CÓPIA E EXPORTAÇÃO DE SALA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÓPIA E EXPORTAÇÃO DE SALA"

Transcrição

1 CÓPIA E EXPORTAÇÃO DE SALA

2 Você sabia? No Blackboard, é possível reutilizar os conteúdos de uma maneira prática, adaptando as estruturas e materiais existentes. Você pode copiar o conteúdo de uma disciplina para outra, como também exportar as atividades planejadas em sua sala para que outro professor aproveite a mesma proposta. Veja como é fácil: No primeiro tutorial, aprenda a realizar a cópia de conteúdos, na íntegra ou em partes, de uma sala para outra, em disciplinas que você leciona. No segundo, aprenda a exportar um pacote de conteúdos, que pode servir de backup e também para compartilhar seu planejamento com outro professor. No terceiro, aprenda a realizar o processo de importação de um pacote de conteúdos.

3 Tutorial 1 - Cópia de sala no Blackboard No Blackboard, é possível copiar o conteúdo de uma disciplina para outra, na íntegra ou em partes, sem sobrescrever o que já foi proposto na sala de destino. Por exemplo, se dois cursos seguem a mesma proposta de atividades, você pode reaproveitar o Plano de Ensino já disponível no ambiente e adaptá-lo na nova sala ou, então, selecionar apenas as áreas de conteúdo que necessita copiar para complementar a proposta da nova sala.

4 Para realizar a cópia de sala, acesse o curso (disciplina) que deseja copiar (sala de origem, em que as atividades foram criadas) e, no menu lateral, clique em Painel de controle > Pacotes e utilitários > Copiar disciplina.

5 Observe que o tipo de cópia Copiar materiais do curso para um curso existente já vem selecionado pelo ambiente, não sendo necessário realizar nenhuma ação.

6 Na área Selecionar opções de cópia, clique em Pesquisar, na caixa ID do curso de destino, para localizar a sala de destino.

7 Escolha a sala de destino e, em seguida, no canto inferior direito, clique em Enviar.

8

9

10 Na área Anexos de arquivo, selecione Copie links e conteúdo e clique em Enviar. Essa opção faz cópia somente dos arquivos vinculados aos itens selecionados.

11 Aguarde, pois o processo de cópia pode demorar alguns minutos. Ao concluir, é exibida uma mensagem de sucesso.

12 Acesse a sala de destino e clique em Plano de Ensino para visualizar a cópia e realizar ajustes, caso necessário.

13 Tutorial 2 - Exportação de sala no Blackboard O recurso de exportação é utilizado para fazer backup de conteúdos e links, bem como para realizar cópia do Plano de Ensino para outra sala do ambiente com professores distintos, ou seja, criar um pacote de conteúdo e ferramentas que pode ser importado e utilizado em outra disciplina que possua a mesma proposta. Importante! Os pacotes de exportação são baixados e importados em formato.zip. Não descompacte um pacote de exportação nem exclua arquivos dele, para que a importação do pacote seja realizada corretamente.

14 Para realizar a exportação de sala, acesse o curso que deseja copiar (sala de origem, em que as atividades foram criadas) e, no menu lateral, clique em Painel de controle > Pacotes e utilitários > Exportar/arquivar curso.

15 Na página Exportar/arquivar curso, clique em Pacote de exportação na barra de ação.

16 Na página Exportar disciplina, desça a barra de rolagem para selecionar as opções de anexo.

17 Em Anexos de arquivo, na área Diretório padrão dos arquivos do curso, selecione a opção Copiar links e incluir cópias dos arquivos. Assim, o acesso aos conteúdos relacionados é atualizado, de forma que o curso recém-copiado (disciplina de destino) tenha os mesmos acessos do curso de origem. Na área Arquivos fora do diretório padrão do curso, selecione Copiar apenas links para arquivos armazenados fora.

18 Atenção! O tamanho máximo do pacote a ser gerado é 1 GB. Clique em Calcular tamanho para verificar o tamanho da sua disciplina.

19 Caso ultrapasse o tamanho permitido, clique em Gerenciar conteúdos de pacote para visualizar os arquivos e verificar quais podem ser excluídos.

