UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR II Professor (es): DRT: SIMONE TOLAINE MASSETTO Carga horária: 02 aulas ( 02) Teoria ( ) Prática Ementa: Código da disciplina: Etapa 6ª Semestre Letivo: 2º/2013 Discussão, desenvolvimento e conclusão do trabalho científico apresentado dentro das regras metodológicas da monografia científica. Subsídios para que os alunos incorporem a metodologia científica à prática o profissional cotidiana. Subsídios para que os alunos consigam elaborar e realizar uma apresentação de seu estudo de maneira dinâmica e objetiva. Objetivos: Nessa disciplina espera-se que o discente seja capaz de: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Conhecer os diferentes procedimentos de análise dos dados; Relacionar os dados coletados com a literatura; Identificar novos possíveis problemas de pesquisa. Conhecer a dinâmica de apresentação de pesquisa e técnicas específicas de oratória Conteúdo Programático: Analisar os dados coletados aplicando os princípios básicos de uma pesquisa científica; Concluir a pesquisa; Realizar apresentação pública da pesquisa desenvolvida. Valorizar o conhecimento científico; Reconhecer a importância da pesquisa para a atuação profissional; Cooperar com as pesquisas dos colegas analisando, opinando e respeitando opiniões e metodologias diferentes da adota em seu estudo. Unidade Temática 1: Apresentação do Projeto de Pesquisa. Dimensão Conceitual: Aprofundamento na fundamentação adotada no trabalho. Conhecimento das diferentes possibilidades metodológicas, suas potencialidades e limitações. Dimensão Procedimental: Aplicação dos conhecimentos sobre metodologia da pesquisa, em especial dos métodos de coleta e análise de dados. Dimensão Atitudinal: Valorizar a estruturação da metodologia do trabalho. Reconhecer a importância da submissão do trabalho científico à análise dos seus pares e de especialistas na área.

2 Unidade Temática 2: Conclusão do Trabalho Dimensão Conceitual: Verificação da coerência interna do trabalho como um todo, bem como da redação final. Dimensão Procedimental: Finalização da coleta de dados seguida da Análise dos dados e conclusão do estudo. Dimensão Atitudinal: Valorização da produção científica existente reconhecendo a complementaridade do conhecimento advindo da práxis e do conhecimento científico. Unidade Temática 3: Apresentação do Trabalho Dimensão Conceitual: Conhecer técnicas de apresentação em Power Point Dimensão Procedimental:. Ser capaz de elaborar a apresentação em Power Point Dimensão Atitudinal:. Ter uma postura investigativa em relação às novas tecnologias de apresentação de textos científicos Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. Leituras recomendadas e elaboração de textos em aula: serão indicadas com a finalidade de proporcionar ao graduando oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica. Tarefas orientadas: quer realizados individualmente ou em pequenos grupos, devem estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem, proporcionando momentos para (a) apresentar e discutir assuntos relacionados à disciplina e (b) desenvolver suas capacidades criativas. Seminários: realizados pelos graduandos para que estes apresentem, embasados pela literatura, uma síntese e análise dos temas propostos, bem como suas idéias pessoais. Aulas em laboratório: familiarizar os graduandos para a utilização de técnicas de manipulação de instrumentos e equipamentos específicos, como também vivenciar a aplicação de experimentos e coleta de dados. Elaboração de atas ou relatórios: elaborar registros com a síntese dos conhecimentos aprendidos em aula para estimular a reflexão e o envolvimento dos graduandos em seu próprio processo de aprendizagem. Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no qual os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional. a) Estudos de caso: para aproximar as discussões conceituais e teóricas da realidade profissional, serão analisados casos que envolvam o conteúdo da disciplina e acontecimentos reais ou simulados,

3 analisando situações-problema e propondo soluções. b) Recursos audiovisuais: para viabilizar o aprendizado serão utilizados diapositivos, transparências, textos jornalísticos, filmes, fitas de vídeo, músicas e poesias. Bibliografia Básica: BARDIN, Laurence.. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70 DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 1994 LEFÉVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti. Discurso do sujeito coletivo: um enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). 2. ed. Caxias do Sul Educs, RICHARDSON, R.J. e col. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo, Atlas, 1985 THOMAS, J.R; NELSON, J.K Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Porto Alegre, Artmed, Bibliografia Complementar: BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, Makron Books, CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia científica, São Paulo, Mcgraw- Hill, FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2007 LAKATOS, E.M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica, São Paulo, Atlas, RUDIO, F.V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis, Vozes, RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo, Atlas, SALOMON,D. Como fazer uma monografia. São Paulo, Martins Fontes, 1994.

4 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ADAPTADA I Professor (es): DRT: CHRYSTIANNE SIMÕES DEL CISTIA Carga horária: 03 aulas ( ) Teoria ( ) Prática Ementa: Código da disciplina: Etapa 6ªD Semestre Letivo: 2º/2013 A disciplina visa possibilitar aos graduandos o conhecimento das especificidades das pessoas com comprometimento intelectual, auditivo, visual e físico e suas implicações para a atividade motora adaptada. Compreende as discussões das relações sociais e procedimentais estabelecidas com essa população, contextualizada sob o ponto de vista funcional e adaptativo atraves do esporte. Enfatiza as estratégias metodológicas e procedimentos que abarcam as características específicas da população nas atividades motoras adaptadas esporte paralimpico como meio de desenvolvimento bio-psicossocial das pessoas com deficiencia. Objetivos: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Nesta disciplina Elaborar, planejar, simular e espera-se que o executar atividades práticas discente seja relacionadas às questões das capaz de: deficiências diversas para Descrever, desenvolver propostas de comparar, analisar atividades motoras adaptadas e aplicar atividades para a aprendizagem de diversas sobre os aspectos habilidades básicas e específicas tanto na escola como na iniciação contextuais e esportiva nas diversas terminológicos que deficiências com esporte permeiam a paraolímpico. população com as. diversas deficiências. Conteúdo Programático: Valorizar e respeitar as deficiências abordadas Identificando as implicações dos diferentes acometimentos das pessoas para assim conseguir prever as possíveis adaptações necessárias. Unidade Temática 1: Necessidades e Implicações pedagógicas das diferentes necessidades especiais Dimensão Conceitual: Compreensão da terminologia sobre pessoas com necessidades especiais e deficiência. Dimensão Procedimental: Identificação das implicações pedagógicas das diferentes patologias: deficiência intelectual, auditiva, física e visual. Dimensão Atitudinal: Percepção dos aspectos psicossociais relacionados aos compromentimentos intelectuais, auditivos, visuais e físicos.

