Desenvolvimento de sistema computacional utilizando AngularJs

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desenvolvimento de sistema computacional utilizando AngularJs"

Transcrição

1 Desenvolvimento de sistema computacional utilizando AngularJs Willian Nelson R. de Oliveira 1, Jaime William Dias 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil nelson willian123@hotmail.com, jaime@unipar.br Resumo. Vivemos em um mundo excessivamente tecnológico, com softwares cada vez mais eficientes e um mercado consumidor extremamente exigente, nesse cenário, os desenvolvedores que realmente se preocupam com a qualidade de um produto computacional precisam manter-se atualizados sobre novas tecnologias que facilitem seu trabalho. Um exemplo de tecnologia que estudamos em livros, artigos científicos e blogs é o AngularJS, um framework para a execução de Single Page Application (Aplicação Página única), e o objetivo deste artigo é desenvolver um sistema computacional utilizando AngularJS. 1. Introdução Angular JS foi originalmente desenvolvido em 2009 por Miško Hevery e Adam Abrons como um software por trás de um serviço de armazenamento JSON online que teria preço estimado por megabyte para aplicações pré-construídas (easy-to-make) às empresas [Branas 2014]. Esse aplicativo foi disponibilizado em GetAngular.com e teve alguns inscritos antes de os dois decidirem abandonar a ideia comercial e distribuir Angular como uma framework open-source. Abrons deixou o projeto, mas Hevery, que trabalha no Google, continuou seu desenvolvimento e manteve o framework em conjunto com alguns colegas do Google: Igor Minár e Vojta Jína. O Angular JS é construído sob a crença de que a programação declarativa é melhor do que a programação imperativa quando se trata da construção de interfaces com o usuário e da conexão de componentes software, enquanto a programação imperativa é excelente para a escrita de regras de negócio [Angularjs.org 2016]. O framework adapta e estende o HTML tradicional para uma melhor experiência com conteúdo dinâmico, com a ligação direta e bidirecional dos dados (two-way databinding) que permite sincronização automática de models e views. Como resultado, AngularJS abstrai a manipulação do DOM e melhora os testes. 2. Metodologia O artigo cientifico foi desenvolvido com a ajuda de livros, artigos e blogs de autores importantes como por exemplo Hevery, M., Branas, R. e Lau, D., que ajudaram a elevar a qualidade desse projeto. O trabalho preocupou-se em avaliar a funcionalidade e utilidade da Framework AngularJs e através de um exemplo, conseguimos expor as vantagens da utilização dessa framework.

2 3. Angular JS AngularJs trata se de um framework Java script open source (Código aberto) para aplicação web, foi desenvolvido por Misko Hevery em um projeto pessoal com o objetivo de aprimorar o desempenho de aplicações Web. Pouco tempo depois, Hevery entrou para o Google e aplicou sua framework no projeto Google feedback, diminuindo o número de linhas do código e aumentou sua performance. Google feedback é uma ferramenta que está presente em todos os produtos da Google como: Google+, Chrome, Hangouts e entre outros, onde você pode enviar impressões do que está acontecendo nos produtos como: erros, críticas e com isso o suporte vai poder observar se usuário final está gostando ou não dos produtos. Atualmente, o Google é o principal contribuinte para o código do AngularJs [Branas 2014]. AngularJs segue o padrão MVC (Model-View-Controller) que é implementado em Java Script e HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto) que serve basicamente para produzir páginas na web. A View é definida no HTML enquanto o Model e o Controller são implementados no Java Script. O HTML nasceu e sempre se manteve com uma essência estática [Vicente 2014] View A View(Visão) é um aplicativo AngularJs simplesmente criado com HTML. Usando um exemplo bem simples, podemos ver que o HTML pode existir dentro de uma única página, no entanto, quase toda a aplicação irá mover rapidamente após o único View. Tome esta página HTML como um ponto de partida: Figura 1. Exemplo de código HTML. Como mostra a figura 1, é um exemplo de código HTML que apresenta uma página sem a aplicação de uma View em AngularJS; para o seu funcionamento, o angular precisa passar por algumas etapas como: referenciar no projeto do framework e definir a aplicação AngularJs. Observa-se na Figura 2, como é bem simples referenciar o AngularJS em um projeto, simplesmente cria-se uma tag script no projeto, em seguida buscamos no site dele a referência do CDN. Agora, para iniciar a aplicação, temos que declarar a diretiva ng-app que pode ser declarada na tag html.

