MAPA - Orientações. Conteúdo desse documento:
|
|
|
- Gilberto Branco Almeida
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Conteúdo desse documento: 1. Como fazer upload de arquivos espaciais no CAR 1.a. Formato do arquivo 1.b. Características do shapefile 1.c. Sistema de coordenadas requerido 1.d. Como preparar o shapefile para o upload 2. O que fazer após o upload (feições com informações obrigatórias) 3. Como apagar feições já carregadas no CAR 4. Erros comuns da elaboração e importação dos shapefiles 4.a. Limite da propriedade 4.b. Conversão de arquivos *.dxf ou *.dwg para shapefile 4.c. Polígonos X Polylines 4.d. Coordenadas e Projeção 4.e. Erros na raiz do arquivo compactado (elaboração do.zip ) 4.f. PoligonZ
2 1. Como fazer upload de arquivos espaciais no CAR? 1.a. Formato dos arquivos O único formato de arquivo suportado pelo CAR é o shapefile. Existem três tipos de shapefiles: pontos, linhas ou polígonos, e você deve utilizar o tipo certo para cada feição. Segue lista das feições do CAR, com a indicação do formato que deve ser utilizado para cada uma delas 1 : Limite da propriedade: polígono Servidão Administrativa: polígono Rios com menos de três metros de largura média: linhas Rios com mais de três metros de largura média: polígonos Nascentes pontuais: pontos Nascentes difusas: polígonos Outros corpos d água: polígonos Outras APPs: polígonos Vegetação nativa: polígono Reserva Legal: polígono Uso restrito: polígono Uso antrópico anterior a 22/07/2008: polígono Reserva Legal de Compensação: polígono Servidão Ambiental: polígono Atenção! Arquivos em formato polyline não são polígonos e, consequentemente, não são carregados no CAR. Uma polyline é apenas uma linha fechada e é, topologicamente, diferente de um polígono. Um polígono define um interior e um exterior de uma feição. Uma linha fechada continua sendo uma linha, que não possui atributos específicos intrínsecos a polígonos, como perímetro, área interna (que pode ser mensurada) e externa (veja tabela a seguir). Dessa forma é necessário fazer a conversão do formato linha para o formato polígono. Consulte o item Erros comuns na elaboração e importação dos shapefiles para verificar como resolver esse problema. 1 As orientações completas sobre cada área estão disponíveis em
3 Como verificar o formato ao abrir o shape Características Formato Polyline: INCORRETO Não delimita área interna e área externa. Formato Polygon: CORRETO Área interna e área externa são delimitadas e podem ser calculadas. Como a feição é mostrada na área de trabalho do software de SIG 1.b. Características do Shapefile Cada shapefile deve representar uma camada no mapa. Ou seja, se a sua propriedade ou posse possui cinco nascentes pontuais, o shapefile correspondente deve conter as cinco nascentes, cada uma representada como um ponto diferente. Atenção: no caso da camada da propriedade, deve ser inserido ou desenhado apenas um polígono. Caso sua propriedade esteja dividida, por exemplo, por uma estrada, você deve inserir o polígono de toda a área da propriedade e posteriormente inserir a área da estrada como Servidão Administrativa. Não será possível inserir dois polígonos na camada de propriedade. Consulte o item 4.a. para mais informações. Se existirem muitas feições de uma mesma camada, por exemplo, se existirem vários rios com até 3m de largura, pode ser necessário dividir essa camada em mais de um shape. Assim cada shape terá um grupo de feições (e cada pasta zipada terá um único shape). Após o upload de um shape, basta clicar novamente em Escolher arquivo para selecionar e importar o próximo shape.
