DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP"

Transcrição

1 DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP Luiz Carlos Do Nascimento Junior 1, Tiago Piperno Bonetti 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil luizcarlos.junior93@gmail.com, bonetti@unipar.br Resumo. O presente artigo aborda o desenvolvimento multiplataforma, utilizando Ionic e PhoneGap, para verificar a eficiência de aplicações híbridas, elaboradas para serem executadas em várias plataformas móveis. Por meio de uma análise comparativa de uma aplicação desenvolvida utilizando o Ionic e PhoneGap e instalada em três sistemas operacionais móveis: Android, ios e Windows Phone, foi comprovado que essas aplicações apresentam a mesma eficiência em todas as plataformas submetidas, confirmando, assim, sua viável utilização. 1. Introdução É evidente o crescimento da adoção dos dispositivos móveis no cotidiano da população mundial. Esses dispositivos inteligentes estão mudando não só a forma como nos comunicamos, mas também a forma como estamos vivendo. Isso porque esses aparelhos permitem que sejam instaladas aplicações que garantem que qualquer pessoa consiga realizar uma compra, uma transferência bancária ou até mesmo exercer uma atividade profissional sem precisar deslocar-se. O desenvolvimento dessas aplicações, no entanto, não é tarefa fácil. O mercado mobile está dividido entre três sistemas operacionais: Android, IOS e Windows Phone, onde cada um possui características e arquiteturas distintas, e o desenvolvimento amplamente difundido para atender essas plataformas é utilizar a linguagem nativa e desenvolver uma aplicação específica para cada sistema operacional [Silva 2015]. Isso acaba aumentando muito o tempo e o custo para desenvolver tal aplicação. Para resolver esse problema, as tecnologias que permitem o desenvolvimento multiplataforma possibilitam desenvolver uma única aplicação utilizando o HTML5 e submeter esse aplicativo às mais diversas plataformas móveis. Este artigo discorre sobre uma investigação científica a respeito da eficiência de aplicações híbridas, desenvolvidas utilizando os dois principais frameworks multiplataforma: Phonegap e Ionic. 2. Metodologia Para a construção deste artigo foi realizado uma extensa revisão bibliográfica com base em livros, monografias, artigos e sites. Os resultados foram obtidos por intermédio de uma análise comparativa do comportamento de uma aplicação híbrida nas seguintes plataformas móveis: Android, ios e Windows Phone. Essa aplicação foi desenvolvida através da utilização dos frameworks: Ionic e PhoneGap.

2 3. Desenvolvimento 3.1. Tipos de Aplicações A respeito do desenvolvimento móvel, devemos, primeiramente, entender as características, as vantagens e as desvantagens dos diferentes tipos de aplicações móveis que podemos desenvolver, para podermos adotar o tipo que melhor se enquadra nas nossas necessidades Aplicação Nativa Aplicativos nativos são aplicações comumente encontradas em lojas de aplicativos. São normalmente desenvolvidas utilizando linguagens de programação de nível superior, como o Java para o Android, Objective-C para ios, ou C# para Windows Phone [da Silva et al. 2014]. Uma aplicação nativa é aquela que foi desenvolvida utilizando ferramentas e linguagem específica de uma determinada plataforma, propiciando acesso ideal às funcionalidades do dispositivo, como: câmera, acelerômetro, GPS, bússola etc. As aplicações desenvolvidas em linguagem nativa do sistema possuem um melhor desempenho, pois elas são elaboradas especificamente para uma plataforma, o que torna inviável sua execução em outro sistema operacional móvel Web App As Web Apps são aplicações desenvolvidas utilizando tecnologias web como: HTML5, CSS e JavaScript, especificamente desenhadas para se adaptar a dispositivos com telas menores. A portabilidade é sua maior vantagem, pois são executadas em qualquer dispositivo através do seu navegador, dessa forma ela pode rodar em qualquer plataforma. Por outro lado, não é possível ter acesso a todos os recursos e funcionalidades do aparelho, elas não podem ser disponibilizadas nas lojas de aplicativos e, por se tratar de uma aplicação web, não funcionam em modo off-line Aplicação Híbrida Assim como as aplicações nativas, os aplicativos híbridos são executados dentro de um componente nativo do dispositivo. Esses aplicativos, tipicamente, envolvem o conteúdo HTML dentro de uma espécie de navegador, funcionando em tela cheia, sem a barra de endereço visível ou outras funcionalidades embutidas do navegador [da Silva et al. 2014]. As aplicações híbridas possuem características tanto de web apps quanto de aplicação nativa, uma vez que são desenvolvidas em HTML5 e CSS e, fazendo uso da linguagem JavaScript como ponte de comunicação com o sistema, conseguem ter acesso nativo às funcionalidades específicas do aparelho. Elas são instaladas no dispositivo, assim, podem ser disponibilizadas nas lojas de aplicativos e, geralmente, não precisam de conexão com internet para funcionarem.

