Hibernate Anotations

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hibernate Anotations"

Transcrição

1 Hibernate Anotations Fabio Luiz Oenning da Costa¹, Ricardo Minigucci¹ Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil Resumo. Este artigo apresenta o Hibernate Annotations que é um framework, que se destaca entre outros detalhes por alterar o banco de dados para outro SGBD e para o mapeamento objeto/relacional. O mapeamento dos objetos foi simplificado devido à criação do Hibernate Annotations de forma a reduzir a necessidade de criação de um arquivo especifico que possibilitava o mapeamento de cada tabela utilizada pelo banco de dados, com a criação das anotações basta que seja indicada a anotação necessitada pelo desenvolvedor, para que o pacote seja chamado e descarte a necessidade de criação de um arquivo de mapeamento, assim esperamos apresentar essa abordagem neste artigo. 1. Introdução Linguagens de programação como Java, cada vez mais tem seus conceitos de orientação a objeto, tratados de forma distribuída, pois bancos de dados orientados a objeto tem certa limitação se comparando aos relacionais, isso se deve a falta de robustez e eficiência, que são ocasionados pela manipulação nos formatos dos objetos. O Hibernate Anotations foi criado para simplificar a comunicação entre um banco de dados relacional e o modelo de aplicação de objetos por meio de arquivos XML, esse arquivo é responsável por fazer o mapeamento para as tabelas do banco de dados, se não tivéssemos esse pacote, seria necessário à criação de arquivos para cada tabela do banco de dados utilizada. 2. Metodologia Para realizar este trabalho foi preciso realizar pesquisas em apostilas, artigos e sites da Internet e livros na web. 3. Desenvolvimento Este capitulo apresenta o hibernate e algumas anotations Hibernate É um Framework gratuito utilizado para mapeamento de objeto/relacional, introduzi-o sua linguagem própria de query (Hibernate Query Language). isso é, converte os objetos definidos pelo programador em dados distintos no banco de dados, assim o programador minimiza consideravelmente a quantidade de códigos de acessos que ele terá que desenvolver para o banco de dados e SQL [Introdução ao Hibernate 2014].

2 3.2. Vantagens do Hibernate Ao utilizar o código SQL dentro de uma aplicação Java, pode complicar o mapeamento de classes do banco de dados relacional, tendo em vista o problema de independência de plataforma de banco de dados, esse problema pode tornar muito complicado relacionar os dados. O Hibernate executa esse papel, distribui o código SQL dentro da nossa aplicação e dessa forma permiti escolher o tipo de banco de dados enquanto o programa está em execução, permitindo assim alterar sua base sem que seja necessária a alteração do código Java Mapeamento Objeto Relacional A maneira mais utilizada no armazenamento de dados é utilizando um banco de dados relacional, mas devido ao rápido desenvolvimento que vem passando as linguagens orientadas a objeto, é necessária à comunicação entre bancos de dados relacionais de forma mais simples e funcional. Para que essa interação aconteça, se torna necessária à conversão de objetos em tabelas e tabelas em objetos, e em alguns casos os dados não são compatíveis (variação entre os tipos de linguagem e bancos de dados). O mapeamento objeto relacional faz a conversão entre objetos e linhas de tabelas Annotations As Anotations foram implementadas no Java 5, e desde então, a maioria das ferramentas passou a utilizar essas annotations, que são interfaces aplicadas no nível da classe, e de variáveis e definem os meta-dados relacionados á própria classe, essas annotations foram adotadas pelo Hibernate e as integrou á parte essencial do framework [Introdução ao Hibernate 2014] Como Utilizar o Hibernate Annotations Para utilizar o Hibernate Annotations, é preciso fazer o download de sua versão atual que está no seguinte link Annotations do Hibernate Session: O objeto Session é aquele que possibilita a comunicação entre a aplicação e a persistência, através de uma conexão JDBC. Ele é um objeto leve de ser criado, não deve ter tempo de vida por toda a aplicação e não é threadsafe. Um objeto Session possui um cache local de objetos recuperados na sessão. Com ele é possível criar, remover, atualizar e recuperar objetos persistentes. SessionFactory: Esse objeto mantém o mapeamento objeto relacional em memória permite a criação de objetos Session, a partir dos quais os dados são acessados, também denominado como fábrica de objetos Sessions.

