CONSULTA AOS TRABALHADORES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSULTA AOS TRABALHADORES"

Transcrição

1 CÂMARA MUNICIPAL DE MONTALEGRE CONSULTA AOS TRABALHADORES Câmara Municipal de Montalegre Maio 2011 Este documento destina-se a fornecer indicadores estatísticos da consulta efectuada aos trabalhadores durante o mês de Maio de 2011.

2 Página 2 de 13 Índice 1. Introdução Discussão apresentação dos dados Conclusões Anexos... 13

3 Página 3 de Introdução O Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde da Segurança e Saúde dos Trabalhadores consagra o dever de consulta aos representantes dos trabalhadores ou, em sua falta, dos próprios trabalhadores. Desta forma, a lei confere aos representantes dos trabalhadores e aos próprios trabalhadores o direito de consulta em diversas temáticas em matéria de SST. O presente documento visa sistematizar estatisticamente as questões abordadas aos trabalhadores do Município de Montalegre, durante Maio de 2011.

4 Respostas Obtidas (%) CONSULTA AOS TRABALHADORES Página 4 de Discussão apresentação dos dados Do universo dos trabalhadores do Município de Montalegre (298 trabalhadores, dos quais 130 são homens e 115 são mulheres), conseguimos apurar 71 respostas ao inquérito feito. Analisando as respostas obtidas, podemos traçar um perfil da opinião dos trabalhadores em matéria de higiene e segurança no trabalho, por departamento %S %N %NS/Nr Questões Gráfico 1 Respostas da Divisão Sociocultural em percentagem Conforme se pode constatar, na Divisão Sociocultural, verifica-se que 89% dos inquiridos considera que dispõe de condições adequadas de higiene e segurança no trabalho. No entanto, se questionados se lhes são transmitidas informações sobre os riscos a que estão expostos aquando da execução do trabalho, obtemos 89% de respostas negativas, tal como se lhes perguntarmos se lhes são transmitidas informações sobre as medidas de prevenção que visam eliminar ou minimizar a consequência dos riscos. Relativamente ao tema Combate a incêndios, 89 % dos inquiridos não possui qualquer conhecimento de combate a incêndios, nem sabe manusear um extintor. Atendendo à questão 6, 87% dos inquiridos afirma ter conhecimento em Primeiros Socorros. Todos os inquiridos afirmam que os equipamentos ou máquinas de trabalham são seguros, conforme podemos analisar pelo gráfico 1.

5 Respostas Obtidas (%) CONSULTA AOS TRABALHADORES Página 5 de 13 Quando há uma avaria, 55% dos trabalhadores afirmam reportá-la imediatamente aos seus superiores. Em relação a movimentação manual de cargas, 44% dos trabalhadores afirma proceder à elevação e transporte manual de cargas (superiores a 25kg). No entanto, apenas 22% destes tem cuidados especiais com a postura a elevar cargas. Os meios mecânicos para elevação de cargas são pouco usados (apenas em 11% dos casos, tal obtivemos resposta afirmativa a esta questão. Não é usual a ingestão de alimentos no posto de trabalho, como se pode verificar no gráfico 1. Atendendo ao mesmo gráfico verifica-se que os trabalhadores questionados não consideram o posto de trabalho ruidoso. Nenhum dos auscultados foi vítima de acidente de trabalho. Quando ao uso de EPI s, os inquiridos, na sua maioria, não souberam responder ou não quiseram responder se sabem a que risco o uso do mesmo os está a proteger. Atendendo ao mesmo gráfico verifica-se ainda que 78% dos trabalhadores questionados não sabem/ não respondem se o se sentem mais protegidos quando usam um EPI %N %NS/Nr Questões Gráfico 2 Respostas do Serviço de Apoio às Actividades Económicas, Turismo e Ecomuseu Conforme se pode constatar, no Serviço de Apoio às Actividades Económicas, Turismo e Ecomuseu, verifica-se que 94% dos inquiridos considera que dispõe de condições adequadas de higiene e segurança no trabalho. Se questionados se lhes são transmitidas informações sobre os riscos a que estão expostos aquando da execução do trabalho, obtemos 56% de respostas positivas. Se lhes perguntarmos se

6 Página 6 de 13 lhes são transmitidas informações sobre as medidas de prevenção que visam eliminar ou minimizar a consequência dos riscos obtemos 63% de respostas positivas. Relativamente ao tema Combate a incêndios, 63 % dos inquiridos não possui qualquer conhecimento de combate a incêndios e 75% não sabem manusear um extintor. Atendendo à questão 6, 50% dos inquiridos afirma ter conhecimento em Primeiros Socorros. Todos os inquiridos afirmam que os equipamentos ou máquinas de trabalham são seguros, conforme podemos analisar pelo gráfico 2. Quando há uma avaria, todos os trabalhadores afirmam reportá-la imediatamente aos seus superiores. Em relação a movimentação manual de cargas, 82% dos trabalhadores afirma proceder à elevação e transporte manual de cargas (superiores a 25kg). No entanto, apenas 12,5% destes tem cuidados especiais com a postura a elevar cargas. Os meios mecânicos para elevação de cargas quase metade dos inquiridos afirmam usalos. Não é usual a ingestão de alimentos no posto de trabalho, como se pode verificar no gráfico 2. Atendendo ao mesmo gráfico verifica-se que os trabalhadores questionados não consideram o posto de trabalho ruidoso. Apenas um dos auscultados foi vítima de acidente de trabalho. Quando ao uso de EPI s, 75% dos inquiridos, se sabem a que risco o uso do mesmo os está a proteger sentem - se mais protegidos quando usam um EPI.

