cartografia de distribuição de espécies R e Google FUSION TABLES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "cartografia de distribuição de espécies R e Google FUSION TABLES"

Transcrição

1 com QGIS Lyon (OS X ) R e Google FUSION TABLES TUTORIAL QGIS preparado por DCTMA - FCT - Universidade do Algarve nlourei@ualg.pt DOI: /RG última revisão: 26 Janeiro 2016 apresentação online com v cartografia de distribuição de espécies

2 SUMÁRIO O presente TUTORIAL QGIS apresenta uma sequência de procedimentos levados a cabo com o intuito de alcançar um objectivo simples: A produção de mapas de distribuição de espécies através de quadrículas UTM WGS84 e, particularmente, a sua apresentação online, em websites. Está baseado num case study concreto: região do Algarve quadrículas UTM WGS84 com 5 km de lado locais de observação das 53 espécies de libélulas e libelinhas (odonatas) de que há já registo na região Os procedimentos de preparação da informação a apresentar são, numa primeira fase, executados em QGIS; numa segunda fase, são-no em R, um software open source para estatística. A sua colocação online, num website, recorre às funcionalidades do Google FUSION TABLES. O presente TUTORIAL QGIS está dividido em quatro partes: 1. preparação da grelha de quadrículas UTM WGS84 2. preparação do limite do Algarve e de dois importantes Sítios RAMSAR 3. preparação da informação sobre a distribuição das espécies de odonatas 4. integração da informação no Google FUSION TABLES e apresentação online O presente TUTORIAL deve ser acompanhado da consulta de outro - preparação de mapas com quadrículas quilométricas UTM WGS84 para a apresentação em atlas de distribuição - que pode ser encontrado AQUI.

3 1. grelha UTM WGS84 2. limite do Algarve

4 grelha de quadrículas UTM WGS84 O primeiro procedimento é a criação de uma shapefile de polígonos com a grelha de quadrículas UTM WGS84 com 5 km de lado (25 km2) para a região do Algarve. Esta sequência de operações foi já descrita no TUTORIAL sobre o tema. Consequentemente, apresentam-se aqui apenas os passos principais e os resultados finais. O EPSG adoptado é o Para eliminar as quadrículas que não correspondem ao território algarvio adoptou-se a solução em que todas as quadrículas são quadrados completos (ver solução 2). Assim, foi necessário recorrer à funcionalidade v.select do GRASS... Parametrização da funcionalidade Vector >>> Research Tools >>> Vector Grid... Parametrização da funcionalidade GRASS v.select - Select features from vector map (A) by features from other vector map (B).

5 grelha de quadrículas UTM WGS84 Esta é a shapefile de quadrículas resultante: o Algarve ficou convertido em 250 quadrículas com 25 km2 cada uma. Recorrendo ao Field calculator é muito simples criar um novo campo cod_quadr com um número de ordem para a identificação de cada quadrícula. Recorrendo à funcionalidade do MMQGIS Google Maps KML Export é também possível criar um ficheiro *.kml para o Fusion Tables e que também pode ser visualizado no Google Earth.

6 grelha de quadrículas UTM WGS84 Parametrização da funcionalidade Google Maps KML Export... limite do Algarve A criação de um *.kml com o limite da região do Algarve (distrito de Faro) é efectuada da mesma forma...

7 3. distribuição das espécies

8 distribuição das espécies O segundo procedimento passa por uma consulta à base de dados sobre a Odonatofauna do Algarve e a exportação em formato *.csv de todos os registos disponíveis, para todas as 53 espécies. Esse ficheiro é depois carregado no projecto QGIS e convertido para shapefile com o EPSG Por fim é utilizada a funcionalidade Vector >>> Data Management Tools >>> Join attributes by location para associar a cada registo a quadrícula UTM WGS84 de 5 km em que o mesmo se insere... As tarefas seguintes são executadas na Tabela de Atributos com o Delete column e principalmente com o Field calculator. O objectivo principal é, por um lado, eliminar todas as colunas desnecessárias; por outro, criar uma coluna nova, com um ranking, e preencher quase automaticamente essa coluna. Parametrização da funcionalidade Vector >>> Data Management Tools >>> Join attributes by location RANKING (função de specimen(s) stage / behaviour) 1 - imago 2 - imagoes copula, imago(es) oviposition, imagoes tandem 3 - larva 4 - emergence, teneral, exuvia Parametrização da coluna ranking em função da coluna stage if( "stage" = 'imago', 1, 0) if( "stage" = 'imagoes copula' OR "stage" = 'imago(es) oviposition' OR "stage" = 'imagoes tandem', 2, 0) if( "stage" = 'larva', 3, 4)

9 distribuição das espécies coluna comum Tabela de Atributos das quadrículas UTM WGS84 de 5 km de lado, do Algarve (exemplo parcial) Esta tabela tem, assim, as coordenadas dos quatro vértices de cada polígono (quadrícula) e o número de ordem para a identificação simples de cada quadrícula (cod_quadr). Tabela de Atributos da base de dados com os registos das observações de odonatas (parc.) Esta tabela tem, na versão final, a indicação da espécie, do stage (coluna que não é utilizada por ter informação transposta para a coluna ranking), o número de ordem da quadrícula (cod_quadr) e o ranking (função do stage), para além de outras, como year, source e family.

