube Roentgen. Figura 4 - aprendizado 5.1) Acessando uma aula do Curso Para assistir uma aula, basta clicar no botão Iniciar, no quadro referente ao curso que deseja assistir as aulas. Como representado na figura 5.

6 6 Figura 5 - acesso às aulas Ao clicar no botão Iniciar, será aberta uma nova tela, onde será exibida a lista de aulas disponíveis para acesso, conforme ilustrado na figura 6: Figura 6 - tela de exibição da aula I No modo de visualização do conteúdo Visualizar clique em Assistir agora, localizado ao lado do título da aula. Uma nova janela do navegador será aberta com a videoaula, pronta para ser assistida.

7 7 Figura 7 - tela de exibição da aula II Será aberta uma nova aba do navegador onde será iniciada a exibição da aula, conforme ilustrado na figura 8: Figura 8 - tela de exibição da aula III É recomendado que o bloqueador de pop-ups de seu navegador esteja desabilitado, para que a janela em que a videoaula será exibida possa ser aberta. Se a aula já tiver sido assistida ou acessada ao menos uma vez pelo aluno, o link para abertura da videoaula deixará de ser Assistir agora e passará a ser um sinal de verificação ( ).

8 8 5.2) Divisão das aulas As aulas, geralmente, são divididas em quatro partes: Parte 1: primeira parte da aula Exercício 1: pergunta referente à primeira parte da aula Parte 2: segunda parte da aula Exercício 2: pergunta referente à segunda parte da aula Observação: Existem algumas aulas que possuem apenas a parte 1. Para avançar entre as partes, o aluno deve sair do modo tela cheia (caso esteja) e clicar na seta para avançar, a mesma aparecerá no canto esquerdo do vídeo, conforme figura 9: Figura 9 - tela para avançar a aula Para encerrar a aula e registrar no sistema que assistiu a aula até o fim, ao final do exercício o aluno deve clicar na seta para avançar até que a mensagem Parabéns, você finalizou a aula! apareça na tela. Com a mensagem na tela, o sistema registrará que o aluno assistiu a aula até o final e assim ele poderá fechar a janela de exibição do vídeo. Veja na figura 10.

9 9 Figura 10 visão do menu com o link de encerramento da aula. 5.3) Rever o treinamento Se a aula já foi finalizada, ou seja, se o vídeo foi assistido e os exercícios de fixação resolvidos, para que ela possa ser assistida novamente, é necessário utilizar o modo de visualização Rever. Para utilizar a opção Rever, deve-se clicar no sinal de verificação que aparecerá ao lado do título da aula. Com isso, uma caixa de seleção se abrirá na tela, onde o aluno deverá alterar o modo de visualização de Visualizar para Rever e clicar no botão Assistir agora. Uma nova janela do navegador será aberta com a videoaula, pronta para ser assistida novamente. Figura 11 rever a aula 5.4) Concluindo o treinamento

10 10 Na página do curso, há um botão Concluir treinamento, cuja função é finalizar o curso e encerrar a matrícula do aluno, impedindo que continue suas atividades regulares no curso (assistir aulas e realizar avaliações). ATENÇÃO: O aluno apenas deverá utilizar a função Concluir Treinamento quando efetivamente tiver concluído todas as aulas/treinamentos e realizado (caso queira) aa Avaliação Final do curso. A utilização dessa função fora do prazo cancelará a matricula do aluno no curso, impossibilitando que assista às aulas e realize as avaliações. Caso seja clicado em Concluir treinamento indevidamente, o aluno deverá enviar uma mensagem para a SPR por meio da área de Suporte. Figura 12 - botão concluir treinamento Observação: O modo de acesso às aulas eventualmente pode sofrer alterações com as atualizações da plataforma da Área Restrita da SPR (Fluig ). Em caso de mudanças, a SPR publicará as novas instruções em seu site ( 5.5) Casos da Semana O Casos da Semana é um desafio diagnóstico para os membros da SPR. Para participar, o membro deverá acessar a Área Restrita da SPR e clicar no ícone "Aprendizado", e ir até a área de Turmas, onde encontra o a atividade.

