Desafios da modalidade Ensino a Distância EaD. Vitória/ES. 19 e 20 de outubro de 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desafios da modalidade Ensino a Distância EaD. Vitória/ES. 19 e 20 de outubro de 2017"

Transcrição

1 Desafios da modalidade EaD Vitória/ES 19 e 20 de outubro de 2017

2 19 de outubro de 2017 Mesa Redonda: Modalidade de na formação dos profissionais da área técnica e tecnológica Ensino de Engenharia na modalidade

3

4 Condição de registro no Crea definida na Lei nº 5.194, de 1966 Art. 2º - O exercício, no País, da profissão de engenheiro (...) ou engenheiro-agrônomo, observadas as condições de capacidade e demais exigências legais, é assegurado: a) aos que possuam, devidamente registrado, diploma de faculdade ou escola superior de Engenharia, (...) ou Agronomia, oficiais ou reconhecidas, existentes no País; (...) Art Os profissionais habilitados na forma estabelecida nesta Lei só poderão exercer a profissão após o registro no Conselho Regional sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

5 Posicionamentos dos conselhos de fiscalização profissional 1º) Confea: Decisão PL-0982/2002 (favorável) 2º) CFA: Resolução CFA nº 260/2005 (favorável) 3º) CFBio: Resolução CFBio nº 151/2008 (desfavorável) 4º) CFC: Lei nº /2010 (favorável + exame) 5º) CFM: Fórum de 2011 (desfavorável + SAEME) 6º) Confea: Decisão PL-1768/2015 (favorável)

6 Posicionamentos dos conselhos de fiscalização profissional Conselho Federal de Administração CFA Por meio da Resolução CFA nº 260, de 2005, o CFA decidiu registrar os egressos diplomados em cursos de bacharelado em Administração na modalidade EaD desde que esses cursos estejam devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação, nos termos da alínea a, do art. 3º, da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de Art 3º O exercício da profissão de Técnico de Administração é privativo: a) dos bacharéis em Administração Pública ou de Empresas, diplomados no Brasil, em cursos regulares de ensino superior, oficial, oficializado ou reconhecido, cujo currículo seja fixado pelo Conselho Federal de Educação, nos termos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961; (...)

7 Posicionamentos dos conselhos de fiscalização profissional Conselho Federal de Biologia - CFBio Sob a força de sentença judicial, o CFBio revogou a Resolução CFBio nº 151, de 2008, que proibia o registro de egressos diplomados em cursos na modalidade EaD. Fundamento da sentença judicial: O que não se admite, malgrado a elogiável intenção, é negar registro a um profissional com diploma válido por meio de ato infralegal, já que a vedação de registro impede o exercício da profissão e a liberdade profissional só pode ser restringida por lei (art. 5º, XIII, da Constituição Federal).

8 Posicionamentos dos conselhos de fiscalização profissional Conselho Federal de Contabilidade CFC Posicionamento: Em se tratando de educação a distância, informamos que o Sistema CFC/CRC segue as normas expedidas pelo Ministério da Educação MEC. O ensino a distância está normatizado no art. 80 da Lei nº 9.394/1996 (...) Portanto, se a instituição de ensino e o curso estiverem regulares junto ao MEC, não haverá óbice para a concessão do registro em CRC.

9 Posicionamentos dos conselhos de fiscalização profissional Reação do Conselho Federal de Contabilidade Estabelecimento do Exame de Suficiência pela alteração do marco regulatório (Decreto-Lei nº 9.295, de 1946), por meio da Lei nº , de 2010: Art. 76. Os arts. (...) 12 (...) do Decreto- Lei n o 9.295, de 27 de maio de 1946, passam a vigorar com a seguinte redação (...): Art. 12. Os profissionais a que se refere este Decreto-Lei somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos. (...)

10 Posicionamentos dos conselhos de fiscalização profissional Conselhos Federais da Área da Saúde No Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde, realizado em 2011, foi consolidada uma unidade de posicionamento contrária à implementação de cursos de graduação a distância na área da saúde. Esse posicionamento foi formulado para assegurar uma educação superior de qualidade na área da saúde, caracterizada por um processo formativo voltado para os princípios do SUS e para a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão.

11 Posicionamentos dos conselhos de fiscalização profissional Conselhos Federais da Área da Saúde Reação do Conselho Federal de Medicina Instituir o Sistema de Acreditação das Escolas de Medicina SAEME, em convênio com a Associação Brasileira das Escolas de Medicina - ABEM.

12 Posicionamentos do Confea Decisão PL /2002 (...)considerando que atendidas as exigências definidas pelo Ministério da Educação por parte das instituições de ensino que oferecem ensino a distância, o Sistema Confea/Crea é obrigado, por lei, a proceder o registro profissional dos egressos e conferir suas atribuições profissionais (...)

13 Posicionamentos do Confea Decisão PL 1768/2015 1) Não há base legal para indeferir o registro de egressos de Cursos de Graduação afetos ao Sistema Confea/Crea, na modalidade a Distância, desde que as disposições legais que disciplinam o Sistema Educacional estejam sendo obedecidas.