5 Unidade Temática 2: Atividade Motora Adaptada Dimensão Conceitual: Conhecimento das características gerais e específicas de um grupo. Dimensão Procedimental: Proposição de estratégias e recursos materiais para uma população específica. Dimensão Atitudinal: Valorização dos aspectos contextuais no planejamento de ações para intervenção. Unidade Temática 3: Planejamento de propostas de intervenção para com pessoas com necessidades especiais Dimensão Conceitual: compreensão dos padrões avaliativos individuais e circunstanciais. Dimensão Procedimental: Elaboração e seleção de propostas de intervenção com pessoas com necessidades especiais e deficiência. Dimensão Atitudinal: Aspectos relacionais envolvidos nas interações no trancorrer de atividades motoras com populações específicas. Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. Leituras recomendadas e elaboração de textos em aula: serão indicadas com a finalidade de proporcionar ao graduando oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica. Tarefas orientadas: quer realizados individualmente ou em pequenos grupos, devem estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem, proporcionando momentos para (a) apresentar e discutir assuntos relacionados à disciplina e (b) desenvolver suas capacidades criativas, as quais serão realizadas no projeto do Mackenzie e na Instituição Rainha da Paz. Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no qual os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional. a) Estudos de caso: para aproximar as discussões conceituais e teóricas da realidade profissional, serão analisados casos que envolvam o conteúdo da disciplina e acontecimentos reais ou simulados, analisando situaçõesproblemas e propondo soluções. b) Recursos audio-visuais: para viabilizar o aprendizado serão utilizados dispositivos, transparências, textos,filmes. Prática da intervenção supervisionada: momento no qual os graduandos são responsáveis pela organização do processo de intervenção, com os colegas e/ou com a comunidade, experimentando as etapas de: a) diagnóstico das características do público alvo, b) de elaboração de programas (definição de objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação), c) de aplicação do mesmo e d) avaliação de

6 todo processo. Em competições e arbitragens previamente marcadas Bibliografia Básica: DUARTE, Edison; LIMA, Sonia Maria Toyoshima. Atividade física para pessoas com necessidades especiais: experiências e intervenções pedagógicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, exemplares TEIXEIRA, L. Atividade física adaptada e saúde : da teoria à prática. São Paulo: Phorte, exemplares WINNICK, Joseph P. Educação física e esportes adaptados. Barueri: Manole, exemplares FRUG, CH,S. Educação Motora em portadores de deficiência formação da consciência corporal São Paulo: Plexus, exemplares Moreira,C.E. Educação Física Escolar: Desafios e Propostas Jundiaí: Ed. Fontoura, exemplares Bibliografia Complementar: FERREIRA, Eliana Lúcia. Dança em Cadeira de Rodas: os sentidos dos movimentos da dança como linguagem não-verbal. Brasília: Publicações, exemplares KOTTKE, F. J. e LEHMANN, J. F. Tratado de Medicina Física e Reabilitação de Krusen. Trad. Solange C. P. Siepierski. 4ª ed. São Paulo: Manole, exemplares GORGATTI, Márcia Gregoul; COSTA, Roberto Fernandes da (Org). Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. Barueri, SP: Manole, exemplares MOSQUERA, C. Educação Física para Deficientes Visuais. Rio de Janeiro: Sprint, exemplares

7 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TEORIA E PRÁTICA DO ATLETISMO II Professor (es): DRT: EDUARDO VINÍCIUS MOTA E SILVA Carga horária: 03 aulas (02 ) Teoria (01 ) Prática Ementa: Código da disciplina: Etapa 6ª Semestre Letivo: 2º/2013 A disciplina apresentará a modalidade esportiva Atletismo em suas dimensões históricas, pedagógicas, técnicas e sociais, capacitando o professor / profissional de educação física a compreender e aplicar processos de ensino-aprendizagem e de treinamento das provas de corridas sobre barreiras, com obstáculos e em revezamento, saltos verticais, lançamentos do disco e do martelo, e, combinadas, nos diversos campos de atuação da área. Objetivos: Nesta disciplina espera-se que o discente seja capaz de: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Conhecer e Relacionar a modalidade compreender, aprofundadamente, a organização e o funcionamento da modalidade esportiva atletismo com questões sociais emergentes; Elaborar e aplicar processos de organização de uma competição de Atletismo. esportiva Atletismo; Conhecer e analisar os processos de ensinoaprendizagem e treinamento para as provas de corridas em revezamento, sobre barreiras, e com obstáculos; saltos verticais, lançamentos do disco e do martelo e combinadas. Conteúdo Programático: Valorizar a utilidade do ensino destas provas no treinamento esportivo, na preparação física em geral e nas aulas de Educação Física escolar. Unidade Temática 1: Corridas de velocidade em revezamento e sobre

8 barreiraserro! Autoreferência de indicador não válida. Dimensão Conceitual: compreensão das regras, técnicas, treinamento, história e processos de ensino-aprendizagem das corridas de velocidade em revezamento e sobre barreiras e sua aplicabilidade às diversas áreas de atuação do Profissional de Educação Física. Compreensão das diferenças entre barreiras e obstáculos Dimensão Procedimental: experimentação e vivência de atividades lúdicas e técnicas voltadas ao ensino das provas de corridas em revezamento e sobre barreiras. Elaboração e aplicação de prática de intervenção supervisionada voltada ao desenvolvimento técnico das provas de corridas em revezamento. Dimensão Atitudinal: valorização da utilidade do ensino destas provas no treinamento esportivo de diversas modalidades, na preparação física em geral e nas aulas de Educação Física escolar. Unidade Temática 2: Saltos verticais Dimensão Conceitual: Compreensão das regras, técnicas, treinamento, história e processos de ensino-aprendizagem dos saltos verticais. Dimensão Procedimental: experimentação e vivência de atividades voltadas ao ensino das técnicas dos saltos verticais. Resolução de problemas envolvendo a classificação de resultados de provas, com utilização das regras da modalidade. Dimensão Atitudinal: valorização da utilidade do ensino destas provas no treinamento esportivo de diversas modalidades, na preparação física em geral e nas aulas de Educação Física escolar. Valorização do ensino dos saltos verticais com respeito às diferenças individuais. Valorização dos cuidados necessários para garantir a segurança na execução de atividades de saltos verticais. Unidade Temática 3: Atletismo e questões sociais emergentes Dimensão Conceitual: compreensão das possibilidades de utilização do Atletismo, como instrumento de reflexão sobre os problemas sociais que, também, afligem os esportes Dimensão Procedimental: elaboração de reflexão escrita e oral sobre questões sociais emergentes que aflijam a sociedade, através de seleção e leitura de matérias divulgadas pela mídia que tratem de temas como: doping, racismo, sexismo e exclusão. Erro! Autoreferência de indicador não válida.dimensão Atitudinal: compreensão das possibilidades de se utilizar do Atletismo para discutir e auxiliar na resolução de problemas sociais emergenteserro! Autoreferência de indicador não válida. Unidade Temática 4: Lançamentos do disco e do martelo Dimensão Conceitual: compreensão das regras, técnicas, treinamento, história e processos de ensino-aprendizagem das provas de Lançamento do Disco e do Martelo, bem como dos cuidados necessários ao seu ensino. Dimensão Procedimental: experimentação e vivência de atividades voltadas ao ensino das provas de Lançamento do Disco e do Martelo, com aplicação dos cuidados necessários ao seu ensino, sob o ponto de vista da segurança Dimensão Atitudinal: valorização das modalidades de lançamento como integrantes do Atletismo e possíveis de serem ensinadas com segurança e sua utilidade como instrumento de inclusão de alunos. Unidade Temática 5: Provas combinadas Dimensão Conceitual: Compreensão das regras das provas combinadas e do