11 11 Figura 13 Acessar os Casos da Semana O membro deverá selecionar a semana e clicar em visualizar ou rever (caso já tenha acessado o caso alguma vez). Após assistir a primeira parte do caso, surgirá na tela uma pergunta objetiva para o participante, que terá a opção de responder ou retornar ao início, como na figura 14. Ao chegar a parte final a discussão do caso será exibida, esclarecendo a partir da resposta a questão previamente formulada. Se acertar a(s) resposta(s), o participante receberá pontos. Os casos podem ser assistidos mais de uma vez, porém a pontuação só é registrada na primeira tentativa. Figura 14 Respondendo o desafio Casos da Semana

12 12 6) STATdx Para acessar o STATdx, clique no link STATdx. Figura 15 link de acesso ao STATdx O acesso do membro é realizado automaticamente. A plataforma oferece diversos materiais de apoio ao seu aprendizado, confira as opções para complementar seu estudo: Mais de diagnósticos comuns e complexos imagens selecionadas por especialistas. Mais de módulos de diagnóstico diferencial. Grande variedade de anatomia em imagens casos de pacientes. Procedimentos básicos e avançados.

13 13 Figura 15 STATdx 7) COMUNIDADE As Comunidades são espaços cujo objetivo é complementar o processo ensino-aprendizagem dos Cursos, por meio de um ambiente colaborativo onde os alunos podem discutir entre si e com os tutores do módulo os temas abordados nas aulas. É um espaço para troca de conhecimento e informação, além de um canal para contato direto com os tutores a fim de esclarecer dúvidas sobre os tópicos estudados. É também nas Comunidades que os tutores publicam artigos científicos de acesso livre que contribuem para uma melhor formação dos alunos, estes materiais também ficam disponíveis no ícone Documentos em material de apoio. Figura 17 comunidade

14 14 Figura 18 - campo de publicação de comentário Além de enviar suas dúvidas para os tutores do curso, o aluno pode realizar as seguintes ações em uma comunidade: Apoiar comentário Comentar um post Solicitar notificação do post Compartilhar post Denunciar um conteúdo impróprio Deletar e editar seu próprio post Figura 19 - ferramentas da comunidade 8) DOCUMENTOS Para acessar os documentos dos cursos matriculados, clique no ícone Documentos, aqui serão disponibilizados os materiais de apoio ao Cursos. Para ter acesso aos materiais, basta clicar na pasta Material de Apoio, onde constarão materiais que eventualmente serão disponibilizados pela Coordenação a fim de complementar o conteúdo das aulas. Conforme ilustrado na figura 20

15 15 Figura 20 - material de apoio 9) VIDEOTECA A videoteca digital da SPR é o local onde o membro poderá assistir as aulas dos principais eventos da SPR. Ao clicar no ícone Videoteca o acesso será automático. Na videoteca o membro poderá escolher as aulas gratuitas e as aulas disponibilizadas em forma de aluguel. Na própria plataforma é possível adquirir os planos e pacotes com valores promocionais e efetuar o pagamento via cartão de crédito. Para usuários de dispositivos ipad e iphone recomendamos a utilização do navegador Opera para acesso a plataforma. Figura 21 - Videoteca 10) CENTRAL DE TAREFAS O item Central de Tarefas relaciona as tarefas nas quais o usuário está envolvido. O sistema permite a automatização de processos e controle sobre documentos, todas as tarefas pendentes ou solicitações do usuário são reunidas neste recurso. Local onde o aluno dos cursos poderá ter acesso ao resumo das tarefas de aprendizado obrigatório e acompanhar solicitações de matriculas em determinados cursos.

16 16 Figura 22 Central de Tarefas 11) CADASTRO FINANCEIRO Por meio deste link é possível realizar a atualização dos seus dados cadastrais e também efetuar o pagamento da sua anuidade. 12) SUPORTE Para obter suporte técnico para os cursos e ferramentas da Área Restrita, clique no ícone Suporte. Figura 16 - suporte Este espaço destina-se à solicitação de suporte técnico em caso de mau funcionamento da Área Restrita e/ou suas ferramentas e cursos.