3 Figura 2. Referência do CDI. Figura 3. Declaração da diretiva Após a declaração da diretiva,como foi mostrado na figura 3, ao carregar a página HTML, o AngularJs vai procurar o module (modulo) chamado App que foi declarada no ng-app. Os module do AngularJs são os componentes chave para identificação e você pode ter vários modules com responsabilidades diferentes e declarar dependência entre eles. Para declaração dos módulos é bem fácil, basta criar um arquivo app.js e adicionar um script chamado App que também vai ser utilizado para ligar os controles para a aplicação. Figura 4. Declaração da diretiva ng-app Depois do Script adicionado conforme foi mostrado na figura 4, precisa-se referenciar na página principal o arquivo app.js para a diretiva ng-app e o module ser conectado Controller O Controlador (Controller) é responsável por reunir o modelo utilizado pela View e da criação de quaisquer dependências correspondentes necessários para tornar a View ou manipular a entrada do consumo de View. Cada controlador é responsável por uma lógica. Para view saber qual controle que ela vai trabalhar, deve adicionar uma diretiva chamada ng-controller, que pode ser declarada no body do HTML. Agora podemos criar um arquivo firstcontroller.js e adicionar esse simples script conforme mostra a figura 5. Figura 5. Controller Model Model (modelo) para um controlador contém os dados a serem visualizados bem como os dados a ser recolhidos em qualquer campo de entrada ou de outras formas. E também o modelo pode conter várias funções quando uma atividade for invocada como um click no botão.

4 O objeto $ (Cifrão) é injetado no controlador que pode ser utilizado como modelo diretamente. Igual foi mostrado no código anterior, o cifrão foi usado no $scope (escopo). O escopo tem como objetivo de unir controlador com a View onde tem dados do modelo.na figura 6, mostra um exemplo. Figura 6. Escopo com uma mensagem. Para o usuário final conseguir ver a mensagem Hello World, é preciso adicionar no HTML duas abre e fecha chave como mostra a figura 7, e com isso ele vai aparecer no a View. Figura 7. HTML atualizado com as ligações de dados. Depois de todas essas etapas, passando pela view, model e controller, você já tem um projeto em AngularJs. Basta abrir o navegador e digitar o endereço onde está salvo o arquivo. Figura 8. Resultado. A figura 8 ilustra o resultado obtido ao término da configuração de um projeto em AngularJs. Vale lembrar que esse framework vem tornando-se cada vez mais presente nos projetos atuais, pela sua estrutura de código, facilidade de uso e baixo custo (open source), ela é uma ferramenta completamente viável.

5 4. Considerações Finais Esse trabalho teve como foco a pesquisa, analisar e expor o que é AngularJs e como surgiu, mostrando a importância da Framework, é impossível imaginar o mundo moderno sem a utilizações de alguns frameworks. A maioria das pessoas simplesmente usufruem das facilidades cotidianas proporcionadas por esses frameworks sem nem mesmo se dar conta disso. O AngularJs é um recurso cada vez mais importante em vários aspectos do cotidiano como: emprego, educação e etc. Pode se notar que essa framework trouxe melhoria no desempenho dos sistemas web e até mobile. Referências Angularjs.org (2016). What is angular? guide/introductio/. Accessed: as 17:10:30. Branas, R. (2014). AngularJS Essentials. Packt Plublishing Ltd. Diego (2013). Introdução ao angularjs. introducao-ao-angularjs/. Accessed: as 01:03:35. Dietz, F. (2013). AngularJs. Syncfusion. Google (2016). Angularjs. Accessed: as 00:10:55. Guilherme de Oliveira Vicente, D. F. d. S. (2014). Apresentando o angularjs. introducing-angularjs-batarang.html. Accessed: as 10:10:39. Hevery, M. (2016). About misko hevery. Accessed: as 16:10:30. Lau, D. (2013). 10 reasons why you should use angularjs. sitepoint.com/10-reasons-use-angularjs/. Accessed: as 16:10:30. Shyam Seshadry, B. G. (2014). Desenvolvimento com AngularJs. Novatec. Vicente, G. (2014). Apresentando o angular.js. apresentando-o-angular-js-4/. Accessed: as 18:10:40. W3Schools (2016). Angularjs introduction. angular/angular_intro.asp. Accessed: as 14:10:20.