7 Respostas Obtidas (%) CONSULTA AOS TRABALHADORES Página 7 de %S %N %NS/NR Questões Gráfico 3 Respostas do Departamento Técnico Conforme se pode constatar, no Departamento Técnico, verifica-se que 67% dos inquiridos considera que dispõe de condições adequadas de higiene e segurança no trabalho. No entanto, se questionados se lhes são transmitidas informações sobre os riscos a que estão expostos aquando da execução do trabalho, obtemos 72% de respostas negativas, tal como se lhes perguntarmos se lhes são transmitidas informações sobre as medidas de prevenção que visam eliminar ou minimizar a consequência dos riscos, onde obtemos 72% de respostas negativas. Relativamente ao tema Combate a incêndios, 72 % dos inquiridos não possui qualquer conhecimento de combate a incêndios, e 63% não sabe manusear um extintor. Atendendo à questão 6, 83% dos inquiridos afirma não ter conhecimento em Primeiros Socorros. Dos inquiridos, 94% afirmam que os equipamentos ou máquinas de trabalham são seguros, conforme podemos analisar pelo gráfico 3. Quando há uma avaria, todos os trabalhadores afirmam reportá-la imediatamente aos seus superiores. Em relação a movimentação manual de cargas, 56% dos trabalhadores afirma proceder à elevação e transporte manual de cargas (superiores a 25kg). No entanto, apenas 44% destes tem cuidados especiais com a postura a elevar cargas. Os meios mecânicos para elevação de cargas são usados por 44% dos inquiridos. Não é usual a ingestão de alimentos no posto de trabalho, como se pode verificar no gráfico 3.

8 Respostas Obtidas (%) CONSULTA AOS TRABALHADORES Página 8 de 13 Atendendo ao mesmo gráfico verifica-se que a maioria dos trabalhadores (56%) considera o seu posto de trabalho ruidoso. Dos inquiridos, 5 afirmam ter sido vítimas de acidente de trabalho. Quando ao uso de EPI s, metade dos inquiridos, não sabem a que risco o uso do mesmo os está a proteger. Atendendo ao mesmo gráfico verifica-se ainda que 38% dos trabalhadores questionados sentem-se mais protegidos quando usam um EPI.3, percentagem igual aos que respondem negativamente a essa questão %S %N %NS/NR Questões Gráfico 4 Respostas do Departamento de Administração Geral e Finanças Conforme se pode constatar, no Departamento de Administração Geral e Finanças, verifica-se que 67% dos inquiridos considera que dispõe de condições adequadas de higiene e segurança no trabalho. No entanto, se questionados se lhes são transmitidas informações sobre os riscos a que estão expostos aquando da execução do trabalho, obtemos 89% de respostas negativas, tal como se lhes perguntarmos se lhes são transmitidas informações sobre as medidas de prevenção que visam eliminar ou minimizar a consequência dos riscos, onde obtemos a mesma percentagem de perguntas negativas. Relativamente ao tema Combate a incêndios, nenhum dos inquiridos possui qualquer conhecimento de combate a incêndios, e 89% não sabe manusear um extintor. Atendendo à questão 6, 78% dos inquiridos afirma não ter conhecimento em Primeiros Socorros.

9 Respostas Obtidas (%) CONSULTA AOS TRABALHADORES Página 9 de 13 Dos inquiridos, 89% afirmam que os equipamentos ou máquinas de trabalham são seguros, conforme podemos analisar pelo gráfico 4. Quando há uma avaria, todos os trabalhadores afirmam reportá-la imediatamente aos seus superiores. Em relação a movimentação manual de cargas, 89% dos trabalhadores afirma não proceder à elevação e transporte manual de cargas (superiores a 25kg). No entanto, apenas 44% destes tem cuidados especiais com a postura a elevar cargas. Os meios mecânicos para elevação de cargas são usados por 33% dos inquiridos. Não é usual a ingestão de alimentos no posto de trabalho, como se pode verificar no gráfico 3. Atendendo ao mesmo gráfico verifica-se que a maioria dos trabalhadores (89%) não considera o seu posto de trabalho ruidoso. Nenhum dos trabalhadores foi vítima de acidente de trabalho Quando ao uso de EPI s, 67% dos inquiridos não sabe a que risco o uso do mesmo os está a proteger. Atendendo ao mesmo gráfico verifica-se ainda que 78% dos trabalhadores quando questionados se se sentem mais protegidos quando usam um EPI, não sabe ou não responde a essa questão %S %N %NS/NR Questões Gráfico 5: Respostas do Gabinete Integrado dos Serviços da Presidência Conforme se pode constatar, no Gabinete Integrado dos Serviços da Presidência, verifica-se que 67% dos inquiridos considera que dispõe de condições adequadas de

10 Página 10 de 13 higiene e segurança no trabalho. No entanto, se questionados se lhes são transmitidas informações sobre os riscos a que estão expostos aquando da execução do trabalho, obtemos apenas respostas negativas, tal como se lhes perguntarmos se lhes são transmitidas informações sobre as medidas de prevenção que visam eliminar ou minimizar a consequência dos riscos. Relativamente ao tema Combate a incêndios 67% dos inquiridos afirma não possuir qualquer conhecimento de combate a incêndios, no entanto 67% afirmam saber manusear o extintor. Atendendo à questão 6, nenhum dos inquiridos afirma ter conhecimento em Primeiros Socorros. Todos os inquiridos afirmam que os equipamentos ou máquinas de trabalham são seguros, conforme podemos analisar pelo gráfico 5. Quando há uma avaria, todos os trabalhadores admitem reportá-la imediatamente aos seus superiores. Em relação a movimentação manual de cargas, nenhum dos trabalhadores afirma proceder à elevação e transporte manual de cargas (superiores a 25kg). Todos eles admitem terem cuidados posturais quando o fazem. A ingestão de alimentos no local de trabalho é feita por 63% dos trabalhadores. Atendendo ao mesmo gráfico verifica-se que nenhum dos trabalhadores não considera o seu posto de trabalho ruidoso. Nenhum dos trabalhadores foi vítima de acidente de trabalho Quando ao uso de EPI s, 67% dos inquiridos não sabe a que risco o uso do mesmo os está a proteger. Atendendo ao gráfico 5 verifica-se ainda que todos os trabalhadores quando questionados se se sentem mais protegidos quando usam um EPI, afirmam que sim.