4 1.c. Sistema de Coordenadas requerido Todos os arquivos shapefile devem estar em Coordenadas Geográficas e datum WGS84 para que o upload seja corretamente feito. Se o seu arquivo foi confeccionado em projeção ou datum diferente, você deve proceder à reprojeção. Existem diversos softwares livres que podem ser utilizados para tanto. 1.d. Como preparar o shapefile para o upload Um arquivo shapefile é constituído, na verdade, por vários arquivos de diferentes extensões: *.shp, *.shx, e *.dbf são os mínimos indispensáveis, mas também pode haver arquivos de extensão *.prj, ou *.xml, por exemplo, que são complementos de informação. Assim, por exemplo, se o arquivo shapefile do polígono que representa o limite da sua propriedade chama-se propriedade, haverá no mínimo três arquivos na pasta onde ele está: propriedade.shp, propriedade.shx e propriedade.dbf. Para importação no CAR também deve haver o arquivo *.prj. Para fazer o upload, você deve colocar todos os arquivos do shapefile da feição em uma pasta compactada (zipada): Tendo feito isso, você já pode fazer o upload da feição diretamente no sistema de CAR, na aba Mapa, conforme a feição que deseja importar: Escolher o arquivo.zip criado com o shapefile:
5 E clicar em Importar : Após um aviso, a feição deve aparecer na tela sobre a imagem. Caso apareça algum erro na tela, consulte item Erros comuns na elaboração e importação dos shapefiles para verificar o problema. 2. O que fazer após o upload IMPORTANTE! Algumas feições necessitam de informações complementares após o upload. São elas: Rios com mais de 3 metros de largura; Outros corpos d água; Outras APPs; Reserva Legal e Reserva Legal de Compensação; Uso antrópico em APP, RL e Uso Restrito anterior a 22/07/2008; Servidão Ambiental. Para inserir essas informações você deve estar na camada em questão, selecionar a ferramenta e clicar sobre a feição à qual deseja inserir informações. Dependendo de qual feição se trata aparecerá um balão com uma pergunta. Responda as perguntas que surgirem, que são atributos importantes do seu CAR. No exemplo abaixo, Reserva Legal, a pergunta é se a área já está instituída ou é uma proposta:
6 3. Como apagar feições já carregadas no CAR Para apagar alguma camada que já foi carregada no mapa, entre no "Desenhar" referente à camada. Quando o mapa abrir, clique no(s) polígono(s) daquela feição e clique em "Excluir" (X). Feito isso, carregue o novo shape. A única camada que não é possível excluir dessa forma é o limite da propriedade. Para conseguir apagar o limite da propriedade e desenhá-lo ou carregá-lo novamente, primeiramente, apague todas as outras feições que já foram desenhadas. Isso é necessário devido às regras de validação das áreas que são desenhadas dentro do limite da propriedade. Nesse caso, é recomendado começar as exclusões pela última feição desenhada. Depois de apagar todas as feições, volte para o limite da propriedade para excluílo. Outra forma de corrigir o limite da propriedade, sem apagá-lo, é corrigindo os vértices do polígono. Para isso, na aba Mapa entre no "Desenhar" referente à Propriedade, selecione o polígono e edite os vértices, realizando a correção. 4. Erros comuns na elaboração e importação de shapefiles orientação para resolução de problemas Devido a diferenças nos diferentes softwares de elaboração e edição de arquivos vetoriais do tipo shapefile, algumas dificuldades podem ser encontradas na realização do upload de arquivos. Caso não
7 esteja conseguindo realizar o upload, verifique se os seus arquivos apresentam algum dos problemas abaixo. Recomendamos o uso do software livre QuantumGIS para a solução dos diversos problemas que podem ocorrer. O QuantumGIS é um programa gratuito de SIG (Sistema de Informação Geográfica), baixado pela Internet, que pode ser usado, por exemplo, para transformar os arquivos provenientes do CAD em shapefiles 4.a. Limite da propriedade O limite da propriedade deve ser representado por apenas um polígono. O perímetro desenhado deve abranger toda a área da propriedade, que é entendida como o conjunto de terras contínuas de mesmo(s) proprietário(s). Ainda que, por alguma razão, a propriedade seja cortada (por uma estrada, por exemplo), deve-se desenhar seu limite englobando toda a área e, na sequência delimitar a área de servidão administrativa, que será descontada para o cálculo da área total da propriedade. Veja imagens a seguir. Limite da propriedade: apenas um polígono Servidão Administrativa (em amarelo) cortando a propriedade 4.b. Conversão de arquivos *.dxf ou *.dwg para shapefile Para realizar a conversão de arquivos *.dxf ou *.dwg para shapefile é necessário que cada camada esteja separada em arquivos *.dxf ou *.dwg diferentes. Por exemplo: para gerar um shape do limite da propriedade, é necessário que o arquivo ou layer *.dxf ou *.dwg a ser convertido tenha apenas o limite da propriedade. Dessa forma, não é possível fazer a conversão de plantas completas em *.dxf ou *.dwg para shape. Essas plantas contêm, além do croqui da propriedade, elementos de layout que não devem fazer parte do shapefile.