17 Para o envio da requisição de suporte técnico, preencha todos os campos da página (Assunto, de resposta e mensagem), relatando de forma clara e objetiva o problema, e por último, clique no botão Enviar. 17

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA)

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) 1 2 MANUAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR Sumário 1) INTRODUÇÃO... 3 2) NAVEGADORES HOMOLOGADOS... 3 3) ACESSO AO CURSO...

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA)

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) 1 2 MANUAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR Sumário 1) INTRODUÇÃO... 3 2) NAVEGADORES HOMOLOGADOS... 3 3) ACESSO AO CURSO...

Leia mais

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA Antes de iniciar seu processo de aprendizado, veja algumas orientações sobre o funcionamento deste curso. O curso foi desenvolvido pela professora

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima Antes de iniciar seu processo de aprendizado, veja algumas orientações sobre o funcionamento deste curso. O curso foi desenvolvido pela professora

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

Eleições CELOS Fundação Celesc de Seguridade de Social

Eleições CELOS Fundação Celesc de Seguridade de Social Eleições CELOS 2017 Fundação Celesc de Seguridade de Social ELEIÇÕES CELOS 2017 Como votar? Resultados Cadastro no Autoatendimento Esqueci Minha Senha Dúvidas 2 ELEIÇÕES CELOS 2017 A eleição ocorrerá no

Leia mais

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA 1 1. Tutorial Ambiente Virtual EAD O tutorial do ambiente virtual tem o intuito de abordar e solucionar problemas que venham a existir sobre os seguintes

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA)

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) 1 2 MANUAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR Sumário 1) INTRODUÇÃO... 3 2) NAVEGADORES HOMOLOGADOS... 3 3) ACESSO AO CURSO...

Leia mais

O QUE É EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ( ) modalidade educacional na qual a mediação didáticopedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a

O QUE É EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ( ) modalidade educacional na qual a mediação didáticopedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a O QUE É EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ( ) modalidade educacional na qual a mediação didáticopedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação,

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AOS CURSOS DA COLEÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS

TUTORIAL DE ACESSO AOS CURSOS DA COLEÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS TUTORIAL DE ACESSO AOS CURSOS DA COLEÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS 1 - ACESSO - Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA 1.1 - Para acesso a nossa plataforma de ensino a distância, clique o link https://am.senaiead.timetoknow.com/am

Leia mais

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 Para sua comodidade, o UNESC disponibiliza o processo de Matrícula On-line. Este processo permitirá efetivarmos sua matrícula de forma simples e rápida, em poucos passos.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ,

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, MANUAL DO ALUNO EAD Acessando e utilizando o sistema EAD Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, 28970-000 Para acessar a sua sala virtual ao entrar no site encontre

Leia mais

Manual. do Aluno. Moodle

Manual. do Aluno. Moodle Manual do Aluno Moodle Julho/2015 Conteúdo 1 Acesso ao Moodle... 3 1.1 Qual nome de usuário e senha eu utilizo?... 4 1.2 Página Inicial... 5 2 Atualizar o perfil... 6 2.1 Configurar o recebimento de mensagens...

Leia mais

TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO. Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012

TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO. Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012 TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012 Conteúdo PORTAL DO ALUNO ALUNO FREQUÊNCIA NOTAS DISCO VIRTUAL MURAL DE RECADOS Devido a problemas de

Leia mais

TUTORIAL CURSO DE CERTIFICAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA.

TUTORIAL CURSO DE CERTIFICAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA. TUTORIAL CURSO DE CERTIFICAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA www.psicologiapositivaead.com.br Apresentação Este material é destinado aos participantes do curso de certificação em Psicologia Positiva. Mostra como

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno 1 Índice 1 Acessando o sistema via internet... 3 2 Funcionalidades... 6 2.1 Horário Individual... 7 2.2 Calendário Acadêmico... 8 2.3 Meus Diários...8 2.4 Boletim...