20

21 Após o envio da página Exportar disciplina, o sistema inicia a criação do pacote. Você receberá um do sistema quando o processo estiver concluído.

22 Ao exportar ou arquivar um pacote, ele não é exibido na página de imediato. Após receber o informando sobre a criação do pacote, abra a página Exportar/arquivar curso para localizar o pacote e faça o download para uma pasta de fácil localização em seu computador, clicando no nome do arquivo criado (em vermelho).

23 Tutorial 3 - Importação de sala no Blackboard O pacote de importação é um arquivo.zip, com o conteúdo da disciplina exportada. A importação de pacotes não inclui matrículas ou registros do usuário, como publicações em grupos de discussão e tentativas de avaliação. Importante! Caso já tenha atividades planejadas na sala de destino, nenhum conteúdo será removido e substituído pelo conteúdo do pacote. O conteúdo importado irá se juntar ao conteúdo existente.

24 Para realizar a importação de sala, acesse a sala do curso de destino (em que as atividades devem ser importadas) e, no menu lateral, clique em Painel de controle > Pacotes e utilitários > Importar pacote/exibir logs.

25 Clique em Pacote de importação.

26 Na área Selecionar um pacote, clique em Pesquisar Meu Computador para procurar o arquivo.zip que você salvou ao término do processo de exportação.

27 Após localizar o arquivo, clique em Abrir.

28 Observe que o pacote foi selecionado.

29

30 Em seguida, no canto inferior direito, clique em Enviar.

31 Aguarde, pois o processo de importação pode demorar alguns minutos. Ao concluir, é exibida uma mensagem de sucesso. Pronto! Agora clique em Plano de Ensino para visualizar as atividades importadas e realizar os ajustes, caso necessário.

MANUAL BLACKBOARD AVANÇADO

MANUAL BLACKBOARD AVANÇADO MANUAL BLACKBOARD AVANÇADO PROFESSORES ROBSON DOS SANTOS DIAS suporteblackboard.udi@esamc.br ESAMC UBERLÂNDIA PRESIDENTE Luiz Gracioso DIRETOR Adriano Gargalhone Novaes COORDENAÇÃO ACADÊMICA Maria Odete

Leia mais

PLANO DE ENSINO EXPORTAÇÃO DE MATERIAIS DO EUREKA E IMPORTAÇÃO PARA O BLACKBOARD

PLANO DE ENSINO EXPORTAÇÃO DE MATERIAIS DO EUREKA E IMPORTAÇÃO PARA O BLACKBOARD PLANO DE ENSINO EXPORTAÇÃO DE MATERIAIS DO EUREKA E IMPORTAÇÃO PARA O BLACKBOARD Você sabia que é possível exportar alguns arquivos do Eureka para uma sala de disciplina no ambiente Blackboard? Neste tutorial,

Leia mais

CÓPIA E EXPORTAÇÃO DE SALA

CÓPIA E EXPORTAÇÃO DE SALA CÓPIA E EXPORTAÇÃO DE SALA Você sabia? No Blackboard, é possível reutilizar os conteúdos de uma maneira prática, adaptando as estruturas e materiais existentes. Você pode copiar o conteúdo de uma disciplina

Leia mais

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador)

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Download JAVA 7 32 bits Para a utilização do sistema, antes é necessário que você tenha instalado a versão 7.8 do Java Runtime Environment em seu

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook 2013, clicar no menu de Arquivo. 2. Selecionar a opção Configurações de Conta

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

IMPORTAR CONTEÚDO NO MOODLE

IMPORTAR CONTEÚDO NO MOODLE IMPORTAR CONTEÚDO NO MOODLE Os recursos apresentados neste tutorial permitem que o professor realize a importação de atividades e recursos de qualquer outro curso/disciplina, evitando que o professor reconfigure

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Após efetuar a compra do Bentley topograph, você receberá um email com um arquivo PDF anexado. Guarde esse arquivo, pois ele contém as informações

Leia mais

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 SUMÁRIO Instalando o Microsoft Office... 2 Informações de pré-instalação... 2 Instalando o Microsoft Office... 3 Introdução... 7 Precisa de mais ajuda?...