14 Posicionamentos do Confea Decisão PL 1768/2015 2) Determinar aos Creas a procederem ao cadastramento das Instituições de Ensino e de Cursos de Educação a Distância (EaD), devidamente Reconhecidos pela Autoridade de Ensino competente (Federal e Estadual) e ao consequente registro dos egressos no Sistema Confea/Crea.

15 Posicionamentos do Confea Decisão PL 1768/2015 3) Orientar os Creas para que, por ocasião do cadastramento do curso, exijam o documento de Regularidade da Instituição de Ensino e do Curso (Autorização ou Reconhecimento, conforme o nível de formação). Caso persistam dúvidas por parte do Regional, cabe a devida verificação junto ao órgão de Educação competente.

16 Posicionamentos do Confea Decisão PL 1768/2015 4) O balizamento dos Cursos na modalidade EaD, no âmbito do Sistema Confea/Crea, também deve seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Legislação Profissional. Por ocasião do Cadastramento, os Regionais devem verificar se docentes, tutores, bibliotecas, laboratórios, pólos, etc. estão de acordo com a Legislação. Resolução CNE/CES nº 001/2016

17 Posicionamentos do Confea Decisão PL 1768/2015 5) As Câmaras Especializadas têm total autonomia e competência, estabelecidas por lei (art. 46 da Lei nº 5.194, de 1966), para, em função da análise da infraestrutura e do Projeto Pedagógico dos Cursos na modalidade EaD, estabelecer eventuais restrições de Atribuições, utilizando os mesmos critérios aplicados aos cursos presenciais.

18 Posicionamentos do Confea Decisão PL 1768/2015 6) É imprescindível que haja interação cooperativa entre o Sistema Confea/Crea, responsável pela análise e decisão das Atribuições para o exercício profissional de cada egresso o Sistema de Formação, responsável pela oferta dos Cursos e a Autoridade de Ensino Competente, responsável pela Autorização, Reconhecimento e Fiscalização dos Cursos.

19 Posicionamentos do Confea Decisão PL 1768/2015 7) Buscar a efetivação de parceria institucional com as Autoridades de Ensino competentes para que o Sistema Confea/Crea participe da Comissão de Especialistas designada para avaliação dos Cursos nos processos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento e Avaliação do Curso.

20 Posicionamentos do Confea Decisão PL 1768/2015 8) Utilizar como balizamento o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e/ou do reconhecimento do Curso. Caso as notas do curso sejam inferiores a 4, o Crea poderá tomar a iniciativa de visitar os pólos, com o propósito de orientação.

21 Posicionamentos do Confea Decisão PL 1768/2015 9) Sugerir ao Conselho Nacional de Educação (CNE) que, a carga horária exigida para as atividades Práticas Presenciais das disciplinas, nos Cursos na modalidade Educação a Distância, afetos ao Sistema Confea/Crea (em todos os níveis), seja idêntica ou superior à exigida para a modalidade Presencial.

22 Posicionamentos do Confea Decisão PL 1768/ ) A atribuição inicial de títulos, atividades e campos de atuação profissionais para os diplomados na modalidade EaD nos respectivos níveis de formação abrangidos pelas diferentes profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea será efetuada pelos Creas estritamente em conformidade com a análise do Crea na qual se encontram cadastrados o curso e a Instituição de Ensino.

23 Alternativas de reação do Confea 1) Instituir o Exame de Suficiência pela alteração do marco regulatório (Lei nº 5.194, de 1966). Proposta do Congresso Nacional de Profissionais (CNP). 2) Implantar um sistema de acreditação das escolas de Engenharia e de Agronomia, em parceria com as entidades de classe ligadas à educação (ABENGE e ABEAS).

24 DENOMINAÇÃO AUTORIZAÇÃO AUTORIZADO RECONHECIDO TOTAL ALIMENTOS 1 1 AGRONOMIA 2 2 AMBIENTAL (UFSCar e UNISA) AMBIENTAL/SANITÁRIA (UNIUBE) BIOMÉDICA 1 1 COMPUTAÇÃO COMUNICAÇÕES 1 1 CONTROLE/AUTOMAÇÃO 4 4 ELÉTRICA (UNIUBE) MECÂNICA PETRÓLEO 4 4 PRODUÇÃO (CEUCLAR, UNIUBE, UNISA e UNIASSELVI) 45 QUÍMICA 2 2 TOTAL

25 OBRIGADO! Eng Eletrc Roldão Lima Junior Analista do Confea

Sistema Profissional X Sistema Educacional. O que inovar na Educação em Engenharia?