As principais características para o desenvolvimento de um produto computacional em AngularJS

As principais características para o desenvolvimento de um produto computacional em AngularJS As principais características para o desenvolvimento de um produto computacional em AngularJS Jefferson Miranda Pires 1, Jaime Willian Dias 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil jeffersonmiranda0@gmail.com,

Leia mais

Informática Parte 24 Prof. Márcio Hunecke

Informática Parte 24 Prof. Márcio Hunecke Escriturário Informática Parte 24 Prof. Márcio Hunecke Informática ANGULAR.JS 1.6.X AngularJS é um framework JavaScript código aberto, mantido pelo Google, que auxilia na execução de single-page applications.

Leia mais

O Impacto no Desenvolvimento de Produtos Computacionais Utilizando Angular Js, Spring Framework e Java

O Impacto no Desenvolvimento de Produtos Computacionais Utilizando Angular Js, Spring Framework e Java O Impacto no Desenvolvimento de Produtos Computacionais Utilizando Angular Js, Spring Framework e Java Lucas Gontijo dos Santos 1, Ricardo Ribeiro Rufino 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí

Leia mais

DESVENDANDO O FRAMEWORK ANGULARJS 1. Ricardo Wiesner 2, Gerson Battisti 3.

DESVENDANDO O FRAMEWORK ANGULARJS 1. Ricardo Wiesner 2, Gerson Battisti 3. DESVENDANDO O FRAMEWORK ANGULARJS 1 Ricardo Wiesner 2, Gerson Battisti 3. 1 Pesquisa desenvolvida em empresa de desenvolvimento de Software 2 Egresso do Curso de graduação em Ciências da Computação da

Leia mais

Frameworks funcionais para JSF que proporciona o desenvolvimento de aplicações computacionais WEB

Frameworks funcionais para JSF que proporciona o desenvolvimento de aplicações computacionais WEB Frameworks funcionais para JSF que proporciona o desenvolvimento de aplicações computacionais WEB Bruno Costa Silva 1, Ricardo Rufino 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil brunocostasilva62@hotmail.com,

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP Luiz Carlos Do Nascimento Junior 1, Tiago Piperno Bonetti 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR

Leia mais

Curso online de Aplicações. Híbridas. Plano de Estudo

Curso online de Aplicações. Híbridas. Plano de Estudo Curso online de Aplicações Híbridas Plano de Estudo Descrição do programa O programa de aplicações híbridas tem um enfoque em desenvolvimento para dispositivos móveis que combina os pontos fortes do desenvolvimento

Leia mais

Conceito para o desenvolvimento web utilizando Spring Boot, Bootstrap e Angular JS.

Conceito para o desenvolvimento web utilizando Spring Boot, Bootstrap e Angular JS. Conceito para o desenvolvimento web utilizando Spring Boot, Bootstrap e Angular JS. Nathan da Silva de Bortoli 1, Ricardo Ribeiro Rufino 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil nathanbortoli@gmail.com,

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

M V C P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

M V C P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O M V C P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O A P L I C A Ç Õ E S M O N O L Í T I C A S Na época dos computares independentes um aplicativo era desenvolvido para ser usado em uma única máquina. Este

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Navegador O navegador também conhecido como web browser é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos hospedados em

Leia mais

Programação Web - HTML

Programação Web - HTML Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Programação Web - HTML Professor: Saulo Henrique Cabral Silva HTML Início em 1980, Tim Bernes-Lee Implementado Pascal. 1989, o CERN investiu esforços

Leia mais

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software AJA Software www.ajasoftware.wordpress.com De Olho na Pista Documento de Arquitetura Confidencial De Olho na Pista, 2013 1 Sumário 1. Introdução 3 2. Metas e Restrições da Arquitetura 3 3. Padrão da Arquitetura

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: ARQUITETURA DE SOFTWARE ASWA4 Aula N : 10

Leia mais

VANTAGENS DE USAR APACHE MAVEN NA PROGRAMAÇÃO.

VANTAGENS DE USAR APACHE MAVEN NA PROGRAMAÇÃO. VANTAGENS DE USAR APACHE MAVEN NA PROGRAMAÇÃO. Julio Fernandes Rocha, Jaime William Dias Universidade Paranaense (Unipar) juliofernandes_rocha@hotmail.com jaime@unipar.br Resumo. Este artigo tem por objetivo

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO JavaScript Avançado Carga horária: 40 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 - Introdução

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS HÍBRIDOS BENEFÍCIOS E PROBLEMAS ENCONTRADOS NA UTILIZAÇÃO DESSAS TECNOLOGIAS

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS HÍBRIDOS BENEFÍCIOS E PROBLEMAS ENCONTRADOS NA UTILIZAÇÃO DESSAS TECNOLOGIAS Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS HÍBRIDOS BENEFÍCIOS E PROBLEMAS ENCONTRADOS NA UTILIZAÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML. Prof. Msc. Hélio Esperidião