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Tutoriais Able Business JUNIOR

Tutoriais Able Business JUNIOR Tutoriais Able Business JUNIOR Manual de Integração Emissor Gratuito SEFAZ x Able Business JUNIOR Exportando os cadastros do Emissor Gratuito da SEFAZ... 2 Importando os cadastros no Able Business JUNIOR...

Leia mais

08/03/

08/03/ Importando Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) 08/03/2017 2017 0026.0 01 IMPORTAÇÃO DE ARQUIVOS XML 2 a) Tenha a certeza de sempre estar com a última atualização do seu emissor de NF-e antes de efetuar qualquer

Leia mais

Ponto Secullum 4 Cópia de segurança

Ponto Secullum 4 Cópia de segurança Ponto Secullum 4 Cópia de segurança O Ponto Secullum 4 permite que sejam importados dados de cadastros e marcações do Ponto Secullum 3 e próprio Ponto Secullum 4. O sistema importa informações de banco

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500

MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500 MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500 OBJETIVO: AUXILIAR O USUÁRIO A FAZER CONTAGENS DE ESTOQUES E IMPORTÁ-LAS PARA O SIGPOSTO. A CONTAGEM DE ESTOQUE É DIVIDIDA EM 4 ETAPAS, SENDO ELAS:

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO B

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO B TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO B Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 2 Autenticação... 3 2.1 Nescon... 4 2.2 Criar conta... 5 2.3 Autenticação Nescon... 8 2.4 Autenticação

Leia mais

MANUAL DE RESTAURAÇÃO DE DADOS DO MOODLE ANTIGO PARA A NOVA VERSÃO.

MANUAL DE RESTAURAÇÃO DE DADOS DO MOODLE ANTIGO PARA A NOVA VERSÃO. MANUAL DE RESTAURAÇÃO DE DADOS DO MOODLE ANTIGO PARA A NOVA VERSÃO. Este manual explica como fazer a reutilização dos arquivos/documentos de uma disciplina já configurada na versão antiga do Moodle e importar

Leia mais

Manual aplicativo Filr Novell

Manual aplicativo Filr Novell Manual aplicativo Filr Novell Este aplicativo deve ser baixado e instalado do site da Apple. O aplicativo Filr da Novell permite que o usuário transfira arquivos do computador para o ipad e vice-versa,

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CERTIFICADO NF-E

ATUALIZAÇÃO CERTIFICADO NF-E MANUAL AVANÇO MANUAL INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA ATUALIZAÇÃO CERTIFICADO NF-E [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de e-mail] Material Desenvolvido para a Célula NF-e Autor:

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE ATENÇÃO: 1. Sempre utilize a última versão do NET Framework (*) no computador. 2. Desabilite o Antivírus - ANEXO I 3. Desabilite o Firewall - ANEXO II Segue no final deste

Leia mais

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR 1 Índice Introdução... 3 ARMAZENADOR XML... 4 DANFE Recebidos... 4 Gerenciar XML NF-e / CT-e... 5 Upload... 5 Download... 7 Excluir... 8 DANFE / DACTE... 8 Enviar por E-mail...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500

MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500 MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500 OBJETIVO: AUXILIAR O USUÁRIO A FAZER CONTAGENS DE ESTOQUES E IMPORTÁ-LAS PARA O SISTEMA SELLER A CONTAGEM DE ESTOQUE É DIVIDIDA EM 4 ETAPAS, SENDO

Leia mais

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica (LimerSoft SisVendas versão 12)

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica (LimerSoft SisVendas versão 12) 1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica (LimerSoft SisVendas versão 12) No programa LimerSoft SisVendas versão 12 gera o XML da NFe de produtos versão 4.01, porém será necessário programas emissores

Leia mais

MOODLE. APRENDER UnB. Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos na plataforma. Moodle 2.7. Aprender sem mistérios