8 Exemplo de planta de uma propriedade em formato *.dwg. 4.c. Polígonos X Polylines Na conversão de arquivos *.dwg ou *dxf, tenha certeza que está utilizando o tipo correto de feição e de conversão para construir o seu shapefile. Um erro muito comum é transformar uma feição que deveria ser um polígono como, por exemplo, o limite de uma propriedade, para um shapefile de linhas. Uma linha fechada, ou polyline, não é reconhecida pelo sistema como um polígono. É possível corrigir esse problema no programa QuantumGIS. Para isso, entre em Vetor, Geometrias e selecione a opção Linhas para polígonos : 4.d. Erros de Coordenadas e Projeção O SiCAR apresenta algumas restrições com relação aos arquivos de projeção associados ao shapefile. Esses arquivos, de extensão *.prj, devem sempre estar contidos na pasta zipada que será importada.
9 Mesmo shapefiles contendo esses arquivos de extensão *.prj podem apresentar problemas por conta da versão do software utilizado para sua elaboração ou conversão, como por exemplo o ArcGIS 10. Se, no momento da importação, aparecer alguma mensagem de erro referente às coordenadas ou à projeção do arquivo, siga as orientações a seguir: o Abra, no QuantumGIS, o shapefile que você está tentando importar, selecionando-o da sua máquina através do botão Adicionar camada vetorial. Caso o shape não possua referência por meio de arquivo *.prj, no momento de adicioná-lo, será necessário indicar a projeção e o datum com que o arquivo original foi elaborado. O shapefile que você selecionou aparecerá na área do software chamada Camadas. o Clique com o botão direito sobre a camada selecionada e escolha a opção Salvar como :
10 Na caixa de diálogo que vai aparecer, selecione a pasta onde você quer salvar o seu shapefile ( Salvar como ), e o sistema correto de coordenadas ( SRC ), que deve ser Sistema de Coordenadas Geográficas, Datum WGS84 (EPSG:4326): Selecione a opção Pular a criação de atributos.
11 Tendo selecionado todos os parâmetros corretamente, clique em OK. O arquivo será gravado na pasta escolhida em Salvar como. Após salvar corretamente seu shape, vá até a pasta e coloque todos os arquivos produzidos em uma pasta zipada para a importação no SiCAR. 4.e. Erros na raiz do arquivo compactado (elaboração do.zip ) Caso apareça o erro abaixo, é provável que a maneira com que o arquivo shape foi compactado tenha sido incorreta. Deve existir, na pasta compactada, arquivos referentes a um único shape, como mostrado na imagem a seguir: Se a pasta compactada apresentar mais de um shape, o sistema não fará o upload.