11 Página 11 de %S %N %NS/NR Gráfico 6 Respostas do Serviço Municipal de Protecção Civil e Defesa da Floresta Conforme se pode constatar, no Serviço Municipal de Protecção Civil e Defesa da Floresta, verifica-se que todos os inquiridos consideram que dispõem de condições adequadas de higiene e segurança no trabalho. No entanto, se questionados se lhes são transmitidas informações sobre os riscos a que estão expostos aquando da execução do trabalho, a percentagem de respostas positivas decresce para os 67%, tal como se lhes perguntarmos se lhes são transmitidas informações sobre as medidas de prevenção que visam eliminar ou minimizar a consequência dos riscos, onde obtemos a mesma percentagem de respostas positivas. Relativamente ao tema Combate a incêndios nenhum dos inquiridos afirma possuir qualquer conhecimento de combate a incêndios, nem sabem manusear o extintor. Atendendo à questão 6, apenas 33% dos inquiridos afirma ter conhecimento em Primeiros Socorros. Em relação a máquinas e equipamentos de trabalho, 67% dos inquiridos afirmam que os equipamentos ou máquinas de trabalham são seguros, conforme podemos analisar pelo gráfico 6. Quando há uma avaria, todos os trabalhadores admitem reportá-la imediatamente aos seus superiores. Em relação a movimentação manual de cargas, nenhum dos trabalhadores afirma proceder à elevação e transporte manual de cargas (superiores a 25kg).

12 Página 12 de 13 Nenhum dos trabalhadores afirma ingerir alimentos no seu local de trabalho. Atendendo ao mesmo gráfico verifica-se que nenhum dos trabalhadores não considera o seu posto de trabalho ruidoso. Um dos trabalhadores foi vítima de acidente de trabalho Quando ao uso de EPI s, 67% dos inquiridos não sabe a que risco o uso do mesmo os está a proteger. Quando questionados se se sentem mais seguros quando usam um EPI, obtemos percentagens iguais de respostas afirmativas, negativas e Não Sabem/ Não Respondem 3. Conclusões Feita a primeira acção de consulta aos trabalhadores na Câmara Municipal de Montalegre importa tecer algumas considerações. Conforme se pode verificar obteve-se uma baixa adesão (apenas 24% dos trabalhadores da autarquia participaram na mesma, o que pode comprometer a representatividade dos dados. Por si só, este dado é um indicador da necessidade constante de acções de informação os trabalhadores em matérias de higie4ne, segurança e saúde no trabalho. O objectivo da próxima acção de consulta a decorrer em Novembro de 2011, é pois, o de que todos os trabalhadores do Município de Montalegre nela participem. Analisando os resultados obtidos das respostas dos trabalhadores às questões que lhes colocámos, podemos tecer algumas linhas de acção a executar nos próximos meses. Assim, consideramos fulcral o estabelecimento de acções de formação e informação aos trabalhadores sobre os riscos a que os mesmos estão expostos nos locais de trabalho, bem como as medidas de prevenção que visam eliminar ou minimizar as consequências desses riscos. Propomos ainda acções de formação sobre movimentação manual e mecânica de cargas e uso de EPI s. Outra medida a tomar, tem em conta as respostas obtidas no tema de Combate a incêndios. Consideramos primordial a execução dos planos de emergência dos edifícios, a afixação das plantas de emergência e a formação/informação aos trabalhadores sobre o mesmo.

13 Página 13 de Anexos 1. Formulário de Consulta Aos Trabalhadores Nome Divisão Categoria profissional Data / / Assinalar a resposta S (Sim) ou N (Não), com uma cruz Questão S N Considera que dispõe de condições adequadas de higiene, e segurança no seu local de trabalho? São-lhe transmitidas informações sobre os riscos a que está exposto aquando da execução do seu trabalho? São lhe transmitidas informações sobre as medidas de prevenção que visam eliminar ou minimizar a ocorrência de riscos? Possui algum tipo de conhecimento ao nível de combate a incêndios? Sabe manusear correctamente o extintor? Possui algum tipo de conhecimento na área dos primeiros socorros? Os equipamentos ou máquinas de trabalho com que opera são seguros? As deficiências e avarias por si detectadas são imediatamente comunicadas por si aos seus superiores? Procede com regularidade à elevação e movimentação manual de cargas pesadas (superiores a 25 kg)? Tem cuidados especiais com as posturas que toma a elevar as cargas? Faz uso de meios mecânicos para fazer transporte de cargas pesadas? Tem por hábito ingerir alimentos no seu posto de trabalho? Considera o seu posto de trabalho ruidoso? Já foi vítima de um acidente de trabalho? Considera o seu posto de trabalho ruidoso? Já foi vítima de um acidente de trabalho? Quando faz uso de um EPI (Equipamento de Protecção Individual), sabe contra que risco se está a proteger? Sente-se mais protegido quando usa um EPI? Sugestões

CONSULTA AOS TRABALHADORES

CONSULTA AOS TRABALHADORES CONSULTA AOS TRABALHADORES 1. Número da consulta: Consulta nº 1/2017 2. Objetivos: O objetivo deste trabalho é organizar estatisticamente as questões, em matéria de higiene, segurança e saúde no trabalho,

Leia mais

GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO

GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO CALENDARIZAÇÃO PARA NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2016 Destinados a quem gere a Segurança na Empresa ou é Interlocutor com a Prestadora externa de Serviços GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO Legislação laboral -

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2017 CALENDARIZAÇÃO 1º SEMESTRE GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO. REALIZAÇÃO Individual. 1 7h. 2 36h

PLANO DE FORMAÇÃO 2017 CALENDARIZAÇÃO 1º SEMESTRE GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO. REALIZAÇÃO Individual. 1 7h. 2 36h PLANO DE FORMAÇÃO 2017 CALENDARIZAÇÃO 1º SEMESTRE Destinados a Técnicos de Segurança Externos I a quem gere a Segurança na Empresa I ao Interlocutor com a Prestadora externa de Serviços DE SST GESTÃO DA