Sistema Profissional X Sistema Educacional. O que inovar na Educação em Engenharia? Sistema Profissional X Sistema Educacional O que inovar na Educação em Engenharia? CEAP COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS CONFEA Exercício 2017 Cons. Fed. Eng. Civil Osmar Barros Júnior

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP RESOLUÇÃO Nº 1073/2016 Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP Resolução nº 473/2002 - Institui Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea e dá outras providências. Organização

Leia mais

Resolução nº 1073, de 19 de abril de 2016

Resolução nº 1073, de 19 de abril de 2016 Resolução nº 1073, de 19 de abril de 2016 (Publicada no D.O.U. de 22 de abril de 2016 Seção 1, págs. 245 a 249) Regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás CREA-GO ATO ADMINISTRATIVO N XXX, DE XX DE XXX DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás CREA-GO ATO ADMINISTRATIVO N XXX, DE XX DE XXX DE 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás CREA-GO ATO ADMINISTRATIVO N XXX, DE XX DE XXX DE 2016 Dispõe sobre normas de Fiscalização das Instituições de Ensino e dos

Leia mais

A RESOLUÇÃO Nº 1.010, DE 2005, FOI REVOGADA PELA NOVA RESOLUÇÃO?

A RESOLUÇÃO Nº 1.010, DE 2005, FOI REVOGADA PELA NOVA RESOLUÇÃO? PRINCIPAIS MUDANÇAS 1. Em relação à atribuição inicial: a nova Resolução traz o reconhecimento, seguindo a mesma linha da 1.048, de 2013, de que os Decretos nº 23.569 e 23.196, ambos de 1933, estão em

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO A RESOLUÇÃO Nº 1010/05 DO CONFEA E AS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL Outubro de 2011 Ruy Carlos de Camargo Vieira A FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Ética e Legislação Profissional Assunto: Legislação Profissional / Confea/Crea Prof. Ederaldo

Leia mais

Cada qual vê o que quer,

Cada qual vê o que quer, Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar Porque eu sou do tamanho do que vejo E não do tamanho da minha Altura (Fernando Pessoa) ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS Eng. Civil e Advogado JOSÉ TADEU DA

Leia mais

A CCEAGRO PREOCUPADA COM A QUALIDADE DO ENSINO DO GRUPO AGRONOMIA NO BRASIL 1) DIAGNÓSTICO SOBRE OFERTA DE VAGAS AGRONOMIA

A CCEAGRO PREOCUPADA COM A QUALIDADE DO ENSINO DO GRUPO AGRONOMIA NO BRASIL 1) DIAGNÓSTICO SOBRE OFERTA DE VAGAS AGRONOMIA A CCEAGRO PREOCUPADA COM A QUALIDADE DO ENSINO DO GRUPO AGRONOMIA NO BRASIL 1) DIAGNÓSTICO SOBRE OFERTA DE VAGAS AGRONOMIA Preocupados com a qualidade da formação dos profissionais, o Conselho Federal

Leia mais

CREA-RS INTEGRANDO PROFISSIONAIS E SOCIEDADE

CREA-RS INTEGRANDO PROFISSIONAIS E SOCIEDADE CREA-RS INTEGRANDO PROFISSIONAIS E SOCIEDADE 1 O Sistema CONFEA/CREA Nova Sistemática Definição de Atribuições Profissionais 2 O que é o Sistema CONFEA/CREA? Composto pelo CONFEA, CREAs e Caixas de Assistência

Leia mais

Considerando que a Lei n 6.664, de 26 de junho de 1979, disciplina a profissão. de geógrafo;

Considerando que a Lei n 6.664, de 26 de junho de 1979, disciplina a profissão. de geógrafo; 1 PROJETO DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre as atividades, atribuição de títulos e competências profissionais para os diplomados nos campos profissionais abrangidos pelas diferentes Modalidades das Categorias

Leia mais

O Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, e

O Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, e INSTRUÇÃO N.º 2551 Dispõe sobre os procedimentos para registro de profissional e concessão de atribuições provisórias, até que se definam as atribuições definitivas pelas Câmaras Especializadas. O Presidente

Leia mais

Resolução Confea

Resolução Confea Resolução 1.010 - Confea Uma Nova Concepção para o Exercício das Profissões da Engenharia e da Agronomia Prof. Paulo Roberto da Silva Assessor do Confea 6º Congresso de Educação Agrícola Superior ABEAS

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 135/2017-CEAP

DELIBERAÇÃO Nº 135/2017-CEAP REFERÊNCIA : PC CF-0893/2017 INTERESSADO : Francisco Salema Reis Ataíde Cordeiro ASSUNTO : Registro de profissional diplomado no exterior, Engenheiro Civil ORIGEM : Crea-SP DELIBERAÇÃO Nº 135/2017-CEAP

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO 056/2013 Dispõe sobre registro e fiscalização de atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO Crea-ES, no uso das atribuições

Leia mais

FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS

FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS Promoção Realização 21 a 25 de setembro de 2009 Hotel Maksoud Plaza São Paulo FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS Ericson Dias Mello 1 Comunicados

Leia mais

RESOLUÇÃO 1.010/2005. Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

RESOLUÇÃO 1.010/2005. Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia PARTE I ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL Como lidar com a questão de atribuições profissionais em um sistema profissional: 1- formado por diferentes grupos