3 A Figura 1 apresenta um comparativo entre as diferentes formas de desenvolvimento de aplicações móveis, demonstrando em quais quesitos cada tipo de aplicação oferece suporte. Aplicações web apps possuem acesso parcial aos recursos do dispositivo, por exemplo, não é possível utilizar a câmera e o GPS dentro de uma aplicação desse tipo. Já aplicações nativas e hibridas possuem acesso a todos os recursos disponíveis no aparelho. Figura 1. Comparativo dos diferentes tipos de aplicações (Fonte: Prezotto and Boniati 2014 ). Aplicações nativas e híbridas podem ser disponibilizadas nas lojas de aplicativos, uma vez que elas ficam instaladas no aparelho, ao contrário de uma web app que nada mais é que um site desenvolvido para um dispositivo móvel. Somente aplicações nativas são desenvolvidas para uma plataforma específica, web app e aplicações híbridas, em geral, independem da plataforma Frameworks Multiplataforma Segundo Freire e Ribeiro (2013), um frameworks multiplataforma pode ser definido como um conjunto de códigos-fontes, biblioteca e ferramentas que oferece suporte a mais de uma plataforma. É evidente que cada sistema operacional móvel é desenvolvido em uma linguagem de programação diferente, por isso um framework multiplataforma também deve dispor de uma linguagem unificadora, ou seja, a mesma para todas as plataformas. A linguagem unificadora mais usada, ao se tratar de desenvolvimento multiplataforma, é o HTML5 que, de acordo com Silva (2015), não é somente a quinta versão do HTML (Hypertext Markup Language), mas também um termo usado para expressar a utilização em conjunto das tecnologias web: HTML propriamente dito, CSS e Javascript. É exatamente esse conjunto de tecnologias web que é utilizado para definir o uso de HTML5 no desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma. As duas tecnologias gratuitas mais utilizadas para desenvolvimento de aplicativos móveis são: Ionic e o PhoneGap. As duas utilizam o HTML5 como linguagem unificadora para criarem uma aplicação híbrida.

4 O PhoneGap, também conhecido como Cordova, provém de um container web no qual você constrói suas aplicações multiplataforma usando apenas o básico da web: HTML5, JavaScript e CSS. Ele provém de APIs JavaScript para que o desenvolvedor tenha acesso aos recursos de hardware do dispositivo móvel e exige apenas que os dispositivos tenham browsers que suportem esses recursos básicos e padrões da web [Wahlbrinck and Boniati 2014]. Dessa forma, o PhoneGap auxilia no acesso aos recursos nativos, como: câmera, contatos e GPS do dispositivo. Já o Ionic possui componentes de interface prontos para serem adicionadas na aplicação. Construído em cima do PhoneGap e do AngularJs (um framework JavaScript), o Ionic une o que tem de melhor dessas duas tecnologias: o conceito de Single Page Application: modelo de desenvolvimento de aplicações web e mobile, onde a aplicação estará contida toda ou quase toda no lado do cliente, ou seja, no navegador, herdado do AngularJs, e a possibilidade do acesso nativo, herdado do PhoneGap Estudo de caso Por meio da utilização das tecnologias Ionic e PhoneGap, foi elaborada uma aplicação híbrida que permite a manipulação de uma lista de tarefas, onde é possível adicionar, editar e apagar uma tarefa armazenada no banco de dados próprio do dispositivo móvel. Essa aplicação foi submetida a um serviço online do PhoneGap, chamado PhoneGap Build, ferramenta que possibilita a compilação do nosso aplicativo para diversas plataformas, entre elas: ios, Android e Windows Phone. Isso quer dizer que mandamos nossa aplicação em HTML5 e recebemos de volta um app nativo de cada plataforma, um arquivo pronto para ser instalado em um dispositivo real. Porém, no caso do ios, por ser uma plataforma fechada, para obter esse arquivo, é necessário fornecer uma chave de desenvolvedor. Para adquiri-la é indispensável possuir uma máquina Mac Os e realizar o pagamento de US$ 99 dólares, a fim de tornarse desenvolvedor da plataforma. Esses fatores inviabilizaram que aplicação desenvolvida pudesse ser instalada em um dispositivo real, no caso, um iphone. A solução encontrada foi utilizar outra tecnologia derivada do Phonegap: o PhoneGap Developer App. Trata-se de um aplicativo móvel disponível gratuitamente que, uma vez instalado no aparelho, torna possível linkar o aplicativo do Phonegap com o projeto presente na máquina, através de uma rede wi-fi. Dessa forma, é factível prever como será o comportamento da aplicação quando ela for instalada, sem precisar instalar de fato o aplicativo no iphone e realizar várias outras configurações. Portanto, para analisar o comportamento do aplicativo desenvolvido na plataforma ios versão 9, foi utilizado o PhoneGap Developer App. Nos Sistemas operacionais Android, na versão 6.0 Marshmallow, e Windows 10 Mobile, a aplicação foi instalada por intermédio dos arquivos fornecidos pelo PhoneGap Bluid, com a finalidade de analisar o comportamento da aplicação, em busca de encontrar alguma divergência de interface ou de performance dessa aplicação nas plataformas citadas anteriormente. Por meio da análise comparativa, ficou comprovado que a aplicação desenvolvida não apresentou nenhuma divergência em relação aos componentes visuais, que apresen-