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO B

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO B TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO B Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 2 Autenticação... 3 2.1 Nescon... 4 2.2 Criar conta... 5 2.3 Autenticação Nescon... 8 2.4 Autenticação

Leia mais

Sumário 1. Introdução... 3

Sumário 1. Introdução... 3 2 Sumário 1. Introdução... 3 1.1 Configuração Mínima para Utilizar a Blackboard Gamaliel... 4 2. Como Acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem... 5 3. Navegando na Página Inicial do AVA... 6 3.1 Barra

Leia mais

Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos:

Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos: PRIMEIRO ACESSO Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos: 1 - Acesse o endereço ucsonline.senior.com.br utilizando um navegador web. 2 - Informe seu

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO 0800 703 3180 SUMÁRIO Apresentação Ambiente Virtual de Aprendizagem 1. Primeiro Acesso 1.1 Navegar em cursos 1.2 Enquete 1.3 Dados Cadastrais 2. Cursos

Leia mais

Manual do Usuário SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Página 1 de 14

Manual do Usuário SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Página 1 de 14 SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Manual do Usuário Coordenação de Tecnologia da Informação 2016 Página 1 de 14 Apresentação Este tutorial

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 16 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

CONHECENDO A PLATAFORMA

CONHECENDO A PLATAFORMA GUIA DO USUÁRIO CONHECENDO A PLATAFORMA Agora que você já realizou o pré-cadastro e recebeu o código de matrícula, siga o passo a passo para realizar o cadastro na plataforma e começar a navegar no curso.

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD Sumário APRESENTAÇÃO...03 1. PORTAL UNIVERSITÁRIO...04 1.1. PERFIL...06 1.2. PROTOCOLO...06 1.3. NOTAS...09 1.4. FINANCEIRO...10 1.5. HORÁRIO...10 1.6. BIBLIOTECA

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Professor

SAA Cesurg. SAA Professor SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Módulo WEB AULAS. Atividades em Rede

Módulo WEB AULAS. Atividades em Rede Módulo WEB AULAS Atividades em Rede Requisitos Acesso a Internet O acesso a Sistema deve ser feito pelo navegador Mozilla Firefox. Adobe Flash Player Link para download: https://admdownload.adobe.com/bin/live/flashplayer23_xa_install.exe

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais

Manual do Aluno Portal Educacional

Manual do Aluno Portal Educacional Manual do Aluno Portal Educacional Sumário Apresentação... 3 1. Portal Educacional... 3 1.1. Acesso ao Portal... 3 1.2. Área Acadêmica... 4 1.3. Financeiro... 5 1.4. Emissão de Relatórios... 7 3 Apresentação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Instituto Bem Cuidar Sumário 1. O Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA... 3 1.1. Primeiro acesso... 3 1.2. Atualizando seu perfil... 5 1.2. Acessando os cursos...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados TE. Nome do projeto: Manual GA, Papel Responsável 1/ 11

Centro de Serviços Compartilhados TE. Nome do projeto: Manual GA, Papel Responsável 1/ 11 Manual GA, Papel Responsável / Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Responsável Versão 2.5.3 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Responsável Manual GA, Papel Responsável 2/ ACESSAR O GERENCIADOR

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE V.00 AGOSTO/07 V.00 NOVEMBRO/07 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE V.00 AGOSTO/07 V.00 NOVEMBRO/07 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9.

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9. Manual do Aluno Sumário Introdução 2 Página Inicial 3 Barra de Navegação 5 Configurações e demais Opções 6 Monitor de eventos 7 Mensagens 8 Blocos 9 Painel 10 Calendário 11 Arquivos Privados 12 Área da

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO 0800 703 3180 SUMÁRIO Apresentação Ambiente Virtual de Aprendizagem 1. Primeiro Acesso 1.1 Navegar em cursos 1.2 Enquete 1.3 Dados Cadastrais 2. Cursos

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 TUTORIAL DO AVA 4 Sumário 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 1.1 Acesso à plataforma... 7 1.2 Perfil... 7 1.3 Iniciar o programa... 12 1.4 Acesso às disciplinas... 13 1.5 Desafios... 15 1.6 Atividades...