10 distribuição das espécies O terceiro procedimento tem como ponto de arranque a exportação da tabela de atributos da base de dados sobre a Odonatofauna do Algarve para formato *.csv, o que pode ser efectuado com recurso à funcionalidade MMQGIS >>> Attributes Export to CSV File... do stage foi substituída (ou melhor, complementada) pelo ranking. Assim, o que se pretende agora é saber, para cada uma das 53 espécies: i. em que quadrículas existem registos de observações, e ii. para cada uma dessas quadrículas qual é o valor de ranking mais elevado. Será essa informação que será efectivamente utilizada para a preparação da cartografia a apresentar... Uma forma simples de responder às questões acima formuladas implica a utilização do R, um software open source para cálculo estatístico e representação gráfica poderoso e flexível. Para além do R, utilizar-se-á um package adicional designado de data.table. O interface do R é bastante simples, embora seja necessário proceder-se a uma programação passo a passo, com uma linguagem própria e nem sempre muito intuitiva mas em contrapartida alguns conhecimentos de R permitem o acesso a uma ferramenta de cálculo estatístico e representação gráfica com potencialidades quase inesgotáveis! O R pode também ser utilizado no QGIS. Para tal tem de ser aí configurado, em Processing >>> Options... Volta-se assim ao formato *.csv inicial, mas a informação das coordenadas geográficas foi substituída pela da quadrícula (cod_quadr) e a... no entanto, no presente exercício a análise é feita directamente em R, até porque o intuito final é preparar novos ficheiros *.csv, um por cada espécie, para importar para o Google FUSION TABLES.

11 distribuição das espécies Este é o programa (script) destinado a efectuar a análise agora necessária, para uma das espécies. Terá, naturalmente de ser replicado para as 52 restantes... mydata <- read.table(file="/desktop/odonata ALGARVE/Odonata database final csv", header=true, sep=",") attach(mydata) Cal_haemo <- subset(mydata, species=="calopteryx haemorrhoidalis", select = c(species, ranking, cod_quadr)) library(data.table) Cal_haemo dt <-data.table(cal_haemo) setkey(dt, "cod_quadr") X <-dt[, list(max=max(ranking)), by=key(dt)] X write.csv(x, "/Desktop/ODONATA ALGARVE/Cal_haemo.csv", row.names=false) Analisando agora em detalhe o script, linha a linha... mydata <- read.table(file="/desktop/odonata ALGARVE/Odonata database final csv", header=true, sep=",") Esta primeira linha permite estabelecer a localização e o nome do ficheiro de dados que irá ser utilizado para os cálculos. attach(mydata) Os dados são então carregados no ambiente de trabalho do R. Cal_haemo <- subset(mydata, species=="calopteryx haemorrhoidalis", select = c(species, ranking, cod_quadr)) Da totalidade dos dados é extraída uma sub-base de dados (subset), apenas com os registos da espécie Calopteryx haemorrhoidalis e desses registos apenas se seleccionando (select) as colunas (c()) de species, ranking e cod_quadr. Para simplificação de escrita no script, o subset designa-se Cal_haemo, em alternativa ao nome completo da espécie.

12 distribuição das espécies library(data.table) É carregado o package data.table. Cal_haemo Esta linha não é indispensável. Destina-se apenas a instruir o R para mostrar no seu ambiente de trabalho todo o subset Cal_haemo, de forma graficamente estruturada e que possibilite a visualização dos respectivos dados. dt <-data.table(cal_haemo) É estabelecida a tabela dt, a partir do subset Cal_haemo. setkey(dt, "cod_quadr") Na tabela dt é assumida como variável independente a coluna designada como cod_quadr. X <-dt[, list(max=max(ranking)), by=key(dt)] É estabelecido o elemento designado X, que é uma tabela de duas colunas, sendo a primeira a variável independente e a segunda o valor máximo (MAX) da variável ranking, para cada um dos valores de cod_quadr. X Esta linha, à semelhança da linha acima Cal_haemo não é indispensável. Destina-se apenas a instruir o R para mostrar no seu ambiente de trabalho o X, de forma graficamente estruturada e que possibilite a visualização dos respectivos valores. write.csv(x, "/Desktop/ODONATA ALGARVE/Cal_haemo.csv", row.names=false) Esta última linha determina que seja gerado e gravado um novo ficheiro *.csv, na Folder ODONATA ALGARVE que já existe no Desktop, e que esse ficheiro adopte o nome Cal_haemo.csv. O ficheiro terá apenas as duas colunas (cod_quadr e MAX), os respectivos cabeçalhos e não terá uma coluna com a indicação dos nomes (números) de cada linha. Este ficheiro final Cal_haemo.csv contém a resposta às duas questões antes colocadas...

13 Um excerto do subset Cal_haemo com as três colunas species, ranking e cod_quadr. O ficheiro Cal_haemo.csv final com as duas colunas cod_quadr e MAX. O elemento X com as duas colunas cod_quadr e MAX, e o número das linhas. Após concluído todo este procedimento em R, para a totalidade das espécies de libélulas e libelinhas, existirão na pasta indicada os 53 novos ficheiros *.csv, ou seja, um para cada espécie. Será a partir de cada um desses ficheiros que se irá preparar em seguida, utilizando também o Google FUSION TABLES, um mapa específico, onde estarão assinaladas as quadrículas onde há registos de presença da espécie e o valor do máximo ranking observado, em cada quadrícula...

14 4. Google FUSION TABLES

15 Google FUSION TABLES e a apresentação online... Depois de abrir uma tabela no Fusion Tables através do menu Import new table, o primeiro passo é importar o ficheiro *.kml criado antes, com as quadrículas UTM WGS84 de 5 km para o Algarve. Next O Google FUSION TABLES é uma app a que se acede a partir do Google Drive. Pode ser necessário activar a app através do submenu + Connect more apps Finish

16 Google FUSION TABLES e a apresentação online... cod_quadr Tabela da grelha de quadrículas UTM WGS84 com 5 km de lado. Seguidamente é necessário criar um conjunto de 53 tabelas FT, uma por cada espécie de libélulas e libelinhas, importando os ficheiros *.cvs gerados a partir dos procedimentos em R... Seleccionando Map of geometry é logo possível visualizar a grelha sobre o Google Maps ou Google Earth... Tabela Google FUSION TABLES do conjunto de registos das observações da espécie Calopteryx haemorrhoidalis (Cal_haemo), com o cod_quadr e o MAX. Os passos a seguir são os mesmos que foram já apresentados relativamente à grelha de quadrículas UTM. A importação de um *.kml ou um *.csv é igual.