3 Um objeto SessionFactory é threadsafe, porém deve existir apenas uma instância dele na aplicação, pois é um objeto muito pesado para ser criado várias vezes [Hibernate com Anotações 2007]. Configration: Um objeto Configuration é utilizado para fazer as configurações de inicialização do Hibernate. Com ele, definem-se diversas configurações, como por exemplo: o driver do banco de dados a ser utilizado, o dialeto, o usuário e senha do banco, entre outras. É a partir de uma instância desse objeto que se indica como os mapeamentos entre classes e tabelas de banco de dados devem ser feitos [Hibernate com Anotações 2007]. Transaction: A Interface Transaction é utilizado para representar uma unidade indivisível de uma operação de manipulação de dados. autilização dessa interface nas aplicações que usam Hibernate é opcional [Persistência de dados com Java e Hibernate Annotations 2009]. Interfaces Criteria e Query: As interfaces Criteria e Query são utilizadas para realizar as consultas no banco de dados [Hibernate com Anotações 2007]. One-to-One: A anotação One-to-One é utilizado para associar duas entidades, onde uma não é componente da outra, ao contrário dessa definição em uma associação One-to- One também podemos ter um relacionamento bidirecional. One-to-Many: A pode ser aplicada para um campo ou propriedade de uma coleção ou um array representando o "many" da Essa anotação é utilizada para nomearmos a coluna que possui a chaveestrangeira requerida pela associação. Caso ela não seja nomeada essa coluna ira utilizar o nome do A sua utilidade é semelhante à no entanto, a manipula uma tabela padrão no banco de dados para obter valores de chaves primárias, ao invés de usar um objeto de sequência específica de vendedor Arquitetura do Hibernate A arquitetura do Hibernate é formada por um conjunto de interfaces, A camada de negócio fica acima da camada de persistência por atuar como uma cliente da camada de persistência, as interfaces são classificadas como: Session, Transaction e Query; Essas Interfaces são responsáveis por executar operações de criação, deleção, consulta e atualização no banco de dados. Configuration; Essa Interface é utilizada pela aplicação para configurar o Hibernate. Interceptor, Lifecycle e Validatable; Essas Interfaces são as responsáveis por realizar a interação entre os eventos do Hibernate e a aplicação. UserType, CompositeUserType e IdentifierGenerator; Essas Interfaces que permitem a extensão das funcionalidades de mapeamento do Hibernate.

4 O Hibernate interage com as APIs existentes no Java: JTA, JNDI e JDBC. Abaixo a figura-1 representa as principais interfaces que são: Session, SessionFactory, Transaction, Query e Configuration [Hibernate com Anotações 2007]. 4. Considerações Finais Figura 1 - Representa a Arquitetura do Hibernate A ferramenta Hibernate é open-source e uma das mais usadas na atualidade para o mapeamento de banco de dados, tornado por esses motivos uma das preferidas de muitos desenvolvedores. Talvez podendo indicar a principal característica, a eliminação do trabalho repetitivo e tendencioso e a substituição pela orientação a objeto, eliminando o paradigma estruturado. Dentre todo esse desenvolvimento, podemos indicar uma desvantagem na utilização desse framework uma relativa perca de desempenho, apesar que foi identificado que em alguns casos, essa perca não ocorre. Sistemas que tem sua parte lógica da aplicação na sua base de dados ou fazem um uso extensivo de stored e triggers, podem não ter um bom desenvolvimento e consequentemente tornar seu desempenho decepcionante, apesar de todos os detalhes.

5 5. Referencias Fernandes Raphaela Galhardo. Gleydson de A. Ferreira Lima. (2007) Hibernate com Anotações. Disponivel em:< media=quickstart:hibernate_anotacoes.pdf> Acesso em: 10/04/2014. Ortoncelli André Roberto, Carlos Lazarin Jóia Alberto. (2009) Persistência de dados com Java e Hibernate Annotations. Disponivel em: < sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0cb0qfjaa&url=http%3a%2f%2 Fwww.atualizado.com.br%2Fsemfronteiras%2Findex.php%3Foption%3Dcom_docman %26task%3Ddoc_download%26gid%3D8%26%26Itemid%3D66&ei=75QAVP-2GOr msasuvygaaw&usg=afqjcnebie7l3wy7j4pqnv76w4fgvnvarq > Acesso em: 26/08/2014. Apostila Java para Desenvolvimento Web, Capitulo 14. Disponivel em: < Acesso em: 26/08/2014. Prates Rubens. (2014) Introdução ao Hibernate. Tradução Lúcia A. Kinoshita. ed. Novatec Editora LTDA.