Leia mais

Brasília, de de 201. Processo e-mec Nº Instituição de Ensino Superior: Curso: DIMENSÃO 1 - PERTINÊNCIA

Brasília, de de 201. Processo e-mec Nº Instituição de Ensino Superior: Curso: DIMENSÃO 1 - PERTINÊNCIA Brasília, de de 201. Processo e-mec Nº Instituição de Ensino Superior: Curso: DIMENSÃO 1 - PERTINÊNCIA Na dimensão Pertinência deve-se considerar aspectos referentes à demanda pelo curso na região, observando

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/4/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/4/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta seção os seguintes assuntos serão abordados: Filosofia Tabela de Títulos Decreto 23.569 Lei 5194 Resolução 218 e correlatas Resolução

Leia mais

Apresentação de Informações para a Criação da Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho

Apresentação de Informações para a Criação da Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho Apresentação de Informações para a Criação da Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho Jaques Sherique Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho 2º vice-presidente do CREA-RJ sherique@gbl.com.br

Leia mais

CARTA DOS ENGENHEIROS ELETRICISTAS NA BUSCA DA AUTORIDADE DA ENGENHARIA NACIONAL RIO DE JANEIRO

CARTA DOS ENGENHEIROS ELETRICISTAS NA BUSCA DA AUTORIDADE DA ENGENHARIA NACIONAL RIO DE JANEIRO CARTA DOS ENGENHEIROS ELETRICISTAS NA BUSCA DA AUTORIDADE DA ENGENHARIA NACIONAL RIO DE JANEIRO - 2015 O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Confea e seus Regionais, Creas, criados por meio do

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Leia mais

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Silvicultura - Exploração florestal Anexo XXIV SILVICULTURA EXPLORAÇÃO FLORESTAL 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como Silvicultura Exploração o empreendimento

Leia mais

DIPLOMAS. EXPEDIÇÃO E REGISTRO. PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. NOVAS NORMAS.

DIPLOMAS. EXPEDIÇÃO E REGISTRO. PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. NOVAS NORMAS. SIC nº 30/2017 Belo Horizonte, 18 de dezembro de 2017 DIPLOMAS. EXPEDIÇÃO E REGISTRO. PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. NOVAS NORMAS. No corpo do texto, nossos Comentários. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 11 DE DEZEMBRO

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta seção os seguintes assuntos serão abordados: O Decretão A lei 5.194/66 O Salário Mínimo profissional 2 Decreto 23.569/33 Criados em 1933

Leia mais

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Introdução PROFISSÕES REGULAMENTADAS O QUE SÃO? POR QUE EXISTEM? CONSELHOS PROFISSIONAIS O QUE SÃO? O QUE FAZEM? Profissões regulamentadas * Medicina

Leia mais

RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001.

RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001. *) **) ***) ****) RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. O Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação,

Leia mais

OPERACIONALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO CONFEA Nº 1.010/05

OPERACIONALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO CONFEA Nº 1.010/05 OPERACIONALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO CONFEA Nº 1.010/05 MATERIAL ELABORADO A PARTIR DE APRESENTAÇÃO DO ENCONTRO DE LIDERANÇAS CONFEA, DE 12 DE MARÇO DE 2007, FEITA POR RUY CARLOS DE CAMARGO VIEIRA E MARCIUS

Leia mais

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC);

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); CREA-SC Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); Congrega atualmente 50.000 profissionais registrados (37.000 de nível superior e 13.000 de nível técnico) e 12.700

Leia mais

MANUAL DO ESTUDANTE ENADE 2018

MANUAL DO ESTUDANTE ENADE 2018 INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE DOM ALBERTO MANUAL DO ESTUDANTE ENADE 2018 CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DIREITO 1 Sumário 1. Enade... 4 1.1. O que é o Enade e qual o seu objetivo?...

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 429/2017-CEAP

DELIBERAÇÃO Nº 429/2017-CEAP REFERÊNCIA : PC CF-3271/2017 INTERESSADO : João Luis Gerreiro Duarte ASSUNTO : Registro de profissional diplomado no exterior, Engenheiro Eletricista ORIGEM : Crea-CE DELIBERAÇÃO Nº 429/2017-CEAP A em

Leia mais

CURSOS: VAGAS, TURNOS E SITUAÇÃO LEGAL MODALIDADE PRESENCIAL CAMPUS IJUÍ. 50 Noturno. 80 Integral. 45 Noturno. 40 Noturno CURSOS VAGAS TURNO

CURSOS: VAGAS, TURNOS E SITUAÇÃO LEGAL MODALIDADE PRESENCIAL CAMPUS IJUÍ. 50 Noturno. 80 Integral. 45 Noturno. 40 Noturno CURSOS VAGAS TURNO CURSOS: VAGAS, TURNOS E SITUAÇÃO LEGAL MODALIDADE PRESENCIAL CAMPUS IJUÍ Agronomia - Bacharelado Portaria 824-30/12/2014 - DOU 09/01/2015 80 Integral Arquitetura e Urbanismo Bacharelado Autorizado* Portaria