17 Google FUSION TABLES e a apresentação online... Depois é feito o Merge das duas tabelas. Na tabela da grelha UTM WGS84 de 5 km, a partir do menu File, é seleccionada a opção Merge... selecção das colunas (todas) a transferir e incorporar na nova tabela (Merge)... Surge uma sequência de janelas para a parametrização da junção das duas tabelas, e para a criação de uma terceira, onde estará o resultado da junção das duas tabelas iniciais. A coluna cod_quadr é fundamental porque serve de ligação (source of match) entre as duas tabelas...

18 Google FUSION TABLES e a apresentação online... cabeçalho a branco para o que é proveniente de uma tabela; a amarelo para o da outra... nesta quadrícula há um registo... nestas quadrículas não há qualquer registo... Janela Rows é possível visualizar, consultar, editar e alterar os dados o botão Filter permite escolher um ou mais campos e depois, na coluna da esquerda, seleccionar a informação que se pretende consultar o submenu Edit permite fazer alterações nos dados... nestas quadrículas há registos...

19 para colocar o mapa Public on the web... Janela Map of geometry é onde é efectuada toda a parametrização dos mapas... o botão Filter, quando está seleccionado o campo MAX, permite escolher entre 1 e 4 como valores de ranking e deixando em branco as restantes quadrículas onde não há observações da espécie... Na sub-janela Configure map, em Feature map, existem dois menus principais: Change feature styles... e Change info window... Change feature styles... destina-se à configuração do mapa em si. Change info window... destina-se à configuração da janela pop-up que surge quando se clica sobre uma das quadrículas representadas. As opções de configuração dos menus Change feature styles... e Change info window... são muito intuitivas, numerosas e diversificadas e saem do âmbito deste TUTORIAL. Por isso não são aqui abordadas... Interessa apenas referir que as alterações são sendo gravadas primeiro com os botões Save e depois com o botão Done. Para que o mapa possa ser colocado online, num website, é necessário que a tabela Fusion Tables esteja: Por último, para inserir o mapa acima no website, o código HTML é obtido através de Tools >>> Publish...

20 Google FUSION TABLES e a apresentação online... No mapa já criado, todas as quadrículas são iguais. A sua informação e interpretação resume-se a duas hipóteses: não ocorre ou ocorre a espécie numa determinada parcela do território... Uma solução alternativa passa por se utilizar a coluna MAX para estabelecer uma hierarquia. A existência da coluna e a classificação atribuída a partir da coluna stage permite ampliar o número de hipóteses, de duas para cinco: não ocorre, ou foram observados adultos, ou adultos com comportamento reprodutivo, ou larvas, ou evidências várias de emergências. Cada uma destas situações tem significado biológico distinto, e que uma representação diferenciada poderá transmitir adequadamente! Para adoptar esta representação diferenciada, em Configure map >>> Feature map >>> Change feature styles... é necessário escolher Polygons >>> Fill color. Fica então activa a funcionalidade Gradient. Na janela basta depois escolher a coluna MAX, a amplitude de valores (a opção use this range permite escolher automaticamente entre o mínimo e o máximo) e atribuir cores para cada uma das classes. No final, Save e Done. A parametrização e configuração da janela pop-up é feita em Configure map >>> Feature map >>> Change info window...

21 Google FUSION TABLES e a apresentação online... Mas antes de colocar o mapa online, no website, é ainda possível recorrer a uma outra funcionalidade das FUSION TABLES, relacionada com a utilização de distintas layers em simultâneo... Neste case study, e porque o website é sobre a região do Algarve, vai utilizar-se o limite administrativo do distrito de Faro como layer adicional. Vão também assinalar-se dois Sítios RAMSAR: a Ribeira do Vascão e os Sapais de Castro Marim com alguma importância para a fauna odonatológica algarvia. Para a apresentação em simultâneo e online de várias layers basta recorrer ao Fusion Tables Layer Wizard, a que se acede através deste LINK. Vão utilizar-se quatro mapas Fusion Tables: 1. limite distrito 2. RAMSAR Vascão 3. RAMSAR Castro Marim 4. Merge of grid 5 km UTM WGS84 and Cal_haemo As quatro tabelas, nas janelas Map of geometry, estão em configuração final e Public on the web. Os Embed link que se vão inserindo no Wizard, em 1. Add map layers, são obtidos em cada uma das quatro tabelas iniciais, através do Menu: Tools >>> Publish...

22 Google FUSION TABLES e a apresentação online... A primeira parte da parametrização do Fusion Tables Layer Wizard... Os quatro mapas vão sendo adicionados um a um, através do botão Add Layer e do Embed link. As segunda e terceira partes da parametrização do Fusion Tables Layer Wizard... O Preview, onde se fazem os ajustamentos da escala, permite ver como está a ficar o resultado final!

23 Google FUSION TABLES e a apresentação online... A quarta e última parte do Fusion Tables Layer Wizard... O código HTML com toda a programação do mapa que foi criado. É esse código que deve ser copiado e colado no backoffice do website ou blog, para que fique depois online... O código HTML pode também ser copiado para um editor de texto, gravado com extensão *.html e, depois, aberto numa página web isolada, para simples visualização e validação...