MOODLE. APRENDER UnB. Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos na plataforma. Moodle 2.7. Aprender sem mistérios MOODLE Aprender sem mistérios Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos na plataforma APRENDER UnB Moodle 2.7 Setembro 2015 República Federativa do Brasil Presidenta Dilma Rousseff Universidade

Leia mais

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP 5.0 10.3.1.6 Lab - Backup e Recuperação no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos dados. Equipamento

Leia mais

Importação de dados. Importando Cupons Fiscais

Importação de dados. Importando Cupons Fiscais Conteúdo 1Introdução 2 Super Fiscal 2.1 Importação de dados 2.1.1 Importando Cupons Fiscais 2.1.1.1 eecfc 2.1.1.1.1Configuração do eecfc 2.1.1.1.2Gerar Arquivo Binário 2.1.1.1.3Gerar Arquivo Texto 2.1.1.2Importador

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

Produção Intelectual SIGAA

Produção Intelectual SIGAA Produção Intelectual SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br Produção Intelectual Objetivos Este módulo permite o cadastramento e o gerenciamento das produções

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Como postar o Plano de Ensino e o Plano de Aula no BLACKBOARD Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. Acessando ao BLACKBOARD 2. Como

Leia mais

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Escritório de Projetos e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA Fazemos parte do Claretiano Rede de Educação Sumário 1. Portal

Leia mais

BLACKBOARD. Navegando no Blackboard AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

BLACKBOARD. Navegando no Blackboard AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO BLACKBOARD AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Navegando no Blackboard Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. Introdução; 2. Como utilizar o item LINKS RÁPIDOS; 3. Como

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Selos Temporais Configuração de Selos Temporais 1. Entre nas Configurações da Entidade 2. Clique em Adicionar fornecedor de selos temporais na secção Configuração

Leia mais

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube TUTORIAL Como enviar vídeos para o Youtube Nesse tutorial vamos aprender como criar uma conta no Gmail, criar uma conta no Youtube, fazer o upload de um vídeo no Youtube e copiar o link para compartilhamento.

Leia mais

PRIMEIROS PASSOS. Manual do usuário. Suporte Ambra Saúde

PRIMEIROS PASSOS. Manual do usuário. Suporte Ambra Saúde PRIMEIROS PASSOS Manual do usuário Resumo Este manual visa auxiliar nos primeiros passos do usuário final dentro da plataforma Ambra, de maneira que as atividades diárias e mais comuns sejam abordadas

Leia mais

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird Pagina 1 Titulo do Manual [Parâmetros Gerais] Elaboração [Ricardo Francisco Mizael] Versão 1.0 Data Elaboração 27/10/2011 Paginas 21 Data Revisão 22/11/2011 Pagina 2 Conteúdo do Manual Apresentação...3

Leia mais

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e Aqui se dá o começo do processo de criação da nota fiscal de serviço eletrônica. Como a Prefeitura é que gera a NFS-e, o que será feito é um RPS, com todas as informações da nota, que serão enviadas à

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

Essa versão permite realizar a integração entre o Condomínio21 e Imobiliária21.

Essa versão permite realizar a integração entre o Condomínio21 e Imobiliária21. Integração do Condomínio21 ao Imobiliária21 1. Integração entre o Condomínio21 e o Imobiliária21 Processos no Condomínio21 Essa versão permite realizar a integração entre o Condomínio21 e Imobiliária21.

Leia mais

Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4

Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4 Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4 Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 Introdução Este documento tem como objetivo

Leia mais

Importar dados do Windows Live Mail para Microsoft Outlook 2010

Importar dados do Windows Live Mail para Microsoft Outlook 2010 1 de 8 10/11/2016 22:02 0 Entrar Importar dados do Windows Live Mail para Microsoft Outlook 2010 Este é um artigo passo a passo. Sumário Este artigo irá guiá-lo para migrar seus contatos, mensagens e dados

Leia mais

ENVIO DE . Envio de AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

ENVIO DE  . Envio de  AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO ENVIO DE E-MAIL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Envio de E-mail Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. E-mail 2. Como enviar um e-mail. 2 1. E-mail Utilizar o AVA 1, Ambiente Virtual de Aprendizagem,

Leia mais

3. Como olhar os s da sua conta de do grupo rio do peixe? 6. Como visualizar ou criar novos contatos no e-groupware?

3. Como olhar os  s da sua conta de  do grupo rio do peixe? 6. Como visualizar ou criar novos contatos no e-groupware? FAC E-Groupware Sumário 1. Como acessar o E-Groupware? 2. Como alterar a sua senha do E-Groupware? 3. Como olhar os e-mails da sua conta de e-mail do grupo rio do peixe? 4. Como escrever um novo e-mail?