9 seu sistema de pontuação Dimensão Procedimental: Utilização do sistema de pontuação das provas combinadas. Dimensão Atitudinal: valorização da utilização das provas combinadas como instrumento para a diversificação de conteúdos. Unidade Temática 6: Organização de eventos em Atletismo Dimensão Conceitual: compreensão do processo de organização de um evento de Atletismo. Dimensão Procedimental: planejamento, organização e execução de um evento de Atletismo. Acompanhamento da realização de um evento oficial de Atletismo Dimensão Atitudinal: valorização da realização de eventos de Atletismo, nas diversas condições espaciais. Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. Tarefas orientadas: quer realizados individualmente ou em pequenos grupos, devem estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem, proporcionando momentos para (a) apresentar e discutir assuntos relacionados à disciplina e (b) desenvolver suas capacidades criativas. Seminários: realizados pelos graduandos para que estes apresentem, embasados pela literatura, uma síntese e análise dos temas propostos, bem como suas idéias pessoais. Vivências motoras: serão oferecidas para que os graduandos experimentem a prática das habilidades específicas da modalidade e seu grau de complexidade, assim como para problematizar sua aprendizagem. Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no qual os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional. a) Estudos de caso: para aproximar as discussões conceituais e teóricas da realidade profissional, serão analisados casos que envolvam o conteúdo da disciplina e acontecimentos reais ou simulados, analisando situações-problemas e propondo soluções. b) Recursos audiovisuais: para viabilizar o aprendizado serão utilizados diapositivos, transparências, textos jornalísticos, filmes, fitas de vídeo, músicas e poesias. c) Visitas monitoradas: os graduandos irão a locais determinados, seja para conhecer os espaços da intervenção profissional, para observar e avaliar a intervenção do profissional e as atividades sistematizadas da Educação Física e/ou Esporte, assim como as relações

10 interpessoais deste contexto. Prática da intervenção supervisionada: momento no qual os graduandos são responsáveis pela organização do processo de intervenção, com os colegas e/ou com a comunidade, experimentando as etapas de: a) diagnóstico das características do público alvo, b) de elaboração de programas (definição de objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação), c) de aplicação do mesmo e d) avaliação de todo processo. Bibliografia Básica: MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, MATTHIESEN, S. Q. (org.). Atletismo se aprende na escola. Jundiaí: Editora Fontoura, RIUS SANT, J. Metodologia del Atletismo. 5. ed. Barcelona: Paidotribo, Bibliografia Complementar: FERNANDES, J. L. Atletismo: os saltos. 2. ed. São Paulo: EPU, FRÓMETA, E. R.; TAKAHASHI, K. Guia metodológico de exercícios em atletismo: formação, técnica e treinamento. Porto Alegre: Artmed, 2004.KIRSCH, A.; KOCH, K.; ORO, U. Antologia do Atletismo: metodologia para iniciação em escolas e clubes. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, SILVA, E. V. M.; DARIDO, S. C. O atletismo nos cursos de graduação em Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.17 n.3, p , jul. / set SUSLOV, F. P.; TIRONOV, S. A.; NIKITUNSKIN, V. G. Atletismo: preparação dos melhores corredores do mundo nas provas de velocidade e barreira. São Paulo: Aratebi, 1998.

11 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Professor (es): DRT: ISABEL PORTO FILGUEIRAS Carga horária: 02 aulas ( ) Teoria ( ) Prática Ementa: Código da disciplina: Etapa 6ª Semestre Letivo: 2º/2013 A disciplina aborda a problemática da avaliação escolar, identificando os alicerces teóricos da avaliação classificatória e da avaliação formativa, significando seu papel no processo de ensino aprendizagem numa perspectiva de superação de práticas excludentes, com vistas a uma educação de qualidade. Objetivos: Nessa disciplina espera-se que o discente seja capaz de: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Conhecer e refletir sobre as diversas abordagens de avaliação Ser capaz de escolher e aplicar estratégias de avaliação adequadas aos objetivos propostos em situação de ensino e aprendizagem Escolher e relacionar os conteúdos nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal com critérios de avaliação adequados a verificação das diferentes naturezas de aprendizagem Adotar postura ética na seleção de estratégias de avaliação. Valorizar a avaliação como elemento constitutivo do processo ensino aprendizagem Conteúdo Programático: Unidade Temática 1: A avaliação como caminho para a autoregulação e a autoavaliação do aluno Dimensão Conceitual: Conhecer, compreender e fortalecer os argumentos sobre a avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem Dimensão Procedimental: Apresentação, em forma de discussão em grupo, do entendimento, bem como um posicionamento crítico sobre as diferentes práticas avaliativas da Educação Física no processo de ensino e aprendizagem. Dimensão Atitudinal: Refletir acerca das práticas avaliativas a que foi submetido ao longo da formação básica e universitária e estabelecer relações com as propostas apresentadas nessa unidade de ensino.