HIBERNATE EM APLICAÇÃO JAVA WEB

HIBERNATE EM APLICAÇÃO JAVA WEB HIBERNATE EM APLICAÇÃO JAVA WEB Raul Victtor Barbosa Claudino¹, Ricardo Ribeiro Rufino¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil victtor.claudino@gmail.com, ricardo@unipar.br Resumo: Este

Leia mais

AULA 07 HIBERNATE. Ao término desse capítulo você terá aprendido: Fundamentos do MVC Estrutura dos pacotes no NetBeans

AULA 07 HIBERNATE. Ao término desse capítulo você terá aprendido: Fundamentos do MVC Estrutura dos pacotes no NetBeans AULA 07 HIBERNATE Ao término desse capítulo você terá aprendido: Fundamentos do MVC Estrutura dos pacotes no NetBeans O JDBC é uma das maneiras mais diretas para desenvolver um aplicativo Java que interaja

Leia mais

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL COM HIBERNATE EM APLICAÇÕES JAVA WEB

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL COM HIBERNATE EM APLICAÇÕES JAVA WEB MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL COM HIBERNATE EM APLICAÇÕES JAVA WEB Miguel Gustavo Miiller¹, Tiago Piperno Bonetti 1. 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí -Paraná- Brasil 94mgm94@gmail.com, bonetti@unipar.br

Leia mais

Carlos S. Rodrigues Leonardo Lino Vieira Eric Felipe Barboza Antonio Vasconcellos

Carlos S. Rodrigues Leonardo Lino Vieira Eric Felipe Barboza Antonio Vasconcellos Carlos S. Rodrigues Leonardo Lino Vieira Eric Felipe Barboza Antonio Vasconcellos Introdução Necessidade de diminuir a complexidade na interação código-banco de dados para o programador,além de diminuir

Leia mais

INE 5612 Professor: Frank Siqueira. Leonardo Silva Jean Ercilio Thiago

INE 5612 Professor: Frank Siqueira. Leonardo Silva Jean Ercilio Thiago INE 5612 Professor: Frank Siqueira Alunos: Gustavo de Geus Leonardo Silva Jean Ercilio Thiago DESENVOLVEDORES JAVA EM TODO MUNDO LIDER GAVIN KING JBOSS MANTEVE O SUPORTE História Hibernate foi criado por

Leia mais

Parte II Persistência entre Modelos de Dados

Parte II Persistência entre Modelos de Dados Parte II Persistência entre Modelos de Dados Clodis Boscarioli Agenda: Hibernate Introdução; Configurações; Mapeamento com XML; Exemplos; Associações: 1-n; n-1; n-n; 1-1. Hibernate - Introdução O Hibernate

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DEPARTAMENTO DE COMPUTÇÃO DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE II PROFESSOR: ARMANDO SOARES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DEPARTAMENTO DE COMPUTÇÃO DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE II PROFESSOR: ARMANDO SOARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DEPARTAMENTO DE COMPUTÇÃO DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE II PROFESSOR: ARMANDO SOARES TUTORIA DE USO DO HIBERNATE NA IDE ECLIPSE KEPLER DISCENTE: JOANA DARC CARVALHO DE

Leia mais

Figura 1.1 Código de inserção não baseado em Hibernate. Figura 1.2 Código de inserção baseado em Hibernate

Figura 1.1 Código de inserção não baseado em Hibernate. Figura 1.2 Código de inserção baseado em Hibernate Hibernate É um framework para mapeamento objeto/relacional para aplicações em Java. Tem como objetivo mor o mapeamento de classes Java em tabelas do banco de dados e viceversa, possibilitando a realização

Leia mais

Frameworks funcionais para JSF que proporciona o desenvolvimento de aplicações computacionais WEB

Frameworks funcionais para JSF que proporciona o desenvolvimento de aplicações computacionais WEB Frameworks funcionais para JSF que proporciona o desenvolvimento de aplicações computacionais WEB Bruno Costa Silva 1, Ricardo Rufino 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil brunocostasilva62@hotmail.com,

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO FRAMEWORK HIBERNATE NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

UTILIZAÇÃO DO FRAMEWORK HIBERNATE NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO UTILIZAÇÃO DO FRAMEWORK HIBERNATE NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Anderson Carlos Lopes 1, Luiz Fernando Braga Lopes 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí - PR Brasil andersoncarloslopes@hotmail.com,

Leia mais

PERSISTÊNCIA DE DADOS EM JAVA UTILIZANDO HIBERNATE: Mapeamento Objeto / Relacional

PERSISTÊNCIA DE DADOS EM JAVA UTILIZANDO HIBERNATE: Mapeamento Objeto / Relacional INTERFACE TECNOLÓGICA v.6 n.1 2009 PERSISTÊNCIA DE DADOS EM JAVA UTILIZANDO HIBERNATE: Mapeamento Objeto / Relacional José Osvano da SILVA * Luís Augusto Mattos MENDES ** Marcelo Caramuru Pimentel FRAGA

Leia mais

Framework Hibernate/JPA

Framework Hibernate/JPA Framework Hibernate/JPA SSC 124/621 Análise e Projeto Orientados a Objetos Sofia Costa 1 Hibernate É um Framework do tipo caixa-branca para persistência de dados. É uma ferramenta de mapeamento objeto/relacional