Leia mais

Boletim Gaúcho de Geografia

Boletim Gaúcho de Geografia http://seer.ufrgs.br/bgg NOTA: O QUE MUDA PARA OS GEÓGRAFOS BACHARÉIS COM A RESOLUÇÃO N 1.010 DO CONFEA Boletim Gaúcho de Geografia, 32: 147-150, dez., 2007. Versão online disponível em: http://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/37453/24204

Leia mais

Seminário de Avaliação do Curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC

Seminário de Avaliação do Curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC Seminário de Avaliação do Curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC NDE do Curso de Engenharia de Telecomunicações. Prof. Marcos Moecke Prof. Eraldo Silveira e Silva Prof. Elen Macedo Lobato Merlin

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA PA U T A 07 de Agosto de 2013 I - ABERTURA E EXPEDIENTES 1. 14:00 h - Cerimonial de Abertura e Informes Políticos Institucionais 1.1 Presidente do CONFEA 1.2 Presidente da MÚTUA 1.3 Presidente CREA-ES

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL N o 01

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL N o 01 UNCISAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS Transformada em Universidade pela Lei n 6.660 de 28 de dezembro de 2005 Campus Governador Lamenha Filho Rua Jorge de Lima, 113, Trapiche da

Leia mais

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Eixo de Ações Relativas à Política Nacional de Fiscalização Ações Atividades Responsabilidade Prazo Fiscalização

Leia mais

Profissional Contábil e capacitação. José Joaquim Boarin

Profissional Contábil e capacitação. José Joaquim Boarin Profissional Contábil e capacitação José Joaquim Boarin O SISTEMA CFC/CRCS É REGIDO PELO DECRETO-LEI Nº 9.295/46, DE 27 DE MAIO DE 1946, QUE REGULAMENTOU O EXERCÍCIO DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE. ALTERAÇÕES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA COORDENADORIA DE CÂMARAS ESPECIALIZADAS DE ENGENHARIA QUÍMICA - CCEEQ Vitória-ES, 16 a 18 de maio de 2018 PROPOSTA Nº 10/2018 CCEEQ Assunto Atribuições do profissional Engenheiro

Leia mais

CURSOS: VAGAS, TURNOS E SITUAÇÃO LEGAL CAMPUS / POLO IJUÍ. a) Modalidade Presencial CURSOS VAGAS TURNO. Administração Bacharelado.

CURSOS: VAGAS, TURNOS E SITUAÇÃO LEGAL CAMPUS / POLO IJUÍ. a) Modalidade Presencial CURSOS VAGAS TURNO. Administração Bacharelado. CURSOS: VAGAS, S E SITUAÇÃO LEGAL CAMPUS / POLO IJUÍ a) Modalidade Presencial CURSOS VAGAS Agronomia - Bacharelado Portaria 824-30/12/2014 - DOU 09/01/2015 80 Integral Arquitetura e Urbanismo Bacharelado

Leia mais

A Profissão. Campo de Atuação

A Profissão. Campo de Atuação A Profissão O especialista em Arte e Educação é o docente que domina os conceitos de leitura e produção de sentidos, compreende a relação entre a cultura e cultural popular, atuando efetivamente na Educação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO. STRICTO SENSU. NOVAS NORMAS. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 11 DE DEZEMBRO DE CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

PÓS-GRADUAÇÃO. STRICTO SENSU. NOVAS NORMAS. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 11 DE DEZEMBRO DE CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. SIC Nº 28/2017 Belo Horizonte, 12 de dezembro de 2017. PÓS-GRADUAÇÃO. STRICTO SENSU. NOVAS NORMAS. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1.018, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2006.

RESOLUÇÃO Nº 1.018, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2006. RESOLUÇÃO Nº 1.018, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispõe sobre os procedimentos para registro das instituições de ensino superior e das entidades de classe de profissionais de nível superior ou de profissionais

Leia mais

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º:

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; Sistema Confea/Crea

Leia mais

Resolução 1010/2005: Construindo um novo paradigma no Sistema Profissional

Resolução 1010/2005: Construindo um novo paradigma no Sistema Profissional VII CONGRESSO NACIONAL DE PROFISSIONAIS 67 a. SOEAA TEXTOS REFERENCIAIS Construindo uma Agenda Estratégica para o Sistema Confea/Crea com a Sociedade. Resolução 1010/2005: Construindo um novo paradigma

Leia mais

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI PROCESSOS REGULATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

A ATUALIDADE DO PLANO ORIENTADOR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Timothy Mulholland

A ATUALIDADE DO PLANO ORIENTADOR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Timothy Mulholland A ATUALIDADE DO PLANO ORIENTADOR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Timothy Mulholland O Plano Orientador de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro e o início da Universidade de Brasília 1962 Universidade de Brasília