12 Outro erro comum é salvar os arquivos do shape em uma pasta normal e depois compactar essa pasta. Isso não deve ser feito, já que o sistema não consegue ler os arquivos dessa maneira. 4.f. PolygonZ Caso apareça a mensagem abaixo, siga as orientações a seguir. o Abra o shapefile que tentou carregar no Quantum GIS;
13 o Em seguida, na mesma tela do programa Quantum, crie um novo shape, de acordo com os passos a seguir: Selecione a opção "Camada do tipo shape" ; Na janela que se abrirá, selecione o "Tipo" indicado para a feição que está trabalhando*; No campo "Especifique o SRC", selecione "WGS84 EPSG: 4326 "; Clique em "Ok"; Salve o novo shape. o Copie a feição do shape que tentou carregar e cole no novo shape que você criou, seguindo os passos: Selecione o shape que carregou, clicando sobre o nome dele; Selecione a opção "Alternar edição ". Os vértices da feição aparecerão marcados com "x", como na imagem a seguir: Clique na opção "Uma feição simples" e clique sobre a feição (a linha ou o polígono); Selecione a opção "Copiar feições" ; Selecione o novo shape e clique em "Alternar edição" ; Cole a feição copiada, clicando em "Colar feições" ; Clique em "Salvar alterações".
4ª aba do cadastro: Mapa Orientações para upload de shapefiles
Conteúdo: 1. Como fazer upload de arquivos espaciais no SiCAR-SP? Formato dos arquivos Características do shapefile Sistema de Coordenadas requerido Como preparar o shapefile para o upload 2. O que fazer
MAPA - Orientações. Como fazer upload de arquivos espaciais no CAR?
Como fazer upload de arquivos espaciais no CAR? O único formato de arquivo suportado pelo CAR é o shapefile. Existem três tipos de shapefiles: pontos, linhas ou polígonos, e você deve utilizar o tipo certo
MANUAL DE CADASTRAMENTO NO SISTEMA INFORMATIZADO DO CAR (SiCAR-SP)
MANUAL DE CADASTRAMENTO NO SISTEMA INFORMATIZADO DO CAR (SiCAR-SP) ÍNDICE 1. Primeiro Passo: Cadastro de novo usuário 2. Como eu cadastro minhas terras no SiCAR-SP? 3. Primeira aba do cadastro: Propriedade
Utilizando Bloco de Notas para transformar arquivos *.CSV em arquivos shapefile do tipo PONTO, LINHA E POLÍGONO no Kosmo 2.0.
Utilizando Bloco de Notas para transformar arquivos *.CSV em arquivos shapefile do tipo PONTO, LINHA E POLÍGONO no Kosmo 2.0.1 (SIG livre) Objetivo: Criar arquivos *.CSV no Bloco de Notas para transformá-los
5. Como fazer upload de arquivos espaciais no SICAR-SP?
Manual de Orientações para a Inscrição no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR-SP) e Adequação Ambiental de imóveis rurais do Estado de São Paulo São Paulo 2018 Atualizado em 21 de dezembro de 2018
Utilizando Kosmo 2.0.1 (SIG livre) para criar arquivos shapefile do tipo POLÍGONO
Utilizando Kosmo 2.0.1 (SIG livre) para criar arquivos shapefile do tipo POLÍGONO Objetivo: Criar arquivos shapefile do tipo Polígono, diretamente em um Sistema de Informações Geográficas (Kosmo 2.0.1),
IMPORTANDO ARQUIVOS SHAPEFILE PARA O POSTGIS VIA PROMPT DO DOS
IMPORTANDO ARQUIVOS SHAPEFILE PARA O POSTGIS VIA PROMPT DO DOS INTRODUÇÃO Neste tutorial iremos tratar de uma situação comum durante os trabalhos de geoprocessamento que envolvam banco de dados geográficos,
Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word
Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo
Apostila do curso: Quantum GIS Básico Módulo I
Apostila do curso: Quantum GIS Básico Módulo I Helio Larri Vist Geógrafo Mestre em Sensoriamento Remoto Ayr Müller Gonçalves Educador Físico e Graduando em Segurança da Informação Rai Nunes dos Santos
Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos
Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se
Como Gerar documento em PDF com várias Imagens
Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir
Manual do Plone (novo portal do IFCE)
Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...