12 Unidade Temática 2: Concepções de avaliação na Educação e na Educação Física Dimensão Conceitual: Conhecer as diferentes concepções de avaliação envolvendo principios quantitativos e qualitativos e analisar os desdobramentos históricos na prática educativa em aulas de Educação Física. Dimensão Procedimental: Apresentação, em forma de discussão em grupo, do entendimento, bem como um posicionamento crítico sobre as diferentes práticas avaliativas da Educação Física no processo de ensino e aprendizagem. Dimensão Atitudinal: Refletir sobre as diferentes concepções de avaliação e repensar as práticas avaliativas históricas marcadas por princípios sancionadores. Unidade Temática 2: As práticas avalaitivas em aulas de Educação Física Dimensão Conceitual: Conhecer e aprofundar conhecimentos relativos as práticas avaliativas historicamente constituidas pela área da Educação Física e estabelecer relações com os principios norteadores das praticas avaliativas no ambiente escolar Dimensão Procedimental: Vivenciar as diferentes praticas avaliativas historicas da Educação Física e elaborar adaptações para a aplicação no ambiente escolar Dimensão Atitudinal: Desenvolver e/ou aperfeiçoar a afinidade com a dinâmica do estudo e exploração de modelos teóricos, valorizar o trabalho em grupo, expressar opinião crítica e respeitar o ponto de vista dos membros do grupo de discussão. Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. Leituras recomendadas e elaboração de textos em aula: serão indicadas com a finalidade de proporcionar ao graduando oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica. Tarefas orientadas: quer realizados individualmente ou em pequenos grupos, devem estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem, proporcionando momentos para (a) apresentar e discutir assuntos relacionados à disciplina e (b) desenvolver suas capacidades criativas. Elaboração de atas ou relatórios: elaborar registros com a síntese dos conhecimentos aprendidos em aula para estimular a reflexão e o envolvimento dos graduandos em seu próprio processo de aprendizagem. Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no qual os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional. a) Estudos de caso: para aproximar as discussões conceituais e teóricas da realidade profissional, serão analisados casos que envolvam o conteúdo da disciplina e acontecimentos reais ou simulados, analisando situações-problema e propondo soluções. b) Recursos audio-visuais: para viabilizar o aprendizado serão

13 Bibliografia Básica: utilizados diapositivos, transparências, textos jornalísticos, filmes, fitas de vídeo, músicas e poesias. ALVES, Leonir Pessate. Portfólios como Instrumentos de Avaliação dos Processos de Ensinagem. In: ANASTASIOU, Lea das Graças C.; ALVES, Leonir Pessate (orgs.). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, FRANCO, Creso. Avaliação, Ciclos e Promoção na Educação. Porto Alegre: ArtMed, HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 32. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012 LUCKESI, Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, PERRENOUD, P.Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: ArtMed, 2007 ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez,1998. ZABALA, Antoni. A Avaliação: por que se deve avaliar? Esclarecimentos prévios sobre avaliação. In: ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998 Bibliografia Complementar: DARIDO, S. C. A avaliação em Educação Física Escolar: das abordagens à prática pedagógica. Anais do V seminário de Educação Física escolar, p ,1999. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas.. Porto Alegre: Artmed, 2007 VALLS, Enric. Os procedimentos educacionais: aprendizagem, ensino e avaliação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996 VASCONCELOS, C. dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagogico. São Paulo: Libertad Editora, WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Gente, 2004.

14 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: BASES METODOLOGICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA II Professor (es): DRT: ISABEL PORTO FILGUEIRAS Carga horária: 03 aulas ( ) Teoria ( ) Prática Ementa: Núcleo Temático: Código da disciplina: Etapa 6ª Semestre Letivo: 2º/2013 A disciplina se propõe a análise e discussão das especificidades metodológicas dos diversos campos de atuação do profissional de Educação Física, quais sejam, a academia de ginástica, o clube esportivo, o personal trainning, a 3ª. Idade, o acampamento/acantonamento, os portadores de necessidades especiais, entre outros, sob a ótica dos conteúdos específicos, das estratégias e das diversas formas de avaliação. Aborda ainda, sob a perspectiva da solução de problemas, uma visão atual da realidade, analisada a partir de experiências vivenciais, de entrevistas e de observação. Objetivos: Nessa disciplina espera-se que o discente seja capaz de: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e a: Compreender os conceitos de metodologia de ensino e prática reflexiva a partir da concepção do pensamento complexo b: Conhecer e refletir sobre as principais características metodológicas das diferentes áreas de atuação do Bacharel em Educação Física mediante a análise de modelos de planejamento orientados a autonomia e a autogestão c: Conhecer as fases do planejamento (análise da realidade, a: Refletir sobre a Educação Física enquanto prática educativa e os seus desdobramentos na formação do profissional da Educação Física que se utiliza da reflexão como um hábito b: Pensar e implementar planos de trabalho em Educação Física com base na interação com a realidade c: Produzir material teórico (apostilas) que possam servir de subsídio para os estudos das metodologias da Educação Física nas diferentes áreas de atuação do bacharel d: Desenvolver a análise crítica a partir da observação da realidade presente nas diversas áreas de atuação do profissional de Educação Física academia de ginástica, clube esportivo, personal trainning, 3ª. Idade, Valores a: Cooperar na elaboração e execução de propostas em grupo b: Valorizar o domínio do vocabulário próprio da profissão c: Valorizar as formas de comunicação oral e escrita d: aceitar e saber trabalhar as diferenças entre os colegas e: Conscientizar-se da sua importância na gestão do exercício para diferentes grupos em todas as fases da vida

15 objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação) para atuação nas diversas áreas da educação física. Conteúdo Programático: acampamento/acantonamento, portadores de necessidades especiais, entre outros; Unidade Temática 1: Metodologias de Ensino Dimensão Conceitual: Conhecimento das metodologias de ensino existentes nas áreas de atuação do Bacharelado. Dimensão Procedimental: Participação das atividades em grupo, visitas e palestras, com a devida análise crítica e capacidade de transformar as experiências em textos e apostilas. Dimensão Atitudinal: Respeito a diversidade de metodologias apresentada e reconhecimento das práticas profissionais como um valor relacionado à experiência. Unidade Temática 2: O planejamento Dimensão Conceitual: Conhecimento sobre os principais referenciais relacionados ao planejamento das ações pedagógicas. Dimensão Procedimental: Organização do material coletado nas visitas para que seja possível responder: o que se ensina? como se ensina? O que e como se avalia? Quem toma decisão no processo ensino-aprendizagem? Dimensão Atitudinal: Apresentar envolvimento e seriedade na elaboração do projeto, valorizar o trabalho em grupo, expressar opinião crítica sobre os assuntos desenvolvidos em aula; refletir sobre os conhecimentos e as experiências apresentadas pelos colegas agregando novos conhecimentos aos anteriores. Métodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. Leituras recomendadas e elaboração de textos em aula: serão indicadas com a finalidade de proporcionar ao graduando oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica. Tarefas orientadas: quer sejam realizadas individualmente ou em pequenos grupos, devem estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem, proporcionando momentos para (a) apresentar e discutir assuntos relacionados à disciplina e (b) desenvolver suas capacidades criativas. Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no qual os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional: a) Estudos de caso: para aproximar as discussões conceituais e teóricas