Leia mais

Portal de Atendimento Telluria

Portal de Atendimento Telluria 1 Portal de Atendimento Telluria Seja bem vindo ao portal de atendimento Telluria! A Telluria Tecnologia está oferecendo mais um canal de relacionamento para seus clientes. Por esse canal, você cliente,

Leia mais

Novidade para professores no Aplicativo da PUCRS: Chamada Digital

Novidade para professores no Aplicativo da PUCRS: Chamada Digital Novidade para professores no Aplicativo da PUCRS: Chamada Digital Agora você vai poder realizar a chamada pelo aplicativo! Requisitos e Orientações: Sistema operacional: Android / ios. Possuir App instalado

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Guia Prático e Regras EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) 1 LOGIN E SENHA O login e senha chegam no e-mail do aluno que está cadastrado na UCAM. Fique atento se o e- mail não foi enviado para o SPAM. O aluno deve

Leia mais

Manual do Aluno Portal Educacional

Manual do Aluno Portal Educacional Manual do Aluno Portal Educacional Sumário Apresentação... 3 1. Portal Educacional... 3 1.1. Acesso ao Portal... 3 1.2. Área acadêmica... 4 1.3. Financeiro... 5 1.4. Emissão de Relatórios... 7 2. Portal

Leia mais

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador TUTORIAL I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador-----------------------------------------------------------------0 II Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via

Leia mais

GUIA DO ALUNO DISCIPLINAS ON-LINE

GUIA DO ALUNO DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO DISCIPLINAS ON-LINE S U M Á R I O Pág. 1. OBTENDO A SENHA DE ACESSO AO AVA BLACKBOARD... 3 2. OBTENDO ACESSO À BIBLIOTECA VIRTUAL... 4 3. ABRINDO CHAMADO VIA CRA... 5 4. ACOMPANHANDO SOLICITAÇÃO

Leia mais

Manual do Aluno. Universidade Mastermaq Softwares

Manual do Aluno. Universidade Mastermaq Softwares 2015 Manual do Aluno Universidade Mastermaq Softwares Índice Apresentação...3 1 - Pré requisitos para o acesso...4 1.1 - Matrícula...4 2 - Como acessar a plataforma primeiro acesso...4 3 - Acesso ao treinamento...7

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Versão 1.0 Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Manual de Instalação e Utilização Versão 1.0 (Fevereiro/2017) Tempro Software Conteúdo 1. CONTATOS... 3 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS...

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO INSTRUÇÃO DE TRABALHO MANUAL DE DE OPERAÇÃO DO PORTAL SYMANTEC DE SERVIÇOS ALTIRIS IT DS003-v1 IT DS003-v3 IDENTIFICAÇÃO DA INSTRUÇÃO DE TRABALHO Nº DA INSTRUÇÃO DE TRABALHO IT DS003-v3 NOME DA INSTRUÇÃO

Leia mais

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Guia de Acesso ao Ambiente de Aprendizagem para Formação dos Professores na Modalidade a Distância Professor, durante o período do curso

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

Confira abaixo, um breve passo a passo que lhe ajudará a navegar pelo portal:

Confira abaixo, um breve passo a passo que lhe ajudará a navegar pelo portal: O Colégio Medianeira disponibiliza aos responsáveis acadêmico e financeiro o acesso ao portal online da instituição, ambiente virtual onde e possível acompanhar informações administrativas e pedagógicas.

Leia mais

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem!

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem! ALUNO CAMPUS ONLINE Introdução Nesse breve tutorial, você vai conhecer os primeiros e principais passos do aluno dentro da plataforma de ensino a distância do Instituto Federal do Piauí. Seja bem-vindo

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem TUTORIAL CO-PYME EAD Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem Caso tenha qualquer dúvida sobre como navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem, clique nos tópicos listados

Leia mais

Área Restrita de Usuário

Área Restrita de Usuário Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

Manual do Usua rio - OAB Serviços

Manual do Usua rio - OAB Serviços Manual do Usua rio - OAB Serviços Versão 1.0 Autor: OAB Serviços 1 1. Instalando o aplicativo OAB Serviços (Android) Para realizar a instalação do aplicativo OAB Serviços é necessário acessar a Play Store