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML. Prof. Msc. Hélio Esperidião INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML Prof. Msc. Hélio Esperidião NAVEGADOR O navegador também conhecido como web browseré um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos

Leia mais

MÓDULO 3 PÁGINAS WEB. Criação de Páginas Web

MÓDULO 3 PÁGINAS WEB. Criação de Páginas Web MÓDULO 3 PÁGINAS WEB Criação de Páginas Web TÉCNICAS DE IMPLANTAÇÃO DE PÁGINAS NA WEB Linguagens de Programação O HTML é a linguagem mais utilizada para criar páginas Web com hipertexto. Utilizando a linguagem

Leia mais

Uso da plataforma Ionic para Desenvolvimento de Aplicativo Móvel

Uso da plataforma Ionic para Desenvolvimento de Aplicativo Móvel 66 Resumos Expandidos: XII Mostra de Estagiários e Bolsistas... Uso da plataforma Ionic para Desenvolvimento de Aplicativo Móvel Thiago Merino Rodrigues Barbosa¹ Carlos Marcelo Tonisso Júnior² João Camargo

Leia mais

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Web JavaScript Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Para o JavaScript - NetBeans O NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Java desenvolvido pela

Leia mais

Aula 11 Introdução ao Java Script

Aula 11 Introdução ao Java Script Aula 11 Introdução ao Java Script Java Script é uma linguagem que permite trabalhar com a Lógica em páginas escritas em HTML (HiperText Mark-up Language). As páginas HTML podem ser escritas utilizando-se

Leia mais

3 Ferramenta Proposta 3.1. Objetivos

3 Ferramenta Proposta 3.1. Objetivos 3 Ferramenta Proposta 3.1. Objetivos O objetivo deste trabalho é a criação de um framework de testes que incorpore algumas das novas idéias encontradas na literatura. Sua principal característica deve

Leia mais

M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O A P L I C A Ç Õ E S M O N O L Í T I C A S Na época dos computares independentes um aplicativo era desenvolvido para ser usado em uma única

Leia mais

Manual do usuário people

Manual do usuário people Manual do usuário people http://people.ufpr.br/ Sumário 1. O que é?... 3 2. Como é feito o acesso... 3 3. O Que pode ser feito no people.ufpr.br?... 3 4. Espaço de Armazenamento... 3 5. Como é feito a

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Aula 17 Introdução ao jquery

Aula 17 Introdução ao jquery Aula 17 Introdução ao jquery jquery é uma biblioteca JavaScript criada por John Resig e disponibilizada como software livre e aberto, ou seja, de emprego e uso regido segundo licença conforme as regras

Leia mais

FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR

FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR Departamento de Sistemas e Computação FURB Curso de Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso 2016/1 FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR Acadêmico:

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Prof Evandro Manara Miletto. parte 1

Prof Evandro Manara Miletto. parte 1 Prof Evandro Manara Miletto parte 1 Sumário Introdução Variáveis e tipos de dados Operadores O que é JavaScript? JavaScript é uma linguagem de programação criada pela Netscape para adicionar interatividade

Leia mais

Documento de Arquitetura de Software- SGE

Documento de Arquitetura de Software- SGE Documento de Arquitetura de Software- SGE IFG Autor: Marcelo Roldrin Barros Silva 1. Introdução 1.1 Finalidade Este documento oferece uma visão geral arquitetural abrangente do sistema SGE (Sistema de

Leia mais

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL COM HIBERNATE EM APLICAÇÕES JAVA WEB

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL COM HIBERNATE EM APLICAÇÕES JAVA WEB MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL COM HIBERNATE EM APLICAÇÕES JAVA WEB Miguel Gustavo Miiller¹, Tiago Piperno Bonetti 1. 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí -Paraná- Brasil 94mgm94@gmail.com, bonetti@unipar.br

Leia mais

Informática Parte 25 Prof. Márcio Hunecke

Informática Parte 25 Prof. Márcio Hunecke Escriturário Informática Parte 25 Prof. Márcio Hunecke Informática NODE.JS 6.11.3 Node.js é um interpretador (runtime) de código JavaScript com o código aberto, focado em migrar o JavaScript do lado do

Leia mais

LiveGeek.Me DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5

LiveGeek.Me DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5 DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5 APRESENTAÇÃO www.soualuno.livegeek.me andresimonelli@livegeek.me Inscreva-se no curso: livegeek.me/cursos.html - História da internet; - Linha do tempo da linguagem

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM HTML, CSS E JAVASCRIPT

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM HTML, CSS E JAVASCRIPT v1.1 INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM HTML, CSS E JAVASCRIPT AULA 7 CRIANDO INTERAÇÕES COM JAVASCRIPT (PARTE 2) Eder Franco @ FPF Tech The road so far... JavaScript Desenvolvida para criar interações

Leia mais

A diferença entre um site que implementa CSS e outro que não o usa é gigantesca e notável.