24 Google FUSION TABLES e a apresentação online... Para, na mesma webpage, apresentar mais do que um mapa preparado com o recurso ao Fusion Tables Layer Wizard é necessária alguma edição HTML, nomeadamente alterando a designação genérica map-canvas por map1-canvas, map2-canvas... O mapa e a janela pop-up na sua forma final e já online no blog: FIM

25 ligações úteis QGIS (Quantum GIS) - ligação QGIS PT (grupo de utilizadores de QGIS em língua portuguesa) - ligação Grupo português do Open Source Geospatial Foundation - OSGeo (OSGeo PT) - ligação The R Project for Statistical Computing - ligação tutoriais oficiais Google Fusion Tables - iniciação - ligação tutoriais oficiais Google Fusion Tables - avançado - ligação Fusion Tables Layer Wizard - ligação blog Odonata in the Algarve - ligação Convenção de RAMSAR - ligação Universidade do Algarve - ligação QGIS - tutoriais by nsloureiro.pt - ligação Se tiver dúvidas, quiser fazer sugestões ou recomendar alterações não deixe de contactar!

quadrículas quilométricas UTM WGS84

quadrículas quilométricas UTM WGS84 com QGIS 2.12.1 Lyon (OS X 10.10.5) para a apresentação em atlas de distribuição TUTORIAL QGIS preparado por DCTMA - FCT - Universidade do Algarve nlourei@ualg.pt última revisão: 22 Dezembro 2015 quadrículas

Leia mais

ATLAS quadrícula 5 km UTM WGS84

ATLAS quadrícula 5 km UTM WGS84 com QGis 2.0 Dufour (OS X 10.9) breve tutorial preparado por DCTMA - FCT - Universidade do Algarve nlourei@ualg.pt última revisão: 28 Outubro 2013 ATLAS quadrícula 5 km UTM WGS84 OBJECTIVOS A apresentação

Leia mais

Coordinate Reference Systems

Coordinate Reference Systems com QGIS 2.14.0 Essen (OS X 10.10.5) TUTORIAL QGIS preparado por DCTMA - FCT - Universidade do Algarve nlourei@ualg.pt DOI: v.02.01 adoptados para Portugal continental última revisão: 19 Setembro 2016

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a OpenZine M a

Leia mais

Guia de apoio à utilização. de serviços WFS, através do software GeoMedia

Guia de apoio à utilização. de serviços WFS, através do software GeoMedia Guia de apoio à utilização de serviços WFS, através do software GeoMedia junho de 2015 1 Índice I. Guia de apoio à utilização de serviços WFS... 3 II. Problemas mais comuns no acesso ao serviço WFS...

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

Ligação à Contabilidade

Ligação à Contabilidade Ligação à Contabilidade Página 1 de 5 Para poder utilizar o módulo de ligação à contabilidade, antes de mais terá que configurar a forma como o GesPOS vai interligar com a contabilidade. Essa parametrização

Leia mais

Manual de Utilizador do Backoffice

Manual de Utilizador do Backoffice Manual de Utilizador do Backoffice Conteúdo Acesso ao Backoffice... 2 Actualizar Conteúdos do Website... 3 Homepage... 3 Quem Somos... 5 Serviços... 7 Outros Produtos... 8 Empresas Parceiras... 9 Contactos...

Leia mais

O Ambiente de Trabalho Candy

O Ambiente de Trabalho Candy O Ambiente de Trabalho Candy ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DO AMBIENTE DE TRABALHO 2 1 Barra de Título 2 2 Separador de Aplicação (Application Tabs) e informação acerca da versão do programa

Leia mais

1 Exploração do Agro-MAPS e FAOSTAT

1 Exploração do Agro-MAPS e FAOSTAT Guião do Aluno A FAO é uma das Agências das Nações Unidas que tem por objectivo principal combater a fome no mundo. O Agro-Maps faz parte de uma base de dados espacial global de estatísticas de Agricultura

Leia mais

AMBIENTE URBANO E TRANSPORTES Sistemas de Informação Geográfica

AMBIENTE URBANO E TRANSPORTES Sistemas de Informação Geográfica 3. AULA 3 SELECÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO Durante esta sessão vamos realizar o seguinte conjunto de tarefas: associar informação de duas tabelas de dados diferentes (join); representar dados quantitativos,

Leia mais

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008 Recursos B-on CURRENT CONTENTS Saber usar Novembro,2008 Bases de referência O que são? As bases de referência permitem-nos pesquisar as referências de um documento e desta forma obter a sua localização.

Leia mais

Classificação. do uso do solo

Classificação. do uso do solo Geomatica: Classificação do coberto do solo Objectivo: criar uma classificação do uso do solo precisa para uma área da California O Output será um conjunto de mapas temáticos ticos incluindo: Classificação

Leia mais

Implementação do Web SIG para o PGRH

Implementação do Web SIG para o PGRH Implementação do Web SIG para o PGRH ARH Centro, I.P. MANUAL DO UTILIZADOR Backoffice Versão 1.0 Ref.: ARHCentro/WebSIG/MUT_Backoffice V1.0 Co-financiamento FICHA TÉCNICA Referência: Projecto: Gestor de

Leia mais

Plano Director Municipal. Tecnologias de Informação Geográfica

Plano Director Municipal. Tecnologias de Informação Geográfica Plano Director Municipal Tecnologias de Informação Geográfica munwebgis Com o objectivo de difundir a utilização da informação geográfica, agilizar e simplificar os processos administrativos dentro dos

Leia mais

AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.)

AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.) AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.) Ø Listas de pesquisa Ø Edição e formatação de tabelas Ø Ordenação de dados Ø Relações entre tabelas Ø Consultas Ø Relatórios Ø Formulários

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a AjaxAnimator

Leia mais

Modulo 2 Gestão de Base

Modulo 2 Gestão de Base Didáxis - Escola Cooperativa de Vale S. Cosme Modulo 2 Gestão de Base de Dados Aula Nº 55 / 56 09-01-2008 Sumário: Programa de gestão de bases de dados. Introdução ao estudo das tabelas. 2 Gestão de Base

Leia mais

MOODLE - NÍVEL II. Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4

MOODLE - NÍVEL II. Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4 MOODLE - NÍVEL II MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4 Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados Esta ferramenta permite ao professor e/ou alunos construírem e pesquisarem uma base de dados sobre

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Grad Color M

Leia mais

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda.