1 - Crie um novo documento no ArcMap. Com o programa aberto, selecione o Dataframe Layers
Conversão de Raster para Polígono usando o ArcMap Nos posts anteriores, conhecemos uma situação onde uma empresa solicita, além do produto esperado, imagens no canal alfa para geração de polígonos envolventes
Tutorial Simplificado do OpenJUMP THIAGO GOMES
1 Tutorial Simplificado do OpenJUMP THIAGO GOMES 2 O OpenJUMP é um sistema de informação geográfica (SIG) de fácil visualização, manipulação e produção de arquivos no formato shapefile (.shp). Além de
MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software
O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,
CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS
CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-
Utilizando Kosmo 2.0.1 (SIG livre) para criar arquivos shapefile do tipo PONTO
Utilizando Kosmo 2.0.1 (SIG livre) para criar arquivos shapefile do tipo PONTO Objetivo: Criar arquivos shapefile do tipo Ponto, diretamente em um Sistema de Informações Geográficas (Kosmo 2.0.1), a fim
Atualizaça o do Maker
Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,
Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção
Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na
Objetivo: desenvolver um Plano de Bacia Hidrográfica
Tutorial de Aplicações do geoprocessamento em Sistema de Informação Geográfica livre Elaborado por: ¹Loide Angelini Sobrinha; ²Leandro Guimarães Bais Martins; ³João Luiz Boccia Brandão ¹ ²Engenheiro(a)
Vetorização no Spring
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Vetorização no Spring Grazielle Anjos Carvalho Beatriz Trindade Laender Belo Horizonte,
Associação de dados cartográficos e alfanuméricos no TerraView
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior DEPEM MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Executiva Diretoria de Desenvolvimento
Importação de arquivos Raster e Vetorial no Terraview
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior DEPEM MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Executiva Diretoria de Desenvolvimento
MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO
MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC
Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos:
2.5 Memorial Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos: Definição de divisas confrontantes Permite identificar os
Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor
1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...
FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA
FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...
INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL
INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL LEVANTAMENTOS QUANTITATIVOS EM PLANTAS LIGANDO O EXCEL AO AUTOCAD Para que possamos estudar os custos em uma construção, além de estarmos municiados com um bom
Tutorial. Edição de dbf usando Excel e Acess. versão 1.0-08/02/2012. Autores: Mauricio Schiavolin Silva, Vitor Pires Vencovsky
Tutorial Edição de dbf usando Excel e Acess versão 1.0-08/02/2012 Autores: Mauricio Schiavolin Silva, Vitor Pires Vencovsky 1. INTRODUÇÃO Esse tutorial apresentará um procedimento para a edição de arquivos
Manual Sistema Mó vel Msys Cómercial
Manual Sistema Mó vel Msys Cómercial Maravilha, 2014. 1 Sumário 1. REQUISITOS MÍNIMOS... 3 2. PRINCIPAIS TELAS E FUNCIONALIDADES... 4 2.1.1. Tela de acesso ao sistema.... 4 2.1.2. Tela Principal do Sistema....
Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP
Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP 1. Abrir o Arcmap, clicar no ícone Arcmap (seta preta na figura abaixo), que pode
Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização
Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você
EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA
EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA OBS: Para esta nota de aula foi utilizada como referência: Apostila Mala Direta Santos, Jorge Rodrigues dos. Foram adaptados os comando para utilizar mala direta no
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO IA Departamento de Solos CPGA-CIÊNCIA DO SOLO IA 1328 - AGRICULTURA DE PRECISÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO IA Departamento de Solos CPGA-CIÊNCIA DO SOLO IA 1328 - AGRICULTURA DE PRECISÃO GERAÇÃO DE MAPAS NO PROGRAMA ARCVIEW Carlos Alberto Alves Varella 1 André Luis
Tutorial Colocar Frete no Template Mercado Livre
Tutorial Colocar Frete no Template Mercado Livre 1 Configurar seu template Incluindo seu CEP no simulador Link para cadastrar seus produtos no calculador de frete: http://frete-facil.com/ Para personalizar
O que mudou no novo Sistema de Cadastro Ambiental Rural de Minas Gerais?