A diferença entre um site que implementa CSS e outro que não o usa é gigantesca e notável. Aula 02 - Introdução ao css ( folhas de estilo ) CSS é a sigla para o termo em inglês Cascading Style Sheets que, traduzido para o português, significa Folha de Estilo em Cascatas. O CSS é fácil de aprender

Leia mais

Shyam Seshadri & Brad Green

Shyam Seshadri & Brad Green Shyam Seshadri & Brad Green Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of Angular JS: Up and Running, ISBN 9781491901946 2014 Shyam Seshadri and Brad Green. This translation is published

Leia mais

Introdução a Programação Web com PHP

Introdução a Programação Web com PHP AULA: Introdução a Programação Web com PHP Programação para Internet http://docentes.ifrn.edu.br/albalopes alba.lopes@ifrn.edu.br Breve histórico A primeira versão surgiu em meados de 1995, escrita por

Leia mais

Salesforce vs NetSuite

Salesforce vs NetSuite Salesforce vs NetSuite Quem vence a batalha? Salesforce vs NetSuite é um comparativo significante quando eles trazem informações relevantes para a escolha do CRM ideal para a sua empresa. Todos eles trazem

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB

INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB Material cedido pelo prof. Francisco Dantas Nobre Neto Professor: Rhavy Maia Guedes E-mail: rhavy.maia@gmail.com, rhavymg.wordpress.com Sites vs Aplicativos Web Aplicativos

Leia mais

AngularJS. Uma abordagem prática e objetiva. Michael Henrique R. Pereira. Novatec

AngularJS. Uma abordagem prática e objetiva. Michael Henrique R. Pereira. Novatec AngularJS Uma abordagem prática e objetiva Michael Henrique R. Pereira Novatec Novatec Editora Ltda. [2014]. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução

Leia mais

Hibernate Anotations

Hibernate Anotations Hibernate Anotations Fabio Luiz Oenning da Costa¹, Ricardo Minigucci¹ Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil fabiooenning@hotmail.com ricardominigucci@gmail.com Resumo. Este artigo apresenta

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de sistema... 2 Fazendo o download pelo Google Chrome... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação... 4 Ativando

Leia mais

Apostila - Desenvolvimento web com PHP

Apostila - Desenvolvimento web com PHP José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Reginaldo Sacilotti Apostila - Desenvolvimento web com PHP Primeira Edição São Paulo 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO AO PHP... 1 1.1 PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Leia mais

Programação para Internet

Programação para Internet Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Programação para Internet Módulo 9 Cookies HTTP e Sessões Prof. Dr. Daniel A. Furtado 2 Cookies Um cookie HTTP (ou simplesmente cookie) é um pequeno

Leia mais

Open Day Bibliotecas ElipseX

Open Day Bibliotecas ElipseX Open Day Bibliotecas ElipseX Sumário 1 Introdução... 3 1.1 Pré-Requisitos... 3 1.2 Objetivos... 3 2 Bibliotecas ElipseX... 4 3 Aplicação... 5 3.1 Exercícios... 5 4 XControl... 7 4.1 Exercícios... 8 5 XObject...

Leia mais

Estudo do Ambiente de Programação Arduino Software (IDE) com Intel Galileo Gen2. Apostila de acompanhamento para o aluno.

Estudo do Ambiente de Programação Arduino Software (IDE) com Intel Galileo Gen2. Apostila de acompanhamento para o aluno. Estudo do Ambiente de Programação Arduino Software (IDE) com Intel Galileo Gen2 Apostila de acompanhamento para o aluno. 1 Conteúdo Conteúdo... 2 1. Introdução... 3 2. Informações Gerais... 3 3. Sketches...