Leia mais

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

Criando uma aplicação web. Parte 1

Criando uma aplicação web. Parte 1 Criando uma aplicação web Parte 1 Aplicações web Criaremos uma aplicação completa utilizando: Bancos de dados Modelo MVC JavaServer Faces (PrimeFaces) Um pouco sobre banco de dados Todas as aplicações

Leia mais

Persistência BD / drivers

Persistência BD / drivers Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Persistência BD / drivers Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Persistência Persistir é o processo de armazenamento de dados. A biblioteca de persistência

Leia mais

3 Tecnologias Relacionadas

3 Tecnologias Relacionadas Tecnologias Relacionadas 31 3 Tecnologias Relacionadas O objetivo deste capítulo é apresentar um resumo de cada tecnologia relacionada ao processo proposto nesta dissertação, mostrando suas principais

Leia mais

Mapeamento Objeto-Relacional

Mapeamento Objeto-Relacional Mapeamento Objeto-Relacional Persistência de dados com Java Persistence API - Hibernate Jefferson S Silva Mapeamento objeto-relacional Mas como? SQL + JDBC!? 1 Para quê serve MOR? O uso de uma solução

Leia mais

Hibernate. Mapeamento Objeto-Relacional. Prof. Anselmo Cardoso Paiva Prof. Geraldo Braz Junior

Hibernate. Mapeamento Objeto-Relacional. Prof. Anselmo Cardoso Paiva Prof. Geraldo Braz Junior Hibernate Mapeamento Objeto-Relacional Baseado nas notas de aula de João Dalyson e Raphaela Galhardo Fernandes Prof. Anselmo Cardoso Paiva Prof. Geraldo Braz Junior Objetivos Aprender MOR usando Hibernate

Leia mais

Documento de Arquitetura de Software- SGE

Documento de Arquitetura de Software- SGE Documento de Arquitetura de Software- SGE IFG Autor: Marcelo Roldrin Barros Silva 1. Introdução 1.1 Finalidade Este documento oferece uma visão geral arquitetural abrangente do sistema SGE (Sistema de

Leia mais

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Banco de Dados Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Aula passada.. Apresentação do professor e disciplina Definição de Banco de Dados Sistema de BD vs Tradicional Principais características de BD Natureza

Leia mais

Hibernate na sua aplicação JavaWeb

Hibernate na sua aplicação JavaWeb Hibernate na sua aplicação JavaWeb Mentoria de Projeto 01 21/10/2017 diegoquirino@gmail.com 1 Agenda Entender a diferença entre a JPA e o Hibernate; Gerar as tabelas em um banco de dados qualquer a partir

Leia mais

Conexão com Banco de Dados

Conexão com Banco de Dados Conexão com Banco de Dados ORM Atualmente os novos sistemas que estão sendo desenvolvidos estão utilizando a técnica de ORM para fazer conexão e acesso a banco de dados. ORM é uma técnica de mapeamento

Leia mais

ALUNO: RONI FABIO BANASZEWSKI

ALUNO: RONI FABIO BANASZEWSKI Model-View-Controller ALUNO: RONI FABIO BANASZEWSKI Objetivo Separar dados ou lógica de negócios (Model) da interface do usuário (View) e do fluxo da aplicação (Control) A idéia é permitir que uma mesma

Leia mais

Mecanismo de Persistência

Mecanismo de Persistência Hibernate Mecanismo de Persistência Marco Antonio, Arquiteto de Software TJDF ma@marcoreis.eti.br Dezembro/2005 Hibernate Mecanismo de persistência (operações em banco como inserir, atualizar, consultar

Leia mais

Série Rações Semanais JPA & Hibernate Rogério Araújo

Série Rações Semanais JPA & Hibernate Rogério Araújo http://rogerioaraujo.wordpress.com Série Rações Semanais JPA & Hibernate Rogério Araújo http://rogerioaraujo.wordpress.com Série Rações Semanais JPA & Hibernate Rogério Araújo Questões A adversidade desperta

Leia mais

Desenvolva de qualquer sistema operacional para qualquer sistema operacional. Sem limites.