16 da realidade profissional, serão analisados casos que envolvam o conteúdo da disciplina e acontecimentos reais ou simulados, analisando situações-problemas e propondo soluções. b) Recursos audiovisuais: para viabilizar o aprendizado serão utilizados diapositivos, transparências, textos jornalísticos, filmes, fitas de vídeo, músicas e poesias. Bibliografia Básica: DIECKERT, J.; KURZ, D.; BRODTMANN, D. Elementos e princípios da educação física: uma antologia. Rio de Janeiro: Ao Livro Tecnico, v. 7 VASCONCELOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto politicopedagógico. 16. ed. São Paulo: Libertad, ZABALA, A. A pratica educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, Bibliografia Complementar: FERRAZ, O.L. et al. Pedagogia do movimento humano: pesquisa do ensino e da preparação profissional. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, v.18, p , ago CORRÊA, U. C. et al. Efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futebol de salão. Motriz, Rio Claro, v.10, n.2, p , mai/ago, FARIA, C. R.; GALATTI, L.R. Métodos de ensino na Capoeira: a técnica de desenhos como forma de auxiliar a aprendizagem de crianças e adolescentes no ensino formal. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, SP, v. 8, n. 11, jul/dez, MARCASSA, L. Metodologia do Ensino da Ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Pensar a Prática 7/2: , Jul/Dez, MORIN, Edgard. Cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 7. ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, KORSAKAS, P.; JUNIOR, D. de R. Os encontros e desencontros entre Esporte e Educação: uma discussão filosófico-pedagógica. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. I(I):83:93, 2002.

17 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TEORIA E PRÁTICA DO BASQUETEBOL II Professor (es): PAULO EDUARDO TORRES TONDATO Carga horária: 03 aulas ( ) Teoria ( ) Prática Ementa: DRT: Código da disciplina: Etapa 6ª Semestre Letivo: 2º/2013 Esta disciplina destina-se ao estudo dos aspectos teóricos e metodológicos da aprendizagem do Basquetebol. Assim como a análise sobre a definição de objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação de programas para intervenção profissional com adultos, bem como a compreensão da dinâmica da modalidade Objetivos: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Compreender e atuar sobre aspectos envolvidos na elaboração de programas esportivos com adultos, idosos e portadores de necessidades especiais na prática do Basquetebol; Conhecer os sistemas de ataque e defesa mais utilizados no Basquetebol; Planejar, desenvolver e avaliar atividades relacionadas ao Basquetebol através do conhecimento e da aplicação dos fundamentos da modalidade Desenvolver um pensamento crítico e criativo na aplicação do Basquetebol como meio de desenvolvimento de qualidade de vida para adultos, idosos e portadores de necessidades especiais; Valorizar a importância de uma atitude interdisciplinar, e preocupar-se com a inter-relação dos conteúdos desta disciplina com as outras áreas do conhecimento da Educação Física; Agir com autonomia, participando na construção de conhecimentos significativos para sua formação profissional; Conteúdo Programático: Unidade Temática 1:Metodologia global de aprendizagem nas modalidades coletivas: conceitos básicos Dimensão Conceitual: Conhecimento e compreensão dos conceitos que compõem as metodologias Globais. Dimensão Procedimental: Vivência dos conceitos das diversas variações das

18 metodologias globais, elaboração e aplicação desses conceitos considerando os aspectos metodológicos desenvolvidos a partir de habilidades motoras básicas envolvidas na aprendizagem do Basquetebol. Dimensão Atitudinal: Valorização das atividades que envolvam o jogo e suas possibilidades enquanto conteúdo na aprendizagem do Basquetebol. Unidade Temática 2: Sistemas de ataque e defesa no basquetebol Dimensão Conceitual: Compreensão dos sistemas táticos de ataque e defesa no Basquetebol Dimensão Procedimental Vivência motora e elaboração de programas de movimentos de ataque e defesa no Basquetebol Dimensão Atitudinal: Valorização dos aspectos técnicos e táticos individuais bem como os coletivos do Basquetebol Unidade Temática 3: Basquetebol e os cuidados na prevenção e na reabilitação de lesões Dimensão Conceitual: Compreensão da importância dos cuidados na prevenção de lesões no Basquetebol. Dimensão Procedimental: Planejamento, e avaliação de programas de prevenção de lesões esportivas. Dimensão Atitudinal: Valorização e compreensão da atuação profissional dentro da modalidade Basquetebol como agente de promoção de saúde. Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. Leituras recomendadas e elaboração de textos em aula: serão indicadas com a finalidade de proporcionar ao graduando oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica. Tarefas orientadas: quer realizados individualmente ou em pequenos grupos, devem estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem, proporcionando momentos para (a) apresentar e discutir assuntos relacionados à disciplina e (b) desenvolver suas capacidades criativas. Seminários: realizados pelos graduandos para que estes apresentem, embasados pela literatura, uma síntese e análise dos temas propostos, bem como suas idéias pessoais. Vivências motoras: serão oferecidas para que os graduandos experimentem a prática das habilidades específicas da modalidade e seu grau de complexidade, assim como para problematizar sua aprendizagem. Elaboração de atas ou relatórios: elaborar registros com a síntese dos conhecimentos aprendidos em aula para estimular a reflexão e o envolvimento dos graduandos em seu próprio processo de aprendizagem.