Leia mais

SIMULADOS & TUTORIAIS

SIMULADOS & TUTORIAIS SIMULADOS & TUTORIAIS TUTORIAIS JAVASCRIPT Variáveis em JavaScript Copyright 2013 Todos os Direitos Reservados Jorge Eider F. da Silva Proibida a reprodução deste documento no todo ou em parte por quaisquer

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

Web Presentation Patterns - Controllers

Web Presentation Patterns - Controllers Instituto Superior Técnico 29 de Novembro de 2004 1 2 3 Page Controller Front Controller 4 5 Porquê Usar Web Applications Não necessita instalar software no cliente. Acesso universal fácil. Interface comum

Leia mais

3 Tecnologias Relacionadas

3 Tecnologias Relacionadas Tecnologias Relacionadas 31 3 Tecnologias Relacionadas O objetivo deste capítulo é apresentar um resumo de cada tecnologia relacionada ao processo proposto nesta dissertação, mostrando suas principais

Leia mais

Procedimento Para Utilizar o Calendário Webmail Office 365

Procedimento Para Utilizar o Calendário Webmail Office 365 Procedimento Para Utilizar o Calendário Webmail Office 365 Página 1 de 8 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO COM OUTROS DOCUMENTOS...

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO Desenvolvimento Web Quais os ambientes operacionais? Servidor Web Servidor de Aplicações Navegador Desenvolvimento

Leia mais

Programação para Internet

Programação para Internet Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Programação para Internet Curso de Sistemas de Informação Prof. Dr. Daniel A. Furtado Módulo 9 Cookies HTTP e Sessões Programação para Internet

Leia mais

Ademir Cristiano Gabardo. Novatec

Ademir Cristiano Gabardo. Novatec Ademir Cristiano Gabardo Novatec Novatec Editora Ltda. 2012. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo,

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE CONTEÚDO QUESTÕES DISSERTATIVAS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE CONTEÚDO QUESTÕES DISSERTATIVAS EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE CONTEÚDO QUESTÕES DISSERTATIVAS 1. Explique a(s) diferença(s) entre design pattern e framework. 2. Analisar o arquivo de configurações (web.xml) abaixo identificando quais suas

Leia mais

ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM

ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM Guia de Início Rápido do Rainbow TM Essential para usuários com contas pré-configuradas. Versão Desktop Windows e Web Browser Outubro de 2017 Conteúdo 1 Introdução

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO FRAMEWORK ANGULARJS E DA BIBLIOTECA REACT EM PROJETOS WEB

A UTILIZAÇÃO DO FRAMEWORK ANGULARJS E DA BIBLIOTECA REACT EM PROJETOS WEB A UTILIZAÇÃO DO FRAMEWORK ANGULARJS E DA BIBLIOTECA REACT EM PROJETOS WEB Lucas Domingos Chagas da Silva 1 Prof. Dr. Olimpio Murilo Capeli 2 RESUMO Em um mundo globalizado e constantemente conectado, o

Leia mais

GERADOR DE INTERFACES GRÁFICAS PARA IOS GABRIEL SEBASTIAN RAMIREZ JOYCE MARTINS

GERADOR DE INTERFACES GRÁFICAS PARA IOS GABRIEL SEBASTIAN RAMIREZ JOYCE MARTINS GERADOR DE INTERFACES GRÁFICAS PARA IOS GABRIEL SEBASTIAN RAMIREZ JOYCE MARTINS Introdução Objetivos Fundamentação teórica Especificação Implementação Operacionalidade Resultados e discussão Conclusão

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO SISNOR INFORMAÇÕES GERAIS

SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO SISNOR INFORMAÇÕES GERAIS SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO SISNOR INFORMAÇÕES GERAIS Manual de Usuário Versão 3.0 1 Histórico de Revisões: Versão 1.0 02/01/2013: Raphael Pena Cavalcanti

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5!

Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5! O que é HTML 5? Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5! Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/navegador/2254-o-que-e-html-5-.htm#ixzz2xyr1tlam

Leia mais

Avaliação do site feedbackvote.com

Avaliação do site feedbackvote.com Avaliação do site feedbackvote.com Gerado a 21 de Dezembro de 2018 11:22 AM O resultado é de 51/100 Conteúdo SEO Título Feedbackvote - Best Community and Customer Feedback System and Votingsystem Cumprimento

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

Desenvolvimento Web II

Desenvolvimento Web II Desenvolvimento Web II Web Service PHP Rest Frameworks: Slim e Laravel (get/ post / put / delete) Gil Eduardo de Andrade Web Service Introdução: Um web service pode ser definido como uma tecnologia que

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação ECI/UFMG Disciplina: Sistemas de Gestão de Conteúdo Prof. Marcello Bax Integrantes: Júnio César, Luciana Bicalho,