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda. GIE ONLINE 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Novas funcionalidades 5 2.1. Mensagens 5 2.1.1. Recebidas 6 2.1.2. Enviadas 6 2.1.3. Enviar Mensagem 6 2.2. Consulta de Extracto 9 2.3.

Leia mais

Roteiro de apoio Aula 1 - Introdução ao ArcGIS

Roteiro de apoio Aula 1 - Introdução ao ArcGIS Roteiro de apoio Aula 1 - Introdução ao ArcGIS 1.Objetivos da aula: Aprendizagem dos conceitos básicos necessários para a utilização do ArcGIS; Utilização do ArcCatalog: - Criando um geodatabase; - Criando

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica fontstruct Manual e Guia de exploração do fontstruct para utilização em contexto de Educação

Leia mais

3- Visualização de Informação em Formato de Imagem (Mapas de Distribuição de Espécies)

3- Visualização de Informação em Formato de Imagem (Mapas de Distribuição de Espécies) Évora, Março de 2012 1- INTRODUÇÃO O presente manual integra um conjunto de notas que pretendem servir de auxílio na aprendizagem básica do funcionamento do software gvsig, enquanto software utilizado

Leia mais

GESPOS WINDOWS. Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS

GESPOS WINDOWS. Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS GESPOS WINDOWS Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS 1 A Gestão de cores e tamanhos do Gespos Windows é seguramente a gestão mais eficaz para qualquer tipo de loja que comercialize produtos no

Leia mais

Tarefa Orientada 7 Consultas de selecção

Tarefa Orientada 7 Consultas de selecção Tarefa Orientada 7 Consultas de selecção Objectivos: Consultas de selecção O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access Consultas As consultas (queries) permitem interrogar a base de dados, de acordo

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

Guião Exploração do portal INE Divisões Territoriais

Guião Exploração do portal INE Divisões Territoriais Introdução Guião Exploração do portal INE Divisões Territoriais O portal do Instituto Nacional de Estatística (INE) tem disponível um conjunto de recursos para o apoio aos trabalhos de Geografia, nomeadamente

Leia mais

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS 1. PROCEDIMENTOS INICIAIS Opção Utilitários/Selecção de Empresas O primeiro passo a seguir é parametrizar quais as Empresas que irão utilizar o aplicativo. Note-se

Leia mais

Edição Vetorial Criação de camadas

Edição Vetorial Criação de camadas Edição Vetorial Criação de camadas 1. Introdução A interface gráfica do QGIS permite ao usuário editar shapefiles existentes ou criar novos shapefiles. Para criar uma nova camada vetorial, é necessário

Leia mais

Sistemas de Informação e Bases de Dados

Sistemas de Informação e Bases de Dados Departamento de Engenharia Informática Sistemas de Informação e Bases de Dados Extract, Transform, and Load (ETL) 1. Utilizando o Microsoft SQL Server Management Studio, crie uma base de dados com o nome

Leia mais

Programação 2017/2018 2º Semestre

Programação 2017/2018 2º Semestre Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Programação 2017/2018 2º Semestre Aula de Problemas 1 Os alunos deverão executar os passos aqui descritos no seu computador pessoal ou no laboratório.

Leia mais

Sistema GP Gestão de Pombos

Sistema GP Gestão de Pombos Sistema GP Gestão de Pombos ADENDA AO MANUAL COM ALTERAÇÕES DA VERSÃO 16.01 DO SISTEMA GPC Versão para 2016 (01-2016) EMAIL: GERAL@SISTEMAGP.COM SITE: WWW.SISTEMAGP.COM Um produto POMOR Software de Gestão,

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Microsoft Word Folha de trabalho 6 Formatação de estilos

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica de Telecomunicações de Computadores Guia de utilização do Moodle (Versão 1.6.2) Vista do Professor Versão 2.0 Outubro

Leia mais

1) Mapa da taxa de crescimento populacional anual realizado num Web-Sig

1) Mapa da taxa de crescimento populacional anual realizado num Web-Sig Guião do Aluno Hoje vais estudar os indicadores demográficos de uma forma diferente! Na aula, vais construir um mapa da taxa de crescimento populacional, em 2005, recorrendo a um Web-SIG e analisar a sua

Leia mais

INSTALAÇÃO QGIS VERSÃO LTR EM WINDOWS

INSTALAÇÃO QGIS VERSÃO LTR EM WINDOWS Este documento, aborda o processo de instalação da versão LTR (long term release) do QGIS em ambiente Windows. Existem duas formas de instalação do QGIS em ambiente Windows: Versão Standalone, é a instalação

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E TUTORIAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA YASARA VIEW

MANUAL DE INSTALAÇÃO E TUTORIAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA YASARA VIEW MANUAL DE INSTALAÇÃO E BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA 1 Neste tutorial será apresentada uma ferramenta informática intuitiva e de acesso livre YASARA View que pode ser usada na sala de aula para que

Leia mais

TUTORIAL. Aprenda a exportar um arquivo Shapefile para DWG do AutoCAD. ArcGIS.