19 Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no qual os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional. a) Recursos audiovisuais: para viabilizar o aprendizado serão utilizados diapositivos, transparências, textos jornalísticos, filmes, fitas de vídeo, músicas e poesias. Prática da intervenção supervisionada: momento no qual os graduandos são responsáveis pela organização do processo de intervenção, com os colegas e/ou com a comunidade, experimentando as etapas de: a) diagnóstico das características do público alvo, b) de elaboração de programas (definição de objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação), c) de aplicação do mesmo e d) avaliação de todo processo. Bibliografia Básica: BOMPA, T.O. Treinando atletas de desporto coletivo. Phorte editora, São Paulo, DE ROSE JR., D. & TRICOLLI, V., Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática, Ed. Manole, São Paulo, SADI, R.S. Pedagogia do espoerte:descobrindo novos caminhos. Ícone Editora, São Paulo, SILVA, L.R.R. Desempenho esportivo: Treinamento com crianças e adolescentes. Phorte Editora, São Paulo, Bibliografia Complementar: ALMEIDA, M. B. - Basquetebol (1000 exercícios), Ed. Sprint, Rio de Janeiro, AMERICAN SPORT EDUCATION PROGRAM Ensinando Basquetebol para jovens, Ed. Manole, São Paulo, CARVALHO, W. Basquetebol, Ed. Sprint, Rio de Janeiro, COUTINHO, N. F. Basquetebol na escola, Ed. Sprint, Rio de Janeiro, DE ROSE JR., D., Esporte Atividade física na infância e na adolescência Uma abordagem multidisciplinar Editora Artmed, Porto Alegre, Modalidades esportivas coletivas Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, FERREIRA, A.E.X. & DE ROSE, D. JR. Basquetebol: técnicas e táticas, uma abordagem didático-pedagógica, EDUSP, São Paulo, FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro, Ed. Scipione, 2 a. Ed., São Paulo, GRECO, P.J., Iniciação esportiva universal: metodologia de iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG, MAGILL, R. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações, Ed. Edgard Blücher Ltda, Sao Paulo, MATHEWS, D.K. & FOX, E.L. Bases fisiológicas da educação física e dos desportos, Ed.Interamericana, 4 a. Ed., 1991.

20 OLIVEIRA, M. Desporto de base. São Paulo: Ícone 1998 OLIVEIRA, J. & TAVARES, F.- Estratégia e táctica nos jogos deportivos colectivos, Universidade do Porto, Portugal, REVERTIDO, R.S. & SCAGLIA, A.J. Pedagogia do esporte:jogos coletivos de invasão. Phorte Editora, São Paulo, SCHIMDT, R.A. & WRISBERG, C.A., Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Editora Artmed, Porto Alegre, TANI, G., MANOEL, E.J., KOKUBUN, E. & PROENÇA, J.E Educação Física Escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista, E.P.U., São Paulo, ZAKHAROV, A. Ciência do treinamento desportivo, Grupo Palestra, Rio de Janeiro, SITES:

21 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: BIOMECÂNICA II Professor (es): DRT: SÔNIA CAVALCANTI CORRÊA Carga horária: 02 aulas ( 02 ) Teoria ( ) Prática Ementa: Núcleo Temático: Código da disciplina: Etapa 6ª Semestre Letivo: 2º/2013 Nesta disciplina o aluno será introduzido à análise biomecânica mais aprofundada do movimento esportivo, incluindo o processamento quantitativo de dados biomecânicos. Serão abordados os fatores que determinam o movimento angular (torque) e as aplicações especiais de força relação impulso-momento, trabalho, energia. A metodologia específica de análise biomecânica será desenvolvida na prática no laboratório de biomecânica.será enfatizada a integração da biomecânica com as outras matérias que compõem a grade curricular da formação do aluno, de modo a favorecer a utilização do conteúdo da biomecânica no dia-a dia do profissional já formado. Objetivos: Nessa disciplina espera-se que o discente seja capaz de: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Compreender os conceitos de mecânica de fluidos, torque, e quantidade de movimento. Compreender os procedimentos básicos de coleta de dados de eletromiografia e o processamento tanto de eletromiografia como dos dados quantitativos da cinemetria. Conteúdo Programático: Utilizar estes conceitos para análise de um movimento específico. Coletar e analisar os dados de um movimento específico utilizando a eletromiografia e o programa de processamento de imagem. Unidade Temática 1: Mecânica de Fluidos. Perceber a utilidade da análise biomecânica nos procedimentos diários de um profissional de educação física. Dimensão Conceitual: Compreensão sobre força de empuxo, Resistência de forma,

22 Resistência de superfície, Resistência de onda, Força de sustentação, Princípio de Bernoulli, Efeito Magnus Dimensão Procedimental: Identificação das forças que agem no ar e na água em movimentos esportivos específicos, e como suas alterações influem no movimento. Dimensão Atitudinal: Críticar às novas modas que surgem diariamente para diminuir ou aumentar as resistências Unidade Temática 2: Cinética linear. Dimensão Conceitual: Compreensão dos conceitos de aplicações especiais de força relação impulso-momento linear e angular. Dimensão Procedimental: Identificação destes conceitos quando aparecerem em livros ou em artigos, e aplicá-los na análise de diversos movimentos como a bicicleta no futebol e o recebimento da bola no handebol. Dimensão Atitudinal: Análise crítica das alterações de técnicas sugeridas pelos atletas e técnicos campeões. Unidade Temática 3: Cinética angular Dimensão Conceitual: Compreensão dos conceitos de torque, alavancas, cálculos básicos. Dimensão Procedimental: Identificação do torque na geração do movimento de rotação e como aumentá-lo, aplicação no esporte e em lesões em geral. Dimensão Atitudinal: Valorização da biomecânica na análise das diversas seqüências pedagógicas propostas em livros de modo a encará-las à luz da geração e facilitação do movimento. Unidade Temática 4: Métodos de análise em biomecânica Dimensão Conceitual: Conhecimento dos parâmetros básicos para coleta de dados eletromiográficos; introdução aos programas utilizados para análise quantitativa em biomecânica. Dimensão Procedimental: Coleta de dados eletromiográficos em algum movimento específico do esporte, e processamento dos dados tanto cinemáticos como eletromiográficos. Dimensão Atitudinal: Percepção que a análise biomecânica com seus parâmetros quantitativos é importante para a compreensão mais aprofundada do movimento. Unidade Temática 5: Análise de dados biomecânicos Dimensão Conceitual: Análise do processamento de dados em biomecânica - estudo de gráficos e resultados clássicos em biomecânica. Dimensão Procedimental: Aplicação do processamento e gráficos nos dados biomecânicos próprios e apresentar em forma de seminário. Dimensão Atitudinal: Incorporação da análise biomecânica aos procedimentos utilizáveis pelo profissional de Educação Física. Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades Temáticas. Leituras recomendadas e elaboração de textos em aula: serão indicadas