5 taram visualmente a mesma interface nas três plataformas estudadas. Havia uma possibilidade do aplicativo não funcionar corretamente no sistema operacional Windows 10 Mobile, uma vez que a framework Ionic ainda não oficializou o desenvolvimento para a plataforma, entretanto, a aplicação desenvolvida funcionou corretamente sem qualquer lentidão ou problemas na manipulação de dados, em todos os sistemas móveis testados. 4. Considerações Finais O desenvolvimento de aplicação híbrida tem mostrado ser uma boa alternativa para os desenvolvedores em relação ao desenvolvimento de aplicativos multiplataforma. Isso é possível devido às tecnologias como Ionic, associada ao PhoneGap, que abstraem as complexidades do desenvolvimento, garantindo que as aplicações híbridas não tenham problemas de performance quando executadas em diferentes plataformas. Dessa forma, a utilização das aplicações híbridas ao invés aplicações nativas, além de reduzir os custos com o desenvolvimento, é uma ótima opção para elaboração de aplicações móveis, pois apresenta basicamente as mesmas características das nativas, mas com a grande vantagem de desenvolver uma aplicação utilizando somente uma única linguagem de programação para vários sistemas operacionais móveis. Referências da Silva, L. L. B., Pires, D. F., and Neto, S. C. (2014). Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis: Tipos e exemplo de aplicação na plataforma ios. II Workshop de Iniciação Cientíıfica em Sistemas de Informação. Goiânia, Freire, P. J. and Ribeiro, R. (2013). Revisão de literatura de frameworks de desenvolvimento móvel multiplataforma. 13 o CAPSI/2013. Disponível em acesso em: 31 maio de Prezotto, E. D. and Boniati, B. B. (2014). Estudo de frameworks multiplataforma para desenvolvimento de aplicações mobile híbridas. Encontro Anual de Tecnologia da Informação e Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação-IFRS. Disponível em: acessado em: 12 abril Silva, J. (2015). Desenvolvendo apps multiplataforma para dispositivos móveis com html5. InfoQ.com. Disponível em: acesso em: 01 maio Wahlbrinck, K. A. and Boniati, B. B. (2014). Análise de performance de frameworks de desenvolvimento mobile multiplataforma. - Encontro Anual de Tecnologia da Informação e Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação-Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Disponível em acesso em 02 maio de 2016.

Curso online de Aplicações. Híbridas. Plano de Estudo

Curso online de Aplicações. Híbridas. Plano de Estudo Curso online de Aplicações Híbridas Plano de Estudo Descrição do programa O programa de aplicações híbridas tem um enfoque em desenvolvimento para dispositivos móveis que combina os pontos fortes do desenvolvimento

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS HÍBRIDOS BENEFÍCIOS E PROBLEMAS ENCONTRADOS NA UTILIZAÇÃO DESSAS TECNOLOGIAS

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS HÍBRIDOS BENEFÍCIOS E PROBLEMAS ENCONTRADOS NA UTILIZAÇÃO DESSAS TECNOLOGIAS Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS HÍBRIDOS BENEFÍCIOS E PROBLEMAS ENCONTRADOS NA UTILIZAÇÃO

Leia mais

Introdução à Programação para Dispositivos Móveis

Introdução à Programação para Dispositivos Móveis Introdução à Programação para Dispositivos Móveis Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... Plataformas

Leia mais

Faculdade de Tecnologia "Dep. Júlio Julinho Marcondes de Moura" RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Faculdade de Tecnologia Dep. Júlio Julinho Marcondes de Moura RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA APLICATIVO PARA APRENDER INGLÊS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS Aluna: Luana Salemme Marega (Análise e Desenvolvimento de Sistemas 5º termo) Orientadora: Ma. Renata A. de

Leia mais

ESTRATÉGIAS INTELIGENTES PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MOBILE MULTIPLATAFORMA

ESTRATÉGIAS INTELIGENTES PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MOBILE MULTIPLATAFORMA ESTRATÉGIAS INTELIGENTES PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MOBILE MULTIPLATAFORMA Dércia Antunes de Souza derciaantunes@uol.com.br Jefferson Aparecido França franca.ajef@gmail.com Guilherme Forte forte.182011@yahoo.com.br

Leia mais

Uso da plataforma Ionic para Desenvolvimento de Aplicativo Móvel

Uso da plataforma Ionic para Desenvolvimento de Aplicativo Móvel 66 Resumos Expandidos: XII Mostra de Estagiários e Bolsistas... Uso da plataforma Ionic para Desenvolvimento de Aplicativo Móvel Thiago Merino Rodrigues Barbosa¹ Carlos Marcelo Tonisso Júnior² João Camargo

Leia mais

Ângelo Lovatto Éderson Ferreira Taiane Ramos

Ângelo Lovatto Éderson Ferreira Taiane Ramos Ângelo Lovatto Éderson Ferreira Taiane Ramos Como a web chegou ao mobile Início da década de 90 Preparada para mobile? Curiosamente, os primeiros websites, aqueles baseados em texto e otimizados para as

Leia mais

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online.

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online. Apps na prática 1 Índice O que é um app? 03 Sistemas operacionais 09 O que precisa para fazer um aplicativo? 12 Inspirações e casos de sucesso da Fábrica 15 Apresentação da Fábrica 19 Como estruturar o

Leia mais

Primeiros Passos para o Desenvolvimento de Aplicações Móveis na Plataforma Android. Odette Mestrinho Christian Reis 1

Primeiros Passos para o Desenvolvimento de Aplicações Móveis na Plataforma Android. Odette Mestrinho Christian Reis 1 Primeiros Passos para o Desenvolvimento de Aplicações Móveis na Plataforma Android Odette Mestrinho Christian Reis 1 Agenda Histórico Google Histórico Android Versões Android Novidades Android Quantidade