Leia mais

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO FORMAÇÃO SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO Introdução No actual quadro legislativo (Lei 7/2009 Código do Trabalho) e (Lei 102/2009 Regime jurídico da promoção da segurança e saúde

Leia mais

REGRAS DE SEGURANÇA PARA INSTALADORES

REGRAS DE SEGURANÇA PARA INSTALADORES 9 REGRAS DE SEGURANÇA PARA INSTALADORES 9. REGRAS DE SEGURANÇA PARA INSTALADORES Deve ser cumprido o disposto no plano de segurança e na regulamentação em vigor. 9.1 IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS OPERAÇÕES,

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/9 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/9 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

11. Qualidade, Ambiente e Segurança. As ferramentas do Engenheiro. Introdução à Engenharia

11. Qualidade, Ambiente e Segurança. As ferramentas do Engenheiro. Introdução à Engenharia 11. Qualidade, Ambiente e Segurança Leonor Norton Brandão - 2009 As ferramentas do Engenheiro Matemática Física Química / Biologia Legislação Metrologia Planeamento Gestão Qualidade Ambiente EMPRESA Segurança

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Formadora - Magda Sousa MÓDULO 1 NORMATIVOS LEGAIS OBJECTIVO Interpretar e aplicar a legislação, regulamentos

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Segurança e Saúde no Trabalho EPI Equipamentos de Protecção Individual e Colectiva Primeiros Socorros Suporte Básico de Vida Condução Segura de Empilhadores Segurança

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXX SHT em estaleiros de construção de pequena dimensão um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido

Leia mais

Tema do Trabalho: Acessibilidade dos Alunos aos Meios de Comunicação Realizado por: Hélder Carneiro, Hélder Silva, Carlos Ferreira, António Marques

Tema do Trabalho: Acessibilidade dos Alunos aos Meios de Comunicação Realizado por: Hélder Carneiro, Hélder Silva, Carlos Ferreira, António Marques Tema do Trabalho: Acessibilidade dos Alunos aos Meios de Comunicação Realizado por: Hélder Carneiro, Hélder Silva, Carlos Ferreira, António Marques População e amostra Este inquérito foi realizado na Escola

Leia mais

AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO

AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO As Empresas e a Segurança e Saúde no Trabalho 17/05/2017- Alcochete Missão A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) tem como missão a promoção da melhoria

Leia mais

Lista de Verificação

Lista de Verificação Anexo IV Lista de Verificação Vias de Circulação Sim Não Obs. As vias normais de circulação e as vias de evacuação e saídas de emergência estão desobstruídas? No caso de existirem diferenças de nível estão

Leia mais

Entrevista n.º Quais são as suas responsabilidades em termos de higiene e segurança?

Entrevista n.º Quais são as suas responsabilidades em termos de higiene e segurança? Entrevista n.º 3 Empresa: Aurélios Sobreiros Técnico Superior de Higiene e Segurança 1. A segurança e a higiene do trabalho, bem como a protecção da saúde fazem parte integrante dos princípios que regem

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/6 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/6 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

FORMAÇÃO GWO BASIC SAFETY TRAINING

FORMAÇÃO GWO BASIC SAFETY TRAINING FORMAÇÃO GWO BASIC SAFETY TRAINING A Soluções Outdoor é uma empresa direccionada para as situações de trabalho onde existe risco de queda. A nossa tarefa consiste em proporcionar equipamentos e técnicas

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução à Higiene e Segurança no Trabalho. Histórico da segurança e medicina do trabalho Conceitos de Higiene e Segurança

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução à Higiene e Segurança no Trabalho. Histórico da segurança e medicina do trabalho Conceitos de Higiene e Segurança PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO CURSO: TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM EDIFICAÇÕES SÉRIE: 4 ANO CARGA HORÁRIA: 2 A/S 40H/A 33 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL:

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Higiene, saúde e segurança no trabalho / CEF Empregado de Mesa Planificação a

Leia mais

Organograma. Mapa de Pessoal. Precários. Organograma

Organograma. Mapa de Pessoal. Precários. Organograma Organograma Organograma Mapa de Pessoal Mapa de pessoal do Município de Torres Novas - 2019 Orçamentação e gestão das despesas com pessoal - 2019 Postos de trabalho permanentes disponíveis para o ano 2019

Leia mais

Segurança e Higiene no Trabalho. Volume VII Riscos Químicos Parte 2. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção

Segurança e Higiene no Trabalho. Volume VII Riscos Químicos Parte 2. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção Guia Técnico Segurança e Higiene no Trabalho Volume VII Riscos Químicos Parte 2 um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído sem

Leia mais

Trabalho no novo Regime de Contrato

Trabalho no novo Regime de Contrato A importância da Segurança no Trabalho no novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas Instituto Nacional de Administração, I.P. Conceicao.baptista@ina.pt RCTFP (Lei 59/2008 de 11 Setembro)

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/6 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/6 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS DE ÍLHAVO

REGULAMENTO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS DE ÍLHAVO REGULAMENTO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS DE ÍLHAVO Artigo 1.º Âmbito e natureza... 3 Artigo 2.º Missão... 3 Artigo 3.º Atribuições... 3 Artigo 4.º Composição... 4 Artigo

Leia mais

Encontro Técnico da Rede Temática Proteção Civil. Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil- O caso de Cascais. Luís Cecílio Santos

Encontro Técnico da Rede Temática Proteção Civil. Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil- O caso de Cascais. Luís Cecílio Santos Encontro Técnico da Rede Temática Proteção Civil Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil- O caso de Cascais Luís Cecílio Santos SERVIÇO MUNICIPAL PROTEÇÃO CIVIL COM PRESIDENTE DA CÂMARA SERVIÇO