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

Objetivo. Coletor de Dados Cadastro de Layout no Sismoura. Importar arquivo de coletor para o Sismoura.

Objetivo. Coletor de Dados Cadastro de Layout no Sismoura. Importar arquivo de coletor para o Sismoura. Coletor de Dados Objetivo Coletor de Dados Cadastro de Layout no Sismoura. Importar arquivo de coletor para o Sismoura. Pré - Requisito O software do Coletor de Dados deve estar instalado no computador

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados Sidicom S4 Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados A importância da atualização do sistema Atualizar o seu sistema é crucial para o bom funcionamento de sua empresa. Nossa

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros para DKWeb DKWeb Alunos Guia de uso Revisão 26/02/2019

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros para DKWeb DKWeb Alunos Guia de uso Revisão 26/02/2019 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros Configuração de Parâmetros para DKWeb DKWeb Alunos 1.6-180219 Guia de uso Revisão 26/02/2019 Sumário 1. Acesso aos parâmetros... 2 2. Alterar imagem de fundo...

Leia mais

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2015 Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2 Sumário 1 Acessando o Correio Eletrônico... 4 1.1 Cota de e-mail...

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AOS RESULTADOS

TUTORIAL DE ACESSO AOS RESULTADOS TUTORIAL DE ACESSO AOS RESULTADOS No site, estão disponíveis resultados por escola e por aluno. Os resultados por escola trazem os indicadores de participação e desempenho (proficiência e distribuição

Leia mais

1. Realizar cadastro no WS SINAL, como empresa fornecedora: - WS SINAL - Cadastro de Remetente;

1. Realizar cadastro no WS SINAL, como empresa fornecedora: - WS SINAL - Cadastro de Remetente; 1. Realizar cadastro no WS SINAL, como empresa fornecedora: - WS SINAL - Cadastro de Remetente; 2.1. Preencher os dados da empresa no formulário de cadastro: OBS.: Após clicar no botão Salvar, a empresa

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AOS RESULTADOS

TUTORIAL DE ACESSO AOS RESULTADOS TUTORIAL DE ACESSO AOS RESULTADOS No site, estão disponíveis resultados por escola e por aluno. Os resultados por escola trazem os indicadores de participação e desempenho (proficiência e distribuição

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

Tutorial para o uso do sistema de Logística

Tutorial para o uso do sistema de Logística Tutorial para o uso do sistema de Logística Sumário Geração da Ata Extra... 1 Controle de Presença On-line... 5 Impressão das Provas no Polo de Apoio Presencial... 8 GERAÇÃO DA ATA EXTRA A geração da Ata

Leia mais

Organizar. Colaborar. Descobrir. GUIA DE MIGRAÇÃO. RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers

Organizar. Colaborar. Descobrir.  GUIA DE MIGRAÇÃO. RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers Organizar. Colaborar. Descobrir. www.mendeley.com GUIA DE MIGRAÇÃO RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers Como migrar do RefWorks para o Mendeley Na migração do RefWorks para o Mendeley, as etapas são diferentes

Leia mais

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube 1 TUTORIAL Como enviar vídeos para o Youtube 1 Nesse tutorial vamos aprender como criar uma conta no Gmail, criar uma conta no Youtube, fazer o upload de um vídeo no Youtube e copiar o link para compartilhamento.