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 195/2017-CEAP

DELIBERAÇÃO Nº 195/2017-CEAP REFERÊNCIA : PC CF-3065/2016 INTERESSADO : Peter Walter Collmann ASSUNTO : Registro de profissional diplomado no exterior, Engenheiro de Controle e Automação ORIGEM : Crea-CE DELIBERAÇÃO Nº 195/2017-CEAP

Leia mais

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger CPA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Dimensão: Organização Didático Pedagógica II Encontro Nacional

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 093/2017-CEAP

DELIBERAÇÃO Nº 093/2017-CEAP REFERÊNCIA : PC CF-0381/2017 INTERESSADO : Bruno da Palma Paisana ASSUNTO : Registro de profissional diplomado no exterior, Engenheiro Civil ORIGEM : Crea-RO DELIBERAÇÃO Nº 093/2017-CEAP A em sua 2ª Reunião

Leia mais

Decisão da Câmara Especializada de Agronomia CEAGRO

Decisão da Câmara Especializada de Agronomia CEAGRO Decisão da Câmara Especializada de Agronomia CEAGRO Reunião Ordinária : 1/2013 Decisão da CEAGRO nº : 8/2013 Referência : 16350/2012 Interessado : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 7, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017

Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 7, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017 Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 7, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017 Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu.

Leia mais

Manual. Indústria de artefatos plásticos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXV

Manual. Indústria de artefatos plásticos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústria de artefatos plásticos Anexo XXV INDÚSTRIA DE ARTEFATOS DE PLÁSTICOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de artefatos de plásticos a

Leia mais

ATOS DO PODER EXECUTIVO DECRETO Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007

ATOS DO PODER EXECUTIVO DECRETO Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 ATOS DO PODER EXECUTIVO DECRETO Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Altera dispositivos dos Decretos nºs 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773,

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA-CREA-PA. CADASTRO DE CURSO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA-CREA-PA. CADASTRO DE CURSO CADASTRO DE CURSO As instituições de ensino que ministram cursos regulares das áreas de agronomia, engenharia, geografia, geologia e meteorologia devem efetuar o seu cadastramento e de seus cursos regulares,

Leia mais

(Foi. 2 da Resolução n. 012/08, de )

(Foi. 2 da Resolução n. 012/08, de ) (Foi. 2 da Resolução n. 012/08, de 17.06.2008) IV - atividades realizadas em laboratórios de ensino e pesquisa, quando for o caso;e V - demais atividades inerentes aos respectivos níveis de formação, definidos

Leia mais

A Profissão. Campo de Atuação

A Profissão. Campo de Atuação A Profissão O especialista em Alfabetização e Letramento é o docente que domina as práticas sociais de leitura e de escrita no contexto das séries iniciais do ensino fundamental, atuando efetivamente no

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS ENTIDADES DE CLASSE PARA O SISTEMA CONFEA/CREA S 42 EPEC Encontro Paranaense de Entidades de Classe

A IMPORTÂNCIA DAS ENTIDADES DE CLASSE PARA O SISTEMA CONFEA/CREA S 42 EPEC Encontro Paranaense de Entidades de Classe A IMPORTÂNCIA DAS ENTIDADES DE CLASSE PARA O SISTEMA CONFEA/CREA S 42 EPEC Encontro Paranaense de Entidades de Classe Eng Civil Marcos Túlio de Melo 24/11/2016 ALGUMAS ATRIBUIÇÕES DO SISTEMA CONFEA/CREA

Leia mais

Aspectos Legais para o pleno exercício profissional no Brasil

Aspectos Legais para o pleno exercício profissional no Brasil Aspectos Legais para o pleno exercício profissional no Brasil O Programa Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia,

Leia mais

Texto referência para a Audiência Pública sobre as Diretrizes para a Política de Extensão na Educação Superior Brasileira

Texto referência para a Audiência Pública sobre as Diretrizes para a Política de Extensão na Educação Superior Brasileira MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Texto referência para a Audiência Pública sobre as Diretrizes para a Política de Extensão na Educação Superior Brasileira

Leia mais

Manual. Indústrias de bebidas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXI

Manual. Indústrias de bebidas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXI Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústrias de bebidas Anexo XXI INDÚSTRIAS DE BEBIDAS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de bebidas o empreendimento que produz bebidas de forma

Leia mais

NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO. SIC 07/10 Belo Horizonte, 23 de fevereiro de 2010. 1. ENADE 2010. CURSOS EM AVALIAÇÃO. PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2. ENEM 2009. CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA.