Leia mais

Q U E M S O M O S Presente no mercado desde 2004, a

Q U E M S O M O S Presente no mercado desde 2004, a Q U E M S O M O S Presente no mercado desde 2004, a Segursaúde é uma empresa autorizada para prestação de serviços na área da Higiene e Segurança no Trabalho, conforme despacho de 23 de Julho de 2009,

Leia mais

LEI N.º 102/2009, DE 10 DE SETEMBRO

LEI N.º 102/2009, DE 10 DE SETEMBRO INDICE GERAL PREFÁCIO... 5 NOTA PRÉVIA... 13 N.º 283/X, APROVADA EM CONSELHO DE MINISTROS DE 7 DE MAIO DE 2009... 17 LEI N.º 102/2009, DE 10 DE SETEMBRO... 23 CAPÍTULO I Disposições gerais... 23 SECÇÃO

Leia mais

Sistema de Gestão da Prevenção em

Sistema de Gestão da Prevenção em Sistema de Gestão da Prevenção em SST Trabalho realizado por: André Andrade nº18990 Curso: Engenharia do Ambiente Data: 29/10/2008 Disciplina: PARP Índice Introdução... 3 Sistema de gestão da prevenção

Leia mais

Índice. Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho. Abreviaturas 17. Capítulo 1

Índice. Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho. Abreviaturas 17. Capítulo 1 Índice Abreviaturas 17 Capítulo 1 Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho 1. EVOLUÇÃO DA SST 21 1.1. A segurança, preocupação primordial do homem 21 1.2. O processo produtivo. A produção artesanal 23

Leia mais

Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho

Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES Ano 2012 RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES A presente apresentação de resultados surge na

Leia mais

Esta página disponibiliza aconselhamento sobre os riscos do ruído no local de trabalho e como os reduzir.

Esta página disponibiliza aconselhamento sobre os riscos do ruído no local de trabalho e como os reduzir. Ruído Esta página disponibiliza aconselhamento sobre os riscos do ruído no local de trabalho e como os reduzir. Encontrará também detalhes sobre deveres e obrigações legais sobre o ruído e ligações para

Leia mais

Preparação Verificação Aprovação

Preparação Verificação Aprovação 1/7 1. Introdução Conscientes da realidade que nos rodeia, a segurança e saúde no trabalho é privilegiada a todos os colaboradores, dando cumprimento às normas, métodos e procedimentos de segurança e saúde

Leia mais

INQUÉRITO AO IMPACTO DAS ACÇÕES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NAS EMPRESAS 2004/2006

INQUÉRITO AO IMPACTO DAS ACÇÕES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NAS EMPRESAS 2004/2006 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE DO SECRETÁRIO REGIONAL Observatório do Sistema Educativo e Cultural da RAM INQUÉRITO AO IMPACTO DAS ACÇÕES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO RISCOS PROFISSIONAIS (recapitular) Qualquer situação de perigo que seja associada a uma actividade profissional, podendo atingir a saúde do trabalhador. O desconhecimento

Leia mais

AEVA Escola Profissional de Aveiro. Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente

AEVA Escola Profissional de Aveiro. Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente AEVA Escola Profissional de Aveiro Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente Competências ao Nível dos Saberes de um Técnico de Segurança e Higiene do Trabalho Nível de

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO EMENTA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho EMENTA: Questões e temas abordados ao longo do curso, em especial conceitos sobre riscos de acidentes

Leia mais

RELATÓRIO ALJEZUR, 05 DE MAIO DE

RELATÓRIO ALJEZUR, 05 DE MAIO DE RELATÓRIO RELATÓRIO ALJEZUR, 5 DE MAIO DE 28 INDICE INTRODUÇÃO 1 1. ENTIDADES INQUIRIDAS 2 2. SERVIÇOS PRESTADOS PELO CORPO DE BOMBEIROS 2 3. CLASSIFICAÇÃO DOS ERVIÇO PRESTADO 3 4. CLASSIFICAÇÃO DO ATENDIMENTO

Leia mais

Medidas de Autoprotecção Utilizações Tipo IV - Escolares

Medidas de Autoprotecção Utilizações Tipo IV - Escolares Câmara Municipal da madora Medidas de utoprotecção Utilizações Tipo IV - Escolares CID D E D M D OR madoraeduca Grafismo:.Galvão/GDC/GIRP - Impressão e acabamento: OG/GIRP Minuta Técnica para Elaboração

Leia mais

Miriam Marques. Curso: EFA NS TSHT Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho. Introdução 3. O que é um EPI? 4

Miriam Marques. Curso: EFA NS TSHT Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho. Introdução 3. O que é um EPI? 4 Formadora: Eunice Florêncio UFCD: 3782 Segurança no Trabalho - Equipamentos Introdução 3 O que é um EPI? 4 Obrigações do empregador e dos trabalhadores 4 De que riscos protegem e em que profissões se utilizam

Leia mais

CAI RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO

CAI RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2008-2009 RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO Comunicação Escola/Família. Condições Físicas, de Higiene e de Segurança. Componente de Apoio à Família.