Desenvolva de qualquer sistema operacional para qualquer sistema operacional. Sem limites. Desenvolva de qualquer sistema operacional para qualquer sistema operacional. Sem limites. Gabriel Pereira, Especialista em Java da Clarify Projete e desenvolva situações de Mercado com a criação de um

Leia mais

Técnico em Informática. Banco de Dados. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Banco de Dados. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Banco de Dados Profª Ana Paula Mandelli Banco de Dados (BD) Existem vários tipos de banco de dados e eles estão presentes na nossa vida há muito tempo. Lista Telefônica Cadastro

Leia mais

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para

Leia mais

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Trabalho de Conclusão de Curso Ciências da Computação SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS AS Acadêmico: Fabricio

Leia mais

JPA Com Hibernate. Paulo Ricardo Lisboa de Almeida. 1 Universidade Positivo

JPA Com Hibernate. Paulo Ricardo Lisboa de Almeida. 1 Universidade Positivo JPA Com Hibernate Paulo Ricardo Lisboa de Almeida 1 Modelo Necessário Modelo Necessário 2 JPA Mapeamento Direto entre as classes e o banco de dados Orientação a objetos para modelo relacional Feito através

Leia mais

Persistência de dados com Java e Hibernate Annotations

Persistência de dados com Java e Hibernate Annotations Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Luiz Meneghel Persistência de dados com Java e Hibernate Annotations André Roberto Ortoncelli Carlos Alberto Jóia Lazarin Bandeirantes, 2009 HIBERNATE ANNOTATIONS

Leia mais

2. Conceitos e Arquiteturas de um SGBD

2. Conceitos e Arquiteturas de um SGBD Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Campus Assis Curso: Ciência da Computação Disciplina: Banco de Dados Prof(a): Alexandre Serezani Título: Apostila 2 APOSTILA 2 2. Conceitos e Arquiteturas de

Leia mais

TECNOLOGIAS DE ACESSO A BASES DE DADOS. Profª Ana Paula Cação Maio de 2018

TECNOLOGIAS DE ACESSO A BASES DE DADOS. Profª Ana Paula Cação Maio de 2018 PROGRAMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓDULO 17-A TECNOLOGIAS DE ACESSO A BASES DE DADOS Profª Ana Paula Cação Maio de 2018 CONTEÚDOS 1. Métodos de Ligação a Bases de Dados 2. Arquitectura de Componentes

Leia mais

Criando uma aplicação web

Criando uma aplicação web Criando uma aplicação web Aplicações web Criaremos uma aplicação completa utilizando: Bancos de dados Modelo MVC JavaServer Faces (PrimeFaces) Um pouco sobre banco de dados Todas as aplicações precisam

Leia mais

Mapeando Relacionamentos Entre Classes com Anotações Hibernate Por: Raphaela Galhardo Fernandes Gleydson de Azevedo F. Lima

Mapeando Relacionamentos Entre Classes com Anotações Hibernate Por: Raphaela Galhardo Fernandes Gleydson de Azevedo F. Lima Classes com Anotações Hibernate Por: Raphaela Galhardo Fernandes Gleydson de Azevedo F. Lima Resumo Este tutorial destina-se a apresentar alguns exemplos de mapeamentos de associações/relacionamentos entre

Leia mais

Banco de Dados. SGBDs. Professor: Charles Leite

Banco de Dados. SGBDs. Professor: Charles Leite Banco de Dados SGBDs Professor: Charles Leite Sistemas de BD Vimos que um BANCO DE DADOS representa uma coleção de dados com algumas propriedades implícitas Por exemplo, um BD constitui os dados relacionados

Leia mais

FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO PARA O SGBD MYSQL

FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO PARA O SGBD MYSQL FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO PARA O SGBD MYSQL BRUNO RAFAEL FLÔRES ORIENTADOR: ALEXANDER ROBERTO VALDAMERI Roteiro Introdução obanco de dados o Banco de dados relacional osgbd Objetivos Ferramentas disponíveis

Leia mais

One-to-Many. Many-to-One. Many-to-Many

One-to-Many. Many-to-One. Many-to-Many One-to-Many Many-to-One Many-to-Many Relacionamento One-to-Many Relacionamento Many-to-One Relacionamento Many-to-Many Relacionamento Many-to-Many Hibernate não aceita identificador composto. Solução:

Leia mais

Benjamin Bengfort Jenny Kim

Benjamin Bengfort Jenny Kim Benjamin Bengfort Jenny Kim Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of Data Analytics with Hadoop, ISBN 9781491913703 2016 Benjamin Bengfort, Jenny Kim. This translation is published

Leia mais

Acadêmico: Samuel Y. Deschamps Orientador: Prof. Jacques R. Heckmann

Acadêmico: Samuel Y. Deschamps Orientador: Prof. Jacques R. Heckmann Acadêmico: Samuel Y. Deschamps Orientador: Prof. Jacques R. Heckmann Roteiro Introdução Problema a ser resolvido e objetivos Fundamentação Teórica ORM, RTTI, Custom Attributes, Nullable Desenvolvimento

Leia mais

Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate

Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate Luis Gustavo Zandarim Soares 1, Késsia Rita da Costa Marchi 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paraná PR Brasil luisgustavo@live.co.uk,

Leia mais

Banco de Dados. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Banco de Dados. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Banco de Dados Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Objetivos da Disciplina Interpretar e analisar o resultado da modelagem de dados; Conhecer Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados; Conhecer as principais

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído

Leia mais

Testes Automatizados com Banco de Dados

Testes Automatizados com Banco de Dados Testes Automatizados com Banco de Dados Helves Domingues e Paulo Cheque 12/02/2009 Verão2009 2 Por quê testar BDs? Dados => $ Lógica Stored Procedures Triggers SQL Design => Manutenção e Evolução Mapeamento

Leia mais

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Banco de Dados Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Histórico Antes dos computadores, as informações eram

Leia mais

UMA ARQUITETURA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB.