23 com a finalidade de proporcionar ao graduando oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica. Tarefas orientadas: quer realizados individualmente ou em pequenos grupos, devem estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem, proporcionando momentos para (a) apresentar e discutir assuntos relacionados à disciplina e (b) desenvolver suas capacidades criativas. Seminários: realizados pelos graduandos para que estes apresentem, embasados pela literatura, uma síntese e análise dos temas propostos, bem como suas idéias pessoais. Aulas em laboratório: familiarizar os graduandos para a utilização de técnicas de manipulação de instrumentos e equipamentos específicos, como também vivenciar a aplicação de experimentos e coleta de dados. Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no qual os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional: a) Estudos de caso: para aproximar as discussões conceituais e teóricas da realidade profissional, serão analisados casos que envolvam o conteúdo da disciplina e acontecimentos reais ou simulados, analisando situações-problemas e propondo soluções. b) Recursos audiovisuais: para viabilizar o aprendizado serão utilizados diapositivos, transparências, textos jornalísticos, filmes, fitas de vídeo, músicas e poesias. Prática da intervenção supervisionada: momento no qual os graduandos são responsáveis pela organização do processo de intervenção, com os colegas e/ou com a comunidade, experimentando as etapas de: a) diagnóstico das características do público alvo, b) de elaboração de programas (definição de objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação), c) de aplicação do mesmo e d) avaliação de todo processo. Bibliografia Básica: CAMPOS, M. A. Biomecânica da Musculação.Rio de Janeiro, Sprint, 2002 CARR, G. Biomecânica dos Esportes. São Paulo, Manole, 1998 HAMILL,J; KNUTZEN,K.M. Bases biomecânicas do movimento humano.são Paulo, Manole,1999. Bibliografia Complementar: AMADIO, A.C; BARBANTI, V.J. A biomecânica do movimento humano e suas relações interdisciplinares.são Paulo, Estação Liberdade, ENOKA, R.M. Bases neuromecânicas da Cinesiologia. São Paulo:Manole,2000.

24 HALL, S. Biomecânica Básica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, KNUDSON, D.;MORRISON, G. Análise qualitativa do movimento humano, São Paulo:Manole, 2001 MCGUINNIS, P. Biomecânica do esporte e exercício, Rio Grande do Sul, Artmed, OKUNO, E.; FRATIN, L. Desenvolvendo a física do corpo humano: Biomecânica. Barueri: Manole, 2003.

25 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA NA ADOLESCÊNCIA Professor (es): DRT: DENISE ELENA GRILLO Carga horária: 03 aulas ( 02 ) Teoria ( 01 ) Prática Ementa: Código da disciplina: Etapa 6ª Semestre Letivo: 2º/2013 A disciplina discutirá a caracterização da população adolescente, buscando fornecer subsídos para a seleção de conteúdos e estratégias de ensino adequadas a esta faixa etária. Buscará, ainda, capacitar o aluno a elaborar processo de intervenção nos diversos campos de atuação profissional. Objetivos: Nesta disciplina espera-se que o docente seja capaz de: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores. Identificar, compreender e respeitar as características e atitudes comuns à adolescência. Reconhecer e selecionar os conteúdos pertinentes à esta população nos diferentes campos de atuação. Analisar, e aplicar práticas de intervenção adequadas às características do adolescente no que diz respeito às condições psícos sociais e fisiológicas. Conteúdo Programático: Elaborar e aplicar práticas de intervenção analisadas em aula e adequadas às características do adolescente no que diz respeito às condições psícos sociais e fisiológicas. Valorizar e propiciar situações de segurança nos procedimentos da elaboração de uma rotina de aula ao se conviver com adolescentes. Valorizar a importância do profissional em Educação Física no processo ensino - aprendizagem na aulas com adolescentes.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: BIOMECÂNICA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: CRESCIMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

Código da disciplina: Professor (es): RAUL ALVES FERREIRA FILHO DRT: Etapa 5ª Carga horária: Semestre Letivo: 1º/2013

Código da disciplina: Professor (es): RAUL ALVES FERREIRA FILHO DRT: Etapa 5ª Carga horária: Semestre Letivo: 1º/2013 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: TEORIA E

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª. ETAPA

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano:

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Educação Física na Infância Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: professorgilsonpereira@gmail.com Código:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Práticas Pedagógicas da Educação Física no Código: - Ensino Fundamental (1 ao 5 ano) Professor: Andrey

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TEORIA E PRÁTICA DO VOLEIBOL I Professor (es): RONÊ PAIANO Carga horária:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: BASES BIOLÓGICAS

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO. Código da disciplina: CITOLOGIA E HISTOLOGIA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO. Código da disciplina: CITOLOGIA E HISTOLOGIA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano EDUCAÇÃO FISICA 4ª. ETAPA

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Educação Física na Infância Código: FIS09 Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: gilson.souza@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 50h CH Prática: 10h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 50h CH Prática: 10h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Didática Geral Código: LET53 Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: gilson.souza@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Práticas Pedagógicas da Educação Física na Código: FIS09 Educação Infantil Professor: Gilson Pereira Souza

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia da Educação Física Adaptada Professora: Ana Carolina S. de Oliveira e-mail: ana.oliveira@fasete.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: LIBRAS -

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO Código da disciplina: 1106601-6

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Tendências da

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação do Ensino Aprendizagem Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contextualização histórica

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO DRT:

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO DRT: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia Científica Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito e concepção de ciência e a construção do

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 30h CH Prática: 10h CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): ---- Período: VI Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 30h CH Prática: 10h CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): ---- Período: VI Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia dos Esportes na Código: FIS13/1 Natureza Professor: Gilson Pereira Souza E-mail:

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Educação Física: contextualização

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Planejamento e Organização de Eventos Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: professorgilsonpereira@gmail.com

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Acompanhamento aos Projetos de Pesquisa I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Trabalho resultante

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia da Educação Física Adaptada Código: FIS12 Professor: Profa. Dra. Ana Carolina Santana

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU519 DISCIPLINA: PRATICA EDUCATIVA I - DIDÀTICA CARGA HORÁRIA: 75h EMENTA: OBJETIVOS:

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática disciplina: 15 Créditos (T-P- (4-0-4) Carga 48 horas Aula prática: Câmpus: SA I): horária: Código da Turma: Turno: Quadrimestre:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário resumo) Aspectos históricos e socioeconômicos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES QUÁTICOS I Professor (es): DRT: SÔNIA CAVALCANTI

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 00h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 00h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação Código: FIS00 Física e do Esporte Professor: Gilson Pereira

Leia mais

Departamento: Educação Física Unidade: Faculdade de Educação Física. Código: Vigência: 2011 Carga Horária: 90 Período: 1