Leia mais

Estratégias Móveis. O que toda empresa precisa saber

Estratégias Móveis. O que toda empresa precisa saber Estratégias Móveis O que toda empresa precisa saber Hoje em dia, a mobilidade é tudo. Mas, com tantas maneiras diferentes de fornecer informações e serviços por meio de dispositivos móveis, como saber

Leia mais

Aplicações Mobile Híbridas: Um Estudo de Caso do Framework Ionic para Construção de um Diário de Classe

Aplicações Mobile Híbridas: Um Estudo de Caso do Framework Ionic para Construção de um Diário de Classe Anais do EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação 69 Aplicações Mobile Híbridas: Um Estudo de Caso do Framework Ionic para Construção de um Diário de Classe Kamile A. Wahlbrinck 1, Bruno B. Boniati

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Móveis Multiplataforma Utilizando Ionic 2

Desenvolvimento de Aplicações Móveis Multiplataforma Utilizando Ionic 2 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Graduação em Ciência da Computação Desenvolvimento de Aplicações Móveis Multiplataforma Utilizando Ionic 2 Bruno Dutra de Lemos Neto Proposta de

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Módulo I - Introdução. Faculdade Christus Sistemas de Informação 24/09/2010. Carlos Eugênio Torres Engenheiro de Informática

Módulo I - Introdução. Faculdade Christus Sistemas de Informação 24/09/2010. Carlos Eugênio Torres Engenheiro de Informática Módulo I - Introdução Aula 3 Carlos Eugênio Torres Engenheiro de Informática http://cetorres.com Faculdade Christus Sistemas de Informação 24/09/2010 Graduado em Ciência da Computação pela UFC, Brasil

Leia mais

FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR

FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR Departamento de Sistemas e Computação FURB Curso de Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso 2016/1 FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR Acadêmico:

Leia mais

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software AJA Software www.ajasoftware.wordpress.com De Olho na Pista Documento de Arquitetura Confidencial De Olho na Pista, 2013 1 Sumário 1. Introdução 3 2. Metas e Restrições da Arquitetura 3 3. Padrão da Arquitetura

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

Introdução ao Desenvolvimento para Dispositivos Móveis PARTE II Introdução ao Desenvolvimento para Dispositivos Móveis Victor Adriel de Jesus Oliveira INF - UFRGS Summary PARTE I Introdução a Plataformas Móveis Padrões para o Desenvolvimento de Aplicativos

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MÓVEIS MULTIPLATAFORMA

ANÁLISE COMPARATIVA DE FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MÓVEIS MULTIPLATAFORMA ANÁLISE COMPARATIVA DE FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MÓVEIS MULTIPLATAFORMA Aluno: Nikson Barth Orientador: Marcel Hugo Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense February 2018 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense February 2018 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense February 2018 Copyright 1993-2018 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2018 QlikTech International AB. Todos os direitos

Leia mais

Fast Feedback: avaliando o atendimento ao cliente

Fast Feedback: avaliando o atendimento ao cliente II SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO EM SOA COM CLOUD COMPUTING E CONECTIVIDADE INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES INATEL AGOSTO DE 2016 - ISSN 2447-2352 Fast Feedback: avaliando o atendimento ao cliente

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CAMPUS PIRACICABA MODELO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CAMPUS PIRACICABA MODELO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CAMPUS PIRACICABA MODELO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ALUNO: Tiago Paiva de Castro ORIENTADOR: Juliano Blanco 06 DE 2015. RESUMO Sistemas de software se

Leia mais

Frameworks funcionais para JSF que proporciona o desenvolvimento de aplicações computacionais WEB

Frameworks funcionais para JSF que proporciona o desenvolvimento de aplicações computacionais WEB Frameworks funcionais para JSF que proporciona o desenvolvimento de aplicações computacionais WEB Bruno Costa Silva 1, Ricardo Rufino 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil brunocostasilva62@hotmail.com,

Leia mais

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO IONIC FRAMEWORK PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MÓVEIS

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO IONIC FRAMEWORK PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MÓVEIS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO IONIC FRAMEWORK PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MÓVEIS Neri Norberto Lange Jr. * Neyza Bibiana Guzman Mercado ** Resumo. Este artigo apresenta as vantagens

Leia mais

Exportação para dispositivos móveis

Exportação para dispositivos móveis Exportação para dispositivos móveis Dispositivos móveis como celulares e tablets têm cada dia mais capacidade e recursos, tornando-se uma ferramenta indispensável para muitos. A partir da V17, os sistemas

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Móveis com HTML5

Desenvolvimento de Aplicações Móveis com HTML5 Desenvolvimento de Aplicações Móveis com HTML5 Date : 9 de Março de 2013 Por Nuno Nunes para o Pplware Workshop realizado no âmbito do Mestrado em Computação Móvel do Instituto Politécnico da Guarda na

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Aula 1 Vidal. Ronnison Reges 1 1 Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Parangaba Centro Universitário Estácio do Ceará 2018 Vidal. Ronnison Reges (Centro Universitário

Leia mais

APP WORK - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE HORÁRIO PONTO E GEOLOCALIZAÇÃO 1 APP WORK - POINT AND GEOLOCALIZATION SCHEME MANAGEMENT SYSTEM

APP WORK - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE HORÁRIO PONTO E GEOLOCALIZAÇÃO 1 APP WORK - POINT AND GEOLOCALIZATION SCHEME MANAGEMENT SYSTEM APP WORK - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE HORÁRIO PONTO E GEOLOCALIZAÇÃO 1 APP WORK - POINT AND GEOLOCALIZATION SCHEME MANAGEMENT SYSTEM Rafael Marisco Bertei 2, Vinícius Maciel 3, Josué Toebe 4 1 Projeto