Leia mais

Manual para Atualização de Índices do FGTS e INSS

Manual para Atualização de Índices do FGTS e INSS Systemar Informática Ltda Agosto 2017 Índice Manual explicativo para atualização de índices do FGTS Mensal... 3 Manual explicativo para atualização de índices para GRRF Eletrônica... 10 Manual explicativo

Leia mais

Instalação do SayerDispenser

Instalação do SayerDispenser Instalação do SayerDispenser 1 - Para baixar o setup do SayerDispenser, favor acessar o link abaixo: http://matriz.sayerlack.com.br/sayerdispenser - Clicar no link Instalação do SayerDispenser - Realizar

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

Tutorial para Ativação e Atualização de GPS Importante: Para GPS com versão 8,24 não há a necessidade de atualização. Para ver que versão o cliente

Tutorial para Ativação e Atualização de GPS Importante: Para GPS com versão 8,24 não há a necessidade de atualização. Para ver que versão o cliente Tutorial para Ativação e Atualização de GPS Importante: Para GPS com versão 8,24 não há a necessidade de atualização. Para ver que versão o cliente tem no GPS basta clicar em navegação, clicar em aceito

Leia mais

EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas

EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas Tutorial support.ebsco.com Bem-vindo ao tutorial de Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas da EBSCO Publishing, um guia conciso dos recursos mais

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500

MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500 MANUAL DE UTILIZAÇÃO COLETOR OPTIMUS METROLOGIC SP5500 OBJETIVO: AUXILIAR O USUÁRIO A FAZER CONTAGENS DE ESTOQUES E IMPORTÁ-LAS PARA O SISTEMA EMSYS3 DA REZENDE OBS: É IMPORTANTE DESTACAR QUE ESTA CONEXÃO

Leia mais

Novo Sistema de Relatórios. Associado. Informação Confidencial

Novo Sistema de Relatórios. Associado. Informação Confidencial Novo Sistema de Relatórios Associado BOAS VINDAS Olá, meu nome é Maria Auxiliadora e meu objetivo é apresentar para você o Novo Sistema de Relatórios do SPC Brasil, que tem a finalidade de facilitar o

Leia mais

MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR. Versão 1.2

MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR. Versão 1.2 MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR Versão 1.2 1 SUMÁRIO 1. O Sistema Cidadão Eleitor...6 2. Primeiro acesso...7 2.1. Login...7 2.2.Editar conta...7 2.3.Dados adicionais...8 2.4.Trocar senha...9 3. Parametrização

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

Consultar e Reenviar CFe com Erro Manual do Usuário Fiscal Cód. RETFIS22

Consultar e Reenviar CFe com Erro Manual do Usuário Fiscal Cód. RETFIS22 Consultar e Reenviar CFe com Erro Manual do Usuário Fiscal Cód. RETFIS22 Revisão 09/10/2017 Introdução Consultar e Reenviar CFe com Erro. Procedimento Observação: Para seguir o procedimento abaixo o certificado

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Conteúdo 1. Tutorial da Primeira Execução Usando o modo Online do DigiMecum Usando o modo Offline do DigiMecum (sem conexão à internet)

Conteúdo 1. Tutorial da Primeira Execução Usando o modo Online do DigiMecum Usando o modo Offline do DigiMecum (sem conexão à internet) Conteúdo 1. Tutorial da Primeira Execução... 2 2. Usando o modo Online do DigiMecum... 6 1.1 Navegação em Abas... 7 1.2 Pesquisa por Artigos... 8 1.3 Adicionando uma Norma Personalizada... 9 3. Usando

Leia mais

Arquiteturas e desenhos finais

Arquiteturas e desenhos finais Arquiteturas e desenhos finais Ao contrário das versões anteriores do Eberick, em que os comandos para importação e exportação de arquivos DWG/DXF eram acessados no menu Ferramentas, a partir do Eberick

Leia mais

Manual de Utilização PrintScout

Manual de Utilização PrintScout Manual de Utilização PrintScout Sumário 1. Login... 3 2. Tela Home... 4 3. Meus Locais... 5 3.1 Editar Local... 6 3.2 Adicionar Equipamento... 7 3.3 Alterar Dados de um Equipamento... 7 3.4 Excluir um