UMA ARQUITETURA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB. UMA ARQUITETURA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB. Djonathan Assis Oliveira 1, Jaime William Dias 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil djonathanassis@gmail.com, jaime@unipar.br

Leia mais

VANTAGENS DE USAR APACHE MAVEN NA PROGRAMAÇÃO.

VANTAGENS DE USAR APACHE MAVEN NA PROGRAMAÇÃO. VANTAGENS DE USAR APACHE MAVEN NA PROGRAMAÇÃO. Julio Fernandes Rocha, Jaime William Dias Universidade Paranaense (Unipar) juliofernandes_rocha@hotmail.com jaime@unipar.br Resumo. Este artigo tem por objetivo

Leia mais

Ferramentas gráficas e relatórios

Ferramentas gráficas e relatórios Ferramentas gráficas e relatórios Aula 1 Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardocarvalhodantas@gmail.com) O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta. Sumário Introdução; Relatórios com Java;

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

Módulo III Camada de Persistência

Módulo III Camada de Persistência Módulo III Camada de Persistência Prof. Ismael H F Santos April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - ismael@tecgraf.puc-rio.br 1 Ementa Modulo III Camada de Persistência Persistência de Objetos Mecanismo de

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 9- Introdução ao JDBC

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 9- Introdução ao JDBC Aula 9- Introdução ao JDBC Conteúdo Programático desta aula Compreender o funcionamento das ferramentas de mapeamento de acesso aos bancos de dados Utilizar componentes para acesso a dados em banco de

Leia mais

Testes Automatizados e Bancos de Dados

Testes Automatizados e Bancos de Dados Testes Automatizados e Bancos de Dados Paulo Cheque (paulocheque@agilcoop.org.br) Cursos de Verão 2010 Licença: Creative Commons: Attribution Share Alike 3.0 Unported http://creativecommons.org/licenses/by

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Banco de Dados I Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Dados

Leia mais

Marcela Mariotti Peres Arquitetura em três camadas Parte 1 [conceito]

Marcela Mariotti Peres  Arquitetura em três camadas Parte 1 [conceito] 1 Muita gente já deve ter escutado falar em Arquitetura em camadas. Cada empresa e/ou pessoa tem o hábito de programar na arquitetura que prefere; muitos nem dividindo o projeto em camadas. Neste artigo,

Leia mais

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB : EJB Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta

Leia mais

BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS

BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS UNIDADEB BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS 1. Introdução Um Banco de Dados Orientado a Objetos (BDOO) é um banco de dados em que, no modelo lógico, as informações são armazenadas na forma de objetos,

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de

Introdução ao Desenvolvimento de Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações Web com JSF e PrimeFaces Marcelo Vinícius Cysneiros Aragão ICC Inatel Competence Center marcelovca90@inatel.br Santa Rita do Sapucaí, 15 de março de 2016 Conteúdo

Leia mais

igrpweb Índice gráfico Cliente NOSi igrpweb Referência Versão 1.00 Status

igrpweb Índice gráfico Cliente NOSi igrpweb Referência Versão 1.00 Status igrpweb Índice gráfico Cliente NOSi igrpweb Referência Versão 1.00 Status Conteúdo Enquadramento... 2 1 IGRP Studio... 3 2 O Guia Inicial Rápido... 4 3 O Gerador de Código... 5 4 O File editor... 6 5 BPMN

Leia mais

Fica expressamente proibido a reprodução ou utilização deste material sem a devida permissão ou consentimento do autor.

Fica expressamente proibido a reprodução ou utilização deste material sem a devida permissão ou consentimento do autor. Fica expressamente proibido a reprodução ou utilização deste material sem a devida permissão ou consentimento do autor. Contato: fernandofranzini@gmail.com FOR-J Copyright 2016 Todos os direitos reservados.

Leia mais

JBoss Seam. Vinicius Senger Co-fundador Globalcode Alberto J Lemos (Dr. Spock) Instrutor Globalcode. Globalcode Open4Education

JBoss Seam. Vinicius Senger Co-fundador Globalcode Alberto J Lemos (Dr. Spock) Instrutor Globalcode. Globalcode Open4Education JBoss Seam Vinicius Senger Co-fundador Globalcode Alberto J Lemos (Dr. Spock) Instrutor Globalcode Agenda > Introdução > Arquitetura típica Java EE 5 > O que é JBoss Seam? > Porque escolher o JBoss Seam?