Gestão Estratégica da Informação ECI/UFMG Disciplina: Sistemas de Gestão de Conteúdo Prof. Marcello Bax Integrantes: Júnio César, Luciana Bicalho, Gestão Estratégica da Informação ECI/UFMG Disciplina: Sistemas de Gestão de Conteúdo Prof. Marcello Bax Integrantes: Júnio César, Luciana Bicalho, Robson de Roma, Rodrigo Lopes WordPress é um sistema de

Leia mais

PADRÕES DE PROJETO: DESIGN PATTERNS

PADRÕES DE PROJETO: DESIGN PATTERNS PADRÕES DE PROJETO: DESIGN PATTERNS Jaime William Dias 1, Danilo Venturini 1, William Macxuel Muniz 1, Rodrigo Niehues Chagas 1 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil danilo_tr98@hotmail.com,

Leia mais

Módulo II Arquitetura em Camadas

Módulo II Arquitetura em Camadas Módulo II Arquitetura em Camadas Prof. Ismael H F Santos April 08 Prof. Ismael H. F. Santos - ismael@tecgraf.puc-rio.br 1 Ementa Arquitetura de camadas de Software Arquiteturas em Camadas Padrões para

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

Guia Doxygen. Emanuel Filipe Galdino Alves

Guia Doxygen. Emanuel Filipe Galdino Alves Guia Doxygen Emanuel Filipe Galdino Alves (emanuel.alves@ee.ufcg.edu.br) O Doxygen é um programa que gera a documentação de um software a partir da análise do código escrito em C, C++, C#, Java, Python,

Leia mais

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior Introdução a Web Programação para a Internet Prof. Vilson Heck Junior Introdução Quer ter idéias? Quer vender algo? Talvez comprar? A Web é uma forma universal de comunicação, na qual você pode participar.

Leia mais

Comece a usar o BrightLink Pro

Comece a usar o BrightLink Pro BrightLink Pro 450Ui/460Ui Comece a usar o BrightLink Pro O BrightLink Pro é uma ferramenta de produtividade para salas de conferência e de aula que permite que crie um quadro branco digital sempre que

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

Desenvolvimento Web II

Desenvolvimento Web II Desenvolvimento Web II Framework Laravel 5 Gerando Documentos PDF DOMPDF (https://github.com/barryvdh/laravel-dompdf) Gil Eduardo de Andrade Introdução: Durante o desenvolvimento de diversos tipos de aplicações

Leia mais

Assim, ao armazenar em cache elementos como HTML, CSS, JS e imagens, o navegador reduz drasticamente o tempo de carregamento e o uso de recursos.

Assim, ao armazenar em cache elementos como HTML, CSS, JS e imagens, o navegador reduz drasticamente o tempo de carregamento e o uso de recursos. Sumário O que é Cache do Navegador?... 2 O que são dados em cache?... 2 O que limpar o cache faz?... 2 Por que limpar o cache?... 2 Como limpar o cache do navegador em plataformas desktop... 3 Google Chrome...

Leia mais

GUIA DE AJUDA PARA REMATRÍCULA ONLINE COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS

GUIA DE AJUDA PARA REMATRÍCULA ONLINE COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS GUIA DE AJUDA PARA REMATRÍCULA ONLINE COLÉGIO SÃO PAULO TERESÓPOLIS Índice 1 Introdução... 3 2. Rematrícula online... 4 3 Tela de Conexão Bloqueada... 10 3.1 3.2 Internet Explorer... 10 Google Chrome...

Leia mais

Leonardo Zorzo Carbone. Orientador: Adilson Vahldick

Leonardo Zorzo Carbone. Orientador: Adilson Vahldick WebCode Componente web para edição de código fonte Leonardo Zorzo Carbone Orientador: Adilson Vahldick Roteiro da Apresentação Introdução Fundamentação Teórica Desenvolvimento Conclusão Extensões Introdução

Leia mais

Um esquema de nomes para localização de fontes de informação na Web, esse esquema chama-se URI.

Um esquema de nomes para localização de fontes de informação na Web, esse esquema chama-se URI. Aula 01 - Visão geral do HTML5 Professor Bruno Kiedis De acordo com o W3C a Web é baseada em 3 pilares: Um esquema de nomes para localização de fontes de informação na Web, esse esquema chama-se URI. Um

Leia mais

Comece a usar o BrightLink Pro

Comece a usar o BrightLink Pro BrightLink Pro 470Ui Comece a usar o BrightLink Pro O BrightLink Pro é uma ferramenta de produtividade para salas de conferência e de aula que permite que crie um quadro branco digital sempre que precisar.