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO Desenvolvimento Web Quais os ambientes operacionais? Servidor Web Servidor de Aplicações Navegador Desenvolvimento

Leia mais

O CENÁRIO DE TECNOLOGIAS CROSS-PLATFORM PARA APLICATIVOS MÓVEIS

O CENÁRIO DE TECNOLOGIAS CROSS-PLATFORM PARA APLICATIVOS MÓVEIS O CENÁRIO DE TECNOLOGIAS CROSS-PLATFORM PARA APLICATIVOS MÓVEIS Rodrigo Augusto Peres Velozo 1, Gustavo Kimura Montanha 2 1 Graduado em Informática para Negócios, Faculdade de Tecnologia de Botucatu, rodrigo_velozo@outlook.com

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Aplicações Móveis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

MAPEAMENTO COLABORATIVO DE EPIDEMIA

MAPEAMENTO COLABORATIVO DE EPIDEMIA FUNDAÇÃO DE ENSINO EURÍPIDES SOARES DA ROCHA CENTRO UNIVERSITÁRIO EURÍPIDES DE MARÍLIA UNIVEM CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MAPEAMENTO COLABORATIVO DE EPIDEMIA MARÍLIA 2016 FUNDAÇÃO DE

Leia mais

Apresentação da Disciplina e Fundamentos da Computação Móvel

Apresentação da Disciplina e Fundamentos da Computação Móvel Apresentação da Disciplina e Fundamentos da Computação Móvel (Mobilidade e Mercado) Tópicos Especiais em Sistemas de Informação I (Programação de Dispositivos Móveis) Mauro Lopes Carvalho Silva Professor

Leia mais

ANEXO 2. TÍTULO DO PROJETO: Abordagens multiplataforma para sistemas web responsivo com utilização de cache

ANEXO 2. TÍTULO DO PROJETO: Abordagens multiplataforma para sistemas web responsivo com utilização de cache ANEXO 2 INSTITUCIONAL/IFSP PROJETO DE PESQUISA TÍTULO DO PROJETO: Abordagens multiplataforma para sistemas web responsivo com utilização de cache Área do Conhecimento (Tabela do CNPq): 1. 0 3. 0 3. 0 1-4

Leia mais

O que é o HTML5? Tags Canvas

O que é o HTML5? Tags Canvas O que é o HTML5? O código HTML está presente nas páginas da web há mais de dez anos e tem uma larga aceitação dos usuários por todo o mundo. Com certeza, qualquer pessoa que tem uma ligação um pouco mais

Leia mais

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL COM HIBERNATE EM APLICAÇÕES JAVA WEB

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL COM HIBERNATE EM APLICAÇÕES JAVA WEB MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL COM HIBERNATE EM APLICAÇÕES JAVA WEB Miguel Gustavo Miiller¹, Tiago Piperno Bonetti 1. 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí -Paraná- Brasil 94mgm94@gmail.com, bonetti@unipar.br

Leia mais

Automação de Testes para Aplicações Mobile na DEPAE

Automação de Testes para Aplicações Mobile na DEPAE Automação de Testes para Aplicações Mobile na DEPAE Léo Roberto Knetig Projetista de Teste Silton Menezes Sommer Projetista de Teste Objetivos Agilidade nos testes funcionais em dispositivos móveis Melhorar

Leia mais

Configuração do Apache Cordova Lab. 13. Prof. Bruno C. Vani

Configuração do Apache Cordova Lab. 13. Prof. Bruno C. Vani Configuração do Apache Cordova Lab. 13 Prof. Bruno C. Vani brunovani@ifsp.edu.br Apache Cordova Visão Geral [1/2] Permite acessar funcionalidades nativas dos dispositivos móveis (como câmera, GPS, etc.)

Leia mais

Serviços Digitais Públicos - Maximização de entregas em tempo real integradas a mobilidade do Cidadão

Serviços Digitais Públicos - Maximização de entregas em tempo real integradas a mobilidade do Cidadão Serviços Digitais Públicos - Maximização de entregas em tempo real integradas a mobilidade do Cidadão Criado pela Lei 3.359 de 1973 - Empresa pública - Dec 1.664 de 26/12/1978 MISSÃO: Empresa pública provedora

Leia mais

Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS)

Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS) Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS) IMPORTANTE Na explicação a seguir, os procedimentos de configuração de iphone são indicados pelo ícone e os procedimentos de configuração

Leia mais

INTRODUÇÃO A DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES HÍBRIDAS

INTRODUÇÃO A DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES HÍBRIDAS INTRODUÇÃO A DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES HÍBRIDAS Henrique Leal Tavares¹ henrique.tavares@fatec.sp.gov.br Faculdade de Tecnologia de Garça Fatec Curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

ESTUDO DE PLATAFORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES MÓVEIS. Gabriel de Biasi¹; Nilton Cézar de Paula²

ESTUDO DE PLATAFORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES MÓVEIS. Gabriel de Biasi¹; Nilton Cézar de Paula² ESTUDO DE PLATAFORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES MÓVEIS Gabriel de Biasi¹; Nilton Cézar de Paula² ¹ Acadêmico de Ciência da Computação e bolsista de Iniciação Científica, e-mail: biasi131@gmail.com