Departamento: Educação Física Unidade: Faculdade de Educação Física. Código: Vigência: 2011 Carga Horária: 90 Período: 1 Departamento: Educação Física Unidade: Faculdade de Educação Física Curso: Licenciatura Grade Curricular Disciplina: Metodologia de ensino e pesquisa em natação Código: Vigência: 2011 Carga Horária: 90

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Coordenação Pedagógica. Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Coordenação Pedagógica. Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Coordenação Pedagógica Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) A escola como organização educativa e suas dimensões

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Evolução e tendências da administração

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática e os fundamentos educacionais

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: VII Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: VII Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Código: DIV87 Popular Professor: Gilson Pereira Souza E-mail:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

COORDENADORIA DO CURSO DE LETRAS

COORDENADORIA DO CURSO DE LETRAS COORDENADORIA DO CURSO DE LETRAS Ano: 2009 Semestre: 2 Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total 30h/a 40h/a 70h/a Unidade Programática: Estágio Curricular Supervisionado Professor:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

CARGA HORÁRIA: 90H CRÉDITOS:

CARGA HORÁRIA: 90H CRÉDITOS: EDUCAÇÃO FÍSICA MUNICÍPIO: TERESINA DISCIPLINA: TEORIA E PRÁTICA DO TREINAMENTO DESPORTIVO CARGA HORÁRIA: 90H CRÉDITOS: 2.4.0 Evolução do treinamento desportivo. Princípios Científicos do Treinamento Desportivo.

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Atletismo Código: FIS04 Professor: Jorge Paulo G. de Carvalho e-mail: Jorge.carvalho@fasete.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

MUNICÍPIO: TERESINA CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA COORDENADORA: ALDORA MARIA LEBRE FERREIRA CAMPUS / POLO DE REALIZAÇÃO: CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA

MUNICÍPIO: TERESINA CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA COORDENADORA: ALDORA MARIA LEBRE FERREIRA CAMPUS / POLO DE REALIZAÇÃO: CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA DISCIPLINA: TEORIA E PRÁTICA DO TREINAMENTO DESPORTIVO CARGA HORÁRIA: 90H CRÉDITOS: 2.4.0 Evolução do treinamento desportivo. Princípios Científicos do Treinamento Desportivo. Fundamentos do treinamento

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Literatura Brasileira e infantil Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Literatura infantil: conceito e história.

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID Área de Conhecimento Aspectos Pedagógicos do Movimento Humano Ementas / Bibliografia Ementa: Estágio Curricular Supervisionado IV Ensino Médio Objetivos.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR II Código da disciplina: 282.6500-9 Professor

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Dimensões da participação: política,

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS PROGRAMA DE ENSINO CAMPUS: Goiabeiras - CEFD CURSO: Educação Física UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE ENSINO 2016.2 HABILITAÇÃO: Licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS ANEXO I. Plano de ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS ANEXO I. Plano de ensino Universidade Federal do Espírito Santo Curso: Educação Física / Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ANEXO I Plano de ensino Departamento responsável: Departamento de Desportos Data de Aprovação

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Atletismo Código: FIS04 Professor: Danilo Santos Catelli e-mail: danilo.catelli@fasete.edu.br

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU321 DISCIPLINA: DIDÁTICA I CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA: A natureza da prática pedagógica

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º 1 - Ementa (sumário, resumo) Relações entre psicologia,

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Plano de Curso

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Plano de Curso FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Plano de Curso Disciplina: Basquetebol Docente Responsável pela Disciplina: Prof. Dr. Ramón Núñez Cárdenas Ano

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) A comunicação humana. Técnicas de leitura e interpretação

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Elaboração de Trabalho de Iniciação Científica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação I Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) A natureza

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Handebol e Voleibol Código: FIS05 Professor: Israel Caboclo de Lima Neto e-mail:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: ATIVIDADES FÍSICAS ALTERNATIVAS Código da disciplina: 282.6811.3 Professor

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO - GESEOR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO - GESEOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO - GESEOR Concurso Público para Professor Edital UESC Nᵒ 255/2013 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Coordenação do Curso de Educação Física CCEF

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Coordenação do Curso de Educação Física CCEF DISCIPLINA DO 8º SEMESTRE I IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Código Denominação Créditos CH Total CH Semanal EF Estágio Supervisionado III 10 150 10 II INDICAÇÃO DE PRÉ-REQUISITO(S) Estágio Supervisionado II III

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Gestão Escolar III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Gestão Escolar III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Gestão escolar democrática. Gestão escolar democrática:

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Apresenta e analisa

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo da organização da

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Abordagens histórica,

Leia mais

Fones: (0xx62)

Fones: (0xx62) UniEVANGÉLICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Avenida Universitária Km 3,5 CEP: 75 070.290 Anápolis GO Fones: (0xx62) 3310 6688 ANO:2017/1 PERÍODO: 7º BACHARELADO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DOS ESPORTES PARALÍMPICOS

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos da Ação Educativa em Espaços não Escolares

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos da Ação Educativa em Espaços não Escolares PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos da Ação Educativa em Espaços não Escolares Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos e dimensões

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina: TREINAMENTO ESPORTIVO EM HANDEBOL Professor (es): DRT: RUDNEY UEZU 201.105-4

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 037/11-COGEP

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/I (Currículo iniciado em 2013)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/I (Currículo iniciado em 2013) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/I (Currículo iniciado em 2013) ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA 68 h/a 0689/I Introdução ao estudo da anatomia humana. Osteologia, sindesmologia,

Leia mais

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório,

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA Página 1 de 5 UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE DISCIPLINA 2016.1 DISCIPLINA: Estágio Supervisionado

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Filosofia da Educação I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Filosofia da Educação I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Filosofia da Educação I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos básicos: filosofia, filosofia da educação

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Handebol e Voleibol Código: FIS05 Professor: Gilson Pereira Souza e-mail: gilson.souza@fasete.edu.br

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016) ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA D0041/I 68 H Introdução ao estudo da anatomia humana.

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 30h CH Prática: 10h CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: IV Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 30h CH Prática: 10h CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: IV Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Planejamento e Organização de Eventos Código: DIV84 Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: gilson.souza@fasete.edu.br

Leia mais

Educação Física. 1º Bloco Eixo Temático Articulador: Educação e Sociedade

Educação Física. 1º Bloco Eixo Temático Articulador: Educação e Sociedade Educação Física 1º Bloco Eixo Temático Articulador: Educação e Sociedade Aspectos Filosóficos da Educação Física 60h Análise da contribuição da Filosofia enquanto referências para o processo de construção

Leia mais