TUTORIAL. Aprenda a exportar um arquivo Shapefile para DWG do AutoCAD. ArcGIS. TUTORIAL Aprenda a exportar um arquivo Shapefile para DWG do AutoCAD ArcGIS www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido pela HEX Tecnologias Geoespaciais

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Twiddla M a n

Leia mais

Tutorial Básico SPORTDiscus

Tutorial Básico SPORTDiscus Tutorial Básico SPORTDiscus O objetivo deste tutorial é ajudar a procurar informação na área das Ciências do Desporto utilizando a base de dados SPORTDiscus. SPORTDiscus é o nome de uma base de dados que

Leia mais

Autodesk Inventor 9 DocTec3 Iniciar um Projecto

Autodesk Inventor 9 DocTec3 Iniciar um Projecto TECAD Soluções CAD e Projecto Colaborativo Rua Sidónio Muralha, 5 - Loja A Vale Mourão 2635-477 Rio de Mouro Tel: 21 919 92 30 Fax: 21 919 92 39 Email: tecad@tecad.pt Web site: http://www.tecad.pt Autodesk

Leia mais

Documentos MS Word acessíveis

Documentos MS Word acessíveis Documentos MS Word acessíveis Este guia pretende ajudar na produção de documentos acessíveis em Microsoft Word de âmbito académico, para serem distribuidos em formato eletrónico ou impressos. As boas práticas

Leia mais

atualização gratuita *para clientes Solutio com contrato de manutenção ativo.

atualização gratuita *para clientes Solutio com contrato de manutenção ativo. novidades da versão 2.6 o o o o o o Data de vencimento das faturas Listagem de controlo de vencimento de faturas Otimização conta corrente Regularização com documentos em conta corrente Importação e exportação

Leia mais

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR ÍNDICE BIBLIOTECA ANACOM - Manual do Utilizador... 2 Página de entrada... 3 Barra de menus da Biblioteca ANACOM... 3 Tipos de pesquisa... 6 Pesquisa simples... 6

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a LogoEase M a

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o

Leia mais

ZSPos Mobile / ZSBMS. Guias de Transporte. Guias de Transporte

ZSPos Mobile / ZSBMS. Guias de Transporte. Guias de Transporte 1 ZSPos Mobile / ZSBMS 2 Table of Contents Introdução... 3 Configuração Web... 4 no ZSPos Mobile... 5 Gravar... 5 Consultar... 8 Faturas com referência às... 10 no Portal ZSBMS... 13 Gravar... 13 Anular...

Leia mais

Módulo de Aprendizagem I

Módulo de Aprendizagem I Módulo de Aprendizagem I Digitalizar fotografias para a base de dados do SiFEUP Notas: No decorrer deste módulo de aprendizagem, pressupõe-se que o utilizador já tem o scanner devidamente instalado no

Leia mais

Manual do Script Infarmed Exportação de documentos de vendas

Manual do Script Infarmed Exportação de documentos de vendas Manual do Script Infarmed Exportação de documentos de vendas Junho de 2008 ÍNDICE O MANUAL DO SCRIPT INFARMED... 1 Introdução... 1 Objectivos... 1 Condições de Utilização... 1 SCRIPTS... 2 O que são...

Leia mais

ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias

ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias EndNote X4 ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro 2010 EndNote X4 Sumário EndNote

Leia mais

Hidráulica Aplicada 2 Trabalho Prático

Hidráulica Aplicada 2 Trabalho Prático Escola Superior de Tecnologia e de Gestão Licenciatura em Engenharia Civil 4º ano Hidráulica Aplicada 2 Trabalho Prático Guião para execução do trabalho Mário Nuno Moreira Matos Valente 2004 As tarefas

Leia mais

1 - Ambiente de desenvolvimento

1 - Ambiente de desenvolvimento Neste documento começa-se por apresentar o ambiente de desenvolvimento integrado do Visual Basic (menu bar, toolbars, toolbox, project explorer window, properties window, form designer e code editor window).

Leia mais

Construir um mapa de conceitos com o CmapTools

Construir um mapa de conceitos com o CmapTools TUTORIAIS CienTIC8 Construir um mapa de conceitos com o CmapTools O CmapTools é uma poderosa ferramenta gratuita de apoio à construção de mapas de conceitos. Foi desenvolvida pelo Institute of Human Machine

Leia mais

Registo de Acompanhamento de Projecto

Registo de Acompanhamento de Projecto Registo de Acompanhamento de Projecto O SharpFlow, para além de gerir individualmente as tarefas relacionadas com um projecto, permite também controlar o fluxo e evolução do próprio projecto ao longo do

Leia mais

Manual para geração de arquivo georreferenciado de pontos e sua transformação geográfica

Manual para geração de arquivo georreferenciado de pontos e sua transformação geográfica Comunicado Técnico Agosto, 52 ISSN 1517-5685 Rio de Janeiro, RJ 2009 Manual para geração de arquivo georreferenciado de pontos e sua transformação geográfica Mário Luiz Diamante Áglio 1 Elaine Cristina

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PUBLICIDADE A MEDICAMENTOS GPUB

SISTEMA DE GESTÃO DE PUBLICIDADE A MEDICAMENTOS GPUB SISTEMA DE GESTÃO DE PUBLICIDADE A MEDICAMENTOS GPUB Manual Utilizador Versão: 1.4 Última Revisão: 14.12.11 1 1. INTRODUÇÃO 3 2. INTERFACE 4 3. NOTIFICAÇÃO 5 3.1. REGRAS 5 3.2. CRIAÇÃO (NOVA) 6 3.2.1.

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a deviantart MURO

Leia mais

Tutorial de Extensibilidade

Tutorial de Extensibilidade PRIMAVERA v7.00 Tutorial de Extensibilidade Importação de Pendentes por excel Versão 1.0 Abril de 2007 Índice ÍNDICE... 1 INTRODUÇÃO... 2 EXCEL DE IMPORTAÇÃO DE PENDENTES... 3 Enquadramento...3 Como utilizar

Leia mais

Recursos informáticos para Gestão de Referências Bibliográficas. MJC- Gestão de Referências Bibliográficas -FDUNL

Recursos informáticos para Gestão de Referências Bibliográficas. MJC- Gestão de Referências Bibliográficas -FDUNL Recursos informáticos para Gestão de Referências Bibliográficas MJC- Gestão de Referências Bibliográficas -FDUNL 301015 1 Índice I. A utilidade das ferramentas de gestão de referências bibliográfica II.