Leia mais

Linguagem de Programação II

Linguagem de Programação II Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG Linguagem de Programação II Tiago Alves de Oliveira tiago@div.cefetmg.br Sumário UNIDADE 1 CONCEITOS BÁSICOS E AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo Curso online de Fundamentos em Android Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android ensina como usar as ferramentas necessárias para projetar e implantar aplicativos Android para dispositivos

Leia mais

Programação para dispositivos móveis. Cassio Diego cassiodiego.com/m

Programação para dispositivos móveis. Cassio Diego cassiodiego.com/m Programação para dispositivos móveis Cassio Diego cassiodiego.com/m mail@cassiodiego.com projetos Cassio Diego cassiodiego.com/m mail@cassiodiego.com Plano de ensino Nome: Programação para dispositivos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO IOS PARA MONITORAMENTO DE SUBESTAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA 1. Daniel Lucas Huber 2, Paulo Sausen 3.

DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO IOS PARA MONITORAMENTO DE SUBESTAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA 1. Daniel Lucas Huber 2, Paulo Sausen 3. DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO IOS PARA MONITORAMENTO DE SUBESTAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA 1 Daniel Lucas Huber 2, Paulo Sausen 3. 1 Projeto de Iniciação Tecnológica, realizado no Grupo de Automação Industrial

Leia mais

TECNOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES UTILIZANDO METEOR

TECNOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES UTILIZANDO METEOR Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. TECNOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES UTILIZANDO METEOR André Ricardo dos

Leia mais

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados CLIPPING SERVICE O que é o Android? O Android, na verdade, é um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares (nesse caso, smartphones) e tablets. É ele que define o visual, os recursos e funcionalidades

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Professor Ariel da Silva Dias Desenvolvendo para Android Por que estudar programação para dispositivos móveis? Linha histórica da indústria durante os séculos Feudalismo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA JUAN CASSIUS CARNEIRO PEREIRA PEDRO M. NETO GOOGLE CLOUD PONTA GROSSA 2017 2 JUAN CASSIUS

Leia mais

Escrito por TQS Admin Ter, 27 de Março de :47 - Última revisão Ter, 27 de Março de 2012

Escrito por TQS Admin Ter, 27 de Março de :47 - Última revisão Ter, 27 de Março de 2012 Dispositivos móveis como celulares e tablets têm cada dia mais capacidade e recursos, tornando-se uma ferramenta indispensável para muitos. A partir da V17, os sistemas TQS passaram a exportar desenhos,

Leia mais

Aula 17 Introdução ao jquery

Aula 17 Introdução ao jquery Aula 17 Introdução ao jquery jquery é uma biblioteca JavaScript criada por John Resig e disponibilizada como software livre e aberto, ou seja, de emprego e uso regido segundo licença conforme as regras

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Preparando o ambiente de desenvolvimento Entre as ferramentas que você precisa instalar estão: JDK - como o Android faz uso da tecnologia Java, é necessário

Leia mais

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior Introdução a Web Programação para a Internet Prof. Vilson Heck Junior Introdução Quer ter idéias? Quer vender algo? Talvez comprar? A Web é uma forma universal de comunicação, na qual você pode participar.

Leia mais

TENDÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MOBILES

TENDÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MOBILES TENDÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MOBILES BOM DIA! Meu nome é Vitor Silva Sou analista desenvolvedor aqui na Ventron, e resolvi dar esse Tech Day porque o mercado mobile está cada vez mais aquecido,

Leia mais

Dispositivos Móveis. Visão geral (História) e tecnologia aplicada para dispositivos móveis.

Dispositivos Móveis. Visão geral (História) e tecnologia aplicada para dispositivos móveis. Dispositivos Móveis Visão geral (História) e tecnologia aplicada para dispositivos móveis. Tópicos Avançados Professora Dra: Andrea Padovan Jubileu Alunos: Cleiton Rocha e Éder Ferreira Dispositivos Móveis

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS APLICATIVOS HÍBRIDOS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS APLICATIVOS HÍBRIDOS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS APLICATIVOS HÍBRIDOS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO Introdução PhoneGap PhoneGap Build GitHub INTRODUÇÃO Aplicativos nativos É

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Professor Ariel da Silva Dias Apresentação Android e IDEs Por que estudar programação para dispositivos móveis? Linha histórica da indústria durante os séculos Feudalismo

Leia mais

IF Sudeste MG Notícias IF Sudeste MG News

IF Sudeste MG Notícias IF Sudeste MG News IF Sudeste MG Notícias IF Sudeste MG News Gustavo Ciampi Costa Faulhaber 1, Felipe Barra Knop 2 e Sandro Roberto Fernandes 3 Resumo: O uso de dispositivos móveis está consolidado em nosso cotidiano. A

Leia mais

Vitrine de Projetos Sociais: aplicação colaborativa baseada em React Native e Firebase

Vitrine de Projetos Sociais: aplicação colaborativa baseada em React Native e Firebase Vitrine de Projetos Sociais: aplicação colaborativa baseada em React Native e Firebase 1 Abstract. This article demonstrates the ability of the JavaScript language to build mobile applications. Introducing

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense September 2017 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense September 2017 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense September 2017 Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos

Leia mais

Histórico de alterações

Histórico de alterações Documento de requisitos v1.0 Nome do projeto : Viagem Mais Segura Histórico de alterações Data Versão Descrição Autor 12/09/2015 1.0 Versão inicial do documento AVC 1. Descrição do sistema O sistema Viagem

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS - APLICATIVOS HÍBRIDOS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS - APLICATIVOS HÍBRIDOS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS - APLICATIVOS HÍBRIDOS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO Introdução PhoneGap PhoneGap Build GitHub INTRODUÇÃO Aplicativos nativos

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de

Introdução ao Desenvolvimento de Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações Web com JSF e PrimeFaces Marcelo Vinícius Cysneiros Aragão ICC Inatel Competence Center marcelovca90@inatel.br Santa Rita do Sapucaí, 15 de março de 2016 Conteúdo

Leia mais

Conteúdo Programático JavaScript Web Developer

Conteúdo Programático JavaScript Web Developer Destinatários - Profissionais que pretendam adquirir competências para programar em JavaScript; - Programadores Web; - Gestores de Websites; - Designers; - Todos os que pretendem aprender tudo sobre JavaScript,

Leia mais

Tutorial da ferramenta de prototipação Pencil Project (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto

Tutorial da ferramenta de prototipação Pencil Project (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto Tutorial da ferramenta de prototipação Pencil Project (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto Versão 1.0.0 1 ÍNDICE Sumário INTRODUÇÃO... 3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICA DO PENCIL PROJECT... 3 COMO BAIXAR...

Leia mais

03/04/2017 O TemWiFi é diferente de tudo o que existe por um motivo: Sempre entrega conteúdo Internet, mesmo sem estar conectado com a rede Internet! Ele é um servidor de Internet completo: O TemWiFi é

Leia mais

MobIES: Aplicativo Integrado de Serviços para Instituições de Ensino Superior

MobIES: Aplicativo Integrado de Serviços para Instituições de Ensino Superior MobIES: Aplicativo Integrado de Serviços para Instituições de Ensino Superior Laura K. Engelmann 1, Leonardo A. Sápiras 1 1 Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) Taquara RS Brasil {lauraengelmann,sapiras}@faccat.br

Leia mais

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias Guia de Início Rápido Realize muito mais de onde quer que esteja com acesso, compartilhamento e armazenamento de arquivos seguros. Entre com sua assinatura do Office 365 e selecione SharePoint no Inicializador

Leia mais

Alura Ensino Online. Rua Vergueiro, 3185, 8º andar, São Paulo, SP

Alura Ensino Online. Rua Vergueiro, 3185, 8º andar, São Paulo, SP Certificamos que o aluno Renan Sampaio Lopes concluiu as carreiras a seguir, totalizando a carga horária estimada em 678 horas no período de 11/07/2014 a 06/07/2017. As carreiras contém os seguintes cursos:

Leia mais

DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE APLICATIVOS IOS E ANDROID COM IONIC 2 PARA DESENVOLVEDORES.

DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE APLICATIVOS IOS E ANDROID COM IONIC 2 PARA DESENVOLVEDORES. DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE APLICATIVOS IOS E ANDROID COM IONIC 2 PARA DESENVOLVEDORES. Ingresso: Janeiro 2018 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Desenvolvimento Ágil de Aplicativos ios

Leia mais

TEMWIFI NO TURISMO

TEMWIFI NO TURISMO www.temwifi.com.br www.wifi.tur.br www.mkt-wifi.com TEMWIFI NO TURISMO O TemWiFi é diferentee de tudo o que existe por um motivo: entrega o conteúdo promocional da sua empresa, mesmo sem estar conectado

Leia mais

GASTRONOMIA

GASTRONOMIA www.temwifi.com.br www.wifi.tur.br www.mkt-wifi.com GASTRONOMIA O TemWiFi é diferentee de tudo o que existe por um motivo: entrega o conteúdo promocional da sua empresa, mesmo sem estar conectado com a

Leia mais

Documento de Projeto de Software

Documento de Projeto de Software Documento de Projeto de Software Histórico de revisões do Documento Versão Data Autor Descrição (XX.YY) (DD/MMM/YYYY) 1.0 25/05/2018 Pablo e Vanessa Criação do documento Documento de Especificação de Requisitos

Leia mais

PARCERIA TÉCNICA IDEAL

PARCERIA TÉCNICA IDEAL PARCERIA TÉCNICA IDEAL CONFIANÇA E SATISFAÇÃO DO CLIENTE EM PRIMEIRO LUGAR hello@playmore.software Quem Somos Somos uma empresa que nasce a partir do desejo e da visão de fornecer aos nossos clientes e

Leia mais

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Infraestrutura de TI: hardware e software slide 1 Infraestrutura de TI: hardware e software 1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? 2. Quais as principais tecnologias de hardware computacional,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL E WEB PARA GERENCIAMENTO DE PEDIDOS DE DELIVERY, ENTREGAS E PAGAMENTOS

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL E WEB PARA GERENCIAMENTO DE PEDIDOS DE DELIVERY, ENTREGAS E PAGAMENTOS DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL E WEB PARA GERENCIAMENTO DE PEDIDOS DE DELIVERY, ENTREGAS E PAGAMENTOS Jorge Ferreira Neto 1 Kaique Luan Ocanha 1 Patrick de Camargo da Silva 1 Valério Brusamolin