O que mudou no novo Sistema de Cadastro Ambiental Rural de Minas Gerais? O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da conjugação de esforços entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0
Manual do Usuário Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 3 Cadastro 3.1 Consulta de Imóveis Rurais Para consultar os imóveis rurais cadastrados pelo requerente ou
Aula 3 - Registro de Imagem
1. Registro de Imagens Aula 3 - Registro de Imagem Registro é uma transformação geométrica que relaciona as coordenadas da imagem (linha e coluna) com as coordenadas geográficas (latitude e longitude)
Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal
Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles
1. Instalação do Remessa Q Prof... 3. 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8. 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8. 4. Aba Título...
SUMÁRIO 1. Instalação do Remessa Q Prof... 3 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8 4. Aba Título... 9 5. Aba Cheque... 21 5.2. Exemplo de CMC7... 24 6. Importação
GEOVISION VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER.
GEOVISION VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET. Clique na guia SEGURANÇA, NÍVEL PERSONALIZADO. Ir até os ActiveX ( desenho de uma
Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br
Série ArcGIS Online I Aprenda em 20 Módulo 4 Configure pop-ups Junho/2015 [email protected] www.academiagis.com.br 1 Configure pop-ups No módulo 3, você trabalhou com várias propriedades diferentes
QGIS 2.2 Modo de Edição: Edição de Feições de Polígono
QGIS 2.2 Modo de Edição: Edição de Feições de Polígono Jorge Santos 2014 Conteúdo Sumário Capítulo 1... 3 Material de Apoio... 3 1.1 Cartografia de Referência... 3 1.2 Base Cartográfica Vetorial de Referência...
Aula 3 - Registro de Imagem
Aula 3 - Registro de Imagem 1. Registro de Imagens Registro é uma transformação geométrica que relaciona coordenadas da imagem (linha e coluna) com coordenadas geográficas (latitude e longitude) de um
Escritório Virtual Administrativo
1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório
Tutorial de Notas Fiscais Eletrônicas
Tutorial de Notas Fiscais Eletrônicas Geração e transmissão de NF-e Após preencher os dados da nota fiscal, se não houver alguma informação faltando, o sistema sugere a geração do arquivo texto necessário
Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)
Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação
Para participar de um mapa colaborativo usando o Cmap Tools
Antes de trabalhar num mapa colaborativo, você deve instalar o software no seu computador. Pegue a sua cópia, gratuita, em http://cmap.ihmc.us/download/. Veja a versão compatível com o seu computador.
5.2.3.1.1 Editar Matrícula
Figura 37 Tabela de matrículas adicionadas. 5.2.3.1.1 Editar Matrícula Para editar uma matrícula, o usuário deve acessar a opção (Editar), conforme destaque na Figura 38. O sistema irá carregar os dados
CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO
CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO Editar dados em vários formatos e armazenar estas informações em diferentes sistemas é provavelmente uma das atividades mais comuns para os profissionais
Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização
Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de
QGIS 2.4 Estatísticas de Grupo Somatório de Áreas
QGIS 2.4 Estatísticas de Grupo Somatório de Áreas Jorge Santos 2014 Conteúdo Sumário Capítulo 1... 3 Introdução... 3 1.1 Demanda... 3 1.2 O Complemento Group Stats...3 1.3 Instalação do Complemento Group
TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO
TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO Página 1/20 1. Visão Geral do Módulo CAR O módulo CAR foi desenvolvido para auxiliar o usuário na criação das geometrias (áreas, linhas e pontos) que serão utilizadas
DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005
DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 GUIA DE USO Aula 2 1. Abra o aplicativo clicando no atalho na área de trabalho. 2. Clique no botão Novo projeto ou clique o comando - (ctrl + N). 3. NA janela DADOS DO PROJETO,
AULA 1 Iniciando o uso do TerraView
1.1 AULA 1 Iniciando o uso do TerraView Essa aula apresenta a interface principal do TerraView e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados nesse documento são disponibilizados junto
Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0
Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0 OBJETIVOS Orientar a criação de bases de dados para utilização no sistema DevInfo, semelhantes à encontrada no Portal ODM. (Disco I) Antes de iniciar o desenvolvimento
ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes
ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando
Manual SAGe Versão 1.2
Manual SAGe Versão 1.2 Cadastramento de Usuário (a partir da versão 12.08.01 ) Conteúdo Introdução... 2 Cadastramento... 2 Desvendando a tela inicial... 4 Completando seus dados cadastrais... 5 Não lembro
Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)
SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5
Utilizando Kosmo 2.0.1 (SIG livre) para criar arquivos shapefile do tipo LINHA
Utilizando Kosmo 2.0.1 (SIG livre) para criar arquivos shapefile do tipo LINHA Objetivo: Criar arquivos shapefile do tipo Linha, diretamente em um Sistema de Informações Geográficas (Kosmo 2.0.1), a fim
GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM
GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento
LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA
LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA Antes de fazer a instalação em rede é correto executar no servidor: a) Instalação do Firebird. b) Instalação do Sistema Gerencial GG4 c) Habilitação do sistema.