Leia mais

HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW. Gabrielle Amorim Porto

HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW. Gabrielle Amorim Porto HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW Gabrielle Amorim Porto HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW Hypertext Markup Language Linguagem de marcação de hipertexto; Descreve a estrutura das páginas Web utilizando tags. HTML

Leia mais

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO Nº 006/2016 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 002/IGAM/2012 09/2017 1 PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Móveis Multiplataforma Utilizando Ionic 2

Desenvolvimento de Aplicações Móveis Multiplataforma Utilizando Ionic 2 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Graduação em Ciência da Computação Desenvolvimento de Aplicações Móveis Multiplataforma Utilizando Ionic 2 Bruno Dutra de Lemos Neto Proposta de

Leia mais

Dreamweaver CS5 -5- CAPÍTULO 1... Iniciando e conhecendo o dreamweaver...8 Interfaces...23 Criando e confi gurando sites...24 Exercícios...

Dreamweaver CS5 -5- CAPÍTULO 1... Iniciando e conhecendo o dreamweaver...8 Interfaces...23 Criando e confi gurando sites...24 Exercícios... DREAMWEAVER CS5 INTRODUÇÃO O Dreamweaver CS5 é um editor avançado de páginas para Internet, pois possui ferramentas para usuários que não são familiarizados com as linguagens HTML, Java e PHP. Com o Dreamweaver

Leia mais

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação.

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. Group Shopping Quest Como fazer 1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. 2. Clique em Avançar para iniciar o processo de instalação. Após aceitar os termos

Leia mais

Table of Contents

Table of Contents Table of Contents Introdução Rotas ngroute $routeparams Parametros Customizados Resolve $locationchangestart e $locationchangesuccess Controladores Variavel Função Diretivas Customizadas Atributo 1.1 1.2

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES COM JAVA 2EE E UML

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES COM JAVA 2EE E UML DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES COM JAVA 2EE E UML Jhonattan Vieira do Carmo, Ricardo Ribeiro Rufino Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil jhonattan_si@hotmail.com ricardo@unipar.br Resumo.

Leia mais

Giss Offline. Versão 2.0 (12/2011)

Giss Offline. Versão 2.0 (12/2011) Giss Offline Versão 2.0 (12/2011) Versão 2.0 (12/2011) SUMÁRIO GISS OFFLINE... 2 INSTALANDO O GISS ESCRITURAÇÃO OFFLINE... 3 IDENTIFICAÇÃO NO SISTEMA... 8 MANUTENÇÃO... 9 ADICIONAR PREFEITURA... 9 CÓPIA

Leia mais

Microsoft Visual Studio Community 2013

Microsoft Visual Studio Community 2013 Microsoft Visual Studio Community 2013 Linguagem de Programação III Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento Acadêmico de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação

Leia mais

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas).

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas). Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: Siemens Modelo: 7SA Função: 21- Distância (Impedância) Ferramenta Utilizada: CE-6006 Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica

Leia mais

INFORMÁTICA 2009 (TJ-PR / TÉCNICO JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / TJ-PR / 2009)

INFORMÁTICA 2009 (TJ-PR / TÉCNICO JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / TJ-PR / 2009) INFORMÁTICA 2009 46. Que nome é utilizado para uma rede privativa interna de uma organização que utiliza tecnologias Web, compartilha informações em uma empresa ou em uma organização e seu uso inclui serviços

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Intent e Intent Filter) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias Guia de Início Rápido Realize muito mais de onde quer que esteja com acesso, compartilhamento e armazenamento de arquivos seguros. Entre com sua assinatura do Office 365 e selecione SharePoint no Inicializador

Leia mais

Avaliação de Frameworks de Produtividade para aplicações CRUD

Avaliação de Frameworks de Produtividade para aplicações CRUD Superintendência de Informática - SINFO/UFRN Avaliação de Frameworks de Produtividade para aplicações CRUD Leonardo René Campos Analista de TI Agenda 1. Introdução 2. Objetivos 3. Critérios de Avaliação

Leia mais

Modo de Utilização ( Guia turístico ver. Android )

Modo de Utilização ( Guia turístico ver. Android ) Modo de Utilização ( Guia turístico ver. Android ) Utilizando os serviços em tablets ou Smart Phones com sistema operacional Android, recomendamos utilizar o sistema operacional OS4.2 ou superior. Utilizar

Leia mais