Leia mais

Curso Técnico/a Segurança e Higiene no Trabalho. Projecto Integrador Seminário Como Minimizar os Riscos no Trabalho

Curso Técnico/a Segurança e Higiene no Trabalho. Projecto Integrador Seminário Como Minimizar os Riscos no Trabalho Pág 1 Curso Técnico/a Segurança e Higiene no Trabalho Projecto Integrador Seminário Como Minimizar os Riscos no Trabalho Pág 2 Tema: Seminário: Como Minimizar os riscos no Trabalho Questões Geradoras:

Leia mais

O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa

O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa Prevenção das lesões músculo-esqueléticas (LME) O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa Os objectivos comunitários no âmbito da Estratégia de Lisboa prevêem a criação de empregos

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ÍNDICE Pág. 1 INTRODUÇÃO..3 2 SOLUÇÕES DE FORMAÇÃO..3 3 ÁREAS DE FORMAÇÃO..4 862 SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO...5 Sede: Av. Bombeiros Voluntários, n.º 252, 4580-053 Paredes. Tel.:

Leia mais

Plano Municipal de Emergência

Plano Municipal de Emergência PME Corpo do Plano i PARTE I ENQUADRAMENTO GERAL DO PLANO PME Corpo do Plano PARTE - I 1/8 1 INTRODUÇÃO O Plano Municipal de Emergência (PME), considerado um plano geral de acordo com a definição de planos

Leia mais

Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho

Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES Ano 2014 RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES A presente apresentação de resultados surge na

Leia mais

Regulamento de Participação da VI Festa das Colectividades de Travanca. A Nossa Terra. 07, 08, 09 e 10 de Junho de 2013

Regulamento de Participação da VI Festa das Colectividades de Travanca. A Nossa Terra. 07, 08, 09 e 10 de Junho de 2013 Regulamento de Participação da VI Festa das Colectividades de Travanca A Nossa Terra 07, 08, 09 e 10 de Junho de 2013 Junta de Freguesia de Travanca Praceta do Eleito Local 4520-801 Travanca VFR j.f.travancavfr@gmail.com

Leia mais

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA MOTORISTA DE TÁXI PROGRAMA Duração e calendário do curso O Curso de Formação Contínua de Motorista de Táxi ministrado pela Protaxisó é constituído pela Componente Teórica e Componente

Leia mais

Legislação Laboral na Agricultura e Florestas

Legislação Laboral na Agricultura e Florestas Legislação Laboral na Agricultura e Florestas Principais obrigações legais do empregador em matéria de segurança e saúde no trabalho Por Cláudia Filipe, Pedro Santos e José Miguel Pacheco Todos os trabalhadores,

Leia mais

MANUAL DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAUDE NO TRABALHO

MANUAL DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAUDE NO TRABALHO MANUAL DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAUDE NO TRABALHO Ficha Técnica Titulo Manual de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Autor / Editor NYAKASANE, LDA Rua Rubra, Nº 48 Rangel Luanda Tel. 222 041 828 Email:

Leia mais

EVOLUÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA NA RAM

EVOLUÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA NA RAM REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE DO SECRETÁRIO REGIONAL Observatório do Sistema Educativo e Cultural da RAM EVOLUÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA NA RAM

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ANÁLISE DA QUALIDADE GERAL E ESPECÍFICA DOS SERVIÇOS E INFRAESTRUTURAS EQUIPA DE AVALIAÇÃO INTERNA Novembro de 2007 1 PB RESULTADO DO INQUÉRITO AOS FUNCIONÁRIOS

Leia mais

Questionário de Avaliação da Satisfação dos Trabalhadores Divulgação de Resultados

Questionário de Avaliação da Satisfação dos Trabalhadores Divulgação de Resultados Questionário de Avaliação da Satisfação dos Trabalhadores Divulgação de Resultados NOTA INTRODUTÓRIA Manter os trabalhadores satisfeitos no seu local de trabalho é uma condição essencial para ter uma organização

Leia mais

INQUÉRITO REALIZADO A DOCENTES E INVESTIGADORES LABORATÓRIO DE CÁLCULO. Trabalho realizado por Lucília Rodrigues Macedo

INQUÉRITO REALIZADO A DOCENTES E INVESTIGADORES LABORATÓRIO DE CÁLCULO. Trabalho realizado por Lucília Rodrigues Macedo INQUÉRITO REALIZADO A DOCENTES E INVESTIGADORES LABORATÓRIO DE CÁLCULO 2010 Trabalho realizado por Lucília Rodrigues Macedo ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. METODOLOGIA... 3 3. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS...

Leia mais

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST?

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM

Leia mais

Regulamento de Equipamentos de Proteção Individual

Regulamento de Equipamentos de Proteção Individual Regulamento de Equipamentos de Proteção Individual novembro 2014 Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora Regulamento de Equipamentos de Proteção Individual Preâmbulo A partir

Leia mais

Intervenção preventiva e inspetiva da ACT

Intervenção preventiva e inspetiva da ACT Exposição ocupacional a agentes químicos Meios de Proteção Individual Intervenção preventiva e inspetiva da ACT Auditório IPQ, Caparica 8 maio 2017 Centro Local da Península de Setúbal ÁREA DE JURISDIÇÃO

Leia mais

Entrevista n.º Quais são as suas responsabilidades em termos de higiene e segurança?

Entrevista n.º Quais são as suas responsabilidades em termos de higiene e segurança? Entrevista n.º 2 Empresa: Alberto Rites Lda. Encarregado 1. A segurança e a higiene do trabalho, bem como a protecção da saúde fazem parte integrante dos princípios que regem a empresa? Quais são os objectivos

Leia mais

RELATÓRIO DE SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

RELATÓRIO DE SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO CENTRO AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE BAIXO VOUGA RELATÓRIO DE SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS 2016 JANEIRO / 2017 ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO CENTRO AGRUPAMENTO

Leia mais

Edição 00: Documento de trabalho Versão preliminar Distribuição restrita

Edição 00: Documento de trabalho Versão preliminar Distribuição restrita Edição 00: 20-05-2009 Documento de trabalho Versão preliminar Distribuição restrita I. Resumo Executivo 3 II. Introdução 5 III. Análise ao Questionário RIPS 5 III.I. Universo de análise 5 III.II Importância

Leia mais

AVALIAÇÃO INTERNA. Relatório de Análise e Interpretação dos Resultados

AVALIAÇÃO INTERNA. Relatório de Análise e Interpretação dos Resultados AVALIAÇÃO INTERNA Relatório de Análise e Interpretação dos Resultados Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho 2007 E.S.M.A.V.C. 2007 INTRODUÇÃO O trabalho apresentado baseou-se no tratamento informático

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO E AMBIENTE PLANO DE ESTUDOS

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO E AMBIENTE PLANO DE ESTUDOS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO E AMBIENTE PLANO DE ESTUDOS Componentes de Formação Componente de Formação Sociocultural Português (b) Língua Estrangeira I ou II (c) Área

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/5 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data Definição da metodologia de registo da periodicidade de acompanhamento dos objectivos e definição da periodicidade das reuniões

Leia mais

Segurança na Construção

Segurança na Construção UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Segurança na Construção EPI Equipamentos de Protecção Individual EPI Equipamento de Protecção Individual (EPI) é a última barreira contra a lesão.