Leia mais

Dados sobre EaD (matrículas cursos de Engenharia)

Dados sobre EaD (matrículas cursos de Engenharia) Dados sobre EaD (matrículas cursos de Engenharia) Matrículas EaD - Público e Privado - Brasil 2013 Região Curso Matrículas Centro-Oeste Engenharia Ambiental 33 Centro-Oeste Engenharia Civil 279 Centro-Oeste

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 01 CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 02 No Brasil, existem profissões: Regulamentadas E não regulamentadas O Estado regulamenta uma profissão se entender que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos Diretoria de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos ENADE: análise das notas e pontos críticos

Leia mais

OPERACIONALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO nº /2016 NO CREA-PR. Geol. Paulo Cesar Sartor de Oliveira Facilitador DAT Departamento de Assessorias Técnicas

OPERACIONALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO nº /2016 NO CREA-PR. Geol. Paulo Cesar Sartor de Oliveira Facilitador DAT Departamento de Assessorias Técnicas OPERACIONALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO nº. 1.073/2016 NO CREA-PR Geol. Paulo Cesar Sartor de Oliveira Facilitador DAT Departamento de Assessorias Técnicas ESCLARECIMENTOS INICIAIS FORMAS DE ANÁLISE DE PROTOCOLOS

Leia mais

SESU/MEC - CNE - ABENGE Reunião de 11 de abril de 2017

SESU/MEC - CNE - ABENGE Reunião de 11 de abril de 2017 SESU/MEC - CNE - ABENGE Reunião de 11 de abril de 2017 1. ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS NA PRIMEIRA PARTE DA REUNIÃO: DIRETRIZES E PROJETO DE CURSOS DE ENGENHARIA 1.1. A FORMAÇÃO EM ENGENHARIA: PRINCIPAIS

Leia mais

CARGA HORÁRIA / VENCIMENTO Nº DO CONCURSO / CARGOS VAGAS PD VAGAS PNP TOTAL DE VAGAS VAGAS AC REQUISITOS OBRIGATÓRIOS

CARGA HORÁRIA / VENCIMENTO Nº DO CONCURSO / CARGOS VAGAS PD VAGAS PNP TOTAL DE VAGAS VAGAS AC REQUISITOS OBRIGATÓRIOS ANEXO I Quadro demonstrativo do nº dos concursos, dos cargos, da carga horária semanal, vencimentos, das vagas de ampla concorrência -, do cadastro de reserva - CR, das vagas para pessoas com deficiência

Leia mais

Introdução à Engenharia

Introdução à Engenharia Introdução à Engenharia gandhiferrari@gmail.com http://www.facebook.com/profgandhiferrari http://www.twitter.com/gandhiferrari http://profgandhiferrari.wordpress.com O que é o Sistema CONFEA / CREA / MÚTUA

Leia mais

UNIVERSSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO LEI Nº 8 078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 RESUMO DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR ALUNOS

UNIVERSSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO LEI Nº 8 078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 RESUMO DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR ALUNOS UNIVERSSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO LEI Nº 8 078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 RESUMO DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR ALUNOS CASSIO DA COSTA FRIAS 08200661 LUCAS RGU Petrópolis

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 26/02/2016 08:59:26 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que estabelece

Leia mais

ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD

ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Agosto/2017 O que é o ENADE O Enade tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos Estudantes em relação aos conteúdos

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 15 DE ABRIL DE 2011

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 15 DE ABRIL DE 2011 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 15 DE ABRIL DE 2011 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na Lei nº. 10.861, de

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO DATA: trinta de agosto de dois mil e dezessete... HORÁRIO: Dezoito horas... LOCAL: Sede do Crea-ES, Enseada do Suá, Vitória/ES... CONSELHEIROS TITULARES:, Coordenador Eng. Civil Fernando Hrasko, Coordenador

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL CREA-ES

FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL CREA-ES FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL CREA-ES Eng. Agrônomo José Adilson de Oliveira Gerente da Unidade de Fiscalização do Crea-ES São Paulo-SP, 14 de Julho de 2016 Características Extensão: 46 Mil Km²

Leia mais

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 ASSUNTO: PL-1.025/2002 - dispõe sobre o exercício da profissão de Físico e dá outras providências

Leia mais

Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2019

Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2019 ENADE 2019 SOBRE O ENADE Aprovado e implementado - 2004 - Lei nº 10.861/2004 SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades das avaliações: 1) Avaliação das IES:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que

Leia mais

Manual. Loteamentos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVIII

Manual. Loteamentos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVIII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Loteamentos Anexo XVIII LOTEAMENTOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como loteamento o empreendimento que trata da subdivisão de gleba em lotes destinados

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 25/10/2011, Seção 1, Pág. 22. Portaria n 1536, publicada no D.O.U. de 25/10/2011, Seção 1, Pág. 21. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Situação Regulatória dos Cursos da UFRB (ATOS VÁLIDOS)

Situação Regulatória dos Cursos da UFRB (ATOS VÁLIDOS) Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos Núcleo de Gestão de Indicadores e Regulação das Atividades Acadêmicas e-mail: surrac.nurac@ufrb.edu.br Situação

Leia mais

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Profa. Nágela Valadão Cade Universidade Federal do Espírito Santo Avaliadora MEC/Inep MEC EDUCAÇÃO SUPERIOR Secretaria de Regulação e Supervisão da

Leia mais

Projeto Fiscalização. Alinhamento Conceitual & Escopo. Ano I. Gerência de Planejamento e Gestão / Julho/2018