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Página: 1

APRESENTAÇÃO. Página: 1 APRESENTAÇÃO Página: 1 Sumário Apresentação... 3 Principais característica:... 3 Estrutura Way-Z... 4 Vantagens da Plataforma... 6 Atualizações remotas.... 7 Carga da Plataforma e da Aplicação... 8 Obtendo

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MÓVEL HÍBRIDO HYBRID MOBILE DEVELOPMENT RESUMO

DESENVOLVIMENTO MÓVEL HÍBRIDO HYBRID MOBILE DEVELOPMENT RESUMO 86 DESENVOLVIMENTO MÓVEL HÍBRIDO HYBRID MOBILE DEVELOPMENT Kelly Cristina Venteu - kellyventeu@gmail.com Giuliano Scombatti Pinto - giuliano.pinto@fatectq.edu.br Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga

Leia mais

Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/ :04:22

Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/ :04:22 Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/2015 11:04:22 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 Iniciando e conhecendo o Dreamweaver... 8 Interfaces... 21 Criando e configurando sites... 22 CAPÍTULO 2 Criando arquivos...

Leia mais

para começar P: Quais são as coisas mais importantes a serem consideradas ao se desenvolver um aplicativo móvel? R: Há dois pontos-chave que devem ser mantidos em mente ao se desenvolver uma aplicação

Leia mais

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook 01 02 03 04 Descubra o Chromebook Perguntas frequentes Configure o seu Chromebook Primeiro uso Personalize o seu Chromebook Instalação de aplicativos Trabalhe com seu Chromebook Utilização de funções 01

Leia mais

Figura 1 QR Code para o download do Cata Ciência.

Figura 1 QR Code para o download do Cata Ciência. CAPÍTULO IV - BEM VINDO AO CATA CIÊNCIA Nesse capítulo será disponibilizado o link para o download do aplicativo e a apresentação de todas as abas que compõem o aplicativo Cata Ciência como: Mapa da Ciência,

Leia mais

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA Ao término dessa aula você terá aprendido: História e características do Java Ambientes e plataformas Java O Java é a base para praticamente todos os tipos de aplicações em rede

Leia mais

Um esquema de nomes para localização de fontes de informação na Web, esse esquema chama-se URI.

Um esquema de nomes para localização de fontes de informação na Web, esse esquema chama-se URI. Aula 01 - Visão geral do HTML5 Professor Bruno Kiedis De acordo com o W3C a Web é baseada em 3 pilares: Um esquema de nomes para localização de fontes de informação na Web, esse esquema chama-se URI. Um

Leia mais

1.5 PROGRAMAÇÃO DE JOGOS EM AMBIENTE DE REA LIDADE AUMENTADA AMBIENTES INTEGRADOS DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS 19

1.5 PROGRAMAÇÃO DE JOGOS EM AMBIENTE DE REA LIDADE AUMENTADA AMBIENTES INTEGRADOS DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS 19 ÍNDICE GERAL SOBRE O LIVRO XI 1 INTRODUÇÃO 1 1.1 GERAÇÃO DIGITAL NATIVE 2 1.2 ALGORITMIA E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 2 1.3 COMPUTAÇÃO EM NUVEM 4 1.4 PROGRAMAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS 6 1.5 PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Google smartphones tablets

Google smartphones tablets 1/14 INTRODUÇÃO O Android é um sistema operacional desenvolvido pela empresa Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis

Leia mais

Desenvolvendo aplicações Java

Desenvolvendo aplicações Java José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Adriana Rodrigues Reginaldo Sacilotti Desenvolvendo aplicações Java Primeira Edição São Paulo 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO AO JAVA... 1 1.1 A PLATAFORMA

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais

Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais Diogo Sebastião Silva de Lima 1 ; Mauro Daniel Castro e Silva

Leia mais

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo Introdução Geral Prof. Vicente Paulo de Camargo Web e Internet A Internet é uma rede de computadores que conecta milhões de computadores Se comunicam através do protocolos específicos A Web é uma forma

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Enviar imagens de uma câmera para um iphone. PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot ELPH 340 HS

Enviar imagens de uma câmera para um iphone. PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot ELPH 340 HS Enviar imagens de uma câmera para um iphone PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot ELPH 340 HS IMPORTANTE Na explicação a seguir, procedimentos de configuração

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense 3.2 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense 3.2 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense 3.2 Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Desenvolvimento Web II

Desenvolvimento Web II Desenvolvimento Web II Web Service PHP Rest Frameworks: Slim e Laravel (get/ post / put / delete) Gil Eduardo de Andrade Web Service Introdução: Um web service pode ser definido como uma tecnologia que

Leia mais

HTML 5, UM ESTUDO SOBRE SEUS NOVOS RECURSOS

HTML 5, UM ESTUDO SOBRE SEUS NOVOS RECURSOS HTML 5, UM ESTUDO SOBRE SEUS NOVOS RECURSOS Clodoaldo Hiroiti Iamashita 1, Willian Barbosa Magalhães 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil hiroiteiamashita@hotmail.com wmagalhaes@unipar.br

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações para Educação à Distância: O Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR

Desenvolvimento de Aplicações para Educação à Distância: O Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR Universidade Federal do Ceará (UFC) Desenvolvimento de Aplicações para Educação à Distância: O Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR TRILHA DA INDÚSTRIA Emanuel Coutinho Antônio de Lisboa Coutinho Wellington

Leia mais

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Web JavaScript Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Para o JavaScript - NetBeans O NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Java desenvolvido pela

Leia mais