Leia mais

[MANUAL SIGU - MOBILE]

[MANUAL SIGU - MOBILE] 2016 Universidade Candido Mendes [MANUAL SIGU - MOBILE] Manual sobre o sistema mobile da Universidade Candido Mendes 1. INTRODUÇÃO A partir do semestre de 2016.2, a Universidade Candido Mendes está disponibilizando

Leia mais

Manual de Acesso básico

Manual de Acesso básico Manual de Acesso básico 1. Criando seu login e senha para acesso personalizado a) De um dos computadores da instituição, acesse www.evolution.com.br b) No canto superior direito da tela, clique em Login

Leia mais

Uso Restito da Empresa. universidade.mastermaq.com.br

Uso Restito da Empresa. universidade.mastermaq.com.br Índice Apresentação 3 1 Cadastro de Empresa 4 1.1 Cadastro dos Parâmetros Gerais 4 2 Cadastros Auxiliares 4 3 Cadastros Auxiliares Apropriações Gerenciais: 7 4 Cadastros Auxiliares Definições para Impressão

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

Tutorial RM. academico.unipe.br PROFESSOR

Tutorial RM. academico.unipe.br PROFESSOR Tutorial RM academico.unipe.br PROFESSOR UNIPE.BR Este tutorial irá ajudá-lo (a) no acesso ao sistema educacional do Unipê. PInicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br) ou diretamente o

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem 1 PASSO A PASSO Passo 1 Localizar o AVA através do site UniProjeção 1.1 Acessar o site através do link https://projecao.br ou através de pesquisa direta ao google por site

Leia mais

[MANUAL SIGU - MOBILE]

[MANUAL SIGU - MOBILE] 2018 Universidade Candido Mendes [MANUAL SIGU - MOBILE] Manual sobre o sistema mobile da Universidade Candido Mendes Sumário INTRODUÇÃO... 3 COMO ACESSAR O SISTEMA... 3 CARTEIRINHA DIGITAL... 4 VISÃO GERAL...

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2018 [ Versão

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE AGOSTO/2017 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores acessarem a páginas

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO Moodle FAMUR Versão 2.14 MANUAL DO ACADÊMICO Acesse: www.faculdademurialdo.com.br ou moodle.faculdademurialdo.com.br/moodle/ Versão do Manual: 012015 Sumário Moodle, o que é? Como acessar o Moodle Interface

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

MANUAL PORTAL DO ALUNO

MANUAL PORTAL DO ALUNO MANUAL PORTAL DO ALUNO SUMÁRIO 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 3 1.2. Informações Acadêmicas... 5 2. Contexto... 5 2.1. Alterar Contexto... 5 3. Menu Acadêmico... 6 3.1. Quadro de Aviso... 6

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada

Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada Portal do Aplicativo O aplicativo conta com um portal web (http://app.valeshop.com.br/). No portal você encontra: links para download do aplicativo, mapa com rede

Leia mais

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Guia do Aluno Moodle - UFCSPA NÚCLEO DE EAD Elaborado por: Fabrício Barboza Supervisão: NEAD Versão 1.0 Março 2010 SUMÁRIO Capitulo1 - Acessando

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle.

Leia mais

Tutorial RM. Aluno. santoantonio.edu.br EDUCANDO PARA A VIDA

Tutorial RM. Aluno. santoantonio.edu.br EDUCANDO PARA A VIDA Tutorial RM santoantonio.edu.br EDUCANDO PARA A VIDA Aluno Portal do Aluno Tem como objetivo orientar o aluno/responsável para as funcionalidades do Portal do Aluno. Navegadores homologados (garantem a

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso as disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo

Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo Portal EJA - Ensino Fundamental e Médio Passo a passo Roteiro de acesso ao site: www.eja.educacao.org.br EXTERNA 1. Comece clicando no ícone: e em seguir selecione o navegador da internet predefinido (Internet

Leia mais