Projeto Fiscalização. Alinhamento Conceitual & Escopo. Ano I. Gerência de Planejamento e Gestão / Julho/2018 Projeto Fiscalização Alinhamento Conceitual & Escopo Ano I Gerência de Planejamento e Gestão / Julho/2018 Art. 24 - A aplicação do que dispõe esta Lei, a verificação e a fiscalização do exercício e atividades

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 008/ CREA-PR

EXTRATO DO EDITAL Nº 008/ CREA-PR EXTRATO DO EDITAL Nº 008/2008 - CREA-PR O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO CREA-PR, autarquia federal de direito público, fará realizar no dia 18 de maio de 2008, às 09h00 (nove

Leia mais

Manual. Cartório de registro. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo X

Manual. Cartório de registro. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo X Manual A Engenharia nos Empreendimentos Cartório de registro Anexo X CARTÓRIO DE REGISTRO 1 Empreendimento Descrição: Cartório de Registro é o empreendimento cuja atividade exercida está sob a responsabilidade

Leia mais

A Educação a Distância - EaD nos cursos da área da saúde com ênfase em Farmácia Ações da Comissão Parlamentar do CFF

A Educação a Distância - EaD nos cursos da área da saúde com ênfase em Farmácia Ações da Comissão Parlamentar do CFF A Educação a Distância - EaD nos cursos da área da saúde com ênfase em Farmácia Ações da Comissão Parlamentar do CFF Dra. Gilcilene Chaer Membro da Comissão Parlamentar do CFF Diretora administrativa e

Leia mais

RESOLUÇÃO N 1.016, DE 25 DE AGOSTO DE 2006

RESOLUÇÃO N 1.016, DE 25 DE AGOSTO DE 2006 RESOLUÇÃO N 1.016, DE 25 DE AGOSTO DE 2006 Altera a redação dos arts. 11, 15 e 19 da Resolução nº 1.007, de 5 de dezembro de 2003, do art. 16 da Resolução nº 1.010, de 22 de agosto de 2005, inclui o anexo

Leia mais

O que é o CREA? Missão do CREA. Objetivos e Metas do CREA. Números do Sistema CONFEA/CREA. Ações do CREA. Ações de Interesse Social

O que é o CREA? Missão do CREA. Objetivos e Metas do CREA. Números do Sistema CONFEA/CREA. Ações do CREA. Ações de Interesse Social O que é o CREA? Missão do CREA Objetivos e Metas do CREA Números do Sistema CONFEA/CREA Ações do CREA Ações de Interesse Social Proposições das Parcerias e Convênios O que é o Crea? O que é o Crea? O Conselho

Leia mais

PORTARIA Nº 90, DE 24 DE ABRIL DE 2019

PORTARIA Nº 90, DE 24 DE ABRIL DE 2019 PORTARIA Nº 90, DE 24 DE ABRIL DE 2019 Dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade de educação a distância O PRESIDENTE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos de avaliação institucional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 Um marco na Legislação do FNDE Acesso Livre Sair (../action/autenticacaoaction.php? acao=sairsistema) 28/05/2015 11:27:57 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo Presencial Bacharelado Tubarão 3, Arquitetura e Urbanismo Presencial Bacharelado Florianópolis 3,42 3 3

Arquitetura e Urbanismo Presencial Bacharelado Tubarão 3, Arquitetura e Urbanismo Presencial Bacharelado Florianópolis 3,42 3 3 Atualizado em 22/06/2018 Conceito Institucional e de Cursos (CC, ENADE e CPC) Conceito Institucional - Unisul Conceito 5 CURSO MODALIDADE GRAU MUNICÍPIO CC ENADE CPC Administração Presencial Bacharelado

Leia mais

ATOS DO PODER EXECUTIVO

ATOS DO PODER EXECUTIVO ATOS DO PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DECRETO MEC N 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017 Diário Oficial da União nº 100, de 26 de maio de 2017 Seção 1 págs. 03 e 04 Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394,

Leia mais

1º TREINAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CONFEA/CREA DE 2016

1º TREINAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CONFEA/CREA DE 2016 Instrução Autos de Infração 1º TREINAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CONFEA/CREA DE 2016 Superintendência de Integração do Sistema (SIS) Gerência Técnica (GTE) Gerência de Conhecimento Institucional (GCI)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP INFORMAÇÃO 041/2013 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº 45787/2013 INTERESSADO: FLÁVIO BOSKOVITZ ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O sr. Flávio Boskovitz, protocolou junto ao CREA-SP consulta

Leia mais

Mesa redonda Residência Médica Modelos de Formação de Especialistas

Mesa redonda Residência Médica Modelos de Formação de Especialistas Mesa redonda Residência Médica Modelos de Formação de Especialistas Profa. Rosana Leite de Melo Coordenadora Geral das Residências em Saúde Secretaria Executiva da CNRM LEI Nº 9.394, 20 de dezembro DE

Leia mais