Procedimentos para Reinstalação do Sisloc
Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...
Edição de Modelo 39 em XML
Este é o procedimento para realizar a edição, em XML, da declaração Modelo 39. Em primeiro lugar, é necessário fazer o download do exemplo fornecido pela Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços
E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes
E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.
GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM
GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da
CRIANDO MDT. Para criar o MDT Selecione o botão Modelagem ou clique na área esquerda da do programa onde se terá a opção criar Nova Modelagem.
CRIANDO MDT Um MDT no programa AutoGeo tem como finalidade servir como base de dados para informações que servirão para os cálculos a serem realizados tudo que se for projetado a base vem do modelo digital
CONSTRUINDO CONSULTAS NO KOSMO 1.2
CONSTRUINDO CONSULTAS NO KOSMO 1.2 INTRODUÇÃO: Uma das funções básicas de um software de SIG é realizar consultas que em geral são usadas para análise de determinada realidade. Veremos nesse tutorial como
QGIS 2.4 Sistemas de Referência de Coordenadas (SRC)
QGIS 2.4 Sistemas de Referência de Coordenadas (SRC) Jorge Santos 2014 Conteúdo Sumário Capítulo 1... 3 Introdução... 3 1.1 Referência Espacial... 3 1.2 Sistema de Referência de Coordenadas (SRC)...3 1.3
TISSNet Instalando e Configurando Schemas
Objetivos Gerais: Este documento tem por objetivo, instruir os credenciados da C. S. ASSISTANCE no processo de instalação e configuração do aplicativo TISSNet, facilitando desta forma o controle e envio
SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6
SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS Versão 2.4.6 Sumário Fluxograma básico do processo de envio de remessa... 5 Criar novo certificado... 6 Aprovar certificado... 16 Preparar e enviar remessa...
COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO
COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO texto. Esse tutorial é um tutorial básico para auxiliar na utilização do editor de A barra de ferramentas do editor é a seguinte: Abaixo será discutido cada item, onde a
O Programa. Construir o ambiente. Acesso ao programa
Manual de Uso 1 O Programa O Tok3D é uma ferramenta para realização de projetos de decoração empregando recursos avançados de modelagem 3D. Desenvolvido na plataforma gráfica Unity um aplicativo baixado
Importação de Dados no Sphinx
Importação de Dados no Sphinx A importação de dados refere-se à transferência de dados coletados em outro ambiente para dentro do software Sphinx. No software, encontre a opção Importar dados no estágio
ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF
TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial
GERENCIADOR DE CONTEÚDO
1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4
Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br
Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização
SIG e Banco de Dados OFICINA BUFFER E OVERLAY. Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: KATIA CRISTINA BORTOLETTO E BRUNO ZUCHERATO
SIG e Banco de Dados OFICINA BUFFER E OVERLAY Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: KATIA CRISTINA BORTOLETTO E BRUNO ZUCHERATO ************************************************************
INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET
INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET Obs.: Caso já possua um programa compactador de arquivo pular a etapa 1. 1 - Compactador de Arquivo Para instalar o Chef Foods Net você precisa de um programa descompactador
DANDO OS PRIMEIROS PASSOS COM O GVSIG 1.1.1
DANDO OS PRIMEIROS PASSOS COM O GVSIG 1.1.1 INTRODUÇÃO: O gvsig é mais um poderoso representante da recente safra de softwares de SIG livres, sendo um dos mais utilizados na atualidade. Semelhante ao Kosmo,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação
Sistema Click Principais Comandos
Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...