Leia mais

BD II (SI 587) Programação SQL. Prof. Josenildo Silva.

BD II (SI 587) Programação SQL. Prof. Josenildo Silva. BD II (SI 587) Programação SQL Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Nota Estes slides são baseados nos slides disponibilizados pelos autores ELMASRI e NAVATHE, para o livro Sistemas de Banco de Dados,

Leia mais

Desenvolvimento Web II

Desenvolvimento Web II Desenvolvimento Web II Framework Laravel 5 Controller / Model / Migration / Seeder (Menu Principal SETA) Gil Eduardo de Andrade Configuração Banco de Dados No framework Laravel as informações de configuração

Leia mais

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores.

Leia mais

Introdução a Banco de Dados Aula 02. Prof. Silvestri

Introdução a Banco de Dados Aula 02. Prof. Silvestri Introdução a Banco de Dados Aula 02 Prof. Silvestri www.eduardosilvestri.com.br Modelos de Dados Tipos de Banco de Dados. Atualmente existem diversos Banco de Dados no mercado, tais como Oracle, SQL Server,

Leia mais

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Arquiteturas para SGBD Laboratório de Bases de Dados Arquitetura Centralizada Terminal responsável pela exibição dos resultados sem capacidade de processamento Computador central (mainframe) responsável

Leia mais

Modelo de Componentes CORBA

Modelo de Componentes CORBA Modelo de Componentes CORBA Cláudia Brito L. N. da Silva cblns@cin.ufpe.br Roteiro 1. Visão geral 2.! Definindo componentes! Implementando componentes! Empacotando componentes! Instalando componentes!

Leia mais

Banco de dados orientados a objetos e Java: : uma visão prática

Banco de dados orientados a objetos e Java: : uma visão prática Banco de dados orientados a objetos e Java: : uma visão prática Luciano Döll Mestrando em Informática Industrial CEFET-PR Bacharel em Informática UEPG O que é um banco de dados? "Uma coleção de dados operacionais

Leia mais

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini Banco de Dados Introdução Profa. Flávia Cristina Bernardini * Slides Baseados no material elaborado pelos professores Eduardo R. Hruschka, Cristina D. A. Ciferri e Elaine Parros Machado Motivação Operações

Leia mais

2 Versão 1: Funcionalidade Básica e Interface Web

2 Versão 1: Funcionalidade Básica e Interface Web Técnicas de Projeto e Implementação de Sistemas II Descrição do Projeto da Disciplina 1 Introdução O projeto da disciplina consiste na implementação de um sistema de busca de tarifas de passagens aéreas.

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 21 de fevereiro de 2018 1/24 Apresentação

Leia mais

5 Trabalhos Relacionados

5 Trabalhos Relacionados 5 Trabalhos Relacionados Durante o trabalho desenvolvido nesta dissertação foram estudadas diversas tecnologias que têm objetivos semelhantes ao nosso. Os trabalhos estudados apresentam modelos de programação

Leia mais

BD e Aplicações em Negócios

BD e Aplicações em Negócios BD e Aplicações em Negócios Sistemas de Banco de Dados: conceitos e arquitetura evandro@usp.br Modelo de dados Temos um conceito inicial (primitivo) do que pode ser um BD BD é um conjunto de dados Para

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Tópicos Especiais Modelagem de Dados Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

Banco de dados POO Márcio Delamaro. Programação Orientada a Objetos Prof Marcio Delamaro ICMC/USP

Banco de dados POO Márcio Delamaro. Programação Orientada a Objetos Prof Marcio Delamaro ICMC/USP Banco de dados POO Márcio Delamaro 1/37 Objetivo Nesta aula vamos dar uma breve introdução do que é um Banco de dados relacional Como acessar um banco de dados usando Java 2/37 O que é Bancos de dados

Leia mais

2 a Lista de Exercícios

2 a Lista de Exercícios Projeto de Sistemas 2016/2 2 a Lista de Exercícios (1) A Figura 1 mostra um fragmento do diagrama de classes de análise de um sistema para uma livraria. Nesse sistema, usabilidade é um dos condutores do

Leia mais

M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O A P L I C A Ç Õ E S M O N O L Í T I C A S Na época dos computares independentes um aplicativo era desenvolvido para ser usado em uma única

Leia mais

Capítulo 9: Sistemas de banco de dados

Capítulo 9: Sistemas de banco de dados Capítulo 9: Sistemas de banco de dados Ciência da computação: Uma visão abrangente 11a Edition by J. Glenn Brookshear Copyright 2012 Pearson Education, Inc. Database (Banco de Dados) Uma coleção de dados