Leia mais

Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro. Projeto na área da Promoção e Educação para a Saúde

Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro. Projeto na área da Promoção e Educação para a Saúde Projeto na área da Promoção e Educação para a Saúde 2015/2018 I Diagnóstico da situação De modo a proceder a uma avaliação da Promoção e Educação para a Saúde no Agrupamento, o grupo de trabalho avaliou

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO /

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO / DE FORMAÇÃO LEGISLAÇÃO Formação Contínua do Trabalhador Cumprimento da Lei 7/2009, artigo 131 A formação contínua dos trabalhadores melhora a produtividade da sua empresa, pois adaptam os recursos humanos

Leia mais

ZA4814. Flash Eurobarometer 235 (The Rights of the Child) Country Specific Questionnaire Portugal

ZA4814. Flash Eurobarometer 235 (The Rights of the Child) Country Specific Questionnaire Portugal ZA4814 Flash Eurobarometer 235 (The Rights of the Child) Country Specific Questionnaire Portugal Flash 235 - Template Flash Eurobarometer The youth and their rights D1. Sexo [NÃO PERGUNTAR - ASSINALAR

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MÓDULO 1 SST1 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Conceitos gerais MÓDULO 2 SST2 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 2 Riscos dos Locais de Trabalho MÓDULO 3 PCI PREVENÇÃO, COMBATE A INCENDIOS

Leia mais

ÍNDICE GERAL 2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 157

ÍNDICE GERAL 2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 157 ÍNDICE GERAL 1. ENQUADRAMENTO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO 23 1.1. Enquadramento internacional e comunitário da segurança e saúde do trabalho 25 1.1.1. No âmbito da OIT 27 Convenção 155 da OIT 27 1.1.2.

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS SGF

PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS SGF PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS SGF ÍNDICE Índice... 2 1. Âmbito... 3 2. Referências... 3 3. Registos... 3 4. Responsabilidade... 3 5. Circulação do Documento... 3 6. Contratação

Leia mais

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Além da Constituição Federal e das legislações trabalhistas previstas na CLT, a legislação básica que rege a Segurança do Trabalho está contida nas

Leia mais

DL 441/91. Este diploma indica qual a prioridade da protecção colectiva sobre a individual:

DL 441/91. Este diploma indica qual a prioridade da protecção colectiva sobre a individual: UNIVERSIDADE DO ALGARVE INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA Segurança na Construção EPI Equipamentos de Protecção Individual DL 441/91 Este diploma indica qual a prioridade da protecção colectiva sobre a

Leia mais

ANO: 2019 Câmara Municipal de Moura Alteração à estrutura de mapa de pessoal - Artigo 29.º LGTFP Carreira/Categoria/Cargo Área Funcional Área de Forma

ANO: 2019 Câmara Municipal de Moura Alteração à estrutura de mapa de pessoal - Artigo 29.º LGTFP Carreira/Categoria/Cargo Área Funcional Área de Forma ANO: 2019 Câmara Municipal de Moura Alteração à estrutura de mapa de pessoal - Artigo 29.º LGTFP Carreira/Categoria/Cargo Área Funcional Área de Formação Académica e/ou profissional Atribuições, Competências,

Leia mais

Tem sido apanágio deste Serviço apostar numa aculturação da população em termos de segurança e de Proteção Civil.

Tem sido apanágio deste Serviço apostar numa aculturação da população em termos de segurança e de Proteção Civil. 1Introdução Tem sido apanágio deste Serviço apostar numa aculturação da população em termos de segurança e de Proteção Civil. Cremos por isso que cada indivíduo, como membro ativo da sociedade, deve participar

Leia mais

GOVERNO CIVIL DE CASTELO BRANCO

GOVERNO CIVIL DE CASTELO BRANCO Título Página Parte I Enquadramento Geral do Plano 1. Introdução 4 2. Âmbito de Aplicação 5 3. Objectivos Gerais 5 4. Enquadramento Legal 6 5. Antecedentes do processo de planeamento 6 6. Articulação com

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO RJ-SCIE Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde Edição N.º 19 Atividades Técnicas do Serviço de Segurança no Trabalho dezembro de 2016 O desenvolvimento da prevenção de riscos profissionais no local de trabalho é

Leia mais

TRABALHOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO SEGUROS

TRABALHOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO SEGUROS TRABALHOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO SEGUROS Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis 2010-2011 IV Encontro Ibérico Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis Lisboa, 18 de Novembro de 2010 José Manuel

Leia mais

Grupo I. Grupo III. Grupo IV

Grupo I. Grupo III. Grupo IV Grupo I Prevenção de riscos profissionais Grupo II Regras e normas de Higiene e Segurança Grupo III Ergonomia Grupo IV Plano de Emergência Grupo I Tema Subtema Objectivos Processos de operacionalização

Leia mais

ACORDO-QUADRO SOBRE STRESS NO TRABALHO

ACORDO-QUADRO SOBRE STRESS NO TRABALHO ACORDO-QUADRO SOBRE STRESS NO TRABALHO (Acordo assinado em 8 de Outubro de 2004, em Bruxelas, entre a Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e as Associações Patronais Europeias) 1. Introdução O stress

Leia mais

PARTE I ENQUADRAMENTO GERAL DO PLANO

PARTE I ENQUADRAMENTO GERAL DO PLANO PARTE I ENQUADRAMENTO GERAL DO PLANO 1. Introdução O Plano Municipal de Protecção Civil para o Concelho do Sabugal, é um instrumento que os Serviços Municipais passam a dispor para o desencadeamento das

Leia mais

SECÇÃO VI ACTIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

SECÇÃO VI ACTIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS SECÇÃO VI ACTIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS I. Sensibilização para a integridade Em 2013, o CCAC continuou a desenvolver as acções de sensibilização, com objectivo de promover o sentido

Leia mais

As principais dimensões da segurança a tratar neste estudo são:

As principais dimensões da segurança a tratar neste estudo são: CADERNO FICHA 13. SEGURANÇA 13.1. SEGURANÇA O presente documento constitui uma Ficha que é parte integrante de um Caderno temático, de âmbito mais alargado, não podendo, por isso, ser interpretado separadamente.