Leia mais

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo. fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PUBLICAÇÃO TUTORIAL VÍDEO DO AULA - EAD AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Publicação Vídeo Aula EAD Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é o VIMEO. 2. Como publicar arquivos VIMEO no BLACKBOARD. 2

Leia mais

TUTORIAL MINHAS CITAÇÕES (GOOGLE ACADÊMICO) Biblioteca FEAUSP 02/2013

TUTORIAL MINHAS CITAÇÕES (GOOGLE ACADÊMICO) Biblioteca FEAUSP 02/2013 TUTORIAL MINHAS CITAÇÕES (GOOGLE ACADÊMICO) Biblioteca FEAUSP 02/2013 Tutorial Minhas Citações (Google Acadêmico) O Google Acadêmico é uma ferramenta de busca que possibilita a pesquisa em artigos revisados

Leia mais

TUTORIAL PARA USO DO SISTEMA ORIGINALITY CHECK (TURNITIN)

TUTORIAL PARA USO DO SISTEMA ORIGINALITY CHECK (TURNITIN) TUTORIAL PARA USO DO SISTEMA ORIGINALITY CHECK (TURNITIN) O OriginalityCheck (Turnitin) é a uma ferramenta de apoio a detecção plágio, que possui uma base de dados comparativa com mais de 143 milhões de

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao Sistema Malote Digital pode ser realizado através da página inicial da Intranet: a) Clicar na opção Sistemas : Página 1 de 37 b) Após, clicar em Sistema Hermes Malote Digital

Leia mais

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização 1 Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização Pg.1 2 Sumário Introdução... 3 Primeiro Acesso... 4 Incluir e Atualizar ARTs... 8 Pesquisar ARTs... 14 Criar e Editar Relatórios de Fiscalização... 16

Leia mais

SICOOBNET EMPRESARIAL

SICOOBNET EMPRESARIAL SICOOBNET EMPRESARIAL TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS CNAB 240 Os formatos CNAB 240 e 400 são leiautes padronizados pela FEBRABAN. O serviço é principalmente utilizado pelas empresas com alto volume de emissão

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

Conteúdo. Voltar ao Índice

Conteúdo. Voltar ao Índice Conteúdo 1. Tutorial da Primeira Execução... 2 2. Usando o modo Online do DigiMecum... 6 2.1 Navegação em Abas... 7 2.2 Normas Online que não são exibidas... 8 2.3 Pesquisa por Artigos... 8 2.4 Adicionando

Leia mais

TUTORIAL DE BACKUP E RESTAURAÇÃO DE

TUTORIAL DE BACKUP E RESTAURAÇÃO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA www.ead.ufvjm.edu.br TUTORIAL DE BACKUP E RESTAURAÇÃO

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5 Guia de uso Revisão 10/09/2015 Sumário 1. Acesso aos parâmetros... 2 2. Alterar imagem de fundo... 3 3. Alterando o

Leia mais

CERINFO. Passo a passo sistema de distribuição. Versão 1.0

CERINFO. Passo a passo sistema de distribuição. Versão 1.0 CERINFO Passo a passo sistema de distribuição Versão 1.0 Última atualização em: 23/03/2016 Passo 1 Tenha em mãos o usuário e a senha do site da CRA, o usuário sempre se inicia com, dist., caso não possua

Leia mais

TREINAMENTO PORTAL SABIC 2016

TREINAMENTO PORTAL SABIC 2016 TREINAMENTO PORTAL SABIC 2016 Versão 1 Agosto 2016 CONTEÚDO DO PORTAL DA SABIC 1 Entrar no Portal 2 Criar uma ordem: Criar uma nova ordem Copiar ordem existente 3 Gerenciar ordens 4 Gerenciar Faturas Faturas

Leia mais

Como atualizar casos na Central de atendimento ao cliente Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. 1

Como atualizar casos na Central de atendimento ao cliente Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. 1 Como atualizar casos na Central de atendimento ao cliente 1 Este módulo mostrará como atualizar casos na Central de atendimento ao cliente. Observe que, embora o My Cisco dê suporte a 17 idiomas, a Central

Leia mais