Leia mais

POO Programação Orientada a Objetos

POO Programação Orientada a Objetos POO Programação Orientada a Objetos Mãos à Obra Jefferson S. Silva IFET - PI Copyright Jefferson S. Silva Slide 1 O sistema Nossa empresa foi contratada por uma pequena gravadora de música que deseja entrar

Leia mais

Opções de persistência

Opções de persistência Opções de Persistência Tratamos aqui apenas dos aspectos arquiteturais da persistência Não tratamos do mapeamento de projetos OO para esquemas de BD relacionais Três grandes pontos devem ser tratados com

Leia mais

6 Conclusão. 6.1 Contribuições

6 Conclusão. 6.1 Contribuições 91 6 Conclusão O uso dos padrões da Web Semântica, como o RDF e RDFa, na publicação de informações na Web vêm demonstrando ser a única forma viável de garantir a interoperabilidade [34][53][80-83] de dados

Leia mais

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Matéria Introdutória Banco de Dados Motivação Necessidade de armazenar grandes quantidades de dados Necessidade de acessar as informações de maneira eficiente e segura Evolução histórica: desenvolvimento

Leia mais

Gustav Dallmann Júnior

Gustav Dallmann Júnior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5 SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução e

Leia mais

ruirossi@ruirossi.pro.br

ruirossi@ruirossi.pro.br Persistência Com JPA & Hibernate Rui Rossi dos Santos ruirossi@ruirossi.pro.br Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1 Mapeamento Objeto-Relacional Contexto: Linguagem de programação orientada a objetos

Leia mais

TUTORIAL INTEGRAÇÃO SPRING, HIBERNATE E MYSQL

TUTORIAL INTEGRAÇÃO SPRING, HIBERNATE E MYSQL TUTORIAL INTEGRAÇÃO SPRING, HIBERNATE E MYSQL Nesse tutorial será mostrado como integrar o uso do Spring MVC com Hibernate e MySQL para desenvolver aplicações web. Será utilizado o Spring Tools Suite,

Leia mais

Banco de Dados. Banco de Dados II. Característica fundamental de SGBDs. Abordagem SGBD x Processamento de Arquivos Tradicional

Banco de Dados. Banco de Dados II. Característica fundamental de SGBDs. Abordagem SGBD x Processamento de Arquivos Tradicional Banco de Dados Banco de Dados II Conceitos Básicos Coleção logicamente coerente de dados relacionados com algum significado inerente; Exemplos de bancos de dados: Agenda de endereços (papel ou computador)

Leia mais

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães.

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães. Data Warehouse ETL Rodrigo Leite Durães rodrigo_l_d@yahoo.com.br Introdução Um dos desafios da implantação de um DW é a integração dos dados de fontes heterogêneas e complexas, padronizando informações,

Leia mais

Ademir Cristiano Gabardo. Novatec

Ademir Cristiano Gabardo. Novatec Ademir Cristiano Gabardo Novatec Novatec Editora Ltda. 2012. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo,

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP Luiz Carlos Do Nascimento Junior 1, Tiago Piperno Bonetti 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR

Leia mais

Aula 2: Arquitetura em Três Camadas e APIs

Aula 2: Arquitetura em Três Camadas e APIs Aula 2: Arquitetura em Três Camadas e APIs Diego Passos Universidade Federal Fluminense Técnicas de Projeto e Implementação de Sistemas II Diego Passos (UFF) Arquitetura em Três Camadas e APIs TEPIS II

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 31 de julho de 2017 1/24 Apresentação

Leia mais

Sistemas de Banco de Dados

Sistemas de Banco de Dados Sistemas de Banco de Dados Fundamentos em Bancos de Dados Relacionais Wladmir Cardoso Brandão www.wladmirbrandao.com Departamento de Ciência da Computação (DCC) Instituto de Ciências Exatas e Informática

Leia mais

[versão para impressão] Link original: comp=24763 Conhecendo o PL/SQL

[versão para impressão] Link original:  comp=24763 Conhecendo o PL/SQL www.devmedia.com.br [versão para impressão] Link original: http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp? comp=24763 Conhecendo o PL/SQL Veja neste artigo o que é PL/SQL, quando utilizá-la e uma breve

Leia mais

SQL (com MySQL) Apresentação OBJETIVOS. Programação

SQL (com MySQL) Apresentação OBJETIVOS. Programação SQL (com MySQL) Programação Formato: Mentored - Presencial Preço: 395 ( Os valores apresentados não incluem IVA. Oferta de IVA a particulares e estudantes. ) Horário: Flexível das 2ª a 6ª das 9h às 21h30

Leia mais