Leia mais

Aula 1 SIG. Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas Bruno Zucherato AULA 1 FAMILIARIZAÇÃO COM O SIG

Aula 1 SIG. Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas Bruno Zucherato AULA 1 FAMILIARIZAÇÃO COM O SIG Aula 1 SIG Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas Bruno Zucherato AULA 1 FAMILIARIZAÇÃO COM O SIG Nessa aula veremos um pouco do funcionamento de um SIG, faremos algumas visualizações básicas

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Março de 2010 Índice 1. Aceder à aplicação... 3 2. Alterar Palavra passe... 3 3. Reportar/Consultar Anomalias... 4 3.1 Reportar anomalia... 4 3.2 Consultar anomalia... 8 4. Propor/consultar

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Pixia M a n u

Leia mais

ConvertConta Versão 1.1

ConvertConta Versão 1.1 ConvertConta 2012 Versão 1.1 Dezembro 2011 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Conversão do Plano de Contas... 4 Criação do documento de abertura... 12 Empresas com movimentos no exercício 2012... 12 Pg

Leia mais

Software do cliente ivms-4200. Manual de iniciação rápida V1.02

Software do cliente ivms-4200. Manual de iniciação rápida V1.02 Software do cliente ivms-4200 Manual de iniciação rápida V1.02 Índice 1 Descrição... 2 1.1 Ambiente de utilização... 2 1.2 Arquitectura do Sistema de vigilância com o desempenho do ivms-4200... 3 2 Iniciar

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica FlashPAINT Manual e Guia de exploração do Flash PAINT para utilização em contexto de Educação

Leia mais

SCROLL CONTÍNUO DE UM FICHEIRO HTML

SCROLL CONTÍNUO DE UM FICHEIRO HTML SCROLL CONTÍNUO DE UM FICHEIRO HTML Introdução Com este tutorial vais aprender a criar um scroll para uma text field cujo seu conteúdo é código html que está num ficheiro.txt. Criar os botões de control

Leia mais

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Selos Temporais Configuração de Selos Temporais 1. Entre nas Configurações da Entidade 2. Clique em Adicionar fornecedor de selos temporais na secção Configuração

Leia mais

FERRAMENTA DE COMPRESSÃO E CIFRAGEM

FERRAMENTA DE COMPRESSÃO E CIFRAGEM Programa de COMPRESSÃO E CIFRAGEM SECRETZIP (apenas para Windows) O programa está incluído na unidade Flash USB. Consulte o manual na unidade Flash USB ou visite www.integralmemory.com para transferir

Leia mais

APOSTILA TÓPICOS ESPECIAIS ENGENHARIA CIVIL II

APOSTILA TÓPICOS ESPECIAIS ENGENHARIA CIVIL II APOSTILA TÓPICOS ESPECIAIS II DETERMINAÇÃO DE BACIAS DE CONTRIBUIÇÃO ATRAVÉS DO ARCGIS VOLUME 1 Revisão 1 Apostila para fins didáticos baseada no tutorial de Carla Carvalho Delimitação de bacias através

Leia mais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais 1/55 Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais Prática Eng. Allan Saddi Arnesen Eng. Frederico Genofre Eng. Marcelo Pedroso Curtarelli 2/55 Conteúdo programático: Capitulo 1: Conceitos

Leia mais

IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO AVANÇADA DE MAPAS DE QUANTIDADES, de EXCEL para CANDY e de CANDY para EXCEL

IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO AVANÇADA DE MAPAS DE QUANTIDADES, de EXCEL para CANDY e de CANDY para EXCEL IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO AVANÇADA DE MAPAS DE QUANTIDADES, de EXCEL para CANDY e de CANDY para EXCEL 1. ANTES DE IMPORTAR... 1 2. IMPORTAÇÃO DE MAPA DE QUANTIDADES SIMPLES... 3 3. IMPORTAR COM PREÇOS UNITÁRIOS

Leia mais

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo.

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo. novidades da versão 5.0 Faturação o Descontos o NIF estrangeiro o Observações o IVA nas linhas o Parametrização das margens o N.º de conta sequencial o Honorários editáveis o Impressão do meio de pagamento

Leia mais

Importação de Worksheets de Excel

Importação de Worksheets de Excel Importação de Worksheets de Excel ÍNDICE INTRODUÇÂO 2 PREPARAÇÃO DO TRABALHO CANDY PARA RECEBER OS DADOS 2 DEFINIÇÃO DAS ESPECIALIDADES E DAS VARIAVEIS GLOBAIS 2 CRIAÇÃO DOS CÓDIGOS DE PREÇO 3 IMPORTACÃO

Leia mais

Guião de trabalho do aluno

Guião de trabalho do aluno Proposta de exploração do GEGraph e do Google Earth Construção de um mapa 3D da distribuição da população mundial, 2008 Trabalho colaborativo Guião de trabalho do aluno 1 O objectivo geral deste trabalho

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Alchemy M a n

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Informática Escritório Electrónico Processador de Texto Avançado Folha de Cálculo Iniciação Folha de Cálculo Avançado Apresentação Gráfica Autocad Design Gráfico Illustrator

Leia mais

SDL TRADOS STUDIO. Projetos, memórias de tradução e glossários. Francisco Ferreira

SDL TRADOS STUDIO. Projetos, memórias de tradução e glossários. Francisco Ferreira SDL TRADOS STUDIO Projetos, memórias de tradução e glossários Francisco Ferreira susanavaldez.pt svaldez@susanavaldez.pt 2016 Índice 1 Projetos 1.1. Criar um projeto 3 1.2. Traduzir um ficheiro único 11