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho. Volume XXIV Listas de verificação. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção

Segurança e Higiene do Trabalho. Volume XXIV Listas de verificação. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXIV Listas de verificação um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído sem

Leia mais

RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE

RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE 22-06-1981 Recomendação sobre segurança e saúde dos trabalhadores e ambiente de trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho Convocada em Genebra pelo

Leia mais

Rua Nossa Sr.ª d Alegria, n.º39, Aveiro Telf.: /1 Fax:

Rua Nossa Sr.ª d Alegria, n.º39, Aveiro Telf.: /1 Fax: ACT: Autorização n.º 418.04.1.10.01 Quem Somos A CCMT - Sr.ª D Alegria Centro Clínico de Medicina no Trabalho, Lda., é uma empresa prestadora de serviços integrados nas áreas da Segurança e Saúde no trabalho,

Leia mais

RELATÓRIO 1: PATOLOGIAS

RELATÓRIO 1: PATOLOGIAS EDIÇÃO 2015 RELATÓRIO 1: PATOLOGIAS Dezembro 2016 Gabinete de Estudos Sociais e Mutualistas Índice Introdução 3 Sumário executivo 4 Caracterização da amostra e procedimentos 5 Auto-perceção 7 Estado geral

Leia mais

Avaliação da Satisfação dos Clientes 2014

Avaliação da Satisfação dos Clientes 2014 Avaliação da Satisfação dos Clientes 2014 Sumário Avaliação da Satisfação dos Clientes 2014 Este relatório enquadra-se dentro dos objectivos previstos pelo normativo de certificação da qualidade ISO 9001:2008,

Leia mais

Diagnóstico de Sustentabilidade

Diagnóstico de Sustentabilidade Realizado para a Câmara Municipal de Aljustrel Diagnóstico de Sustentabilidade Resultados dos inquéritos às Instituições Maio de 20 Conteúdo Introdução... 3 Caracterização das Instituições... 3 Indicadores

Leia mais

Avaliação do Programa de Saúde Escolar no Ano Lectivo 2007/2008 Região Norte

Avaliação do Programa de Saúde Escolar no Ano Lectivo 2007/2008 Região Norte Ministério da Saúde Departamento de Saúde Pública Avaliação do Programa de Saúde Escolar no Ano Lectivo 7/8 Região Norte Março de 9 ÍNDICE 1. Parque Escolar. 3 2. Exame de Saúde Global (ESG) e Programa

Leia mais

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho CURSO Gestão de Recursos Humanos ÁREA CIENTÍFICA Gestão de Pessoal CICLO 1º GRAU Licenciatura PROGRAMA DA DISCIPLINA DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(EIS) Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Filipe Alberto Marques

Leia mais

ACORDO-QUADRO SOBRE STRESS NO TRABALHO

ACORDO-QUADRO SOBRE STRESS NO TRABALHO ACORDO-QUADRO SOBRE STRESS NO TRABALHO (Acordo assinado em 8 de Outubro de 2004, em Bruxelas, entre a Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e as Associações Patronais Europeias) 1. Introdução O stress

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

SST INPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE CARTILHA DE SEGURANÇA E SAUDE DO TRABALHO

SST INPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE CARTILHA DE SEGURANÇA E SAUDE DO TRABALHO INPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE SST CARTILHA DE SEGURANÇA E SAUDE DO TRABALHO INTRODUÇÃO Todos os trabalhadores têm direito a um ambiente de trabalho saudável, equilibrado e seguro, com

Leia mais

Intervenção UGT Porto. Comemorações do Dia 28 de Abril Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

Intervenção UGT Porto. Comemorações do Dia 28 de Abril Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho Intervenção UGT Porto Comemorações do Dia 28 de Abril Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho Antes de mais agradeço o convite da UGT Porto para estar aqui neste SEMINÁRIO sobre Segurança e Saúde

Leia mais

Avaliação da Satisfação dos Clientes 2015

Avaliação da Satisfação dos Clientes 2015 Avaliação da Satisfação dos Clientes 2015 Sumário Avaliação da Satisfação dos Clientes 2015 Este relatório enquadra-se dentro dos objectivos previstos pelo normativo de certificação da qualidade ISO 9001:2008,

Leia mais

SEGURANÇA NO TRABALHO

SEGURANÇA NO TRABALHO Esta política estabelece diretrizes que serão aplicadas no Grupo Morena Rosa, cabendo a todas as áreas envolvidas no processo e citadas neste documento a responsabilidade pelo seu cumprimento. SEGURANÇA

Leia mais

ÍNDICE DE ANEXOS. Anexo 1 Figuras Anexo 2 Questionário Anexo 3 Caracterização das variáveis estudadas... 10

ÍNDICE DE ANEXOS. Anexo 1 Figuras Anexo 2 Questionário Anexo 3 Caracterização das variáveis estudadas... 10 Anexos ÍNDICE DE ANEXOS Anexo 1 Figuras... 4 Anexo 2 Questionário... 6 Anexo 3 Caracterização das variáveis estudadas... 10 Anexo 4 Testes de hipótese... 17 2 ÍNDICE DE FIGURAS Figura 1 Gama de frequências...

Leia mais