E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes
E&L Controle de Estoque e Materiais Perguntas Frequentes 1. Qual relatório deve ser tirado para fazer a prestação de contas? Balancete de Materiais por detalhado. Esse relatório está disponível no menu
Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial
Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de
Passo a Passo - Como Migrar do Emissor de NF-E Versão 2.0 para a Versão 3.10
Passo a Passo - Como Migrar do Emissor de NF-E Versão 2.0 para a Versão 3.10 Prezado Contribuinte, sugerimos manter o emissor para NF-e leiaute versão 2.0 instalado para fins de consulta dos documentos
Como atualizar os preços da ABCFarma.
Como atualizar os preços da ABCFarma. Requisitos 1. Ter o Microsoft Office 2003 instalado. Pode ser qualquer outra versão, mas eu vou explicar com a 2003, se você utilizar outra versão, saiba como utilizá-la.
Manual Postagem. Atividades Complementares
Manual Postagem Atividades Complementares Serviço Social Atividades Complementares Atividades Complementares 1. ORIENTAÇÕES PARA POSTAGEM DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES AMBIENTE ELETRÔNICO Para postagem
Criar Pastas. Para acessar o seu webmail siga os próximos dois passos:
Caro usuário, Agora que você já tem o seu email profissional favor ver abaixo quais os passos necessários para que você acesse os seus emails via webmail. Em primeiro lugar queremos informar que a sua
MANUAL DE ACESSO AO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL
MANUAL DE ACESSO AO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL Segunda versão: 29 de maio de 2015 Elaboração INSTITUTO PRISTINO institutopristino.org.br Apoio 1- SOBRE O MANUAL Este manual foi elaborado pela equipe técnica
Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail. Zimbra Versão 8.0.2
Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail Zimbra Versão 8.0.2 Sumário Convertendo a assinatura de e-mail a partir do Microsoft Outlook... 1 Para usuários do Microsoft
Manual de Cadastramento de Elaboradores e Revisores
Manual de Cadastramento de Elaboradores e Revisores Para que um elaborador e/ou revisor possam ter acesso ao Sistema de controle de Produção de Itens para o Inep é necessário que realize a sua inscrição.
SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO
SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.
Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.
Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio
Transferência de Dados entre Computadores
Transferência de Dados entre Computadores Se você adquiriu outra licença de utilização do Sistema El-Roi e deseja que as informações de atendimento, configurações, dentre outras, sejam transferidas para
CRIANDO UMA CONTA POSTANDO UMA MATÉRIA POSTANDO UM VÍDEO POSTANDO UMA GALERIA DE FOTOS
CRIANDO UMA CONTA POSTANDO UMA MATÉRIA POSTANDO UM VÍDEO POSTANDO UMA GALERIA DE FOTOS 1 CRIANDO UMA CONTA 1- Criar conta: Para postar notícias, vídeos ou fotos, você primeiro precisa ter uma conta. Para
1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5
1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro
Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite
Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Sumário Acessando a página do HelpDesk helpdesk.virtuem.com.br... 3 Criando um Ticket... 6 Visualizando Tickets Existentes... 9 Respondendo um Ticket...
Gerando enquêtes para uso em Pocket PCs V 5.1.0.8
Gerando enquêtes para uso em Pocket PCs V 5.1.0.8 Pré-requisitos: Lista das questões Formulário multimídia Recomendações Pocket PC: Sistema Operacional Windows Mobile (não funciona com nenhum outro sistema