Leia mais

Apostila de impressão em AUTOCAD

Apostila de impressão em AUTOCAD Apostila de impressão em AUTOCAD Parte 1.- Configurar penas por cores Parte 2.- Configurar impressora (plotter) Parte 3.- Imprimir Parte 1.- Configurar penas por cores A partir do Autocad 2000 foi introduzido

Leia mais

ANEXO I. O Ambiente de desenvolvimento MpLab IDE v6.62

ANEXO I. O Ambiente de desenvolvimento MpLab IDE v6.62 ANEXO I O Ambiente de desenvolvimento MpLab IDE v6.62 Como ferramenta de desenvolvimento do código dos microcontroladores utilizou-se o MpLab IDE v6.62 da Microchip. A linguagem de programação utilizada

Leia mais

Catálogo BloguesEDU Apoio

Catálogo BloguesEDU Apoio Apoio Tutorial Novo Blogger 1 Neste tutorial, iremos apoiá-lo ao longo do processo de construção e personalização de um blogue com o novo layout da ferramenta Blogger (http://www.blogger.com ) à qual pode

Leia mais

Portal Cliente MYG SYSTEM

Portal Cliente MYG SYSTEM Portal Cliente MYG SYSTEM Índice: Entrada no Portal... 3 Configuração Utilizador... 3 Acesso as diversas contas (No caso de o utilizador ter varias contas associadas)... 4 Expedições... 5 o Criação Nova

Leia mais

ISA 2012/2013 Unidades curriculares: Geomática e SIGDR Aulas práticas 5 e 6

ISA 2012/2013 Unidades curriculares: Geomática e SIGDR Aulas práticas 5 e 6 ISA 2012/2013 Unidades curriculares: Geomática e SIGDR Aulas práticas 5 e 6 Objectivos: edição de dados; digitalizar objectos geográficos sobre uma fotografia aérea. Pretende-se criar dois novos conjuntos

Leia mais

Balcão Guia de Apoio à utilização da Funcionalidade para Georreferenciação de Operações (FGO)

Balcão Guia de Apoio à utilização da Funcionalidade para Georreferenciação de Operações (FGO) Balcão 2020 - Guia de Apoio à utilização da Funcionalidade para Georreferenciação de Operações (FGO) Índice 1 Informação Técnica:... 2 2 Passo-a-Passo:... 3 I. Formulário Candidatura - Caracterização -

Leia mais

TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO DO HABITASAMPA MAPA

TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO DO HABITASAMPA MAPA TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO DO HABITASAMPA MAPA , TUTORIAL PARA NAVEGAÇÃO NO MAPA DO HABITASAMPA Descrição geral 1 O habitasampa é uma ferramenta dedicada a publicação de mapas através da intra/internet e é

Leia mais

Tutorial 4. Para se obter estas estatísticas é necessário primeiramente atualizar as Tabelas de Atributos de cada Dataframe.

Tutorial 4. Para se obter estas estatísticas é necessário primeiramente atualizar as Tabelas de Atributos de cada Dataframe. Tutorial 4 Inserir campo e calcular comprimento num shapefile Atualizar a área num shapefile Calcular a distância e atualizar área projeção Lambert Calcular a distância e atualizar área projeção Cônica

Leia mais

Manual Rápido do Sistema GPC Gestão de Classificações Federação Columbófila Brasileira

Manual Rápido do Sistema GPC Gestão de Classificações Federação Columbófila Brasileira Manual Rápido do Sistema GPC Gestão de Classificações 2016 - Federação Columbófila Brasileira Este manual pretende dar uma visão da estrutura principal do programa. Se o usuário seguir os passos indicados

Leia mais

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal GS1 Portugal Sumário Plataforma Registo Nacional de Códigos... 3 Enquadramento... 3 Aceder à plataforma... 4 Criar Produto... 5 Código Interno... 5 Escolher imagem... 5 Histórico... 5 Alterar Produto...

Leia mais

Consultas I Para que servem? Como funcionam Tipos de consulta Consultas Selecção Consultas parametrizadas Consultas Tabela de referência cruzada

Consultas I Para que servem? Como funcionam Tipos de consulta Consultas Selecção Consultas parametrizadas Consultas Tabela de referência cruzada Consultas I Para que servem? Servem para analisar, filtrar, agrupar e/ou alterar dados de diversas maneiras e podem servir como origem de registos para formulários e relatórios Como funcionam As consultas

Leia mais

Tarefa Orientada 3 Aplic. Manutenção de Produtos Text Box

Tarefa Orientada 3 Aplic. Manutenção de Produtos Text Box Tarefa Orientada 3 Aplic. Manutenção de Produtos Text Box Objectivos: Utilização de uma fonte de dados. Criação de controlos Text Box ligados a uma fonte de dados. Criação de classes. Se uma tabela contém

Leia mais

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira Correio electrónico 1 1 Primeiros Passos Para aceder ao email do Agrupamento pode digitar directamente no seu browser (Internet Explorer, Firefox, Chrome, ) o endereço: webmail.aealbufeira.pt O correio

Leia mais

Recursos B-on. Web of Science. Saber usar. Novembro,2008

Recursos B-on. Web of Science. Saber usar. Novembro,2008 Recursos B-on Saber usar Novembro,2008 Bases de referência O que são? As bases de referência permitem-nos pesquisar as referências de um documento e desta forma obter a sua localização. Os documentos referenciados

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Flash LipSync

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO LAPIG-MAPS WANESSA CAMPOS SILVA Goiânia Junho de 2013

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP. Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP. Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II Profa. Luiza Maria Romeiro Codá 1. Criando um novo projeto: 1.1 Iniciando o Quartus II, criando

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Mash on Holidays

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 Módulo 1 Folha de Cálculo Conceitos básicos o Introdução o O que podemos fazer com o Microsoft Excel o Estrutura geral de uma folha de cálculo o Iniciar o Microsoft

Leia mais